daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 3 votes, 5.00 average.
Old October 27th, 2011, 03:03 PM   #161
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1385

Quote:
Originally Posted by Julio CAF View Post
A ponte do Rio é linda demais. Mas melhor que isto, sei não:

Opinião é de cada um..
Já eu acho essa ponte paulistana pesada e alegórica com esses cabos amarelos. O concreto brutalista, aparente, cinza prestes a mofar, os cabos amarelos, para mim trazem uma sensação de peso, ao contrário da leveza que uma ponte desse tipo de estrutura pode proporcionar. As formas da ponte paulistana de um modo geral, embora ache a torre pesada demais, e até pobre esteticamente falando, são de fato interessantes, com as pontes curvas sobrepostas, mas no geral a acho pesada demais para um espaço urbano. Talvez mudando a cor dos tirantes, talvez mudando a cor da torre... Não sei, só sei que conseguiram transformar um tipo de ponte, que geralmente é elegante e leve, em um brutalismo exagerado bem à brasileira. Ou melhor, à Escola Paulista.
FlicK no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 27th, 2011, 04:45 PM   #162
PauloRick
Registered User

Likes (Received): 182

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
...............
O que me causa desgosto é ver a torre em concreto. Torres únicas que atirantam em apenas um lado acabam por ter fortes esforços cortantes. Sabendo que o concreto é mais eficaz em esforços de compressão, acho ilógico usar uma torre neste material, pois vai acontecer como no caso carioca: ou a torre deverá ter uma seção exageradamente robusta (tirando a leveza do sistema atirantado e causando incômodo visual) ou deverá ter as cargas equilibradas usando tirantes extras no lado inverso, que por fim reproduzem a torre com tirantes simétricos (exemplo Viaduto de Milau), que é muito diferente da proposta lógica que o arquiteto estava por sugerir, e ao meu ver menos elegante. Por isso acho mais coerente usar aço, como fez e faz Calatrava.
Mas qual material você acha que deveria ser feito? Ali é uma região costeira, com altas temperaturas, umidade e salinidade. O concreto costuma resistir melhor que aço ou qualquer estrutura metálica nesse tipo de ambiente.
PauloRick no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2011, 07:02 PM   #163
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1385

Que exagero! Sendo bem mantido, o aço não tem problemas. É extremamente comum pontes e estruturas de aço em locais litorâneos. No mais, o que tu achas que estrutura o concreto e o auxilia nos esforços cortantes e de tração, ajudando a reduzir a área das seções? O aço que está dentro da estrutura...

Além disso, tu achas que os cabos serão de que material? E as ligações? E aquela estrutura sobre a linha vermelha que fará parte da ponte? Mais fácil um cabo desses oxidar e arrebentar causando colapso a toda a estrutura, do que uma possível torre metálica ao invés da mesma em concreto perder suas propriedades estruturais por causa do ambiente...
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2011, 08:10 PM   #164
PauloRick
Registered User

Likes (Received): 182

Quote:
Que exagero! Sendo bem mantido, o aço não tem problemas. É extremamente comum pontes e estruturas de aço em locais litorâneos. No mais, o que tu achas que estrutura o concreto e o auxilia nos esforços cortantes e de tração, ajudando a reduzir a área das seções? O aço que está dentro da estrutura...

Além disso, tu achas que os cabos serão de que material? E as ligações? E aquela estrutura sobre a linha vermelha que fará parte da ponte? Mais fácil um cabo desses oxidar e arrebentar causando colapso a toda a estrutura, do que uma possível torre metálica ao invés da mesma em concreto perder suas propriedades estruturais por causa do ambiente...
Bem mantidos? Onde fica isso? Às vezes acho que o pessoal acha que viaduto e ponte dura para sempre. Esquecem os coitados, tem vários que chega a dar pena. Já chega os cabos para dar dor de cabeça.
PauloRick no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2011, 02:43 PM   #165
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2780

Ponte sobre Canal do Fundão fecha último vão no dia 20

Por Guedes de Freitas

Projeto vai desafogar trânsito na região e servirá como alternativa de saída da Cidade Universitária

A ligação completa da nova ponte sobre o Canal do Fundão, que vai ligar a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, à Linha Vermelha, tem data marcada para ficar pronta: dia 20 próximo. Segundo o subsecretário estadual do Ambiente, Antônio da Hora, a construtora responsável pela obra vai colocar o concreto nos quatro metros que faltam. Depois, serão feitos os arremates finais para a inauguração da ponte estaiada.

Da Hora calcula que o Governo do Estado poderá entregar esta obra no começo do ano. Além de ser um novo cartão-postal carioca, devido ao seu caráter monumental, a ponte irá desafogar o trânsito na região. Construída em frente ao Canal do Cunha, ela será opção para alunos, professores, funcionários e visitantes da Cidade Universitária saírem da Ilha do Fundão. Diariamente, a nova passagem deverá receber dia cerca de 25 mil veículos.

A via expressa é suspensa por 15 estais frontais e seis de retaguarda. Os cabos de sustentação metálicos, ancorados em um único pilar, além de segurança, compõem um visual de beleza e imponência, em formato de leque-harpa. A estrutura tem 100 metros de altura, o suficiente para sustentar um vão livre de 180 metros de extensão. A estrutura toda terá 780 metros de extensão. Ela faz parte do projeto paisagístico do Programa de Revitalização do Canal do Fundão.

O Governo do Estado, em parceria com a Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza um amplo projeto de recuperação ambiental do Canal do Fundão que irá, inclusive, ajudar a revitalizar os estaleiros situados na embocadura do canal. Desde maio de 2009, estão sendo investidos R$ 292 milhões nas melhorias que incluem a dragagem de mais de cinco milhões de metros cúbicos de sedimentos ao longo do Canal do Fundão, a reurbanização da Vila Residencial da UFRJ e o reforço dos pilares de sustentação da Linha Vermelha e pontes Oswaldo Cruz e Brigadeiro Trompovski.

Os manguezais às margens do canal também estão sendo recuperados. O programa da Secretaria do Ambiente planta e vai recuperar 180 mil metros quadrados da vegetação e plantar outros 140 mil metros quadrados. Com isso e a gradativa liberação da passagem das marés, peixes e caranguejos voltam a povoar as águas do canal.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/ex...icle-id=709102
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2011, 05:07 PM   #166
Utente davvero.
Errare humanum est

Utente davvero.'s Avatar

Likes (Received): 626

De fato, é uma bela ponte, apesar dos poucos estais (sei que é apenas uma questão de estética).

— Pedro Calmon, sobre a volta dos restos mortais de D. Pedro II e D. Cristina ao Brasil, em 1921 (o banimento à Família Imperial houvera sido revogado).
Utente davvero. no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2011, 05:19 PM   #167
Guilherme2004
Registered User

Guilherme2004's Avatar

Likes (Received): 330

Fotos de hoje.

1) Olha os 4 metros que faltam

2)

3) Tá ficando linda nossa ponte
Guilherme2004 no está en línea   Reply With Quote
Old December 9th, 2011, 06:07 PM   #168
valdiclei
SSC Sergipe

valdiclei's Avatar

Likes (Received): 197

Bela ponte!!!
Old December 12th, 2011, 04:13 AM   #169
Uhr Ban
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz

Uhr Ban's Avatar

edit

Last edited by Uhr Ban; December 15th, 2011 at 04:36 AM.
Uhr Ban no está en línea   Reply With Quote
Old December 12th, 2011, 02:59 PM   #170
fnobrega
Registered User

fnobrega's Avatar

Likes (Received): 11

Sabado passei pela ponte...Já estavam com os conectores de metal para a moldagem na pista. Já estão unidas direitinho...se faltavam 70 centímetros era muito pra junção.

Lindíssima por sinal...já dá pra ser vista do início do viaduto da Linha Vermelha que passa pela cabeceira do Galeão.
fnobrega no está en línea   Reply With Quote
Old December 20th, 2011, 07:33 PM   #171
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Não estão unidas direitinoh não. Passe hj por lá e essse 70 cm que vc fala é na vertical né!?!?...Já estão a mais de um mês tentando unir e não conseguem, veja por este thread que ja estava no final da segunda página...não sei o que esta acontecendo com esta ponte!!
Old December 21st, 2011, 12:22 AM   #172
Pedrop.rio
Moderator

Pedrop.rio's Avatar

Likes (Received): 874

aeuheauhaeuauhue você parece um dos alunos da lista de e-mail da poli, dizendo que a ponte estava "desalinhada"

é assim mesmo que se constrói uma ponte estaiada
Pedrop.rio no está en línea   Reply With Quote
Old December 23rd, 2011, 05:53 PM   #173
PROJAC
BANNED

Likes (Received): 7

Quote:
Já eu acho essa ponte paulistana pesada e alegórica com esses cabos amarelos. O concreto brutalista, aparente, cinza prestes a mofar, os cabos amarelos, para mim trazem uma sensação de peso, ao contrário da leveza que uma ponte desse tipo de estrutura pode proporcionar. As formas da ponte paulistana de um modo geral, embora ache a torre pesada demais, e até pobre esteticamente falando, são de fato interessantes, com as pontes curvas sobrepostas, mas no geral a acho pesada demais para um espaço urbano. Talvez mudando a cor dos tirantes, talvez mudando a cor da torre... Não sei, só sei que conseguiram transformar um tipo de ponte, que geralmente é elegante e leve, em um brutalismo exagerado bem à brasileira. Ou melhor, à Escola Paulista.
Já eu acho muito show essa ponte ESTAIADA EM CURVA...bastante única! Pra falar a verdade, não acho a do Rio mais bonita, talvez menos feia, mas as 2 são muito parecida, e o que uma tem de amarela, a outra terá de cinza!
PROJAC no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2011, 04:58 AM   #174
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Likes (Received): 5

As duas são muito parecidas, tem certeza???
E acho que vc quis dizer: O que uma tem de amarela, a outra tem de BRANCO. Muito mais sóbrio do que amarelo, diga-se de passagem. E quanto ao cinza, ambas tem bastante.
neosoux no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2011, 09:28 PM   #175
FISCHERZIN
Registered User

FISCHERZIN's Avatar

Likes (Received): 20

um video recente ae da ponte
FISCHERZIN no está en línea   Reply With Quote
Old January 6th, 2012, 12:04 PM   #176
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1668

FERNANDO QUEVEDO - O GLOBO
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2012, 09:19 AM   #177
iluvatar
Registered User

iluvatar's Avatar

Likes (Received): 7

Agora que a ponte vai resolver minha vida na hora da saída, minha entrada na ilha do fundão é atrapalhada por essa porcaria de fechar os portões entre 16:00 e 19:00. Alguém tem uma idéia de por onde eu começo a buzinar a respeito disso?
iluvatar no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2012, 04:13 PM   #178
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 2001

Quote:
Originally Posted by iluvatar View Post
Agora que a ponte vai resolver minha vida na hora da saída, minha entrada na ilha do fundão é atrapalhada por essa porcaria de fechar os portões entre 16:00 e 19:00. Alguém tem uma idéia de por onde eu começo a buzinar a respeito disso?
Na Prefeitura do Campus! Eles que são os responsáveis por autorizar, ou não, o fechamento (que foi solicitado provavelmente pela segurança do campus ou pelos agentes de tráfego local).

Sinceramente, também não entendi a medida!

Em busca do metrô perfeito para o Rio de Janeiro e Região Metropolitana.
http://querometro.wordpress.com/
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2012, 05:11 PM   #179
bigze38
Registered User

bigze38's Avatar

Likes (Received): 25

Com certeza quem trabalha nessa grua não tem vertigens/labirintite/fobia de altura!!! Alguem sabe se é necessario habilitação(curso) específico para trabalha com grua?
bigze38 no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2012, 04:59 PM   #180
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodrjgw View Post
Na Prefeitura do Campus! Eles que são os responsáveis por autorizar, ou não, o fechamento (que foi solicitado provavelmente pela segurança do campus ou pelos agentes de tráfego local).

Sinceramente, também não entendi a medida!
Acho que deve ser pra galera não cortar caminho e fazer trafico no fundão...

Reply

Tags
rio de janeiro

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules