search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 30th, 2010, 03:52 AM   #1
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 6101

Paraty | RJ : Cidade Histórica, Monumento Nacional

Olá, pessoal! Este é o meu terceiro thread aqui no SSC e trago para vocês um pouco de uma fantástica cidade fluminense: Paraty!

Atenção: Atualização na página 3!

Cidade cujo Centro Histórico de rica arquitetura colonial está muitíssimo bem preservado. Não chega a ter a opulência de Ouro Preto, as construções são menores, mais simples em sua grande maioria. Mas há uma série de particularidades que a tornam única!

Paraty é uma cidade colonial litorânea... a combinação da paisagem cultural + paisagem natural dá um casamento perfeito. Não só pelo belo litoral, mas há cachoeiras, muita mata, montanhas.

Uma curiosidade em relação à arquitetura, são as diversas formas que emolduram algumas casas da cidade, por influência maçônica (como podeem observar, também emolduram a foto de capa deste thread).

A cidade é destino de muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Organizou suas tradições (Festa do Divino, de Santa Rita, etc) e eventos (como a famosa FLIP e a Festa da Cachaça) num calendário que dura praticamente o ano inteiro. O artesanato é belíssimo.

Nesta primeira parte priorizei mais o Centro Histórico, suas ruas, seus imóveis (muitos funcionam como restaurantes, galerias de arte / artesanato, lojas, etc)
Enfim, menos papo e mais fotos! Vamos ao que interessa (todas as fotos são de minha autoria). Espero que gostem!

Paraty ou Parati é um município brasileiro no Sul do estado do Rio de Janeiro, microrregião da Baía da Ilha Grande, mesorregião Sul Fluminense. É um dos pontos extremos do estado, pois assim como Porciúncula é o município mais setentrional, Paraty é o mais meridional, estando mais próxima ao Trópico de Capricórnio que qualquer outro município fluminense. Em Paraty localiza-se a praia mais austral do estado: A praia de trindade na Vila de Trindade e o seu ponto limítrofe com o estado de São Paulo, uma ponta rochosa junto ao mar denominada de: Cabeça do Índio.
Muito antiga para os padrões brasileiros, a cidade foi povoada entre 1533 e 1560, em 1667 teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis.
Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas 5 metros. Hoje é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 33.062 habitantes (densidade demográfica: 35,6 h/km²).
A cidade já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paraty

1. Casario Colonial... típica arquitetura tradicional portuguesa no Centro Histórico

2. Mais

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13. Reparem nos desenhos de influência maçônica que estão presentes em diversas casas.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21. A cidade teve que se armar em épocas passadas para proteção contra piratas e invasores. Ainda hoje encontramos resquícios deste passado...

22.

23.

24. Paraty, obviamente, não tinha tratamento de esgoto. Os engenheiros portugueses planejavam (como em outras cidades coloniais litorâneas como o Rio de Janeiro e Salvador) um sistema que se aproveitava da subida das marés para que esta levasse o lixo e toda a sorte de detritos para as águas de suas baías. Felizmente, até hoje podemos testemunhar as águas da baía subindo com a maré e invadindo as ruas da cidade dando um toque todo particular, especialmente nas noites de lua cheia! Para entender, ,vejam o sistema em funcionamento:

25. Por estes canais as águas sobem com a maré..

26. ... vão cidade adentro...

27. turistas aproveitam...

28. olhem como algumas ruas ficam! Show de bola!

29. Os reflexos acrescentam uma magia à esta cidade.

30.

31. Muitas flores... achei esta uma das mais belas ruas.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39. Sei que estou sendo chato com portas e janelas... mas acho muito lindas!

40.

41.

42.

43.

44.

45. As bicicletas são um meio de transporte muito comum nas ruas de pé-de-moleque... acho que cria um clima muito bom com a arquitetura da cidade...

46.

47. Acho que é a única casa em estilo (eclético?) no Centro Histórico.

48. Uma das exceções quanto à boa preservação dos imóveis do Centro Histórico.

49.

50. Rua adentro

51. Esta é a foto de cartão postal de Paraty mais conhecida: Baía de Paraty, Centro Histórico e Igreja de Santa Rita a partir do cais

52. Lua (quase) cheia, ingrediente para o clima de romance transpirado por lá.

COMENTEM!!! Senão não terão as outras partes do thread! (sou chantagista mesmo... rs )

Last edited by raffasoares; September 12th, 2010 at 04:55 PM.
raffasoares no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old August 30th, 2010, 04:07 AM   #2
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Post reservado para as igrejas de Paraty

EDIT:
Acrescentando agora algumas igrejas. Não são opulentas como as do Barroco mineiro, mas dão uma beleza toda especial ao lugar. O problema é que não consegui encontrá-las abertas para fotografá-las por dentro. Várias delas estão em obras de restauração, felizmente.

53. Igreja de Santa Rita, a mais famosa!

54.

55.

56.

57. Matriz de Paraty... a maior! Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Tão grrande que era até difícil encontrar um ângulo para fotografá-la.

58. Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, inicialmente Igreja dos Escravos.

59.

60. Foi a única que vi aberta... mesmo assim, ,não afotografei por dentro em respeito à missa que se realizava.

61. Bem simples por dentro, como era esperado para uma igreja de escravos.

62. Mais uma...

63. Igreja Nossa Senhora das Dores

64. idem

65. Linda!

66.

67. Vista lateral!

Espero que gostem!

Last edited by raffasoares; August 31st, 2010 at 04:14 AM.
Old August 30th, 2010, 04:08 AM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 19944

Paraty foi muito bem retratada no seu thread, Raffasoares, a cidade é de uma beleza surreal, onírica. Obrigado por compartilhar com a gente.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 04:28 AM   #4
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 806

Lindíssima, mais uma jóia do barroco no Brasil, fantástico esse cenário com a baía, a igreja, as casas são muito bem cuidadas, a cidade têm uma ótima energia!!

p.s: sonho com um encontro carioca em Paraty.
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 04:32 AM   #5
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

Likes (Received): 222

Paraty é fantástica, esse ar de de direto do túnel do tempo, somado a natureza absurda que tem la, é único, fora que a noite no centro histórico é um espetáculo a parte, a rua não muito iluminada, diversos artistas na rua, bares e restaurantes em cada ruazinha... Excelente trabalho Raffael
Tquintan no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 04:33 AM   #6
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Likes (Received): 64

Lindo o thread raffa!!! Paraty é uma graça... um entorno natural maravilhoso, um centro histórico incrível repleto de cultura e uma vida noturna animada e movida a maravilhosas cachaças da região.
Old August 30th, 2010, 05:20 AM   #7
Pablo Itt
Registered User

Pablo Itt's Avatar

Likes (Received): 570

Não era só para mym era para todo o SSC.

Não me faça lembrar de lugares que eu já deveria ter apagado as lembranças de um passado.............deixa pra lá fiquei emocionado com as fotos......................

Muito bommmmmmmmmmmmmmm
Pablo Itt no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 05:29 AM   #8
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 740

Que belas fotos, Rafael! Adoro Paraty e seu centro histórico muito bem conservado, centro histórico esse que há muito tempo já merecia ser tombado pela UNESCO como patrimonio cultural da humanidade.

Estou aguardando as fotos das igrejas!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 05:29 AM   #9
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 740

Que belas fotos, Rafael! Adoro Paraty e seu centro histórico muito bem conservado, centro histórico esse que há muito tempo já merecia ser tombado pela UNESCO como patrimonio cultural da humanidade.

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 12:09 PM   #10
lu_gaucha
Lú Gaúcha

lu_gaucha's Avatar

Likes (Received): 1

LINDA CIDADE! LINDAS FOTOS! Não conheço Parati, mas sem dúvida a próxima vez que eu for ao Rio vou querer visitá-la. Parece um cenário de tão bem preservada, possui um charme todo especial! É engraçado que morando em Portugal é difícil achar uma cidade litorânea que mantenha a traça antiga tão bem e sem a especulação imobiliária e do turismo, que acabam por construir prédios horrendos no meio de casas tão singelas. Obrigada por trazeres um pouco de beleza ao início do meu dia
lu_gaucha no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 02:52 PM   #11
Bob_Omena
.a vida não para.

Bob_Omena's Avatar

Likes (Received): 1905

ptz.. perfeito!
Old August 30th, 2010, 03:22 PM   #12
portoimagem-II
Longe demais das Capitais

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 9316

Que fotos LINDAS !

Adoro Parati ! Embora ainda não a conheça, fato que tenho que corrigir em breve.

Acho lindo o conjunto da cidade, com o casario, o calçamento pé-de-moleque, as cores, o mar.

Que bom que a cidade tem sabido crescer e a aparecer. Ela já vinha fazendo isso, e um dos últimos exemplos dessas ações é o Festival Literário Internacional.

Bom, nem preciso dizer que tu deixou a cidade mais bonita ainda com as tuas fotos, que são show de bola !

Parabéns !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 04:48 PM   #13
Luk's
do mundo

Luk's's Avatar

Likes (Received): 7829

Hã?? Como assim, esteve aqui pertinho e nem me falou??

Lindas fotos de Paraty Rafael, aguardando as fotos das Igrejas, que são lindas. Veio aqui quando?? Gostou??

Quote:
45. As bicicletas são um meio de transporte muito comum nas ruas de pé-de-moleque... acho que cria um clima muito bom com a arquitetura da cidade...
É verdade, da um charme a mais. Até porque é proibido a circulação de veículos no centro histórico

Quote:
Originally Posted by Tito View Post

Tomara Tito que nas próximas reuniões da UNESCO Paraty seja escolhida, mas só de uns tempos para cá que investiram legal na conservação do centro histórico, até uns 5 anos atrás tinha fiação aérea em partes do centro histórico, hoje não tem mais e o entrono da cidade, fora do centro histórico tem melhorado bem.
Old August 30th, 2010, 04:53 PM   #14
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 6226

Raffa, que belíssimo thread!!! Paraty é o que HÁ em charme e beleza!!! :droll:

Parabéns por compartilhar conosco essa jóia do Estado do RJ.
Old August 30th, 2010, 05:08 PM   #15
batistinhapb
Patos-PB MinhaPaixão!!

batistinhapb's Avatar

Likes (Received): 980

Nossa meu amigo, estou impressionado com a beleza da cidade, e o quanto ele foi perfeitamente retratada por você ..
Tem imagens que mais parece Telas a Óleo !!

Parabéns mesmoO'
Quero ver as próximas viss ..
Old August 30th, 2010, 05:08 PM   #16
batistinhapb
Patos-PB MinhaPaixão!!

batistinhapb's Avatar

Likes (Received): 980

Duplicado ¬¬

Last edited by batistinhapb; August 30th, 2010 at 05:17 PM.
batistinhapb no está en línea   Reply With Quote
Old August 30th, 2010, 09:12 PM   #17
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 23024

Rafael,

Caprichou nas fotos, ein! Tudo lindo e muito artístico! Parabens!
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2010, 12:26 AM   #18
lorrampaiva
Tenório, o cabra macho

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 2995

Incrível!!! Ainda quero conhecer Paraty!
"VISITE UMA IGREJA EVANGÉLICA DOMINGO ÀS 19:00"
"SÓ JESUS EXPULSA IEMANJÁ DAS PESSOAS"
"BÚZIOS E CARTAS 3342-8101"
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2010, 01:51 AM   #19
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 237

Parabéns pelo thread fantástico!

As fotos estão muito boas!
E a cidade é lindíssima. Gostei muito das cores vivas das janelas e portas.

Agora, que venham as igrejas.
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2010, 04:17 AM   #20
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Paraty foi muito bem retratada no seu thread, Raffasoares, a cidade é de uma beleza surreal, onírica. Obrigado por compartilhar com a gente.
Obrigado, santista!

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Lindíssima, mais uma jóia do barroco no Brasil, fantástico esse cenário com a baía, a igreja, as casas são muito bem cuidadas, a cidade têm uma ótima energia!!

p.s: sonho com um encontro carioca em Paraty.
Cara, , iria ser muito legal um encontrto em Paraty! Mas tinha que ser um encontro dee um final de semana, no mínimo... muita coisa pra se ver por lá. Além do que,é uma viagem de mais de 4h... daria até pra juntar os foristas de SP, já que é praticamente meio caminho para Rio e Sampa!

Quote:
Originally Posted by Tquintan View Post
Paraty é fantástica, esse ar de de direto do túnel do tempo, somado a natureza absurda que tem la, é único, fora que a noite no centro histórico é um espetáculo a parte, a rua não muito iluminada, diversos artistas na rua, bares e restaurantes em cada ruazinha... Excelente trabalho Raffael
Valeu, cara!

Quote:
Originally Posted by Patrick-RJ View Post
Lindo o thread raffa!!! Paraty é uma graça... um entorno natural maravilhoso, um centro histórico incrível repleto de cultura e uma vida noturna animada e movida a maravilhosas cachaças da região.
Esse SSC só tem cachaceiro... a pinga de Paraty já está famosa entre os foristas... eu, vc e Zeni! A natureza de lá também é muito linda... quando o thread virar de página vou começar a colocar fotos das praias de lá!

Reply

Thread Tools

Posting Rules