daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old May 30th, 2010, 05:51 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 695

Contornando o RS – Parte II – Fronteira Rio Grande do Sul - Argentina (100% Rio Uruguai)

CONTORNANDO O RS - Parte II - Fronteira/divisa RS-Argentina (rio Uruguai)

Bem, chegou a hora de eu colocar online a segunda parte da série “Contornando o RS”. Desta vez, a fronteira/divisa entre o RS (Brasil) e a Argentina.

Diferentemente da divisa entre o RS e SC – que conta com pelos menos três rios diferentes – a divisa/fronteira entre o RS e a Argentina é marcada apenas pelo rio Uruguai. Do extremo norte da fronteira até mais ou menos a sua metade, o rio Uruguai corta vales e é bastante sinuoso. De metade até o extremo sul da fronteira, em Barra do Quaraí, o rio Uruguai se alarga um pouco mais e segue em um trajeto pouco sinuoso e sem montanhas dos dois lados.

Essas fotos foram coletadas em ordem geográfica no sentido norte-sul. Assim, vocês perceberão que a medida em que as fotos forem avançando no thread, a topografia dos dois lados da fronteira vai deixando de ter montanhas, que vão sendo substituídas por um terreno mais plano e com campos.

Duas pontes internacionais cruzam o rio Uruguai entre o Brasil e a Argentina. Uma em Uruguaiana/Paso de los Libres e outra em São Borja/San Tomé. Em outros trechos, a travessia internacional é feita por balsas.

Assim como a primeira parte desta série, todas as fotos aqui apresentadas foram tiradas de links no Google Earth e estão devidamente creditadas com os nomes de seus autores.

E se alguém perdeu a primeira parte desta série “Contornando o RS”, aqui está o link da primeira parte:
Contornando o RS – Parte I – Fronteira Rio Grande do Sul - Santa Catarina (os cânions e os vales dos rios Pelotas e Alto Uruguai)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1138699

Foto 1: Salto de Yucumã, no município de Derrubadas, considerado o maior salto longitudinal do mundo. Confira vista aérea na próxima foto. Curiosamente, no lado argentino, eles são chamados de Saltos del Moconá. Autoria da foto:Érico Christmann

Foto 2: Vista aérea do Salto de Yucumã. Autoria da foto:Roger Hansen

Foto 3: Salto de Yucumã. Autoria da foto:Wiliam Ferzolli

Foto 4: Salto de Yucumã. Autoria da foto:Ani1709

Foto 5: Salto de Yucumã. Autoria da foto:Ani1709

Foto 6: Salto de Yucumã. Autoria da foto:Rscotta

Foto 7: Salto de Yucumã. Autoria da foto:Misionesuno

Foto 8: Autoria da foto:Jrgvzno

Foto 9: Autoria da foto:Ani1709

Foto 10: Autoria da foto:Luiz Carlos Santos

Foto 11: Autoria da foto:José Ricardo Scheuermann

Foto 12: Casa flutuante feita sobre garrafas pet. Autoria da foto:José Ricardo Scheuermann

Foto 13: Lado argentino da fronteira, com o Brasil do outro lado do rio. Autoria da foto:Yerbaaprecio20

Foto 14: Prainha de pedras na margem brasileira do rio Uruguai. Autoria da foto:Mbae

Foto 15: Do outro lado do rio, Tiradentes do Sul (RS). Foto tirada de El Soberbio (Argentina) Autoria da foto:Fernando Mantese

Foto 16: Autoria da foto:Fernando Mantese

Foto 17: Ilhas do Chafariz no município de Crissiumal (RS) Autoria da foto:Juni

Foto 18: Autoria da foto:Vanderlei Arcaro

Foto 19: Autoria da foto:Joni Mayer Barasuol

Foto 20: Balneário Londero (RS). Autoria da foto:José Mayer Barasuol

Foto 21: Balneário Londero (RS). Autoria da foto:Junior Schardong

Foto 22: Pôr-do-sol no Balneário Londero (RS). Autoria da foto:Adilson Moacir Weddigen

Foto 23: Autoria da foto:Cleber Zaleski

Foto 24: Vila Pratos (município de Novo Machado) vista de Colónia Aurora (Argentina). Autoria da foto:Gabriel F. Souto

Foto 25: Autoria da foto:Ga

Foto 26: Autoria da foto:Marcus Vinícius Conte

Foto 27: Autoria da foto:Marcus Vinícius Conte

Foto 28: Porto Mauá. Autoria da foto:Fercho_2008

Foto 29: Autoria da foto:Guilherme Feltraco

Foto 30: Balsa que liga Porto Mauá (RS) a Alba Posse (Argentina). Autoria da foto:Edson Douglas

Foto 31: Autoria da foto:Obiron

Foto 32: Autoria da foto:Sa&Se

Foto 33: Autoria da foto:Ariel Lovera

Foto 34: Autoria da foto:Clakfoto

Foto 35: Porto Vera Cruz (Brasil) e Panambi (Argentina). Autoria da foto:Rogério Schreiner

Foto 36: Porto Vera Cruz (Brasil) e Panambi (Argentina). Autoria da foto:Rogério Schreiner

Foto 37: Salto do Roncador (município de Porto Vera Cruz). Autoria da foto:Rogério Schreiner

Foto 38: Salto do Roncador (município de Porto Vera Cruz). Autoria da foto:Francisco Vier

Foto 39: Salto do Roncador (município de Porto Vera Cruz). Autoria da foto:José Antônio Bratz

Foto 40: Porto Vera Cruz. Autoria da foto:Ubirajara Cruz

Foto 41: Porto Lucena. Autoria da foto:Francisco Vier

Foto 42: Porto Lucena. Autoria da foto:Gcgiann

Foto 43: Nevoeiro sobre Porto Lucena. Autoria da foto:Francisco Vier

Foto 44: Porto de Porto Xavier (Brasil). Do outro lado do rio, San Xavier (Argentina). Não há ponte internacional aqui. A travessia internacional é feita por balsas. Autoria da foto:Ubirajara Cruz

Foto 45: Autoria da foto:Camilo Barreiro

Foto 46: Autoria da foto:Ervani Schaffer

Foto 47: Município de Garruchos (Brasil). Do outro lado do rio, Azara (Argentina). Autoria da foto:Coclosinos

Foto 48: Autoria da foto:Gabriel Vaz Torres

Foto 49: Ponte Internacional da Integração, ligando São Borja (RS) a San Tomé (Argentina). Autoria da foto:Agespinoza

Foto 50: Autoria da foto:Rlmart

Foto 51: Enchente em São Borja. Autoria da foto:Juliano_Jacques

Foto 52: Autoria da foto:Ariel Beck

Foto 53: Esta foto a próxima são as únicas fotos neste thread cujo rio mostrado não é o Uruguai, e sim o rio Ibicuí, próximo de sua foz no rio Uruguai. A foto mostra a ponte sobre o rio Ibicuí (BR-472) Autoria da foto:Juan Pablo Berroni

Foto 54: Detalhe da ponte sobre o rio Ibicuí. Autoria da foto:Geraldo Márcio Rocha de Abreu

Foto 55: Município de Uruguaiana (RS) visto de Paso de los Libres (Argentina) Autoria da foto:Nestorjn

Foto 56: Pedaço brasileiro da Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de los Libres.Autoria da foto:Ivo Mello

Foto 57: Chegando ao Brasil. Final da ponte internacional em Uruguaiana. Autoria da foto:Anaboes

Foto 58: Início da ponte internacional de Uruguaiana para quem sai do Brasil em direção à Argentina. Autoria da foto:Roberto Riella

Foto 59: Uma amostra dos pampas gaúchos em Uruguaiana. Autoria da foto:Maurício Ballarotti

Foto 60: Esta foto mostra um caminho dentro de uma ilha brasileira que fica bem na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai como mostra a foto de satélite abaixo. Essa ilha é ponto mais ocidental do Rio Grande do Sul e o último naco de território brasileiro ao longo do rio Uruguai. Já li que essa é ilha é reivindicada pelo Uruguai. Autoria da foto:Maxartedigital

Foto 61: Foto de satélite mostrando a tríplice fronteira (Brasil-Argentina-Uruguai), com destaque para a ilha brasileira. Fonte: Google Earth.

Foto 62: A tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai. Autoria da foto:Coto1510

Gostaria de expressar meu especial agradecimento a todas essas pessoas que gentilmente disponibilizaram suas fotos da fronteira Brasil-Argentina no Google Earth e sem as quais este thread não seria possível:

Adilson Moacir Weddigen, Agespinoza, Anaboes, Ani1709, Ariel Beck, Ariel Lovera, Camilo Barreiro, Clakfoto, Cleber Zaleski, Coclosinos, Coto1510, Edson Douglas, Ervani Schaffer, Fercho_2008, Fernando Mantese, Francisco Vier, Ga, Gabriel F. Souto, Gabriel Vaz Torres, Gcgiann, Geraldo Márcio Rocha de Abreu, Guilherme Feltraco, Ivo Mello, Joni Mayer Barasuol, José Antônio Bratz, José Mayer Barasuol, José Ricardo Scheuermann, Jrgvzno, Juan Pablo Berroni, Juliano_Jacques, Juni, Junior Schardong, Luiz Carlos Santos, Marcus Vinícius Conte, Maurício Ballarotti, Maxartedigital, Mbae, Misionesuno, Nestorjn, Obiron, Rlmart, Roberto Riella, Roger Hansen, Rogério Schreiner, Rscotta, Sa&Se, Ubirajara Cruz, Vanderlei Arcaro, Wiliam Ferzolli e Yerbaaprecio20.

Série “Contornando o RS”:
Contornando o RS – Parte I – Fronteira Rio Grande do Sul - Santa Catarina (os cânions e os vales dos rios Pelotas e Alto Uruguai)

PeterPOA liked this post

Last edited by renehass; May 30th, 2010 at 10:27 PM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 30th, 2010, 07:15 AM   #2
ronin(POA)
Gremio: Força e Raça!!

ronin(POA)'s Avatar

Likes (Received): 2

Bah, otimo thread! No Parque Estadual do Turvo (aonde fica o Salto do Yucuma) eh aonde existem as ultimas Onças Pintadas do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre infrastructure for 2014 World Cup

█████████
█████████
█████████
ronin(POA) no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2010, 08:21 AM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4535

O Rio |Uruguai é lindo, essa região da fronteira é muito legal, adorei. Valeu por postar, Rene.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2010, 08:24 AM   #4
ronin(POA)

ronin(POA)'s Avatar

So faltou fotos do Parque do Espinilho na triplice fronteira entre o RS (Barra do Quarai), Uruguai e Argentina e q foi aberto a visitaçao neste ano.

Se tu nao te importar aqui vao algumas fotos da "savana gaucha", vegetaçao unica no pais:

http://www.panoramio.com/photo/32219275

br.viarural.com

br.viarural.com

http://picasaweb.google.com/biogeografia.unisinos

petbiounipampa.blogspot.com

█████████
█████████
█████████

Last edited by ronin(POA); May 30th, 2010 at 08:31 AM.
Old May 30th, 2010, 09:06 AM   #5
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 821

Parabéns, Rene, por mais esta espetacular coletânea.

Já tive o prazer de conhecer algumas dessas regiões mostradas. Quando pequeno estive em Tenente Portela e mais recentemente em Uruguaiana.

A ponte sobre o Rio Ibicuí é sensacional. Como possui apenas uma via, há um semáforo para controlar o trânsito. Uma pequena parte dos mais de 1.300 metros de extensão, na margem de Uruguaiana (lado oposto das fotos) é sobre a várzea do rio, repleto de árvores. Quando passei por ela, em janeiro de 2005, o Rio Grande do Sul enfrentava uma das maiores secas de sua história e por isso formavam-se gigantescos bancos de areia no meio do rio, que é extremamente largo.

Certa vez li numa revista de geografia que a fenda onde caem as águas do Salto Yacumã possui mais de 40 metros de profundidade.

Notem que na foto 48, do lado direito da ponte, há uma linha de trem que passa pela Ponte Getúlio Vargas, fazendo dessa a única ligação ferroviária entre o Brasil e a Argentina. O Rio Grande do Sul ainda possui duas ligações ferroviárias com o Uruguai, ambas desativadas: Barra do Quaraí e Jaguarão, que certamente estarão na aguardada 3ª parte desta magnífica série.

Quando atravessei a ponte em 2005 tive a sorte de cruzar com um comboio argentino na metade da travessia. A travessia ferroviária em Uruguaiana é bem interessante, pois os trilhos seguem a direção de algumas ruas por centenas de metros, assim como acontece na cidade mineira de Além Paraíba.

Composição pelas ruas de Uruguaiana [foto coincidentemente de autoria do Rene Hass (PQP!!!!, que coincidência], que eu indevidamente já postei em algum lugar ):
caco no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2010, 09:38 AM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Renê,
Parabéns pela segunda parte do thread. Eu o achei bem didático expondo no mapa a linha fronteiriça e também nos ensinando sobre as altitudes que variam de norte a sul neste trecho. Eu imaginava uma fronteira com a natureza mais devastada e mais povoada e me surpreendi de ter tantas belezas naturais preservadas. Achei interessante saber da Ilha brasileira que o Uruguai quer passar a mão nela ( os três hermanos não têm mais motivos de temerem uns aos outros) e saber que onças pintadas só sobreviveram num pequeno pedacinho desta fronteira. rsss...
A ponte feita pelos ingleses é muito interessante. E o Salto de Yucumã me fez lembrar de como a natureza foi pródiga nas nossas fronteiras ( vide as antigas Sete Quedas - hoje Itaipu- e também as Cataratas do Iguaçu). Acho que tanta beleza foi posta nas fronteiras para poder ser dividida e admirada pelos povos que ali se encontram como num cartão de boas vindas.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2010, 12:48 PM   #7
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2421

Parabens, again, pela bela selecao de fotos

So pra adicionar: Salto de Yucuma tem 1800m de extensao e entre 12-15m de altura.

GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2010, 03:56 PM   #8
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Likes (Received): 193

Que lindo lugar! Adorei as fotos.

Meu thread mais recente: 89ª Corrida de S. Silvestre

São Paulo, eSPetacular.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2010, 08:29 PM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Na opinião de vocês que já foram nas fronteiras do Brasil com a Argentina e do Brasil com o Uruguai, no Rio Grande do Sul, qual é a linha fronteiriça mais bonita?

Gostei muita da foto 42: Porto Lucena. Ali o rio parece ser mais azul que em Yucumã.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2010, 09:00 PM   #10
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 340

babaaaante
Old May 30th, 2010, 10:13 PM   #11
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by ronin(POA) View Post
Bah, otimo thread! No Parque Estadual do Turvo (aonde fica o Salto do Yucuma) eh aonde existem as ultimas Onças Pintadas do Rio Grande do Sul.
Obrigado, Ronin. Eu não sabia que a região do Salto do Yucumã é onde ainda existem as últimas onças pintadas gaúchas.

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
O Rio |Uruguai é lindo, essa região da fronteira é muito legal, adorei. Valeu por postar, Rene.
Quote:
Originally Posted by GersonLDN View Post
Parabens, again, pela bela selecao de fotos

So pra adicionar: Salto de Yucuma tem 1800m de extensao e entre 12-15m de altura.

Quote:
Originally Posted by KASchramm View Post
Que lindo lugar! Adorei as fotos.
Quote:
Originally Posted by Xinah_Poa to Gui_Poa View Post
babaaaante
Obrigado pelas visitas e pelos comentários, Santista, Gerson, KASchramm e Xinah.
Old May 30th, 2010, 10:13 PM   #12
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by ronin(POA) View Post
So faltou fotos do Parque do Espinilho na triplice fronteira entre o RS (Barra do Quarai), Uruguai e Argentina e q foi aberto a visitaçao neste ano.

Se tu nao te importar aqui vao algumas fotos da "savana gaucha", vegetaçao unica no pais:

http://www.panoramio.com/photo/32219275

br.viarural.com

br.viarural.com

petbiounipampa.blogspot.com
Que belas fotos, Ronin. Nossas fronteiras também são uma caixinha de surpresa. Quem iria imaginar que houvesse vegetação de savana em pleno Rio Grande do Sul! E eu que adoro essa vegetação. A grande savana brasileira é o serrado. Adorei ver árvores do serrado em Minas Gerais no ano passado. Acho que eu teria orgasmos se eu fosse ao Parque do Espinilho. E não posso deixar de fazer a grande crítica: porque as autoridades competentes, neste caso as secretarias de turismo, não divulgam esses lugares?
Old May 30th, 2010, 10:14 PM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by caco View Post
Parabéns, Rene, por mais esta espetacular coletânea.

Já tive o prazer de conhecer algumas dessas regiões mostradas. Quando pequeno estive em Tenente Portela e mais recentemente em Uruguaiana.
Obrigadão, Caco.

O único ponto da fronteira Brasil-Argentina em território gaúcho que eu visitei foi Uruguaiana. Mas ao norte, acho que o mais próximo que eu cheguei foi São Miguel das Missões, que não fica exatamente na fronteira.

Quote:
A ponte sobre o Rio Ibicuí é sensacional. Como possui apenas uma via, há um semáforo para controlar o trânsito. Uma pequena parte dos mais de 1.300 metros de extensão, na margem de Uruguaiana (lado oposto das fotos) é sobre a várzea do rio, repleto de árvores. Quando passei por ela, em janeiro de 2005, o Rio Grande do Sul enfrentava uma das maiores secas de sua história e por isso formavam-se gigantescos bancos de areia no meio do rio, que é extremamente largo.
A gente consegue perceber a largura do Ibicuí pela foto. Mas eu acho que ele é raso em maior parte de sua largura. As fotos do Google Earth mostram os bancos de areia ao longo do Ibicuí.

Quote:
Certa vez li numa revista de geografia que a fenda onde caem as águas do Salto Yacumã possui mais de 40 metros de profundidade.
Quote:
Notem que na foto 48, do lado direito da ponte, há uma linha de trem que passa pela Ponte Getúlio Vargas, fazendo dessa a única ligação ferroviária entre o Brasil e a Argentina. O Rio Grande do Sul ainda possui duas ligações ferroviárias com o Uruguai, ambas desativadas: Barra do Quaraí e Jaguarão, que certamente estarão na aguardada 3ª parte desta magnífica série.
Uma curiosidade: durante muitos anos, as bitolas das ferrovias brasileiras e argentinas tinham tamanhos diferentes. O motivo era para evitar uma invasão de um país pelo outro via ferroviária.

Quote:
Composição pelas ruas de Uruguaiana [foto coincidentemente de autoria do Rene Hass (PQP!!!!, que coincidência], que eu indevidamente já postei em algum lugar ):
Pois é, a foto é minha mesmo. Foi tirada na primeira vez que eu estive em Uruguaiana, em 2007. Aí está a foto em tamanho original:

Foto 63: Trem com containers saindo do Brasil para a Argentina. Lá na ponta da frente, o trem está começando uma curva à direita. Logo ali, começa a ponte internacional. Há um porto seco em Uruguaiana. Muitos caminhões deixam os containers no porto seco que posteriormente são colocados nesse trem para cruzarem a fronteira. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Agora, outras fotos de Uruguaiana, todas tiradas por mim:

Foto 64: Um zoom do mesmo trem da foto acima, já fazendo a curva de acesso à ponte internacional. Uma observação importante: não há o transporte de passageiros via trem na fronteira. Os trens transportam exclusivamente containers. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Foto 65: Fim da composição de vagões. A rua fica liberada nos dois lados separados pelos trilhos. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Foto 66: Esta é uma foto muito especial para mim. Eu a coloquei no meu blog em 2007 e uma menina me mandou um recado emocionadíssima porque viu a foto no blog e reconheceu de imediato a casa onde está pintada a bandeira do Brasil como sendo a casa em que ela havia morado na infância em Uruguaiana. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Foto 67: Uma avenida larga, como muitas, no centro de Uruguaiana. Autoria da foto:Rene Hass (2008)

Foto 68: Uma rua no centro de Uruguaiana nas proximidades do Colégio Metodista União. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Foto 69: Um prédio público – não sei o que funciona ali – junto à praça central de Uruguaiana. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Foto 70: Uma amiga de Uruguaiana, que me levou para um breve passeio de carro pelo centro da cidade, fez questão de me mostrar essa residência particular em forma de castelinho. Autoria da foto:Rene Hass (2008)

Foto 71: A ponte internacional Getúlio Vargas que teve a presença de Juan Perón e sua esposa Evita Perón na sua inauguração. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Foto 72: Um zoom da ponte internacional Getúlio Vargas. Lá no fundo, a cidade argentina de Paso de los Libres. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Foto 73: Um clube náutico à beira do rio Uruguai e próximo à ponte internacional. Autoria da foto:Rene Hass (2007)

Foto 74: Uruguaiana é o principal portão de acesso dos argentinos ao Brasil que entram em nosso país via rodoviária. Essa é primeira placa informativa de distância de Uruguaiana até Porto Alegre e o litoral para quem entra no Brasil vindo da Argentina. Ela também marca o começo da BR-290, que liga Uruguaiana a Osório. Uruguaiana é mais ou menos o meio do caminho entre Buenos Aires e Porto Alegre. Autoria da foto:Rene Hass (2007)
Old May 30th, 2010, 10:15 PM   #14
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Renê,
Parabéns pela segunda parte do thread. Eu o achei bem didático expondo no mapa a linha fronteiriça e também nos ensinando sobre as altitudes que variam de norte a sul neste trecho. Eu imaginava uma fronteira com a natureza mais devastada e mais povoada e me surpreendi de ter tantas belezas naturais preservadas. Achei interessante saber da Ilha brasileira que o Uruguai quer passar a mão nela ( os três hermanos não têm mais motivos de temerem uns aos outros) e saber que onças pintadas só sobreviveram num pequeno pedacinho desta fronteira. rsss...
A ponte feita pelos ingleses é muito interessante. E o Salto de Yucumã me fez lembrar de como a natureza foi pródiga nas nossas fronteiras ( vide as antigas Sete Quedas - hoje Itaipu- e também as Cataratas do Iguaçu). Acho que tanta beleza foi posta nas fronteiras para poder ser dividida e admirada pelos povos que ali se encontram como num cartão de boas vindas.
Marcelo, essa froteira é bastante povoada, mas na metade norte. Do meio para baixo, até chegar em Barra do Quaraí, ela fica menos povoada. Em relação à ilha, eu não sei se a Argentina também quer soberania sobre elas. Enfim, como não há nenhuma situação beligerante entre esses três países, o Brasil continua reinando sobre a ilha.

A natureza realmente é pródiga nas fronteiras. Não é raro vermos no Brasil e em outros países importantes acidentes geográficos (não sei se esse é o termo certo) bem nas fronteiras.

Só para citar alguns exemplos:

Cataratas do Iguaçu (Brasil-Argentina)
Aconcágua (Argentina-Chile)
Cataratas do Niágara (Estados Unidos-Canadá)
Mont Blanc (França-Itália-Suiça)
Everest (China-Nepal)

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Na opinião de vocês que já foram nas fronteiras do Brasil com a Argentina e do Brasil com o Uruguai, no Rio Grande do Sul, qual é a linha fronteiriça mais bonita?

Gostei muita da foto 42: Porto Lucena. Ali o rio parece ser mais azul que em Yucumã.
Bom, eu vou dar o meu testemunho:

Eu visitei a fronteira/divisa do RS com a Argentina e com o Uruguai em apenas um ponto cada.

Com a Argentina, foi em Uruguaiana. Eu não cruzei a ponte. Apenas vi a Argentina do outro lado do rio. A paisagem é plana. Como o rio Uruguai tem sua origem na Serra (com o encontro dos rios Canoas e Pelotas), na verdade, ele é uma continuação do rio Pelotas, que nasce num dos pontos mais elevados do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana, a altitude do rio Uruguai em relação ao mar é muito baixa porque ali já a região da Campanha, com as pradarias dos pampas predominando. Assim, não há os vales com montanhas dos dois lados como aparecem nas fotos do primeiro thread desta série. Não há montanhas em Uruguiana.

Com o Uruguai, eu visitei Santana do Livramento, cuja fronteira é seca (ou seja, sem rio ou riacho ou arroio ou qualquer curso d’água que seja). Ali eu tranqüilamente caminhei do Brasil para o Uruguai. E a fronteira Brasil-Uruguai ali ficam em plenos pampas.

Em função de haver o rio, acho que a fronteira Brasil-Argentina em território gaúcho é mais bonita. Mas a fronteira Brasil-Uruguai é mais interessante pela facilidade que há para ir de um país ao outro.

Quanto à foto 42, a coloração mais azulada por ser um reflexo do azul do céu quando não há ventos e as águas do rio ficam calmas e espelhadas. Isso acontece com o Guaíba aqui em Porto Alegre, também.

Last edited by renehass; May 30th, 2010 at 10:32 PM.
Old May 30th, 2010, 10:20 PM   #15
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Mais um show de imagens, impressiona a diversidade de paisagens que o Rio Grande do Sul possui!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2010, 10:46 PM   #16
Sr. Gatti
Registered User

Sr. Gatti's Avatar

Likes (Received): 1

Belissimas fotos!!!
Parabéns pelo Thread!!!!
Old May 30th, 2010, 10:56 PM   #17
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 961

Rene, você detona com suas fotos, faltam palavras pra definir esse estado lindo, você consegue deixar qualquer um com vontade de pegar o primeiro avião pra o Rio Grande do Sul, parabéns.
Old May 31st, 2010, 07:20 PM   #18
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Oba ! Mais um thread do Rene !

Esta viagem pelas divisas e fronteiras do RS está demais ! E ainda tô aprendendo muita coisa !

O Salto do Yucumã é lindo !! E eu acho interessantíssimo ser o maior salto longitudinal...tenho até um postal, é daqueles em formato panorâmico... Em algumas fotos, o volume de água parece menor e dá pra ver as pedras, achei tão bonito tb. Espero que não achem muita sujeira, como lá em Foz de Iguaçu...

A foto 9 é daquelas q gosto, com reflexo na água...

Na foto 12, achei interessante a casa flutuante, feita de garrafas pet...é um bom uso delas, né ?

Os tons de pôr-de-sol das fotos 22,31,45,48 e 50 são de tirar o fôlego ! Em especial, gosto da 50, a água parece ter uma textura...amei !

Tb gostei da foto 43, o sol nascendo, ainda com neblina...adoro estes dias de frio com sol...mas com um "cobertor de orelha", né?

Na outra parte das fotos, de Uruguaiana, fiquei espantada com o trem circulando em ruas comuns...lembrei de Cachoeira, na Bahia..rs..

Ah,e adorei a história da menina que te mandou msg, Rene...Rever a casa dela deve ter sido emocionante mesmo... E em época de Copa, a foto está atualizadíssima...

Parabéns, Rene...é uma coletânea, mas tua seleção está maravilhosa !!! E se fossem fotos tuas...wow...ia arrasar !

Aguardarei a próxima parte ansiosamente !

bjks
Old May 31st, 2010, 07:25 PM   #19
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1576

O Rio Uruguai é lindo mesmo. Incrível essas paisagens.

Gostei muito dessas pontes singelas aí da divisa. Bem diferente. Agora, o que mais me surpreendeu foi essa "savana gaúcha", aí em Barra do Quaraí.

Parabéns, rene.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old June 1st, 2010, 12:03 AM   #20
ronin(POA)

ronin(POA)'s Avatar

Sobre as onças, sao pouquissimas no RS (uns quatro ou cinco exemplares) e todas no Parque Estadual do Turvo. Mas como elas estao isoladas de outras populaçoes de onças (apenas no PR ainda existem populaçoes razoaveis na regiao Sul) correm serio risco de se extinguir por completo no estado se nada for feito.

Ate tinha um projeto de se fazer um "corredor verde" pra ligar as onças do RS com o PR, mas nao sei se foi pra frente.

█████████
█████████
█████████

Reply

Tags
argentina, brasil, brazil, rio grande do sul, rio uruguai

Thread Tools

Posting Rules