daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 31st, 2010, 01:07 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 707

RS – Ruínas de São Miguel das Missões (Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade) – o que restou da mais importante redução jesuítica em solo brasileiro – com bonus pics da Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo

I – Ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, RS:

As Ruínas de São Miguel Arcanjo, ou Ruínas de São Miguel das Missões, são o que sobraram da maior redução jesuítica no território à época disputado por espanhóis e portugueses que mais tarde passou a ser o Rio Grande do Sul. Ficam a cerca de 485 km de Porto Alegre, no oeste do estado, próximas da fronteira com a Argentina. São atualmente um dos ícones do Rio Grande do Sul e um dos lugares mais visitados no estado.

Foto 1: Localização do Município de São Miguel das Missões em relação a Porto Alegre.

Missões” e “reduções” são termos intercambiáveis.

A Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1687 pelos padres jesuítas espanhóis da Companhia de Jesus numa época em que as terras onde hoje está o Rio Grande do Sul pertenciam à Espanha por força do Tratado das Tordesilhas (1494). Foi a maior das sete reduções jesuíticas que juntas compunham os Sete Povos das Missões no solo que mais tarde passou a ser o Rio Grande do Sul. De todas as reduções jesuíticas no cone sul, foi considerada a mais próspera.

O templo, hoje em ruínas, foi erguido em 1745. No seu auge, a redução de São Miguel Arcanjo chegou a abrigar 6.000 índios guaranis que, além de aceitar a fé cristã, aprendiam o espanhol e ensinamentos de economia, arte e ciências. Também aprendiam música e a confeccionar instrumentos musicais.

A intenção de portugueses e bandeirantes nas suas incursões pela região era capturar os índios guaranis e transformá-los em escravos.

II – A destruição da Redução de São Miguel Arcanjo e “Co Yvy Oguereco Yara

Com a assinatura do Tratado de Madri em 1750, cinco anos após a construção do templo, a região dos Sete Povos das Missões foi entregue pelos espanhóis a Portugal em troca da Colônia do Sacramento, que passou ao controle da Espanha. Contudo, o Tratado de Madri não conseguiu ser cumprido de imediato, pois essa troca motivou a resistência dos índios guaranis, que se recusavam a entregar as reduções aos portugueses, gerando um conflito que entrou para a história como Guerras Guaraníticas (1754 a 1756). Os índios guaranis, liderados pelo índio guerreiro Sepé Tiarajú, morto em 1756, se recusaram a entregar suas terras aos portugueses, descumprindo o que rezava o tratado. Para forçar o cumprimento do tratado, portugueses e espanhóis se uniram para lutar contra os índios guaranis e assim promoveram a matança dos índios e a destruição das reduções jesuíticas. Foi quando Sepé Tiarajú proferiu sua famosa frase “Essa terra tem dono!” (Co Yvy Oguereco Yara!, em guarani). De nada adiantou. Todas as reduções foram destruídas pelos portugueses e espanhóis, sendo que São Miguel foi a que mais conseguiu resistir à destruição.

As Guerras Guaraníticas, com a destruição das missões jesuíticas e genocídio dos índios guaranis, é bem retratada no filme “A Missão” (The Mission) de 1986, disponível em DVD.

Foto 2: Sepé Tiarajú por Danúbio Alves. Autoria da foto: Eugênio Hansen

Estima-se que no seu apogeu, cerca de 40.000 índios guaranis viviam na região dos Sete Povos das Missões. Não tenho dados, infelizmente, de quantos foram mortos pelos portugueses e espanhóis.

Em 1983, a UNESCO tombou as ruínas como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

III – Pórtico de Entrada à cidade de São Miguel das Missões:

Foto 3: Pórtico de entrada da cidade de São Miguel das Missões. Nele, a inscrição “Co Yvy Oguereco Yara” (Esta Terra Tem Dono) proferida por Sepé Tiarajú. E no seu topo, a cruz missioneira. Autoria da foto: Gustavo Peluso

Foto 4: Autoria da foto: Valmice

Foto 5: Autoria da foto: Valmice

IV – Fotos das Ruínas de São Miguel Arcanjo:

Foto 6: Localização do sítio das Ruínas de São Miguel Arcanjo, dentro da área urbana de São Miguel das Missões, com destaque para o ponto onde está erguido o que restou da igreja.

Foto 7: Indiozinho em frente às ruínas da Igreja de São Miguel. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 8: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 9: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 10: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 11: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 12: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 13: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 14: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 15: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 16: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 17: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 18: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 19: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 20: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 21: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 22: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 23: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 24: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 25: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 26: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 27: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 28: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 29: Autoria da foto: Fábio Castro

Foto 30: Autoria da foto: Renato Viana Albarral

Foto 31: Autoria da foto: Renato Viana Albarral

Foto 32: Autoria da foto: Maurício Luis da Costa

Foto 33: Autoria da foto: Renato Viana Albarral

Foto 34: Autoria da foto: Ricardo Busse

Foto 35: Autoria da foto: Gui Torres

Foto 36: Autoria da foto: Ricardo Busse

Foto 37: Autoria da foto: Gui Torres

Foto 38: Autoria da foto: Mlmagro

Foto 39: Autoria da foto: Jeamaral

Foto 40: Autoria da foto: Luka.san

Foto 41: Autoria da foto: Gui Torres

Foto 42: Autoria da foto: Dior Zunino

Foto 43: Autoria da foto: Ronald Petry

Foto 44: Autoria da foto: Gui Torres

Foto 45: Autoria da foto: Renato Viana Albarral

Foto 46: Autoria da foto: Jorge Ebert

Foto 47: Autoria da foto: Dietmar M. Hanke

Foto 48: Autoria da foto: Tommy_darcie

Foto 49: Autoria da foto: Gui Torres

Foto 50: A famosa cruz missioneira. Autoria da foto: Roque Oliveira

Foto 51: Autoria da foto: Celsomandrade

Foto 52: Autoria da foto: Daniel Schüür

Foto 53: Autoria da foto: Gilsongemente

Foto 54: Autoria da foto: Gui Torres

Foto 55: O sino que pertenceu à igreja. Autoria da foto: André Cella

Foto 56: O que restou dos habitantes nativos, ganhando a vida vendendo artesanato. Autoria da foto: Renato Viana Albarral

Foto 57: Autoria da foto: Paulo Régis

Foto 58: Autoria da foto: Violeta de Castro

V – A Missão de São Miguel na ficção. Filme “A Missão” (1986):

Abaixo, alguns videocaps do filme “A Missão” (1986) – The Mission – dirigido por Roland Joffé, estrelado por Robert De Niro, Jeremy Irons, Aidan Quinn e Liam Neeson. No filme, a Redução de São Miguel é reproduzida e citada como a maior das missões jesuíticas da época. Entre os prêmios que esse filme levou estão o Oscar de Melhor Fotografia (1987); a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes (1986), e os Globos de Ouro de Melhor Roteiro e de Melhor Trilha Sonora (1987).

Videocap 1:

Videocap 2:

Videocap 3:

Videocap 4:

VI – Bonus Pics: Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo, RS

Construída na cidade de Santo Ângelo, a cerca de 50 km de São Miguel das Missões, em 1929, ela é uma réplica do templo da Redução de São Miguel Arcanjo. Assim, se o templo em São Miguel das Missões não tivesse sido destruído e virado ruínas, ele seria como a igreja abaixo:

Foto 59: Autoria da foto: Caio Félix

Foto 60: Autoria da foto: Dior Zunino

Foto 61: Autoria da foto: Dior Zunino

Foto 62: Autoria da foto: Wontroba

Foto 63: Autoria da foto: Gui Torres

Foto 64: Autoria da foto: Luka.san

Foto 65: Autoria da foto: Luka.san

Foto 66: Autoria da foto: Luka.san

Foto 67: Autoria da foto: Luka.san

Foto 68: Autoria da foto: Luka.san

Foto 69: Autoria da foto: Luka.san

Foto 70: Autoria da foto: Dior Zunino

Foto 71: Autoria da foto: Dior Zunino

Foto 72: Autoria da foto: Celsomandrade
Este memorial marca um dos locais onde padres jesuítas e índios guaranis foram massacrados durante as Guerras Guaraníticas.

VII – Caminho das Missões:

Para quem tiver interesse, foi criado na região um caminho místico, a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela, chamado de Caminho das Missões. Há três possibilidades de percorrer o caminho a pé e duas de bicicleta. Todas as caminhadas terminam na Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo.

As três possibilidades a pé são:

- 13 dias, num percurso total de 325 km, de São Borja a Santo Ângelo;
- 07 dias, num percurso total de 170 km, de São Nicolau a Santo Ângelo;
- 03 dias, num percurso total de 72 km, de São Miguel a Santo Ângelo.

O site oficial do Caminho das Missões é:
http://www.caminhodasmissoes.com.br/

Do site oficial, eu extraí o seguinte texto informativo:

A MAGIA DAS MISSÕES POR SEUS PRÓPRIOS PÉS

O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. O percurso parte do município de São Borja, local da 1ª Redução Jesuítica dos 7 Povos das Missões e terra dos Presidentes, passando por várias comunidades, fazendas, estâncias, sempre próximo ao rio Uruguai, divisa com a Argentina. O trajeto segue pelo município de Garruchos que possui uma natureza exuberante. Ao longo do trajeto estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuis), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana.

Last edited by renehass; July 31st, 2010 at 01:23 PM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 31st, 2010, 02:19 AM   #2
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3612

Essa região é linda, mesmo, com um conjunto histórico fantastico.

Eu ainda não conheço, mas claro que vou conhecer. Creio que parte dos fatores que fazem com que mais gente não visite as Missões é sua localização, que é "longe" , sem outros pontos de apoio que motivem visitação em massa.

Falando sobre o thread, que fotos lindas ! ! !

Excelente trhead, parabéns !

Gente como tu e muitos de nós do SSC retratamos muito melhor e fazemos muito mais pela divulgação de nossas cidades do que nossos governos incopetentes.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 02:29 AM   #3
WebCitizen
Registered User

Likes (Received): 15

Que belo thread! Me anima muito, a região é lindíssima. Depois de passar 1/4 de século entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, a região das missões, com essas imagens, se transforma em um excelente cartão de boas-vindas!
WebCitizen no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 02:47 AM   #4
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4735

As ruínas das Missões têm um valor histórico inestimável, além disso, formam um conjunto de rara beleza, um dos ícones do Rio Grande. Ótimo thread, Rene, plasticamente bonito e muito informativo, parabéns!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 04:49 AM   #5
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 507

Fantásticas essas ruínas!

Ainda vou lá conhecer.

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 06:56 AM   #6
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 780

Maravilhosas essas ruínas. Não só a arquitetura, mas a história deste lugar é especial.
A catedral da Sto Angelo é uma das mais lindas que eu já vi aqui no SSC Brasil.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 08:08 AM   #7
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Likes (Received): 642

Muito lindo o lugar....mas se falar em turismo é utopia no Brasil!!!
Old July 31st, 2010, 11:39 AM   #8
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Renê,
Seu thread ficou um primor. Você fez uma coletânea com as mais belas fotos que já vi da região das Missões ( lado brasileiro). Aliás,alguém comentou que a região é longiqua para quem sai dos grandes centros urbanos brasileiros e que muita gente não vai porque não há muitas atrações por perto além delas. Isto pode valer pro lado brasileiro mas acho que vale a pena também conhecer o lado paraguaio e mesmo o argentino. Acho que o roteiro das Missões devia ser vendido como um pacote para se ir em todas ruínas das Missões nos três países . Já vi fotos das ruínas das missões paraguaias e são lindas também! ( E de fácil acesso a partir de Foz do Iguaçu).
Achei válido se fazer uma réplica da igreja na área urbana da cidade porque isto não significou se destruir ou se contruir por cima das ruínas autênticas que ainda são preservadas em seu sítio histórico.
Um dia ainda irei aí! Quem sabe fazemos um mini-encontro skyscrapercitiano nas Missões? O desafio está lançado mas precisaria de ser marcado pra médio prazo pra quem quiser ir , poder se planejar...

OBS: Caminhadas missioneiras já foram feitas na região:

http://g1.globo.com/globoreporter/0,...-16619,00.html

http://caminhadamissioneira.blogspot.com/
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 01:25 PM   #9
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Essa região é linda, mesmo, com um conjunto histórico fantastico.

Eu ainda não conheço, mas claro que vou conhecer. Creio que parte dos fatores que fazem com que mais gente não visite as Missões é sua localização, que é "longe" , sem outros pontos de apoio que motivem visitação em massa.

Falando sobre o thread, que fotos lindas ! ! !

Excelente trhead, parabéns !

Gente como tu e muitos de nós do SSC retratamos muito melhor e fazemos muito mais pela divulgação de nossas cidades do que nossos governos incopetentes.
Obrigado, Porto!

Pois é, a distância se coloca como uma barreira para maior visitação às Ruínas. Eu cheguei a visitá-las na infância, pois tinha um tio cuja esposa tinha parentes em Santo Ângelo. Numa das visitas a esses parentes, a gente aproveitou para conhecer as Ruínas. Só assim para eu tê-las conhecido.

Para alguém de POA ir lá de carro, gastaria cerca de 1.000 km ida/volta, e não é um lugar que poderíamos ir a voltar no mesmo dia. Além disso, não sei como anda a infra estrutura para o turismo lá.

Tenho muita vontade de retornar às ruínas, mas faria isso de ônibus e teria que passar a noite em São Miguel das Missões ou em Santo Ângelo.
Old July 31st, 2010, 01:27 PM   #10
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by WebCitizen View Post
Que belo thread! Me anima muito, a região é lindíssima. Depois de passar 1/4 de século entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, a região das missões, com essas imagens, se transforma em um excelente cartão de boas-vindas!
Obrigado pelo comentário, WebCitizen!

Quote:
Originally Posted by DBertrand View Post
Gostaria muito de ver esta igreja quando estava em bom estado de conservação

A réplica em Santo Ângelo eu não gostei, parece-me muito artificial
Essa igreja, antes da destruição pelos portugueses e espanhóis, deveria ser uma obra monumental de engenharia, erguida pelos próprios índios guaranis.

Eu já achei legal a idéia de construir uma réplica da igreja. Não sei até que ponto ela se mantém fiel à igreja original, mas através dela podemos dimensionar o quão grandioso foi o templo de São Miguel Arcanjo. Além disso, se eu não me engano, é a única igreja em solo brasileiro no estilo barroco espanhol. Não tenho expertise em arquitetura. Alguém da área me corrige, por favor, se o estilo não for o barroco espanhol.

Obrigado pelo comentário!

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
As ruínas das Missões têm um valor histórico inestimável, além disso, formam um conjunto de rara beleza, um dos ícones do Rio Grande. Ótimo thread, Rene, plasticamente bonito e muito informativo, parabéns!
Obrigado, Santista. Estar ali é dar um pulo na história. É pena que quando eu visitei as Ruínas na minha infância, eu não entendia ainda o valor histórico que ela tinha e todos os eventos que se sucederam na região. Se eu voltar lá hoje, verei tudo com olhos diferentes.

Quote:
Originally Posted by Tito View Post
Fantásticas essas ruínas!

Ainda vou lá conhecer.
Obrigado pelo comentário, Tito! Vale muito a pena conhecer o lugar.

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Maravilhosas essas ruínas. Não só a arquitetura, mas a história deste lugar é especial.
A catedral da Sto Angelo é uma das mais lindas que eu já vi aqui no SSC Brasil.
Obrigado pelo comentário, Urbano! Eu concordo com você sobre a igreja de Santo Ângelo. Penso que ela se destaca por ter um estilo arquitetônico ímpar no Brasil, que é, se eu não me engano, o barroco espanhol.

Quote:
Originally Posted by Calvin Porto View Post
Muito lindo o lugar....mas se falar em turismo é utopia no Brasil!!!
Pois é, Calvin. Isso se deve ao fato de que fazer turismo no Brasil ainda significa ir para a praia, válido tanto para brasileiros quanto estrangeiros. Fazer o quê, né?
Old July 31st, 2010, 01:29 PM   #11
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Renê,
Seu thread ficou um primor. Você fez uma coletânea com as mais belas fotos que já vi da região das Missões ( lado brasileiro). Aliás,alguém comentou que a região é longiqua para quem sai dos grandes centros urbanos brasileiros e que muita gente não vai porque não há muitas atrações por perto além delas. Isto pode valer pro lado brasileiro mas acho que vale a pena também conhecer o lado paraguaio e mesmo o argentino. Acho que o roteiro das Missões devia ser vendido como um pacote para se ir em todas ruínas das Missões nos três países . Já vi fotos das ruínas das missões paraguaias e são lindas também! ( E de fácil acesso a partir de Foz do Iguaçu).
Achei válido se fazer uma réplica da igreja na área urbana da cidade porque isto não significou se destruir ou se contruir por cima das ruínas autênticas que ainda são preservadas em seu sítio histórico.
Um dia ainda irei aí! Quem sabe fazemos um mini-encontro skyscrapercitiano nas Missões? O desafio está lançado mas precisaria de ser marcado pra médio prazo pra quem quiser ir , poder se planejar...

OBS: Caminhadas missioneiras já foram feitas na região:

http://g1.globo.com/globoreporter/0,...-16619,00.html

http://caminhadamissioneira.blogspot.com/
Marcelo, e os demais que nos lêem:

Existe o Caminho das Missões, que talvez seja o mesmo ao que você se refere como “caminhadas missioneiras”. O Caminho das Missões é um caminho místico criado a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela. Há site oficial do Caminho das Missões (http://www.caminhodasmissoes.com.br/) e há três possibilidades de caminhada, de 13, 7 e 3 dias:

13 dias – 325 km, de São Borja a Santo Ângelo
07 dias – 170 km, de São Nicolau a Santo Ângelo
03 dias – 72 km, de São Miguel a Santo Ângelo

Há a possibilidade de fazer esses roteiros de bicicleta, também.

Todas as caminhadas terminam na Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo.

Eu já acrescentei informações sobre esse caminho no final do thread.

Olha, fazer um passeio de foristas do SSC no local não é uma má idéia. Gostei da sugestão!
Old July 31st, 2010, 03:46 PM   #12
Hideki
YakisobRa lover

Likes (Received): 19

Meu Deus...que lugar LINDO! Parabéns pela coletânea!
Old July 31st, 2010, 04:49 PM   #13
olecramm
Registered User

olecramm's Avatar

Likes (Received): 4

Esse é um dos lugares mais bonitos e misteriosos do Rio Grande do Sul. Já fui e adoraria ir de novo. E o espetáculo de noite então nem se fala.
Muito bom o thread!
Old July 31st, 2010, 08:06 PM   #14
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Marcelo, e os demais que nos lêem:

Existe o Caminho das Missões, que talvez seja o mesmo ao que você se refere como “caminhadas missioneiras”. O Caminho das Missões é um caminho místico criado a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela. Há site oficial do Caminho das Missões (http://www.caminhodasmissoes.com.br/) e há três possibilidades de caminhada, de 13, 7 e 3 dias:

13 dias – 325 km, de São Borja a Santo Ângelo
07 dias – 170 km, de São Nicolau a Santo Ângelo
03 dias – 72 km, de São Miguel a Santo Ângelo

Há a possibilidade de fazer esses roteiros de bicicleta, também.

Todas as caminhadas terminam na Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo.

Eu já acrescentei informações sobre esse caminho no final do thread.

Olha, fazer um passeio de foristas do SSC no local não é uma má idéia. Gostei da sugestão!
Puxa, qualquer um dos caminhos é um pedaço de chão! Como não sou católico e nem místico, jamais encheria meus pés de calos sem ter fé em algo a ser obtido numa caminhada destas. Mas , como patrimônio histórico e cultural do país, desejo muito ver tudo isto de perto, porém indo de forma mais confortável . Hehe...
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 09:54 PM   #15
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 3899

Espetaculares! principalmente pelo que tentaram ser. Quem viu o flime The Mission vai se sentir tocado!
Old July 31st, 2010, 10:28 PM   #16
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Sem dúvida um dos sítios históricos mais marcante e importante do país. As fotos selecionadas estão demais!!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 10:56 PM   #17
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 344

Ja fui la, varios colégios particulares de Poa fazem um passeio com os alunos na 4 serie pra la.

É muito show, foi um dos melhores passeios que ja fiz, vale muito a pena...

A historia do lugar, os indios, é show de mais...

A grandeza do lugar é incrivel tambem, vale muito a pena..
=D
Old August 1st, 2010, 02:32 AM   #18
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1888

Adorei o thread e os locais!
Parabéns pela coletânea, cheia de fotos caprichadas! Lugar muito bonito. Diferente das construções jesuíticas que estou acostumado a ver aqui no Rio.
Aliás, nem sabia daquele filme!
Vou procurar correndo um lugar para baixar!
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2010, 03:12 AM   #19
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Hideki View Post
Meu Deus...que lugar LINDO! Parabéns pela coletânea!
Quote:
Originally Posted by olecramm View Post
Esse é um dos lugares mais bonitos e misteriosos do Rio Grande do Sul. Já fui e adoraria ir de novo. E o espetáculo de noite então nem se fala.
Muito bom o thread!
Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Sem dúvida um dos sítios históricos mais marcante e importante do país. As fotos selecionadas estão demais!!
Quote:
Originally Posted by GIM View Post
Espetaculares! principalmente pelo que tentaram ser. Quem viu o flime The Mission vai se sentir tocado!
Obrigado, Hideki, Olecramm, Tonu e GIM, pelos comentários. Fico contente que vocês gostaram do thread.
Old August 1st, 2010, 03:18 AM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Puxa, qualquer um dos caminhos é um pedaço de chão! Como não sou católico e nem místico, jamais encheria meus pés de calos sem ter fé em algo a ser obtido numa caminhada destas. Mas , como patrimônio histórico e cultural do país, desejo muito ver tudo isto de perto, porém indo de forma mais confortável . Hehe...
Mas há a possibilidade de fazer o caminho de bicicleta, Marcelo. Se eu fosse fazê-lo, faria de bicicleta.

Quote:
Originally Posted by Xinah_Poa to Gui_Poa View Post
Ja fui la, varios colégios particulares de Poa fazem um passeio com os alunos na 4 serie pra la.

É muito show, foi um dos melhores passeios que ja fiz, vale muito a pena...

A historia do lugar, os indios, é show de mais...

A grandeza do lugar é incrivel tambem, vale muito a pena..
=D
É verdade. Muitas escolas levam os alunos da 4ª série (agora 5º ano) para conhecer as ruínas. Uma boa chance para quem mora muito distante para conhecer as ruínas.

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Adorei o thread e os locais!
Parabéns pela coletânea, cheia de fotos caprichadas! Lugar muito bonito. Diferente das construções jesuíticas que estou acostumado a ver aqui no Rio.
Aliás, nem sabia daquele filme!
Vou procurar correndo um lugar para baixar!
Obrigado, Raffa. O filme deve estar nas videolocadoras. O torrent dele é fácil de encontrar na Internet caso você deseja baixá-lo. O filme foi rodado em Puerto Iguazu, na província argentina de Misiones. Nem o Brasil, e acho que nem a Argentina, são citados nos diálogos do filme. O território dos Sete Povos das Missões não pertenciam ao Brasil ainda.

Reply

Tags
brasil, rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules