|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| View Poll Results: O que achas? | |||
| Sim, as pessoas saem mais rapidamente das localidades |
|
1 | 7.14% |
| Não, as acessibilidades trazem mais emprego para os concelhos |
|
3 | 21.43% |
| Em alguns casos sim, noutros não, depende de outros factores |
|
10 | 71.43% |
| Voters: 14. You may not vote on this poll | |||
![]() |
|
|
Thread Tools | Rate Thread | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
Debate: As Acessibilidades aceleram ou atenuam a Desertificação ?
Este assunto é polémico, por isso é melhor criarmos um novo thread para discutirmos esta situação.
A conversa foi passada para este tópico. Oponopono sinceramente... as únicas que podes analisar são aquelas onde passa a A23, A24 e A25... e mesmo assim é uma questão de identificares outras variáveis que poderão estar a influenciar a perda de população. É adiar o inadiável... se não existir um bom executivo camarário que incentive de qualquer forma as empresas e as pessoas a ficar, se não existirem pessoas empreendedoras, etc... com ou sem AE à porta, não se safam ! Outras vezes o concelho perde, mas a vila sede ganha...
Last edited by Barragon; September 9th, 2010 at 12:34 PM. |
|
|
|
|
|
#2 | |
|
Registered User
Likes (Received): 11
|
Quote:
As acessibilidades criam oportunidades, sim. Ou podem permiti-las. Ou podem mesmo permitir o aproveitamento dum potencial já existente e que espera apenas a acessibilidade para se expressar. Mas se essas oportunidades não forem aproveitadas não só não estancam o êxodo como podem mesmo aumenta-lo por via da maior proximidade. |
|
|
|
|
|
|
#3 |
|
Barra for Friends
|
As acessibilidades trazem mais empresas e até criam movimentos pendulares... por exemplo Mação - Abrantes
Envendos - Abrantes Castro Daire - Viseu Ribeira de Pena - Fafe Alter - Portalegre Crato - Portalegre Tens que me dar exemplos concretos, não é teorias não provadas.
|
|
|
#4 | |
|
Registered User
|
Quote:
Aliás, Portugal é um bom caso que te contraria totalmente, e aliás é normal. As acessibilidades ao interior não levaram consigo o desenvolvimento só por si. E o interior continuou a perder gente e valor. Existe o mito de que as acessibilidades só por si representam o desenvolvimento e esse mito tem feito escola em Portugal. É, aliás, o mito que está por trás das SCUT e todos sabemos os resultados. Antes de existirem as estradas novas até consigo perceber que esse mito tivesse ganho raízes. As pessoas não têm que saber estas coisas e é uma daquelas coisas em que foi fácil os políticos enganarem as pessoas. Poucos, aliás, alertaram para este problema das estradas "terem dois sentidos", como disse o presidente da CMMirandela quando lá chegou o IP4. Mas isso era dantes. Hoje em dia e com os 10-15 anos de experiência que já existem, em que a chegada das acessibilidades não levou desenvolvimento a lado nenhum só por si, já não há motivos para esse mito continuar vivo. Quanto a teorias não provadas, eheheheh... Falas, imagino, do alto dos teus estudos superiores em transportes, geografia ou similares, suponho. Mas se queres dados concretos olha para o país que tens e compara o antes e o depois da chegada das vias rápidas. Tanto em população como em PIB e PIB per capita das regiões onde as estradas chegaram. |
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Barra for Friends
|
o quê? Mirandela cresceu bastante por causa do IP4 !!! é dos casos mais gritantes !A perda de população nas aldeias e vilas está relacionada com os movimentos intra concelhios e a redução da taxa de natalidade, na maioria dos casos dos concelhos abrangidos pelas novas vias de comunicação. A população continua a decrescer, mas foi atenuada pela existência da via de comunicação, pois esta trouxe mais emprego.
|
|
|
#6 | |||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
E, claro, vais ter que explicar-me como relacionas diminuição da natalidade com chegada de acessibilidades seja onde for! Com a chegada da estrada deixa de fazer-se meninos??? Antigamente diziam que isso era com a televisão...Quote:
Aliás, se vias de comunicação fossem só por si sinónimo de desenvolvimento e criação de riqueza, Portugal seria um país riquissimo. Acho que não é bem, bem, esse o caso, pois não? |
|||
|
|
|
|
|
#7 |
|
Barra for Friends
|
vês como percebeste mal.
Onde é que eu disse que a chegada das acessibilidades tem vindo a diminuir a natalidade? ![]() A descida da TN aconteceu nos últimos 20 30 anos e continua. Eu há bocado falei no factor dos autarcas competentes... e isso também influencia ! não lês o que escrevo.
|
|
|
#8 | ||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
Repito: as acessibilidades podem ser uma oportunidade para o desenvolvimento. São um elemento necessário para ele ocorrer. Mas não são elemento suficiente e só as acessibilidades por si, sozinhas e sem mais nada, não só não levam desenvolvimento nenhum a lado nenhum, como podem mesmo agravar o definhar duma região com a saída mais facilitada dos que por lá vivem e vão procurar a vida noutros sitios aproveitando a maior facilidade de manter o contacto com as familias. Em Portugal persistiu-se em achar que as acessibilidades só por si eram sinónimo de desenvolvimento, construiram-se estradas rápidas para todo o lado e mais algum. Mas como não se fez mais nada além das estradas o desenvolvimento não ocorreu. E acho que esta última frase ninguém disputa dada a realidade global das regiões atravessadas, tanto em termos de população como de produção de riqueza, antes e depois da chegada das estradas rápidas. |
||
|
|
|
|
|
#9 |
|
Nobre. Leal. Invicto.
Likes (Received): 7
|
Outra vez o mesmo assunto?!
Isto parece os referendos! Vamos fazendo até termos o resultado que queremos... ![]() Ai, ai... que falta de imaginação para criar tópicos!
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
|
tcpor, podias «botar faladura» sobre o tema. Penso que sendo geógrafo podes aprofundar muito mais o tema do que eu posso faze-lo dado a minha perspectiva ir além mas não muito apenas da influência das acessibilidades e transportes.
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Barra for Friends
|
tcpor? andavamos a falar disto noutro thread... não tem nada a ver com o resultado que queremos... então chegou-se a algum resultado? que atitude é essa. Isto não é para chegar a resultado algum.
falta de imaginação ? então diz isso a quem faz alguns tópicos no café e majestic.
|
|
|
#12 |
|
Abandonou o fórum
Likes (Received): 0
|
Acho que há um caso de sucesso que deveria ser bem estudado, e que tem tudo a ver com este tópico: Belmonte. Um concelho pequeno, do Interior, que tem sido dos poucos a crescer e a desenvolver-se nos últimos anos, particularmente após a chegada da A23.
É sem dúvida um caso a estudar.
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Registered User
Likes (Received): 31
|
Se por um lado contribui para a desertificação, porque se torna mais fácil para as pessoas irem viver para outro lugar e colocarem-se mais rapidamente na sua terra natal, não é menos verdade que para muitos é a única garantia de que se conseguem manter na sua terra natal, à mais rápida disposição de empregos e serviços, sem terem que procurar outras paragens. Na minha opinião, e apesar daquilo que tem sido dito pelos experts na matéria, as acessibilidades acabam por não criar grande efeito, apenas acabam por melhorar a qualidade de vida das áreas atravessadas.
Last edited by rpc08; September 9th, 2010 at 02:27 PM. |
|
|
|
|
|
#14 | |
|
Registered User
|
Quote:
Então e se pensares assim, rpc. Antes de construir uma acessibilidade pensar. Nomeadamente pensar em que objectivos se visam atingir para a região A ou B ou C ou D. E depois então ir ver que meios são necessários para atingir os objectivos definidos. Conclui-se que para atingir os objectivos definidos é necessário fazer todas as seguintes coisas: construir uma estrada com a capacidade x, construir um parque industrial com as dimensões y, diminuir a pressão fiscal sobre o investimento em z%, etc, etc, e fazer estas coisas todas em simultâneo. Fazendo-se isto, continua a parecer-te que a nova acessibilidade não tem efeitos e melhora apenas a qualidade de vida dos que já estão? |
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
'tou na lua...
Likes (Received): 416
|
Eu vejo os concelhos do interior do distrito de Coimbra... Arganil, mesmo com o IP3, perdeu alguma população. Oliveira do Hospital é só servida pela N17, indo o IC6 só até à zona da Candosa. É uma excepção de desenvolvimento, com uma cidade que se tem dinamizado, tem um politécnico e o estatuto de cidade. Agora Arganil é pequena e tem apenas investimento local, tem umas pequenas aldeias no concelho e que estão dispersas no mapa, e Góis tem 4000 pessoas, uma praia fluvial que recebe turistas ocasionais e o encontro de motards uma vez por ano, até estando a vila algo esquecida, sem futuro (isto dito a mim por quem é de lá, a juventude lá não tem futuro). Pampilhosa da Serra (tem a N112 e N344) então é um buraco quase imperceptível no mapa pouco maior que Góis e o concelho mais pobre e isolado do distrito de Coimbra (bem que poderia ser de CB).
Se em alguns sítios souberam aproveitar as estradas como Mirandela ou OH com ainda menos, noutros concelhos a falta de acessibilidades aliada a políticas pouco incentivadoras levam a um desinteressede de agentes externos que procuram locais para investir. As acessibilidades são importantes para chegar mais facilmente a uma localidade e para escoar os produtos de quem lá produz. E sem investimento não há trabalho, sem trabalho não se atrai população e os que ali vivem saem para um sítio melhor. Portanto, temos que pensar em acessibilidades em conjunto com políticas de atractibilidade de investimento e população, não é só com um subsídio como quer o governo fazer com a nova política de mandar pessoas para o interior.
|
|
|
#16 | ||
|
Registered User
Likes (Received): 31
|
Quote:
É neste aspecto que as acessibilidades ajudam, por si só. Como eu já disse pouco ou nada importa para o caso da desertificação porque há os que ficam e há os que saem. Mas em termos de qualidade de vida faz toda a diferença. E é por isso que a mim me custa ouvir certas pessoas dizer muitas vezes que vale mais deixar certas populações como estão, com estradas terríveis, em vez de estar a dar-lhes boas acessibilidades. Quote:
Eu estava a falar das acessibilidades por si só, não estou a pôr em causa a criação de um plano conjunto que combata a desertificação, aliás, o grande problema (depois de nos termos deixado chegar à situação em que estamos) é ainda ninguém se ter lembrado disso.
|
|
|
|
|
#17 | ||
|
Nobre. Leal. Invicto.
Likes (Received): 7
|
Quote:
Quote:
O que tinha a dizer sobre o tema... já o disse, no tal outro tópico. E resumo na opção que seleccionei: "Em alguns casos sim, noutros não, depende de outros factores".
É um tema demasiado complexo e muito pouco linear para poder ser entendido, através de um fórum "leigo", como é o caso do SSC, pela maioria dos leitores. ![]() Não se chegou a nenhum resultado tal como, neste fórum, nunca se chega! Por muito que se apresentem dados, somos todos tão teimosos que não mudamos de opinião nem sequer somos capazes de dar a razão, quando ela não nos pertence. No caso deste tema, lembro-me bem que, por muito que apresentássemos valores sobre o fenómeno quase único do desenvolvimento de Mirandela, em relação à região Norte e à A4/IP4, a ideia que prevaleceu foi a de... teimosia. Por isso, nem me vou dar ao trabalho de re-explicá-la. Quem se quiser enriquecer sobre esta temática, que procure algures no fórum. ![]() Quanto aos tópicos do sub-fórum "Café" e sub-sub-fórum "Majestic", não sou moderador para comentar. Aliás, se fosse, não comentaria... agiria. Porque aquilo é, por vezes, mau de mais. Talvez daí a crescente e contínua falta de participação no fórum português. ![]()
|
|
|
|
|
#18 | |
|
Registered User
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
'tou na lua...
Likes (Received): 416
|
Em Viseu nem têm transportes públicos para Nelas ou Mangualde para apanhar o comboio. Só de táxi, o que custa mais que a viagem de comboio. De resto, tenho opinião acima formulada.
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 1
|
|
|
|
|