|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 767
|
SP perde para Rio e Brasília em ranking de qualidade de vida
O Estado de S.Paulo
São Paulo ocupa a 117.ª posição em um ranking de qualidade de vida divulgado ontem pela consultoria internacional em recursos humanos Mercer. Todos os anos, a empresa divulga a lista, que em 2010 incluiu 221 cidades. São Paulo aparece atrás de outras duas cidades brasileiras, Rio (116.º) e Brasília (104.º). E num ranking inédito de ecocidades a posição é ainda pior. Como foram incluídos vários locais para análise da qualidade de vida, não é possível fazer uma comparação com o ano passado. O objetivo do ranking da Mercer é estabelecer parâmetros sobretudo para a remuneração de executivos de multinacionais. Esse estudo leva em conta estabilidade política, liberdades individuais, serviços de saúde, lazer e entretenimento, meio ambiente, escolas, transporte e moradia. Nesta relação, Viena, capital da Áustria, continua no topo da lista e Bagdá, capital do Iraque, é a última colocada. O local das Américas Central e do Sul com a melhor colocação no ranking de qualidade de vida é Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no 62.º lugar, seguido de San Juan, em Porto Rico (72.º), e da capital argentina, Buenos Aires (78.º). Guadalupe é um território ultramarino da França - faz parte da União Europeia. A explicação para a posição paulistana no ranking pode estar ligada ao peso dado à violência. "Os níveis de criminalidade seguem sendo um dos principais problemas em grande número de cidades das Américas do Sul e Central", diz o consultor Slagin Parakatil. Ecocidades. A Mercer pela primeira vez também avaliou as ecocidades do mundo. Para isso, estabeleceu parâmetros de qualidade do ar e da água, além de nível de congestionamentos, entre outros. Nesse caso, a situação de São Paulo ficou ainda pior, terminando em 148.º lugar. Entre as brasileiras, Brasília aparece em 109.º lugar. Esse ranking é liderado por Calgary (Canadá). / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS http://www.estadao.com.br/estadaodeh...mp557334,0.php
All my photographic works in Rio de Janeiro Last edited by Emanuel Paiva; May 27th, 2010 at 03:06 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
|
^ Achei interessante essa notícia, pois corrobora o que eu sempre defendo em relação a "qualidade de vida", ou seja, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro principalmente com inúmeras opções de serviços, lazer e turismo não pode ser considerada boa em QV, mas excelente. Nesse ranking só aparecem as três metrópoles nacionais.
|
|
|
#3 |
|
YakisobRa lover
Likes (Received): 3
|
Eu vi essa matéria no jornal de hoje, achei bem relevante; é fato - SP tem uma qualidade de vida muito ruim, porém o que acaba amenizando isso são as oportunidades que são encontradas aqui. Dificilmente não há como não generalizar as comparações, eu como Paulistano adoro o RJ e Poa (que sequer foi listada na matéria).
[]´s PS.: posts com teor flame aparecerão abaixo, fato. PS2: I see banned people
|
|
|
#4 |
|
Registered User
Likes (Received): 574
|
Quais as posições de Tóquio, NY e Londres?
|
|
|
|
|
|
#5 | |
|
Registered User
|
Quote:
Me desculpe, mas discordo de você. Como uma cidade com a estrutura que SP tem pode ter uma qualidade de vida ruim???? Qualidade de vida ruim é viver num lugar sem estrutura alguma, o que SP tem de sobra. Poderíamos falar sobre "poluição dos céus paulistanos", mas nem isso serve de parâmetro para abalizar a tal famosa QD.
|
|
|
|
#6 | |
|
Na metrópole mineira
Likes (Received): 250
|
Quote:
Não concordo, pra muitos São Paulo tem uma qualidade de vida ruim sim, especialmente em razão do trânsito, poluição, caos urbano e violência. Aliás, acho esse um conceito de qualidade de vida bem relativo, o que é isso afinal? Pra mim é ter (ou tentar ter), no mesmo lugar, paz, renda, boa infraestrutura e opções de lazer qualificadas. Mas como disse é um conceito bem relativo, alguns preferem viver numa cidade média e abdicar da vida cultural intensa da metrópole, outros não. Eu prefiro acreditar que o ideal é o meio termo, mesmo sendo isso uma utopia.
|
|
|
|
#7 |
|
Devidamente registrada
Likes (Received): 314
|
Com todos os problemas de Rio e SP não as trocaria por cidade nenhuma do Brasil. Acho que a gama de oportunidades no geral que tem nelas é incomparável.
|
|
|
#8 |
|
Terra do Frevo
Likes (Received): 217
|
Tenho que mudar para a Europa.
|
|
|
|
#9 |
|
Curitiba/Porto Alegre
|
Porém, Brasília, Rio e Sampa são muito diferentes entre sí... deveriam ter colocado os índices e os critérios que alçaram estas cidades no rankng (a Mercer). Os motivos pelos quais Sampa está lá devem se bem diferentes de Brasília.
|
|
|
|
|
|
#10 | |
|
Registered User
|
Quote:
Diferentes até são, mas são cidades com excelentes estruturas.
|
|
|
|
#11 |
|
Registered User
Likes (Received): 15
|
Cadê Curitiba aí??
|
|
|
#12 |
|
Curitiba/Porto Alegre
|
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Registered User
|
Acho que num apanhado mais amplo Curitiba ficou de fora.
|
|
|
#14 | |
|
Down Under SP
Likes (Received): 34
|
Quote:
Mercer hardship allowance recommendations Mercer evaluates local living conditions in all the 420 cities it surveys worldwide. Living conditions are analysed according to 39 factors, grouped in 10 categories: Political and social environment (political stability, crime, law enforcement, etc) Economic environment (currency exchange regulations, banking services, etc) Socio-cultural environment (censorship, limitations on personal freedom, etc) Health and sanitation (medical supplies and services, infectious diseases, sewage, waste disposal, air pollution, etc) Schools and education (standard and availability of international schools, etc) Public services and transportation (electricity, water, public transport, traffic congestion, etc) Recreation (restaurants, theatres, cinemas, sports and leisure, etc) Consumer goods (availability of food/daily consumption items, cars, etc) Housing (housing, household appliances, furniture, maintenance services, etc) Natural environment (climate, record of natural disasters) http://www.mercer.com/qualityoflivin...Ranking_Tables |
|
|
|
|
|
|
#15 | |
|
Registered User
|
Quote:
recomendações subsídio dificuldades Mercer A Mercer avalia as condições de vida local em todas as 420 cidades que pesquisas no mundo inteiro. As condições de vida são analisadas de acordo com 39 fatores, agrupados em 10 categorias: Ambiente político e social (estabilidade política, crime, aplicação da lei, etc) Ambiente econômico (regulamentação de câmbio, serviços bancários, etc) censura ambiente sócio-cultural (, limitações de liberdade individual, etc) Saúde e saneamento (serviços e suprimentos médicos, doenças infecciosas, esgoto, coleta de lixo, poluição do ar, etc) Escolas e educação (padrão e disponibilidade de escolas internacionais, etc) Os serviços públicos e transportes (eletricidade, água, transporte público, congestionamentos, etc) Recreação (restaurantes, teatros, cinemas, esportes e lazer, etc) bens de consumo (disponibilidade de alimentos / itens de consumo diário, carros, etc) Habitação (habitação, electrodomésticos, mobiliário, serviços de manutenção, etc) Ambiente natural (clima, registro de catástrofes naturais) http://translate.google.com.br/#en|p...sasters)%0D%0A
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
Likes (Received): 83
|
Achei que SP tivesse perdido de lavada. São só algumas posições. Mas perante o mundo ainda estamos mal, principalmente no que concerne a transportes e violê,cia. Este último não vejo solução no curto prazo.
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
Good floor, better sky.
Likes (Received): 1
|
Essas pesquisas são feitas baseados nas condições acima citados oferecidos à maioria da população (no caso do Brasil classes C e D). E para essa população, Sampa, realmente, deixa a desejar. É uma cidade gigante, com muitas oportunidades sim. Mas isso é outra coisa. Imagine que, se para a classe média essa cidade já oferece pouca qualidade de vida (trânsito, locais de lazer distantes, rios poluídos, péssima qualidade do ar e ambientes, na maioria das vezes, degradados pelo abandono público) imagine para a maioria esmagadora mais pobre que vive em seus bairros distantes, sem transporte no final de semana, sem parques públicos, córregos poluídos e etc.
Realmente, nesses quesitos, Rio e Brasília têm vantagens sim. |
|
|
|
|
|
#18 | |
|
Tá Limpo!
Likes (Received): 93
|
Quote:
|
|
|
|
#19 | |
|
Tá Limpo!
Likes (Received): 93
|
Quote:
Normal, sempre esquecem.
|
|
|
|
#20 | |
|
Registered User
|
Na minha ótica são excelentes, pois dispoem de uma grande gama de serviços. Outras cidades brasileiras dispoe de boa gama de serviços, mas não a nível de RJ e SP. Por isso, eu as considero de excelente qualidade de vida. Eu não trocaria o RIO por nenhuma cidade menor no Brasil. ![]() Quote:
Ué, mas eu estou falando de Brasil, não? Se RJ e SP fossem tão péssimas assim, por quê então muitos brasileiros de outros estados ATÉ HOJE migram para elas???? ![]() Esse ranking só veio provar uma coisa: qualidade de vida é algo bemmmm subjetivo, só isso!
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|