daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Reply

 
Thread Tools Rate Thread
Old June 18th, 2010, 03:24 AM   #1
Henrifavoretto
Registered User
 
Henrifavoretto's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Goiânia/Go
Posts: 4,789
Likes (Received): 385

Sede do governo municipal de algumas capitais.

Fotos dos paços municipais das nossa capitais:


Porto Alegre

Ricardo André Frantz

O Paço Municipal de Porto Alegre, também conhecido como Prefeitura Velha, é a sede da prefeitura da capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e é um dos seus mais característicos e importantes prédios históricos.

Foi construído para ser a sede da Intendência de Porto Alegre, que até então funcionava em diversos espaços alugados no centro. Eleito pelo Partido Republicano em 1897, José Montaury comprometeu-se com a construção de uma sede definitiva para o Executivo local. Para tal, foi necessário o aterro da Doca do Carvão e a venda de terrenos municipais a fim de levantar fundos para a obra.

O primeiro projeto para a Intendência foi do Engenheiro Oscar Muniz Bittencourt, mas devido a ponderações de ordem política o projeto foi vetado e encomendou-se um novo desenho ao veneziano João Antônio Luiz Carrara Colfosco. A pedra fundamental foi lançada em 5 de abril de 1898, e a construção iniciou em 28 de setembro deste mesmo ano. Foi concluído em abril de 1901, sendo ocupado a partir de 15 de maio pelo Conselho Municipal, a Secretaria, a Contabilidade, a Tesouraria e Arrecadação, além do Arquivo, da Inspetoria de Veículos, da Assistência Pública e do primeiro Posto Policial, com sua respectiva cadeia. O custo final da obra chegou a 500 contos de réis, e a maior parte dos materiais empregados proveio da própria Porto Alegre.

O edifício reflete o gosto pela monumentalidade vigente na época, e segue um estilo eclético derivado de padrões neoclássicos, e influenciado por diretrizes Positivistas, como se percebe pela estatuária alegórica na fachada. No grupo à direita, junto à avenida Borges de Medeiros, a figura central representa a Liberdade, a da direita representa a História; o busto de Péricles, a Democracia; a figura da esquerda representa a Ciência. A figura central do grupo colocado próximo à rua Uruguai representa a Agricultura, a da direita representa o Comércio e a da esquerda figura a Indústria. Em acréscimo, estátuas isoladas que representam a Justiça e a República. Na fachada frontal existem bustos de José Bonifácio e do Marechal Deodoro da Fonseca. No centro encontra-se o Brasão da República.

O edifício foi tombado pelo município em 21 de novembro de 1979 e passou por uma reforma total em 2003, adaptando-se diversos espaços internos para exposições de arte e para guarda do Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre.


Curitiba


feliciano fotografo campinas

Em 1912, após haver ocupado casas alugadas, a Prefeitura Municipal de Curitiba, através de lei aprovada em 29 de novembro, foi autorizada a construir sede própria a ser edificada na praça Santos Andrade. Entretanto, no ano seguinte, através de empréstimo contraído ao governo do Estado, com o objetivo de serem melhoramentos na capital, entre os quais se incluíam o Palácio da Prefeitura. Novo local foi escolhido – a atual praça Generoso Marques -, onde existia o antigo mercado Municipal, que foi demolido, Iniciado em 1914, a construção prosseguiu durante todo o ano de 1915, e em 24 de fevereiro de 1016 inaugurava-se o novo prédio do Paço Municipal de Curitiba tornando-se então um dos raros exemplos, no Brasil, de Prefeitura a Ter sede própria. Oficialmente chamado de Paço da Liberdade a partir de 3 de fevereiro de 1948, sediou a prefeitura de Curitiba até 1969, quando esta foi transferida para a nova e moderna sede do Centro Cívico. Em 1970, após Ter abrigado temporariamente o Projeto Rondon, o prédio teve sua restauração iniciada, interrompida em 1971 e retomada em meados do ano seguinte, após reformulação do projeto pelo arquiteto Cyro Corrêa de Oliveira Lyra, o qual, juntamente com o arquiteto Abraão Assad, levou termo a execução. Em 16 de janeiro de 1974 o Museu Paranaense inaugurou sua nova sede, consoante o planejamento elaborado pelo arqueólogo Oldemar Blasi, então diretor da instituição, e o pelo professor Newton Carneiro, com o assessoramento museográfico da historiadora de arte Lygia Martins Costa, do IPHAN.
Prédio de arquitetura eclética, com elementos art nouveau representados, sobretudo, pelas marquises de ferro voltadas para a Praça Tiradentes, pelo desenho das esquadrias de madeira e portas externas. Ocupando área de 500m2, está construído sobre base de concreto e blocos de cantaria, possuindo planta retangular sobre cujos lados menores se erguem duas fachadas, a principal voltada para o jardim e na qual se destaca torre quadrada. É construído em alvenaria de tijolos, e em três pavimentos e cobertura em quatro águas. Dois Hércules sustentam as colunas da entrada do prédio e representam os poderes municipais – o Legislativo e o Executivo -, e o nicho existente logo acima encerra figura feminina que representa a cidade de Curitiba. Completa a ornamentação da torre escudo com as armas do município e a cabeça do leão, símbolos da força. Em três faces da torre, há relógios movidos eletricamente. Em todas as fachadas, sacadas semicirculares.
Criado em 1874 e oficialmente inaugurado em 25 de setembro de 1876, o Museu Paranaense, tanto quanto a Prefeitura, ocupou vários imóveis. Quando da inauguração do moderno Paço 29 de Março, no Centro Cívico, o estado e o município de Curitiba, através de convênio, regulamentaram a utilização do prédio, que até então serviria de sede para a municipalidade, destinando-o, então, ao Museu paranaense, a fim de abrigar seu precioso acervo, atualmente distribuído da seguinte forma:
No térreo, além do vestíbulo, há três salas de exposição temporárias, auditório e uma sala que serve ao mesmo tempo de almoxarifado, sessão educativa, manutenção e oficina de reparos.
No primeiro pavimento, o grande salão central é de exposições temporárias; nos demais salões: exposição da cidade de Curitiba antiga, proto-história paranaense, Paraná nos séculos XVII e XVIII, Paraná província e Paraná república.
O segundo pavimento foi ocupado pela sala do diretor, secretaria, arquivo, biblioteca, sala de leitura e exposições; no corredor, vitrines com exposições temáticas.
No terceiro pavimento há salões de exposição da seção de arqueologia, etnologia e artes populares, com as respectivas salas de chefes de seções, e a cantina.


São Paulo

www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sao-paulo

O Edifício Matarazzo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú, é a sede da prefeitura da cidade de São Paulo desde 2004, quando esta se transferiu do Palácio das Indústrias.
Pertencia anteriormente ao Banco do Estado de São Paulo (Banespa), daí seu apelido de "Banespinha". Por sediar a prefeitura, também é conhecido por Paço Municipal.
Está localizado no Vale do Anhangabaú, junto ao Viaduto do Chá. É conhecido por seu jardim, localizado no último andar do edifício.
Foi projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini, a mando do conde Ermelino Matarazzo, e abrigou por anos a sede de suas indústrias. O projeto arquitetônico possui inspirações fascistas, visto a ligação do arquiteto com o regime de Mussolini.


Rio de Janeiro

http://www.palaciodacidade.rio.rj.go...mais_fotos.asp

Construído entre os anos de 1947 e 1949 para sediar a Embaixada Inglesa, o Palácio situado na Rua São Clemente, em Botafogo, é um exemplo de arquitetura no estilo Adam, que transcorreu no Reino Unido na segunda metade do século XVIII.

O prédio fica ao fundo de um amplo parque ajardinado e possui uma fachada imponente marcada por quatro colunas e amplos terraços. A decoração interna é sóbria, com peças de mobiliário, tapetes, pinturas e obras de arte em geral dos séculos XVIII e XIX e obras atuais.

Com a transferência das embaixadas para Brasília, o edifício foi adquirido em 1975 pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para sua sede e foi tombado em 1984.


Palácio: sede do Poder Municipal do Rio de Janeiro

Em 1975, após a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, um dos primeiros desafios que o município do Rio enfrentou foi o de achar uma sede para sua Prefeitura. Havia o sonho de que o Paço Imperial, na época ocupado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, voltasse a sua função original, de ser ocupado pelos governadores da cidade.

O sonho durou pouco, o espaço que foi cedido no Paço era pequeno, e a Prefeitura tinha que se mudar. Mas para onde? Diversas tentativas foram feitas: o antigo prédio do Ministério da Agricultura (hoje demolido), o Solar da Marquesa de Santos, o anexo do Palácio do Catete etc.

Meses se passaram depois da posse do primeiro prefeito, e a Prefeitura ainda não tinha uma sede. Até que o cônsul geral da Grã-Bretanha, Alan Munro, revelou o intuito de vender o Palácio da Rua São Clemente, sede da embaixada inglesa. A venda foi fechada por Cr$ 39.946.500,00 (valor equivalente na época a 4 milhões 950 mil dólares). Deste então o Palácio é a sede do Governo Municipal do Rio de Janeiro.



Belo Horizonte

imageshack.us

Vitória
image hosted on flickr



Goiânia



Cuiabá


Manaus



Porto Velho



Rio Branco



Belém
image hosted on flickr




São Luis


Lívio Estrela


Teresina


Palácio da Cidade - antiga Escola Normal, abriga o prédio da prefeitura desde 1984. Dos anos 20, permanecem as fachadas neoclássicas. Tem exposição permanente de arte plástica.


Fortaleza



Natal


O prédio do Palácio Felipe Camarão foi construído no ano de 1922, pelo construtor Miguel Micussi, sendo inaugurado no mesmo ano no dia 7 de setembro, marcando o Centenário da Indepedência do Brasil, na administração do governador Antônio José de Melo e Souza (1920-1924) e do intendente municipal Teodósio Paiva. Antes, havia no local um casarão de linhas coloniais onde funcionava a Presidência da Intendência Municipal.

A sede da Prefeitura recebeu o nome de “Palácio Felipe Camarão” através da Lei 359/A, de 1955, em homenagem ao índio Poti, que era o chefe dos Potiguares, tribo que habitava as margens do Rio Potengi.

O índio Poti nasceu na aldeia de Vila Velha, em Igapó, e em 1612 foi catequizado e batizado juntamente com a sua esposa Clara Camarão passando a chamar-se Antônio Felipe Camarão. O primeiro nome, em homenagem ao santo do dia; o segundo, ao rei de portugal; e o terceiro, representa a tradução da palavra indígina Poti.

Felipe Camarão se destacou nas lutas para expulsão dos inavasores holandeses na capitania de Pernambuco. Por conta de sua bravura, o rei de Portugal, em 16 de maio de 1633, concedeu-lhe um brasão de armas e nomeou-o capitão mor de todos os índios do Brasil, passando, a partir daí, usar a palavra Dom, antes do nome, como indicativo de nobreza. Recebeu ainda a comenda dos Moinhos de Soure, do mesmo rei de portugal. Dom Antônio Felipe Camarão morreu no ano de 1648, em Várzea, nos arrebaldes de Recife, PE.



Recife



João Pessoa



Salvador



Palmas

Last edited by Henrifavoretto; June 18th, 2010 at 06:28 AM.
Henrifavoretto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old June 18th, 2010, 04:15 AM   #2
diMonteiro
Registered User
 
diMonteiro's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Niterói
Posts: 2,131
Likes (Received): 1

Tem umas que tentam ser pseudo-modernistas que, tenha dó, são um lixo.

Os palácios históricos são belíssimos, com destaque para Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro.
__________________
Niterói
Cidade Sorriso :D

Icaraí | Ingá | Boa Viagem | Gragoatá | Charitas | Parque da Cidade
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 04:32 AM   #3
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer
 
RobertoBarrich26's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Centro-Oeste - GYN Melância
Posts: 13,601
Likes (Received): 628

Quote:
Originally Posted by diMonteiro View Post
Tem umas que tentam ser pseudo-modernistas que, tenha dó, são um lixo.

Os palácios históricos são belíssimos, com destaque para Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro.
A de Cuiabá é um belo EXEMPLO disso.. (apesar de ser um modernismo de 1970 - o q realmente era na época)...
__________________
Informações em tempo real sobre o trânsito e transportes de Goiânia e RM: http://www.facebook.com/TransitoGoianiago
-------------------------

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 04:35 AM   #4
CampoGrandense
CGr / MS / C-O / BR
 
CampoGrandense's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Campo Grande/MS
Posts: 11,508
Likes (Received): 1296

Campo Grande não tem uma Prefeitura centralizada. A sede de fato, onde fica o gabinete do prefeito, é lastimável de feio e caindo aos pedaços. Já o Centro de Atendimento do Cidadão é lindo e novo. Há vários imóveis alugados espalhados pela cidade onde funcionam secretarias e órgãos ligados à Prefeitura.
CampoGrandense no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 04:38 AM   #5
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer
 
RobertoBarrich26's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Centro-Oeste - GYN Melância
Posts: 13,601
Likes (Received): 628

Quote:
Originally Posted by CampoGrandense View Post
Campo Grande não tem uma Prefeitura centralizada. A sede de fato, onde fica o gabinete do prefeito, é lastimável de feio e caindo aos pedaços. Já o Centro de Atendimento do Cidadão é lindo e novo. Há vários imóveis alugados espalhados pela cidade onde funcionam secretarias e órgãos ligados à Prefeitura.
Mas as secretarias, normalmente, são espalhadas mesmo... ao menos, no Brasil inteiro é assim!! ou tem algum lugar q não seja??? Q seja tudo em um único edifício...

fiquei curioso agora...
__________________
Informações em tempo real sobre o trânsito e transportes de Goiânia e RM: http://www.facebook.com/TransitoGoianiago
-------------------------

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 04:39 AM   #6
Yang Xangai
João Paulo
 
Yang Xangai's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Location: THE / BH - BR
Posts: 812
Likes (Received): 18

O da minha cidade é bem sutil!
Yang Xangai no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 04:46 AM   #7
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there
 
Julio_Geografia's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 4,083
Likes (Received): 131

Alguns são belíssimos, como João Pessoa que eu desconhecia. A de Porto Velho parece um hotel de beira de estrada, não gostei! A de Manaus é discretíssima e a de Goiânia bem espalhafatosa, mas tem sua beleza. Senti falta da de Florianópolis.
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 04:49 AM   #8
felixx_
Registered User
 
felixx_'s Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Natal
Posts: 6,148
Likes (Received): 1726

Gosto muito da sede de João Pessoa. Mas essa de Salvador...
felixx_ está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 04:54 AM   #9
JPBrazil
Registered User
 
Join Date: Mar 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 5,527
Likes (Received): 20

As que eu mais gostei e ainda não conhecia foram a de Porto Alegre e Curitiba, além da de Belo Horizonte e São Paulo que são as minhas favoritas.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 04:55 AM   #10
Henrifavoretto
Registered User
 
Henrifavoretto's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Goiânia/Go
Posts: 4,789
Likes (Received): 385

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Alguns são belíssimos, como João Pessoa que eu desconhecia. A de Porto Velho parece um hotel de beira de estrada, não gostei! A de Manaus é discretíssima e a de Goiânia bem espalhafatosa, mas tem sua beleza. Senti falta da de Florianópolis.
Não achei nenhuma foto... se tiver e quizer ajudar...
Henrifavoretto no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 05:43 AM   #11
Tito
:)
 
Tito's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Aracaju - Brasil
Posts: 18,374
Likes (Received): 489

Cadê os créditos?
__________________


Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook



> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 05:49 AM   #12
Henrifavoretto
Registered User
 
Henrifavoretto's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Goiânia/Go
Posts: 4,789
Likes (Received): 385

Desculpe, esqueci... vou providenciar!
Henrifavoretto no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 06:15 AM   #13
RicardoSSA
Registered User
 
Join Date: Dec 2004
Location: Salvador, Brazil
Posts: 4,150
Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by felixx_ View Post
Mas essa de Salvador...
Mui digno de quem o ocupa.
RicardoSSA no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 11:09 AM   #14
tchelllo
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 11,084
Likes (Received): 24

Em São Paulo houve uma mudança do Palácio das Indústrias:


autor da foto: Dornicke


Para este prédio maior no Viaduto do Chá
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 11:30 AM   #15
Emanuel Paiva
Registered User
 
Emanuel Paiva's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 26,017
Likes (Received): 2927

Em primeiro lugar, quero parabenizar o criador do thread.

Bom, de modo geral gostei de todas, mas algumas achei bem simples: Palmas, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Amei a de João Pessoa.

Agora, a de Salvador.
__________________
Meus trabalhos fotográficos
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 12:09 PM   #16
Suburbanist
on the road
 
Suburbanist's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: Breda<->'s-Hertogenbosch<->Eindhoven triangle
Posts: 18,868
Likes (Received): 5231

Poderiam aproveitar o boom da construção civil para fazerem a construção de novos centros administrativos em áreas emergentes das capitais, como Goiânia fez. Essa sede absolutamente linda de Goiânia foi construída em uma "cidade adminsitrativa" às margens da BR-153, em uma área cercada por bairros novos e planejados como o Alphaville, e não muito distante do principal shopping da cidade. Há várias secretarias que funcionam no mesmo complexo.

Assim, os prédios antigos poderiam ser transformados em museus, se for o caso, ou centros culturais, ou algo do gênero, e as prefeituras podem se mudar para novas áreas com prédios novos e modernos, levando junto várias secretarias e eliminando custos de aluguéis (o que fez Goiânia).
__________________
"For every complex problem there is a solution that is simple, clear and wrong."
Suburbanist no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 12:57 PM   #17
ambiente2008
Registered User
 
ambiente2008's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Lisboa
Posts: 4,763
Likes (Received): 881

Quote:
Originally Posted by Suburbanist View Post
Poderiam aproveitar o boom da construção civil para fazerem a construção de novos centros administrativos em áreas emergentes das capitais, como Goiânia fez. Essa sede absolutamente linda de Goiânia foi construída em uma "cidade adminsitrativa" às margens da BR-153, em uma área cercada por bairros novos e planejados como o Alphaville, e não muito distante do principal shopping da cidade. Há várias secretarias que funcionam no mesmo complexo.

Assim, os prédios antigos poderiam ser transformados em museus, se for o caso, ou centros culturais, ou algo do gênero, e as prefeituras podem se mudar para novas áreas com prédios novos e modernos, levando junto várias secretarias e eliminando custos de aluguéis (o que fez Goiânia).
Essas transferências dos centros políticos e administrativos dos centros das cidades ditam a decadência dos centros históricos das cidades.

Que mania essa de retirarem a função original dos edifícios históricos.
ambiente2008 no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 12:59 PM   #18
abrandao
Paris, France.
 
abrandao's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Maceio, Paris
Posts: 10,947
Likes (Received): 843

Prefeitura Municipal de MACEIÓ
Praça dos Martírios, Centro, Maceió-AL.


Last edited by abrandao; June 18th, 2010 at 01:10 PM.
abrandao no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 01:31 PM   #19
Zehneh
Registered User
 
Zehneh's Avatar
 
Join Date: Oct 2009
Location: Xmas
Posts: 3,873
Likes (Received): 2

Opinião pessoal:só João Pessoa se salva.

Pode ser até a cor original,mas não gosto da cor do de POA,apesar de ser um prédio lindo.
Zehneh no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2010, 01:35 PM   #20
Raynits
...
 
Raynits's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Caxias do Sul
Posts: 454
Likes (Received): 4

A de Porto Alegre é essa mais aquele prédio atrás dela na foto.
Raynits no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 07:57 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu