daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old August 2nd, 2010, 12:47 PM   #1
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 489

Especial - Tito fotografa em detalhes a Praça São Francisco (em São Cristóvão), considerada novo Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e presencia a comemoração ao título

Olá, amigos!

É com muito prazer que posto hoje um novo thread, e especial. Acho que esse é o thread que demorei menos tempo para fazer, menos de 24h desde a hora que fotografei, até o momento de postei as fotos aqui. Digo que esse thread é especial pois estava na torcida há alguns anos pelo recebimento do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Praça São Francisco, praça essa que está localizada em São Cristóvão, a 4ª cidade mais antiga do Brasil, e também por estar na praça no momento em que ela recebeu o título e ter podido presenciar a comemoração de parte dos que se empenharam em reforçar a candidatura e também de outras pessoas. Quem me conhece sabe o quanto sou louco por cidades históricas e suas construções (inclusive têm que ter paciência pois costumo observar e fotografar com calma, prestando atenção aos detalhes), então ver uma cidade muito antiga do meu estado receber um título tão especial me deixou felicíssimo. Enfim, foi muito especial ter podido participar direta ou indiretamente de tudo isso! Segue abaixo um post que resume toda a minha satisfação:

Quote:
Originally Posted by Tito View Post
VIVAAAA!

Hoje, no final da tarde, fui para São Cristóvão exclusivamente para fotografar a praça São Francisco. Às 17h e alguma coisa, quando já estava lá fotografando, uma senhora que cuida de uma das igrejas da cidade, passou anunciando que a praça havia recebido o título. A partir daí pessoas da cidade começaram a chegar lá e às 18h em ponto os sinos de todas as igrejas do centro histórico começaram a badalar. Depois disso, políticos começaram a chegar (como de prache a politicagem esteve presente) e antes da missa, o pessoal da equipe da candidatura, pessoas que trabalham na igreja de São Francisco, bem como o seu padre, organizaram um abraço simbólico onde várias pessoas deram as mãos ao redor de toda a praça, rezaram e a aplaudiram. Enfim, foi emocionante ser um dos poucos a presenciar os primeiros momentos da praça como patrimônio da humanidade e estar no meio da simples comemoração.

Pretendo preparar um thread especial para mostrar fotos e vídeos desse momento histórico que pude registrar.
Antes das fotos, gostaria que vissem dois vídeos. O primeiro é curtinho (18s) e mostra a comemoração de dois moradores locais correndo com a bandeira do município pela praça. O segundo tem pouco mais de 2 min e mostra o abraço simbólico à praça que contou com a participação da população. De mãos dadas, todos rezaram e aplaudiram a praça sob as badaladas dos sinos das igrejas. Eu acho que fui o único a não fazer o mesmo pois fiquei sozinho exatamente no centro do círculo registrando esse momento. Um fato curioso que vocês poderão ver nesse último vídeo é que até uma ovelha (ou seria cabra?!) participou do abraço. Até eu me espantei com a presença do animal, que era tratado como um cão, e esteve na praça por boa parte da comemoração. Seguem os vídeos:

Recomendo que vejam as fotos escutando como música de fundo a do seguinte vídeo (desconsiderem as imagens ):

Por fim, agradeço antecipadamente a presença e espero que curtam o thread, que foi feito com enorme satisfação! E viva a Praça São Francisco!

1. Chegando ao final da tarde em São Cristóvão.

2. Convento e igreja de São Francisco e Museu de Arte Sacra (esquerda da igreja).

3. Cruzeiro e Museu de Arte Sacra.

4. Museu Histórico de Sergipe.

5.

6.

7. No início do ano o museu completou 50 anos de fundação.

8. Igreja e Santa Casa da Misericórdia.

9.

10. Antiga Ouvidoria.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19. Detalhes do cruzeiro.

20. A partir deste momento a iluminação começou a aparecer.

21.

22.

23.

24.

25. Museu de Arte Sacra.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39. Nesta foto vocês podem (ou acho que podem ) ver como a ovelha (ou cabra) esteve presente na praça, participando da comemoração desde o início.

40.

41. Santa Casa da Misericórdia.

42. Interior da igreja de São Francisco.

43.

44.

45.

46. Esta senhora de costas foi quem concedeu a minha entrada no Convento de Santa Cruz para tirar fotos da praça desde a torre da igreja. Para chegar lá tive que passar pelo belíssimo claustro que infelizmente estava totalmente às escuras.

47.

48.

49. Foto tirada da torre.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56. Três pessoas, três janelas e três "arcos".

57. Neste momento as pessoas começaram a formar o enorme círculo ao redor da praça.

58. Área "pop" do círculo.

59. Momento dos aplausos.

60. E agora, momento de entrar na igreja para assistir à missa.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68. Novamente na igreja de São Francisco.

69. Missa.

70.

71.

72.

73.

74. O destaque fica para o nome da Casa do Folclore. Esses termos "Zeca de Norberto", "Junior de João", são muito comuns nas cidades do interior e são nada mais nada menos do que uma associação do nome do filho ao nome do pai.

75.

76.

77.

78. E por fim, a igreja de São Francisco e o cruzeiro, pela última vez.

Muito obrigado pela visita e espero que tenham gostado!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <

Last edited by Tito; August 2nd, 2010 at 01:52 PM.
Tito no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 2nd, 2010, 01:28 PM   #2
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Título merecido, o cojunto é lindo e muito bem preservado. A iluminação ficou 10, destacando a beleza dos contornos dos edifício. As fotos tiradas com esse céu de finalzinho de tarde deixaram as imagens poéticas. Parabéns à cidade pelo reconhecimento merecido e ao autor do thread por nos brindar com essas fotos maravilhosas.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 01:34 PM   #3
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3075

Lindas fotos, Tito !

Essa praça é muito bonita, e impressiona pelo seu conjunto e homogeneidade arquitetônica.

Impressionante também a idade dela !

Parabéns à Sergipe por esse importante sítio arquitetônico e histórico !

E parabéns ao Tito por esse thread !

Last edited by portoimagem-II; August 2nd, 2010 at 02:29 PM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 01:38 PM   #4
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3075

Imagino a emoção de estar ali naquele momento em que a Praça ganhava o reconhecimento !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 02:24 PM   #5
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 666

Os prédios são lindos, homogêneos, o que dá grande harmonia ao conjunto. A iluminação cênica valorizou ainda mais a arquitetura! Parabéns a Sergipe e a vc por documentar tão bem este patrimônio!

Parabéns!!!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 03:49 PM   #6
abrandao
Paris, France.

abrandao's Avatar

Likes (Received): 846

Suas fotos ficaram lindas!!!!!!!

Parabéns à cidade pelo título conquistado!
abrandao no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 04:15 PM   #7
Ric.
BANNED

Likes (Received): 3

O conjunto é bem legal,apesar de não ser monumental é bem harmônico e bem conservado,gostei muito da iluminação.A festa com o trio,bombou ein?
Ric. no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 04:22 PM   #8
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 5244

Tito,

Adoro suas fotos e reputo-o como um dos grandes fotógrafos do SSC! Dizer qual a foto mais bonita ou qual a foto mais especial é tarefa quase impossível.

Em 1984 estive em Aracaju mas, por falta de tempo, não visitei São Cristóvão. A cidade histórica sergipana fica longe de Aracaju? O acesso é fácil?
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 05:25 PM   #9
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 1356

Lindas imagens. Um charme essa praça. Bem merecido o título.
Old August 2nd, 2010, 05:33 PM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 486

Adorei as fotos ainda mais devido à luminosidade da tardinha que dá um tom bonito no céu. Também gostei das fotos tiradas à noite. A cidade merecia mesmo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Fico feliz por isso e espero poder um dia ir aí conhecê-la pessoalmente.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 06:02 PM   #11
TiagoSS
Sergipe, Êta Terrinha Boa

TiagoSS's Avatar

Likes (Received): 51

Parabéns à Bela e Encantadora São Crsitóvão pelo merecido título.
Parabéns ao Tito pelas lindas imagens. Momento único e muito emocionante para você, acredito.
Old August 2nd, 2010, 07:53 PM   #12
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4066

A humanidade ficou mais rica, acaba de ganhar um tesouro e tanto. As fotos ficaram lindas, Tito, obrigado por postar para nós.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 08:03 PM   #13
Dom Drácula
Registered User

Dom Drácula's Avatar

Likes (Received): 4552

Reconhecimento mais do que merecido e fotos muito bem tiradas
Dom Drácula no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 08:10 PM   #14
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1660

Estou muito contente e orgulhoso por este reconhecimento da UNESCO à cidade!
Que a cidade saiba aproveitar com sabedoria os benefícios que virão por conta disso!
Parabéns à cidade de São cristóvão! E, pessoal, agora fiquemos na torcida por Paraty e Rio de Janeiro!
raffasoares está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 09:25 PM   #15
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Que a cidade saiba aproveitar com sabedoria os benefícios que virão por conta disso!
Parabéns à cidade de São cristóvão! E, pessoal, agora fiquemos na torcida por Paraty e Rio de Janeiro!
Mariana em Minas Gerais também está sendo toda restaurada até com trabalhos arqueológicos para tentar ganhar o título.
Old August 2nd, 2010, 10:00 PM   #16
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 24

ékcêlan!

Tito, vc que pode viajar pra cima e pra baixo e é um excelente fotógrafo, não pode mais parar homi... Precisamos das tuas fotos, forever and ever... amém...
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 10:24 PM   #17
Tito

Tito's Avatar

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post

Título merecido, o cojunto é lindo e muito bem preservado. A iluminação ficou 10, destacando a beleza dos contornos dos edifício. As fotos tiradas com esse céu de finalzinho de tarde deixaram as imagens poéticas. Parabéns à cidade pelo reconhecimento merecido e ao autor do thread por nos brindar com essas fotos maravilhosas.
Há algum tempo eu estava desejando ir lá para ver se a iluminação era tudo o que comentavam, e no final ficou acima de minhas expectativas. Ficou tudo muito bonito! A praça, sem fiação aérea e com essa iluminação ficou ainda mais charmosa. Pensei em chegar mais cedo, mas o horário que cheguei foi excelente! Não pensei que daria para aproveitar tanto!

Muito obigado a você pelo comentário, Tony!

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Lindas fotos, Tito !

Essa praça é muito bonita, e impressiona pelo seu conjunto e homogeneidade arquitetônica.

Impressionante também a idade dela !

Parabéns à Sergipe por esse importante sítio arquitetônico e histórico !

E parabéns ao Tito por esse thread !

Muito obrigado, Portoimagem-II!

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Imagino a emoção de estar ali naquele momento em que a Praça ganhava o reconhecimento !
Foi muito especial!

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Os prédios são lindos, homogêneos, o que dá grande harmonia ao conjunto. A iluminação cênica valorizou ainda mais a arquitetura! Parabéns a Sergipe e a vc por documentar tão bem este patrimônio!

Parabéns!!!
Realmente, as construções não "concorrem" umas com as outras. Isso dá um charme a mais ao lugar.

Muito obrigado, Soterópolis!

Quote:
Originally Posted by abrandao View Post
Suas fotos ficaram lindas!!!!!!!

Parabéns à cidade pelo título conquistado!
Que bom que gostou, Abrandao! Obrigado!

Quote:
Originally Posted by Ric. View Post
O conjunto é bem legal,apesar de não ser monumental é bem harmônico e bem conservado,gostei muito da iluminação.A festa com o trio,bombou ein?
Que festa com o trio? Só notei carro de som político.

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Tito,

Adoro suas fotos e reputo-o como um dos grandes fotógrafos do SSC! Dizer qual a foto mais bonita ou qual a foto mais especial é tarefa quase impossível.

Em 1984 estive em Aracaju mas, por falta de tempo, não visitei São Cristóvão. A cidade histórica sergipana fica longe de Aracaju? O acesso é fácil?
Muito obrigado pelas palavras, Osmar! Você é um dos mais gentis!

Sobre teu questinamento, a cidade fica muito perto de Aracaju, a pouco mais de 23 KM da capital. Há dois acessos principais e relativamente fáceis, um com distância de 23 KM, mas que a rodovia é muito estreita, já que ainda não a duplicaram e outro que aparentemente é um pouco mais distante, mas que passa por duas rodovias com melhor conservação, inclusive uma delas é a BR-101.

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Lindas imagens. Um charme essa praça. Bem merecido o título.
Muito obrigado, Ap!

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Adorei as fotos ainda mais devido à luminosidade da tardinha que dá um tom bonito no céu. Também gostei das fotos tiradas à noite. A cidade merecia mesmo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Fico feliz por isso e espero poder um dia ir aí conhecê-la pessoalmente.
Tenho certeza que você vai adorar conhecer a praça, Marcelo! E que bom que gostou das fotos!

Quote:
Originally Posted by TiagoSS View Post
Parabéns à Bela e Encantadora São Crsitóvão pelo merecido título.
Parabéns ao Tito pelas lindas imagens. Momento único e muito emocionante para você, acredito.
Sim, único mesmo!

Muito obrigado, Tiago!

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
A humanidade ficou mais rica, acaba de ganhar um tesouro e tanto. As fotos ficaram lindas, Tito, obrigado por postar para nós.
Que bom que gostou, Santista! E obrigado a você pelo comentário!

Quote:
Originally Posted by Dom Drácula View Post
Reconhecimento mais do que merecido e fotos muito bem tiradas
Muito obrigado, Dom!

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Estou torcendo para que saiba aproveitar mesmo, pois os benefícios serão muitos. Para mim, Paraty e Rio têm tudo para receber o título.

Muito obrigado pelo comentário, Raffa!

Quote:
Mariana em Minas Gerais também está sendo toda restaurada até com trabalhos arqueológicos para tentar ganhar o título.
Sério? Muito bom isso! Minas, que já é recordista em número de sítios preservados (pelas minhas contas são 3), provavelmente receberá outro título com a entrada de Mariana nos próximos anos.

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Old August 2nd, 2010, 10:30 PM   #18
Tito

Tito's Avatar

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
ékcêlan!

Tito, vc que pode viajar pra cima e pra baixo e é um excelente fotógrafo, não pode mais parar homi... Precisamos das tuas fotos, forever and ever... amém...
Ah, isso nem chega a ser uma viagem, Tchelllo, a praça fica a 23 KM de Aracaju (na verdade, de minha casa deve ser mais de 30 KM).

E muito obrigado pelo comentário cheio de humor!

Old August 2nd, 2010, 11:11 PM   #19
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tito View Post
Sério? Muito bom isso! Minas, que já é recordista em número de sítios preservados (pelas minhas contas são 3), provavelmente receberá outro título com a entrada de Mariana nos próximos anos.
Ouro Preto, O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas e Diamantina. Mas a Serra do Espinhaço é reserva da biosfera pela UNESCO.
http://rbse-unesco.blogspot.com/

Aqui algumas iniciativas de Mariana na busca de ser digna ao título:
"Para recuperar a harmonia urbanística e arquitetônica, a prefeitura encomendou um ousado projeto que prevê, entre outras ações, o desmanche de um enorme ginásio poliesportivo - que destoa em meio à paisagem colonial e dará lugar a um centro de convenções.

Entre outras medidas previstas estão a instalação de uma rede elétrica subterrânea em pelo menos 80% do centro histórico e a criação de uma entrada turística na cidade, até mesmo com intervenções nas fachadas de imóveis particulares. O objetivo é resgatar a característica colonial das moradias.

Nos últimos anos, foram restaurados muitos casarões e espaços públicos. Outras obras estão em fase de execução, sendo a mais importante delas a revitalização da Praça da Sé, no entorno da Catedral da Sé - a mais suntuosa igreja da cidade, construída na primeira metade do século 18 e que abriga trabalhos de Aleijadinho e de Manoel da Costa Ataíde.

MÚSICA

O acervo musical de Mariana também é alvo de avaliação na Unesco. A cidade abriga manuscritos e cerca de 2 mil partituras de música colonial dos séculos 18 e 19, um conjunto que não possui similar no País. Como parte da coleção instrumental, destaca-se um raríssimo exemplar do órgão Arp Schnitger, construído em 1701 e único em funcionamento fora da Europa. O órgão e os documentos fazem parte do acervo do Museu da Música, cujo espaço físico foi inaugurado em julho.

O diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (Fundarq) e vice-prefeito da cidade, Roque Camêllo, observa que o trabalho dos pesquisadores já pode ser considerado uma referência na musicologia brasileira e internacional. Em 2003, o acervo documental foi encaminhado para avaliação da Unesco e conseqüente inscrição no Programa Memória do Mundo como bem imaterial. “Isso deverá ficar decidido no próximo ano”, disse Camêllo. “O Brasil junto a Unesco só tem um bem (imaterial), que é o registro fotográfico de D. Pedro II, quando ele visitou Jerusalém e o Egito.”

Guardadas em arquivos climatizados estão partituras originais raras de autores brasileiros como José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805) e João de Deus de Castro Lobo (1794-1832). Todo acervo passou por um processo de restauração iniciado em 2001 e está em processo de digitalização. Com base nos documentos, um projeto premiado resultou na publicação de nove livros de partituras e na gravação de nove CD’s."

Fonte: http://www.cidades.gov.br/secretaria...o-pela-unesco/
Old August 3rd, 2010, 12:40 AM   #20
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1660

Quote:
Não sabia! Não conheço Mariana pessoalmente, mas adorei os threads de lá que vi aqui no fórum! Óbvio que estou na torcida por Mariana!

Tito, deixa eu te perguntar: nas fotos 10 e 11, aquelas figuras geométricas nas junção das paredes tem algum significado específico?
raffasoares está en línea ahora   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, são cristóvão, sergipe, unesco

Thread Tools

Posting Rules