daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 1st, 2010, 11:31 PM   #61
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Likes (Received): 79

P@ssageiro, você é de Guarapuava?
EduPR no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 2nd, 2010, 01:37 AM   #62
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Sim, sou Guarapuavano de nascimento e Curitibano de coração mas minha ligação com Guarapuava ainda é forte, vou sempre ver os amigos e uma parte da família.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 02:41 AM   #63
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Likes (Received): 79

Eu morei lá de jul/1999 até dez/2007.
Interessante como a cidade tem o céu bonito, principalmente no inverno quando abre o tempo depois de uma semana de chuva.
Não sei se é por causa da altitude, até hoje não achei uma explicação científica pra isso.

Foto que eu tirei em mar/2007:

EduPR no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 03:02 AM   #64
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Foto linda! É mesmo, o por do sol em Gpuava é mesmo impactante, o sol desce vermelho atrás do aeroporto, parece que vai por fogo no mundo, eheheh. Mas nunca vou esquecer o céu estrelado nas madrugas, um espetáculo. Nossos colegas geógrafos talvez possam explicar melhor, mas acho que tem sim a ver com a altitude e localização da cidade...

Foto André U. de Salis, no Flickr

Last edited by P@ssageiro_Cwb; December 3rd, 2010 at 04:13 PM.
Old December 5th, 2010, 01:06 AM   #65
AMar5
Registered User

AMar5's Avatar

Likes (Received): 114

Jah fui incontaveis vezes pra gpuava, mas sempre tenho a impressao de q falta algo... acho q eh pq sempre q vou ou passo por ai tah chovendo, da a impressao q a cidade eh triste...
mas a cidade eh mto bonita!!! vlw pelo thread
AMar5 no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2010, 07:07 AM   #66
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Last edited by P@ssageiro_Cwb; March 24th, 2012 at 12:57 PM.
Old December 5th, 2010, 04:45 PM   #67
Rodrigo1994
Registered User

Rodrigo1994's Avatar

Likes (Received): 0

bem linda a cidade!!!
e bem organizada
parabéns pelo thread!!!!
Rodrigo1994 no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2011, 12:54 AM   #68
bjsilva
Ipatinga / Brazil

bjsilva's Avatar

Likes (Received): 118

Tá louco... Essa cidade parece de brinquedo, de tão linda que é... Parabéns pelo thread
bjsilva no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2011, 01:17 AM   #69
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

Likes (Received): 5

Peço-te licença, Passageiro, ao postar no seu thread! Mas acho que tenho a acrescentá-lo haha...

Andei procurando umas fotos de Guarapuava no flick, e obtive resultados! Vamos lá:

image hosted on flickr

Jean Wichinoski Fotografia, no Flickr

image hosted on flickr

dardaoow, no Flickr

image hosted on flickr

André U. De Salis, no Flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

A propósito, a cidade tem shopping?
Old February 16th, 2011, 01:56 AM   #70
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Guilherme Olenik CWB's Avatar

Likes (Received): 142

Acho que a pergunta é para o P@ssageiro, mas pelo que eu saiba, não.

Inclusive o professor de Geografia do cursinho pré-vestiba (em 2007), falando sobre a cultura de algumas cidades, deu um exemplo de Guarapuava. Ele disse que um grande comerciante da cidade morreu deixando uma rede de lojas de herança para o(s) filho(s) e depois este(s) construiu(íram) um shopping que veio a falência, pois não era da "cultura" do Guarapuavano frequentar shoppings. Mas isso foi a história que ele contou no cursinho, não sei se procede.

Seja como for, a história se passou há alguns anos atrás, acho que hoje a realidade é outra. Guarapuava com certeza tem cacife pra ter um shopping.
Guilherme Olenik CWB no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2011, 02:34 AM   #71
Jdolci
JDolci

Jdolci's Avatar

Likes (Received): 8574

Uau!! que perfeiçao de fotos!

E aquele lago das primeiras fotos.. do jeito que eu gosto.. com margens em pedra, bem defina.. todo lago aqui no Brasil tem aquelas margens de terra mesmo .. nao tem um muro, uma calçada, bancos, etc.. coisa normal de se ver em parques dos Estados Unidos, Europa, etc..
Jdolci no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2011, 02:51 PM   #72
Tiago Domiciano
PT ou te levarei no mato

Tiago Domiciano's Avatar

Likes (Received): 5598

Belíssima cidade!
E a Lagoa das Lágrimas, que lugar agradável, sem contar o por do sol, fantástico!
O padrão de vida parece ser bem alto.
Tiago Domiciano no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2011, 03:13 AM   #73
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by ABNeto View Post
Peço-te licença, Passageiro, ao postar no seu thread! Mas acho que tenho a acrescentá-lo haha...

Andei procurando umas fotos de Guarapuava no flick, e obtive resultados! Vamos lá:
ABNeto, ótima contribuições, obrigado! Esse fim de semana vou a Gpuava, se o tempo ajudar volto com fotos.

Quote:
Originally Posted by Guilherme Olenik CWB View Post

Acho que a pergunta é para o P@ssageiro, mas pelo que eu saiba, não.

Inclusive o professor de Geografia do cursinho pré-vestiba (em 2007), falando sobre a cultura de algumas cidades, deu um exemplo de Guarapuava. Ele disse que um grande comerciante da cidade morreu deixando uma rede de lojas de herança para o(s) filho(s) e depois este(s) construiu(íram) um shopping que veio a falência, pois não era da "cultura" do Guarapuavano frequentar shoppings. Mas isso foi a história que ele contou no cursinho, não sei se procede.

Seja como for, a história se passou há alguns anos atrás, acho que hoje a realidade é outra. Guarapuava com certeza tem cacife pra ter um shopping.
Então Guilherme, pelo que sei foi um grupo local que construiu uma torre de aptos e o shopping embaixo (tipo shopping Itália), ficou até legal mas eles começaram a ter problemas (acho que foi mesmo de sucessão familiar) e isso comprometeu a administração do empreendimento. Na época, o shopping foi batizado de Maria Antônia e hoje dá pena ver, é muito bem localizado e razoavelmente bem acabado, com escadas rolantes, etc, tudo parado, não sei se aguarda alguma definição judicial ou o quê. Eu acho que a cidade comporta um shopping sim, os últimos anos trouxeram franquias para Gpuava e um comércio ainda mais diversificado, movimentado e sofisticado, tá na hora né!

Quote:
Originally Posted by Jdolci View Post
Uau!! que perfeiçao de fotos!

E aquele lago das primeiras fotos.. do jeito que eu gosto.. com margens em pedra, bem defina.. todo lago aqui no Brasil tem aquelas margens de terra mesmo .. nao tem um muro, uma calçada, bancos, etc.. coisa normal de se ver em parques dos Estados Unidos, Europa, etc..
Pois é Jdolci, a Lagoa das Lágrimas é mesmo caprichada. A área em volta é muito bem urbanizada como em uma praça bem cuidada mas por ser uma área grande, funciona como um parque onde as pessoas vão correr e etc. É urbanismo das antigas mas o tempo só fez a Lagoa ficar mais bonita, olha como era antes:

1970

O prédio ao fundo é o hospital São Vicente, onde vim ao mundo.

1977:

Fonte

Quote:
Originally Posted by Tiago Domiciano View Post
Belíssima cidade!
E a Lagoa das Lágrimas, que lugar agradável, sem contar o por do sol, fantástico!
O padrão de vida parece ser bem alto.
Tudo bem Tiago? A Lagoa das Lágrimas (1a e 2a foto) era a região mais nobre da cidade até a construção do Parque do Lago (duas ultimas fotos). A área onde o parque foi construido era uma região degradada que além de ter sido recuperada pelo parque, propiciou a ligação de dois grandes bairros, o Batel e o Santa Cruz fazendo com que a região do entorno se valorizasse rapidamente, agora é uma espécie de Barigui guarapuavano - salvas as devidas proporções, é claro.

Olha aí outra foto do Parque do Lago, dá até para sentir aquele friozinho gostoso típico dos 1.120m de altitude em que está a cidade.

p.s. exageros a parte, o "friozinho gostoso" as vezes vira "inverno cabuloso" em julho. Mas dizem que o Criador fez tudo com um propósito, o de Gpuava seria ajudar a resfriar o mundo e controlar o aquecimento global. ahahah

Foto Clerio Back

Last edited by P@ssageiro_Cwb; March 24th, 2012 at 12:58 PM.
Old February 17th, 2011, 12:41 PM   #74
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodrigo1994 View Post
bem linda a cidade!!!
e bem organizada
parabéns pelo thread!!!!
Quote:
Originally Posted by bjsilva View Post
Tá louco... Essa cidade parece de brinquedo, de tão linda que é... Parabéns pelo thread
Valeu, obrigado por comentar as fotos!
Old February 17th, 2011, 05:52 PM   #75
Tiago Domiciano
PT ou te levarei no mato

Tiago Domiciano's Avatar

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
Tudo bem Tiago? A Lagoa das Lágrimas (1a e 2a foto) era a região mais nobre da cidade até a construção do Parque do Lago (duas ultimas fotos). A área onde o parque foi construido era uma região degradada que além de ter sido recuperada pelo parque, propiciou a ligação de dois grandes bairros, o Batel e o Santa Cruz fazendo com que a região do entorno se valorizasse rapidamente, agora é uma espécie de Barigui guarapuavano - salvas as devidas proporções, é claro.

Olha aí outra foto do Parque do Lago, dá até para sentir aquele friozinho gostoso típico dos 1.120m de altitude em que está a cidade.

p.s. exageros a parte, o "friozinho gostoso" as vezes vira "inverno cabuloso" em julho. Mas dizem que o Criador fez tudo com um propósito, o de Gpuava seria ajudar a resfriar o mundo e controlar o aquecimento global. ahahah

Foto Clerio Back
Tudo bem, sim!
Pensei mesmo no Parque Barigui quando vi, hehe. A área continua impecável, desde os anos 70 até agora. Um exemplo que deu certo!
Adoro o friozinho, e o inverno também. Amo morar no Paraná.
Controlar o aquecimento foi boa!

A foto de Clerio está perfeita! Parece uma pintura! Realmente, essa região arrasa!
Old February 17th, 2011, 06:54 PM   #76
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Likes (Received): 254

Nossa, que beleza de cidade!! Os locais mostrados, a qualidade das fotos, tudo está perfeito!!

Tenho que urgentemente por o pé na estrada e conhecer essa região!!
DSoares no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2011, 08:38 PM   #77
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tiago Domiciano View Post
Tudo bem, sim!
Pensei mesmo no Parque Barigui quando vi, hehe. A área continua impecável, desde os anos 70 até agora. Um exemplo que deu certo!

A foto de Clerio está perfeita! Parece uma pintura! Realmente, essa região arrasa!
Consegui a informação do ano de construção/urbanização desses espaços, a foto abaixo mostra um pouco de cada um.

No topo, está o Parque do Lago, construído na década de 90 e que divide o Batel e Sta. Cruz. Na parte de baixo da foto, está a Lagoa das Lágrimas, que fica no Trianon e foi urbanizada na década de 60.
Eu acho que entre os dois, o que lembra um pouco o Barigui é o Parque do Lago.

Last edited by P@ssageiro_Cwb; February 17th, 2011 at 08:43 PM.
Old February 17th, 2011, 11:25 PM   #78
Tiago Domiciano
PT ou te levarei no mato

Tiago Domiciano's Avatar

Sim, é mesmo! A aparência do Parque do Lago é mais natural também. Acho que confundi os dois lagos.
Esta foto acima evidencia ainda mais o bom planejamento da cidade.
Parabéns pelo thread, novamente!
Old February 19th, 2011, 03:46 AM   #79
Carlirio
Registered User

Carlirio's Avatar

Likes (Received): 4

Essa cidade é muito bonita.
Parabéns por mostrar à todos o quão maravilhosa é Guarapuava/PR.

Profile no Panorâmio.
Blog sobre ônibus: Bus! NETOIN!.
Carlirio no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2011, 11:14 PM   #80
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Guilherme Olenik CWB's Avatar

Likes (Received): 142

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
Então Guilherme, pelo que sei foi um grupo local que construiu uma torre de aptos e o shopping embaixo (tipo shopping Itália), ficou até legal mas eles começaram a ter problemas (acho que foi mesmo de sucessão familiar) e isso comprometeu a administração do empreendimento. Na época, o shopping foi batizado de Maria Antônia e hoje dá pena ver, é muito bem localizado e razoavelmente bem acabado, com escadas rolantes, etc, tudo parado, não sei se aguarda alguma definição judicial ou o quê. Eu acho que a cidade comporta um shopping sim, os últimos anos trouxeram franquias para Gpuava e um comércio ainda mais diversificado, movimentado e sofisticado, tá na hora né!
Ah sim, será que existe a possibilidade do lugar reabrir? Guarapuava merece um shopping.
O comércio aí, atende as classes mais altas da cidade?

Sei que deveria conhecer a cidade pessoalmente, mas já que ainda e infelizmente não conheço, pergunto a você, que morou lá
Guilherme Olenik CWB no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
guarapuava, paraná

Thread Tools

Posting Rules