daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Projetos e Obras > Sul

Reply

Thread Tools
Old March 19th, 2012, 03:49 PM   #81
Sniper
-A-

Sniper's Avatar

Likes (Received): 1190

Bourbon Wallig altera o trânsito na zona Norte de Porto Alegre

Inauguração do shopping depende do término das obras do entorno

Mais que movimentar o consumo em Porto Alegre, a criação do Bourbon Wallig promoverá uma série de alterações na mobilidade da região. Na carona do investimento de R$ 250 milhões na estrutura, a Companhia Zaffari, responsável pelo projeto, se comprometeu em injetar R$ 20 milhões no acesso local, dinheiro aplicado principalmente na expansão da avenida Grécia, que cortará as duas partes do shopping em construção e culminará na avenida do Forte. No entanto, o novo espaço de compras deve ser inaugurado sem a abertura completa da via, que ainda tem pendências a serem resolvidas.

Atualmente, as máquinas e os guindastes tomam conta da paisagem do bairro. O fluxo de operários é igualmente intenso, transformando as ruas em canteiros. A previsão para a abertura da primeira parte do estabelecimento é 26 de abril, data repassada pela administração aos lojistas. Esse é o terceiro prazo fornecido. A meta inicial era de conclusão até o final de 2011, transferida, depois, para os últimos dias de março. O mesmo cenário se aplica para a finalização das obras no entorno, um requisito para o funcionamento do shopping.

“Como as vias são uma contrapartida da Companhia Zaffari, a prefeitura não libera a abertura do empreendimento se elas não estiverem prontas. A não ser que haja alguma coisa simples e que possa ser finalizada em pouco tempo”, explica o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo. Segundo dados da pasta comandada por Trogildo, a avenida Grécia está 85% feita. Nas cercanias, foram adicionadas novas quadras e ampliadas outras. Faltam acabamentos no trecho em frente ao Bourbon, onde há 30% do meio-fio pronto, e a instalação de toda a sinalização, que deve ocorrer até o final de abril.

No entanto, o principal gargalo está na parte derradeira, idealizada como um acesso à avenida do Forte. Passando a rua Visconde de Macaé, uma área situada entre os dois prédios da Forjas Taurus terá de ser desapropriada para permitir a passagem, tarefa dificultada pelo fato de o ambiente ser regido por lei militar. Trodilgo destaca que, nesse caso, não será colocado empecilho para o início das atividades do estabelecimento. “Essa parte não depende do empreendedor, pois a desapropriação é responsabilidade da prefeitura. Assim que isso for resolvido, os operários contratados pelo Zaffari estarão prontos para executar o trecho”, pondera.

A Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico se encarregou de negociar com a indústria a cessão do terreno. Segundo o titular do órgão, Urbano Schmitt, prefeitura e Taurus se encontram em tratativas avançadas. A saída para não infringir as normas do Exército foi a criação de um túnel subterrâneo entre as dependências, possibilitando o transporte de munições e armas. O município pagará uma indenização, de valor ainda indefinido, e financiará a obra.

Para possibilitar a alternativa, a prefeitura comprará outros dois pequenos terrenos laterais pertencentes à iniciativa privada, que estão em processo de avaliação técnica. O desfecho de toda a situação, porém, não tem data marcada. “Todas as negociações talvez sejam feitas no primeiro semestre. Mas é necessário mais tempo para as desapropriações e a obra”, constata Schmitt. O dirigente também lembra que “a prefeitura tem uma demanda grande de desapropriações referentes às obras da Copa do Mundo de 2014, que estão sendo priorizadas.”

Além da avenida Grécia, outros trechos na localidade estão sofrendo modificações. A remodelação da avenida Francisco Trein está 70% acabada, restando implantar a sinalização e finalizar o acabamento em alguns pontos. Situação semelhante à da rua Antônio Joaquim Mesquita, cuja pavimentação começou a ser feita recentemente. Até mesmo a avenida Assis Brasil está sendo adequada para receber o novo shopping, com a remoção de postes e alterações na calçada.

Fernando Soares – Jornal do Comércio - Blog Porto Imagem
Sniper no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 19th, 2012, 08:57 PM   #82
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Likes (Received): 589

Depois desse o Zaffari vai tratar de construir aquele das proximidades da Carlos Gomes. Vamos rezar para que saia um projeto moderno e diferenciado. Sem aquela breguice tradicional.
Old March 20th, 2012, 04:34 PM   #83
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 16

Em termos de arquitetura, realmente parece os templos da Universal.
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2012, 05:41 PM   #84
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Putz, que baita templo!

Se vc. fosse o arquiteto como seria o projeto desse shopping?
Old March 20th, 2012, 07:07 PM   #85
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 16

Não seria uma obra pós moderna com cara de live-action japonês do início dos anos 90, pode ter certeza.

Last edited by thesapox; March 20th, 2012 at 07:26 PM.
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2012, 07:57 PM   #86
lucasmf
Registered User

Likes (Received): 0

O que é um projeto moderno? Meu Deus! Publiquem uma foto de algum prédio moderno e comparem com o Bourbon Wallig. Não entendo quando vangloriam o Iguatemi, sinceramente, ao meu gosto, é ridículo! O piso daquele shopping é “5pilaom2″. Mas tudo bem, é um prédio velho, foi pioneiro, tem lojas de renome, mas nem tudo que reluz é ouro.

A maioria dos arquitetos só olham o ponto estético, dificilmente analisam o orçamento ou possibilidade de se construir algo. Tem que se revistar o custo de manutenção, o custo da mão de obra pra se construir. Se o prédio vai ser sustentável em parte, deve levar em conta tais parâmetros, senão vira uma obra milionário que não dá lucro.
lucasmf no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2012, 08:18 PM   #87
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Sim Thesapox, não duvido da sua capacidade, mas como seria? Não sou arquiteto, mas estou longe de achar esse prédio horroroso...pior se fosse carnavalesco. Será que o imenso Westfield de Londres seria o modelo ideal?

Não sei, não entendo disso, mas existe algum shopping no mundo que seja exemplar? Eu particularmente não tenho ideia nesse sentido.
Old March 21st, 2012, 06:01 AM   #88
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 945

Olha dos shoppings da rede Bourbon, esse é o menos espalhafatoso, ta longe de ser lindo e digno de admiração, é mais um caixote com alguns rasgos e umas formas estranhas que tenta quebrar a monotonia do seu monolito sem muito sucesso. Mas ainda sim é a fachada mais sóbria de todos os tempos da rede, que bem o mal tem um bom conceito entre os gaúchos.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2012, 06:27 AM   #89
lucasmf
Registered User

http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/....aspx?CC=46434

Curiosidade..
Old March 26th, 2012, 03:30 PM   #90
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
Olha dos shoppings da rede Bourbon, esse é o menos espalhafatoso, ta longe de ser lindo e digno de admiração, é mais um caixote com alguns rasgos e umas formas estranhas que tenta quebrar a monotonia do seu monolito sem muito sucesso. Mas ainda sim é a fachada mais sóbria de todos os tempos da rede, que bem o mal tem um bom conceito entre os gaúchos.
A arquitetura do novo Bourbon em nada poderia abalar a imagem positiva do Grupo Zaffari. O único problema deles é insistir nessas linhas bregas. Mas enquanto empresa, ela é um sucesso e nos orgulhamos que seja do Rio Grande.
Old March 27th, 2012, 09:31 PM   #91
lucasmf
Registered User

Quote:
Originally Posted by Calvin Porto View Post
A arquitetura do novo Bourbon em nada poderia abalar a imagem positiva do Grupo Zaffari. O único problema deles é insistir nessas linhas bregas. Mas enquanto empresa, ela é um sucesso e nos orgulhamos que seja do Rio Grande.

Pra mim o Bourbon Wallig parece ter uma arquitetura contemporânea, os outros parecem ser bregas realmente, mas é melhor um brega bem feito do que um moderno mal feito. Não tem o que reclamar, se a empresa privada não tivesse iniciativa todos nós estaríamos na privada (perdão pelo trocadilho).
Old March 27th, 2012, 10:37 PM   #92
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Quote:
Originally Posted by lucasmf View Post
Pra mim o Bourbon Wallig parece ter uma arquitetura contemporânea, os outros parecem ser bregas realmente, mas é melhor um brega bem feito do que um moderno mal feito. Não tem o que reclamar, se a empresa privada não tivesse iniciativa todos nós estaríamos na privada (perdão pelo trocadilho).
Soou totalmente de acordo com tua opinião, salve a Iniciativa Privada! Esse país só dará certo no dia que tudo for privatizado, até o governo, ou seja, nunca!
Old March 28th, 2012, 04:01 AM   #93
lucasmf
Registered User

Pois é, não tem jeito, todo mundo fazendo greve pra aumentar o salário, mas ninguém faz greve pra diminuir os impostos ou diminuir os salários dos políticos.

Outra coisa, duvido muito que terminem até o dia 26 de abril. Pra mim foi uma piada adianta do dia primeiro de abril, porque falta muita coisa pra terminar (externamente).
Old March 28th, 2012, 01:02 PM   #94
Sniper
-A-

Sniper's Avatar

Likes (Received): 1190

Quote:
Originally Posted by lucasmf View Post
Pois é, não tem jeito, todo mundo fazendo greve pra aumentar o salário, mas ninguém faz greve pra diminuir os impostos ou diminuir os salários dos políticos.

Outra coisa, duvido muito que terminem até o dia 26 de abril. Pra mim foi uma piada adianta do dia primeiro de abril, porque falta muita coisa pra terminar (externamente).
Tem gente há 7 anos com aumento zero, sabe quanto foi a inflação neste período??
Sniper no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2012, 02:34 PM   #95
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Já desisti de acreditar neste país a muitos anos. Apenas cumpro o meu papel de cidadão e bem demais para o meu gosto. Se fosse fazer como a maioria da população transgrediria muito, coisa que não faço. Não jogo um alfinete no chão, pago meus impostos, praticamente obrigo os motoristas a pararem na faixa para atravessar uma rua, ando de transportes coletivos. Denuncio irregularidades, etc...

Mas já cansei dessa cultura brasileira onde a lei só vale para os outros. Nosso principais problemas perduram desde o surgimento do país, e nem cabe ficar repetindo quais são. Não tem mais jeito, é muito atraso.

Na próxima encarnação vou pedir para nascer em um país mais civilizado e justo....se isso for possível...hahaha.
Old March 28th, 2012, 02:38 PM   #96
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Voltando ao tema do thread....Acredito na inauguração no dia 26 de abril, isso é compromisso firmado com os locatários comerciantes, logo....melhor que cumpram ou dá processo e multa.
Old March 29th, 2012, 02:25 PM   #97
lucasmf
Registered User

Não estou dizendo que o aumento está errado, pelo contrário, está muito certo, na realidade se fosse um aumento de 100% estaria pouco, mas acho que são válidas as reclamações, mas quero saber quando irá surgir algum político que queira baixar o próprio salário, e faça valer uma lei assim, assim como baixar os impostos, que é incrivelmente absurdo.

É, um falou, o outro comentou, saiu até em notícia, mas não sei se tem algo assinado com os comerciantes. Até porque são mais de 200 lojas, então também duvido que elas
tenha terminado os seus pontos. E falaram que se não terminarem a Av. Grécia e os arredores não seria inaugurado, e cada dia eles inventam algo mais pra arrumar na rua.
Eu sei porque moro na Grécia e ano passado consegui os projetos em AutoCAD, e já tem
coisa mais além.
Old March 30th, 2012, 08:41 PM   #98
LEONARDO MENEZES
Registered User

LEONARDO MENEZES's Avatar

Porque estão bloqueando as ruas no entorno do joão wallig bem no horario de pico? Porque não trabalham nas ruas fora desses horarios, a noite, sei la. Fica um caos na redondeza por causa dessas modificações na avenidas no entorno.
LEONARDO MENEZES no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2012, 08:41 PM   #99
LEONARDO MENEZES
Registered User

Não temos nenhum tipo de foto do interior do wallig? Estou ancioso em ver como esta ficando.
Old March 30th, 2012, 08:42 PM   #100
LEONARDO MENEZES
Registered User

Alguém sabe como irá ficar as avenidas do entorno, se irão mudar fluxo das avenidas etc?

Reply

Thread Tools

Posting Rules