SkyscraperCity Forum banner

A maior cidade industrial alemã do mundo fica no Brasil?!

21K views 46 replies 31 participants last post by  Yuri S Andrade 
#1 ·
:yes:

E onde fica?




Além de ser o maior pólo industrial alemão do mundo,São Paulo também tem a maior escola alemã do mundo_O Deutsche Schule,ou melhor,Colégio Visconde de Porto Seguro fundado em 1878 pelos imigrantes alemães.São Paulo não é só a capital da pizza,mas também do chucrute industrializado. :cheers:

Loosho,poder e ostentação na maior metrópole do Hemisfério Sul.

There are 1,200 German-Brazilian companies providing jobs for some 250,000 people, which means that Germany makes a significant contribution to Brazil’s economic and social development. With some 800 German-Brazilian companies, São Paulo has the largest concentration of German businesses worldwide. By contrast, Brazilian direct investment in Germany has so far been insignificant.

(...)

With some 10,000 pupils – the overwhelming majority of them Brazilian nationals – the Porto Seguro School in São Paulo is the largest German School worldwide.

German Government|Governo Alemão

---

A Alemanha é o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil, e não é preciso ir muito longe para concluir que grande parte desses investimentos vai para endereços paulistas. Das 1.200 empresas alemãs instaladas no Brasil, nada menos que 800 se fixaram na capital do estado e na Grande São Paulo.

A cidade de São Paulo tem uma concentração de indústrias alemãs maior até do que na própria Alemanha”, diz Plöger. “Mesmo cidades como Colônia, Munique, Hamburgo não reúnem tamanha quantidade de indústrias do país.”


http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4090436,00.html

Enjoy...


*Créditos na foto.
 
See less See more
2
#6 · (Edited)
Em janeiro deste ano, o Ministério alemão das Relações Exteriores lançou as diretrizes de sua política externa no setor científico para 2009. No programa, estava incluída uma novidade orçada em 43 milhões de euros: a inauguração de centros de pesquisa em lugares estratégicos do mundo para promover a Alemanha como pólo de pesquisa e incentivar o intercâmbio científico.

E os primeiros lugares definidos como estratégicos foram Moscou, Nova Délhi, Tóquio e São Paulo. Por abrigar o maior pólo industrial alemão fora do país, a escolha da capital paulista não é difícil de entender.

(...)
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4154410,00.html

Na Alemanha, a recessão já é oficial, mas na “segunda Alemanha” ainda restam esperanças para 2009: São Paulo é o maior pólo industrial alemão fora do país, e agora sedia feira para impulsionar negócios bilaterais.
(...)
Antes da Ecogerma, foi também em São Paulo que, em 1995, o então presidente Roman Herzog abriu a Febral – a maior feira industrial alemã do mundo fora da Alemanha. Hoje, os setores mais fortes do pólo alemão no estado são o automobilístico e de autopeças; o químico; o de máquinas e equipamentos; e o de energia.

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4090436,00.html


Depois da Segunda Guerra, o fluxo de imigrantes foi substituído pelo fluxo de capital. Com a abertura de subsidiárias de empresas alemãs em São Paulo, muitos executivos e profissionais especializados também mudaram-se da Alemanha para a metrópole paulista. O ritmo dos investimentos foi tão acelerado que transformou o estado paulista no maior pólo da indústria alemã fora da Alemanha.

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4411676,00.html

Um pouco da imigração

A história da imigração alemã para São Paulo começa em 1827 – três anos depois do Rio Grande do Sul – com a chegada de 227 pessoas ao porto de Santos, levadas a Santo Amaro e Itapecerica da Serra. Um contingente que foi aumentando com os anos. O Memorial do Imigrante, no bairro da Mooca, de grande importância para a memória da cidade que como poucas atraiu tantos imigrantes, registra 375 mil nomes alemães no correr dos anos.

(...)

O segundo é a contribuição das indústrias alemãs: "Eu diria que a partir de 1950, muitas empresas alemãs realmente empurraram o Brasil para a modernidade. Se considerarmos que o Estado de São Paulo conta hoje com quase 1200 empresas de capital alemão, isso faz de São Paulo a maior cidade industrial do mundo, incluindo a própria Alemanha".

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1213337,00.html
 
#12 ·
Eu entendi o que eles quiseram dizer, mas acredito em maneiras melhores de fazê-lo, que não dessem tanta margem a mal-entendidos...

Senão, daqui a pouco vão dizer que São Paulo precisaria ter um clima oktoberfestiano e arquitetura enxaimel para fazer jus à afirmação! :lol:
 
#17 ·
É de fato causa um certo 'desentendimento',mas dá para entender :tongue2:

Também não creio que exista necessidade de 'germanizar' São Paulo_Os alemães foram uma parcela na imensidão de povos que vivem na cidade.Nem a arquitetura de São Paulo é italiana,que dirá alemã.
 
#15 ·
No site do governo alemão,falam de German-Brazilian, no meu entendimento muitas foram fundadas por imigrantes.

---

Acho essa informação muito interessante.Mesmo o Brasil tendo recebido um número menor de imgirantes alemães e mesmo tendo uma relação econômica menor que a Alemanha quando comparado com os EUA,São Paulo tem mais empreas alemãs que NYC,Chicago,Houston,Los Angeles e etc.

A imigração,seja ela alemã,japonesa ou africana,com o tempo só fez muito bem para o Brasil.Tanto no plano cultural,como político e econômico.Fez com que praticamente todos os países do mundo tivesse relações com nós,e fosse um destino preferencial de investimentos quando comparado com outros países do mundo.Além de criar um clima completamente amistoso entre e para todos os povos(e economia$ mundia$) que aqui vivem,evitando qualquer tipo de barreira étnica.

O instituto Goethe no Brasil,por exemplo,ultimamente vem investindo tanto quanto no Brasil,quanto nos EUA.

Parafraseando o Poti:

Acho chic!
 
#19 ·
Guten Tag! Todo dia é um bom dia para aprender alemão." O anúncio que está no vidro de trás de vários ônibus municipais no Rio de Janeiro convida a estudar alemão no Instituto Goethe.

Que um pouco da língua de Goethe circule de ônibus pelo Rio não é de se estranhar. O número de pessoas que estuda o idioma vem crescendo no Brasil. Se, em 1995, havia cerca de 30 mil estudantes se dedicando à língua em todo o país, hoje esse número é estimado em mais de 70 mil, incluindo escolas, universidades ou cursos particulares.

Por meio do Orgão Central das Escolas Alemãs no Exterior (ZfA, na sigla em alemão), o governo do país investe 7,5 milhões de euros por ano no ensino da língua no Brasil.

O valor é o mesmo que o órgão injeta nos Estados Unidose faz com que o Brasil detenha o primeiro lugar na lista dos países da América Latina. Atrás vêm México, Argentina e Chile, segundo o coordenador do ZfA para a região, Wolfgang Theis. "O Brasil recebe um sexto do nosso orçamento para a América Latina", comenta.

Das 13 unidades que o Goethe tem na América do Sul, cinco estão no Brasil, que responde por 36,5% dos alunos na região (em 2008 eram 7.642 alunos inscritos no país).

Segundo Hans-Dieter Dräxler, diretor do Departamento de Ensino do Goethe para a América do Sul, a instituição investe cerca de 10 milhões de euros por ano na região, e a parcela que cabe ao Brasil geralmente fica na casa dos 40% em diversos setores – por exemplo, 42% dos recursos destinados pelo Goethe ao desenvolvimento de projetos vão para o país
.

(...)

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4544538,00.html
 
#20 ·
^^
Eu tô na direção oposta: concluí meu curso de alemão há uns 4 anos atrás e estou parado desde então. Vou ver se retomo nesse semestre.

---------------------------------------------------------------------

Olha, a interpretação que eu tenho da notícia é que se trata de investimentos alemães na cidade. Não tem nada a ver com imigrantes. Aliás, isso não chega a ser novidade: há uns 5 anos atrás, circulou por vários meios de comunicação a informação que São Paulo seria a cidade que abrigava o maior número de filiais de empresas alemãs no mundo, superando Nova York e Londres.

A notícia claramente ressalta a importância de São Paulo no cenário internacional, mas temos que ver o outro lado, que é a importância dos investimentos alemães no desenvolvimento do Brasil. O brasileiro tem a mania de ficar bajulando português, espanhol, italiano por uma suposta afinidade cultural, e se esquece da importância da Alemanha na economia brasileira.

Agora fica a pergunta: o Vale do Ruhr não seria a maior "cidade" industrial alemã do mundo?
http://de.wikipedia.org/wiki/Ruhrgebiet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Ruhr
 
#29 · (Edited)
Eu prefiro pensar assim :):


There are 1,200 German-Brazilian companies providing jobs for some 250,000 people, which means that Germany makes a significant contribution to Brazil’s economic and social development.

+


Aliás, isso não chega a ser novidade: há uns 5 anos atrás, circulou por vários meios de comunicação a informação que São Paulo seria a cidade que abrigava o maior número de filiais de empresas alemãs no mundo, superando Nova York e Londres.
Mesmo não sendo a minha cidade,adorei saber que São Paulo(uma cidade que fica no Brasil) está cada vez mais poderosíssima. :cheers2:


E que venham mais!

Adoraria saber que Natal poderia ser a maior cidade industrial fora do Japão,quem sabe a maior cidade industrial francesa...[sonho meu]

Ui..ui..(lendo em francês)
 
#21 ·
Pois é Yuri,eu não sei.Pode ser que german-braziliansejam mesmo empresas alemãs sediadas no Brasil.

De resto,achei justo postar essa 'notícia',justamente por isso que você falou.Muitos brasileiros chamam alemães de nazistas ou criticam as vezes o pessoal do Sul por se orgulhar de suas raízes,mas é interessante notar essa relação entre Brasil e Alemanha que passa tão despercebida.A Alemanha não tem só influencia cultural,como também econômica no Brasil.
Só para você ter idéia,acho que até 2000 e alguma coisa,as rotas Brasil-Alemanha tinha tantos passageiros nas rotas internacionais quanto Portugal.Mas a TAP,desde que aumentou sua presença aqui,aumentou muito o número de passageiros.
São países como esse que nós devemos nos aproximar,que procuram desenvolver o Brasil,e não a turminha da América Latina e países como Irã e etc que só causa problema e depois não reconhece,expulsando nossas empresas e etc.Enfim,fortalecer e reconhecer.

:eek:kay:
 
#31 · (Edited)
Uau! Pena que esse tipo de pensamento não esteja na prateleira empoeirada de uma biblioteca.


Eu prefiro pensar assim :):


There are 1,200 German-Brazilian companies providing jobs for some 250,000 people, which means that Germany makes a significant contribution to Brazil’s economic and social development.

+
(2)

Eu tenho uma profunda admiração pela Alemanha, que juntamente com Itália e França, é um dos 3 pilares que "criaram" a civilização ocidental.

Um país que foi completamente destruído na Segunda Guerra, tanto em termos humanos como materiais, mas que se colocou de pé em poucos anos, construindo uma sociedade livre, democrática, próspera, não-revanchista e plural. De forma discreta, o capital alemão no pós-guerra se espalhou pelo mundo inteiro, trazendo prosperidade para centenas de milhões de pessoas nos 5 continentes. O Brasil, como o thread deixa bem explícito, foi um dos principais beneficiados desse processo, que deixou profundas marcas (positivas) na nossa sociedade.
 
#35 ·
A Alemanha era até ontem o 3° maior país industrial do mundo. Entretanto, a maior cidade industrial "alemã" fica aqui no Brasil, que mal aparece entre as 10. Acho a notícia muito interessante.

Já a foto, nem prestei atenção. Normal.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top