daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old January 3rd, 2011, 03:21 AM   #61
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 39

Acho pouco provável que a população de Rio Grande vá crescer tanto assim numa década, de aproximadamente 200 mil habitantes para 450 mil. Vai crescer, sim, e bastante, mas não duplicar (na verdade, mais que duplicar, segundo a previsão). Eu chuto que a população vá ficar por volta de 350 mil (o que, pra mim, já é algo bem "otimista"). Provavelmente, a cidade vai se verticalizar, visto que Rio Grande não tem muito pra onde se expandir (a única alternativa é em direção à BR, ao Cassino, mas aí já fica longe demais do Centro).

Quanto ao PIB, duvido que vá ultrapassar o de Canoas e o de Caxias do Sul (atuais 2º e o 3º PIBs do RS, respectivamente) até porque são duas cidades que tão crescendo bastante também. O que pode acontecer é que Rio Grande se aproxime dessas duas e se distancie de Gravataí, que é, atualmente, o 5º maior PIB (o de Rio Grande já é o 4º, e não o 6º como foi divulgado nessa notícia).

De qualquer maneira, fico feliz em ver o progresso de Rio Grande. O caminho é longo, visto que a cidade ficou estagnada por um bom tempo, então precisa melhorar em muitos aspectos. Tomara que essa prosperidade dê uma respingada em Pelotas também.

Farrapo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 3rd, 2011, 02:26 PM   #62
andrey_barros
Registered User

andrey_barros's Avatar

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Acho pouco provável que a população de Rio Grande vá crescer tanto assim numa década, de aproximadamente 200 mil habitantes para 450 mil. Vai crescer, sim, e bastante, mas não duplicar (na verdade, mais que duplicar, segundo a previsão). Eu chuto que a população vá ficar por volta de 350 mil (o que, pra mim, já é algo bem "otimista"). Provavelmente, a cidade vai se verticalizar, visto que Rio Grande não tem muito pra onde se expandir (a única alternativa é em direção à BR, ao Cassino, mas aí já fica longe demais do Centro).

Quanto ao PIB, duvido que vá ultrapassar o de Canoas e o de Caxias do Sul (atuais 2º e o 3º PIBs do RS, respectivamente) até porque são duas cidades que tão crescendo bastante também. O que pode acontecer é que Rio Grande se aproxime dessas duas e se distancie de Gravataí, que é, atualmente, o 5º maior PIB (o de Rio Grande já é o 4º, e não o 6º como foi divulgado nessa notícia).

De qualquer maneira, fico feliz em ver o progresso de Rio Grande. O caminho é longo, visto que a cidade ficou estagnada por um bom tempo, então precisa melhorar em muitos aspectos. Tomara que essa prosperidade dê uma respingada em Pelotas também.

tenho exatamente a mesma opinião. Quanto ao crescimento vertical, tão esperado, não sei se será intenso, pois há projetos meio que por debaixo dos panos onde o nosso centro de agora se transforma em "Cidade Velha" e constrói-se um novo centro comercial e residencial em toda área próxima do trevo. Neste caso, a cidade iria fluir mais para fora da "península"
Old January 3rd, 2011, 03:58 PM   #63
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Likes (Received): 27

Eu já imaginava algo próximo ao trevo,más apenas coisa da minha imaginação!Não sabia que realmente existia essa idéia.Claro que com a geração de um 2º centro,forma-se um grande eixo de movimentação de passageiros,fazendo-se pensar em expansão de linhas de ônibus,aquisição de novos veículos e etc...Com um mundo cada vez mais preocupado com a ecologia,por que ficaríamos pra trás?
Na minha opinião,em um futuro próximo,com os 2 centros e uma população grandinha,começo a pensar em um corredor exclusivo para trólebus usando o antigo leito ferroviário que ja sai do centro e segue até um pouco antes do trevo.(coisa da minha imaginação),Más com certeza será uma coisa nova a se pensar!!!
Acho que para começar um novo centro,ainda tem muito a ser feito no já existente e no restante da cidade que ainda carece de uma infra-estrutura digna para uma cidade quase tricentenária!

Do Pólo Naval ao Cassino.Um voo inesquecivel na cidade do Rio Grande!

Last edited by Danieldd; January 3rd, 2011 at 08:57 PM.
Danieldd no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2011, 08:40 PM   #64
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 39

Quote:
Originally Posted by andrey_barros View Post
tenho exatamente a mesma opinião. Quanto ao crescimento vertical, tão esperado, não sei se será intenso, pois há projetos meio que por debaixo dos panos onde o nosso centro de agora se transforma em "Cidade Velha" e constrói-se um novo centro comercial e residencial em toda área próxima do trevo. Neste caso, a cidade iria fluir mais para fora da "península"
Tenho dúvidas com relação à criação desse novo centro comercial/residencial próximo à BR. Na verdade, acho que não vai sair mesmo, me parece mais uma "viagem na maionese" dos governantes que qualquer outra coisa. O mais provável que aconteça é o aumento da verticalização do Centro e das áreas circundantes. No entanto, se não houver planejamento, pode acarretar demolições de construções de valor histórico-cultural, além de problemas de infraestrutura. Infelizmente, vivemos num país onde a especulação imobiliária dita, muitas vezes, as "regras do jogo". Não sei como é o Plano Diretor de Rio Grande, mas espero que seja rígido. Rio Grande é uma cidade diferenciada e deve tirar proveito disso, e não se transformar num amontado de prédios residenciais sem linguagem e caráter como outras tantas.
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2011, 08:55 PM   #65
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Era o que eu tentava imaginar!Até esse momento,esse empecilho nunca me veio á cabeça!
Claro que para isso acontecer,tem que haver muita copetência e determinação por parte dos governantes!
É algo para começar a se pensar agora,já que os anos estão passando cada vez mais rápido e que a indústria está virando um chamariz por aqui!
Fico feliz em saber que o progresso anda junto com a ecologia por aqui,já que estive com o secretário de desenvolvimento do município e ele me falou que tudo o que se faz é muito planejado(por menos que se pareça!)
Vale ressaltar também que o mercado imobiliário está cada vez mais forte e essa seria uma grande chance de transformar essa cidade!

Old January 3rd, 2011, 08:58 PM   #66
andrey_barros
Registered User

andrey_barros's Avatar

precisamos de um centro com ruas mais laaaaargas
esse é um problema comum das cidades do interior
Old January 3rd, 2011, 09:17 PM   #67
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Já é perceptível a confusão que temos com os estacionamentos,e aquelas roas de mão dupla como a silva paes e a benjamin constant...
Com um crescimento populacional,futuramente será dificil transitar no centro!

Old January 3rd, 2011, 10:10 PM   #68
andrey_barros
Registered User

andrey_barros's Avatar

pois é, um problema de cidade antiga... não tem como aumentar as ruas
Old January 4th, 2011, 01:58 AM   #69
Douglas Alberto
=D

Douglas Alberto's Avatar

Likes (Received): 1

E nem deve aumentar, pra que???? Perder td patrimonio historico em nome do "progresso"???
Douglas Alberto no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2011, 02:57 AM   #70
andrey_barros
Registered User

andrey_barros's Avatar

Quote:
Originally Posted by Douglas Alberto View Post
E nem deve aumentar, pra que???? Perder td patrimonio historico em nome do "progresso"???
eu disse que não tem como aumentar, e não que PRECISA aumentar. A solução para isso seria a que eu já postei, do novo centro
Old February 9th, 2011, 08:11 PM   #71
andrey_barros
Registered User

andrey_barros's Avatar

Old February 15th, 2011, 12:55 AM   #72
andrey_barros
Registered User

andrey_barros's Avatar

Old February 16th, 2011, 10:11 AM   #73
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Belo Trabalho Andrey!!

Old February 16th, 2011, 11:49 AM   #74
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Parece que ja começou a construção da P 63!!!

Old February 16th, 2011, 01:56 PM   #75
Calvin Porto
Half Aussie half Gaúcho

Calvin Porto's Avatar

Likes (Received): 128

Se esse crescimento de Rio Grande acontecer de forma planejada e criteriosa certamente em breve teremos uma nova cidade surgindo. Vou querer ver fotos da cidade daqui a 5 anos. Acho que até o skyline estará bem diferente.
Old February 16th, 2011, 03:49 PM   #76
andrey_barros
Registered User

andrey_barros's Avatar

me parece que agora estão "coordenando" o crescimento da cidade... Tomara!
Old February 16th, 2011, 05:15 PM   #77
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

E Vem aí o maior pacote de obras da história do município.....

Old March 3rd, 2011, 09:36 PM   #78
Rudiero
Registered User

Rudiero's Avatar

Likes (Received): 59

Nossa...estou babando por esta cidade!!!

Tudo parece perfeito!! Q cidade linda!
Old March 27th, 2011, 12:46 AM   #79
andrey_barros
Registered User

andrey_barros's Avatar

Rio Grande
Complexo com hotel e shopping será construído

Empreendimento foi apresentado para a prefeitura
A tarde desta sexta-feira (25) confirmou os boatos frequentes de que Rio Grande ganhará um shopping center. Mas o projeto apresentado na prefeitura pela Aquário Empreendimentos Imobiliários é muito mais do que isso: um grande complexo com shopping center com quase 150 lojas, cinco salas de cinema, dois prédios comerciais, um hotel cinco estrelas, um complexo habitacional e uma escola.

A área tem 58 mil metros quadrados e já foi adquirida pelo empreendimento. O ponto está localizado ao lado do Parque São Pedro, pela rodovia RS-734, que liga o Centro ao Cassino. A previsão de entrega é em 2013.

Segundo a arquiteta Cleinaci Zanella, que faz parte da empresa, a Aquário Empreendimentos tem base em Porto Alegre e foi criada, com uma série de investidores para construir na cidade. "Não tenho dúvida que o bom momento econômico vivido por Rio Grande motivou nossos empresários a investir aí", afirmou. Para o shopping center, o shopping Total, de Porto Alegre, será o parceiro. Na Capital, inclusive, este mesmo grupo está construindo um novo centro.

O projeto foi apresentado à prefeitura e aguarda por licença ambiental e aprovação. A expectativa é de começar a construção ainda este ano e inaugurar em 2013. O investimento é na ordem de R$ 800 milhões.

http://www.diariopopular.com.br/site...&noticia=35161
Old March 28th, 2011, 07:51 PM   #80
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 138

Legal a coletânia de fotos que retratam não somente o lado bonito da cidade, mas também o seu lado B.
Achei a catedral da cidade lindíssima!
Parabéns pelo tread Daniel!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules