daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools Display Modes
Old May 30th, 2010, 05:21 PM   #21
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 401

O Museu de Arte Sacra da Bahia é lindo e a vista que ele nos proporciona é fantástica. Valeu raorulles o thread ficou show de bola.
Cerrado está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 30th, 2010, 05:41 PM   #22
PauloBrasil
PauloBrasil

PauloBrasil's Avatar

Likes (Received): 16

rapaz, que thread lindo! as fotos estao perfeitas. eu tinha curiosidade em saber onde ficava esse museu. agora q ja sei, vou um dia visita-lo. obrigado por mostra-lo aqui. a vista de la deve ser realmente perfeita. alias, todos os mirantes que se tem da baia de todos os santos sao maravilhosos, pena q a maioria da populaçao nao costume frequenta-los. em breve irei la!
parabens!
Old May 30th, 2010, 06:33 PM   #23
dcardoso
Monster User

dcardoso's Avatar

Likes (Received): 59

Belas fotos.
A Baía realmente é muito bela.
dcardoso no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 12:40 AM   #24
Njggah'z Heppin'
Registered User

Eu conheço o Museu de Arte Sacra apenas pelo exterior, porque eu estudava ali por perto e passava por ele quase diariamente, mas nunca entrei, devido às restrições que o próprio museu impunha para o acesso de estudantes.

Então fico agradecido por você ter nos mostrado esse rico e preservado interior e a interessante história do museu e essa belíssima vista para a baía de Todos os Santos e para a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Como você disse, o lugar parece ser maravilhoso para passar umas horas pensando e admirando a vista, mesmo por ser pouco movimentado.

Pena que nem todos podem apreciar tudo isso que o museu oferece, por questões de acesso principalmente, acredito, já que aquela região entre o 2 de Julho, o Sodré e a Gamboa de Cima é complicada de chegar até para quem mora em Salvador (são várias ladeiras e becos), além de ser um lugar que está sempre deserto e está em uma região bem degradada e perigosa, infelizmente.
Njggah'z Heppin' no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 12:53 AM   #25
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 54

Como assim restrições para o acesso de estudantes?

Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 01:04 AM   #26
Njggah'z Heppin'
Registered User

Horários limitados, os estudantes só podiam entrar acompanhados por professores e caso a escola já tivesse agendado uma visita, etc.

Acredito que seja uma medida para evitar a confusão que alguns estudantes mal-educados poderiam provocar caso o acesso fosse livre e que poderia vir a danificar o ambiente, mas que acaba prejudicando um pouco aqueles que realmente estão interessados.
Njggah'z Heppin' no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 01:10 AM   #27
Tito

Tito's Avatar

Putz! Não se pode simplesmente barrar a entrada de estudantes pensando nos que poderiam vir a danificar alguma coisa. Essa atitude ajuda a fazer com que esse museu fique às moscas. Por mais que alguns fossem para lá para fazer baderna, há aqueles que vão por gostar, por querer aprender, o que provavelmente era o teu caso.

Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Old May 31st, 2010, 01:40 AM   #28
Robervalda Souza
Registered User

Likes (Received): 37

Alguns dos mais belos casamentos da sociedade baiana de que participei se realizaram aí. Além do encanto da vista, tem um acervo belíssimo.
Robervalda Souza no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 02:02 AM   #29
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 302

As fotos estão muito bonitas. E que paisagem belíssima tem esse museu hein? Uau!

Salvador é uma cidade cheia de histórias pra contar, e os museus representa um pouco disso.

Essa vista panorâmica ,por si só, já vale a visitação !
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 02:08 AM   #30
Augusto Fleury
Dura lex sed lex

Augusto Fleury's Avatar

Likes (Received): 1

Parabéns pelo thread, raorulles, pena que não deu para fotografar o interior do museu! Bem, a primeira vez em que visitei o Museu de Arte Sacra, foi ainda à época do primário quando estudava no Colégio Sacramentinas, me recordo que foi muito engraçado quando visitamos a igreja pois eu e meus colegas ficamos assustados em pisar em todos aqueles túmulos que ali estão (rs)! Agora, uma coisa que me chamou mesmo atenção, fora as primorosas imagens e artigos da bela arte sacra barroca, foi a mesa do altar todo em prata, uma coisa lindíssima, salvo engano seu estilo era em rococó! Nunca me esqueci!
As armas e os barões assinalados, que da ocidental praia Lusitana, por mares nunca de antes navegados, passaram ainda além da Taprobana, em perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana, e entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram.
Augusto Fleury no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 03:45 PM   #31
raorulles
Tentando voltar! ;)

raorulles's Avatar

Likes (Received): 0

=) Novamente obrigado a todos pelos elogios... =)
Em breve trago novos Threads!

Todos meus threads confiram aqui:
raorulles no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 04:44 PM   #32
ambiente2008
Registered User

ambiente2008's Avatar

Likes (Received): 155

Edifício lindo e muito bem conservado. A proxima viagem ao Brasil não posso deixar de ir a salvador, até porque uma grande amiga minha é natural de Salvador.

Interessante ele ser parecido com o Convento dos Remédios de Évora. Eu nasci numa cidade pequena a cerca de 30 km de Évora.

Aqui umas fotos do convento dos remédios, onde se pode ver algumas semelhanças com esse convento de Salvador.

Os mais velhos lembram este convento e principalmente a sua igreja com alguma emoção, visto que durante as guerras coloniais era aqui que eram velados os corpos dos militares mortos em combate.

Actualmente é uma escola de música.
ambiente2008 no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 04:52 PM   #33
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Realmente guarda muitas semelhanças. Outra construção no mesmo estilo é o da Santa Casa de Misericórdia de Salvador:

http://www.theodora.com

Que bom que pensa em nos visitar, garanto que se sentirá em casa na cidade!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 05:24 PM   #34
Tito

Tito's Avatar

Ambiente, é mesmo parecido com o Convento dos Remédios. O que mais você vai encontrar em Salvador são muitas semelhanças com construções portuguesas.

Old May 31st, 2010, 05:39 PM   #35
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 358

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post

Realmente guarda muitas semelhanças. Outra construção no mesmo estilo é o da Santa Casa de Misericórdia de Salvador:

http://www.theodora.com

Que bom que pensa em nos visitar, garanto que se sentirá em casa na cidade!
O convento de Sta. Teresa (Museu de Arte Sacra), o mosteiro de São Bento e a Santa Casa foram todos projetados por Frei Macário dos Anjos. Daí a semelhança entre eles. E, realmente, esse convento de Évora é muito parecido mesmo com o primeiro. Esta aí, efetivamente, onde o Frei se inspirou!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 05:41 PM   #36
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Valeu Soterópolis. A semelhança básica entre eles são esses contornos em pedra e o pórtico de entrada com desenho quase identicos.
Old May 31st, 2010, 06:09 PM   #37
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 358

Quote:

Valeu Soterópolis. A semelhança básica entre eles são esses contornos em pedra e o pórtico de entrada com desenho quase identicos.
A entrada em galilé (arcos), o nicho com a imagem, logo acima, seguida da janela quadrada, os ornamentos quadrados laterais, em pedra, o frontão triangular e a entrada de luz, redonda (oculus), e os sinos num frontão lateral, e não em torres laterais, comuns em quase todas as igrejas do Brasil, são indubitavelmente idênticos na igreja daqui e naquela de Évora! Impressionante!

O São Bento seria tb assim, mas o projeto original, do Frei, foi modificado nos séculos posteriores. Ganhou um frontão rococó, diferente do triangular original, e os topos bulbosos das torres só foram completados no final do século XIX, e se reparar bem, destoam totalmente das bases, que são originais!

A Misericórdia manteve o frontão triangular e o topo da torrre em pirâmide, tipicamente seiscentistas! O "problema" de Salvador é que o patrimônio arquitetônico daqui é tão grande que muita coisa importantíssima passa despercebida. Achei fantástica a contribuição do forista Ambiente! Esclareceu muita coisa.

Last edited by Soteropolis1; May 31st, 2010 at 06:25 PM.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2010, 06:48 PM   #38
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Lindo thread, Rao ! Aliás, tua série está ótima, viu ??

Não pude conhecer o Museu de Arte Sacra, mas vejo que terei q colocá-lo na minha listinha..rs

Adorei o mirante...e claro, o Museu todo..

Parabéns e obrigada por compartilhar...

PS. Soteropolis dá aula nas informações...
Old May 31st, 2010, 06:57 PM   #39
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
A entrada em galilé (arcos), o nicho com a imagem, logo acima, seguida da janela quadrada, os ornamentos quadrados laterais, em pedra, o frontão triangular e a entrada de luz, redonda (oculus), e os sinos num frontão lateral, e não em torres laterais, comuns em quase todas as igrejas do Brasil, são indubitavelmente idênticos na igreja daqui e naquela de Évora! Impressionante!

O São Bento seria tb assim, mas o projeto original, do Frei, foi modificado nos séculos posteriores. Ganhou um frontão rococó, diferente do triangular original, e os topos bulbosos das torres só foram completados no final do século XIX, e se reparar bem, destoam totalmente das bases, que são originais!

A Misericórdia manteve o frontão triangular e o topo da torrre em pirâmide, tipicamente seiscentistas! O "problema" de Salvador é que o patrimônio arquitetônico daqui é tão grande que muita coisa importantíssima passa despercebida. Achei fantástica a contribuição do forista Ambiente! Esclareceu muita coisa.

Realmente explica muita coisa. Eu não fazia idéia que essas construções eram projetos do mesmo arquiteto.
Old May 31st, 2010, 07:42 PM   #40
Tito

Tito's Avatar

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post

Quote:

Realmente explica muita coisa. Eu não fazia idéia que essas construções eram projetos do mesmo arquiteto.
O Soterópolis1 está sendo uma rica fonte de conhecimento. Gostei muito de saber dessas coisas.

Reply

Tags
bahia, baía de todos os santos, forte de são marcelo, museu, salvador

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules