daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old July 9th, 2010, 02:56 AM   #1
raorulles
Tentando voltar! ;)
 
raorulles's Avatar
 
Join Date: Nov 2008
Location: Salvador - Baêa!
Posts: 789
Likes (Received): 1

Algumas poucas fotos e história da Praça Municipal de Salvador, seus palácios e prédios // Bonus: Vista para a Baía de Todos Santos.

A antiga Praça da Parada, onde aconteciam as paradas militares, atual Praça Tomé de Sousa, mais conhecida com Praça Municipal, no Centro Histórico é considerada o berço da civilização brasileira pois ela foi a primeira praça de Salvador, onde o primeiro governador-geral e do Brasil-Colônia, em 1549, reuniu todos os prédios públicos.

Tomé de Sousa aportou na Vila do Pereira, atual Porto da Barra, em 29 de março de 1549, determinado a fundar uma cidade-fortaleza, para administrar, defendê-la dos inimigos e dar apoio às outras capitanias. A Praça Tomé de Sousa foi o primeiro espaço criado com a finalidade de concentrar os prédios da administração pública, construídos no século XVI com paredes de taipas cobertas de palhas pelo mestre de pedraria Luís Dias. 'A Casa de Câmara e Cadeia ficou localizada no lado leste, de frente para o mar. No lado sul, foi construído o Palácio do Governador, e no lado norte, a Alfândega e os armazéns', descreveu Ruy Affonso, no livro História da Câmara Municipal da Cidade de Salvador.

Atualmente, a Praça Municipal é composta do
Palácio Rio Branco, antigo Palácio do Governo; a Câmara dos Vereadores, antes, Casa de Câmara e Cadeia e Paço Municipal; Palácio Municipal ou Palácio Tomé de Sousa, no lugar da antiga alfadega e armazéns que posteriormente de base para o prédio da Biblioteca Pública e da Imprensa Oficial, demolidos na década de 70; e o Elevador Lacerda.


Localização:





Detalhe:





Vamos falar um pouco de cada um dos prédios e ver suas fotos:




Palácio Rio Branco

O Palácio Rio Branco é a antiga sede do governo da Bahia, e um dos mais antigos palácios do Brasil. Está situado em Salvador, na Praça Tomé de Sousa, onde também se encontram a Prefeitura da cidade, a câmara municipal e o Elevador Lacerda.

O palácio começou a ser construído pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, em meados do século XVI, para ser o centro da administração portuguesa. No início era de taipa de pilão, recebendo posteriormente pequenas ampliações. Teve várias funções, como quartel e prisão. Abrigou Dom Pedro II, quando este veio em visita a Bahia em 1859. O Palácio Rio Branco possui poucos elementos da Casa dos Governadores, nome que recebia antigamente. A fachada do edifício é eclética, com seu interior em refinado estilo da “belle epoque”. Em 1663, o edifício, construído em pedra e cal, já apresentava dois pavimentos, com setores administrativos no térreo e residência no andar superior, com sacadas de ferro forjado, construído por ordem do rei D. Afonso VI, para ocupação do Governador-Geral aFrancisco Barreto de Menezes. Este prédio foi totalmente demolido em 1890 por ordem de Manuel Victorino Pereira, primeiro Governador Republicano da Bahia.

Em 10 de janeiro de 1912, o palácio foi um dos pontos atingidos pelo bombardeio efetuado na cidade do Salvador, a mando do Presidente da República Hermes da Fonseca. O prédio ficou praticamente em ruínas. Entre as várias perdas, a mais dolorosa foi a destruíção do rico acervo de livros raros que ficava na parte térrea. Depois daí, começou a reconstrução, sendo reinaugurado pelo governador Antônio Ferrão Moniz de Aragão, em 1919. O palácio reerguido recebeu o nome de "Rio Branco", em homenagem a um dos maiores estadistas brasileiros, o Barão do Rio Branco. Em 1984 foi feita uma restauração completa no prédio, devido ao péssimo estado de conservação em que se encontrava. Hoje abriga a Fundação Pedro Calmon, a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o "Memorial dos Governadores".

O Palácio passou por uma recente reforma, entregue no mês de junho à população, onde o Governador Jacques Wagner confirmou a sua intenção de despachar, pelo menos uma vez por semana, no prédio.


1 . Vista Frontal do Palácio


2. Sua cúpula vista do pátio interno


3. Telhado da Prefeitura com o Palácio ao fundo




Camara dos Vereadores

Primeira entre as capitais brasileiras, a Câmara Municipal de Salvador nasceu juntamente com a cidade, em 1549, e tornou-se uma das mais importantes câmaras do Império Colonial Português nas Américas, recebendo os mesmos privilégios que as principais Câmaras de Portugal, a exemplo das casas das cidades de Évora e do Porto.

O Paço da Câmara Municipal é dos mais importantes exemplares da arquitetura civil colonial brasileira. A primeira construção de 1549 foi de taipa e palha. Em 1551, construiu-se nova Casa de Câmara feita com pedra, cal, barro, coberta com telhas e com cadeia e açougues embaixo. No ano de 1660, o governador Francisco Barreto de Menezes deu início a uma reforma que concedeu à Câmara a imponência que deveria ter um edifício público da sua importância. Alguns anos depois, em 1696, foi construída uma torre e instalado nela um sino. É dessa data a atual estrutura arquitetônica do prédio. Em fins do século XIX, mais precisamente no ano de 1885, atendendo ao estilo artístico vigente, a fachada original foi profundamente alterada, ganhando aspecto neo-renascentista. O velho sino cedeu lugar a um relógio elétrico. Em 1970, foi restituída a antiga fachada colonial que permanece até os dias atuais.

Edifício de notável mérito arquitetônico desenvolvido em torno do pequeno pátio. A fachada principal é formada por arcadas que repousam sobre colunas toscanas superpostas por janelas de púlpito e pequena torre vertical recoberta por meia laranja. Sobre a portada existe lápide oval. Esse edifício com sua torre serviu de modelo para outras casas de Câmara como as de Santo Amaro e Maragogipe (séc. XVIII).

4. Vista Frontal. (A foto foi tirada no dia 2 de julho, onde teve o desfile da Independencia da Bahia, daí a decoração na praça e no prédio.


5. Plenário da Camara Municipal, mesclando móveis historicos à tecnologia com votação eletronica e microfones.


6. Pátio Interno da Camara Municipal





Palácio Municipal ou Palácio Tomé de Sousa

O Palácio Tomé de Sousa, atual sede da prefeitura da cidade de Salvador, se destaca pelo estilo arquitetônico e forma tão diferentes do seu entorno urbano, e pelas diversas opniões controversas, decorrentes de sua construção. Foi projetado pelo arquiteto carioca João Filgueiras Lima, o "Lelé", e construído em estrutura de aço e vidro, numa área de 2 mil metros quadrados onde antes funcionavam um estacionamento e um jardim, suas obras iniciaram oficialmente em 2 de maio de 1986 e foram concluídas em 16 do mesmo mês, sendo inauguradas pelo então prefeito Mário Kertész. No mesmo local existiu a primeira biblioteca pública do país.

Para este fim, o prefeito transferiu a prefeitura do Solar da Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, para a Praça Tomé de Sousa. A ideia inicial do projeto era para ser um prédio que abrigaria provisoriamente a prefeitura, por ser desmontável, segundo solicitação do prefeito ao IPHAN, onde argumentava que o destino final da prefeitura seria um dos casarões abandonados do local. No entanto, durante os seus 23 anos de existência acabou sendo sede permanente do órgão máximo do Poder Executivo da primeira capital do Brasil. O que "Lelé" providenciou foi uma construção provisória e emergencial para sediar a Prefeitura. Cabia ser algo de rápido desenho e execução, mais a exigência de se desfazer, determinada a locação definitiva da Prefeitura. De fato, a estrutura metálica foi feita em 35 dias, e executada em 14 dias.

Para construir o palácio em estilo pós-moderno, o prefeito Mário Kertész pediu ajuda ao seu amigo arquiteto, que desenvolveu para a obra uma técnica especial de placas de aço parafusadas, tudo calculado milimetricamente para se encaixar, e de outras 24 horas para colocar 350 metros quadrados de vidros e esquadrias. O prédio de dois andares, encravado na primeira praça do Brasil, convive com outras construções de épocas diferentes: o Palácio Rio Branco, o Elevador Lacerda e a Câmara Municipal de Salvador. O que se seguiu é reincidente no Brasil: o provisório permaneceu, cessada a pressão mais imediata.

7. Vista Frontal


8. Detalhe das Escadarias e Entrada do Palácio


9. Bandeiras na entrada


10. Lateral Direita do Prédio




Elevador Lacerda

Um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, sócio do irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra. As obras foram iniciadas em 1869 e, com os dois elevadores hidráulicos funcionando, em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como Elevador Lacerda (1896), em homenagem ao seu construtor.

Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportavam vinte passageiros cada. Na estrutura inicial os passageiros tinham de ser pesados individualmente, e o peso total dos passageiros a serem transportados era calculado, somando-os até atingir o limite máximo de segurança.

Ao longo de sua história passou por quatro grandes reformas e revisões:

1. em julho de 1906 para a sua eletrificação;
2. em 1930 adicionaram-se mais dois elevadores e uma nova torre;
3. no início da década de 1980 houve uma revisão na estrutura de concreto; e
4. em 1997 foi feita a revisão de todo o maquinário elétrico e eletro-eletrônico.

A reforma de 1930 conferiu-lhe a atual arquitetura em estilo Art déco. As duas cabines originais foram ampliadas para quatro, sendo que cada uma delas com a capacidade de transportar até vinte e sete passageiros. A inauguração da obra deu-se a 1 de janeiro daquele ano.

Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 7 de dezembro de 2006. O Elevador Lacerda tem 72 metros de altura e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração.

11. Vista do Elevador a partir do Palácio Rio Branco


12. Vista do Elevador a partir do Palácio Municipal


13. Detalhe do topo de sua torre externa e passarela


14. Visão Geral do Elevador Lacerda.




Agora algumas fotos gerais da Praça:

15. Palácio Municipal e Rua da Misericórdia ao seu lado.

16. Detalhe dos Prédios da Rua da Misericordia, e estatua de Tomé de Souza


17. Vista da Praça Municipal, a partir da Rua da Misericórdia.


18. Esquina da Praça Municipal com a Rua Chile, antiga rua comercial da Aristocracia Baiana. O prédio amarelo em Destaque é de autoria de Baptista Rossi, arquiteto italiano que projetou vários prédios ecléticos em SSA, no início do século XX, inclusive o Palacete Martins Catharino, atual Museu Rodin de Salvador, na Graça. (Informações do Forista Soteropolis1)






Para terminar, algumas fotos da Baía de Todos os Santos, logo abaixo da Praça Municipal.

A Baía de Todos os Santos é a maior baía brasileira, com 1.052 km², e profundidade de até 42 metros, com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros. A larga e profunda baía que encantou navegadores e colonizadores despertou o interesse dos europeus por ser um excelente ancoradouro natural, um maravilhoso sítio defensivo e por suas terras possuírem boa fertilidade. Foi nominada em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para reconhecer as novas terras descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Era o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de acordo com a religião católica.

Berço da civilização colonial lusa nas Américas, a Baía de Todos os Santos abrigou no século XVI o maior porto exportador do Hemisfério Sul, de onde eram enviados às metrópoles européias a prata boliviana e o açúcar brasileiro,sendo o porto de Salvador o que mais recebeu escravos africanos do Novo Mundo.

Penetrando 80 Km adentro no continente, a Baía de todos os Santos possui um contorno litorâneo de 300 Km, sendo na realidade um pequeno golfo composto por três baías,sendo a Baía de Aratu que abriga atualmente as instalações do porto de mesmo nome e da Refinaria Landulfo Alves. Suas margens possuem uma das maiores reservas de petróleo em terras continentais do Brasil.De uma barra à outra da baía medem-se 14 metros de amplitude, sendo que da Ponta da Penha até a Ponta de Itaparica temos aproximadamente 9 Km de extensão.

A borda leste da baía é marcada por uma retilínea e íngrime escarpa tectônica, a escarpa de Salvador,o mais belo exemplo de um antigo bordo cristalino de fossa tectônica costeira existente em toda a América do Sul.Por possuir muitas vistas panorâmicas do alto da escarpa, a cidade de Salvador é conhecida também como cidade-belvedere.


Localização:




Fotos da BTS tiradas a partir da Praça Municipal:

1. Forte de São Marcelo, Terminal de Lanchas, Mercado Modelo, Bairro do Comércio e Elevador Lacerda


2. Bahia Marina, Trapiche Residence, Capitania dos Portos e Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia


3. Praça Cairu


4. Emoldurando o Forte de São Marcelo com as Colunas do Palácio Rio Branco


5. Emoldurando também o Elevador Lacerda

6. Forte de São Marcelo e prédios do Bairro do Comércio.

7. Bahia Marina


8. Terminando o thread com o Mercado Modelo e o azul das águas da Baía de Todos os Santos


--------------------------------------------------------------

Camera Utilizada: Kodak EasyShare C182 12 MegaPixels

As fotos foram tiradas no dia 2 e 7 de julho, sendo o primeiro um dia de chuva e de céu extremamente nublado sem muita luminosidade, por isso a diferença de cores em algumas fotos.

Agradeço à participação dos Foristas Tito e Rekarte nos dias das fotos (Por sinal tem uma foto que o Rekarte aparece )

Esse é meu nono Thread no SSC. Estou totalmente aberto a comentários, para melhorar na criação dos próximos.

Espero que tenham gostado.
__________________


Todos meus threads confiram aqui:

Last edited by raorulles; July 9th, 2010 at 12:23 PM.
raorulles no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old July 9th, 2010, 03:09 AM   #2
Santista10
Moderator
 
Santista10's Avatar
 
Join Date: Aug 2009
Location: Santos-SP
Posts: 20,090
Likes (Received): 4983

Thread super bem feito e informativo, SSA impressiona pelo ecletismo dos prédios históricos, maravilhosa. Valeu por compartilhar, Raorulles, parabéns.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 03:20 AM   #3
Hadri
BANNED
 
Join Date: Jun 2010
Location: São Paulo
Posts: 164
Likes (Received): 96

Que linda a vista da cidade!! Esse trapiche residence é o lugar em que ficavam os Capitães da Areia?
Hadri no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 03:22 AM   #4
Augusto Fleury
Dura lex sed lex
 
Augusto Fleury's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Saint Sauveur de la Baie de Tous les Saints
Posts: 960
Likes (Received): 12

Raorulles, belíssimos thread e fotos! Adorei!

O que mais me chamou a atenção foram os textos bem detalhados que você postou; nossa, bastante instrutivos! Parabéns!
__________________
As armas e os barões assinalados, que da ocidental praia Lusitana, por mares nunca de antes navegados, passaram ainda além da Taprobana, em perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana, e entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram.
Augusto Fleury no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 04:25 AM   #5
Soteropolis1
Registered User
 
Soteropolis1's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Posts: 5,875
Likes (Received): 671

Belo e superatualizado thread, com fotos recentíssimas, dessa, que pode ser denominada, a praça primacial do Brasil! Texto histórico muito completo. Parabéns!

Faltou dizer que o edifício amarelo, na esquina entre o Palácio Rio Branco e a Câmara Municipal, que merecia estar mais bem cuidado, é de autoria de Baptista Rossi, arquiteto italiano que projetou vários prédios ecléticos em SSA, no início do século XX, inclusive o Palacete Martins Catharino, atual Museu Rodin de Salvador, na Graça.

O atual prédio da Prefeitura tb não está a altura da primeira praça do Brasil, e não harmoniza em nada com os demais. Pelo menos forma um bom belvedere pra visualizar o mar.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 12:18 PM   #6
raorulles
Tentando voltar! ;)
 
raorulles's Avatar
 
Join Date: Nov 2008
Location: Salvador - Baêa!
Posts: 789
Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Thread super bem feito e informativo, SSA impressiona pelo ecletismo dos prédios históricos, maravilhosa. Valeu por compartilhar, Raorulles, parabéns.
ObrigadO! É muito bom ver pessoas de fora de Salvador comentando em meus threads!



Quote:
Originally Posted by Hadri View Post
Que linda a vista da cidade!! Esse trapiche residence é o lugar em que ficavam os Capitães da Areia?
Olha, como eu nunca li o livro, busquei ajuda no google.

Quote:
A narrativa se desenrola no Trapiche (hoje Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna); no Terreiro de Jesus (na época era lugar de destaque comercial de Salvador); onde os meninos circulavam na esperança de conseguirem dinheiro e comida devido ao trânsito de pessoas que trabalhavam lá e passavam por lá; no Corredor da Vitória área nobre de Salvador, local visado pelo pelo grupo porque lá habitavam as pessoas da alta sociedade baiana, como o comendador mencionado no início da narrativa.
Se essa citação estiver correta, o Trapiche Residence não é o mesmo Trapiche citado no livro...




Quote:
Originally Posted by Augusto Fleury View Post
Raorulles, belíssimos thread e fotos! Adorei!

O que mais me chamou a atenção foram os textos bem detalhados que você postou; nossa, bastante instrutivos! Parabéns!
Obrigado pelo comentário! Não tem como as fotos serem feias com a beleza da BTS!




Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Belo e superatualizado thread, com fotos recentíssimas, dessa, que pode ser denominada, a praça primacial do Brasil! Texto histórico muito completo. Parabéns!

Faltou dizer que o edifício amarelo, na esquina entre o Palácio Rio Branco e a Câmara Municipal, que merecia estar mais bem cuidado, é de autoria de Baptista Rossi, arquiteto italiano que projetou vários prédios ecléticos em SSA, no início do século XX, inclusive o Palacete Martins Catharino, atual Museu Rodin de Salvador, na Graça.

O atual prédio da Prefeitura tb não está a altura da primeira praça do Brasil, e não harmoniza em nada com os demais. Pelo menos forma um bom belvedere pra visualizar o mar.

Como sempre, você trazendo informações muito úteis em seus comentários! Obrigado Soteropolis! Irei atualizar a legenda da foto em que o predio amarelo aparece! =)
__________________


Todos meus threads confiram aqui:
raorulles no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 01:15 PM   #7
Emanuel Paiva
Registered User
 
Emanuel Paiva's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 27,514
Likes (Received): 3560

Raorulles, suas fotos ficaram lindas! A única coisa que eu "não aceito" em SSA é essa Prefeitura "fake". Salvador tem história de sobra e eles improvisaram uma Prefeitura até quando? Com tanto acervo riquíssimo, fica aquela coisa hedionda na cidade!!!

Me desculpem os Soteropolitanos, mas essa Prefeitura não combina em nada com a bela Salvador!
__________________
Meus trabalhos fotográficos
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 02:03 PM   #8
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 35,982
Likes (Received): 2520

O thread está lindo e bastante informativo, mostra o quanto a nossa cidade é bonita e conserva o seu rico patrimônio, só gostaria mesmo de vê a saída dessa prefeitura feia daí.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 02:46 PM   #9
Soteropolis1
Registered User
 
Soteropolis1's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Posts: 5,875
Likes (Received): 671

Ha, ha. Rápido vc! Já editou a foto do prédio amarelo. E imaginar que do outro lado da praça, onde está aquele bloco feio do Bradesco, existia um outro prédio muito similar a este, talvez do mesmo arquiteto, que dava grande harmonia à praça. Lá funcionava, no térreo a pastelaria Triunfo. Após incendio, nos anos 60, o prédio foi demolido e deu lugar a este do Bradesco. Como vc falou no lugar da atual prefeitura ficava a Biblioteca Pública, muito bonita , tb em estilo eclético, e o arquivo municipal, em estilo Art Decó, derrubados para nada, mero capricho de ACM. No vazio se instalou um horroroso pátio elevado, denominado pelo povo, na época, de cemitério de Sucupira (em alusão a novela, Bem Amado, grande sucesso na época). Como estava totalmente sem uso decidiu-se construir sobre ele esta prefeitura "provisória".


Foto de 1930, desta praça (Editora Folgueira, Album Artístico e Commercial da Bahia). Á esquerda antiga Biblioteca Pública, onde hoje está a Prefeitura nova, e à direita a Pastelaria Triunfo, hoje o Bradesco (ambos demolidos). Notar que os demais prédios da Rua da Misericórdia foram (felizmente) preservados. Comparar com a foto 15 deste thread (mesmo ângulo).


Last edited by Soteropolis1; July 9th, 2010 at 10:53 PM.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 03:01 PM   #10
jai.saj
Da capital do RECÔNCAVO
 
jai.saj's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Santo Antônio de Jesus - Bahia
Posts: 5,963
Likes (Received): 216

Inéditos ângulos para mim Rão. Parabéns , Salvador é d+
__________________
Santo Antônio de Jesus - Bahia
jai.saj no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 03:50 PM   #11
CARIOCAemSSA
Registered User
 
CARIOCAemSSA's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Sampa( ); Rio(x); Campos( ); SSA( )
Posts: 14,084
Likes (Received): 1454

Adorei todas as fotos. Eu acho a praça municipal muito simpática. Eu só estou achando que o elevador lacerda está precisando passar por novas intervenções (sei que ele já passou por intervenções nesta decáda, mas pelo visto os trabalhos de manutenção não foram feitos e o resultado é que hoje ele está precisando de atenção novamente).
CARIOCAemSSA está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 03:52 PM   #12
CARIOCAemSSA
Registered User
 
CARIOCAemSSA's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Sampa( ); Rio(x); Campos( ); SSA( )
Posts: 14,084
Likes (Received): 1454

Meu sonho é ver alguns prédios da década de 70 no chão.
CARIOCAemSSA está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 04:38 PM   #13
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 77,727

Muito legal o thread, merecia mais fotos! A Praça Municipal tem vistas maravilhosas para a baía de Todos-os-Santos.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 06:28 PM   #14
ygortischenko
Registered User
 
ygortischenko's Avatar
 
Join Date: Mar 2010
Location: Salvador
Posts: 143
Likes (Received): 1

essa prefeitura é um agressão a conjunto arquitetônico , pensar que demoliram uma linda biblioteca pra por esse lixo no lugar...
ygortischenko no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 06:31 PM   #15
ygortischenko
Registered User
 
ygortischenko's Avatar
 
Join Date: Mar 2010
Location: Salvador
Posts: 143
Likes (Received): 1

Belas fotos
ygortischenko no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 06:31 PM   #16
jguima
Registered User
 
jguima's Avatar
 
Join Date: Feb 2010
Posts: 12,424
Likes (Received): 3936

A foto do forte de São Marcelo entre as colunas do Palácio Rio Branco ficou uma pintura, muito belo o seu trabalho Raoni.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2010, 10:29 PM   #17
Soteropolis1
Registered User
 
Soteropolis1's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Posts: 5,875
Likes (Received): 671

Destaque na foto 07 para as três contruções seiscentistas, em planos diferentes, e que parecem um só: a Santa Casa da Misericórdia, o Palácio Arquiepiscopal, e a Catedral, formando um conjunto homogêneo, com a mesma volumetria. Muito interessante o efeito! Adoro essa torre da Santa Casa, com seus azulejos! Quem conhece Évora, em Portugal, parece que está lá! Talvez o único fato positivo da demolição da antiga Biblioteca foi liberar a visão desses tres belíssimos prédios, mesmo com a atual prefeitura na frente. Esta, lateralmente, é até interessante, leve, e valoriza o entorno colonial e eclético. De frente é muito feia. Havia projeto, no governo Imbassaí, de construir um prédio definitivo para a prefeitura no local, que se harmonizasse com os demais. Pelo menos restauraram o atual recentemente. Parece novinho.

Linda foto, com ótimo enquadramento!!!

Last edited by Soteropolis1; July 9th, 2010 at 10:51 PM.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2010, 02:48 AM   #18
raorulles
Tentando voltar! ;)
 
raorulles's Avatar
 
Join Date: Nov 2008
Location: Salvador - Baêa!
Posts: 789
Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Raorulles, suas fotos ficaram lindas! A única coisa que eu "não aceito" em SSA é essa Prefeitura "fake". Salvador tem história de sobra e eles improvisaram uma Prefeitura até quando? Com tanto acervo riquíssimo, fica aquela coisa hedionda na cidade!!!

Me desculpem os Soteropolitanos, mas essa Prefeitura não combina em nada com a bela Salvador!
Acho que por eu ter nascido ja na epoca dessa "prefeiura" me a acostumei com ela... MAs seria tão mais lindo um outro predio colonial no lugar... o.O"



Quote:
Originally Posted by Cerrado View Post
O thread está lindo e bastante informativo, mostra o quanto a nossa cidade é bonita e conserva o seu rico patrimônio, só gostaria mesmo de vê a saída dessa prefeitura feia daí.
Nossa... Vc estava sumidoO! Que bom te ver por aki!
Pois pelo visto a saida dessa prefeitura é desejo coletivo.



Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Ha, ha. Rápido vc! Já editou a foto do prédio amarelo. E imaginar que do outro lado da praça, onde está aquele bloco feio do Bradesco, existia um outro prédio muito similar a este, talvez do mesmo arquiteto, que dava grande harmonia à praça. Lá funcionava, no térreo a pastelaria Triunfo. Após incendio, nos anos 60, o prédio foi demolido e deu lugar a este do Bradesco. Como vc falou no lugar da atual prefeitura ficava a Biblioteca Pública, muito bonita , tb em estilo eclético, e o arquivo municipal, em estilo Art Decó, derrubados para nada, mero capricho de ACM. No vazio se instalou um horroroso pátio elevado, denominado pelo povo, na época, de cemitério de Sucupira (em alusão a novela, Bem Amado, grande sucesso na época). Como estava totalmente sem uso decidiu-se construir sobre ele esta prefeitura "provisória".


Foto de 1930, desta praça (Editora Folgueira, Album Artístico e Commercial da Bahia). Á esquerda antiga Biblioteca Pública, onde hoje está a Prefeitura nova, e à direita a Pastelaria Triunfo, hoje o Bradesco (ambos demolidos). Notar que os demais prédios da Rua da Misericórdia foram (felizmente) preservados. Comparar com a foto 15 deste thread (mesmo ângulo).



NOssa quanta informação! Obrigado por contibuir com esses dados para o thread Soteropolis!



Quote:
Originally Posted by jai.saj View Post
Inéditos ângulos para mim Rão. Parabéns , Salvador é d+
ObrigadoO! =)


Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Adorei todas as fotos. Eu acho a praça municipal muito simpática. Eu só estou achando que o elevador lacerda está precisando passar por novas intervenções (sei que ele já passou por intervenções nesta decáda, mas pelo visto os trabalhos de manutenção não foram feitos e o resultado é que hoje ele está precisando de atenção novamente).

Pois eh! Seria legal se ele passasse por outra reforma... Quem sabe daqui para 2014 sai algo bem legal?




Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Meu sonho é ver alguns prédios da década de 70 no chão.
Quais predios? o.O"




Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Muito legal o thread, merecia mais fotos! A Praça Municipal tem vistas maravilhosas para a baía de Todos-os-Santos.
Com certezaa! Fiquei sem saber qual a melhor vista... Praça Municipal ou Convento de Santa Tereza




Quote:
Originally Posted by ygortischenko View Post
essa prefeitura é um agressão a conjunto arquitetônico , pensar que demoliram uma linda biblioteca pra por esse lixo no lugar...
o.O" Teeeeeeeeeeeeenso com tantos comentarios sobre essa 'bendita' prefeitura




Quote:
Originally Posted by ygortischenko View Post
Belas fotos
Valeeu!



Quote:
Originally Posted by jguima View Post
A foto do forte de São Marcelo entre as colunas do Palácio Rio Branco ficou uma pintura, muito belo o seu trabalho Raoni.
ObrigaaadoO! =)



Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Destaque na foto 07 para as três contruções seiscentistas, em planos diferentes, e que parecem um só: a Santa Casa da Misericórdia, o Palácio Arquiepiscopal, e a Catedral, formando um conjunto homogêneo, com a mesma volumetria. Muito interessante o efeito! Adoro essa torre da Santa Casa, com seus azulejos! Quem conhece Évora, em Portugal, parece que está lá! Talvez o único fato positivo da demolição da antiga Biblioteca foi liberar a visão desses tres belíssimos prédios, mesmo com a atual prefeitura na frente. Esta, lateralmente, é até interessante, leve, e valoriza o entorno colonial e eclético. De frente é muito feia. Havia projeto, no governo Imbassaí, de construir um prédio definitivo para a prefeitura no local, que se harmonizasse com os demais. Pelo menos restauraram o atual recentemente. Parece novinho.

Linda foto, com ótimo enquadramento!!!

Geeente! fico bobo de ver como tu conheces tanto da cidade... =)
Mudaam a cor da cobertura, que era azul e agora ta branquinha! E ta bem pintadinha =)

Seria muito bom um predio novo ali com uma arquitetura parecida com os outros da praça!
__________________


Todos meus threads confiram aqui:
raorulles no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2010, 03:00 AM   #19
portoimagem-II
Onde uiva o minuano
 
Join Date: May 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 7,913
Likes (Received): 4163

Eu acho essa praça muito bonita e interessante, o conjunto, a vista, e considerando o trecho que vai até o Terreiro de Jesus, há uma quantidade enorme de referências importantes !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2010, 05:59 PM   #20
Clujnapoca
Lucas Santana Lima
 
Clujnapoca's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Campo Grande
Posts: 460
Likes (Received): 8

Achei belíssimo o thread! Muito agradável essa praça, pena que tem essa prefeitura mega estranha dando um susto na paisagem, lembrando-nos que estamos numa era fast build! hehehehhe... Mas em geral a cidade é muito interessante e o mar é lindo! Preciso conhecer SSA urgentemente!
Clujnapoca no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 08:57 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu