|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#41 |
|
Tentando voltar! ;)
Likes (Received): 0
|
=) Fui la hoje de novo, com uma camera melhor, e descobri outros angulos nao mostrados anteriormente. Mais tarde ou amanhã atualizo o thread.
|
|
|
#42 |
|
JK - O Presidente
Likes (Received): 253
|
Magnífica construção...e que vista de Salvador!
|
|
|
|
#43 |
|
BAIANO
|
Salvador como sempre surpreendendo a todos, sem sombra de dúvidas a cidade de cultura mais rica do Brasil.
|
|
|
|
|
|
#44 |
|
BAHIA
Likes (Received): 16
|
Sou completamente apaixonado pelo MAS. Não deixem de conhecer pois o acervo é fantástico, sem dúvidas uma das maiores coleções de arte sacra da América do Sul. A vista é coadjuvante . É uma pena só funcionar de segunda a sexta, mas visitem. Outro museu não muito visitado e muito bom é o do Instituto Feminino, no Politeama, onde entre diversos itens de seu acervo está o vestido usado pela Princesa Isabel na assinatura da Lei Áurea.
|
|
|
#45 |
|
Bora BahêêaA
Likes (Received): 107
|
o Instituto feminino é lindo...perfeitoja fui la algumas vezes e fico besta com a beleza da edificação ![]() meus parabens Rao, suas fotos ficaram excelentes ![]() o MAS é fantastico, a vista então
Hoje é dia de acarajé, pipoca, procissão e afoxé iá iá Deu saudade do beco de gal, que tem um samba bom no seu quintal Meu quintal é na casa de mãe, no colo do litoral feito de mar Tem tambor que é a fonte de nós e que no fundo é a voz de um povo só. |
|
|
|
|
|
#47 |
|
:)
Likes (Received): 54
|
Vocês estão me deixando curioso para conhecer esse instituto.
Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook > > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < < |
|
|
|
|
|
#48 |
|
.
Likes (Received): 3
|
Ai que lindo,adoro esses "recantos" do Centro de Salvador!
|
|
|
#49 |
|
Patos-PB MinhaPaixão!!
Likes (Received): 5
|
O lugar é encantador,
muito bem cuidado, muito verde também , gostei de tudo, principalmente da vista, é Belíssima .. Parabéns !! Está excelente suas fotos ..
|
|
|
|
#50 |
|
Dura lex sed lex
Likes (Received): 1
|
Hoje, me lembrei que, no livro "A Nuvem-o que ficou do que passou", que por sinal é muitíssimo bom, do jornalista baiano Sebastião Nery, o autor relata uma parte de sua juventude no Seminário de Santa Teresa, onde hoje é o Museu de Arte Sacra da Bahia. Tomo a liberdade de postar alguns trechos do livro onde pode-se perceber um pouco da história do Seminário e curiosidades a seu respeito:
pg.57-cap.7 Santa Teresa (...) "Diferente do pequeno Seminário de Amargosa, o de Santa Teresa era um mundo. O casarão de mais de quatro séculos é hoje o magnífico Museu de Arte Sacra da Bahia, entre a Rua de Santa Teresa e a Rua do Sodré, perto da Rua Carlos Gomes e da Praça Castro Alves. Nele, no edifício multissecular, era o Seminário Maior, Filosofia e Teologia, sempre com mais de 50 alunos. Ao lado, no anexo, o Seminário Menor, sempre com mais de 200". pg.58-cap.7 Santa Teresa "As histórias e lendas são inúmeras. A História conta que no começo do século XVII, em 1600 e poucos, uma caravela portuguesa levava para a Índia um grupo de frades Carmelitas Descalços, da Ordem de São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila, dois grandes teólogos, poetas e santos. A caravela se avariou e eles pararam na Bahia para consertar. O conserto tanto demorou e tanto eles gostaram da Bahia, que começaram a construir um mosteiro no alto da colina, em frente ao mar. Daí o primeiro nome de Mosteiro dos Terézios, em homenagem a Santa Tereza, que havia morrido havia pouco, em 1582". (...) "De mosteiro de Carmelitas Descalços, o Santa Tereza tornou-se convento de jesuítas. Tem até hoje um pequeno túnel de onde escorre água. Dizia-se que foi construído para os padres fugirem para o mar, quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas e sequestrou seus bens, em Portugal e no Brasil, em 1759. "Também até hoje está lá, no museu, magnífica, com mais de um metro de altura, toda de ouro e pedras preciosas, a mais bela Custódia da Igreja no país. Custódia é o objeto de ouro ou prata onde se expõe a hóstia consagrada. Como várias outras relíquias sacras, foi encontrada no século XVIII, enfiada dentro de uma das larguíssimas paredes coloniais do antigo convento".
As armas e os barões assinalados, que da ocidental praia Lusitana, por mares nunca de antes navegados, passaram ainda além da Taprobana, em perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana, e entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram. |
|
|
|
|
|
#51 | |
|
Registered User
Likes (Received): 358
|
Quote:
Preciosas e deliciosas informações Fleury! Preciso ler esse livro de Sebastião Nery! Será que ainda existe para venda. Agora to curioso. Vou ver lá essa custódia, he, he! |
|
|
|
|
|
|
#53 |
|
Registered User
Likes (Received): 358
|
Excelente opção de thread! O prédio é muito bonito e o acervo fantástico! Espero que tenha podido fotografar a capela. Lá está o único altar remanescente da antiga Sé, demolida em 1932. Estamos aguardando!!
Last edited by Soteropolis1; June 2nd, 2010 at 12:09 PM. |
|
|
|
|
|
#54 |
|
.
|
As atualizações ficaram massa, Rao!
|
|
|
|
|
|
#55 |
|
Registered User
Likes (Received): 157
|
|
|
|
|
|
|
#57 |
|
Registered User
Likes (Received): 157
|
|
|
|
|
|
|
#58 |
|
O maior site sobre POA
Likes (Received): 629
|
Tudo lindo ! Só Salvador pra ter um patrimônio assim valioso e encantador, sobre uma colina e com uma vista belíssima da metrópole e do mar.
|
|
|
|
|
|
#59 |
|
:)
Likes (Received): 54
|
Se você não falasse, não iríamos notar.
![]() Gostei das últimas fotos! Dá para ver que a vista para o Comércio é muito boa. Dá para ver o Terminal Marítimo, o Mercado Modelo, entre outras coisas. Já está na minha lista!
Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook > > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < < Last edited by Tito; June 2nd, 2010 at 05:36 PM. |
|
|
|
|
|
#60 |
|
.
|
![]() Chagamos a tentar entrar, mas como era sábado e à tarde, fomos impedidos. Vale salientar que na capela acontecem casamentos também. |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| bahia, baía de todos os santos, forte de são marcelo, museu, salvador |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|