daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old July 26th, 2010, 10:53 PM   #1
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Guilherme Olenik CWB's Avatar

Likes (Received): 19

Curitiba: Bairro Juvevê, tão nobre e importante quanto seus vizinhos

Olá pessoal. Juntei algumas fotos durante o mês de junho e neste último domingo, dia 25 de Julho. Resolvi fazer um thread do Juvevê, já que os vizinhos Alto da Glória, Hugo Lange e Cabral foram contemplados. Trago até vocês, as minhas fotos de um dos bairros mais nobres de Curitiba, espero que gostem.

Mapa do Bairro:

Breve caracterização:
Juvevê É um bairro comercial e residencial de classe média e alta. Dentre as principais vias que o atravessam encontra-se a avenida João Gualberto. Localizado a 2 km do centro, tem como característica a rede de serviços que atende a população, redes bancárias, supermercados e feiras livres e excelentes restaurantes.
Origem do nome: A palavra Juvevê faz parte do vocabulário dos curitibanos desde o século XVII, ao final da Ata de Medição do Rocio (logradouro público), de 1º de maio de 1693, já se falava nas nascenças do Rio Juvevê como fronteira a nordeste da então Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, antigo ponto intermediário que ligava o Alto da Glória ao Cabral. Em seu Dicionário Histórico e Geográfico do Paraná, o historiador Ermelino de Leão define Juvevê como corrupção da palavra “Yubebã”, que na língua tupi significa espinho chato ou rio do fruto espinhoso. Segundo antigos moradores da região, o antigo rio realmente era cercado por muitos “juvevês” (árvore espinhosa).
Fonte: Wikipédia

Fotos da Avenida João Gualberto, que concentra a maior parte do comércio e dos bancos do bairro.

1

2

3

4

5 Academia

6 Restaurante

7 Loja Otello, esquina com a Moisés Marcondes

8 Na mesma esquina

9 Comércio

10

11 Carro antigo. Alguém sabe qual é o modelo?

12 Nem tudo é nobreza

13 Funerária São Pedro “judiadinha”

14 Comércio no térreo dos prédios. Típico das canaletas Curitibanas

15 Hospital

16 Loja Chique “Cahê”

Região de divisa com o Cabral

17

18 Rua de paralelepípedo (Avenida Munhoz da Rocha)

19 E este calçadão é o início da Avenida Anita Garibaldi

20

21

22

23 Sinagoga judaico-adventista

24

25 Asilo São Vicente de Paula

26

27 Rua Manoel Eufrásio

28 Outra loja chique: Helena’s

29 Jardim

30 Praça Brigadeiro do ar Mário Calmon Eppinghaus

31 Rua José de Alencar

32 Rua Machado de Assis

33 Algumas residências na Rua Paraguassu

34 Calçada

35 Charmosa casa de madeira

36 Rua Cambará

37 Rua Elbe Pospissil

Via rápida sentido bairro-centro e proximidades

38 Edifício das casas empilhadas, visto de trás

39 Via rápida

40 Americanas Express e Blockbuster

41

42 Residencial (eu que inclinei, sorry)

43 Restaurante

44 O residencial da foto anterior ao fundo. Rua Moisés Marcondes

45 Mesma rua

46 Tirei essa foto só para marcar que rua era, mas acabei gostando do residencial atrás... então postei.

47 Rua Euzébio da Mota

48

49

50 A rua à direita é caminho para o MON

51 Vista do CELP

52 Um neo inacabado e vandalizado...

53 Nem tudo é nobreza (2), esquina da rua Constantino Marocchi com a João Gualberto

Parte “central” do bairro e proximidades do Alto da Glória

54 Rua Augusto Stresser

55 Loja de móveis e brinquedos infantis

56

57 Uma panificadora (e confeitaria)

58 Uma confeitaria

59 Predinho da Nextel

60

61 Uma loja multimarcas, localizada em um centro comercial estiloso

62 Mais uma da loja ( o tio, acho que dono do estabelecimento, não tava gostando muito de eu estar fotografando a loja)

63 Outra lateral do centro comercial

64 Farmácia

65 Loja de calçados (já na divisa com o Alto da Glória)

66 Mais uma loja chicosa

67 Praça Vivian Braga

68 Rua de paralelepípedos, divisa do Juvevê com o Alto da Glória

Juvevê “Soho”

69 Propaganda da construtora que todo mundo A-D-O-R-A aqui do SSC

70 Vindouro Vinhos e Bistrô

71 Restaurante Baggio

72 A Familiar confeitaria

73 Yoguland e King Temaki

74 Um bar

75 Uma loja e um neozinho no fundo

76 Du chef

77 Loja de Decoração

78 Mais uma loja de decoração

É isso .

Last edited by Guilherme Olenik CWB; August 3rd, 2010 at 10:02 PM.
Guilherme Olenik CWB no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 27th, 2010, 03:04 AM   #2
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

Ni.valdomonteiro's Avatar

^MARAVILHA!!!!
Me criei nesse bairro e no alto da XV, embora morasse no centro. A Epinghauss já foi minha segunda casa.
---A gastronômia é muito boa: tem duas cantinas portuguesas na Euzébio da Motta que é ponto obrigatório quando eu estou em Curitiba - a Açores tem o melhor bacalhau com batata da city. Tem o Fornão, Baggio, e o grande Mangiare Felice cuja sugestão é "pene à primavera". Indizível. E tem o rolmops classico dos botecos alí da Paraná.
--- A UDL, academia do Shogun, Ninja e Dida fica na rápida centro, ao lado da BlockBuster - para quem quiser aprender Muay Thay com o melhor lutador do mundo, atual detendor do cinturão do light heavyweight do UFC, o coxa-branca Mauricio Rua.
----quem quiser morar no bairro, é uma das melhores opções por estar colado ao centro e com rápido acesso para qualquer lado da cidade, classe alta sem ser muito caro, além de ser vizinho do Coritiba F.C, o que por sí só já é um privilégio.
Ni.valdomonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2010, 03:11 AM   #3
silvinho_j
Registered User

silvinho_j's Avatar

Likes (Received): 25

Amei o bairro, lindo!
silvinho_j no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2010, 03:27 AM   #4
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Thread MUITO bom. Fotos de lugares interessantes e resolução que eu gosto

O Juvevê deve ser muito bom para morar, principalmente naquelas ruas pacatas vizinhas a João Gualberto. O bairro pode não ter muitos residenciais impactantes, embora tenha alguns bem bonitos como aquele da foto 36, mas há um charme, principalmente nos baixinhos.

A João Gualberto precisava de uma arborização, está árida demais.=P Adorei a rua 31, muito gostosa haha. A foto 39 também ficou bem legal, sei lá o porque. Tambem gostei do predinho da Nextel, bem simpático. E aquela farmácia é bem charmosa... Ah e as fotos do comércio da região também estão interessantes.

Que bom que temos mais um forista na ativa para mostrar os desconhecidos bairros de Curitiba. Qual é o próximo ?
Old July 27th, 2010, 04:09 AM   #5
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 844

CTBA é um colírio para os olhos, maravilhosa, como sempre. As fotos ficaram excelentes, parabéns, Guilherme!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2010, 02:27 PM   #6
CHRM_Rec
Registered User

CHRM_Rec's Avatar

Likes (Received): 0

Mto bom!
Morei no Jevevê durante o ano de 2002... É um ótimo bairro!
Essas fotos me despertaram uma saudade e algumas me deram aquela sensação de "já estive aí antes", mesmo não me recordando bem de algumas áreas.

Massa o thread!

Os melhores projetos da Região Metropolitana do Recife unidos num único thread! Confiram!
CHRM_Rec no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2010, 08:32 PM   #7
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 301

Excelente. Meu pai morou por alguns anos no Juvevê e eu já andei bastante por essas ruas! Deu para matar um pouco a saudade!

O bairro é muito bom mesmo, ótimo urbanismo. As ruas "internas" super bem arborizadas e agradáveis!

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA AVENIDA COLOMBO COM A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MODAL DE TRANSPORTE PÚBLICO:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1331181
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2010, 09:19 PM   #8
renansanson
Registered User

renansanson's Avatar

Likes (Received): 328

Moro no São Lourenço, mas me criei ali pelos lados do Ahú, Juvevê e Cabral. A história da minha família começou ali!

E para quem gosta de comida italiana, recomendo O Fornão. O lugar já é meio decadente (pelo menos comparado aos seus bons tempos), mas a comida é ótima. Vale a pena!
renansanson no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2010, 09:34 PM   #9
Bruno Ctba
Registered User

Bruno Ctba's Avatar

Likes (Received): 11

Muito bom o thread, ficou completinho !
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2010, 10:04 PM   #10
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 426

Com esse nome so podia ser de loosho hehehe

A casa das fotos 21 e 22 é linda. Gostei tb da composição da foto 35 Charmosa casa de madeira, a casa da foto 49, da Farmácia foto 64, o Ipê rosa e o prédio ao lado. Da arborização das ruas, das araucárias, das arvores em estilo inverno. O centro comercial estiloso fotos 61,62 e 63. E tem casas comerciais bem bonitas.
Old July 28th, 2010, 02:41 AM   #11
Jackcwb
Registered User

Jackcwb's Avatar

Likes (Received): 9

Parabéns , o Juveve ficou muito bem retratado !!!!
Jackcwb no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2010, 03:23 AM   #12
M.S.
M.S.

Gostei do retrato bem honesto do Juvevê.

Bairro muito bom, juntamente com os demais já retratados pelo Jackcwb que ficam próximos a ele. E que venha o Alto XV agora :-P

Parabéns pelo thread!
M.S. no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2010, 04:08 AM   #13
CWB_IAH
Registered User

CWB_IAH's Avatar

Muito boas as fotos. Me bateu uma saudade!

Eu morei muitos anos no Juveve, na Manoel Eufrasio (foto 29), quando me mudei pra la so tinha um predio na rua, hoje sao varios. Falando nisso, alguem sabe como foi possivel construir predios tao altos nessa rua (o mais baixo tem 12 andares), ja que fica a duas quadras da canaleta do expresso? Eu achava que o zoneamento de Curitiba nao permetiria isso.

Assim como alguns outro comentarios eu tb gostava muito do Fornao (tinha um quadro de um nene com macarrao na cabeca, que eu achava sinistro). Eu gostava tb do Forninho.

Mas hoje em dia a pizza do Baggio 'e a minha favorita.

Em que rua que fica essa Blockbuster/Americana Express?
CWB_IAH no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2010, 06:33 AM   #14
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 141

Bairro muito bacana! Belo thread.
xistracinho no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2010, 02:08 AM   #15
Clujnapoca
Lucas Santana Lima

Clujnapoca's Avatar

Likes (Received): 7

que bairro incrível !!! completo, parece ter de tudo, principalmente charme!
Clujnapoca no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2010, 02:25 AM   #16
Arthur Allencar
Orgulho de ser Goiano!!!

Arthur Allencar's Avatar

Meu Deus qe loja ée akela de multimarcas?Tava com ares de Paris, mas também Curitiba é um luxo; impecável suas fotos!
Parabéns
Arthur Allencar no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2010, 02:42 AM   #17
.Kr'st_fer.
Flying

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 148

Ahhh eu adoro essa duplinha, Cabral + Juvevê. As suas fotos ficaram ótimas, um belo retrato da região ali, que já andei muitoo a pé hehe
Old July 29th, 2010, 04:14 AM   #18
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Quote:
Originally Posted by Ni.valdomonteiro View Post
^MARAVILHA!!!!
Me criei nesse bairro e no alto da XV, embora morasse no centro. A Epinghauss já foi minha segunda casa.
---A gastronômia é muito boa: tem duas cantinas portuguesas na Euzébio da Motta que é ponto obrigatório quando eu estou em Curitiba - a Açores tem o melhor bacalhau com batata da city. Tem o Fornão, Baggio, e o grande Mangiare Felice cuja sugestão é "pene à primavera". Indizível. E tem o rolmops classico dos botecos alí da Paraná.
--- A UDL, academia do Shogun, Ninja e Dida fica na rápida centro, ao lado da BlockBuster - para quem quiser aprender Muay Thay com o melhor lutador do mundo, atual detendor do cinturão do light heavyweight do UFC, o coxa-branca Mauricio Rua.
----quem quiser morar no bairro, é uma das melhores opções por estar colado ao centro e com rápido acesso para qualquer lado da cidade, classe alta sem ser muito caro, além de ser vizinho do Coritiba F.C, o que por sí só já é um privilégio.
Massa, vc é um privilegiado hehe. Pena eu não ter reparado nisso na Euzébio da Mota... e eu tirei fotos do Magiare Felice, do Mercadorama, do Fornão mas ficaram borradas, daí não pude postar . Obrigado pelo comentário.

Quote:
Originally Posted by silvinho_j View Post
Amei o bairro, lindo!
Precisa ver pessoalmente!

Quote:
Originally Posted by GUI Piraí do Sul-PR View Post

Thread MUITO bom. Fotos de lugares interessantes e resolução que eu gosto

O Juvevê deve ser muito bom para morar, principalmente naquelas ruas pacatas vizinhas a João Gualberto. O bairro pode não ter muitos residenciais impactantes, embora tenha alguns bem bonitos como aquele da foto 36, mas há um charme, principalmente nos baixinhos.

A João Gualberto precisava de uma arborização, está árida demais.=P Adorei a rua 31, muito gostosa haha. A foto 39 também ficou bem legal, sei lá o porque. Tambem gostei do predinho da Nextel, bem simpático. E aquela farmácia é bem charmosa... Ah e as fotos do comércio da região também estão interessantes.

Que bom que temos mais um forista na ativa para mostrar os desconhecidos bairros de Curitiba. Qual é o próximo ?
Valeu Gui. Faço o que posso. As coisas estão evoluindo, meu primeiro thread foi com fotos de celular . Bom, sabe aquele bairrozinho mixuruca perto do Barigui, que integra o Batel Soho, cheio de prédios, um grande hospital e que tem um pseudônimo que é o sobrenome de um religioso? Tô querendo tirar fotos dele... hehe, só não prometo que será pra já.

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
CTBA é um colírio para os olhos, maravilhosa, como sempre. As fotos ficaram excelentes, parabéns, Guilherme!
Sim, e ainda falta muita coisa pra ser mostrada. Obrigado santista10.

Quote:
Originally Posted by CHRM_Rec View Post
Mto bom!
Morei no Jevevê durante o ano de 2002... É um ótimo bairro!
Essas fotos me despertaram uma saudade e algumas me deram aquela sensação de "já estive aí antes", mesmo não me recordando bem de algumas áreas.

Massa o thread!

Quote:
Originally Posted by Pé Vermelho View Post
Excelente. Meu pai morou por alguns anos no Juvevê e eu já andei bastante por essas ruas! Deu para matar um pouco a saudade!

O bairro é muito bom mesmo, ótimo urbanismo. As ruas "internas" super bem arborizadas e agradáveis!
Obrigado pelos comentários CHRM_Rec e Pé Vermelho.
Old July 29th, 2010, 04:29 AM   #19
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Quote:
Originally Posted by renansanson View Post
Moro no São Lourenço, mas me criei ali pelos lados do Ahú, Juvevê e Cabral. A história da minha família começou ali!

E para quem gosta de comida italiana, recomendo O Fornão. O lugar já é meio decadente (pelo menos comparado aos seus bons tempos), mas a comida é ótima. Vale a pena!

Quote:
Originally Posted by Bruno Ctba View Post
Muito bom o thread, ficou completinho !
Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Com esse nome so podia ser de loosho hehehe

A casa das fotos 21 e 22 é linda. Gostei tb da composição da foto 35 Charmosa casa de madeira, a casa da foto 49, da Farmácia foto 64, o Ipê rosa e o prédio ao lado. Da arborização das ruas, das araucárias, das arvores em estilo inverno. O centro comercial estiloso fotos 61,62 e 63. E tem casas comerciais bem bonitas.
Obrigado pelos comentários pessoal. E O Fornão em alta aqui, hein?

Quote:
Originally Posted by Jackcwb View Post

Parabéns , o Juveve ficou muito bem retratado !!!!
Rá! Não se cuide que eu "roubo" o Alto da XV de vc tbm ahuhuahua. Brincadeira. Valeu pelo comentário guri.

Quote:
Originally Posted by M.S. View Post
Gostei do retrato bem honesto do Juvevê.

Bairro muito bom, juntamente com os demais já retratados pelo Jackcwb que ficam próximos a ele. E que venha o Alto XV agora :-P

Parabéns pelo thread!
Obrigado M.S. Estou pensando em retratar o Alto da XV tbm... mas talvez o Jackcwb faça o thread dele antes. Se ele fizer, vai sair coisa boa .

Quote:
Originally Posted by CWB_IAH View Post
Muito boas as fotos. Me bateu uma saudade!

Eu morei muitos anos no Juveve, na Manoel Eufrasio (foto 29), quando me mudei pra la so tinha um predio na rua, hoje sao varios. Falando nisso, alguem sabe como foi possivel construir predios tao altos nessa rua (o mais baixo tem 12 andares), ja que fica a duas quadras da canaleta do expresso? Eu achava que o zoneamento de Curitiba nao permetiria isso.

Assim como alguns outro comentarios eu tb gostava muito do Fornao (tinha um quadro de um nene com macarrao na cabeca, que eu achava sinistro). Eu gostava tb do Forninho.

Mas hoje em dia a pizza do Baggio 'e a minha favorita.

Em que rua que fica essa Blockbuster/Americana Express?
'O Fornão' rules! Obrigado CWB_IAH. Acho que ali são permitidos prédios altos por causa da via rápida sentido centro-bairro, que está ali perto... mas não tenho certeza. Já a BlockBuster/Americanas Express se localiza na Rocha Pombo esquina com a Campos Sales, que é a via rápida Cabral-Centro, paralela a avenida João Gualberto.

Quote:
Originally Posted by xistracinho View Post
Bairro muito bacana! Belo thread.
Quote:
Originally Posted by Clujnapoca View Post
que bairro incrível !!! completo, parece ter de tudo, principalmente charme!
Obrigado pessoal.

Quote:
Originally Posted by Arthur Allencar View Post
Meu Deus qe loja ée akela de multimarcas?Tava com ares de Paris, mas também Curitiba é um luxo; impecável suas fotos!
Parabéns
Tem um dono desconfiado, quase me intimou quando viu que eu estava tirando as fotos . Obrigado.

Quote:
Originally Posted by .Kr'st_fer. View Post
Ahhh eu adoro essa duplinha, Cabral + Juvevê. As suas fotos ficaram ótimas, um belo retrato da região ali, que já andei muitoo a pé hehe
Valeu Kr'st_fer, realmente, quase impossível falar do Cabral sem o Juvevê e vice-versa.

Last edited by Guilherme Olenik CWB; July 29th, 2010 at 03:09 PM.
Old July 29th, 2010, 06:52 PM   #20
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 691

Parabéns pelo excelente thread!

Gostei do bairro, embora eu considere Alto da Glória e Batel um pouco acima da média!
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
curitiba, paraná, sul do brasil

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules