daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 13 votes, 5.00 average.
Old August 2nd, 2010, 08:06 PM   #1
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Likes (Received): 23

Uberaba (MG) | Projeto de Mobilidade e Revitalização Urbana | Jaime Lerner Arquitetos Associados

Projeto encomendado pela Prefeitura de Uberaba junto ao escritório Jaime Lerner e Arquitetos Associados.

Segue abaixo o link do projeto, direto do site oficial da Prefeitura:

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/...ade_urbana.pdf
CasAM no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 2nd, 2010, 08:08 PM   #2
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Farei análises pessoais sobre as propostas. Posteriormente colocarei algumas imagens aos poucos, e porventura minhas observações e/ou sugestões para cada caso.
Old August 2nd, 2010, 08:30 PM   #3
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Likes (Received): 774

^
Legal cara, estaremos aguardando. Vou aproveitar e dar uma olhada melhor no projeto pra emitir uma opinião.
Valter no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 08:43 PM   #4
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Sistema de Transporte de Passageiros

Achei as propostas bem interessantes, principalmente a solução do "tubo de embarque", que reduz o tempo de acesso dos passageiros, sendo o mesmo no nível do ônibus, e com pagamento antecipado (o veículo não possui cobrador), além de ser uma bela estrutura.

Fonte: Prefeitura de Uberaba - ImageShack

Fonte: Prefeitura de Uberaba - ImageShack

No entanto, faço uma ressalva: acredito que o tubo de embarque não conseguirá suprir a demanda da parte mais central, principalmente na região da "Estação 3", conforme foto acima. Como sugestão, segue abaixo o projeto da "Estação Central". Peço desculpas antecipadas pela qualidade do material por mim proposto, pois não sou expert no assunto:

Fonte: Google Earth, editado pelo autor - ImageShack

Fonte: ImageShack

Last edited by CasAM; July 20th, 2011 at 04:49 AM. Reason: Problemas com a exibição de uma das imagens.
Old August 2nd, 2010, 08:54 PM   #5
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Likes (Received): 774

^
Você realmente acha os tubos a melhor solução? Acho que estações do corredor de Uberlândia aproveitam melhor o espaço disponível no canteiro central comportando assim um número maior de usuários e também proporcionam um conforto térmico melhor. Além do fato de realizarem o embarque a nível do chão, possiblitando o uso de ônibus de piso baixo. Sinceramente, um dos pontos que não gostei nesse projeto foi justamente a opção pelas estações tubo.
Valter no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 09:21 PM   #6
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Quote:
Originally Posted by valter View Post
^
Você realmente acha os tubos a melhor solução? Acho que estações do corredor de Uberlândia aproveitam melhor o espaço disponível no canteiro central comportando assim um número maior de usuários e também proporcionam um conforto térmico melhor. Além do fato de realizarem o embarque a nível do chão, possiblitando o uso de ônibus de piso baixo. Sinceramente, um dos pontos que não gostei nesse projeto foi justamente a opção pelas estações tubo.
A opção do tubo é semelhante às estruturas da Av. João Naves (imagino que sejam as estações citadas por você). A diferença talvez seja na capacidade de passageiros, mas a idéia é a mesma, ou seja, reduzir o tempo de embarque/desembarque, pois com o cobrador dentro do veículo, perde-se muito tempo, ao passo que a cobrança em uma estrutura externa agiliza o processo, uma espécie de "metrorização" do sistema. Quanto ao nível de acesso, não vejo diferenças, pois a idéia é que os veículos circulem apenas pelos "BRTs", sendo as linhas secundárias atendidas por veículos normais, com acessos pelo lado direito dos ônibus.
Old August 2nd, 2010, 09:34 PM   #7
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Likes (Received): 325

o que o valter questiona não é o modelo, que, aliás, é o mesmod e Uberlândia, inspirados ambos em Curitiba. A questão é o design da estação, em tubo. São o caos, sempre lotadas em Curitiba, não comportam bem os passageiros. Por serem de vidro, funcionam como estufas no calor uberabense.

O que poderia ser feito é um modelo mais adequado ao nosso clima e com possibilidade de acomodar melhor os passageiros.
Old August 2nd, 2010, 09:39 PM   #8
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Quote:
Originally Posted by sbarbosa View Post

o que o valter questiona não é o modelo, que, aliás, é o mesmod e Uberlândia, inspirados ambos em Curitiba. A questão é o design da estação, em tubo. São o caos, sempre lotadas em Curitiba, não comportam bem os passageiros. Por serem de vidro, funcionam como estufas no calor uberabense.

O que poderia ser feito é um modelo mais adequado ao nosso clima e com possibilidade de acomodar melhor os passageiros.
Sim, independente do desenho (que é também muito importante), as estações devem ter como premissas o conforto, tanto de espaço quanto térmico, entre outros. Certamente o modelo adotado aqui será melhor adaptado à cidade.
Old August 2nd, 2010, 09:46 PM   #9
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

edit....
Old August 2nd, 2010, 09:48 PM   #10
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

CasAM, qual sua formação?

Gostei muito da sua estação central como ponto focal de oferecimento de serviços públicos e centro comercial.

No entanto, eu não optaria por um terminal central. A experiência mostra que terminais centrais, em geral, degradam seu entorno... Concentra um grande número de veículos em um único ponto. O ideal é promover a integração em um conjunto de pontos diferentes na área central, desconcentrando os veículos, evitando o congestionamento de um ponto único.
Old August 2nd, 2010, 10:39 PM   #11
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Quote:
Originally Posted by sbarbosa View Post
CasAM, qual sua formação?

Gostei muito da sua estação central como ponto focal de oferecimento de serviços públicos e centro comercial.

No entanto, eu não optaria por um terminal central. A experiência mostra que terminais centrais, em geral, degradam seu entorno... Concentra um grande número de veículos em um único ponto. O ideal é promover a integração em um conjunto de pontos diferentes na área central, desconcentrando os veículos, evitando o congestionamento de um ponto único.
Sou pós graduado na área de Informática, e estudante de Engenharia Civil.

Concordo parcialmente com seu ponto de vista, em alguns casos (não todos, como estações urbanas de trens, principalmente na Europa), a centralização causa transtornos. Contudo, a Estação proposta não será o único ponto de convergência das linhas, sendo que pela minha idéia, como um todo, ele seria parte de um conjunto de 6 (seis) estações/terminais, atendendo à toda malha urbana. Os próprios tubos (ou sub estações, como queira) farão o papel de distribuição no Centro Histórico e principais BRT´s, sendo a Estação Central o principal ponto do sistema. Soma-se a isto a questão posta por você (diga-se de passagem, interpretada corretamente), no que tange o foco dos serviços públicos, aliados à um centro comercial. Acredito que ele não só NÃO degradará o entorno, como valorizará em sobremaneira a região. Por fim, o projeto arquitetônico deverá ser amplamente discutido, e criado por profissionais renomados.
Old August 2nd, 2010, 10:56 PM   #12
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

estou aqui babando no plano...
Old August 3rd, 2010, 05:38 PM   #13
Norton_adm
Ives Accosta

Norton_adm's Avatar

Likes (Received): 105

Gostei.... seria uma boa proposta essa.... mas será que a prefeitura está disposta a assumir tais custos de desapropriação???!
Norton_adm no está en línea   Reply With Quote
Old August 3rd, 2010, 05:48 PM   #14
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Quote:
Originally Posted by Norton_adm View Post
Gostei.... seria uma boa proposta essa.... mas será que a prefeitura está disposta a assumir tais custos de desapropriação???!
Acredito que os custos de desapropriação seriam bem menores do que aparentam. A explicação é simples: a maior parte do terreno é de propriedade do Banco Itaú, e como o mesmo será beneficiado (terá o direito de ter a única agência dentro do Mini Shopping, com muito mais movimento), acredito que a negociação não seria complicada. O mesmo princípio se aplica à Farmácia Drogasil. O custo das demais áreas seriam minimizadas (ou até zeradas) pelos empreendedor(es) que construiriam o Mini Shopping.

Portanto, esse não deverá será um grande problema.
Old August 3rd, 2010, 09:16 PM   #15
Daniel Brunelli
Registered User

Daniel Brunelli's Avatar

Likes (Received): 61

CasAm

Você esta de parabéns pelo projeto, concordo com o SBarbosa, acho q estações de tubos dariam espaço menor para o público, parece que o Ives Acosta cita que os tubos terão ar condicionado, no meu ver seria muito bommm!!!

Sobre o terminal central, cara, perfeito, o mine shopping, ou galeira, não deixaria a região ser desvalorizada!!

Você trabalha na prefeitura?

Eu acho que esse projeto do arquiteto Jaime Lerner não esta tão bom, mas devemos lembrar que Uberaba não disponibiliza de uma verba grande para esse projeto, eu sou afavor de construir uma grande avendia que corta a univerdecidade com 3 pistas de cada lado e canteiros largos, perto do rio Uberaba, mas vejo uma omissão urbanistíca grande aqui em Ura...

Essa avenida seria o novo cartão postal de Uberaba, e desenvolver ali um grande urbanismo com condomínios fechados, prédios de luxo, shopping e parques, tipo Brasília, (parque da cidade) - desenvolvimento com qualidade de vida, sem desmatar aproveitando as arvores ali existentes...
Daniel Brunelli no está en línea   Reply With Quote
Old August 3rd, 2010, 10:42 PM   #16
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Quote:
Originally Posted by Daniel Brunelli View Post
CasAm

Você esta de parabéns pelo projeto, concordo com o SBarbosa, acho q estações de tubos dariam espaço menor para o público, parece que o Ives Acosta cita que os tubos terão ar condicionado, no meu ver seria muito bommm!!!

Sobre o terminal central, cara, perfeito, o mine shopping, ou galeira, não deixaria a região ser desvalorizada!!

Você trabalha na prefeitura?

Eu acho que esse projeto do arquiteto Jaime Lerner não esta tão bom, mas devemos lembrar que Uberaba não disponibiliza de uma verba grande para esse projeto, eu sou afavor de construir uma grande avendia que corta a univerdecidade com 3 pistas de cada lado e canteiros largos, perto do rio Uberaba, mas vejo uma omissão urbanistíca grande aqui em Ura...

Essa avenida seria o novo cartão postal de Uberaba, e desenvolver ali um grande urbanismo com condomínios fechados, prédios de luxo, shopping e parques, tipo Brasília, (parque da cidade) - desenvolvimento com qualidade de vida, sem desmatar aproveitando as arvores ali existentes...
Agradeço pelos elogios, acredito que com um debate mais aprofundado, todas as boas idéias tendem a melhorar.

Quanto ao trabalho, não sou funcionário da Prefeitura, mas se caso algum dia for solicitado, darei minha contribuição .

Tive a oportunidade de assistir a apresentação do Projeto, e uma das coisas mais faladas pelos Arquitetos e Engenheiros foi a de "otimização de recursos". Em muitas das falas deixaram claro a opção pela solução mais barata, mais "racional".
Em minha modesta opinião, nem todas as soluções mais simples são as melhores. Não adianta gastar "X" agora, e daqui 5 anos gastar mais "X", sem que o problema seja resolvido. É obvio que devemos sempre racionalizar recursos, respeitar o meio ambiente, etc. Mas como disse, em alguns casos é necessário um certo arrojo.

Quanto à sua idéia da nova avenida na Univerde, tenho um projetinho parecido. Em breve postarei aqui, talvez seja próximo da sua sugestão.
Old August 3rd, 2010, 11:09 PM   #17
CasAM
CasAM

CasAM's Avatar

Projetos Urbanos Estratégicos

Em minha opinião, a melhor parte do Projeto, com intervenções bem interessantes. Destaques para:

1 - O novo calçadão, cujo projeto foi feito há anos por Burle Marx, porém, incrivelmente atual:

2 - A Praça Manoel Terra (Igreja Santa Rita ao fundo):

3 - E a Praça Pôr do Sol:

Old August 3rd, 2010, 11:38 PM   #18
Daniel Brunelli
Registered User

Daniel Brunelli's Avatar

Quote:
Originally Posted by CasAM View Post
Agradeço pelos elogios, acredito que com um debate mais aprofundado, todas as boas idéias tendem a melhorar.

Quanto ao trabalho, não sou funcionário da Prefeitura, mas se caso algum dia for solicitado, darei minha contribuição .

Tive a oportunidade de assistir a apresentação do Projeto, e uma das coisas mais faladas pelos Arquitetos e Engenheiros foi a de "otimização de recursos". Em muitas das falas deixaram claro a opção pela solução mais barata, mais "racional".
Em minha modesta opinião, nem todas as soluções mais simples são as melhores. Não adianta gastar "X" agora, e daqui 5 anos gastar mais "X", sem que o problema seja resolvido. É obvio que devemos sempre racionalizar recursos, respeitar o meio ambiente, etc. Mas como disse, em alguns casos é necessário um certo arrojo.

Quanto à sua idéia da nova avenida na Univerde, tenho um projetinho parecido. Em breve postarei aqui, talvez seja próximo da sua sugestão.

Seu projeto ficou muito bom sim, acho que Uberaba esta merecendo mudar de cara, ser mais progressista e acreditar mais nela!!!
Concordo com você também sobre gastar mais um pouco, porem que seja um projeto definitivo...

Sobre a avenida na Univerde, vou aguardar ancioso o projeto, rsss

Agora se ficar bom, podemos ir até a Pefeitura, ou a Camara Municipal, acho que consigo falar com o um vereador sobre esses projetos!!!

Nãoi custa nada tentar!!!
Old August 3rd, 2010, 11:41 PM   #19
Daniel Brunelli
Registered User

Daniel Brunelli's Avatar

Quanto ao Calçadão da Rua Artur Machado e das praças Por do Sol e praça Manoel Terra não tenho nada de ruim a mencionar, adorei esses projetos do calçadão, e das praças, acho que dará uma nova cara a cidade...

O prolongamento do calçadão ficou excelente, maguinifico!!!
Old August 4th, 2010, 04:38 AM   #20
Andre_RP
Registered User

Andre_RP's Avatar

Likes (Received): 1263

Estou emocionado com este projeto! Amei!

Já salvei no meu desktop.

Quem dera tivéssemos vontade política para reativação do projeto Ribeirão 2001 (semelhante ao de Uberaba), que nunca saiu do papel..
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
arquitetura, uberaba

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules