daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe



Reply

 
Thread Tools
Old September 9th, 2010, 12:40 AM   #1
raorulles
Tentando voltar! ;)
 
raorulles's Avatar
 
Join Date: Nov 2008
Location: Salvador - Baêa!
Posts: 789
Likes (Received): 1

A melhor fonte de água termal do Brasil // 48º de Saúde e Lazer // Tucano, Caldas do Jorro e Jorrinho - Bahia // Bonus - Fotos de Feira de Santana

TUCANO

Fundada em 21 de março de 1837, a cidade de Tucano é atualmente comandada pelo prefeito Jose Rubens de Santana Arruda. Localizada na região do Nordeste Baiano. na microrregião de Euclides da Cunha, faz fronteira com os municipios de Araci, Nova Soure, Cipó, Ribeira do Pombal e Quinjinque. São 245 km de distancia da Capital. Tucano possui uma área de 2.801,292 km² para uma população de 54.106 hab, segundo dados de 2006 do IBGE. Seu clima é quente e seco

1. Tucano vista ainda da Rodovia.


2. Praça Matriz da Cidade.


3. Fachada da Igreja de Santana


4. Quem não tem colírio usa óculos escuro. Igreja sem sino usa megafone pra chamar seus fiéis.






Economicamente o município sobrevive da agricultura (feijão e milho), pecuária (bovinos, ouvinos e caprinos), turismo, sendo seu ponto principal a Estância Hidromineral de Caldas do Jorro, cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos o desenvolvimento da região.

A feira de Tucano não deve ficar de fora do roteiro; ela acontece nos sábados, e como as feiras nas cidades do sertão são bem interessantes, o visitante encontra uma serie de novidades e em um rápido passeio pode perceber-se a autentica geografia humana da região.

5. Outra face da Praça Matriz


6. Comércio na Praça


7. Biblioteca Deputado José Penedo - Atenção para suas lindas janelas exóticas


8. Restaurante e Centro Cultural localizado bem no meio da praça, também utilizado como terminal rodoviário do transporte informal entre cidades.






Tucano tem ainda vocação econômica voltada para a manufatura artesanal, sendo o Povoado de Tracupá um pólo de artesões de artefatos de couro, nas confecções de carteiras, bolsas, ponchetes, cintos, roupas, bonés etc; cuja produção exporta-se para os estados de São Paulo, Paraná, Brasília, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. Pratica-se também o artesanato de palha, fibras, cipó, madeira, cerâmica etc.

9. Algumas casa da cidade.


10. Praça da Grande Pedra. Antigamente a área era famosa por ser abrigar cavalos e gado


11. Mirante construido em cima da Grande Pedra.


12. Outras casas da região


13. Suas ruas arborizadas


14. Antiga Caixa D'agua da cidade, hoje localizada em outra pracinha da cidade.


15. Chegando na área mais humilde da cidade


16. E aquelas velhas pessoas sentadas do lado de fora, esperando um vizinho para poder conversar...


17. Casa de uma área mais urbanizada da cidade


18. Comércio de rua em outra praça


19. Mais casas


20. Casa Farol de Tucano.







------------------------------------------------------------------------------------


CALDAS DO JORRO


"Os engenheiros estavam cavando um poço de petróleo, mas parece que erraram os cálculos; tem quem diga, porém, que não estavam enganados, estavam mandados. E que a sonda tinha um encanto – botado por quem, não se sabe. O fato é que, quando o buraco passou dos mil e tantos metros, a água brotou das profundas da terra, sulfurosa, quente de escaldar, irrompendo céu acima como um “geyser”. E é um “geyser”. Artificial, mas “geyser”. Passado o assombro daquela explosão líquida, mandaram examinar a água e viram que era medicinal. Não só pela composição química, mas pelo calor mágico, diz o povo. Sei que ali, em pleno sertão baiano, na hoje famosa bacia de Tucano, onde depois se encontrou petróleo mesmo, nasceu uma estação termal"

21.





A Estância Hidromineral de Caldas do Jorro está situada no Município de Tucano, a 6 km de sua sede, com uma altitude de aproximadamente 220 metros, em relação ao nível do mar. Tem administração própria e autonomia financeira. A sua água provém de uma perfuração feita pelo Conselho de Petróleo, em 1948/1949, e a profundidade do poço é de 1.861,41 metros, considerado inesgotável, tendo em vista as enormes reservas existentes, de acordo com o parecer do geólogo José Santana Carvalho, especializado em águas subterrâneas.

22. Praça Ana Oliveira, onde foi realizada anos atrás a primeira perfuração, e hoje é a praça municipal da estancia, abrigando bicas e cascata para moradores e visitantes.


23. Uma das faces da construção no meio da praça. De duas faces saem água para banho, de outra uma torneira para abastecimento de garrafas, e essa face tem simplesmente o mosaico de azulejos com o nome do distrito






As águas do Jorro são resultantes da combinação de dois lençóis freáticos aproveitados com revestimentos e colocados filtros numa extensão de 270 metros em arenito aqüíferos provindo deles água com grande pressão (cerca de 30 metros de altura) e em abundância (111 mil litros por hora). As suas propriedades terapêuticas já são bastante conhecidas e comprovadas.

Afirma-se que é a melhor fonte de água do Brasil e comparável às melhores do mundo, tal como, Vichy, na França, cuja temperatura é de apenas 36 graus.

24. De um lado, bicas... As pessoas ficam de 30 segundos a 1 minuto, se suportarem o calor de 48º das águas, e retornam para o fim da fila.


25. Do outro lado uma cascata, onde as vezes mais de 50 pessoas se revezam no espaço apertado para aproveitar um pouco das águas. À noite a atmosfera de vapor faz com que a praça se transforme numa verdadeira sauna a céu aberto.






A água do Poço Caldas do Jorro, furo NC - 1, é surgente, limpa, abundante, com grande pressão e desprendimento de gases espontâneos, dissolvidos no volume de água termal, a uma temperatura de 48º C e uma vasão atual de 3.170.600 litros por 24 horas.

As análises químicas e físico-químicas foram iniciadas no local do poço com determinações físico-químicas e dosagem e elementos susceptíveis de alterações com transporte de amostra para a sede do L.P.M., em cuja secção de Hidrografia do Ministério das Minas de Energia, foi completada a análise química pelo Químico Tecnologista H. A. Spinelli, sob o número 22.582, de 15/12/1965, nada revelando além dos elementos já dosados e pesquisados. Continuou inalterada.

26. Em dias de feriado e finais de Semana, as filas são enormes.


27. E na praça sempre tem movimento de pessoas conversando e observando as outras nas bicas.


28. No telhado de madeira há inumeros camaleões, iguanas e calangos que se aproveitam do calor das torneiras.






O médico e cientista Zenalson Medina, catedrático na área que leciona no Rio de Janeiro, estuda há mais de 20 anos os poderes curativos das águas do Jorro, e registrou curas fantásticas de doenças de pele. As águas termais são radioativas, bicarbonatadas, litinadas, caleicas, ferruginosas, magnesianas e alcalino-ferrosas.

Beber a água do Jorrão, na praça Ana Oliveira, bem próxima do Hotel, é programa obrigatório. O local está sempre cheio de visitantes e moradores da Estância, proporcionando uma convivência amistosa e divertida.

29. Ao redor da praça há restaurantes e bares, sempre bem movimentados, além de vários vendedores de mingaus, e garrafas plásticas vazias.






As águas do Jorro são, na realidade, de excelente qualidade, com sabor pouco acentuado e gosto alcalino, apresentando cor levemente verde e azul, em grande quantidade, e torna-se incolor em pequeno volume. Ao usá-la para banhos, de imediato, o calor assusta, mas paulatinamente o corpo vai acostumando-se à temperatura de 48º C, e aí torna-se deliciosa e relaxante. Com finalidade terapêutica ele deve ser tomada no momento da surgência, (quatro copos por dia), na mesma temperatura, em horários pré-determinados: antes do café da manhã (jejum), às 11h, às 17h e antes de dormir.

30. Banheiro Público, onde as pessoas podem tomar banhos com mais privacidade. De um lado a entrada é gratuita, de outro, cobra-se 1 real.


31. Outro espaço com torneiras, onde toda a população da cidade vem encher suas garrafas para consumo.






Com uma rede hoteleira bastante diversificada de hotéis, pousadas e pensões, possui hoje mais de 1.000 leitos para abrigar a quem lhes procura.

"Todos os hotéis anunciam os seus banheiros com água do Jorro, livres da promiscuidade do banheiro público. Realmente, embora passando pelo encanamento do hotel, a água ainda chega tão quente que dá medo. E o seu cheiro de enxofre é fortíssimo. Sai-se da torneira escaldado, desinfetado, cheirando a cachorro que tomou banho com sabão de matar pulga."

32. Hotel Biliu, um dos pioneiros do Jorro, responsável durante muito tempo pelas unicas acomodações de "luxo" de toda a estancia.





"A fama do Jorro ainda não atingiu as classes ricas, mas grande é o seu renome entre pobres e remediados. Gente modesta das pequenas cidades sertanejas acorre às águas medicinais com a mesma fé das grã-finas hipocondríacas que vão a Poços e Caxambu. Vêm de caminhão, de jardineira, de ônibus, em velhos carros decrépitos."

33. Centro Comercial de Artesanato de Caldas do Jorr. Composto por vários boxes. O Governo Federal e o Estadual mantêm programas de incentivo ao trabalho, e a redução da miséria, dando cursos de bordados, manejo de madeira etc. a vários moradores da região


34. Um dos corredores do Centro de Artesanato


35. Um dos Boxes, com várias bolsas.


36. Sede Administrativa de Caldas do Jorro, onde além dos principais orgãos, funciona também a sede do programa de alfabetização digital, uma sala com vários computadores e programas educativos para crianças, adultos e idosos.


37. Espaço da tradicional feira realizada todos os domingos, e mercado de abastecimento ao fundo.


38. Praça Antonio Carlos Magalhães.


39. Ruas bastante arborizadas.


40. Estabelicimentos Comerciais no Jorro

41. Frigorifico, onde as melhores carnes ficam do lado de fora, tomando sol, para serem consumidas no final de semana.


42. Cahorro, Bode e Carneiro.







"Ali estava todo mundo tomando banho na água do Jorro, bebendo-a, sarando feridas e curando entranhas enfermas; depois iam embora, como aquilo fosse coisa natural, como se água milagrosa viesse dum encanamento comum, colhida por mãos humanas. Ninguém pensava: de onde vem o calor? Em que chama se aquecia aquela água, saída das funduras da terra? E o enxofre, de onde é que vinha o enxofre? Qual é o lugar, debaixo do chão, onde tem fogo e tem enxofre? Qual é o lugar, qual é?"

"Uma senhora de Feira de Santana, muito magra e sem cor, que procura o Jorro para um mal de fígado, benzeu-se: Mas se a água vem do inferno, como é que pode fazer bem? Do inferno só vem coisa ruim.- E os poderes de Deus? A senhora parece que não está contando com os poderes de Deus. Deus querendo, o que queima cura, o que perde salva. O inferno se vira em jardim, o demônio em anjo. Assim a água do Jorro."


*Citações entre aspas, de Raquel de Queiroz, primeira romancista e escritora mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.





------------------------------------------------------------------------------------


JORRINHO



A cerca de sete quilômetros do Jorro está localizado o Jorrinho, que possui também águas termais com temperaturas mais baixas, de aproximadamente 38ºC, tornando-se mais um atrativo para os visitantes que se encontram em Tucano.

43. Vista da Entrada do Jorrinho, localizado às margens da BR 116.






Este poço está localizado na margem esquerda do rio Itapicurú, junto à ponte da BR-116, que corta este rio, mesclando em sua paisagem as arvores retorcidas da caatinga e o leito parcialmente seco do rio. Foi perfurado pelo Setor de Hidrogeologia, um extinto órgão do Ministério das Minas e Energia, com sede em Recife, no ano de 1966.

O equipamento utilizado foi uma sonda percussora, de pequena capacidade e poucos recursos técnicos e o poço ficou com a profundidade de 260m, produzindo água com temperatura de 38°C, e vazão de surgência em torno de 30m³/h. A potabilidade da água é ótima, com TSD de 267mg/l.





44. Na praça principal se encontram 10 bicas, 5 de cada lado.


45. Assim como no Jorro, o Jorrinho é muito procurado nos Finais de Semana.






Hoje é um pequeno balneário, muito freqüentado pela população da região e pelos turistas que se hospedam em Caldas do Jorro. O Jorrinho consiste apenas em uma pequena vila com uma praça, onde se concentram os principais bares e as bicas. O curioso é que à água que sai delas tem uma temperatura mais moderada que as do Jorro, proporcionando um maior deleite ao visitante.

46. Famílias inteiras se divertem nas águas mornas do Jorrinho






Além do banho quente os visitantes podem banhar-se nas águas do Rio Itapicurú, ou saborear o delicioso bode assado na brasa, que ao longo dos tempos tornou-se tradição nos bares e restaurantes da localidade. Ir até o Jorrinho e não experimentar sua maior especialidade seria um pecado. Na porta de cada bar, a tradicional carne de bode fica exposta ao sol, para atingir o ponto certo de sal e consistência. Abrir o apetite com as águas da bica, degustar o delicioso tira-gosto e se refrescar com uma cerveja bem gelada tornarão o passeio inesquecível.

47. Igreja da praça matriz do Jorrinho


48. Em baixo, a ponte antiga, acima a nova ponte sobre o rio Itapicurú. Ambas ainda são utilizadas, porém a de baixo serve como acesso Local, e a de cima faz parte da Rodovia.


49. Novamente as pontes, e o Rio Itapicurú


50. E atras dos restaurantes da praça, carneiros, porcos e bodes se encontram abertos, tomando sol para serem servidos. Os urubus enchem a área. Muitas vezes mais de 10 sobrevoam as carcaças dos animais esperando sobras de carne cruas dos restaurantes.







------------------------------------------------------------------------------------



BONUS: FEIRA DE SANTANA



Indo e voltando do Jorro, consegui fazer poucas fotos de Feira.
Seguem elas:

51.


52.


53.


54.


55.


56.


57.




--------------------------------------------
Camera Utilizada: Kodak EasyShare C182 12 MegaPixels

Fotos feitas nos dias 4 e 5 de Setembro de 2010.

As informações acima foram tiradas dos sites oficiais de Tucano, Caldas do Jorro, e da Wikipedia.

Esse é meu décimo segundo Thread no SSC. Estou totalmente aberto a comentários, para melhorar na criação dos próximos.

Espero que tenham gostado.
__________________


Todos meus threads confiram aqui:

paulomedford liked this post

Last edited by raorulles; September 9th, 2010 at 11:54 AM.
raorulles no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old September 9th, 2010, 12:52 AM   #2
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 35,916
Likes (Received): 2374

Bem legal o thread, achei Jorro e Jorrinho bem bonitinhas. Os empresários do turismo e o Governo do Estado deveriam olhar para essa região que tem um potencial incrível, quem sabe transformá-la juntamente com Cipó em grandes pólos turísticos a exemplo de Caldas Novas.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 01:12 AM   #3
Juacity
BANNED
 
Join Date: Apr 2010
Location: Juazeiro/BA
Posts: 1,753
Likes (Received): 0

Bonitinha, mas a foto da televisão de cachorro... (42), cachorro, bode carneiro. eu acho que é isso.
Juacity no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 01:17 AM   #4
joaofsa
Luzes da Cidade
 
joaofsa's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Location: Araci/Feira de Santana
Posts: 4,423
Likes (Received): 48

ótimo Thread cara, bem explicativo; muito bom conhecer a região do Jorro.

ps. pelo visto veio à Feira pela primeira vez(de passagem, mas ok), espero que tenho gostado do que viu.
joaofsa no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 01:30 AM   #5
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 75,769

Jorro é uma típica cidade interiorana: simples e com ruas arborizadas onde os moradores ainda podem bater papo com os vizinhos na porta de casa. Essa região deveria ser melhor explorada turisticamente. Goste de ver as fotos de Feira, cada vez mais com jeito de metrópole. Valeu pelo thread, Rao!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 02:18 AM   #6
Santista10
Moderator
 
Santista10's Avatar
 
Join Date: Aug 2009
Location: Santos-SP
Posts: 19,429
Likes (Received): 4450

Muito interessante as fontes termais da Bahia, há muito potencial para ser explorado, a cidade de Tucano é bem simpática e, Feira, como o Tony colocou, cada vez mais com jeitão de metrópole. Thread bonito e muito informativo, parabéns, Raorulles.
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 02:21 AM   #7
Soteropolis1
Registered User
 
Soteropolis1's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Posts: 5,875
Likes (Received): 670

Interessante este thread. Acho que é o primeiro desta área.

Uma certa decepção com Tucano. Esperava mais da cidade, a mais antiga da região. Aparenta ser pobre, arquitetura caixa de sapato (favela style), com algumas exceções, principalmente a biblioteca, e mal cuidada.

Entre Tucano e o Jorro, a beira da estrada interna, há uma grande área de erosão, conhecida como Buraco do Vento, considerada a maior atração da cidade. Não sei se conheceu.

O Jorro é legalzinho, bem urbanizado! Interessante este monumento kitsch que é o 0,5* Hotel Biliu! . A maioria dos quartos tem janela apenas para um corredor interno!!

Curiosa as duas pontes juntas sobre o Itapicuru. O Jorrinho é o balneário mais popular da região. parece bem cuidado, com uma razoável estrutura. O bode é a principal atração culinária! O potencial de água subterrânea da região, inclusive de águas termais, é imenso e ainda muito pouco explorado!

Parabéns Rao, por mostrar uma região tão pouco conhecida da Bahia.

Last edited by Soteropolis1; September 9th, 2010 at 02:50 AM.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 07:02 AM   #8
jai.saj
Da capital do RECÔNCAVO
 
jai.saj's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Santo Antônio de Jesus - Bahia
Posts: 5,925
Likes (Received): 171

Quase quase você tirava fotos de meus pais no Jorro , eles estavam lá a poucos dias.
Parabéns Rão por mostrar o Jorro, pois eu não pude ir. As fotos ficaram ótimas e gostei muito também do texto lá em cima "Os engenheiros estavam cavando um poço de petróleo..."

__________________
Santo Antônio de Jesus - Bahia
jai.saj no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 11:46 AM   #9
raorulles
Tentando voltar! ;)
 
raorulles's Avatar
 
Join Date: Nov 2008
Location: Salvador - Baêa!
Posts: 789
Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Cerrado View Post
Bem legal o thread, achei Jorro e Jorrinho bem bonitinhas. Os empresários do turismo e o Governo do Estado deveriam olhar para essa região que tem um potencial incrível, quem sabe transformá-la juntamente com Cipó em grandes pólos turísticos a exemplo de Caldas Novas.
Pois é. Falta infra estrutura no parque das águas, e em vários aspectos da cidade. Seria ótimo o Jorro se preparar nos proximos 4 anos para atrair turistas do mundo inteiro durante a Copa do Mundo. Até um aeroporto pequeno Caldas do Jorro ja possui.



Quote:
Originally Posted by joaofsa View Post
ótimo Thread cara, bem explicativo; muito bom conhecer a região do Jorro.


ps. pelo visto veio à Feira pela primeira vez(de passagem, mas ok), espero que tenho gostado do que viu.
=) // ValeU!
Na ida passei por dentro de Feira. Eram mais ou menos 6:30 da manhã e tinha tantas pessoas correndo e andando de bicicleta. Fiquei admirado com algumas construções. Na volta contornei a cidade pelo anel, e teve alguns momentos onde se pasava por viadutos que dava pra perceber o tamanho da cidade! Gostei muito, só aumentou minha vontade de conhecer logo essa cidade maravilhosa!



Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Jorro é uma típica cidade interiorana: simples e com ruas arborizadas onde os moradores ainda podem bater papo com os vizinhos na porta de casa. Essa região deveria ser melhor explorada turisticamente. Goste de ver as fotos de Feira, cada vez mais com jeito de metrópole. Valeu pelo thread, Rao!

Pois é Tony! A cidade tinha tudo para ser um polo turistico trazendo visitantes de outros estados.



Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Muito interessante as fontes termais da Bahia, há muito potencial para ser explorado, a cidade de Tucano é bem simpática e, Feira, como o Tony colocou, cada vez mais com jeitão de metrópole. Thread bonito e muito informativo, parabéns, Raorulles.
Acho incrivel o fato de pesquisas afirmarem que as águas de Caldas do Jorro são as melhores em território brasileiro, e uma das melhores do mundo. Só isso ja serviria de atrativo para milhares de pessoas. Valeu pelo comentário




Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Interessante este thread. Acho que é o primeiro desta área.

Uma certa decepção com Tucano. Esperava mais da cidade, a mais antiga da região. Aparenta ser pobre, arquitetura caixa de sapato (favela style), com algumas exceções, principalmente a biblioteca, e mal cuidada.

Entre Tucano e o Jorro, a beira da estrada interna, há uma grande área de erosão, conhecida como Buraco do Vento, considerada a maior atração da cidade. Não sei se conheceu.

O Jorro é legalzinho, bem urbanizado! Interessante este monumento kitsch que é o 0,5* Hotel Biliu! . A maioria dos quartos tem janela apenas para um corredor interno!!

Curiosa as duas pontes juntas sobre o Itapicuru. O Jorrinho é o balneário mais popular da região. parece bem cuidado, com uma razoável estrutura. O bode é a principal atração culinária! O potencial de água subterrânea da região, inclusive de águas termais, é imenso e ainda muito pouco explorado!

Parabéns Rao, por mostrar uma região tão pouco conhecida da Bahia.

Então vc conhece o JOrro, e ja se hospedou no famoso hotel de Biliu! =)
Atualmente existem hotéis de 3 estrelas, com uma infraestrutura muito boa. Quartos mais amplos, com piscinas, salões... Principalmente o Hotel da Familia Penedo, que comanda tudo na região.

Ouvi falar bastante do Buraco do Vento, mas as recomendações são de não ir la sem guia especializado, pelo arenito traiçoeiro. Dizem as lendas que rebanhos de gados, bem como seus vaqueiros foram tragados pelo buraco e nunca mais sairam de la.

Valeu pelo comentário Soteropolis. Como sempre cheio de informações.




Quote:
Originally Posted by jai.saj View Post
Quase quase você tirava fotos de meus pais no Jorro , eles estavam lá a poucos dias.
Parabéns Rão por mostrar o Jorro, pois eu não pude ir. As fotos ficaram ótimas e gostei muito também do texto lá em cima "Os engenheiros estavam cavando um poço de petróleo..."

Poxa... Se eu soubesse que eles estavam por la teria ido conversar com eles e postar uma entrevista aqui no thread! hsaiushaui

O texto dos engenheiros etc são todos de Raquel de Queiroz. Muito bem escritos né?

Valeu pelo comentário! Abração!
__________________


Todos meus threads confiram aqui:
raorulles no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 02:47 PM   #10
Ric.
BANNED
 
Join Date: Aug 2009
Location: Feira de Santana-BA
Posts: 2,177
Likes (Received): 3

o Circuitos das Aguas é interessante,tem alguns hoteis legais e tal,mas as cidades da região,são muito feias,obrigado por fotografar Feira
Ric. no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2010, 06:38 PM   #11
jguima
Registered User
 
jguima's Avatar
 
Join Date: Feb 2010
Posts: 10,857
Likes (Received): 2503

Esta região é composta por localidades simples e que ainda pecam na estrutura, apesar de terem bom potencial.
Veio a lembrança do meu batismo nas bicas do jorro, saí da pousada onde encontrava hospedado, de madrugada, na certeza de que iria encontrar o local vazio e pra minha surpresa estava cheio de gente inclusive os barzinhos proximos. Não conseguia ficar 15 segundos debaixo daqueles chuveiros, tinha a sensação de que minha pele ia ser arrancada, era algo insuportável. Foi muito bom conhecer essa região da Bahia e ainda desconhecida por muitos baianos
Belo thread Raoni.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 03:30 AM   #12
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
 
BrunoInteriorano's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Eixo do Mal (Caçapava-SP)
Posts: 7,099
Likes (Received): 1

esperava mais de Tucano e menos de Caldas do Jorro. Essa última acho que merecia ser emancipada...

Valeu pelas fotos!!
__________________
conscientize-se
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 03:39 AM   #13
Tourniquet
A Bahia é onipresente!
 
Tourniquet's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: London
Posts: 9,617
Likes (Received): 965

Tucano é um dos piores lugares que eu já fui na minha vida. Parte da minha família materna tem origem na cidade. Não gosto de lá, mas é sempre bom ver esses registros do nosso estado. Vlw pelas fts mann.
__________________
Veja FOTOATIVO
Tourniquet no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 04:09 AM   #14
Lukas Baiano
******
 
Lukas Baiano's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Feira de Santana-BA
Posts: 4,574
Likes (Received): 378

Ê saudade do Jorro!!! Altos reggaes!!

Parabéns pelo thread Rao, valeu por mostrar essa região, que não é muito fotogênica, mas que tem um potencial turístico enorme. Gostei da última de Feira!!!
Lukas Baiano no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 04:17 AM   #15
Tourniquet
A Bahia é onipresente!
 
Tourniquet's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: London
Posts: 9,617
Likes (Received): 965

aS FTS DE FEIRA TÃO d+++.
__________________
Veja FOTOATIVO
Tourniquet no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 05:37 AM   #16
jai.saj
Da capital do RECÔNCAVO
 
jai.saj's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Santo Antônio de Jesus - Bahia
Posts: 5,925
Likes (Received): 171

Quote:
Originally Posted by raorulles View Post

Poxa... Se eu soubesse que eles estavam por la teria ido conversar com eles e postar uma entrevista aqui no thread! hsaiushaui

O texto dos engenheiros etc são todos de Raquel de Queiroz. Muito bem escritos né?

Valeu pelo comentário! Abração!
Hehehe. Bem escrito mesmo.
__________________
Santo Antônio de Jesus - Bahia
jai.saj no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2010, 03:35 PM   #17
vila boa
Registered User
 
Join Date: Sep 2005
Posts: 920
Likes (Received): 20

Nossa quanta gente feia nas fotos
vila boa no está en línea   Reply With Quote
Old September 12th, 2010, 01:58 AM   #18
Tourniquet
A Bahia é onipresente!
 
Tourniquet's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: London
Posts: 9,617
Likes (Received): 965

nem me fale... as velhinhas gordinhas de biquine... um terror. huhauhauhauhauhaua
__________________
Veja FOTOATIVO
Tourniquet no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2010, 11:45 AM   #19
raorulles
Tentando voltar! ;)
 
raorulles's Avatar
 
Join Date: Nov 2008
Location: Salvador - Baêa!
Posts: 789
Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Ric. View Post
o Circuitos das Aguas é interessante,tem alguns hoteis legais e tal,mas as cidades da região,são muito feias,obrigado por fotografar Feira
Espero que com o tempo elas se embelezem mais...



Quote:
Originally Posted by BrunoInteriorano View Post
esperava mais de Tucano e menos de Caldas do Jorro. Essa última acho que merecia ser emancipada...

Valeu pelas fotos!!
Assim que cheguei no Jorro pensei pq ele nao se emancipava de Tucano... Com certeza tem potencial pra isso, pois a renda do turismo não é sazonal...





Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Esta região é composta por localidades simples e que ainda pecam na estrutura, apesar de terem bom potencial.
Veio a lembrança do meu batismo nas bicas do jorro, saí da pousada onde encontrava hospedado, de madrugada, na certeza de que iria encontrar o local vazio e pra minha surpresa estava cheio de gente inclusive os barzinhos proximos. Não conseguia ficar 15 segundos debaixo daqueles chuveiros, tinha a sensação de que minha pele ia ser arrancada, era algo insuportável. Foi muito bom conhecer essa região da Bahia e ainda desconhecida por muitos baianos
Belo thread Raoni.
Fato! // A agua queeeeeima a pele, e não importa o horario, a praça sempre vai ter gente tomando banho nos finais de semana.




Quote:
Originally Posted by Tourniquet View Post
Tucano é um dos piores lugares que eu já fui na minha vida. Parte da minha família materna tem origem na cidade. Não gosto de lá, mas é sempre bom ver esses registros do nosso estado. Vlw pelas fts mann.
Em muitos quesitos Tucano é realmente uma das cidades mais pobres e menos desenvolvidas que eu ja conheci... Mas ainda assim gostei de alguns aspectos desse municipio. Vlw pelo comentário




Quote:
Originally Posted by Lukas Baiano View Post
Ê saudade do Jorro!!! Altos reggaes!!

Parabéns pelo thread Rao, valeu por mostrar essa região, que não é muito fotogênica, mas que tem um potencial turístico enorme. Gostei da última de Feira!!!
A ultima foto de feira é miha preferida tbm! // Incrivel como ela tem uma cara de capital=)




Quote:
Originally Posted by Tourniquet View Post
aS FTS DE FEIRA TÃO d+++.
Ahaaasa Feiraa!
__________________


Todos meus threads confiram aqui:
raorulles no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2010, 04:24 AM   #20
Lucassalvador
Registered User
 
Lucassalvador's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Posts: 274
Likes (Received): 11

Parabéns pelo Thread!! Já vi muitas pessoas falarem do jorro e de Tucano mas nunca tive a oportunidade de ir lá!! Tenho que tirar um dia pra conhecer ainda.. valeu.
Lucassalvador no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
bahia

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 12:35 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu