daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old January 19th, 2011, 05:11 PM   #21
Guilhermegr
Guilherme Brasiguayo

Guilhermegr's Avatar

Likes (Received): 7

vou postar os dados do censo de IBGE 2000/2010 de Goioerê:

IBGE 2000:
População: 29.350 habitantes
Densidade: 41,37 hab.km²
PIB: 247 364,539 mil
PIB per Capita: 9.001,53

IBGE 2010:
População: 30.024 habitantes
Densidade: 53,23 hab.km²
PIB: 525 617,972 mil
PIB per Capita: 10.951,77
Guilhermegr no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 19th, 2011, 05:17 PM   #22
Guilhermegr
Guilherme Brasiguayo

Guilhermegr's Avatar

e na verdade essa comunidade da COMCAM, nao é governamental pois Goioerê está nas 39 microrregioes do estado sendo q sao 10 cidades q pertence a Região de Goioerê, essas 10 cidades depende muito de Goioerê, tanto como na Saude, trabalho e estudo...é isso ae em breve vou fazer um thread de Goioerê completo com fotos atuais pois essas estao bem antigas....
Old January 19th, 2011, 08:56 PM   #23
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1507

excelente thread! Nossa, essa arborização e organização das cidades do norte e oeste paranaense são do tipo de dispensar comentários.

Só me tirem uma dúvida. Aí no Paraná, quantas e quais são as regiões administrativas do Estado? Existem também as regiões de governo (como se fosse divisões da região administrativa, sediadas pelas maiores cidades)? Campo Mourão seria um exemplo?
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 04:23 PM   #24
Guilhermegr
Guilherme Brasiguayo

Guilhermegr's Avatar

olha lucas o Paraná é dividido em 10 mesorregião e 30 microrregiao, nao sao todas cidades que sao grandes nas microrregioes , aqui vai a tabela:

MESORREGIOES:
Centro-Sul: Guarapuava/Pitanga e Região
Centro-Ocidental: Campo Mourão/Goioerê e Região
Centro-Oriental: Ponta Grossa/Telêmaco Borba e Região
Norte-Central: Londrina/Maringá/Apucarana/Astorga e Região
Norte-Pioneiro: Cornélio Procópio/Jacarezinho/Ibaiti e Região
Noroeste: Umuarama/Paranavaí/Cianorte
Metropolita CTB: Curitiba/Paranaguá/Rio Negro e Região
Sudeste: Irati/Prudentópolis e Região
Sudoeste: Pato Branco/Francisco Beltrão e Região
Oeste: Cascavel/Foz do Iguaçu/Toledo/Guaíra e Região

ESPERO TER TIRADO SUA DUVIDA UM ABRAÇO.
Old January 23rd, 2011, 09:55 PM   #25
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1507

essas são mesorregiões, gostaria de saber sobre as regiões administrativas. Por exemplo, aqui no estado de SP são 15 RA's. Aí no Paraná, suponho que, por exemplo, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Guarapuava são as sedes regionais, suponho também que Campo Mourão seja sede de região de governo na RA de Maringá.
Minha cidade faz parte da RA de Presidente Prudente, que é dividida pelas regiões de governo de Presidente Prudente, Dracena e Adamantina.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old January 23rd, 2011, 10:43 PM   #26
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 292

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
essas são mesorregiões, gostaria de saber sobre as regiões administrativas. Por exemplo, aqui no estado de SP são 15 RA's. Aí no Paraná, suponho que, por exemplo, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Guarapuava são as sedes regionais, suponho também que Campo Mourão seja sede de região de governo na RA de Maringá.
Minha cidade faz parte da RA de Presidente Prudente, que é dividida pelas regiões de governo de Presidente Prudente, Dracena e Adamantina.
Olá Lucas!

Vou colar aqui o que nosso amigo forista Metchenko postou esses dias lá no Notícias PR IV:

O estado do PR possui 22 regiões administrativas segundo o IPARDES. Elas são:

Região 1 - Paranaguá
Região 2 - Curitiba
Região 3 - Ponta Grossa
Região 4 - Jacarezinho
Região 5 - Cornélio Procópio
Região 6 - Londrina
Região 7 - Apucarana
Região 8 - Maringá
Região 9 - Paranavaí
Região 10 - Umuarama
Região 11 - Campo Mourão
Região 12 - Cascavel
Região 13 - Francisco Beltrão
Região 14 - Pato Branco
Região 15 - Guarapuava
Região 16 - União da Vitória
Região 17 - Irati
Região 18 - Toledo
Região 19 - Ivaiporã
Região 20 - Laranjeiras do Sul
Região 21 - Cianorte
Região 22 - Pitanga

As redes seriam feitas baseadas nessas regiões administrativas.

Para saber mais sobre cada uma delas viste: http://www.ipardes.pr.gov.br/modules...p?conteudo=256

As Redes (Regiões de desenvolvimento) que ele menciona acima, será o novo sistema regional de administração que será implantada ainda nesse semestre pelo novo governador Beto Richa.

Segue abaixo maiores explicações que constam no plano de governo do nosso governador:

Serão implantadas em torno de vinte Regiões de Desenvolvimento em todo o Paraná, com abrangência semelhante a das Associações de Municípios e coordenadas a partir dos municípios pólo

Administrações das Regiões de Desenvolvimento

Vinculadas diretamente ao Gabinete do Governador serão instaladas no primeiro semestre da Gestão Beto Richa as Administrações Regionais correspondentes às Regiões de Desenvolvimento. Seus recursos (pessoas, processos, edificações) serão constituídos estritamente através da reorganização do que já existe, com novas instâncias de decisão e novos processos de trabalho. Os Administradores Regionais deverão ter notória capacidade em gestão pública e serão nomeados mediante compromissos assumidos em Contratos de Gestão com o Governador.

Conselhos Regionais de Desenvolvimento

Cada uma das Regiões de Desenvolvimento terá como instância deliberativa, ad referendum do Governador do Estado, o Conselho Regional de Desenvolvimento (CONREDE). Os Conselhos serão formados pelos Prefeitos, Presidentes de Câmaras e representantes da sociedade dos municípios integrantes da Região, pelo respectivo Administrador, pelos Coordenadores de Núcleos do Governo (Educação, Saúde, Agricultura, Obras e outros) e por representantes das Polícias Civil e Militar. Mediante Regimento Interno esses Conselhos, se reunirão regularmente. As reuniões serão itinerantes nos municípios da Região, abertas à comunidade onde todos terão voz. As deliberações, priorizações e demais decisões Regionais passarão pelos Conselhos para depois serem levadas à decisão final do Governador. O Governador participará periodicamente das reuniões dos Conselhos nas respectivas regiões, realizando Audiências Públicas Regionais, atendendo aos Prefeitos e despachando com toda a sua equipe.
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2011, 03:49 AM   #27
Guilhermegr
Guilherme Brasiguayo

Guilhermegr's Avatar

Agora entendi oq vc quiz dizer Lucas, aqui no Paraná tem sim regioes administrativas por cidades maiores, mas meu amigo shiroshima estao faltando cidades ai, pela lei estadual sao:

CURITIBA
LONDRINA
MARINGÁ
PONTA GROSSA
CASCAVEL
FOZ DO IGUAÇU
GUARAPUAVA
PARANAGUÁ
APUCARANA
TOLEDO
UMUARAMA
CAMPO MOURÃO
PARANAVAÍ
FRANCISCO BELTRÃO
PATO BRANCO
CIANORTE
TELÊMACO BORBA
IRATI
UNIÃO DA VITÓRIA
CORNÉLIO PROCÓPIO
PALMAS
JACAREZINHO
PITANGA
IVAIPORÃ
GOIOERÊ
GUAÍRA
ASTORGA

ESSAS SAO AS CIDADE ADMINISTRATIVAS PELA LEI DO GOVERNO UM ABRAÇO
Old January 24th, 2011, 04:01 AM   #28
LeoEspilacopa
Registered User

LeoEspilacopa's Avatar

Likes (Received): 0

Guilhermegr,sobre a população da cidade,sem querer desmerecer a cidade, no site do ibge consta 29.024 habitantes e tbm saiu um documento do exel que consta a população de todas as cidades do país,nele tbm fala isso,se vc quiser o endereço me fala q eu te passo

Eu tenho uma duvida,quem mora em Goioerê e Campo Mourão,qual cidade tem mais influência ,ou seja a cidade mais procurada pelos moradores da região,Cascavel ou Maringá?ou outra cidade
LeoEspilacopa no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2011, 10:26 PM   #29
Eduardo Campo Mourão
Registered User

Eduardo Campo Mourão's Avatar

Likes (Received): 2858

Quote:
Originally Posted by LeoEspilacopa View Post
Guilhermegr,sobre a população da cidade,sem querer desmerecer a cidade, no site do ibge consta 29.024 habitantes e tbm saiu um documento do exel que consta a população de todas as cidades do país,nele tbm fala isso,se vc quiser o endereço me fala q eu te passo

Eu tenho uma duvida,quem mora em Goioerê e Campo Mourão,qual cidade tem mais influência ,ou seja a cidade mais procurada pelos moradores da região,Cascavel ou Maringá?ou outra cidade
com certeza Maringá é a cidade com mais influencia alem de ser maior que Cascavel tem tudo o que precisamos e fica a pouco menos de uma hora daqui de Campo mourão, alem dos produtos lá serem muito mais baratos e claro muito mais opções, Cascavel tbm é um ótimo centro mais devido a distancia Maringá fica mais viável
Eduardo Campo Mourão no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2011, 12:20 AM   #30
Guilhermegr
Guilherme Brasiguayo

Guilhermegr's Avatar

leo vou dar uma olhada no site sim, é como o eduardo disse a melhor mesmo é Maringá, mas em questao de saude Cascavel é bem melhor q Maringá mesmo sendo menor, eu acho q Goioerê é Cascavel e Campo Mourão é Maringá, pois Cascavel está tambem a menos de uma hora daqui de Goioerê, mas só que Goioerê e Campo Mourão sao cidades pequenas mas sao fortes tambem.
Old January 27th, 2011, 06:39 PM   #31
LeoEspilacopa
Registered User

LeoEspilacopa's Avatar

Likes (Received): 0

Valeu pelas respostas,então para a região de Goioerê é melhor ir para cascavel e a de Campo Mourão Maringá pela proximidade de uma com a outra
LeoEspilacopa no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2011, 11:14 PM   #32
Guilhermegr
Guilherme Brasiguayo

Guilhermegr's Avatar

olá pessoal, estou divulgando um ORKUT q fiz do Paraná, com todas as cidades e muitaaaas fotos, quem quizer pegar as fotos e postar no Skyscrapercity fiquem avontade, pois tem muitas cidades bonitas q nao apareceram por aqui, estou contando com a presença de todos, o nome está assim: (ESTADO PARANÁ), e está com uma foto da BANDEIRA DO ESTADO DO PARANÁ, desde ja agradeço, abraços a todos..
Old February 3rd, 2011, 04:59 PM   #33
valdeir
Registered User

Quote:
Originally Posted by Guilhermegr View Post
olá pessoal, estou divulgando um ORKUT q fiz do Paraná, com todas as cidades e muitaaaas fotos, quem quizer pegar as fotos e postar no Skyscrapercity fiquem avontade, pois tem muitas cidades bonitas q nao apareceram por aqui, estou contando com a presença de todos, o nome está assim: (ESTADO PARANÁ), e está com uma foto da BANDEIRA DO ESTADO DO PARANÁ, desde ja agradeço, abraços a todos..
Guilherme tentei achar seu orkut, mas ta difícil heim... se a gente digita ESTADO PARANÁ aparece muuuuuuuuuuuuuuita coisa sobre o Paraná. Copia o link e cola pra gente ter acesso direto! VLW
valdeir no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 04:51 PM   #34
vilarecife
Humildade

vilarecife's Avatar

Likes (Received): 159

Quote:
e na verdade essa comunidade da COMCAM, nao é governamental pois Goioerê está nas 39 microrregioes do estado sendo q sao 10 cidades q pertence a Região de Goioerê, essas 10 cidades depende muito de Goioerê, tanto como na Saude, trabalho e estudo...é isso ae em breve vou fazer um thread de Goioerê completo com fotos atuais pois essas estao bem antigas....

ressucitando o topico... se gabou de mais de Goioerê, é mais facil Goioere depender de Ubiratã que Ubiratã de Goioerê, nao querendo achar que Ubiratã seja melhor que Goioerê sei que na area da educação eles sao melhores tirando isso nao vejo diferença alguma.Em termos de saúde,com a maior certeza sei que tanto Ubiratã quanto Goioerê depende severamente tanto de CM quanto de Cascavel, e ao abrir o abatedouro de Ubiratã acredito eu que tera muitas vagas para os nossos praticamente vizinhos amigos goioerense
vilarecife no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 08:01 PM   #35
MarcosVLR
Registered User

MarcosVLR's Avatar

Likes (Received): 142

Não sabia que essa divisão era assim tão importante, realmente o futuro está em aprender mais sobre as regiões que compõem o estado, para assim elas serem ligadas entre si e conseguir maior desenvolvimento e planejamento estrutural/viário.
MarcosVLR no está en línea   Reply With Quote
Old February 27th, 2012, 06:27 PM   #36
Guilhermegr
Guilherme Brasiguayo

Guilhermegr's Avatar

kkkkkkkkkk, tenho q dar risadas do nosso amigo vilarecife, falar que Goioerê depende mais de Ubiratã do que vise versa, você q está se agabando muito na sua cidade amigo, é a mesma coisa que se eu falasse que Cascavel dependesse mais de Toledo do que ao contrário, hehe não tem lógica certo, olha a estrutura q Goioerê tem perante a Ubiratã é muito maior, aqui é muito mais procurado por investimentos do que ai, q eu saiba Ubiratã só tem uma faculdade e que por sinal é uma base de extensão de Goioerê (Faculdade Dom Bosco), já Goioerê tem 3 universidades, a UEM, DOM BOSCO e a recente IFPR q já foi confirmada, fora os cursos a distancias q somam mais de 70 no total, e na questão de trabalho não é por causa de uma pequena fábrica em Ubiratã q Goioerê depende da cidade, eu vejo bastante gente de Ubiratã aqui tanto pros estudos quanto pra opções de compras nas lojas pois Goioerê é famosa por ser cidade pólo comercial e reconhecida já Ubiratã não tem um comercio forte como nós, é melhor pesquisar sobre Goioerê antes de criticar algo falso, e Goioerê tem muito mais infra estrutura no geral do que ai.
eu duvido q Ubiratã tem concessionárias da Ford, GM, Fiat, Citroën e Volkswagen, de maquinários, se tem 7 hipermercados, se tem 4 hotéis de luxo, se tem lojas de grande porte, condomínios fechados, SÓ FALTO VOCÊ ME DIZER Q UBIRATÃ É MAIS RICO Q GOIOERÊ??
Old February 27th, 2012, 09:03 PM   #37
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Likes (Received): 1575

Goioere e Eng. Beltrão me parecem organizadas e prosperas.
Maringá PR - aqui
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2012, 12:01 AM   #38
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 292

Quote:
kkkkkkkkkk, tenho q dar risadas do nosso amigo vilarecife, falar que Goioerê depende mais de Ubiratã do que vise versa, você q está se agabando muito na sua cidade amigo, é a mesma coisa que se eu falasse que Cascavel dependesse mais de Toledo do que ao contrário, hehe não tem lógica certo, olha a estrutura q Goioerê tem perante a Ubiratã é muito maior, aqui é muito mais procurado por investimentos do que ai, q eu saiba Ubiratã só tem uma faculdade e que por sinal é uma base de extensão de Goioerê (Faculdade Dom Bosco), já Goioerê tem 3 universidades, a UEM, DOM BOSCO e a recente IFPR q já foi confirmada, fora os cursos a distancias q somam mais de 70 no total, e na questão de trabalho não é por causa de uma pequena fábrica em Ubiratã q Goioerê depende da cidade, eu vejo bastante gente de Ubiratã aqui tanto pros estudos quanto pra opções de compras nas lojas pois Goioerê é famosa por ser cidade pólo comercial e reconhecida já Ubiratã não tem um comercio forte como nós, é melhor pesquisar sobre Goioerê antes de criticar algo falso, e Goioerê tem muito mais infra estrutura no geral do que ai.
eu duvido q Ubiratã tem concessionárias da Ford, GM, Fiat, Citroën e Volkswagen, de maquinários, se tem 7 hipermercados, se tem 4 hotéis de luxo, se tem lojas de grande porte, condomínios fechados, SÓ FALTO VOCÊ ME DIZER Q UBIRATÃ É MAIS RICO Q GOIOERÊ??
7 hipermercados?
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2012, 06:04 PM   #39
Guilhermegr
Guilherme Brasiguayo

Guilhermegr's Avatar

Olá Shiroshima, sim Goioerê tem vários hipermercados, começando com o maior (Copacol) que veio de Cafelândia - Paraná, com 3 mil m², depois temos (Rede Max) onde já tem 2 hipermercados na cidade, depois o (Bandeirante) onde tem 2 também, e (Rimar), e lançamento do Mufato para final de 2012, somando 7 hipermercados, Goioerê em área de lazer, hotéis e restaurantes é bem forte a cidade, Goioerê só precisa melhorar na parte de industrialização q é fraca na cidade ainda, mais o comercio em geral como você viu no comentário é bem forte. valeu abraços.
Old February 28th, 2012, 08:56 PM   #40
vilarecife
Humildade

vilarecife's Avatar

Likes (Received): 159

Eu nao disse que Goioerê depende de Ubiratã, nunca dependeu, nem Ubiratã depende de Goioerê. Eu só disse que sua cidade nao influência em nada Ubiratã e outras cidades como por exemplo Altamira do Paraná, que depende muito mais de Campina da Lagoa do que de Goioerê.
Sobre ensino superior eu deixei claro que sua cidade é melhor e só isso nada mais, e criticar sua cidade em relação a minha cidade nao falei nada de mais.
Eu nao disse que Ubiratã era mais rico que Goioerê, onde vc viu isso? Eu sou um pessimo interpretador de texto, escrevo como um pia da quinta serie mais vejo que nao sou unico.

Cidade rica ou país rico nao quer dizer que sua população tambem seja rica, um exemplo é o BRASIL e a INGLATERRA, passamos a economia deles e daí? Somos melhores do que eles? Preciso responder?

Pra deixar mais claro ainda sobre Goioerê;Boa Esperança, Janiópolis, Moreira Sales,Quarto Centenário, Rancho Alegre d'Oeste, essas sim sao influenciadas por Goioerê.
vilarecife no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules