daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old May 28th, 2010, 01:24 AM   #41
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Likes (Received): 863

Viajou legal, brother... Claro que Montreal é uma cidade melhor que Sampa, Rio e Brasília para se viver. Não tem comparação. Não é porque uma cidade é maior que ela vai ser melhor, isso vale pro Rio também. Se fosse assim, as melhores seriam os maiores aglomerados urbanos do mundo.
Cauê no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 28th, 2010, 01:32 AM   #42
PHCastro
Registered User

PHCastro's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by Faela View Post
A violência não é tããão menor assim não. Sâo Paulo conseguiu durante a década de 2000 reduzir muito o nº de assassinatos mas ainda é alto o nº de roubos, assaltos e latrocínios. Porém esse ano os índices de assassinato voltaram a subir enquanto no Rio só fazem cair.

Clima é discutível, pois tem gente de frio ou calor , ou clima ameno, enfim...

Transporte: discutível também. Apesar da malha metroviária de SP está crescendo mais , o trânsito no Rio flui melhor.

Moral da história: Por isso que em todas as pesquisas do tipo, Rio e SP vivem praticamente empatadas. É difícil chegar a um senso comum que no geral uma é melhor que a outra.
Ainda bem que o quesito "paisagens naturais" não foi computado, senão a gente ia tomar uma paulada enorme!
PHCastro no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 02:15 AM   #43
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 11

Quote:
A violência não é tããão menor assim não. Sâo Paulo conseguiu durante a década de 2000 reduzir muito o nº de assassinatos mas ainda é alto o nº de roubos, assaltos e latrocínios. Porém esse ano os índices de assassinato voltaram a subir enquanto no Rio só fazem cair.

Transporte: discutível também. Apesar da malha metroviária de SP está crescendo mais , o trânsito no Rio flui melhor.

Moral da história: Por isso que em todas as pesquisas do tipo, Rio e SP vivem praticamente empatadas. É difícil chegar a um senso comum que no geral uma é melhor que a outra.
As duas infelizmente possuem problemas gigantescos decorrente do crescimento desordenado, que levarão anos para ser corrigidos... Neste aspecto Brasília pode fazer a diferença.

Quanto a violência eu "acho", achômetro mesmo que a sensação de segurança é maior em São Paulo. Mas não dá para ter certeza pois até mesmo os índices sobre violência em SP dizem ser maquiados... Enfim...Eu não me sinto inseguro em São Paulo. É tudo o que posso dizer.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 02:50 AM   #44
raphaissa
Registered User

Likes (Received): 3

Quote:

Concordo com vc,as duas cidades tem defeitos e qualidades e acho q elas sempre vão estar perto nesses rankings.

Por exemplo,acho que o metro de SP humilha o do Rio,mas em vias expressas o Rio se sai melhor ja como elas fluem melhor.

Mas achei um quesito do ranking meio fail,clima é algo extremamente pessoal,não tem como julgar qualidade de vida atraves disso.Claro que clima pode influenciar a saude de uma pessoa,mas não a mta coisa que o governo possa fazer.Se uma pessoa mora no Rio de janeiro,ela ja se acostumou(ou pelo menos se conformou ) com o calor,se ela vive em brasilia idem com o tempo seco,são coisas pessoais e que não podemos julgar como paremetros para julgar qualidade de vida.
raphaissa no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 03:01 AM   #45
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
^ Achei interessante essa notícia, pois corrobora o que eu sempre defendo em relação a "qualidade de vida", ou seja, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro principalmente com inúmeras opções de serviços, lazer e turismo não pode ser considerada boa em QV, mas excelente. Nesse ranking só aparecem as três metrópoles nacionais.
Simplesmente porque as outras não foram sequer pesquisadas....
Mesmo assim, contrariando o seu principal critério, colocaram em primeiro Brasília, a que tem menos serviços, lazer e turismo.
Old May 28th, 2010, 03:54 AM   #46
farodkhaledmossad
Registered User

farodkhaledmossad's Avatar

Likes (Received): 5

Mais uma daquelas pesquisas que eu não compreendo a razão da existência.
Ainda mais quando avaliamos o que conhecemos bem melhor, o BR> Quer um exemplo porque esta mania de comparar pode fracassar absurdamente?

SP> Qual SP trataram, a da mega metrópole com vários municípios colados com dezenas de milhões de pessoas e diferentes realidades ou apenas a cidade de SP que concentra a oferta de tudo que é melhor, servindo de destino diário de milhões de pessoas que sequer moram nela, mas sufocam seu trânsito pra dizer o mínimo?

RIO> Qual Rio analizaram, a mega cidade que também abriga outros municípios(já vi pesquisa incluindo até Niterói por ex) ou apenas a cidade do Rio mesmo, excluindo todo o resto, ou mesmo excluindo tudo o que não é central/zona sul e oeste( se pesquisarem metodologia e citações sobre pesquisas perceberão o quanto isto acontece, um absurdo).

E outros fatores que não são desprezíveis e que alteram e muito os índices, como por exemplo população fixa, população flutuante, indice de criminalidade de quais cidades? A mega, a conurbada, a periférica ou a nuclear?

Pesquisas são que nem estatística, sabendo usar se obtem o que se quer evidenciar/ovacionar/desestruturar mesmo que valido como estudo não representam a realidade que cada uma delas têm. Curitiba, cidade melhor representativa sequer foi estudada, será porque é organizada demais ou porque é "pequena"? E BSB gente, falar em transporte público em BSB quando comparando com SP e Rio é engraçado até, será que BSB incluiu Samabaia e todas as demais periféricas nesta pesquisa? É pra se pensar, comparar é muito dificil e quando os fatores são estranhamente dispostos, pra pensar duas vezes.

O que é fato e nos incomoda sempre é que temos uma realidade padrão de baixíssima eficiência nas políticas de segurança, saúde e transporte público. Quer em comparação com outras cidades brasileiras, estrangeiras ou mesmo na nossa avaliação como usuários.
farodkhaledmossad no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 11:55 AM   #47
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 683

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Simplesmente porque as outras não foram sequer pesquisadas....
Mesmo assim, contrariando o seu principal critério, colocaram em primeiro Brasília, a que tem menos serviços, lazer e turismo.
Brasília é bem menos tumultuada que SP e RJ. No que tange a menos serviços, lazer e turismo pode até ser.

Na verdade, penso que eles só pegaram essas três cidades brasileiras para fazer o tal ranking, ou seja, a capital da nação (Brasília), a capital financeira da nação (S.Paulo) e a capital internacional da nação (Rio).
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 12:19 PM   #48
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 140

Esse título é tão apelativo, quem disse que São Paulo tem obrigação de ter melhor qualidade de vida que as outras cidades citadas? São Paulo não perdeu pra ninguém, o Rio e Brasília apareceram antes na lista, simples assim.
Old May 28th, 2010, 01:16 PM   #49
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 4

Encaro com empate : RJ e SP
Old May 28th, 2010, 04:55 PM   #50
dliossi
BANNED

Likes (Received): 2

No quesito violência, depende de quanto você assiste o Datena.

Pergunte para essas pessoas que dizem que São Paulo é tão violenta assim qual foi a última vez em que [b]ela, pessoalmente[/b}, foi assaltada, sequestrada, e afins, e qual a frequência desse evento desde que ela começou a morar aqui.

É lógico que uma cidade com 10 milhões de habitantes e o 10º maior PIB do mundo vai ter sempre um prato cheio por dia para deliciar o Datena, o Boletim de Ocorrências, o SPTV e outros que se ficam com água na boca para se banquetear com a lucrativa desgraça alheia.

Mas, na prática, São Paulo é a 5ª cidade com a menor taxa de homicídios do Brasil, em situação melhor ainda do que as famosas capitais do Sul nesse quesito.
dliossi no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 04:56 PM   #51
dliossi
BANNED

Cauê

Eu não encaro esse calor não, sai fora!!!rs

Mas não vejo a hora de conhecer o Rio. Está entre os poucos lugares no Brasil que eu gostaria de conhecer.
dliossi no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 05:01 PM   #52
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 11

Pois é! Eu ando para cima e para baixo pela cidade e não sinto esta violência toda que alguns dizem...

Naturalmente sei que em rincões da periferia é algo mais tenso pois moro na periferia (não da capital, mas em uma cidade-periferia) e também sei de assaltos a bancos, carros, lojas e afins na capital, mas nunca presenciei nada assim. Ainda bem!

Como a periferia de São Paulo é grande, os níveis de violência nela também são, mas o miolo da cidade entre as marginais e o início da zona sul acho suave, então talvez a geografia da cidade ajude a manter uma sensação de segurança maior do que no Rio de Janeiro por exemplo.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 05:20 PM   #53
Pedro Paulo Carreira
Registered User

Viena foi a primeira classificada, mas, vocês já imaginaram como deve ser chato e monótono viver em Viena? Eu não gostaria, muito menos na Suiça. Montreal, apesar do frio, ainda é interessante, pois, é uma cidade com diversidade. Há muitas cidades pequenas e médias, no Brasil, que tem excelente qualidade de vida, mas, o Brasil é um país desconhecido.
Pedro Paulo Carreira no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 05:28 PM   #54
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 504

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Acho que num apanhado mais amplo Curitiba ficou de fora.
Emanuel sempre com comentários brilhantes...

NOOOOOOOOT
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 05:43 PM   #55
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 8

O título é sensacionalista e mal intencionado. Rio e São Paulo são cidades de uma nação em desenvolvimento e virtualmente empatadas. Brasília, na lista por ser capital, está uns pontinhos acima. Trata-se de cidade menor e por isso mais prática e fácil de viver (para quem gosta do estilo). Finalmente, com relação a Curitiba, Porto Alegre e outras cidades, podem até ter mais qualidade de vida mas são metrópoles regionais, praticamente desconhecidas no exterior. A única metrópole regional brasileira mais divulgada é Salvador, pela música e singulariadade.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 05:45 PM   #56
MikeVonJ
Am I bovvered?

MikeVonJ's Avatar

Likes (Received): 15

No ranking foram avaliadas as cidades que mais recebem atenção estrangeira no Brasil, por isso não se encontram no ranking Curitiba, BH, Salvador, Porto Alegre, Recife e demais, fácil e simples assim...
MikeVonJ no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 05:53 PM   #57
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 8

Pronto, o pontinho a mais da discórdia deve estar relacionado com a quantidade de lazer gratuito que o Rio oferece e São Paulo não tem com a mesma variedade, como mais parques e jardins, lagoas, praias, etc...
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 05:56 PM   #58
Faela
Devidamente registrada

Faela's Avatar

Likes (Received): 288

Também não me sinto insegura no Rio, talvez pelo bairro onde eu moro ser um dos mais seguros e os trajetos que costumo fazer não serem de alto risco. Os noticiários também aumentam uma violência no Rio que não é tanta assim. Há ilhas mais calmas , assim como Sampa. Há uma enorme diferença entre morar no Alemão e morar no Leblon assim como morar em Brasilândia e morar no Itaim Bibi.
Faela no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 05:57 PM   #59
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Se Curitiba entrasse neste ranking, e se chegasse a ser melhor que outras cidades (muito provável), alguns foristas iriam vir aqui só para dizer que é apenas "marketing" da cidade... haha queria só ver=P
Old May 28th, 2010, 06:23 PM   #60
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 683

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Emanuel sempre com comentários brilhantes...

NOOOOOOOOT

Parece que é difícil para vc e outros foristas entenderem o que eu escrevo, afff....

Quando eu escrevi "num apanhado geral", eu quis dizer que eles não analisam TODAS AS CIDADES BRASILEIRAS e sim as mais conhecidas. Simples, não?
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules