|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#21 |
|
Is this your frog?
Likes (Received): 0
|
É impressionante como as pessoas se vestiam melhor antigamente... hoje em dia é um show de horrores alguns lugares aqui. Gostei da foto 12 e 28 porque mostra bastante isso...
|
|
|
#22 |
|
Anderson Fernandes
Likes (Received): 14
|
Excelente iniciativa!
Eu sou nostálgico ao extremo... Amo fotos antigas - diga-se de passagem já tinha visto um thread semelhante só que com menos fotos... AH! Roubei algumas fotos rs... Vai para meu acervo pessoal... depois envie as fontes rs... Valeu!
|
|
|
|
|
|
#23 |
|
^.^
|
Adorei o thread ! Amo fotos antigas...e se forem postais, mais ainda..
![]() Parabéns ! |
|
|
|
|
|
#24 |
|
A cada um o que é seu
Likes (Received): 3
|
Magníficas fotos. Vê-se nelas como se dá a evolução e memória de uma cidade, especialmente uma que possui tão memorável patrimônio histórico.
|
|
|
#25 |
|
BANNED
Likes (Received): 1
|
Famosa Rua Chile!
Belíssimas fotos, como seria bom se a Capital Baiana estivesse da forma do século 19 ainda. |
|
|
|
|
|
#26 |
|
Registered User
Likes (Received): 358
|
Este prédio, a que se referem, é a da Alfândega Velha e foi demolido ainda no final do século XIX, logo depois que a Alfândega Nova foi construida (atual Mercado Modelo). A demolição desse prédio deu origem a atual Praça Cayru. O antigo Mercado Modelo, incendiado e demolido, ficava onde hoje é o atual fonte de Mario Cravo.
Quanto as fotos, interessante seleção, de diferentes épocas, e parabéns para o Nighaz, mostra uma cidade, embora com um grande acervo arquitetônico, muito descuidada. A Praça da Sé nas décadas de 70 a 90 era horrivel! A Pituba não tinha urbanização alguma. O Campo Grande no século XIX era um terreno baldio, e por aí vai. As pessoas tem mania de achar que sempre o passado era melhor! Atualmente, com todos os pesares, e lamentando a perda de vários prédios interessantes, a cidade está muito mais bem urbanizada. Só era melhor a maneira que as pessoas se vestiam, hoje extremamente descuidada. Mal do Brasil. Aqui se confunde descontração com esculhambação. Em outros países, até mais pobres, não é assim. |
|
|
|
|
|
#27 |
|
BAIANO
|
Adorei a foto do Barravento, magnífica. A da Paralela também tá massa e tem uma da Pituba com uma cerca de madeira antes do clube português que me remeteu a infância.
Parabéns pelas fotos, Salvador era e continua sendo uma cidade sem igual. |
|
|
|
|
|
#28 |
|
BANNED
|
é por isso que o MP vive querendo parar tudo,eles viveram nessa Salvador,menor,mais bonita e tranqüila
![]() Obs:O que aconteceu com a Orla de Salvador?era tão bonita
|
|
|
|
|
|
#29 |
|
tricolor pra sempre
|
![]() ![]() eu acho que esse é o terceiro os outros dois foram incendiados... pelo menos essa é a historia que eu sei
|
|
|
#30 | ||||
|
Registered User
|
Obrigado a todos pelos comentários.
Quote:
O atual Mercado Modelo ocupa o prédio da antiga alfândega de Salvador, que é tombado e é bem mais antigo que o velho Mercado Modelo. Esse prédio também já sofreu um desastroso incêndio, mas passou por uma reforma e foi reinaugurado em 1984, permanecendo intacto até hoje. Nessa foto que você citou, o que me chamou a atenção foi a existência de um grande matagal em frente ao atual Mercado Modelo, na área que hoje é ocupada pelos ambulantes e onde fica a entrada principal do mercado. Quote:
Quote:
Obrigado pela correção, eu não notei que se tratava da Praça da Piedade por causa da inexistência daquela rua ao lado direito dela. ![]() Quote:
Eu infelizmente não disponho do tempo (e paciência!) necessário para procurar por essas fotos. Para você ter idéia, este thread me consumiu pouco mais de 1h30min, gastos no trabalho de salvar, hospedar, identificar os lugares, etc. ![]() Cara, eu tenho dúvidas quanto a isso. Na verdade esse foi o primeiro lugar que me veio à cabeça, mas não me parece a entrada do Elevador, porque os prédios são muito diferentes dos que existem atualmente e há uma rua transversal ao Elevador, sendo que não existe (e nem seria possível existir) rua alguma ali. |
||||
|
|
|
|
|
#31 | |
|
Registered User
|
Quote:
Como se pode ver em algumas fotos, até mesmo nos bairros mais humildes e periféricos havia uma preocupação com a organização do ambiente e a disposição das residências, algo que hoje é completamente inexistente, sendo que Salvador se tornou uma esculhambação total até mesmo nas áreas nobres. Também é incrível notar em como havia uma preocupação com a preservação das casas, das calçadas, das ruas, etc. Enfim, como eu disse, Salvador parecia uma cidade mais charmosa, o que não quer dizer que ela era melhor do que hoje. O que aconteceu foi uma sucessão de gestores municipais incompetentes, incapazes e com mentalidade tacanha e a ambição dos empresários e de pequenos grupos e famílias se sobrepondo ao interesse geral da população, além da atuação irresponsável de órgãos fiscalizadores e do comportamento de uma população em grande parte mal educada e desinteressada. |
|
|
|
|
|
|
#32 | |
|
Sertanejo people Forever!
Likes (Received): 303
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#33 |
|
Tentando voltar! ;)
|
Parabéns pelas fotos. Amo ver a cidade desse tempo.
Incrivel como eu, que só tenho 21 anos, não consigo imaginar o Iguatemi sozinho ali, só com a Rodoviária, e quase sem carros... Algo tão recente, e ao mesmo tempo estranho para mim que ja comecei a frequentar o shopping com seus 3 andares e mil estacionamentos e todos os predios ao redor. As fotos da Centenário e da Lucaia tambem sao incriveis. Cadê esses rios enormes? o.O" Rsrsrs
|
|
|
#34 | ||
|
Registered User
|
Quote:
![]() Quote:
Pois é, digo o mesmo, sendo que ainda sou três anos mais novo que você. Os rios que aparecem nas fotos nós víamos até pouco tempo atrás. O da Centenário já era, virou esgoto e desapareceu sob as placas de concreto colocadas pela reforma paisagística de João Henrique. |
||
|
|
|
|
|
#35 |
|
chocolate better than sex
Likes (Received): 158
|
Que massa, adorei a última com o casalzinho namorando na frente do Farol da Barra, as da Praça Castro Alves, nem sabia que tinha um outro elevador, algumas fotos nem são tão antigas, por essas imagens a gente percebe que Salvador, dentro dos padrões brasileiros, conseguiu preservar bem seu patrimônio hitórico, um desavisado não perceberia que algumas dessas fotos tem mais de trinta anos, como as da Avenida Oceânica no fim dos anos setenta. Parabéns pelo thread, Njggah'z Heppin'
|
|
|
#36 |
|
Tentando voltar! ;)
|
Eu lembro... mas me referia ao fato de que, mesmo antes de cobri-lo, o canal da centenário ja não era tão largo... era um canal relativamente estreito se comparado ao que vemos nas fotos né? O canal da Lucaia também vai ser coberto estilo Centenário/Imbuí né?
|
|
|
#37 |
|
Registered User
|
Incrível como a Barra não mudou praticamente nada.
No mais, é interessante ver como a riqueza na cidade aumentou mas a qualidade dos espaços públicos piorou ou, com sorte, manteve-se estável. |
|
|
|
|
|
#38 | ||
|
Registered User
|
Desculpem-me pelas respostas tardias e por trazer o thread à primeira página de maneira compulsória.
![]() Quote:
Quote:
E acho que realmente há um projeto da PMS para o canal da Lucaia, mas não sei quando e se será executado, porque provavelmente depende da liberação de recursos por parte do Governo Federal, e como Geddel já não é mais ministro e não pode dar aquela "ajudinha" a João Henrique...
|
||
|
|
|
|
|
#39 |
|
Guilherme
Likes (Received): 5
|
Verdadeiras relíquias!
|
|
|
#40 |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 532
|
Bela coletânea! Uma relíquia, sem dúvida!
Eu adoro fotos antigas, principalmente as que mostram os carros e as propagandas da época.
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|