daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old May 28th, 2010, 06:25 PM   #61
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 1022

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post

Pois é! Eu ando para cima e para baixo pela cidade e não sinto esta violência toda que alguns dizem...

Naturalmente sei que em rincões da periferia é algo mais tenso pois moro na periferia (não da capital, mas em uma cidade-periferia) e também sei de assaltos a bancos, carros, lojas e afins na capital, mas nunca presenciei nada assim. Ainda bem!

Como a periferia de São Paulo é grande, os níveis de violência nela também são, mas o miolo da cidade entre as marginais e o início da zona sul acho suave, então talvez a geografia da cidade ajude a manter uma sensação de segurança maior do que no Rio de Janeiro por exemplo.
Quote:
Originally Posted by Faela View Post
Também não me sinto insegura no Rio, talvez pelo bairro onde eu moro ser um dos mais seguros e os trajetos que costumo fazer não serem de alto risco. Os noticiários também aumentam uma violência no Rio que não é tanta assim. Há ilhas mais calmas , assim como Sampa. Há uma enorme diferença entre morar no Alemão e morar no Leblon assim como morar em Brasilândia e morar no Itaim Bibi.
Penso que, quando se fala da violência do RJ e de SP, não se está referindo a todas as zonas (regiões) e sim de determinadas regiões como o Tchelllo explicou brilhantemente e a Faela também. Apesar de eu não morar nem na Zona Sul e nem na Barra da Tijuca, me sinto muito seguro no bairro que moro.
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 28th, 2010, 06:26 PM   #62
FlvGom
Registered User

Likes (Received): 3

A posição de São Paulo não deveria causar surpresa, pois boa parte dessa infra-estrutura tão decantada e verdadeira não é acessível para grande parte da população.

A cidade tem grandes eventos, teatros e atrações culturais?
Sim! Mas quem disse que toda a população consegue acessa-los? A maior parte dos bairros está localizada há mais de 25 quilômetros de tudo isso!

E a distância massacrante entre a periferia e o centro da cidade, onde estão localizadas as oportunidades de emprego?
Não existe qualidade de vida para quem perde 5 horas por dia dentro de um transporte público e chega em casa apenas no horário de dormir!

São Paulo é admirável, todavia enquanto existir uma cidade no centro/adjacências e outra totalmente diferente na periferia, continuaremos ocupando lugares ruins em rankings como esses.
FlvGom no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 06:29 PM   #63
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlvGom View Post
A posição de São Paulo não deveria causar surpresa, pois boa parte dessa infra-estrutura tão decantada e verdadeira não é acessível para grande parte da população.

A cidade tem grandes eventos, teatros e atrações culturais?
Sim! Mas quem disse que toda a população consegue acessa-los? A maior parte dos bairros está localizada há mais de 25 quilômetros de tudo isso!

E a distância massacrante entre a periferia e o centro da cidade, onde estão localizadas as oportunidades de emprego?
Não existe qualidade de vida para quem perde 5 horas por dia dentro de um transporte público e chega em casa apenas no horário de dormir!

São Paulo é admirável, todavia enquanto existir uma cidade no centro/adjacências e outra totalmente diferente na periferia, continuaremos ocupando lugares ruins em rankings como esses.

Ué, mas os eventos são apenas no Centro e áreas nobres? Na periferia também não tem eventos culturais? Pelo menos no RIO, na periferia tem também eventos culturais, claro que não em todos os bairros e nem em grande quantidade, mas sabendo procurar, acha.
Old May 28th, 2010, 06:31 PM   #64
FlvGom
Registered User

E a comparação entre a violência do Rio de Janeiro e São Paulo fica prejudicada porque os crimes em terras cariocas são mais "espetaculares" e chamativos.

Os índices de violência são parelhos entre as cidades. O Rio possui tráfico de drogas mais evidente, contudo os crimes patrimonais em São Paulo são muito mais comuns.

Arrastões em condomínios, roubo de carros e assaltos à mão armada ocorrem com uma frequência assustadora por aqui (sim, moro em São Paulo). Porém não são ocorrências com grande apelo visual para a mídia.
Old May 28th, 2010, 06:33 PM   #65
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
E a comparação entre a violência do Rio de Janeiro e São Paulo fica prejudicada porque os crimes em terras cariocas são mais "espetaculares" e chamativos.

Os índices de violência são parelhos entre as cidades. O Rio possui tráfico de drogas mais evidente, contudo os crimes patrimonais em São Paulo são muito mais comuns.

Arrastões em condomínios, roubo de carros e assaltos à mão armada ocorrem com uma frequência assustadora por aqui (sim, moro em São Paulo). Porém não são ocorrências com grande apelo visual para a mídia.
A diferença do tráfico é que no Rio há inúmeras facções que se degladiam, fora isso, temos as milícias. Em SP, o PCC reina soberano sem ser chargeado.
Old May 28th, 2010, 06:34 PM   #66
FlvGom
Registered User

Emanuel,

Existem eventos na periferia e os equipamentos públicos melhoraram nesse aspecto nos últimos anos, contudo uma peça de teatro organizada esporadicamente ou uma atração musical em bairros da periferia com populações em torno de 200 mil habitantes são gotas num oceano de carência.
Old May 28th, 2010, 06:36 PM   #67
FlvGom
Registered User

Emanuel,

E essa guerra é mais espetacular visualmente, tem semelhanças com filmes de ação americano. É mais interessante mostrar fuzis com balas traçantes do que entrevistar moradores de condomínios vitimados por assaltos e falando com imagem borrada e voz de pato na televisão.
Old May 28th, 2010, 06:44 PM   #68
leo!ssc
LeoAus

leo!ssc's Avatar

Likes (Received): 176

Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo tem proposta de vida triangular, cada um na sua ponta, são bem diferentes entre si. []
Old May 28th, 2010, 06:49 PM   #69
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Cauê View Post
O incrível é como Sydney aparece bem em todos esses rankings de qualidade de vida, marca da cidade, turismo... além de ser uma das cidades mais bonitas, é boa em quase tudo, ou tudo.

Entre outras coisas para nossas cidades, o Rio precisa, principalmente, acelerar a pacificação das favelas e mudar a imagem de violência que tem e São Paulo precisa melhorar a qualidade do ar criar mais espaços verdes. Já Brasília, acho que falta nela o que tem no eixo: Mais instituições culturais e de ensino, importantes a nível internacional.
Sem duvida, mas isso começa a mudar, muitas instituições do Eixo São Paulo-Rio de Janeiro estão se instalando aqui. Se não me engano a FAAP vai montar um campus na cidade. Entre outras instituições.

Até mesmo na área hospitalar, a rede de hospitais Rede D'Or, Albert Einstein, Bom Samaritano entre outras estão prestes a se instala na cidade. Até a sede da Cruz Vermelha que era em Buenos Aires se mudou para Brasília.

Aqui em Brasília precisa é de parques aquáticos e temáticos, isso que falta.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 06:51 PM   #70
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Emanuel,

E essa guerra é mais espetacular visualmente, tem semelhanças com filmes de ação americano. É mais interessante mostrar fuzis com balas traçantes do que entrevistar moradores de condomínios vitimados por assaltos e falando com imagem borrada e voz de pato na televisão.
Eu posso me dar por feliz porque eu moro num dos maiores bairros da cidade e praticamente NÃO TEM FAVELAS, tudo porque moram milhares de policiais que não deixam que os favelões se formem. Além disso, a Milícia é muito "eficiente"...rs
Old May 28th, 2010, 06:56 PM   #71
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Emanuel,

Existem eventos na periferia e os equipamentos públicos melhoraram nesse aspecto nos últimos anos, contudo uma peça de teatro organizada esporadicamente ou uma atração musical em bairros da periferia com populações em torno de 200 mil habitantes são gotas num oceano de carência.
Creio que as periferias não são iguais, há de fato bairros em que nada ocorre, já outros são bem movimentados. Claro que não se pode comparar Itaquera com Higienópolis ou Jardins, mas acho que dá para atender a demanda.
Old May 28th, 2010, 06:59 PM   #72
Dom Drácula
Registered User

Dom Drácula's Avatar

Likes (Received): 697

Bom, essa pesquisa com certeza foi feita antes da inauguração da linha 4 amarela, então SP deve ter subido algumas posições pois melhorou no quesito transporte público confortável.

Esse tópico parece aqueles jogos de super-trunfo
Dom Drácula no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 08:29 PM   #73
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 47

Quote:
Originally Posted by GUI Piraí do Sul-PR View Post
Se Curitiba entrasse neste ranking, e se chegasse a ser melhor que outras cidades (muito provável), alguns foristas iriam vir aqui só para dizer que é apenas "marketing" da cidade... haha queria só ver=P
Não duvido que Curitiba, que contou com algumas administrações muito boas, apresente indicadores melhores que os de São Paulo, Rio ou Brasília. Creio que ninguém duvida. Mas, apesar de parecer-me absolutamente claro, ainda não fez eco entre alguns foristas. Curitiba só é conhecida no Brasil, em alguns países limítrofes e por amantes da geografia. Para a grande maioria sequer o nome da cidade é familiar.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 08:35 PM   #74
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 116

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Ele me disse que os barzinhos no Rio e SP em geral são muito badernentos, lotados e sufocantes, com gente amontoada e que em Brasília os bares são mais amplos e menos.... sufocantes.... ahahahaha

claro, é a opinião do cara, mas achei interessante...
Ah ta, bares ao ar livre. SP está com uma mania de copiar pubs ingleses, fechadíssimos. Fora outros que cobram entrada, couvert artístico, etc. Mas tem outros muito bons. O problema de Brasilia é que tem mais homem que mulher nas mesas, mas aí vai de cada um .
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2010, 08:51 PM   #75
Faela
Devidamente registrada

Faela's Avatar

Likes (Received): 430

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Eu posso me dar por feliz porque eu moro num dos maiores bairros da cidade e praticamente NÃO TEM FAVELAS, tudo porque moram milhares de policiais que não deixam que os favelões se formem. Além disso, a Milícia é muito "eficiente"...rs
Acho que a única favela em Campo Grande é a Carobinha né?
Faela no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2010, 01:27 AM   #76
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Acho que a única favela em Campo Grande é a Carobinha né?
Não, a Carobinha fica em Santíssimo e não em Campo Grande, a favela do Barbante fica em Inhoaíba e não em Campo Grande.

Campo Grande só tem duas favelinhas SEM TRÁFICO: favela das Almas que fica atrás do cemitério e favela Mangueiral que fica atrás do Centro Esportivo Miécimo da Silva.
Old May 29th, 2010, 02:33 AM   #77
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 13

Quote:
Também não me sinto insegura no Rio, talvez pelo bairro onde eu moro ser um dos mais seguros e os trajetos que costumo fazer não serem de alto risco. Os noticiários também aumentam uma violência no Rio que não é tanta assim. Há ilhas mais calmas , assim como Sampa. Há uma enorme diferença entre morar no Alemão e morar no Leblon assim como morar em Brasilândia e morar no Itaim Bibi.
No fim é bem isso, a mídia popular divulga a violência urbana como se fosse generalizada.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2010, 02:34 AM   #78
tchelllo
BANNED

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
Ah ta, bares ao ar livre. SP está com uma mania de copiar pubs ingleses, fechadíssimos. Fora outros que cobram entrada, couvert artístico, etc. Mas tem outros muito bons. O problema de Brasilia é que tem mais homem que mulher nas mesas, mas aí vai de cada um .
ui!
Old May 29th, 2010, 02:36 AM   #79
tchelllo
BANNED

Quote:

.
Outro mito! Em cada região pobre da cidade há parques públicos a disposição cheios de atividades de lazer...

Sesc, bibliotecas e centros culturais há em todas as direções também. As pessoas em geral que não moram na periferia pensam que não há nada de bom para se fazer lá. Um equívoco pois os moradores aproveitam bem todos estes lugares!
Old May 29th, 2010, 02:55 AM   #80
Maria Theresa
BANNED

Likes (Received): 6

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Me desculpe, mas discordo de você. Como uma cidade com a estrutura que SP tem pode ter uma qualidade de vida ruim???? Qualidade de vida ruim é viver num lugar sem estrutura alguma, o que SP tem de sobra. Poderíamos falar sobre "poluição dos céus paulistanos", mas nem isso serve de parâmetro para abalizar a tal famosa QD.
Querido,mas as coisas não são assim.

De que adianta todos os serviços possíveis quando você mora longe deles e não pode pagar por eles?

Ou mesmo podendo pagar por eles, não tem tempo para usufrui-los.

Qualidade de vida vai muito mais além do que ter uma loja da gucci na sua cidade lá num shopping distante.

Qualidade de vida é poder ir a pé para o trabalho ou pegar seu carro e em 10 minutos estar lá, ter uma piscina para ir num dia quente, morar num local onde não há barulho a noite etc etc. Isso é qualidade de vida.

Cidades do porte de São Paulo oferecem qualidade de vida para as pessoas que PODEM pagar pelos bons serviços e que tem TEMPO para usufrui-los, ou seja, uma MINORIA absoluta.

Uma cidade como Florianópolis ou Vitória possui bem mais qualidade de vida.

Afinal, mesmo as pessoas que tem dinheiro não saem toda quarta feira a tarde para querer comer uma sobremesa vietnamita e nem vão à ópera todo dia porque as pessoas, em regra, trabalham.
Maria Theresa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules