daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old June 16th, 2010, 11:30 PM   #1
outroisrael
Joinville é o que há.

outroisrael's Avatar

Likes (Received): 0

Aeroporto Internacional na Região Norte

AEROPORTO INTERNACIONAL NA REGIÃO NORTE DE SC

A SC Parcerias – braço de investimentos do governo catarinense – apresentou ontem o projeto de construção do aeroporto internacional da região da Rainha, em Araquari, durante encontro de lideranças políticas e empresariais da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville.

O empreendimento vai ocupar área de 26,7 milhões de m2, nos fundos do posto Sinuelo, na BR-101, onde hoje há dez imóveis rurais. 70% dos imóveis ficam em Araquari e 30% em Barra do Sul.

O ato de desapropriação dos terrenos será assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira nas próximas semanas, diz o diretor técnico da SC Parcerias, Ricardo Stodieck. Ainda não há valores definidos de investimentos, mas os donos dos imóveis já foram informados pelo governo.

A intenção é, a médio e longo prazos, criar pelo menos uma pista de 4 mil metros de comprimento, dotar o espaço para condomínio empresarial e área para serviços de apoio logístico.

O modelo de captação de recursos, segundo Stodieck, não está decidido. Poderá ser via parceria público-privada, mas é só uma possibilidade. É necessário esperar pela definição de modelo regulatório para a construção e operação e exploração de aeroportos.

“É fundamental continuar o trabalho a favor de melhorias no Aeroporto de Joinvile porque, com certeza, o de Araquari não ficará pronto em até cinco anos”, diz Stodieck.

O Conselho de Desenvolvimento Regional aprovou documento que destaca que as obras e a ampliação do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola são uma necessidade imediata.

Fonte: AN
outroisrael no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 17th, 2010, 12:01 AM   #2
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 4733

É uma ótima notícia para Joinville (e região), que apesar de servida por Curitiba e Navegantes, merece um aeroporto desse porte. Espero mesmo que saia! Aproveitando a oportunidade, a quantas anda aquele projeto árabe para construir uma cidade de 200 mil habitantes entre Araquari e Joinville (acho que era isso)?!
Old June 17th, 2010, 06:13 AM   #3
marcovsk
Registered User

marcovsk's Avatar

Likes (Received): 448

Tomara que já caia com a Azul e tenha voôs pra outras cidades do Sul.
marcovsk no está en línea   Reply With Quote
Old June 17th, 2010, 06:29 AM   #4
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 17

Cético quanto a isso, assim como o Porto de Itapoá, só acredito quando estiver pronto. Mas sobre o porto eu queimei a lingua. hahaha
Espero queima-la novamente.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old June 17th, 2010, 06:42 AM   #5
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
É uma ótima notícia para Joinville (e região), que apesar de servida por Curitiba e Navegantes, merece um aeroporto desse porte. Espero mesmo que saia! Aproveitando a oportunidade, a quantas anda aquele projeto árabe para construir uma cidade de 200 mil habitantes entre Araquari e Joinville (acho que era isso)?!
Tem dois projetos. Um que seria uma "nova cidade" de Guaramirim de um grupo árabe, e o outro que seria um "bairro" de Joinville planejado por espanhóis na divisa com Guaramirim. Quanto a Guaramirim eu não sei, mas o de Joinville depende das novas regras do macrozoneamento da cidade, que os políticos/orgãos ambientais/sabe-se lá mais o que estão se atrapalhando para concluir.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old June 17th, 2010, 05:51 PM   #6
fewg
MEA AUTEM BRASILIÆ MAGNI

fewg's Avatar

Likes (Received): 1054

Quote:
Originally Posted by Cristian _ View Post
Cético quanto a isso, assim como o Porto de Itapoá, só acredito quando estiver pronto. Mas sobre o porto eu queimei a lingua. hahaha
Espero queima-la novamente.
Masoquista? hahahaha
fewg no está en línea   Reply With Quote
Old June 19th, 2010, 10:54 PM   #7
outroisrael
Joinville é o que há.

outroisrael's Avatar

Tomara que planejem muito bem este projeto, pois o do Aeroporto de Joinville foi executado com muitas falhas. Uma delas, foi por ter sido construída em cima do mangue, e o terreno daqui a alguns anos possa ceder. E vai ser difícil expandir o aeroporto porque há habitações (que nem aconteceu com o Aeroporto de Congonhas - São Paulo).
outroisrael no está en línea   Reply With Quote
Old June 20th, 2010, 07:12 AM   #8
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Likes (Received): 45

Acho que é aeroporto demais pra essa região. Não tem nenhuma outra região no país com tantos aeroportos em 300km! Floripa - NVT - Joinville - Curitiba. Mais um?! Acho um exagero.

Embora talvez seria melhor substituir o de Joinville por este, até porque qualquer coisa que não seja INFRAERO vai ser melhor do que é hoje hehehe.
schmidt no está en línea   Reply With Quote
Old June 20th, 2010, 06:58 PM   #9
SÓ VAI COM ORDEM...
BANNED

Quote:
Originally Posted by schmidt View Post
Acho que é aeroporto demais pra essa região. Não tem nenhuma outra região no país com tantos aeroportos em 300km! Floripa - NVT - Joinville - Curitiba. Mais um?! Acho um exagero.

Embora talvez seria melhor substituir o de Joinville por este, até porque qualquer coisa que não seja INFRAERO vai ser melhor do que é hoje hehehe.
O que justifica qualquer investimento é demanda.
Na Europa, p. ex, os locais não distam mto e há aeródromos em gde qtdade.
Se houve prospectação de investimentos, e pesquisas competentes de custo-benefício, então não há equívoco (ou tende a não haver) da parte da SC Parcerias em pretender um aeroporto cargueiro em Araquari.
Pelo contrário, se fosse uma obra "governamental" aí teria como supor que se daria só para atender interesses extraeconômicos
Qto ao fato de "não haver em outra parte do país" algo similar, ou de "achar que não comporta", eu prefiro não comentar, pois simplesmente não se constituem nem de perto e nem de longe em argumentos racionais e atilados para supor que não pode acontecer aqui no Estado. Do contrário não haveria tamanho capital interessado em parceria público privada. Menos achismos e mais fatos auxiliam na compreensão e na discussão do investimento. Só o que me faltava era ter de ter primeiro em outro local para depois poder haver aqui...
SÓ VAI COM ORDEM... no está en línea   Reply With Quote
Old June 20th, 2010, 08:35 PM   #10
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 930

Eu discordo um pouco. É, realmente, um tanto "assustador" você observar esta oferta de aeroportos, porém temos que observar algumas coisas:

- Este é um investimento privado, apesar de ter um dedo do governo. Um investimento desses é da casa das centenas de milhões, pra mais. Não é algo que você abre o mapa, e faz "minha mãe mandou eu escolher este daqui, mas como eu sou teimoso eu escolhi este daqui". Requer estudos, estudos e mais estudos. Esse aeroporto é coisa que já se falava há muitos anos, não necessariamente ESTE, mas já se falava há muito tempo num aeroporto internacional em Araquari. Portanto, provavelmente já estavam "sondando" a área há tempos.
- Uma frase que eu adoro, que não sei se eu que inventei ou se já é utilizada, mas que falo bastante, é "não é o desenvolvimento que traz a infraestrutura, é a infraestrutura que traz o desenvolvimento". Isso se aplica em tudo: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, etc. As empresas não vão se instalar em locais onde a infraestrutura é pobre, e é nisso que o país tem que trabalhar. São frequentes as notícias de economistas alertando para o crescimento chinês da economia, pois logo entra em colapso, justamente por conta da falta de infraestrutura. Nossa região ainda, no eixo Curitiba - Florianópolis, é uma das regiões com maior potencial industrial da América Latina. Sem um bom aeroporto pra escoar a produção, sem bons portos, sem boas estradas, as empresas tendem a escolher locais com infraestrutura melhor. Não seremos apenas os únicos a ter no país a ter um grande complexo cargueiro. Seremos, talvez, os primeiros, mas isso vai se repetir por aí.
- Temos, apenas na microrregião de Joinville (que é apenas uma das atendidas pelo Complexo Intermodal Catarinense, o nome desse aeroporto internacional), um porto construído, um porto em construção, e um porto em planejamento. Isto sem contar o porto que estará presente no CIC. E ainda assim temos um déficit de escoamento, e, com a produção de hoje, provavelmente continuaremos tendo. Agora, com a BR101 já duplicada, a BR280 duplicada, quatro portos e dois aeroportos cargueiros (apesar de que o atual de Joinville não conta, por mim ele viraria um autódromo, ou no máximo uma pista do aeroclube/escola de aviação), provavelmente nossas exportações também aumentariam radicalmente. Região com algumas das indústrias mais fortes do país, próximo do mar (portos), próximo do Mercosul, próximo de São Paulo, com estrutura rodoviária boa, etc. Só temos que, além desta infraestrutura, investir pesado em educação, para aí as empresas desejarem MAIS vir pra cá. E isso não vale apenas a Joinville, mas a todo o eixo Curitiba - Florianópolis: Joinville, Blumenau, Itajaí, etc.

Este CIC, se não me engano, será atendido pelas quatro modalidades de transporte: aeroviária, hidroviária, ferroviária e rodoviária.
xistracinho no está en línea   Reply With Quote
Old June 20th, 2010, 09:34 PM   #11
Mr.Canello
Registered User

Quote:
Originally Posted by xistracinho View Post

Eu discordo um pouco. É, realmente, um tanto "assustador" você observar esta oferta de aeroportos, porém temos que observar algumas coisas:

- Este é um investimento privado, apesar de ter um dedo do governo. Um investimento desses é da casa das centenas de milhões, pra mais. Não é algo que você abre o mapa, e faz "minha mãe mandou eu escolher este daqui, mas como eu sou teimoso eu escolhi este daqui". Requer estudos, estudos e mais estudos. Esse aeroporto é coisa que já se falava há muitos anos, não necessariamente ESTE, mas já se falava há muito tempo num aeroporto internacional em Araquari. Portanto, provavelmente já estavam "sondando" a área há tempos.
- Uma frase que eu adoro, que não sei se eu que inventei ou se já é utilizada, mas que falo bastante, é "não é o desenvolvimento que traz a infraestrutura, é a infraestrutura que traz o desenvolvimento". Isso se aplica em tudo: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, etc. As empresas não vão se instalar em locais onde a infraestrutura é pobre, e é nisso que o país tem que trabalhar. São frequentes as notícias de economistas alertando para o crescimento chinês da economia, pois logo entra em colapso, justamente por conta da falta de infraestrutura. Nossa região ainda, no eixo Curitiba - Florianópolis, é uma das regiões com maior potencial industrial da América Latina. Sem um bom aeroporto pra escoar a produção, sem bons portos, sem boas estradas, as empresas tendem a escolher locais com infraestrutura melhor. Não seremos apenas os únicos a ter no país a ter um grande complexo cargueiro. Seremos, talvez, os primeiros, mas isso vai se repetir por aí.
- Temos, apenas na microrregião de Joinville (que é apenas uma das atendidas pelo Complexo Intermodal Catarinense, o nome desse aeroporto internacional), um porto construído, um porto em construção, e um porto em planejamento. Isto sem contar o porto que estará presente no CIC. E ainda assim temos um déficit de escoamento, e, com a produção de hoje, provavelmente continuaremos tendo. Agora, com a BR101 já duplicada, a BR280 duplicada, quatro portos e dois aeroportos cargueiros (apesar de que o atual de Joinville não conta, por mim ele viraria um autódromo, ou no máximo uma pista do aeroclube/escola de aviação), provavelmente nossas exportações também aumentariam radicalmente. Região com algumas das indústrias mais fortes do país, próximo do mar (portos), próximo do Mercosul, próximo de São Paulo, com estrutura rodoviária boa, etc. Só temos que, além desta infraestrutura, investir pesado em educação, para aí as empresas desejarem MAIS vir pra cá. E isso não vale apenas a Joinville, mas a todo o eixo Curitiba - Florianópolis: Joinville, Blumenau, Itajaí, etc.

Este CIC, se não me engano, será atendido pelas quatro modalidades de transporte: aeroviária, hidroviária, ferroviária e rodoviária.
Concordo com tudo!
E arrisco afirmar que Joinville é uma das cidades que mais exporta no Brasil em relação ao seu tamanho! Agora junta o triângulo Joinville/Jaraguá/Blumenau que exportam muito mesmo! Houve rumores que este aeroporto têm o apoio de empresários inclusive de Blumenau. Se sair este aeroporto seria não só bom para a região norte e vale, mas sim para o estado todo!

Eu não digo nem em relação ao movimento de passageiros, mas sim em relação a cargas! Duvido que não haja movimento!

A região onde querem colocar este aeroporto também é muito bem pensado! Em apenas alguns quilômetros, terá uma UFSC com cursos de graduação relacionados a mobilidade (com uma pista de testes!!), uma fábrica de motores da GM, ficará praticamente à beira da BR-101, uma ferrovia passará bem próximo e com um dos portos mais movimentados do Brasil a menos de 30km dali... Eu não consigo pensar em um lugar melhor!

Educação não precisa nem falar né? UFSC e PUC entrando em Joinville! Com o agravante da UFSC estar próximo ao complexo!
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old June 20th, 2010, 10:34 PM   #12
SÓ VAI COM ORDEM...
BANNED

Atentai.

No eixo Blumenau - Itajaí - Jlle - Jaraguá (e cercanias) está centrado o PIB industrial do Estado.

Nada nele aponta para a presença de dinheiro público. Pelo contrário, a região é "pagadora de impostos" (claro que há blindagem patrimonial ou planejamento tributário), mas a atividade industrial regular é lícita e faz o negócio "por dentro".

As terras onde o aeródromo se situará são particulares.

Os clientes do aeroporto (dentre eles o proprietário das terras) cargueiro são as próprias indústrias que hoje "penam" nas saídas por portos públicos e aeroportos da infraero.

Não estamos falando, portanto, de aeroporto de movimentação de pessoas.

Neste sentido quem fala em "medo de sobreposição" há de refletir sobre o caráter do investimento: não é público federal e não se destina a movimentar pessoas (cujo contingente humano SC não tem em demasia, e oxalá que continue assim).

Se voce fosse pensar em um novo aeroporto da INFRAERO, aí sim eu concordaria com o receio. Ainda mais considerando que temos essa "sombra" de uma cidade de 2 milhoes de habitantes a 200km e as ofertas múltiplas das empresas aéreas para saídas daquele terminal (promoções e rebaixos que não existem nas nossas cidades). Agora, considerando que o aeroporto tem a chancela, p. ex. de uma WEG, eu tenho pouco temor, pois é gente que tem compromisso com o lucro, e não "dilapida a viúva".
Old June 20th, 2010, 11:04 PM   #13
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 4733

Concordo com tudo que foi dito! Até o final dessa década, com duas novas ferrovias na região (uma acompanhando o litoral e outra cruzando o Vale), esse possível novo aeroporto, mais dois portos e a BR 470 duplicada, provavelmente teremos uma das primeiras áreas "desenvolvidas" do país (tanto em indicadores sócio-econômicos, quanto em infra-estrutura). E ainda tem gente que é contra a industrialização, que diz que é coisa de país "pobre" (sendo que o estado mais desenvolvido do país é justamente o mais industrializado)...
Old June 20th, 2010, 11:37 PM   #14
David de andrade
Joinville-SC

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 506

Essa região compreendida por Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Itajaí, Bal. Camboriu, Brusque, até São Bento do Sul, é uma região - Altamente industrial e também turística, me faz lembrar muito a região da Alemanha (A região metropolitana do Ruhr, Reno ) onde as cidades de Dortmund, Essen, Dusseldorf, Colônia são as principais cidades e todas com mais de 500 mil habitantes. Lógico com uma proporção muito menor, mas por aqui as cidades pólos como Joinville, Blumenau e Itajai, cada uma com uma característica industrial própria, tendem dentro de uns 15 a 25 anos, transformar uma metrópole semelhante a essa. Está nessa região de SC as cidades que mais crescem, ( tanto em população e econômico ) e com toda essa infra-estrutura, tenderá a crescer muito mais, as BRs 280 e 470 duplicadas, impulsionarão ainda mais a força econômica dessa região.( eu ainda espero que as Rod. SCs 413 e 474, que liga Joinville a Blumenau via Guaramirim e Massaranduba, também seja duplicada, então teremos os dois maiores pólos industriais de SC interligadas por uma Rodovia duplicada.

Sendo assim a infra-estrutura tem que aumentar cada vez mais, e esse aeroporto será um marco das exportações dessa região.
Como muitas aqui já comentaram, a quantidade de portos, aeroportos será grande, mas isso é uma seqüencia do dinamismo industrial dessa região, os Aeroportos de Joinville e Navegantes ficará com os vôos de passageiros e esse de Araquari, ficará com o Cargueiro, creio que esse complexo Inter-Modal será o único no Brasil, pelo que será feito nele, será digno de grandes aeroportos cargueiros mundiais.
E como o Barriga-Verde falou "provavelmente teremos uma das primeiras áreas "desenvolvidas" do país (tanto em indicadores sócio-econômicos, quanto em infra-estrutura)." também concordo com essas suas palavras.
Old June 21st, 2010, 08:55 PM   #15
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mr.Canello View Post
Eu não digo nem em relação ao movimento de passageiros, mas sim em relação a cargas! Duvido que não haja movimento!

A região onde querem colocar este aeroporto também é muito bem pensado! Em apenas alguns quilômetros, terá uma UFSC com cursos de graduação relacionados a mobilidade (com uma pista de testes!!), uma fábrica de motores da GM, ficará praticamente à beira da BR-101, uma ferrovia passará bem próximo e com um dos portos mais movimentados do Brasil a menos de 30km dali... Eu não consigo pensar em um lugar melhor!

Educação não precisa nem falar né? UFSC e PUC entrando em Joinville! Com o agravante da UFSC estar próximo ao complexo!
Eu só acho que a educação, mesmo com UFSC e PUC, tem que melhorar e muito. Hoje já temos falta de mão de obra qualificada, tanto em nível superior (engenheiros principalmente) como nível técnico. UFSC e PUC virão pra tentar cobrir o que falta, não vão conseguir cobrir tudo, e com o maior desenvolvimento da próxima década vai faltar ainda mais. Esse antigo CEFET tem que ampliar a grade de cursos, e inclusive colocar mais uns dois por aí pela cidade.

Com todos os investimentos de infraestrutura, mais empresas vão procurar a cidade, e consequentemente mais profissionais serão requisitados. Se ficar só com PUC e UFSC vai continuar faltando...

Inclusive, falando em prédios de universidades, estou com uma ideia, um tanto quanto cara, e que qualquer hora posto lá naquele thread que fiz no Arq. e Discussões Urbanas.

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post

Concordo com tudo que foi dito! Até o final dessa década, com duas novas ferrovias na região (uma acompanhando o litoral e outra cruzando o Vale), esse possível novo aeroporto, mais dois portos e a BR 470 duplicada, provavelmente teremos uma das primeiras áreas "desenvolvidas" do país (tanto em indicadores sócio-econômicos, quanto em infra-estrutura). E ainda tem gente que é contra a industrialização, que diz que é coisa de país "pobre" (sendo que o estado mais desenvolvido do país é justamente o mais industrializado)...
A industrialização de nada é ruim! E a diferença principal entre indústrias de países ricos e indústrias de países pobres é basicamente que nos ricos tem muito mais tecnologia e valor agregado. Mas nos países ricos também não fica só com industrialização, vide Estados Unidos, que tem um setor de agronegócios bem forte..
Old June 22nd, 2010, 03:13 AM   #16
SÓ VAI COM ORDEM...
BANNED

Vc está certo qto à imperiosa necessidade de formar a mão-de-obra, especialmente na área da engenharia.

O país está passando por um "choque" de investimentos, e será crucial ter uma engenharia competente.

Mas eu iria até mais longe, não adianta ter as universidades e nao ter o ensino básico. O fundamental tem de ser mto mais avançado para o ensino superior não ter de "recuperar" o tempo perdido. Qtos alunos q entram "patinando" nas faculdades...
Old June 22nd, 2010, 03:20 AM   #17
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

É verdade. Essa psicologia de não reprovar pra não traumatizar me deprime. Na minha sala da faculdade tem praticamente analfabetos funcionais, e não estou brincando. Gente que lê um texto pior que um aluno da 5ª série, e que não sabe o significado de algumas palavras simples.
Reply

Thread Tools

Posting Rules