daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old June 21st, 2010, 06:08 PM   #41
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 155

Neste link que vou deixar aqui , dá pra ver umas fotos interessantes de casas e de jardins da " Rota Romântica" e também impressões de quem passou por lá inclusive com os pontos críticos como a ainda falta de consciência de se investir mais no turismo do local:
http://www.gramadomagazine.com.br/re...ista.php?c=245 ( Procure com a setinha o subitem " Rota Romântica" porque ele é subdividido com nomes de vários locais da rota).

Neste outro link, descobri que Presidente Lucena é a capital da Schmier ( geléia ou chimia como os gaúchos a chamam , pronunciando como se lê no alemão a palavra schmier ) colonial.

http://inema.com.br/mat/idmat000935.htm

Last edited by Marcelo Olisa; June 21st, 2010 at 08:12 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 21st, 2010, 06:47 PM   #42
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Vídeos no youtube que mostram a " Rota Romântica".

De carro pela estrada da Rota Romântica:
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/e-WahYEfv8Q

Rota Romântica I
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/JnfH-T4xGQM

Rota Romântica II
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/Czb6OeHIeLI

Moinho na Rota Romântica:
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/5OH-ED6Q9Ss

Passeio de moto pela rodovia da rota :
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/4M8A9BQksbw

Ovelhas em Nova Petrópolis ( para Déa):
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/WObAI43V-70

Achei também no Youtube bandas típicas e danças típicas mas não as pus aqui porque a qualidade da filmagem não estava muito boa.

Last edited by Marcelo Olisa; June 21st, 2010 at 10:00 PM.
Old June 21st, 2010, 11:20 PM   #43
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 127

Bonus Pix – RS-020, RS-239 e RS-115

As RS-020, 239 e 115 constituem um dos outros caminhos que levam de Porto Alegre até Gramado. Não é tão belo quanto o da BR-116, mas também tem seus encantos.

Eis algumas fotos:

Foto 139: Morro do Itacolomi em Gravataí, região metropolitana de POA. Autoria da foto: Taturs

Foto 140: Gravataí. Autoria da foto: Mindubars

Foto 141: Outro ângulo do morro do Itacolomi, em Gravataí, visto da RS-020. Autoria da foto: Mindubars

Foto 142: Campos próximo de Morungava. Autoria da foto: Rick Mendes

Foto 143: Morungava. Autoria da foto: Mindubars

Foto 144: Vale dos Sinos entre Morungava e Taquara, com montanhas da Serra Gaúcha ao fundo. Autoria da foto: Amarildo Knevitz

Foto 145: RS-020. Autoria da foto: Roberto Gambino Bacelar

Foto 146: Campos com geada. Autoria da foto: Rosane Campos

Foto 147: As gárgulas na margem da RS-020, próximo a Taquara. Autoria da foto:

Foto 148: Campos com geada. Autoria da foto: Rosane Campos

Foto 149: Campos com geada. Autoria da foto: Rosane Campos

Foto 150: Igreja. Autoria da foto: Jéssica Capinaculo

Foto 151: Museu Histórico Adventista Cruzeiro do Sul, em Taquara. Autoria da foto: Urias

Foto 152: Igreja Adventista Cruzeiro do Sul, em Taquara. Autoria da foto: Daniel Serafim

Foto 153: RS-239 em Taquara. A saída à direita, antes do viaduto, é a saída para Gramado (RS-115). Autoria da foto: Fordobrasil

Foto 154: Cidade de Igrejinha, no Vale do Paranhana, vista da RS-115. Autoria da foto: Romão

Foto 155: Centro de Igrejinha. Autoria da foto: Felipe Kehl

Foto 156: Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 157: Vila Germânica, em Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 158: Hans & Hannah, que eu prefiro chamar de Fritz & Frida, no desfile da Oktoberfest de Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 159: Aérea de Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 160: Igreja Evangélica de madeira, em Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 161: Casa do Imigrante, em Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 162: Casa de Pedra, Memorial de Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 163: Lojas à margem da RS-115, em Igrejinha. Nesta região de Igrejinha e Três Coroas há muitos centros comerciais na beira da estrada, vendendo basicamente artigos de couro (sapatos, bolsas, acessórios, casacos etc). Para quem tiver grana sobrando no bolso, vale a pena parar em lojas assim e aproveitar os preços. Na maioria das vezes, faz-se boas compras. Autoria da foto: Javier Huertas

Foto 164: Outro centro comercial à beira da RS-115 em Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 165: Uma das entradas de acesso à Igrejinha. Autoria da foto: Edson Wolff

Foto 166: Outra aérea de Igrejinha. Autoria da foto: Gustavo Kunst

Foto 167: Pedágio em Três Coroas. Autoria da foto: Alexandre Leão.

Foto 168: Pórtico de entrada de Gramado para quem chega à cidade via RS-115 (passando por Igrejinha e Três Coroas). Autoria da foto: Roque Oliveira

Foto 169: Outra foto do oórtico de entrada de Gramado para quem chega à cidade via RS-115 (passando por Igrejinha e Três Coroas). Autoria da foto: Javier Huertas

Last edited by renehass; June 21st, 2010 at 11:43 PM.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old June 21st, 2010, 11:34 PM   #44
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Adorei a Vila Germãnica de Igrejinha e também o Hans e a Hannah. A entrada de acesso a Igrejinha também é bem ajeitadinha. Será que a Vila Germânica é um parque-museu no estilo do que tem em Lajeado e também da Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis?
Das fotos , eu não gostei foi da propaganda da Record no pedágio de Três Coroas.
Old June 21st, 2010, 11:57 PM   #45
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 127

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post

Adorei a Vila Germãnica de Igrejinha e também o Hans e a Hannah. A entrada de acesso a Igrejinha também é bem ajeitadinha. Será que a Vila Germânica é um parque-museu no estilo do que tem em Lajeado e também da Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis?
Das fotos , eu não gostei foi da propaganda da Record no pedágio de Três Coroas.
A propaganda da Record realmente acaba com o lugar. Mas enfim, foi a única foto do pedágio que eu encontrei.

Eu não conheço a Vila Germânica. Eu imagino que ela seja um parque-museu.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old June 22nd, 2010, 12:09 AM   #46
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Vídeos no youtube que mostram a " Rota Romântica".

De carro pela estrada da Rota Romântica:
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/e-WahYEfv8Q

Rota Romântica I
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/JnfH-T4xGQM

Rota Romântica II
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/Czb6OeHIeLI

Moinho na Rota Romântica:
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/5OH-ED6Q9Ss

Passeio de moto pela rodovia da rota :
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/4M8A9BQksbw

Ovelhas em Nova Petrópolis ( para Déa):
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/WObAI43V-70

Achei também no Youtube bandas típicas e danças típicas mas não as pus aqui porque a qualidade da filmagem não estava muito boa.

Ah, adorei as ovelhinhas, Marcelo !! Queria tb passar a mão na cabecinha delas... fofas !!! Tb assisti aos outros vídeos...ai...eu TENHO que conhecer o RS !!!
Old June 22nd, 2010, 12:18 AM   #47
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Ah, adorei as ovelhinhas, Marcelo !! Queria tb passar a mão na cabecinha delas... fofas !!! Tb assisti aos outros vídeos...ai...eu TENHO que conhecer o RS !!!
Aposto que você adorou a colônia japonesa de Ivoti que mostram no vídeo!
Old June 22nd, 2010, 12:34 AM   #48
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Apaixonada ! É assim que estou pela Rota Romântica !!
Plátanos e hortênsias pelos caminhos, construções cheias de charme...como não se apaixonar ??

Anotadíssima na minha listinha de lugares a visitar ! A coletânea está linda, Rene...melhor que isso, só indo pessoalmente...

Achei muito interessante a foto 13, a cara de quem ama ler...queria tirar foto de turista ali...rs

As casinhas da foto 15 são lindas, com aquelas hortênsias, a escada na entrada da casa...

A igrejinha da foto 23 é uma graça...e achei interessante a Picada São Paulo.

Adorei o armazém da foto 32, adoro aquelas janelinhas do sótão.

O riacho da foto 40 tb é um lugar para piquenique ? Parece uma pia ali no cantinho... No calor deve ser bem agradável, né ?

Amei o moinho da foto 52 e o outro ângulo dele na foto 54. Ficou perfeito com a pontezinha e o riacho !

E estas hortênsias da foto 64 ? Lindas demais ! A estrada até deve ficar mais curta ao admirar tantas flores ...

A foto 82 está uma pintura: a casinha, a araucária e as hortênsias...

Na 89, na Casa da Feitoria, parece que é um galpão com forno, carroça...e o poço, é um Museu, né ?

A casinha da 99 tá descuidada, mas adorei a casinha de boneca ao lado..

Ah...A LInha Imperial em Nova Petrópolis é linda ! Tenho alguns postais e não me canso se rever...

A casa da 107 tem teto de zinco, janelas no sótão e floreiras na janela...típica da região, uma graça !

Adorei o ponto de venda de flores...muito charmosa esta carroça, cheinha de flores ! Dá vontade de levar tudo, incluindo a carroça..rs

Gosto da foto 112, o azul do céu, o verde do milho e o marrom da estrada de terra...

Na 127...brrrrr...devia estar frioooo...

Amo a Catedral de Pedra da foto 132...Por dentro tb é bonita, Rene ?

A neve na Barragem do Salto....já pensou ficar naquele banquinho ali ?? brrrr..

Amei a casinha da foto 137, só pelas cortinas fofas na janela...e deve ser bem quentinha por causa do fogão à lenha...

A vaquinha deve estar morrendo de frio, nestas fotos da Bonus Pix ! Mas a foto ficou ótima...

As gárgulas da foto 147 já foram fotografadas por vc, né, Rene ? Lembro que uma está até atacando um cachorrinho...

Na 158...eu tb conheço os bonecos por Fritz & Frida, tirei uma foto com eles no Salão de Turismo ( se bem q não são bem estes bonecos...).

E pra terminar..nunca tinha visto este pórtico de Gramado ! Só vi o outro. Mas este tb é muito bonito !!

Olha, vendo estas fotos, já vou planejando uma viagem, viu ? Não vai dar pra adiar muito não... Obrigadinha novamente, Rene, por nos mostrar tão bem teu Estado...
Old June 22nd, 2010, 12:38 AM   #49
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Aposto que você adorou a colônia japonesa de Ivoti que mostram no vídeo!
Ah, eu vi Ivoti tb, Marcelo ! Gostaria de conhecer tb...e ainda tem as flores, né ? É tudo muito lindo !! Não é à toa que vc ama o lugar !
Old June 22nd, 2010, 01:03 AM   #50
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Achei outros vídeos lindos de lugares da Rota Romântica:

Presidente Lucena
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/wvdfzGpNZdY

Nova Petrópolis
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/RaJuOHwp4VQ

Hortênsias na estrada de Gramado
http://youtubevideo.isgoodness.com/w...id/ai_oCL2MjQ8
Old June 22nd, 2010, 09:25 AM   #51
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 289

eu se fosse a Mary evitava a rota romantiva. É muita gente de classe média. Acho q ela devia pegar um helicoptero e ir direto pra Gramado, onde campo de golfe, vários condominios fechados e ricaços.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old June 22nd, 2010, 12:01 PM   #52
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
A propaganda da Record realmente acaba com o lugar. Mas enfim, foi a única foto do pedágio que eu encontrei.

Eu não conheço a Vila Germânica. Eu imagino que ela seja um parque-museu.
A Vila Germânica é no parque da Oktoberfest, não? Me parece umas banquinhas de artesanato.

Como curiosidade:

Essa é o equivalente a casa do imigrante de São Leopoldo, pra essa outra região. As atuais Taquara, Três Coroas e Igrejinha [e seus arredores que se emanciparam mais tarde, como Picada Hartz) foram colonizadas por particulares, especialmente pelo Tristão José Monteiro, e se chamavam "Colônia de Santa Maria do Mundo Novo".
Nessa casa eram recebidos e abrigados os imigrantes nos primeiros dias, bem como funcionava toda estrutura administrativa desta nova colônia!
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old June 22nd, 2010, 12:02 PM   #53
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 158

Ô delícia ver essas imagens...
Old June 22nd, 2010, 05:22 PM   #54
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by thesapox View Post
A Vila Germânica é no parque da Oktoberfest, não? Me parece umas banquinhas de artesanato.

Como curiosidade:

Essa é o equivalente a casa do imigrante de São Leopoldo, pra essa outra região. As atuais Taquara, Três Coroas e Igrejinha [e seus arredores que se emanciparam mais tarde, como Picada Hartz) foram colonizadas por particulares, especialmente pelo Tristão José Monteiro, e se chamavam "Colônia de Santa Maria do Mundo Novo".
Nessa casa eram recebidos e abrigados os imigrantes nos primeiros dias, bem como funcionava toda estrutura administrativa desta nova colônia!
Todos imigrantes de Taquara, Igrejinha e de Três Coroas foi feita por alemães? Pergunto isto porque sei que há um templo oriental em Três Coroas e há japoneses em Ivoti.
Old June 22nd, 2010, 06:21 PM   #55
EZE
"I'm not that innocent"

EZE's Avatar

Likes (Received): 44

O que acho mais lindo no Rio Grande são as flores...

É realmente encantador porque pra todo lugar que você olha nesses lugares só vê belezas da flora, algo impressionante!...

Ainda vou conhecer as Serras Gaúchas, é muito show!...
EZE no está en línea   Reply With Quote
Old June 22nd, 2010, 08:16 PM   #56
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 289

Quote:
Todos imigrantes de Taquara, Igrejinha e de Três Coroas foi feita por alemães? Pergunto isto porque sei que há um templo oriental em Três Coroas e há japoneses em Ivoti.
o templo budista em Tres Coroas não tem nada a ver com nenhuma colonia na área... ele não foi criado por locais, mas sim pela comunidade budista brasileira e internacional que escolheu o local, não sei pq, mas escolheu ali.

e sim, Ivoti tem colonia japonesa, mas é a única que conheço na área... e são minoria da população de Ivoti, q é em sua maioria de alemães mesmo.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old June 22nd, 2010, 09:12 PM   #57
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Eu neste labirinto de Nova Petrópolis ia precisar chamar um resgate porque não iria sair dele nunca...
http://www.youtube.com/watch?v=SBBxX...eature=related
Old June 22nd, 2010, 09:26 PM   #58
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Eu nunca tinha escutado falar deste local chamado " Nove Colônias" e achei interessante poder tirar fotos com gente vestida como colonos:
http://www.youtube.com/watch?v=AppjERFxOKI
Old June 22nd, 2010, 09:29 PM   #59
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Marcelo, a colonização japonesa de Ivoti é bem posterior à Alemã. A alemã começou em torno de 1825, e a japonesa, +- em 1950 se não me engano.

Quanto a região de Santa Maria do Mundo Novo [Taquara, Igrejinha, TrÊs Coroas], foram colonizadas décadas depois da região de São Leopoldo. Enquanto a região de São Leopoldo pertencia ao governo imperial e a colonização foi promovida pelo governo, no restante das regiões funcionaram loteamentos particulares.
A colonização era predominantemente alemã porque estes eram 'buscados' para compra da terra. Se baseavam no fracasso de muitas colonias "mistas" para promover a colonização de apenas uma etnia. Muitos eram descendentes dos colonos das colônias mais antigas, outros vinham direto da Alemanha.
Old June 22nd, 2010, 09:32 PM   #60
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Quote:
Eu nunca tinha escutado falar deste local chamado " Nove Colônias" e achei interessante poder tirar fotos com gente vestida como colonos:
http://www.youtube.com/watch?v=AppjERFxOKI
Nove Colônias é no interior de Nova Petrópolis, e parte final da rota alemães do Sul. Essa casa fazia parte da rota e saiu há pouco tempo, talvez por algum atrito entre os proprietários e a Prefeitura.
O "preserva a arquitetura original" é exagero dos proprietários, porque o telhado com beirais e mansardas é claramente intervenção recente!

Nove Colônias, aliás, foi o único lugar do roteiro em que felizmente as pessoas não se vestem como se estivessem em um parque da Disney. O casal proprietário da casa de pedra, ponto de visita final do roteiro, é super simples e simpático:
image hosted on flickr

image hosted on flickr

Last edited by thesapox; June 22nd, 2010 at 09:37 PM.

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, rota romântica, serra gaucha

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules