daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old June 26th, 2010, 01:52 AM   #101
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 155

Talvez estes nomes venham de alguma tradução literal do alemão para o português.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 26th, 2010, 04:25 AM   #102
Max_Paraná
Registered User

Max_Paraná's Avatar

Location: Londrina(PR)/ Bela Vista do Paraíso (PR)/ Rio de Janeiro (RJ)
Likes (Received): 0

muito linda a regiao, tanto as cidades como as paisagens naturais.

com certeza uma das regioes mais bela e charmosa do país!

é uma regiao que eu escolheria para viver com o maior prazer
Old June 26th, 2010, 05:16 AM   #103
JoãoVR
loading...

JoãoVR's Avatar

Likes (Received): 57

muito bonito, espero conhecer o sul em breve...
Old June 27th, 2010, 02:01 AM   #104
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post

Veja algumas fotos do seu interior:

Foto 170: Interior da igreja de pedra de Canela. Autoria da foto: J. Carlos de Carvalho Silva

Foto 171: Interior da igreja de pedra de Canela. Autoria da foto: J. Carlos de Carvalho Silva

Foto 172: Lateral da igreja de pedra de Canela. Autoria da foto: Eduardo Vieira de Souza
Obrigada por me mostrar o interior da Igreja, viu ? Realmente não a conhecia por dentro...e a última, da lateral, é linda !

Quote:
Elas devem estar acostumadas e felizes, por estarem comendo capim com sorvete.
Adorei !

Quote:
Obrigado, Déa. E você sabe que tem alguém aqui que terá o maior prazer em te mostrar esses lugares ao vivo e em cores.
Ah, muito obrigada pela gentileza, viu ?

bjks
Old June 27th, 2010, 02:03 AM   #105
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
O dia em que eu subir na serra gaúcha, pretendo ir ver, de perto, este local do vídeo : O Mundo a vapor ! Este tema me interessa muito!
http://www.youtube.com/watch?v=jskBhg8GxJM

E deve ser legal ver o Mini Mundo também:
http://www.youtube.com/watch?v=zCXF0...eature=related

Morro de vontade de conhecer o Mini Mundo !
Old June 27th, 2010, 02:11 AM   #106
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Oba, bonus pix !

Gostei da casinha da foto 184. Se fosse restaurada, ficaria um charme !!

Na foto 186, notei umas pilhas de pedras ao longo da estrada. Achei curioso. Seriam para avisar que não havia acostamento ?

Obrigada por compartilhar mais estas fotos, Rene !

Agora vou ver o thread de Gramado !
Old June 27th, 2010, 02:30 AM   #107
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 127

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Oba, bonus pix !

Gostei da casinha da foto 184. Se fosse restaurada, ficaria um charme !!

Na foto 186, notei umas pilhas de pedras ao longo da estrada. Achei curioso. Seriam para avisar que não havia acostamento ?

Obrigada por compartilhar mais estas fotos, Rene !

Agora vou ver o thread de Gramado !
Quote:

Foto 184: Casa antiga no interior de Três Coroas. Autoria da foto: Iansimon
Essa casinha deve ser quase centenária. Acima da porta, aparece o número 12, o que me faz pensar que ela foi construída em 1912. O “19” está escondido pelo galho da árvore. Era costume colocar na fachada das casas o ano em que elas foram construídas. E essa casa ainda deve servir de residência. Acho que o poder público deveria promover incentivos fiscais para que os donos dessas casas pudessem reformá-las, mantendo o máximo do seu aspecto original.

Quote:

Foto 186: Vale do Paranhana em Três Coroas. Autoria da foto: Paulo R. Porto
Essas pedras também me chamaram a atenção. Eu imagino que elas estão ali esperando para serem usadas em alguma construção, talvez o próprio acostamento.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old June 27th, 2010, 03:32 AM   #108
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 190

Lindas paisagens.
Old June 27th, 2010, 03:59 AM   #109
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 428

Rota Romântica
Renehass ótima coletânea. Que delícia o riachinho que paisagens maravilhosas que arquitetura convitativa, gostei do clima, do sol, das árvores, do Armazém em Picada Café.
Enfim, ótimo thread.
Old June 27th, 2010, 04:01 PM   #110
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Até onde eu saiba, a palavra “Linha” nos nomes dos lugares significa que o lugar originalmente tinha uma via só, como se fosse uma linha. As casas eram construídas dos lados da estrada (via), não havendo ruas laterais. Isso originalmente. Pode ser que hoje as “Linhas” já tenham ruas laterais. Eu conheço pelo menos uma, acho que Linha Café, em Três Coroas, que ainda mantém essa característica de haver apenas uma via.

Sobre a “Picada”, eu não tenho certeza, mas creio que os lugares que têm a palavra “picada” são lugares que originalmente ficavam no meio de mata fechada de modo que, para habitá-los, os primeiros moradores tiveram que “picar” o mato a fim de abrir caminho e espaço para construírem suas casas.

A propósito, lugares com as palavras “Linha” e “Picada” só são encontrados nessa região dos vales e serra. Em outros pontos do RS eles não existem.
O termo picada é luso-brasileiro, não? Sempre lembro da "picada dos emboabas" em MG, por exemplo.
Como quase a totalidade do terreno era de mato, essas estradas eram a própria "picada" que entrava mato adentro.

No dialeto local alemão em alguns casos usaram "pikade" [neologismo], como em Picada Hartz (Hartz Pikade) e em outros o termo Schneis (que seria algo como 'estrada' em alemão, usado na maioria dos lugares - como Picada Café - Kaffeschneis).

linha vem disso mesmo que o Rene falou - da picada inicial que era uma "linha" retilínea, normalmente em sentido norte-sul, ao longo das quais eram distribuídos lotes bastante delgados (frente muito pequena, pra manter as casas juntas e em segurança, e fundos muuuito longos)
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old June 27th, 2010, 06:29 PM   #111
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 61

Normalmente quem mora nessas casas em beira de estrada, são idosos aposentados que vivem da aposentadoria, quet rabalharam a vida inteira, mas não tiveram a carteira assinada e que hoje recebem um minimo do governo.

Por isso o estado das casas.

Sei disso por que minha vó morava em uma assim, os vizinhos dela na grande maioria eram idosos, foram morrendo e deixando as casas abandonadas.

A minha vó ta viva, mas não mora mais na casa.

A casa que ela morava foi construida por alemães durante a Guerra, infelizmente passou por pinturas que descaracterizaram.

O terreno é gigante, tem um rio que passa dentro e um riacho, plantações de cana e uva, bastante arvores que dão laranja e bergamota e tinha uns bois, hoje é dos vizinhos mesmo.

O pessoal dividia bastante os terrenos..

A casa agora ficou pra nós, mas minha mãe por motivos psicologicos não quer a casa, mas eu e meu irmão queremos, vamos ficar com ela e quando der, reformar e usar como um tipo de casa na serra...
Old June 27th, 2010, 06:59 PM   #112
Enzo
What?

Likes (Received): 747

Que bela coletania!!
Rene Hass, fiquei impressionado com tanta beleza, o RS realmente eh muito lindo, infelizmente eh um dos estados brasileiros que ainda nao conheco, ja estive com viagem marcada para POA, mas nao deu certo... Com essas fotos, mais do que nunca, me deu uma vontade de conhecer...

Gostei muito das cidades, da natureza... as arvores 'amareladas' estao lindas, me lembraram do outono (minha estacao favoriata) aqui na Am do Norte...

Enfin, gostei muito, parabens, Rene!
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2010, 05:07 AM   #113
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Lindas paisagens.
Obrigado, Ap_Recife!

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Rota Romântica
Renehass ótima coletânea. Que delícia o riachinho que paisagens maravilhosas que arquitetura convitativa, gostei do clima, do sol, das árvores, do Armazém em Picada Café.
Enfim, ótimo thread.
Obrigado, Thina!

Quote:
Originally Posted by thesapox View Post
O termo picada é luso-brasileiro, não? Sempre lembro da "picada dos emboabas" em MG, por exemplo.
Como quase a totalidade do terreno era de mato, essas estradas eram a própria "picada" que entrava mato adentro.

No dialeto local alemão em alguns casos usaram "pikade" [neologismo], como em Picada Hartz (Hartz Pikade) e em outros o termo Schneis (que seria algo como 'estrada' em alemão, usado na maioria dos lugares - como Picada Café - Kaffeschneis).

linha vem disso mesmo que o Rene falou - da picada inicial que era uma "linha" retilínea, normalmente em sentido norte-sul, ao longo das quais eram distribuídos lotes bastante delgados (frente muito pequena, pra manter as casas juntas e em segurança, e fundos muuuito longos)
Obrigado pelas explicações, Sapox. O dicionário Houaiss traz como 9ª acepção para a palavra “picada” “atalho aberto na mata a golpes de facão ou de foice para a passagem de pessoas, pequenos veículos etc.”. Não se trata de regionalismo, portanto essa palavra deve aparecer em outros lugares do Brasil com o mesmo sentido. Você citou um exemplo mineiro. Interessante que aqui no RS apenas na região dos vales e serra a gente encontra topônimos iniciando com a palavra “picada”.

Quote:
Originally Posted by Xinah_Poa to Gui_Poa View Post
Normalmente quem mora nessas casas em beira de estrada, são idosos aposentados que vivem da aposentadoria, quet rabalharam a vida inteira, mas não tiveram a carteira assinada e que hoje recebem um minimo do governo.

Por isso o estado das casas.

Sei disso por que minha vó morava em uma assim, os vizinhos dela na grande maioria eram idosos, foram morrendo e deixando as casas abandonadas.

A minha vó ta viva, mas não mora mais na casa.

A casa que ela morava foi construida por alemães durante a Guerra, infelizmente passou por pinturas que descaracterizaram.

O terreno é gigante, tem um rio que passa dentro e um riacho, plantações de cana e uva, bastante arvores que dão laranja e bergamota e tinha uns bois, hoje é dos vizinhos mesmo.

O pessoal dividia bastante os terrenos..

A casa agora ficou pra nós, mas minha mãe por motivos psicologicos não quer a casa, mas eu e meu irmão queremos, vamos ficar com ela e quando der, reformar e usar como um tipo de casa na serra...
Eu conheci uma senhora em São Sebastião do Caí que morava numa casa assim e tinha o mesmo perfil que a tua avó. Ela era mãe de um amigo do meu pai e morava sozinha numa casa dessas, rodeada de begamoteiras. Que saudade de comer bergamotas direto da fonte!

Quote:
Originally Posted by Enzo View Post
Que bela coletania!!
Rene Hass, fiquei impressionado com tanta beleza, o RS realmente eh muito lindo, infelizmente eh um dos estados brasileiros que ainda nao conheco, ja estive com viagem marcada para POA, mas nao deu certo... Com essas fotos, mais do que nunca, me deu uma vontade de conhecer...

Gostei muito das cidades, da natureza... as arvores 'amareladas' estao lindas, me lembraram do outono (minha estacao favoriata) aqui na Am do Norte...

Enfin, gostei muito, parabens, Rene!
Obrigado, Enzo. Essa região do RS é a única cujo outono se aproxima do outono norte-americano. Mesmo assim, como você vê por essas fotos, não são todas as árvores que mudam de cor e perdem as folhas. Apenas aquelas que pertencem à família dos plátanos.

Venha conhecer o RS mesmo em alguma oportunidade. E entre em contato para que possamos conversar e até mesmo visitar alguns lugares juntos.
Old June 28th, 2010, 05:30 AM   #114
batistinhapb
Patos-PB MinhaPaixão!!

batistinhapb's Avatar

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by renehass
Obrigado, Batistinha. As paisagens ao longo da Rota Romântica são realmente de tirar o fôlego. Quando você quiser conhecê-la, avisa. Já levei muitas pessoas para conhecer essa região e seria um prazer levar você até lá, também.

Pode deixar que entro em contato sim,
Muito obrigado meu patrão ..
Old June 30th, 2010, 11:03 PM   #115
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 286

Quote:
Essa casinha deve ser quase centenária. Acima da porta, aparece o número 12, o que me faz pensar que ela foi construída em 1912. O “19” está escondido pelo galho da árvore. Era costume colocar na fachada das casas o ano em que elas foram construídas. E essa casa ainda deve servir de residência. Acho que o poder público deveria promover incentivos fiscais para que os donos dessas casas pudessem reformá-las, mantendo o máximo do seu aspecto original.

Essas pedras também me chamaram a atenção. Eu imagino que elas estão ali esperando para serem usadas em alguma construção, talvez o próprio acostamento.
Rene, acho que essas pedras são tradição de algumas familias alemãs... ou talvez mesmo tenham alguma coisa a ver com WICCANS????

Tem uma "fazenda" de cogumelos em Gramado q tem centenas dessas esculturas de pedras que nem aquela... é bem surreal o local...
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old June 30th, 2010, 11:24 PM   #116
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
Rene, acho que essas pedras são tradição de algumas familias alemãs... ou talvez mesmo tenham alguma coisa a ver com WICCANS????

Tem uma "fazenda" de cogumelos em Gramado q tem centenas dessas esculturas de pedras que nem aquela... é bem surreal o local...
Eu realmente não sei o que são essas pedras. Pensei, primeiro, que haviam sido colocadas ali esperando para serem usadas em pavimentação.

O que são "WICCANS"?
Old June 30th, 2010, 11:31 PM   #117
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 155

Quote:
Eu realmente não sei o que são essas pedras. Pensei, primeiro, que haviam sido colocadas ali esperando para serem usadas em pavimentação.

O que são "WICCANS"?
Wiccans não são adeptos de bruxaria?

Last edited by Marcelo Olisa; July 1st, 2010 at 08:05 AM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old July 1st, 2010, 02:22 AM   #118
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 286

é... mas wiccan é meio genérico e pode significar vários adeptos de neo-paganismo, inclusive neo-druidismo, etc...

me digam que aquele monte de pedras não lembra isso aqui:

agora... duvido que iam "guardar" as pedras daquele modo, empilhando elas daquela maneira.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old July 1st, 2010, 02:53 AM   #119
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
é... mas wiccan é meio genérico e pode significar vários adeptos de neo-paganismo, inclusive neo-druidismo, etc...

me digam que aquele monte de pedras não lembra isso aqui:

agora... duvido que iam "guardar" as pedras daquele modo, empilhando elas daquela maneira.
É verdade. As pedras nas duas fotos foram dispostas de modo a formar um boneco de pedras. Interessante isso!
Old July 1st, 2010, 05:31 AM   #120
Rafael S.
Registered User

Rafael S.'s Avatar

Likes (Received): 0

off-topic, mas caaara, 1a vez na vida que vejo que tem pessoazinhas em cima das pedras na capa desse álbum! devem ser os próprios do Rush, né?
Rafael S. no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, rota romântica, serra gaucha

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules