daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old May 29th, 2010, 02:04 AM   #101
Manezinho
Registered User

Manezinho's Avatar

Likes (Received): 51

Que thread fantástico!

É impressionante como a natureza da divisa entre nossos estados transcende beleza do início até o fim. Destaque mais do que merecido para os canyons de Aparados da Serra, que preciso muito conhecer. Estive recentemente estudando sobre as falésias de Torres em Geologia, são mesmo incríveis e compõem uma paisagem ímpar no Brasil. A cidade também possui um skyline muito bom, gostei bastante da foto 26.

Parabéns pelo thread Rene, muito bom mesmo.
Manezinho no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 29th, 2010, 02:27 AM   #102
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 3247

Panoramas espetaculares!
Old May 29th, 2010, 04:06 AM   #103
Paulo R. Bitencard
Registered User

Paulo R. Bitencard's Avatar

Likes (Received): 31

Parabéns Renehass, o thread está simplesmente espetacular!
Certamente gaúchos e catarinenses estão cheios de orgulho com a exuberância da beleza que nos une nos limites que nos separam (leia-se na divisa dos dois estados).
Obrigado por postar.
Paulo R. Bitencard no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2010, 09:32 AM   #104
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 649

Quote:
Originally Posted by Mbv-POA View Post
Concordo contigo, na verdade me expressei mal quando disse que Livramento/Rivera era a fronteira mais ajeitada, estava com a Praça Internacional na cabeça, ela eu considero o "mais ajeitado", gosto daquela Praça Binacional, com as belas bandeiras do Brasil e Uruguai.... é o melhor de Livramento/Rivera para mim...

Vc tem toda razão sobre Jaguarão, é uma jóia, belíssimo patrimônio muito bem conservado, gosto muito da cidade.... É um cidade mito simpática, segura e agradável, e ainda tem a Ponte Mauá, que é outra jóia, uma das mais belas pontes do Brasil, na minha opinião (tanto que está sempre abaixo do meu nick... rsrsrs).
A única cidade na fronteira Brasil/Uruguai que eu conheci foi Livramento. Eu gostei muito da cidade e achei interessante a diferença entre os dois lados da fronteira. Na própria internacional, o lado brasileiro estava descuidado, com os postes de luz quebrados. No lado Uruguaio, os postes todos inteiros. Adentrando o Uruguai, algumas quadras depois das lojas dos freeshops, tudo muito limpo e uma praça sem pichação alguma. Isso já faz um tempo (mais de uma década atrás). Não sei como anda hoje.

De resto, adorei a arquitetura de Livramento.

Um dos meus sonhos estaduais é conhecer Jaguarão e sua famosa ponte Mauá (que faz aparecer no 3º thread desta série). Acho aquela ponte um dos mais belos patrimônios arquitetônicos do nosso estado.

E também gostaria de fazer compras por lá. Dizem que os artigos de lã e de cama, mesa e banho no Uruguai são absurdamente mais baratos.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2010, 09:32 AM   #105
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by ABNeto View Post
Que loucura de thread!!!!

Está uma beleza, as fotos estão incríveis!

A região é muito bonita e conta com fortes apelos turísticos, que pelo visto não são aproveitados, correto?
Obrigado, ABNeto.

A região de maior apelo turístico ao longo da divisa RS/SC, na minha opinião, é a dos Campos de Cima da Serra.

A indústria de turismo ainda é muito insipiente naquela região. Os turistas gostam de se concentrar no eixo Nova Petrópolis-Gramado/Canela e desconhecem que em menos de meia hora de carro após Canela, eles já estarão em plenos Campos de Cima da Serra. Juro que eu não entendo porque o turismo por ali é tão subaproveitado.

Nas últimas décadas, contudo, alguns proprietários de fazendas “se acordaram” e o turismo rural (hotéis fazenda) vem aos poucos se tornando o ponto forte da região. Mas ainda é preciso mais divulgação.

Abaixo, algumas fotos de hotéis fazenda na região dos Campos de Cima da Serra:

Foto 98: Hotel Fazenda nos Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: PCRPAKI-TRAMANDAI-RS.

Foto 99: Hotel Fazenda nos Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: PCRPAKI-TRAMANDAI-RS.

Foto 100: Hotel Fazenda nos Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: PCRPAKI-TRAMANDAI-RS.

Foto 101: Hotel Fazenda nos Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: PCRPAKI-TRAMANDAI-RS.

Quote:
Ah, essa região sul-catarinense é influenciada pela capital gaúcha? Há muito intercâmbio entre as regiões, semelhante ao que ocorre com o Vale do Itajaí/Curitiba?
Eu realmente não sei o quanto o sul de Santa Catarina sofre influência de Porto Alegre. Mas acredito haver uma forte profusão da cultura gaúcha por ali. Por exemplo, o hábito do chimarrão. Em algumas oportunidades em que eu passei por ali, chamou a minha atenção a quantidade de pessoas que eu vi ao longo da BR-101, no trecho entre Passo de Torres e Tubarão, vestindo camisetas de times de futebol gaúchos, evidenciando a presença de nossa cultura popular na região.
Old May 29th, 2010, 09:35 AM   #106
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by O Poti View Post
Verdade, passei esses últimos dias no RS e fui à serra, mas confesso que fiquei com vontade de conhecer muito mais, na minha próxima ida não dispenso essa região.
Visite mesmo. Eu não sei quais municípios da Serra Gaúcha você visitou. Se foi Gramado e Canela, bastava apenas mais algumas poucas dezenas de quilômetros além de Canela para essa paisagem toda se desvendar perante seus olhos.

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Que lindas as fotos dessa página !!!
São belas mesmo, né?

Quote:
Originally Posted by Manezinho View Post
Que thread fantástico!

É impressionante como a natureza da divisa entre nossos estados transcende beleza do início até o fim. Destaque mais do que merecido para os canyons de Aparados da Serra, que preciso muito conhecer. Estive recentemente estudando sobre as falésias de Torres em Geologia, são mesmo incríveis e compõem uma paisagem ímpar no Brasil. A cidade também possui um skyline muito bom, gostei bastante da foto 26.

Parabéns pelo thread Rene, muito bom mesmo.
Obrigado, Manezinho. Daqui há duas semanas eu vou visitar os cânions pela primeira vez e vou ter a oportunidade de fazer as minhas próprias fotos deles.

Quote:
Originally Posted by GIM View Post
Panoramas espetaculares!
Valeu, GIM!

Quote:
Originally Posted by Paulo R. Bitencard View Post
Parabéns Renehass, o thread está simplesmente espetacular!
Certamente gaúchos e catarinenses estão cheios de orgulho com a exuberância da beleza que nos une nos limites que nos separam (leia-se na divisa dos dois estados).
Obrigado por postar.
Obrigadão, Paulo!
Old May 29th, 2010, 12:39 PM   #107
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3224

Adorei esse hotel fazenda ! É uma construção bem típica, e a paisagem também, ainda mais com as araucárias.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2010, 12:40 PM   #108
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3224

Esta semana passei pela Rota Romântica (no trecho Gramado/Novo Hamburgo) e me surpreendi com a fartura de construções típicas semelhantes a essa, muitas bem antigas. Parecia que eu estava em O Quatrilho.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2010, 01:06 PM   #109
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 953

Quote:
renehass;57714181]Visite mesmo. Eu não sei quais municípios da Serra Gaúcha você visitou. Se foi Gramado e Canela, bastava apenas mais algumas poucas dezenas de quilômetros além de Canela para essa paisagem toda se desvendar perante seus olhos.
Sim, sim, fiz as clássicas visitas à Gramado e Canela, o problema foi o pouco tempo disponível - vontade não faltou - mas na próxima vez vou sim, fiquei apaixonado pelo estado, o Rio Grande do Sul não é um estado pra se visitar uma vez só.
Old May 29th, 2010, 06:02 PM   #110
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 778

Quote:
Esta semana passei pela Rota Romântica (no trecho Gramado/Novo Hamburgo) e me surpreendi com a fartura de construções típicas semelhantes a essa, muitas bem antigas. Parecia que eu estava em O Quatrilho.
Só por curiosidade, as filmagens de O Quatrilho foram feitas nas casas localizadas nos Caminhos de Pedra, entre Farroupilha e Bento Gonçalves. Já a Caxias do Sul de antigamente retratada no filme foi filmada em Antonio Prado, tendo como cenário o casario histórico da cidade, que possui o maior acervo de construção italiana na país. Para as filmagens, houve a retirada dos postes e da fiação aérea e os paralelepípedos da Av. Valdomiro Bocchese e das ruas praça da igreja foram cobertos de terra:

viageiro.com

panoramio

serragaucha.com
caco no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2010, 06:15 PM   #111
O Poti

O Poti's Avatar

^ Muito interessante, valeu pelas informações, Caco.
Old May 29th, 2010, 06:51 PM   #112
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Tô pensando em fazer um thread sobre a Rota Romântica. Já está na lista.
Old May 29th, 2010, 06:55 PM   #113
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Sim, sim, fiz as clássicas visitas à Gramado e Canela, o problema foi o pouco tempo disponível - vontade não faltou - mas na próxima vez vou sim, fiquei apaixonado pelo estado, o Rio Grande do Sul não é um estado pra se visitar uma vez só.
Fico contente que você tenha apreciado o nosso estado, Poti.

Visitar o eixo Nova Petrópolis-Gramado/Canela é um “must” para quem não é do RS. Mas uma outra opção seria ter algum amigo aqui no Sul e fazer uma viagem à Serra com alguém que conhece um pouco mais que os roteiros normalmente visitados pelos turistas. Nossa região serra é uma imensa caixinha de surpresas.
Old May 29th, 2010, 06:59 PM   #114
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1432

Quote:
Que loucura de thread!!!!

Está uma beleza, as fotos estão incríveis!

A região é muito bonita e conta com fortes apelos turísticos, que pelo visto não são aproveitados, correto?

Ah, essa região sul-catarinense é influenciada pela capital gaúcha? Há muito intercâmbio entre as regiões, semelhante ao que ocorre com o Vale do Itajaí/Curitiba?
Eu moro no Sul de Santa Catarina, me sinto no dever de responder. hehehe

Sim, sofre MUITA influência de Porto Alegre. Ela vem até Garopaba, mais precisamente. Inclusive alguns poucos na minha sala conhecem Porto Alegre e não conhecem a capital catarinense (!!!).

Já a região de Serra (que não é Sul Catarinense) também sofre muita influência gaúcha. Tanto o é que o estereótipo do lageano é quase igual do bom e velho gaúcho.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2010, 07:03 PM   #115
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by caco View Post
Só por curiosidade, as filmagens de O Quatrilho foram feitas nas casas localizadas nos Caminhos de Pedra, entre Farroupilha e Bento Gonçalves. Já a Caxias do Sul de antigamente retratada no filme foi filmada em Antonio Prado, tendo como cenário o casario histórico da cidade, que possui o maior acervo de construção italiana na país. Para as filmagens, houve a retirada dos postes e da fiação aérea e os paralelepípedos da Av. Valdomiro Bocchese e das ruas praça da igreja foram cobertos de terra:

viageiro.com

panoramio

serragaucha.com
A propósito, eu tenho um thread todo sobre os Caminhos de Pedra:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1072359

Eu já conhecia essas informações de que “O Quatrilho” foi filmado nos Caminhos de Pedra e que Antônio Prado representou no filme a cidade de Caxias do Sul. Não sabia de eles terem coberto uma das ruas com terra. Obrigado por compartilhar conosco essas informações.
Old May 29th, 2010, 07:06 PM   #116
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Eu moro no Sul de Santa Catarina, me sinto no dever de responder. hehehe

Sim, sofre MUITA influência de Porto Alegre. Ela vem até Garopaba, mais precisamente. Inclusive alguns poucos na minha sala conhecem Porto Alegre e não conhecem a capital catarinense (!!!).

Já a região de Serra (que não é Sul Catarinense) também sofre muita influência gaúcha. Tanto o é que o estereótipo do lageano é quase igual do bom e velho gaúcho.
Vale a pena ressaltar que a cidade de Garopaba é a praia preferida dos gaúchos em Santa Catarina. Na cultura popular, ela é citada na letra da canção “Deu Pra Ti” dos irmãos gaúchos Kleiton & Kledir, que teve certa repercussão nacional nos anos 80.

Muitas das residências de Garopaba são de propriedade de gaúchos.
Old May 29th, 2010, 07:07 PM   #117
O Poti

O Poti's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Fico contente que você tenha apreciado o nosso estado, Poti.

Visitar o eixo Nova Petrópolis-Gramado/Canela é um “must” para quem não é do RS. Mas uma outra opção seria ter algum amigo aqui no Sul e fazer uma viagem à Serra com alguém que conhece um pouco mais que os roteiros normalmente visitados pelos turistas. Nossa região serra é uma imensa caixinha de surpresas.
Na verdade eu tive como guia um amigo gaúcho sim, só que devido à "pressa", priorizei os destinos mais conhecidos, mas já estou programando uma próxima viagem, dessa vez com mais tempo disponível pra aproveitar melhor o estado.

Quote:
Tô pensando em fazer um thread sobre a Rota Romântica. Já está na lista.
Ah, faz isso sim, pra mim, foi a melhor parte do passeio, nossa, é surreal a Rota Romântica.
Old May 29th, 2010, 07:21 PM   #118
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Na verdade eu tive como guia um amigo gaúcho sim, só que devido à "pressa", priorizei os destinos mais conhecidos, mas já estou programando uma próxima viagem, dessa vez com mais tempo disponível pra aproveitar melhor o estado.

Ah, faz isso sim, pra mim, foi a melhor parte do passeio, nossa, é surreal a Rota Romântica.
Ótimo! Da próxima vez que você vier, entre em contato para que possamos dar sugestões. Uma que eu dou agora é visitar São Francisco de Paula. Tenho um thread feito no início deste ano com fotos minhas em: http://www.skyscrapercity.com/showth...643&highlight=

Está nos meus planos fazer outro thread com São Francisco de Paula, mas com fotos coletadas de outros autores.

Quanto à Rota Romântica, as fotos já estão sendo coletadas.

Quando você tiver um tempo, dá uma conferida nesses threads meus com lugares nos Vales e na Serra Gaúcha, todos não muito distantes de Porto Alegre:

Lajeado – Parque Histórico Municipal:
http://www.skyscrapercity.com/showth...785&highlight=

Colinas (Vale do Taquari):
http://www.skyscrapercity.com/showth...441&highlight=

Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves):
http://www.skyscrapercity.com/showth...359&highlight=

Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves):
http://www.skyscrapercity.com/showth...251&highlight=

Monte Belo do Sul (extremo sul do Vale dos Vinhedos):
http://www.skyscrapercity.com/showth...629&highlight=

São Vendelino:
http://www.skyscrapercity.com/showth...311&highlight=

Feliz e Bom Princípio:
http://www.skyscrapercity.com/showth...803&highlight=

São Francisco de Paula:
http://www.skyscrapercity.com/showth...643&highlight=

Rota do Sol e BR-101
http://www.skyscrapercity.com/showth...515&highlight=

Santa Cruz do Sul (vale do Rio Pardo)
http://www.skyscrapercity.com/showth...711&highlight=

Vila Progresso (em Vera Cruz, no vale do Rio Pardo)
http://www.skyscrapercity.com/showth...393&highlight=

Rio Pardo (junção do vale do Rio Pardo com o Vale do Jacuí):
http://www.skyscrapercity.com/showth...777&highlight=
Old May 29th, 2010, 07:33 PM   #119
O Poti

O Poti's Avatar

^ Ah, obrigado, entro em contato sim, as dicas dos nativos são o diferencial de qualquer viagem, vou ver cada um dos threads, aliás, vou apreciar.
Old May 29th, 2010, 08:55 PM   #120
Farrapo
.

Likes (Received): 219

Quote:
A única cidade na fronteira Brasil/Uruguai que eu conheci foi Livramento. Eu gostei muito da cidade e achei interessante a diferença entre os dois lados da fronteira. Na própria internacional, o lado brasileiro estava descuidado, com os postes de luz quebrados. No lado Uruguaio, os postes todos inteiros. Adentrando o Uruguai, algumas quadras depois das lojas dos freeshops, tudo muito limpo e uma praça sem pichação alguma. Isso já faz um tempo (mais de uma década atrás). Não sei como anda hoje.

De resto, adorei a arquitetura de Livramento.

Um dos meus sonhos estaduais é conhecer Jaguarão e sua famosa ponte Mauá (que faz aparecer no 3º thread desta série). Acho aquela ponte um dos mais belos patrimônios arquitetônicos do nosso estado.

E também gostaria de fazer compras por lá. Dizem que os artigos de lã e de cama, mesa e banho no Uruguai são absurdamente mais baratos.
Cara, pelos teus comentários aqui no fórum, eu tenho quase certeza de que tu vai gostar muito de Jaguarão... É como o Porto de Pelotas, mas mais bem cuidado... Aliás, o patrimônio histórico de Jaguarão tá cada vez mais bem conservado, dá gosto de ver... Claro que tem muito o que melhorar, mas é uma cidade que eu simpatizo muito... A Mauá tá meio mal conservada, mas isso pouco tira a beleza dela...

Eu não sei por que ainda muita gente de Porto Alegre continua indo a Livramento/Rivera... Quer dizer, "sei", em Rivera tem mais variedade, mais free shopps... Mas muita gente nem sabe direito que tem free shopp em Jaguarão/Rio Branco (e cada vez mais) e é 100km a menos de Porto Alegre... Ah, e sim... Os artigos de lã e de cama, mesa e banho do Uruguai são bem mais baratos (e de boa qualidade)... Certas coisas eu nem penso em comprar em Pelotas ou Porto Alegre... Vou direto em Jaguarão/Rio Branco, heheh...

Farrapo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, santa catarina

Thread Tools

Posting Rules