|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Tentando voltar! ;)
Likes (Received): 0
|
Circuito Cultural do Cemitério Campo Santo - Salvador BA
O Cemitério do Campo Santo é conhecido pelas belas imagens, tumbas e mausoléus. Em 2009 foi transformado em um museu a céu aberto.
Fica localizado no bairro da Federação, nele se encontram as cripitas das mais elevadas personalidades do Estado. Sua administração está aos cuidados da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. 1. ![]() Devido à carência de recursos, foi somente em 1870 que se iniciou a construção da atual capela, projetada pelo arquiteto Carlos Croezy. Erguida em estilo gótico e inaugurada em 6 de junho de 1874, a capela constitui-se no ponto de destaque do acervo arquitetônico do Campo Santo. 2. ![]() 3. ![]() 4. ![]() 5. ![]() 6. ![]() 7. ![]() O impressionante acervo de estatuária e ornamentos fúnebres do Campo Santo reúne mais de 60 obras produzidas por artistas famosos e anônimos, com seus bustos e sinos de bronzes, estátuas em mármore do tipo carrara – algumas que chegam a ter cinco metros de altura – e mausoléus em diversos estilos como o clássico, neogótico e até em forma de pirâmide.Muitos dos mausoléus remetem às construções de estilo romano, outros mais sombrios fazem jus ao estilo neogótico. Houve muita dificuldade no trabalho de pesquisa para identificar a autoria das obras. A mais famosa é a Estátua da Fé, do escultor alemão João Halbig a única obra tombada como patrimônio histórico nacional, que está no Campo Santo desde 1865. Com cinco metros de altura e toda em mármore carrara, a escultura foi comprada na Alemanha pelo marechal Alexandre Gomes d’Argolo, o Barão de Cajahiba. Ele queria homenagear o filho morto aos 21 anos de idade. Há também as esculturas das “virtudes teológicas”: Mulheres com óstia, âncora, cruz, vela, homens com bigornas e cálices, ou pá de pedreiros. 8. ![]() 9. ![]() 10. ![]() 11. ![]() 12. ![]() 13. ![]() 14. ![]() Destaque: 15. ![]() 16. ![]() 17. ![]() Destaque: 18. ![]() 19. ![]() 20. ![]() 21. ![]() 22. ![]() 23. ![]() 24. ![]() 25. ![]() 26. ![]() 27. ![]() 28. ![]() 29. ![]() 30. ![]() 31. ![]() 32. ![]() 33. ![]() Alguns locais carecem de cuidados e manutenção: 34. ![]() O Mausoléo do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, no cemitério do Campo Santo foi projetado por Ivan Imarchevisk, arquiteto, e inaugurado em Julho de 2009. Na mesma quadra do cemitério estão enterrados os restos mortais do ex-governador Otávio Mangabeira.Os restos mortais do senador e dos filhos Ana Lúcia Magalhães e do deputado Luís Eduardo Magalhães foram transferidos de túmulos para o mausoléu, no mesmo cemitério. 35. ![]() O mausoléo da Família Odebrecht é todo em concreto armado, revestido de Hera, com porta de bronze entalhada pelo artistica plastico Carybé. O Projeto geral é da arquiteta Lina Bo Bardi e foi feito em 1955. Em cima do caixote fica um jardim, símbolo do paraíso celestial, ao qual só se tem acesso por uma porta e escada muito estreitas, que lembram as dificuldades e empecilhos que precisam ser vencidos para o alcançar. Detalhe da Porta de Bronze: 36. ![]() 37. ![]() 38. ![]() ------------------------------------------------------------- Camera Utilizada: Kodak EasyShare C182 12 MegaPixels Sobre a presença de túmulos e obras privadas no thread, gostaria de esclarecer que meu único intuito é divulgar um pouco mais sobre a arte nos cemitérios, muito pouco conhecida no Brasil. Não tenho intenção de profanar, zombar ou faltar com o respeito, nem divulgar posses íntimas de nenhuma família. Esse é meu primeiro Thread no SSC. Estou totalmente aberto a comentários, para melhorar na criação dos próximos. Espero que tenham gostado.
Last edited by raorulles; May 26th, 2010 at 01:38 PM. Reason: Escrever descrição |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Rene Hass
Likes (Received): 129
|
Belíssimo cemitério. Parabéns pelas fotos, Raorulles.
A arte cemiterial deveria ser mais admirada no Brasil. Em alguns lugares do mundo, cemitérios são visitados como qualquer outro ponto turístico, como o Recoleta, em Buenos Aires, e o Père LaChaise, em Paris. Gostei do mausoléo da Família Odebrecht. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
:)
Likes (Received): 54
|
Belo thread, Rao! Tem uns cemitérios que deveriam ser mais explorados turísticamente. Ao que parece em Salvador enxergaram esse "filão" e transformaram o Campo Santo num ponto turístico, ainda que exótico ao olhar da maioria dos turistas. Enfim, obras de arte é o que não faltam nesse cemitério.
Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook > > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < < |
|
|
|
|
|
#4 |
|
.
|
Thread muito bom e com uma temática bem interessante. O Campo santo tem mausoléus que são verdadeiras obras de arte. Vi uma reportagem recentemente sobre o lugar.
Parabéns pelo thread Rao, espero que seja o primeiro de muitos sobre Salvador. Voce fotografa muito bem! |
|
|
|
|
|
#5 |
|
Tentando voltar! ;)
|
![]() Obrigado pelos elogios, mas vocês não têm idéia do trabalho que deu fazer essas fotos ontém... Tempo chuvoso, e pra piorar cemitério deserto e escuro... Rsrsrsrs // Atrás do mausoléo da foto 34 tava tão assustador que eu nem fui fotografar nada... O cemitério enquanto museu ainda não está bem estruturado. As placas informativas em sua maioria estão ainda em branco, e algumas outras ja estão completamente manchadas. Ja estou preparando meu segundo Thread. Acho que essa semana ja posto!
|
|
|
#6 |
|
BAHIA
|
thread espetacular... a aristocracia baiana e seus maousoléos... belo trabalho amigo!
|
|
|
#7 |
|
Tentando voltar! ;)
|
Em uma tarde de sol voltarei la para fotografar os outros mausoléos que o sol atrás das nuvens de manhã não deixou.
Esses são poucos exemplos. La existem, pela minha contagem superficial, mais de 150 ou 200 mausoleos dignos de atenção.
|
|
|
#8 |
|
BANNED
|
LINDO DE MORRER!
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Da capital do RECÔNCAVO
Likes (Received): 22
|
Nossa, que belo cemitério! Depois de ver esse com tanta beleza, criatividade e bem conservado dá até vontade de ir sempre ao local o.O hehehe. Gostei também da idéia do thread, bem diferente do já mostrado aqui no SSC. Parabéns pelas fotos.
|
|
|
#10 |
|
Monster User
Likes (Received): 59
|
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Per ardua surgo
Likes (Received): 201
|
O tumulo da familia ACM é um desbunde, creio que o 'moderno' mais bonito.
Ja os outros nem precisa comentar. Perfeitos
|
|
|
#12 |
|
Moderator
Likes (Received): 911
|
Uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, maravilhoso. Parabéns pelo thread, ótimo!
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Bora BahêêaA
Likes (Received): 107
|
projeto da arquiteta italiana Lina Bo Bardi
![]() muita gente não sabe disso...
Hoje é dia de acarajé, pipoca, procissão e afoxé iá iá Deu saudade do beco de gal, que tem um samba bom no seu quintal Meu quintal é na casa de mãe, no colo do litoral feito de mar Tem tambor que é a fonte de nós e que no fundo é a voz de um povo só. |
|
|
|
|
|
#14 |
|
on my way to the OR trail
Likes (Received): 256
|
Que legal!!
Quantas familias famosas ae! Parabens pelo thread! |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Registered User
Likes (Received): 37
|
O Campo Santo é chic! Suponho que equivalha ao São João Batista, do Rio.
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Baiano sim senhor!
Likes (Received): 405
|
O Campo Santo é um verdadeiro museu a céu aberto, são obras belíssimas.
|
|
|
|
|
|
#17 | |
|
Registered User
Likes (Received): 305
|
Quote:
![]() Parabéns pela idéia! E as fotos estão lindas!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA) |
|
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Likes (Received): 359
|
![]() ![]() ![]() Parabéns! òtima inicitaiva! Belíssimo thread! O Campo Santo, alem de ser um dos mais antigos cemitérios do Brasil, tem um acervo fantástico de obras de arte belíssimas e caríssimas, em mármore e bronze, a maioria importada da Europa! Há mausoléus que são verdadeiras capelas, como vc mostrou! Ótima iniciativa. A capela principal do cemitério é tb muito bonita, em estilo neo gótico! Só senti falta da estátua da Fé, do túmulo do Barão de Cajaíba, considerada uma obra prima em mármore de Carrara! Espero que continue a fazer novos threads, mostrando aspectos inéditos de Salvador!!! Last edited by Soteropolis1; May 27th, 2010 at 05:23 AM. |
|
|
|
|
|
#19 |
|
Lucas Santana Lima
Likes (Received): 7
|
Muito interessantes esses cemitérios antigos, deviam ser mais visitados e bem cuidados, apesar de que o ar macabro e o vazio sempre continuará... mua ha ha
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 51
|
muito bonito o campo santo, mais ele la e eu k ,so entro ai no dia que eu estiver dormindo num sono bem profundo kkkkkk
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| bahia, campo santo, cemitério, mausoléos, salvador |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|