daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old July 31st, 2010, 05:58 PM   #1
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

A Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte ( com fotos do fundo do baú ).

Ei amigos ,
Enquanto eu retirava fotos do fundo do baú para fazer um thread de Belo Horizonte ( http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1183145 ) , eu encontrei várias fotos de animais e de jardins da Fundação Zoobotânica de BH , que eu não poderia colocá-las todas naquele thread porque senão eu desviaria o foco do mesmo que era o de mostrar como BH tem atrações tão diversas que se complementam. Por isso , resolvi colocar as fotos da Zoobotânica em um novo thread. Ressalto que não pude fotografar todos os animais e nem todas as estufas , e por isso, ainda falta muito para o thread ser fiel à grandiosidade do lugar. Mas vou dar uma amostrinha pra vocês de como vale a pena visitar este que é um dos meus locais favoritos em Beagá.
(Todas as fotos são de minha autoria e foram tiradas com as câmeras Panasonic Lumix e Canon Power Shot SX110 IS. As fotos estão hospedadas no Fickr de Marcelo Lisa ).
O mapinha, eu o peguei na entrada da Fundação mas há também o mapinha e outras informações no seguinte site:
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/...g=5522&taxp=0&

Espero que gostem das fotos e que as comentem!!

1- Um mapinha do local
image hosted on flickr

1B- Uma placa na entrada de frente pra Lagoa da Pampulha:
image hosted on flickr

2- Girafas e cobos-de-meia-lua
image hosted on flickr

3-Cobos fêmea de meia lua ( se fossem machos teriam chifres):
image hosted on flickr

4-Hora do rango...
image hosted on flickr

5-
image hosted on flickr

6-Deu Zebra no Zoo!
image hosted on flickr

7A-Recinto do Rinoceronte
image hosted on flickr

7B-image hosted on flickr

7C-image hosted on flickr

7D-image hosted on flickr

8-
image hosted on flickr

9-
image hosted on flickr

10-
image hosted on flickr

11- O Recinto da Onça:
image hosted on flickr

12- image hosted on flickr

13-Parece um gatinho. Quem quer ser o amigo da onça? Podem levá-la pra casa ,que esta é mansinha...
image hosted on flickr

14-Mansão do único gorila da América Latina que é solitário e já ficou viúvo mais se uma vez.
image hosted on flickr

15-Jardim Particular do Gorila
image hosted on flickr

16-A caverna do Gorila
image hosted on flickr

17-O Gorila Idi Amin em um momento de tédio mesmo ele sendo a celebridade do Zoo
image hosted on flickr

18-Um Zoom nele.
image hosted on flickr

19A- O elefantes
image hosted on flickr

19B-image hosted on flickr

19C-image hosted on flickr

20A- Hipopótamo
image hosted on flickr

20B- O Hipópotamo brincando com a água:
image hosted on flickr

21-Cachorros vinagre fazendo a siesta
image hosted on flickr

22-image hosted on flickr

23A-Macaquinho prego no seu playground:
image hosted on flickr

23B-image hosted on flickr

24-
image hosted on flickr

25-Leão
image hosted on flickr

26-Leoa
image hosted on flickr

27-Hora da conquista
image hosted on flickr

28-image hosted on flickr

29-image hosted on flickr

30-
image hosted on flickr

30-Os Flamingos
image hosted on flickr

31-Amigos para siempre?
image hosted on flickr

32- Este não estava num recinto mas sim solto numa das árvores da Fundação. Aliás o Zoo de BH está na maior reserva de Cerrado da cidade:
image hosted on flickr

33A- O Borboletário
image hosted on flickr

33B-image hosted on flickr

33C--
image hosted on flickr

34-Estufa da Mata Atlântica ( Vista dos jardins das flores e cores):
image hosted on flickr

35- a mesma acima , mas vista do jardim das suculentas:
image hosted on flickr

36-Outras estufas:
36A-image hosted on flickr

36B-image hosted on flickr

37-Nas estufas como nesta de cima, há vários roteiros didáticos. Vou colocar várias fotos aqui para terem uma idéia de como são por dentro:
37A-image hosted on flickr

37B-image hosted on flickr

37C-image hosted on flickr

37D-image hosted on flickr

37E-image hosted on flickr

37F-image hosted on flickr

37G-image hosted on flickr

37H-image hosted on flickr

37I-image hosted on flickr

37J-image hosted on flickr

37K-image hosted on flickr

37L-image hosted on flickr

37M-Casa típica da região da Caatinga:
image hosted on flickr

37N-image hosted on flickr

38-Jardins floridos. Reparem nas árvores de flores roxas ao canto esquerdo nas dusa fotos a seguir : são exemplares de quaresmeiras , a árvore símbolo de Belo Horizonte, eleita pela população.( Jardim de cores e flores,no mapinha do início do thread)
38A-image hosted on flickr

38B-image hosted on flickr

39-As flores das quaresmeiras:
image hosted on flickr

40-Área dos Cactos ( "Jardim das plantas suculentas" , no mapinha ):
image hosted on flickr

41-Uma macro em um cacto:
image hosted on flickr

42-Lago com plantas aquáticas:
image hosted on flickr

Para finalizar, lixos temáticos apropriados pro lugar que recebe tantas crianças de variadas escolas, em excursões , durante a semana. Pena que um vândalo pichou um pedaço de uma das lixeiras.
image hosted on flickr

É isto....
E quem quiser ver mais duas partes que não retratei , neste thread, mas que fazem parte da Fundação Zoobotânica de BH, vejam os links a seguir que são dos threads sobre o " Aquário do rio São Francisco" http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1082705 ;
e do " Jardim Japonês" :
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1037451

Last edited by Marcelo Olisa; July 31st, 2010 at 07:52 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 31st, 2010, 06:14 PM   #2
batistinhapb
Patos-PB MinhaPaixão!!

batistinhapb's Avatar

Likes (Received): 353

Muito bom Marcelo,
estão Ótimas as fotos,
gosto demais desses threads sobre Zoológicos ..

Parabéns !!
Old July 31st, 2010, 06:38 PM   #3
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by batistinhapb View Post
Muito bom Marcelo,
estão Ótimas as fotos,
gosto demais desses threads sobre Zoológicos ..

Parabéns !!
Que bom que você gostou! Pessoalmente é bem mais legal porque há uma variedade de animais muito maior do que as que retratei! Tome uma bonus pic:
image hosted on flickr

Last edited by Marcelo Olisa; July 31st, 2010 at 11:50 PM.
Old July 31st, 2010, 07:40 PM   #4
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 662

Marcelo:

Os jardins da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte são muito lindos. As fotos estão impecáveis, os bichos todos bonitos e bem cuidados. Mas eu confesso que eu sinto pena de ver animais selvagens em cativeiro. Prefiro-os lindos, leves e soltos como no Parque Mangabeiras.

Quando criança, eu adorava ir ao Jardim Zoológico. Hoje, sinto pena dos animais, por mais bem cuidados que eles possam ser.

Apesar disso, o único animal que passa um ar deprimente é o gorila Idi Amim, nas fotos 17 e 18. Tadinho. Você diz que ele está entediado. Se os animais tivessem a consciência da morte, eu diria que Idi Amim estaria à beira de cometer suicídio.

Gostei dos cachorrinhos vinagres em plena siesta. Parecem tão dóceis.

Eu admiro os jacarés (foto 31). São enigmáticos. Sempre calmos, tomando banho de sol, mas aparentemente atentos para atacar assim que puderem. Acho interessante essa convivência pacífica deles com as tartarugas. Talvez eles se engasgariam com os cascos das tartarugas. Aqui no zôo da RM de Porto Alegre, os jacarés também compartilha do mesmo espaço com as tartarugas.

As estufas temáticas são espetaculares.

Adorei a réplica do interior de uma casa na caatinga.

E adorei a última foto com as lixeiras temáticas, bem apropriadas para cair no gosto das crianças.

Parabéns, Marcelo!
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 08:22 PM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Marcelo:

Os jardins da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte são muito lindos. As fotos estão impecáveis, os bichos todos bonitos e bem cuidados. Mas eu confesso que eu sinto pena de ver animais selvagens em cativeiro. Prefiro-os lindos, leves e soltos como no Parque Mangabeiras.

Quando criança, eu adorava ir ao Jardim Zoológico. Hoje, sinto pena dos animais, por mais bem cuidados que eles possam ser.
Mas a situação deles ali não é equiparável à de animais que , por exemplo, ficam nos circos e são maltratados para se adestrarem. Nenhum animal ali foi tirado diretamente de seu habitat na natureza , mas sim já nasceram
em cativeiro , sendo que nem saberiam viver soltos na natureza mais. São como canários nascidos em gaiolas que se os soltarmos, morrem em poucos dias por não terem mais como sobreviver somente por seus instintos.
E eu vejo o papel de um lugar como a Zoobotânico como o de reproduzir espécies ameaçadas de extinção assim como o de promover a educação ambiental . Sou testemunha de como a educação ambiental em um zoo ou num jardim botânico favorecem os seres da mesma espécie que ainda estão em seus habitats pois vejo , anualmente, crianças visitando o espaço e voltando , após projetos desenvolvidos por escolas, com uma nova consciência do papel que podem exercer em relação ao meio ambiente.
Obs: Na Zoobotânica de BH , os animais ficam em recintos e não em jaulas , como o eram antigamente, isto sim era cruel.

Quote:
Apesar disso, o único animal que passa um ar deprimente é o gorila Idi Amim, nas fotos 17 e 18. Tadinho. Você diz que ele está entediado. Se os animais tivessem a consciência da morte, eu diria que Idi Amim estaria à beira de cometer suicídio.
Na África ainda há quem cace gorilas e há cientistas que dizem que eles poderão estar extintos em 50 anos. Devido a isso, está sendo muito difícil trazer gorilas para se acasalarem com o Idi Amin. E não basta trazer uma gorila. Os gorilas machos precisam de um mini haren para se acasalarem.
A depressão dele parece ser crônica e se dá pela solidão.
O recinto dele é apelidado de mansão e foi feito justamente para tentar convencer algum zoo de mandar uma noiva pra ele. Mas há anos , só há falsas promessas e nada se concretiza. E o pior é que ele é o último gorila vivo na América Latina. Em BH ele é muito famoso e querido.

Quote:
Gostei dos cachorrinhos vinagres em plena siesta. Parecem tão dóceis.
Pessoalmente, eles estavam literalmente dormindo como anjos.

Quote:
Eu admiro os jacarés (foto 31). São enigmáticos. Sempre calmos, tomando banho de sol, mas aparentemente atentos para atacar assim que puderem. Acho interessante essa convivência pacífica deles com as tartarugas. Talvez eles se engasgariam com os cascos das tartarugas. Aqui no zôo da RM de Porto Alegre, os jacarés também compartilha do mesmo espaço com as tartarugas.
Hehe.Também pensei neles se entalarem mas talvez eles nem sejam predadores de tartarugas e, por isso, sejam colocados juntos no mesmo recinto.

Quote:
As estufas temáticas são espetaculares.

Adorei a réplica do interior de uma casa na caatinga.
E ainda tem a estufa da evolução que não cheguei a fotografar.
Quote:

E adorei a última foto com as lixeiras temáticas, bem apropriadas para cair no gosto das crianças.

Parabéns, Marcelo!
Aposto que a Déa vai adorá-las também!

Last edited by Marcelo Olisa; August 1st, 2010 at 10:43 PM.
Old July 31st, 2010, 11:14 PM   #6
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4293

Um zoo super bem cuidado e com uma fauna muito representativa, as estufas são lindas, gostei muito. Obrigado por compartilhar, Marcelo, lindo thread.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2010, 11:49 PM   #7
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Um zoo super bem cuidado e com uma fauna muito representativa, as estufas são lindas, gostei muito. Obrigado por compartilhar, Marcelo, lindo thread.
Já que você gostou das estufas , vou deixar uma bonus pic pra você!
( Plantas da Mata Atlântica):
image hosted on flickr
Old August 1st, 2010, 12:00 AM   #8
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3230

Lindas fotos !

Adorei a Fundação Zoobotânica ! Gostei dos bichos que tem, também. Adoro granndes bichos africanos, como o gorila, chimpanzé, elefante, etc.

Se eu voltar à Belo Horizonte, vou visitar o local !

Aqui temos um grande zoo, também, um dos maiores do país. Mas faz anos que não vou, não sei como ele anda.
portoimagem-II está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 1st, 2010, 12:22 AM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Lindas fotos !

Adorei a Fundação Zoobotânica ! Gostei dos bichos que tem, também. Adoro granndes bichos africanos, como o gorila, chimpanzé, elefante, etc.

Se eu voltar à Belo Horizonte, vou visitar o local !

Aqui temos um grande zoo, também, um dos maiores do país. Mas faz anos que não vou, não sei como ele anda.
Quando voltar aqui, me avisa, que vamos juntos .

Last edited by Marcelo Olisa; August 1st, 2010 at 10:48 PM.
Old August 1st, 2010, 01:20 AM   #10
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4293

A Mata Altlântica é um dos biomas mais ricos e exuberantes do planeta, o lamentável é que só restem 7% da composição original. Valeu pelo bônus, Marcelo, adorei.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2010, 02:35 AM   #11
capilé de coração
Registered User

capilé de coração's Avatar

Likes (Received): 27

Thread muito bom.
Gosto muito de ver os animais, um dos meus sonhos de viagem é fazer um safari na áfrica.
da foto 32 em diante nao abriram aqui.
capilé de coração no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2010, 12:13 PM   #12
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by capilé de coração View Post
Thread muito bom.
Gosto muito de ver os animais, um dos meus sonhos de viagem é fazer um safari na áfrica.
Ei Capilé,
Obrigado pela visita! Eu também sonho em fazer um safari na África! E sou fã de Zoos. Até no exterior , em plena Nova York, eu fui visitar o Zoo deles que fica no Bronx.

Last edited by Marcelo Olisa; August 1st, 2010 at 10:44 PM.
Old August 1st, 2010, 11:01 PM   #13
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Bonus pictures :

A-image hosted on flickr

B-image hosted on flickr

C-image hosted on flickr

D-image hosted on flickr

E-image hosted on flickr

F-image hosted on flickr

G-image hosted on flickr

H-image hosted on flickr

I-image hosted on flickr

J-image hosted on flickr

K-image hosted on flickr

L-image hosted on flickr

Alexandre Versiani ( ele foi comigo neste dia e tirou esta foto usando a minha câmera)

M-image hosted on flickr

N-image hosted on flickr

O-image hosted on flickr

P-image hosted on flickr

Q-image hosted on flickr

Last edited by Marcelo Olisa; August 1st, 2010 at 11:24 PM.
Old August 1st, 2010, 11:22 PM   #14
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 2370

Mais um atrativo da belíssima capital mineira, grande opção(das muitas) desta cidade. Achei muito bonito e organizado o parque, senti falta do lobo guará, sou fã desse bicho, do seu aspceto solitário, olhar entristecido, ainda pretendo ir ao Parque do Caraça e ter o prazer de vê-lo comendo nas minhas mãos. Belo thread Marcelo.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2010, 11:32 PM   #15
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Mais um atrativo da belíssima capital mineira, grande opção(das muitas) desta cidade. Achei muito bonito e organizado o parque, senti falta do lobo guará, sou fã desse bicho, do seu aspceto solitário, olhar entristecido, ainda pretendo ir ao Parque do Caraça e ter o prazer de vê-lo comendo nas minhas mãos. Belo thread Marcelo.
Na verdade, há sim lobos guará, cachorros vinagre, gatos selvagens , tamanduás bandeira e outros animais da fauna brasileira mas como são menores e alguns de hábitos noturnos, nem sempre os vemos quando vamos lá porque têm casinhas onde podem ter privacidade quando querem e só saem no gramado de frente pra elas nas horas de brincar e de comer ou pegar sol. Eu até vi todos eles, mas quando eu ia tirar as fotos, eles corriam e se escondiam e alguns que fotografei , como o tamanduá bandeira , a foto ficou trêmula devido ao movimento dele. Infelizmente, todas as fotos que tirei da parte das aves ficaram sem nitidez porque minha câmera dava o enfoque nas grades das gaiolas e não nos animais e por isso eles defocavam. Preciso ainda aprender macetes para tirar fotos nestas situações. Pena mesmo, porque a parte de aves é cheia de aves raras e super coloridas. Lindas! Mas é bom eu não mostrar tudo aqui para quem for lá , poder ter surpresas.
Old August 1st, 2010, 11:32 PM   #16
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Ah, Jjuima, eu me esqueci de te dizer que o Zoo tem uma grande mata nativa ao redor dele e lá vivem lobos guarás , soltos. Mas nunca vi nenhum porque , como eu disse, eles têm hábitos noturnos.
Old August 2nd, 2010, 01:08 AM   #17
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 2370

O lobo guará parece ser um bicho bem desconfiado mesmo, acredito que não ande em matilhas, e é cada vez mais difícil de ser visto em seu habitat. Citei o Caraça porque existe um parque estadual que o protege e soube tbm que existe no parque um convento, um colégio( outrora frequentado por muitas personalidades aí de Minas), além de um hotel. Á noite os turistas ficam no pátio defronte a essas edificações e os lobos aparecem e ficam bem próximo atrás de alimento. Já vi fotos do parque do Caraça e é muito bonito, como tantos outros daí, ainda espero conhecê-los com o da Serra do Cipó, e um outro que fica em Conceição de Ibitipoca.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 01:38 AM   #18
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3230

Quote:
Originally Posted by capilé de coração View Post
Thread muito bom.

Pois eu fiz um "safari" noturno no zoológico de Gramado. Muito legal.
portoimagem-II está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 02:09 AM   #19
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Adorei o Zoo de BH, muito bem cuidado!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 02:59 AM   #20
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by jguima View Post

O lobo guará parece ser um bicho bem desconfiado mesmo, acredito que não ande em matilhas, e é cada vez mais difícil de ser visto em seu habitat. Citei o Caraça porque existe um parque estadual que o protege e soube tbm que existe no parque um convento, um colégio( outrora frequentado por muitas personalidades aí de Minas), além de um hotel. Á noite os turistas ficam no pátio defronte a essas edificações e os lobos aparecem e ficam bem próximo atrás de alimento. Já vi fotos do parque do Caraça e é muito bonito, como tantos outros daí, ainda espero conhecê-los com o da Serra do Cipó, e um outro que fica em Conceição de Ibitipoca.
Sim, tenho fotos destes lobos subindo as escadas e vindo comer nas mãos dos padres diante dos turistas , mas não são de minha autoria as fotos e não sei a quem dar os créditos delas. O Caraça é um lugar mágico mesmo. Já estive lá mas como foi durante o dia, então não vi os lobos mesmo fazendo trekking pelas matas e indo a cachoeiras.

Reply

Tags
belo horizonte, zoo

Thread Tools

Posting Rules