|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#261 | |
|
Registered User
|
Quote:
Só nas duas páginas anteriores começaram a postar edificações que não mais existem. Last edited by HRLR; May 5th, 2012 at 08:26 AM. |
|
|
|
|
|
|
#263 |
|
Registered User
|
Capela da Santa Cruz dos Enforcados O soldado Francisco José de Chagas, em 1821, fora condenado à morte por liderar uma rebelião contra os atrasos nos salários. Isso é História. O outro lado, a lenda: na sua execução, a corda por três vezes se rompeu e o soldado acabou sendo morto a pauladas. O povo presente na praça viu em tal fato um milagre. Afinal, não é sempre que uma corda se parte três vezes seguidas. Tamanha injustiça, associada ao "milagre", gerou uma devoção imediata naquele local. Chaguinhas tornou-se um santo popular. Velas foram acesas e uma cruz foi erguida. Dizem que nem vento, nem chuva apagavam as velas! A forca foi movida do local em 1874, após a pena de morte ser extinta no Brasil. Os paulistanos começaram a partir desta data a acender velas em cima de uma mesa, no exato ponto em que os sentenciados eram enforcados. A idéia era iluminar o caminho dos mortos. Erigiu-se uma capela no local em 1887 (segundo Miguel Milano em seu livro Fantasmas de São Paulo, p.23). Mas a documentação primária diz que sua primeira missa celebrou-se em 1 de maio de 1891, ano de sua fundação. Sofreu uma substancial reforma nos anos 1920. O interior dela é gracioso. Mas ela é procurada mesmo por seu significado e por seu velário, que fica abaixo do nível da rua. O velário é tão popular que, ao longo dos mais de cem anos de sua existência, já pegou fogo algumas vezes, tamanha a devoção do povo. Localiza-se na praça da Liberdade. image hosted on flickr ![]() image hosted on flickr ![]() image hosted on flickr
Last edited by HRLR; May 7th, 2012 at 05:12 AM. |
|
|
|
|
|
#264 |
|
Sim, SP
Likes (Received): 367
|
A igreja matriz de Santo Amaro é tombada? Ela está completamente deteriorada...
|
|
|
|
#265 |
|
Registered User
|
![]() Sim, a Catedral de Santo Amaro é tombada. |
|
|
|
|
|
#266 |
|
Registered User
Likes (Received): 363
|
Esse palacete tem indícios de que será restaurado (está coberto de telas azuis), mas infelizmente hoje é abrigo de dezenas de moradores de rua e usuários de drogas. Talvez pudesse ser reformado para acomodar equipamentos sociais (como um centro de recuperação de usuários e/ou um albergue) e outras repartições (a Guarda Civil Metropolitana tem uma base horrível logo ao lado, e a PM fica num trailer estacionado na Praça da Sé, nem base fixa tem).
|
|
|
#268 |
|
BANNED
Likes (Received): 3
|
Muito bem lembrado, sempre me perguntei o que seria esse palacete todo detonado no PQ D Pedro. Acho que ele ficria lindo e se destacaria muito se fosse restaurado. Será que há algum projeto para ele? Ele é realmente tombado ou está só aguardando algum interesse imobiliário pelo terreno que ocupa?
|
|
|
|
|
|
#269 |
|
Registered User
Likes (Received): 27
|
esse palacete é lindíssimo!!! fica proximo a este edf que eu postei:
![]() Aliás, essa rua é um cenário de terror!! quando é que vão dar um jeito no abastecimento do mercadão? as ruas em volta dele é um verdadeiro lixão a céu aberto! |
|
|
|
|
|
#270 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Eu acho que nós temos que questionar essa idéia de que o que foi perdido não pode ser reconstruído, senão ficaremos sempre com essa deprê quando vemos algo perdido e co síndrome de cidade vira-lata.
O da rua Augusta, por exemplo, poderia ter uma utilidade pública se reconstruido dentro do parque. O Moinho do Bom Retiro, que o Kassab demoliu às escondidas, poderia ser a nova estação que vai ser construída lá. |
|
|
|
|
|
#271 |
|
BANNED
|
Quando eu acho que não tem mais nada histórico em São Paulo para ser descoberto, me deparo ontem com a Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Martiniano de Carvalho.
Como já foi postada, ai está o link: http://www.skyscrapercity.com/showth...1170407&page=9 Na mesma rua tive o prazer de ver que a revitalização da Vila Itororó já começou e lembrar da vastidão da mesma. Parece que não, mas a Bela Vista guarda muita coisa que tenho certeza que ainda vai ser preservada. |
|
|
|
|
|
#272 |
|
BANNED
|
Como um colega gaúcho citou aqui no fórum, sobre os prédios que ofuscam essas construções, eu acho mesmo que o que ainda tem seria muito mais bonito e nos daria um urbanismo de primeiro mundo se colocássemos essas construções em maior destaque, iluminando-as, enterrando postes, e, quem sabe, demolindo alguns blocões com dinheiro de alguns idealistas como eu (como eu, naturalmente, mas com dinheiro).
Não é estranho que as pessoas queiram ganhar milhões de dólares para enfiar em um conta e se encher de seguranças para protegê-los em vez de fazer essa grana circular para tornar sua própria cidade uma maravilha de se viver? Não é melhor que todos considerem a cidade sua casa de 1.500.000m2, em vez de se murar dentro de uma propriedade de 500m2 olhando para a feiura do seu próprio segurança? |
|
|
|
|
|
#273 |
|
Aquinati
Likes (Received): 61
|
![]() penso exatamente a mesma coisa e assim, o número de shoppings na cidade só aumenta e o paulistano vê cada vez menos a luz do sol. Se enclausurando em casa, no trabalho e na hora do lazer |
|
|
|
|
|
#274 |
|
BANNED
Likes (Received): 3
|
Verdade, por isso acho que deveriam alocar a secretaria de urbanismo ou uma similar a ela em prédios como esse...
|
|
|
|
|
|
#275 |
|
This is...
|
Mapa de São Paulo em 1913 com 35MP!
http://www.bigmapblog.com/2012/cococ...ao-paulo-1913/ Bara baixar é só ir no link "full size" e "salvar como", pois se clicar com o botão direito a imagem irá ser carregada no browser e dependendo da maquina pode travar tudo. Muito legal ver a região da 9 de julho e 23 de maio antes das canalizações, entre outras!
|
|
|
|
#276 | |
|
Registered User
Likes (Received): 111
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#277 |
|
Registered User
|
Escola de Comércio Álvares Penteado ![]() ![]() ![]() ![]() Inaugurado a 12 de setembro de 1908, no Largo de São Francisco, é um dos poucos imóveis paulistanos projetados segundo as ideias da "secessão" (variante austríaca da arquitetura Art Nouveau francesa). O prédio foi encomendado ao arquiteto Carlos Ekman pelo conde Álvares Leite Penteado, que o doou para sede da primeira escola comercial do Brasil. Ali funcionam atualmente os cursos de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. |
|
|
|
|
|
#278 |
|
Registered User
|
Edifício da Caixa Mútua de Pensões Vitalícias image hosted on flickr ![]() Rua Venceslau Brás por Guilhermino Pinheiro, no Flickr ![]() Esse belo edifício fica na Rua Venceslau Brás, colado ao prédio da Caixa Cultural, na região da Sé. O projeto da sede da Caixa Mútua de Pensões Vitalícias foi elaborado pelo arquiteto italiano Giuseppe Sacchetti, em 1907 e as obras foram concluídas em 1910. O edifício é um belo exemplo de romantismo eclético com forte influência neoclássica. A Caixa Mútua de Pensões funcionaria no piso térreo e nos dois pavimentos superiores. Sachetti projetou quatro pavimentos residenciais ( 2 em cada piso ). Os apartamentos projetados, tinham similaridades com os do edifício da Rua Floriano Peixoto pertencente à Caixa Econômica Federal, projetados pelo italiano Giulio Michelli em 1897, com uma escadaria para cada dois apartamentos sobrepostos. Parece que todo o interior do prédio foi modificado, restando apenas a fachada, devidamente restaurada, para contar a história. No topo do edifício, existe uma bela alegoria ao trabalho. |
|
|
|
|
|
#279 |
|
Registered User
Likes (Received): 88
|
que felicidade ver essa maravilha bem conservada, eu só quero saber se ele é tombado pelo patrimônio histórico?
|
|
|
|
|
|
#280 |
|
Sampa!
Likes (Received): 122
|
Que maravilha! Nunca reparei nele!