|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Rene Hass
Likes (Received): 167
|
RS – Finalmente, a Rota Romântica – Paisagens e arquitetura ao longo do mais belo caminho que leva a Gramado e Canela
RS – Rota Romântica (BR-116 e RS-235)
![]() A Rota Romântica é como se chama o caminho que vai de São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre) até São Francisco de Paula, passando por Nova Petrópolis, Gramado e Canela, marcado em vermelho no mapa acima. As duas estradas principais da Rota Romântica são a BR-116 (trecho entre São Leopoldo e Nova Petrópolis) e a RS-235 (trecho entre Nova Petrópolis e São Francisco de Paula). Algumas cidades que compõem a Rota Romântica não ficam às margens da BR-116 nem da RS-235, contudo. De acordo com o site oficial da Rota Romântica, as cidade que dela fazem parte são: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Este thread vai estar dividido em três partes: Parte I – Rota Romântica – BR-116 – de Novo Hamburgo a Nova Petrópolis; Parte II – Rota Romântica – RS-235 – de Nova Petrópolis a São Francisco de Paula, passando por Gramado e Canela (será posto online quando os comentários chegarem à segunda página). Dependendo do sucesso do thread, eu posso colocar uma 3ª parte, que é o caminho para Gramado via RS-115, que não é considerado a Rota Romântica, quando os comentários chegarem à 3ª página. Não é objetivo deste thread focar nas cidades, e sim nas estradas e paisagens ao longo delas ou próximo delas. Cidades como Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula merecem threads exclusivos para cada uma. Mais adiante eu criarei um thread para cada uma dessas cidades. Gramado e Canela são as cidades mais procuradas por turistas que vêm ao Rio Grande do Sul. A partir de Porto Alegre, são duas rotas que levam a Gramado e Canela. Rota 1 – Rota Romântica: BR-116 até Nova Petrópolis e RS-235 de Nova Petrópolis até Gramado. Rota 2 – BR-116 até Novo Hamburgo, RS-239 de Novo Hamburgo a Taquara e RS-115 de Taquara até Gramado. Embora a maioria das pessoas opta pela Rota 2, por ter menos trechos de serra e ser mais rápida, a Rota 1 – a Rota Romântica – é indubitavelmente a mais bela. Todas as fotos desta coletânea estão devidamente creditadas com os seus autores. Passamos às fotos: Parte I – Rota Romântica – BR-116 – de Novo Hamburgo a Nova Petrópolis ![]() Foto 1: Não é a Rota Romântica ainda. É apenas a BR-116 assim que sai de Porto Alegre em direção norte. Para ir a Gramado via BR-116 somos obrigados a passar por aqui. Essa foto é na altura de Canoas. Autoria da foto: Alexandre Leão ![]() Foto 2: BR-116 em Ivoti. Autoria da foto: Vilson Flôres ![]() Foto 3: BR-116 em Dois Irmãos. Autoria da foto: Vilson Flôres ![]() Foto 4: BR-116 em Dois Irmãos. Autoria da foto: Vilson Flôres ![]() Foto 5: Outono na BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Vilson Flôres ![]() Foto 6: BR-116 em Dois Irmãos. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 7: BR-116 em Dois Irmãos. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 8: BR-116 em Dois Irmãos. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 9: BR-116 em Dois Irmãos. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 10: BR-116 em Dois Irmãos. Autoria da foto: Breno Rocha Júnior ![]() Foto 11: Dois Irmãos vista da BR-116. Início da Serra Gaúcha. Autoria da foto: Maurício Dias Leite ![]() Foto 12: Pórtico de Entrada de Morro Reuter. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 13: Monumento ao Livreiro, em Morro Reuter Autoria da foto: Gabriel Guedes ![]() Foto 14: Morro Reuter vista da BR-116. Autoria da foto: Tiago Cícero ![]() Foto 15: Construções típicas dos colonos alemães em Morro Reuter. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 16: BR-116 em Morro Reuter. Autoria da foto: Jakza ![]() Foto 17: BR-116 em Morro Reuter. Autoria da foto: Diego Ruschel ![]() Foto 18: BR-116 em Morro Reuter. Autoria da foto: Alexandre Otávio Pinto ![]() Foto 19: BR-116 em Morro Reuter. Autoria da foto: Alexandre Otávio Pinto ![]() Foto 20: BR-116 em Morro Reuter. Autoria da foto: Alexandre Otávio Pinto ![]() Foto 21: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Diego Ruschel ![]() Foto 22: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Anelise Cipoli ![]() Foto 23: Picada São Paulo. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 24: Picada São Paulo. Autoria da foto: Aline Cipoli ![]() Foto 25: Armazém em Picada São Paulo. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 26: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 27: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 29: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 30: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 31: BR-116 cheia de plátanos dos dois lados da estrada, em Picada Café. Autoria da foto: Vilson Flôres ![]() Foto 32: Construção típica dos imigrantes alemães em Picada Café. Autoria da foto: Maurício Antônio Weber ![]() Foto 33: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Christiane Salomoni ![]() Foto 34: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 35: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Maurício Dias Leite ![]() Foto 36: Igreja em Picada Café. Deve ser católica. Autoria da foto: Aline Cipoli ![]() Foto 37: Parada de ônibus em Picada Café. Autoria da foto: Aline Cipoli ![]() Foto 38: Vale em Picada Café. Autoria da foto: Vilson Flôres ![]() Foto 39: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: André Bonacin ![]() Foto 40: Riacho em Picada Café. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 41: Igreja em Picada Café. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 42:Construção típica dos imigrantes alemães em Picada Café. Autoria da foto: Maurício Antônio Weber ![]() Foto 43:Construção típica dos imigrantes alemães em Picada Café. Autoria da foto: Reverendo_POA ![]() Foto 44: Igreja São João em Picada Café. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 45: Riachinho em Joaneta, Picada Café. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 46: Casa em estilo enxaimel em Picada Café. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 47: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 49: Vale com vista para Picada Café. Autoria da foto: Raoni Vincent ![]() Foto 50: Picada Café. Autoria da foto: Ciclosinos ![]() Foto 51: Pórtico de entrada de Picada Café. Autoria da foto: Pcrapaki ![]() Foto 52: Moinho com roda d’água em Picada Café. Moinho dos Kuntz. Autoria da foto: A. J. Bonatto ![]() Foto 53: Armazém em Picada Café. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 54: O mesmo moinho da foto 52 em Picada Café. Autoria da foto: Mauricioan ![]() Foto 55: Outono na BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Lenhard_rs ![]() Foto 56: BR-116 em Picada Café. Autoria da foto: Cyrocasabona ![]() Foto 57: Casa enxaimel em Nova Petrópolis. Autoria da foto: Ciclosinos ![]() Foto 58: BR-116 em Nova Petróplis. Autoria da foto: Karlos Derickson ![]() Foto 59: Nova Petrópolis. Autoria da foto: Paulo P. Coelho ![]() Foto 60: BR-116 em Nova Petrópolis. Autoria da foto: Jakza ![]() Foto 61: BR-116 na entrada de Nova Petrópolis. Autoria da foto: Gabriel Guedes ![]() Foto 62: Entrada de Nova Petrópolis. À esquerda, a continuação da BR-116, sendo que a próxima cidade será Caxias do Sul. À direita, a avenida principal de Nova Petrópolis que depois vai se transformar na RS-235 até Gramado. Autoria da foto: ![]() Foto 63: Eu nunca parei aqui, mas essa construção dever ser um centro de informações turísticas situado bem na entrada de Nova Petróplolis. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 64: Hortênsias em Nova Petrópolis. Autoria da foto: Alexandre Otávio Pinto Bonus Pix I – Cenários off main road Essas fotos mostram algumas paisagens e arquitetura do Rota Romântica, mas não imediatamente próximas à BR-116. É preciso sair um pouco da BR-116 para ver esses lugares. ![]() Foto 65: Morro Reuter. Autoria da foto: Germano Schüür ![]() Foto 66: Café Colonial em Morro Reuter. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 67: Almoço colonial em Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 68: Construção típica em Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 69: Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 70: Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 71: Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Pedro Schnack ![]() Foto 72: Atelier F. Scholles em Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 73: Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 74: Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 75: Atelier F. Scholles em Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Pedro Schnack ![]() Foto 76: Armazén Scholles. Autoria da foto: Pedro Schnack ![]() Foto 77: Igreja em Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 78: Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 79: Cemitério em Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Diego Carraro ![]() Foto 80: Pequena propriedade rural em Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 81: Construção em estilo enxaimel em Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Maurício Antônio Weber ![]() Foto 82: Santa Maria do Herval. Autoria da foto: Anelise Kunrath ![]() Foto 83: Autoria da foto: Felipe Herold Bonus Pix II – São Leopoldo Para finalizar esta primeira parte não poderia deixar de postar fotos de São Leopoldo, a primeira cidade da Rota Romântica, na região metropolitana de Porto Alegre, a cidade onde tudo começou, referindo-me à colonização alemã dos vales do Rio Grande do Sul. São Leopoldo está meio descaracterizada em comparação às demais cidades da Rota Romântica. As fotos abaixo mostram a Casa da Feitoria, que hoje funciona como museu. As fotos são de janeiro deste ano e a casa estava fechada quando lá estive. ![]() Foto 84: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 85: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 86: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 87: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 88: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 89: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 90: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 91: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 92: O cemitério alemão ao lado da Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 93: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 94: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass ![]() Foto 95: Casa da Feitoria, em São Leopoldo. Autoria da foto: Rene Hass Por último um thread recente sobre São Leopoldo feito pelo Capilé do Coração: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1155539 – Last edited by renehass; June 20th, 2010 at 04:25 AM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
Likes (Received): 1
|
Lindas as fotos rene.
Parabéns mais uma vez pela compilação. A melhor foto é a primeira, onde frisaste: "não é a rota romântica ainda". Até porque haja esforço para achar algo de romântico na 116 em canoas... ahahaha Mas sério, pra mim não há nada mais bonito nesta região do que a combinação dos morros com os plátanos (não sei se são platanos mesmo) com as folhas secas... Muito lindo mesmo. Abraços |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Sampa!
Likes (Received): 138
|
Show, Rene!
|
|
|
#4 |
|
Moderator
Likes (Received): 1195
|
Bela seleção, Rene, a Rota Romântica é linda demais, coisa de cinema.
![]() Espero que seu pé esteja melhor. abs.
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Registered User
Likes (Received): 10
|
Natureza exuberante!
Thread simplesmente espetacular! Parabéns, Rene!
|
|
|
#6 |
|
preparando novo thread...
Likes (Received): 0
|
Thread impecável, como sempre!
Um pequena correção: as fotos devem ser de Santa Maria do Herval, e não São José. Parabéns
"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela, o próprio sol." Pablo Picasso Canela-RS 'Natureza e Tradição' http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=654683 |
|
|
|
|
|
#7 |
|
chocolate better than sex
Likes (Received): 279
|
Nossa, Rene, agora me deu uma saudade imensa desse lugar, essa é a estrada mais bonita que já vi na vida, tem um clima, uma atmosfera que só quem passa por ela sente, nem adianta tentar explicar, cada curva - e são muitas - revela uma paisagem mais bonita, túneis de árvoeres, as folhas secas no acostamento, tudo é especial, vale muito a pena fazer essa viagem, tirei umas fotos também, mas eu tava mais preocupado em apreciar o percurso, só ele já vale a pena, é um encanto mesmo. Meus parabéns por mais um thread incrível do Rio Grande do Sul.
|
|
|
#8 |
|
Marcelo Lisa
Likes (Received): 284
|
Oba! Um thread sobre a " Rota Romântica" !!! É o pedacinho do Rio Grande do Sul que mais gosto!! Mesmo eu sendo descendente de imigrantes italianos, meu coração bate mais forte é com a arquitetura típica da colonização alemã rodeada de gramados e jardins bem cuidados! Adoro o estilo enxaimel e também o eclético com influência alemã!
Bem, o que dizer de uma rodovia rodeada de plátanos e hortênsias?? Uau, é como um cartão de visitas para ir nos revelando , aos poucos, do que nos espera em cada picada, linha e cidadezinhas que se escondem nas redondezas! Não sei eleger a minha preferida na rota mas certamente adoro Nova Petrópolis que tem um charme especial seja na torre panorâmica que fica na sua entrada seja na Aldeia do Imigrante ou mesmo no labirinto da praça. Neste thread o que foi uma grande revelação para mim foi descobrir a existência desta belíssima " São José do Herval" da qual eu nunca tinha escutado falar ou visto qualquer foto dela antes! Já vi nos mapas " Santa Maria do Herval" mas nunca tinha visto de " São José". Que lugar lindo! Adorei a casa ao fundo na foto 69 e que creio ser a mesma que aparece na foto 78! O Atelier Scholles que aparece em várias fotos também é belíssimo! Quando eu puder ir ao Rio Grande do Sul, podem saber que se depender de mim, quero ver " São José do Herval " com meus próprios olhos. ( mas afinal onde ela fica na rota? Perto do que? Nunca a vi nos mapas da rota! ) Outra revelação que adorei no thread foi o Museu de São Leopoldo. Este eu já tinha visto alguma foto dele mas nunca em detalhes como neste thread. Só senti falta de ver fotos de " Hamburgo Velha" . Quem tiver algumas legais, adicione-as como bonus pics ( minha sugestão). Rene Hass, adorei o seu thread e aguardo as partes II e III dele.
|
|
|
|
|
|
#9 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
http://www.fee.tche.br/sitefee/pt/co...s%E9+do+Herval |
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Orgulho de ser Gaúcho
Likes (Received): 210
|
É linda esta estrada e esses povoados e a arquitetura que os imigrantes deixaram de legado ao longo do caminho, realmente tem uma atmosfera diferenciada e mostra encantos diferentes de acordo com a estação climática vigente. Eu moro em Dois Irmãos e todo o fim de semana faço esse trajeto rumo a capital......é lindo.
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Orgulho de ser Gaúcho
Likes (Received): 210
|
A foto 22 é em Dois Irmãos e a foto 76 também, é um boteco que fica numa estrada rural que serve de alternativa a BR-116 para se chegar a cidade, hoje está totalmente asfaltada e apresenta paisagens lindas e outras constuções tipicas dos imigrantes....o acesso se dá pelo Travessão, hoje acho que é considerado bairro e não apenas zona rural de Dois Irmãos.....pelo menos a parte vizinha a BR-116 está bem densificada, já o resto da estrada segue no meio de campos e vales.
E ao invés de São José do Herval, considerem como Santa Maria do Herval...kkkkk....acho que o Rene se passou e na hora de nomear as fotos ficou com o santo errado na cabeça....hehehehe. |
|
|
|
|
|
#12 |
|
Rene Hass
Likes (Received): 167
|
Obrigado pelos comentários, pessoal. A cidade é realmente Santa Maria do Herval, e não São José. Já consertei os textos.
Depois eu volto e comento mais.
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Belo thread...acho essa uma das estradas mais cenicas do Brasil! Realmente muito bonita especialmente no outono com os platanos mudando de cor.
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Half Aussie half Gaúcho
Likes (Received): 128
|
Que lindas fotos, realmente Rota Romântica é um nome perfeito e bem apropriado. Excelente trhead.
|
|
|
#15 |
|
Marcelo Lisa
|
Eu tenho uma curiosidade : tirando Novo Hamburgo e São Leopoldo que são cidades com indústrias de calçados, de que vivem as cidadezinhas pequenas da " Rota Romãntica"? Plantam o que? A maioria da população de lugares como Picada Café, Morro Reuter , etc vivem da agricultura ? A maioria destes descendentes de alemães vivem na área urbana ou na rural? A impressão que dá , vendo estas fotos, é que são lugares que pararam no tempo e que algumas casas só têm os velhos moradores. Sempre que vejo fotos da região, com exceção das cidades maiores, dá impressão de que não há tantos jovens mais ( talvez por terem migrado pra capital ou pras cidades maiores para estudar ou trabalhar). Sei que em Gramado e em Canela há muito turismo mas o mesmo parece não ser tão desenvolvido no resto da rota.
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Taking On The World
Likes (Received): 551
|
São Leopoldo não é tão do calçado não...
Novo Hamburgo é mais ou menos a metrópole dessas cidades... várias delas tb tem industrias de calçado forte (Ivoti, Dois Irmãos por exemplo). Eu diria que pelo menos METADE dos meus colegas de aula aqui em Novo Hamburgo, durante minha vida, eram de cidades ao redor de Novo Hamburgo (Campo Bom, Sapiranga, Estancia Velha, Ivoti e Dois Irmãos). E muita gente dessas cidades trabalha aqui ou utiliza os serviços de Novo Hamburgo (fabricas podem ser nessas cidades, mas Novo Hamburgo é que tem as transportadores, fabricas de maquinas de calçados, feiras, etc) mas existem outras industrias. Dois Irmãos por exemplo tem a Herval, que é gigantesca. só uma partezinha dela ![]() e se for ver, todas elas tem várias industrias, fabricas, etc |
|
|
|
|
|
#17 |
|
Marcelo Lisa
|
Aces,
Obrigado por ter me respondido! Realmente, vendo a foto de " Dois IRmãos" que eu imaginava ser uma vila de casinhas enxaiméis, a cidade é bem grande e tem prédios com uma altura muito acima do que eu podia imaginar. |
|
|
|
|
|
#18 |
|
.
|
Que thread maravilhosos! Eu adoro a Serra Gaúcha, além de ter paisagens que estão entre as mais belas do país, o clima é perfeito e a culinária é maravilhosa. Um destino completo!
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Marcelo Lisa
|
Uma contribuição pro Thread:
![]() ![]() Fontes: http://www.rotaseroteiros.com.br/rot.../romantica.htm http://s684.photobucket.com/albums/v..._romantica.jpg |
|
|
|
|
|
#20 |
|
Marcelo Lisa
|
Um site com informações sobre a Rota Romântica:
http://www.rotaromantica.com.br/site/site.php |