daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 19th, 2010, 04:46 PM   #1
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 7929

Festival da colônia japonesa de Sorocaba (SP) - minhas fotos de uma festa que já se tornou tradição local

Amigos, ontem eu fui visitar o Festival do Japão, um evento beneficente organizado pela colônia japonesa de Sorocaba. Em sua segunda edição, o festival já entrou para o calendário anual de eventos na cidade e contou com o apoio total da prefeitura sorocabana e de várias entidades locais.

O local da festa foi o Parque Kasato-Maru, um grande espaço construído para homenagear os imigrantes japoneses que se estabeleceram na nossa região e que antes era um laguinho sem graça alguma. O bairro onde fica o parque é o Campolim, em franco crescimento e localizado na área nobre de Sorocaba.

Vou botar algumas poucas fotos que fiz ontem. Se gostarem, botarei mais, tudo bem?

Vamos lá:

1. Portal de entrada do Parque Kasato-Maru

2. Interior do parque (o lago é um córrego existente na região)

3. Apresentação de um grupo de taiko da cidade de Piedade

4. Público presente ao festival (a maioria era de ocidentais mesmo, apesar da colônia japonesa de Sorocaba ser enorme)

5. Nos intervalos das apresentações, o apresentador arriscava um karaokê

6. Apresentação de kendo, de um dojo sorocabano

7. Eu...

8. O festival também ofereceu algumas aulas básicas de Japonês para os visitantes. Estas são duas professoras da UCENS (entidade cultural da colônia japonesa de Sorocaba), sendo que uma delas veio recentemente do Japão e mal consegue falar Português

9. Monumento em homenagem à saga dos imigrantes nipônicos em sua viagem até o Brasil

10. Recinto da festa

11. Pipas tradicionais

12. Árvore de tanabata. Há uma lenda japonesa na qual a pessoa que escrever o seu desejo num papel e amarrar nesta árvore terá o seu pedido atendido

13. Uma típica família de colônia (a mulher me perguntou, depois da foto, se eu era da Argentina... )

Isso é tudo, pessoal! Espero que gostem!
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 19th, 2010, 04:59 PM   #2
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
12. Árvore de tanabata. Há uma lenda japonesa na qual a pessoa que escrever o seu desejo num papel e amarrar nesta árvore terá o seu pedido atendido

Vale mandar pedidos via email para colar ali? Senão vou mandar vários.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2010, 05:02 PM   #3
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:

11. Pipas tradicionais

!
Adorei as pipas. Os japoneses realmente valorizam muito os peixes! E não é à toda que vivem muito! ( com tanto ômega 3! )
Old July 19th, 2010, 05:03 PM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Rodalves,
Gostei do portal e do monumento aos imigrantes. São permanentes ou ficam ali só nos dias de festa?
Old July 19th, 2010, 05:10 PM   #5
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

São permamentes, Marcelo. É um grande parque inaugurado há dois anos atrás para homenagear a colônia japonesa da cidade (que representa 2% da população sorocabana, mas extremamente ativa).

Nossa região é uma verdadeira Babilônia. Em Sorocaba, você acha colônia espanhola no meio da cidade; em Piedade, Ibiúna, Pilar do Sul e Salto de Pirapora, os japoneses são presença constante, São Roque é um pedaço da Itália dentro do Estado e por aí vai.
Old July 19th, 2010, 05:14 PM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

E em Belo Horizonte há poucos japoneses ( muitos são paulistas de origem japonesa que migram internamente pelo país) e temos aqui um Memorial da Imigração Japonesa num parque e um Jardim Japonês em outro parque. A colônia daqui deve ser bem ativa também e mais parece invisível nas ruas. Hehe.
Old July 19th, 2010, 05:16 PM   #7
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4927

O thread ficou ótimo, o Parque Kasato-Maru é lindo e tem um bom skyline no entorno. Valeu por postar, Rodalves!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2010, 05:18 PM   #8
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Marcelo, aqui é exatamente ao contrário. Em todas as escolas que estudei, sempre tinha quatro ou cinco descendentes de japoneses na minha classe. Porém, em algumas cidades da região, como Alumínio e Boituva, a presença de nikkeis é relativamente rara, mas não menos marcante.

Estou ensaiando entrar nos eventos da colônia japonesa local e começar a praticar kendo, mas me falta tempo...
Old July 19th, 2010, 05:24 PM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Rodalves,
Fui procurar algo do Memorial daqui pra te mostrar e achei num site que Minas tem 75000 nikkeis. Não sei onde eles se escondem porque aqui podemos contá-los nos dedos tipo " o japonês da papelaria" , o " japonês da loja de perfumes" etc ... hehe... Deve ser porque estão bem espalhados.
O que sei é que grandes empresas japonesas de celulose atuam em Minas e a presença deles na siderurgia também existe.
http://madeinjapan.uol.com.br/2009/0...acao-japonesa/

Olha o Jardim Japonês daqui:
http://www.100porcentolivre.jex.com....ardim+japones+ ( colocaram nste site que dediquei as fotos pra " Florista" Déa mas é , na verdade, a " forista do SSC" , Déa. Hehe...)

Last edited by Marcelo Olisa; July 19th, 2010 at 05:30 PM.
Old July 19th, 2010, 05:28 PM   #10
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Marcelo, a presença japonesa aqui é tão forte que até os Estados de Pará e Rio Grande do Sul tem colônias nipônicas, nas cidades de Tomé-Açu e Ivoti. O Torniquet fez um ótimo thread aqui sobre a colônia japonesa da Bahia, Estado que nunca imaginei que houvesse nikkeis por lá.

Eu sou um apaixonado pela cultura japonesa, de fato! Estou até com planos de apresentar para as autoridades locais uma proposta para a construção de um jardim japonês num parque existente aqui.
Old July 19th, 2010, 05:37 PM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Marcelo, a presença japonesa aqui é tão forte que até os Estados de Pará e Rio Grande do Sul tem colônias nipônicas, nas cidades de Tomé-Açu e Ivoti. O Torniquet fez um ótimo thread aqui sobre a colônia japonesa da Bahia, Estado que nunca imaginei que houvesse nikkeis por lá.

Eu sou um apaixonado pela cultura japonesa, de fato! Estou até com planos de apresentar para as autoridades locais uma proposta para a construção de um jardim japonês num parque existente aqui.
De Ivoti eu já tinha notícia mas de Tomé-Açu não. Aliás nem sei onde fica.
Em Poços de Caldas tem também um belo Jardim japonês mas não sei se têm muitos japoneses por lá porque , pelo que sei, a cidade tem muitos descendente é de italianos do Vêneto.
Uau, você apresentar o projeto do Jardim japonês aí vai ser uma maravilha. Se todo brasileiro , em vez de só admirar o que tem de bonito em outros lugares, movesse umas palhas para mudar sua realidade para melhor , seguindo o exemplo do que é bom na cultura dos outros, teríamos um país muitíssimo melhor mas infelizmente muitos preferem só lamentar o que não temos sem pensarem que é possível termos o ideal que sonhamos se nos unirmos e perseverarmos.
Old July 19th, 2010, 05:42 PM   #12
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Realmente, cara! Conheço o Jardim Japonês de Poços de Caldas, que foi construído pela Mitsui. Mairinque, cidade perto de Sorocaba, também tem um jardim japonês, já que também é uma cidade com forte presença nipônica.
Old July 19th, 2010, 05:58 PM   #13
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Realmente, cara! Conheço o Jardim Japonês de Poços de Caldas, que foi construído pela Mitsui. Mairinque, cidade perto de Sorocaba, também tem um jardim japonês, já que também é uma cidade com forte presença nipônica.
Se alguém quiser ver detalhes do Jardim Japonês daqui, eu já fiz um thread sobre ele:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1037451 ( quem sabe ele te inspira pro futuro jardim japonês de Sorocaba. na época vc comentou no meu thread.)

Last edited by Marcelo Olisa; July 19th, 2010 at 06:19 PM.
Old July 20th, 2010, 01:11 AM   #14
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Na verdade, o Jardim será na pequena cidade ao lado de Sorocaba onde moro, que se chama Alumínio (15 mil habitantes, na Grande Sorocaba).
Old July 20th, 2010, 01:26 AM   #15
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 29

Excelente registro!
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old July 20th, 2010, 01:34 AM   #16
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Obrigado, Tchello!
Old July 20th, 2010, 02:10 AM   #17
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 1090

Legal! Gostei do Parque no entorno do córrego!
As águas desse córrego aparentam serem limpas. Um bom modelo de parque para ser implantado nas áreas urbanas!
Sobre os japoneses, no Oeste Paulista e Norte do Paraná também existemmuitos descendentes de japoneses, e uma ou outra cidade tambem fazem festejos homenageado a imigração japonesa.
Old July 20th, 2010, 02:18 AM   #18
José Neto
Registered User

José Neto's Avatar

Likes (Received): 596

Parabéns

Parabéns por esse belo registro, Rodalvesdepaula!

Esse festival foi um sucesso absoluto e superou as expectativas dos organizadores.
Ontem (domingo), por volta das 17h pipocava gente nesse lugar a ponto de deixar o trânsito completamente congestionado.

Quanto ao parque, um orgulho para a cidade. Apesar de pequeno, é muito bem cuidado e possui detalhes interessantes como fontes, jardins, pontes e iluminação em estilo japonês que inclusive decora o ponto de ônibus do local.
O Globo Terrestre com iluminação cênica é outro charme do parque.
José Neto no está en línea   Reply With Quote
Old July 20th, 2010, 03:30 AM   #19
theanarchyst
Mochilando pelo Mundo!

theanarchyst's Avatar

Likes (Received): 388

Bela cobertura Rodalves, queria mais fotos!
theanarchyst no está en línea   Reply With Quote
Old July 20th, 2010, 03:36 AM   #20
CleitonSPecial
Mr. C

CleitonSPecial's Avatar

Likes (Received): 350

E eu achando que os "meia-dúzia" de japoneses que via em Sorocaba eram de Piedade ou Ibiúna, hehehe. Mas uma japa de Sorocaba começou a trabalhar comigo e depois disso fiquei sabendo que tinha dekasseguis e até essa festa por lá. Aqui em Piedade boa parte da população é de japoneses e descendentes.

Bom, sobre essa festa, a tendência é ser freqüentada por ocidentais mesmo.
CleitonSPecial no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules