daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old June 11th, 2010, 11:54 AM   #161
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 149

^ Parece praia no nordeste.

Sponsored Links

Old June 21st, 2010, 03:29 AM   #162
ronin(POA)
Gremio: Força e Raça!!

ronin(POA)'s Avatar

Likes (Received): 1

Infelizmente parece q vem mais barragens por ai... e bem perto do Salto do Yucuma!

17 de junho de 2010
Usinas preocupam Região Noroeste
Construção de duas hidrelétricas no Rio Uruguai é tema de audiência pública hoje em Porto Mauá

Celebradas pelos empregos que geram e criticadas pelo impacto ambiental e desalojamento de famílias, as usinas hidrelétricas serão tema de uma audiência pública hoje, em Porto Mauá, no noroeste do Estado. Duas usinas – Garabi e Panambi – deverão ser construídas no Rio Uruguai, atingindo municípios da fronteira com a Argentina, o que está gerando apreensão nas comunidades.

Um estudo sobre as usinas está em fase de conclusão. Porto Mauá será um dos municípios mais afetados. Conforme o prefeito Guerino Pedro Pisoni, a usina de Panambi, prevista para ser construída próximo a Alecrim, alagaria 50% da área urbana e 25% da zona rural do município.

– Nossa cidade está encravada na beira do rio. Vai sumir o Centro, prefeitura, escola, posto de saúde, porto. Vai ser um impacto ambiental e social muito forte. O pessoal está muito apreensivo – afirma o prefeito.

Devem participar da audiência – prevista a partir das 14h, no Clube Recreativo Visconde de Mauá –, prefeitos da região e de cidades das províncias argentinas de Misiones e Corrientes, além de representantes do Ministério Público Federal e de órgãos ambientais. Os prefeitos receberam informações de órgãos federais para esclarecer a população.

As barragens também preocupam Derrubadas, onde está localizado o Salto do Yucumã, um dos pontos turísticos do Estado. Embora o governo federal sustente que o salto não será encoberto pelas barragens, ainda há desconfiança.

– Não vimos o projeto – diz o prefeito Almir Bagega.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, confirma que o Salto do Yucumã não será encoberto pelas barragens. Quanto às demais áreas alagadas, segundo ele, ainda não há definições.

– Será tomado o cuidado para que seja a menor área possível – explica.

Entenda o caso

- Desde a década de 70 é discutida a construção de usinas binacionais no Rio Uruguai

- Nos anos 80, estudos foram feitos, mas sem levar em consideração aspectos ambientais. Na época, foi identificada a necessidade de construção de três usinas: Roncador, Garabi e São Pedro.

- Há um ano e meio, novo estudo foi iniciado. Até o final do mês deve ser concluído. Para reduzir o impacto ambiental e social, o inventário apontou para a edificação de duas usinas e não mais três: Garabi (perto de Garruchos) e Panambi (próximo a Alecrim)

- A potência instalada de cada uma será de cerca de mil megawatts. Garabi terá área alagada de cerca de 500 quilômetros quadrados. Já Panambi, de 200 quilômetros quadrados

- Na próxima fase do projeto, a de estudo de viabilidade (estudo de engenharia), os dados sobre potência e áreas alagadas serão mais precisos, conforme Altino Ventura Filho

http://zerohora.clicrbs.com.br/zeroh...4&section=1003

17/06/2010
Líderes do Noroeste se reúnem para discutir construção de hidrelétricas
Novas usinas podem alagar a área urbana de Porto Mauá

Novos empregos trazidos por um novo empreendimento empolgam a população do Noroeste do Rio Grande do Sul. Mas junto com a expectativa de crescimento econômico vem a preocupação: a construção das hidrelétricas Garabi e Panambi, no Rio Uruguai terá um impacto gigantesco em alguns municípios. Entre as consequências do projeto, ainda em fase de estudo, estão o desalojamento de famílias e o desaparecimento de localidades do lado brasileiro e argentino.

Nesta quinta-feira, Clube Recreativo Visconde de Mauá, em Porto Mauá, ficou lotado por pessoas que queriam saber mais detalhes das obras, principalmente da usina de Panambi, que deverá alagar metade da área urbana do município e mais 25% da área rural. Era uma audiência pública, prefeitos da região, das províncias de Misiones e Corrientes e moradores discutiram a questão. Embora os números não sejam oficiais, a prefeitura chegou à previsão após estudos feitos em cima do nível que o lago chegará. A área central de Porto Mauá teria que ser reconstruída, incluindo prefeitura, escola, posto de saúde e residências, o que deixa os moradores apreensivos.

Um dos prefeitos a manter contato com o Ministério de Minas e Energia, Orlando Desconsi (PT), de Santa Rosa, tratou de adotar um discurso tranquilizador.

—Antigamente, iniciava-se uma barragem e as pessoas nem eram indenizadas, hoje, antes de iniciar a obra, tem que estar resolvida a negociação. É preciso ter cautela, evitar fofoca. Ninguém deve se apavorar e sair vendendo ou comprando coisas— comentou Desconsi no encontro.

Ele está mediando a vinda de técnicos do Ministério e da Eletrobrás para esclareceram a população.

Funcionário da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Airton Bertol da Silva, defende os empreendimentos. Mesmo que seu pai, morador de Porto Mauá, seja um dos possíveis desalojados pela barragem.

—São 10 mil empregos em cada uma das usinas— cita um dos benefícios da usina.

Já a agricultora Natália Campanher, 43 anos, subiu o tom de voz para discordar de Bertol. Ela acredita que a localidade onde mora será alagada. Além disso, teme que o marido, motorista de ônibus que faz uma linha pela costa do Rio Uruguai, fique desempregado.

—Não quero sair de onde eu moro. Torço que não saia a barragem. Por que Porto Mauá? Ninguém vai colocar na minha cabeça que essa hidrelétrica vai ser boa— reclamou Natalia.

Embora Derrubadas seja um dos municípios que deverá ser atingido, o Salto do Yucumã, um dos pontos turísticos do Estado, não será encoberto. Pelo menos é o que garante o governo federal. Mesmo assim, surgem movimentos que lutam pela preservação do salto e do Parque do Turvo. A causa é defendida em blog, no orkut e nos meios de imprensa local. Se ainda faltam informações oficiais do inventário das usinas que está sendo concluído no lado gaúcho, a situação é bem pior para os hermanos. Prefeitos de cidades argentinas ribeirinhas ficam sabendo do andamento do estudo pelos colegas gaúchos.

—Recebemos informações dos irmãos brasileiros. Não sabíamos que o estudo estava tão adiantado assim. Lá, nossas autoridades não nos informam— comentou o intendente de Alba Posse, Nelson Carvalho. A área urbana da argentina, que faz fronteira com Porto Mauá, também deverá desaparecer.

Os municípios afetados

O que mostra o levantamento extraoficial feito pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa:

- Garabi: Garruchos, São Nicolau, Roque Gonzales, Pirapó e Porto Xavier

- Panambi: Alecrim, Porto Mauá, Tucunduva*, Tuparendi*, Novo Machado, Doutor Maurício Cardoso, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Esperança do Sul e Derrubadas.

*Pelos lagos do rios Santa Rosa e Santo Cristo

http://zerohora.clicrbs.com.br/zeroh...D=a2941725.xml

Porto Alegre infrastructure for 2014 World Cup

█████████
█████████
█████████
ronin(POA) no está en línea   Reply With Quote
Old June 30th, 2010, 09:55 PM   #163
Guiga,
Guilherme

Guiga,'s Avatar

Likes (Received): 5

Imagens de tirar o fôlego!
Desconhecia toda essa beleza da região.
Parabéns!
Old July 1st, 2010, 01:36 AM   #164
ronin(POA)

ronin(POA)'s Avatar

Agora q eu vi q eu postei a mesma foto q tu la no thread de Sao Jose dos Ausentes...

image hosted on flickr

http://www.skyscrapercity.com/showth...1159721&page=2

█████████
█████████
█████████
Old July 1st, 2010, 01:39 AM   #165
ronin(POA)

ronin(POA)'s Avatar

Lamentavel terem inundado esse lindo vale

█████████
█████████
█████████
Old July 1st, 2010, 02:56 AM   #166
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 127

Quote:
Originally Posted by ronin(POA) View Post
Agora q eu vi q eu postei a mesma foto q tu la no thread de Sao Jose dos Ausentes...

image hosted on flickr

http://www.skyscrapercity.com/showth...1159721&page=2

É verdade. Eu notei isso também. Só que tiramos as fotos de fontes de diferente. Eu a peguei no Panoramio, e você, no Flickr. É uma foto de sucesso, pois ela está divulgada em pelo menos dois sites de fotos diferentes!
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 1st, 2010, 02:57 AM   #167
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 127

Quote:
Originally Posted by ronin(POA) View Post
Lamentavel terem inundado esse lindo vale

Mais do que lamentável, foi um crime em prol do progresso.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 5th, 2010, 09:55 PM   #168
SÓ VAI COM ORDEM...
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by SÓ VAI COM ORDEM... View Post
O rio Canoas e Pelotas nascem nos alto da Serra Geral, dentro dos lindes do Parque Nacional de São Joaquim (SC). Nascem muito próximos para se encontrarem apenas na altura do território do município de Anita Garibaldi (SC), formando, então, o Rio Uruguai. É dizer, as fronteiras estaduais de uma altura em diante passam a ser feitas pelo curso d’água (Rio Pelotas), e no após, sempre a oeste, pelo Rio Uruguai.
Complementando, este vídeo explica a exata nascente do Rio Uruguai no território catarinense.

http://mediacenter.clicrbs.com.br/rb...o-/2/index.htm

Quanto a barragens, pelo alto potencial hidráulico, haverá mais duas até Itapiranga (SC) segundo se sabe atualmente (estão em fase de licença).
SÓ VAI COM ORDEM... no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2011, 06:04 PM   #169
Paulinho SC
Registered User

Likes (Received): 4

Nossa, lembrei da minha infância ao ver a ponte sobre o Rio Pelotas na divisa entre SC-RS.
Meus avós tinham um terreno do lado catarinense, a uns 300 metros da ponte , mas com a construção da barragem, o novo trecho da BR-116, tiveram que sair dai.
Lembro de sempre que ia lá, nós atravessavamos a ponte pra ir naquela lanchonete no lado gaúcho, ao lado da cuia e da chaleira hehehe Tinha ali um posto da policia rodoviária , não sei se ainda tem.Hj vendo a água quase encostando na ponte, antes era lá embaixo e ainda dava pra ver as ruínas da ponte mais antiga que ficava dentro do rio, realmente um crime inundarem esse vale, ainda mais pra quem conheceu aquilo antes.

Antes que eu esqueça, parabéns pelo "trédi" hehe M-A-R-A-V-I-L-H-O-SO!!!
Paulinho SC no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2011, 06:17 PM   #170
Paulinho SC
Registered User

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Mas o lageado é gaúcho, hehe. Não no sentido de ter nascido no RS, mas sim de ser mestiço de português/espanhol/índio/negro e cultivar as tradições/cultura campeira.
Como lageano , digo que Lages só não é gaúcha pq ficou do outro lado do rio
Mas é a mais gaúcha das cidades catarinenses
Paulinho SC no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2011, 01:37 AM   #171
Bonja
Registered User

Likes (Received): 52

Quote:
Originally Posted by Paulinho SC View Post
Nossa, lembrei da minha infância ao ver a ponte sobre o Rio Pelotas na divisa entre SC-RS.
Meus avós tinham um terreno do lado catarinense, a uns 300 metros da ponte , mas com a construção da barragem, o novo trecho da BR-116, tiveram que sair dai.
Lembro de sempre que ia lá, nós atravessavamos a ponte pra ir naquela lanchonete no lado gaúcho, ao lado da cuia e da chaleira hehehe Tinha ali um posto da policia rodoviária , não sei se ainda tem.Hj vendo a água quase encostando na ponte, antes era lá embaixo e ainda dava pra ver as ruínas da ponte mais antiga que ficava dentro do rio, realmente um crime inundarem esse vale, ainda mais pra quem conheceu aquilo antes.

Antes que eu esqueça, parabéns pelo "trédi" hehe M-A-R-A-V-I-L-H-O-SO!!!

Esse lugar me lembra tbm infância e bons momentos....Minha família tbm tem fazenda do lado catarinense do Rio Pelotas...
Bonja está en línea ahora   Reply With Quote
Old November 25th, 2011, 06:15 AM   #172
In The End
Registered User

In The End's Avatar

Likes (Received): 36

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Olá, Concurser:

Eu vi pelas fotos de satélite do Google Earth que a mata nativa no lado Argentino da fronteira está praticamente intacta. A diferença do lado brasileiro é gritante.

Em Uruguaiana, o rio Uruguai e seus arredores é totalmente diferente de como ele é na divisa RS/SC. Nem parece se tratar do mesmo rio.

Eu encontrei no Google Earth uma foto antiga mostrando o ponto exato do rio Uruguai onde era possível atravessar o rio a pé e sem se molhar. Eis a foto:

Foto 98: O cara da foto não é maluco não. Parece que ele está pulando e prestes a cair na fenda. Na verdade, ele está com os pés um de cada lado da fenda. Ou seja, um de seus pés está no Rio Grande do Sul e o outro em Santa Catarina. Infelizmente, uma cena dessas jamais será possível novamente, pois esse local está submerso pelas águas do lago de uma das usinas hidrelétricas na fronteira RS/SC.
Bom, ele não deixa de ser maluco mesmo assim!

Eu não faria isso, vai que né...
In The End no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2011, 06:27 AM   #173
In The End
Registered User

In The End's Avatar

Likes (Received): 36

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Puxa! Eu adorei ver os lobos marinhos. Pena que os rochedos sejam tão pequenos senão talvez a população seria maior. Por acaso aparecem pingüins perdidos no litoral gaúcho? Pergunto isto porque as águas daí têm fama de serem frias e eu já soube que em plena Cabo Frio no litoral do Rio de Janeiro, aparecem muitos pingüins no inverno por haver uma corrente marítima entre a Antártida e lá. O mar de Cabo Frio é bem frio também.
Achei lindas as fotos de Torres vista desde a Ilha dos Lobos.
Eu bem que queria ir ver estes lobos de perto desde que fosse com segurança. Não iria ir numa embarcação que como o Ronin disse, poderia me naufragar. Hehe.
Coisa mais comum aqui no RS é aparecer pinguins no litoral.
Geralmente eles aparecem em Rio Grande e Cassino, que são as praias mais ao sul. No aquário de Rio Grande é possível observar alguns!
In The End no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2011, 04:23 PM   #174
Cryslerdude
<3 Crysler Building

Cryslerdude's Avatar

SANTA MÃE DE DEUS QUE COISA MAIS LINDA

eu TENHO que visitar esses lugares *_* fiquei apaixonado!!!

Os canyons, os penhascos de Torres, TUDOOOOOO
Cryslerdude no está en línea   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 12:15 AM   #175
portoimagem-II
O maior site sobre POA

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 621

Vale a pena ver de novo
portoimagem-II está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 12th, 2012, 04:56 AM   #176
cisso
Registered User

cisso's Avatar

Esse thread é maravilhoso. Adorei as imagens da divisa!!!!

ALLIANCE BJJ

Flickr
You Tube
O.B.
cisso no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2012, 07:58 PM   #177
Ku4t
Registered User

Likes (Received): 26

Muitooo massa. É por isso que eu amo o sul. Agora, sempre achei que o litoral gaúcho fosse feio pela quantidade de gaúchos no litoral catarinense, mas Torres é sensacional. Nem parece ser no Brasil isso, está mais para uma praia inglesa, com a vantagem do clima.
Ku4t no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2013, 04:30 PM   #178
Lenaburlamaqui
Registered User

Por um daqueles acasos, sem explicações

"cheguei por aqui" e fiquei boquiaberta com tantas belezas expostas nas fotos e todas daqui da "porta de entrada" do RS! Parabéns pela riqueza do material!
Lenaburlamaqui no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2013, 08:17 PM   #179
DrVargas
Registered User

tem algum topico que ensine a postar fotos? ou alguem pode me ajudar a como postar fotos de minha cidade?
DrVargas no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2013, 05:52 AM   #180
FelixMadero
Rio 2016 Olympic Games

FelixMadero's Avatar

Likes (Received): 120

maravilhoso!
Parabéns pelo trabalho de compilação.
FelixMadero no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, santa catarina