|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#161 |
|
chocolate better than sex
Likes (Received): 149
|
^ Parece praia no nordeste.
|
|
|
#162 |
|
Gremio: Força e Raça!!
Likes (Received): 1
|
Infelizmente parece q vem mais barragens por ai... e bem perto do Salto do Yucuma!
![]() 17 de junho de 2010 Usinas preocupam Região Noroeste Construção de duas hidrelétricas no Rio Uruguai é tema de audiência pública hoje em Porto Mauá Celebradas pelos empregos que geram e criticadas pelo impacto ambiental e desalojamento de famílias, as usinas hidrelétricas serão tema de uma audiência pública hoje, em Porto Mauá, no noroeste do Estado. Duas usinas – Garabi e Panambi – deverão ser construídas no Rio Uruguai, atingindo municípios da fronteira com a Argentina, o que está gerando apreensão nas comunidades. Um estudo sobre as usinas está em fase de conclusão. Porto Mauá será um dos municípios mais afetados. Conforme o prefeito Guerino Pedro Pisoni, a usina de Panambi, prevista para ser construída próximo a Alecrim, alagaria 50% da área urbana e 25% da zona rural do município. – Nossa cidade está encravada na beira do rio. Vai sumir o Centro, prefeitura, escola, posto de saúde, porto. Vai ser um impacto ambiental e social muito forte. O pessoal está muito apreensivo – afirma o prefeito. Devem participar da audiência – prevista a partir das 14h, no Clube Recreativo Visconde de Mauá –, prefeitos da região e de cidades das províncias argentinas de Misiones e Corrientes, além de representantes do Ministério Público Federal e de órgãos ambientais. Os prefeitos receberam informações de órgãos federais para esclarecer a população. As barragens também preocupam Derrubadas, onde está localizado o Salto do Yucumã, um dos pontos turísticos do Estado. Embora o governo federal sustente que o salto não será encoberto pelas barragens, ainda há desconfiança. – Não vimos o projeto – diz o prefeito Almir Bagega. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, confirma que o Salto do Yucumã não será encoberto pelas barragens. Quanto às demais áreas alagadas, segundo ele, ainda não há definições. – Será tomado o cuidado para que seja a menor área possível – explica. Entenda o caso - Desde a década de 70 é discutida a construção de usinas binacionais no Rio Uruguai - Nos anos 80, estudos foram feitos, mas sem levar em consideração aspectos ambientais. Na época, foi identificada a necessidade de construção de três usinas: Roncador, Garabi e São Pedro. - Há um ano e meio, novo estudo foi iniciado. Até o final do mês deve ser concluído. Para reduzir o impacto ambiental e social, o inventário apontou para a edificação de duas usinas e não mais três: Garabi (perto de Garruchos) e Panambi (próximo a Alecrim) - A potência instalada de cada uma será de cerca de mil megawatts. Garabi terá área alagada de cerca de 500 quilômetros quadrados. Já Panambi, de 200 quilômetros quadrados - Na próxima fase do projeto, a de estudo de viabilidade (estudo de engenharia), os dados sobre potência e áreas alagadas serão mais precisos, conforme Altino Ventura Filho http://zerohora.clicrbs.com.br/zeroh...4§ion=1003 17/06/2010 Líderes do Noroeste se reúnem para discutir construção de hidrelétricas Novas usinas podem alagar a área urbana de Porto Mauá Novos empregos trazidos por um novo empreendimento empolgam a população do Noroeste do Rio Grande do Sul. Mas junto com a expectativa de crescimento econômico vem a preocupação: a construção das hidrelétricas Garabi e Panambi, no Rio Uruguai terá um impacto gigantesco em alguns municípios. Entre as consequências do projeto, ainda em fase de estudo, estão o desalojamento de famílias e o desaparecimento de localidades do lado brasileiro e argentino. Nesta quinta-feira, Clube Recreativo Visconde de Mauá, em Porto Mauá, ficou lotado por pessoas que queriam saber mais detalhes das obras, principalmente da usina de Panambi, que deverá alagar metade da área urbana do município e mais 25% da área rural. Era uma audiência pública, prefeitos da região, das províncias de Misiones e Corrientes e moradores discutiram a questão. Embora os números não sejam oficiais, a prefeitura chegou à previsão após estudos feitos em cima do nível que o lago chegará. A área central de Porto Mauá teria que ser reconstruída, incluindo prefeitura, escola, posto de saúde e residências, o que deixa os moradores apreensivos. Um dos prefeitos a manter contato com o Ministério de Minas e Energia, Orlando Desconsi (PT), de Santa Rosa, tratou de adotar um discurso tranquilizador. —Antigamente, iniciava-se uma barragem e as pessoas nem eram indenizadas, hoje, antes de iniciar a obra, tem que estar resolvida a negociação. É preciso ter cautela, evitar fofoca. Ninguém deve se apavorar e sair vendendo ou comprando coisas— comentou Desconsi no encontro. Ele está mediando a vinda de técnicos do Ministério e da Eletrobrás para esclareceram a população. Funcionário da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Airton Bertol da Silva, defende os empreendimentos. Mesmo que seu pai, morador de Porto Mauá, seja um dos possíveis desalojados pela barragem. —São 10 mil empregos em cada uma das usinas— cita um dos benefícios da usina. Já a agricultora Natália Campanher, 43 anos, subiu o tom de voz para discordar de Bertol. Ela acredita que a localidade onde mora será alagada. Além disso, teme que o marido, motorista de ônibus que faz uma linha pela costa do Rio Uruguai, fique desempregado. —Não quero sair de onde eu moro. Torço que não saia a barragem. Por que Porto Mauá? Ninguém vai colocar na minha cabeça que essa hidrelétrica vai ser boa— reclamou Natalia. Embora Derrubadas seja um dos municípios que deverá ser atingido, o Salto do Yucumã, um dos pontos turísticos do Estado, não será encoberto. Pelo menos é o que garante o governo federal. Mesmo assim, surgem movimentos que lutam pela preservação do salto e do Parque do Turvo. A causa é defendida em blog, no orkut e nos meios de imprensa local. Se ainda faltam informações oficiais do inventário das usinas que está sendo concluído no lado gaúcho, a situação é bem pior para os hermanos. Prefeitos de cidades argentinas ribeirinhas ficam sabendo do andamento do estudo pelos colegas gaúchos. —Recebemos informações dos irmãos brasileiros. Não sabíamos que o estudo estava tão adiantado assim. Lá, nossas autoridades não nos informam— comentou o intendente de Alba Posse, Nelson Carvalho. A área urbana da argentina, que faz fronteira com Porto Mauá, também deverá desaparecer. Os municípios afetados O que mostra o levantamento extraoficial feito pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa: - Garabi: Garruchos, São Nicolau, Roque Gonzales, Pirapó e Porto Xavier - Panambi: Alecrim, Porto Mauá, Tucunduva*, Tuparendi*, Novo Machado, Doutor Maurício Cardoso, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Esperança do Sul e Derrubadas. *Pelos lagos do rios Santa Rosa e Santo Cristo http://zerohora.clicrbs.com.br/zeroh...D=a2941725.xml
|
|
|
|
#163 |
|
Guilherme
Likes (Received): 5
|
Imagens de tirar o fôlego!
Desconhecia toda essa beleza da região. Parabéns!
|
|
|
#164 |
|
|
Agora q eu vi q eu postei a mesma foto q tu la no thread de Sao Jose dos Ausentes...
image hosted on flickr ![]() http://www.skyscrapercity.com/showth...1159721&page=2
|
|
|
|
#165 |
|
|
Lamentavel terem inundado esse lindo vale
![]()
|
|
|
|
#166 | |
|
Rene Hass
Likes (Received): 127
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#167 |
|
Rene Hass
Likes (Received): 127
|
|
|
|
|
|
|
#168 | |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Quote:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/rb...o-/2/index.htm Quanto a barragens, pelo alto potencial hidráulico, haverá mais duas até Itapiranga (SC) segundo se sabe atualmente (estão em fase de licença). |
|
|
|
|
|
|
#169 |
|
Registered User
Likes (Received): 4
|
Nossa, lembrei da minha infância ao ver a ponte sobre o Rio Pelotas na divisa entre SC-RS.
Meus avós tinham um terreno do lado catarinense, a uns 300 metros da ponte , mas com a construção da barragem, o novo trecho da BR-116, tiveram que sair dai. Lembro de sempre que ia lá, nós atravessavamos a ponte pra ir naquela lanchonete no lado gaúcho, ao lado da cuia e da chaleira hehehe Tinha ali um posto da policia rodoviária , não sei se ainda tem.Hj vendo a água quase encostando na ponte, antes era lá embaixo e ainda dava pra ver as ruínas da ponte mais antiga que ficava dentro do rio, realmente um crime inundarem esse vale, ainda mais pra quem conheceu aquilo antes. Antes que eu esqueça, parabéns pelo "trédi" hehe M-A-R-A-V-I-L-H-O-SO!!! |
|
|
|
|
|
#170 | |
|
Registered User
|
Quote:
![]() ![]() ![]() ![]() Mas é a mais gaúcha das cidades catarinenses
|
|
|
|
|
|
|
#171 | |
|
Registered User
Likes (Received): 52
|
Quote:
Esse lugar me lembra tbm infância e bons momentos....Minha família tbm tem fazenda do lado catarinense do Rio Pelotas... |
|
|
|
|
|
|
#172 | |
|
Registered User
Likes (Received): 36
|
Quote:
![]() Eu não faria isso, vai que né... |
|
|
|
|
|
|
#173 | |
|
Registered User
Likes (Received): 36
|
Quote:
Geralmente eles aparecem em Rio Grande e Cassino, que são as praias mais ao sul. No aquário de Rio Grande é possível observar alguns! |
|
|
|
|
|
|
#174 |
|
<3 Crysler Building
|
SANTA MÃE DE DEUS QUE COISA MAIS LINDA
eu TENHO que visitar esses lugares *_* fiquei apaixonado!!! Os canyons, os penhascos de Torres, TUDOOOOOO |
|
|
|
|
|
#175 |
|
O maior site sobre POA
Likes (Received): 621
|
Vale a pena ver de novo
|
|
|
|
|
|
#177 |
|
Registered User
Likes (Received): 26
|
Muitooo massa. É por isso que eu amo o sul. Agora, sempre achei que o litoral gaúcho fosse feio pela quantidade de gaúchos no litoral catarinense, mas Torres é sensacional. Nem parece ser no Brasil isso, está mais para uma praia inglesa, com a vantagem do clima.
|
|
|
|
|
|
#178 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Por um daqueles acasos, sem explicações
"cheguei por aqui" e fiquei boquiaberta com tantas belezas expostas nas fotos e todas daqui da "porta de entrada" do RS! Parabéns pela riqueza do material!
|
|
|
|
|
|
#179 |
|
Registered User
|
tem algum topico que ensine a postar fotos? ou alguem pode me ajudar a como postar fotos de minha cidade?
|
|
|
|
|
|
#180 |
|
Rio 2016 Olympic Games
Likes (Received): 120
|
maravilhoso!