daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old September 11th, 2010, 05:54 AM   #1
ghml
Registered User

Likes (Received): 132

Rotas alternativas aos pedágios

Gostaria de propor neste thread o compartilhamento de rotas e caminhos alternativos aos da grandes rodovias, evitando-se passar pelas praçss de pedágios.

Eu conheço muitas pessoas que prefeririam fazer um caminho sem pagar um centavo de pedágio, mesmo que seja por uma rodovia mais antiga e somente não o faz porque não conhece a rota.

Por conta disso, acho interessante democratizar essa informação.

Obs: Não estou propondo nada ilícito, como "furar pedágio", rotas ilícitas nem nada. Apenas procuro compartilhar um caminho alternativo aos foristas
ghml no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 11th, 2010, 06:05 AM   #2
ghml
Registered User

Rodovia Anhanguera (SP-330) - Praça do km 81 - Norte e Sul

Sentido Norte
- Entre na saída do km 75, para a cidade de Vinhedo.
- Siga pela "Estrada da Boiada"
- Continue pela "Av. Jangal"
- Vire à esquerda na "Rua Eunice Aparecida Barroni"
- Depois vire à direita na "Av. Dr Antônio de Bento Ferraz"
- Siga esta avenida até o final, passe em frente ao Colégio Etapa e pege a rotatória para entrar na "Rod. Comendador Guilherme Mampirim"
- Siga até o final dela e saia na Anhanguera km 82, logo à frente ao pedágio.

Sentido Sul
- Entre na saída do km 81, para a cidade de Valinhos.
- Siga pela "Rod. Comendador Guilherme Mampirim" até visualizar o Colégio Etapa
- Vire à direita e pegue a rua da frente do colégio ("Av. Dr Antônio de Bento Ferraz")
- Vire à esquerda na "Rua Eunice Aparecida Barroni"
- Continue pela "Av. Jangal"
- Siga pela "Estrada da Boiada"
- Vire à direita na Rodovia Vinhedo-Anhanguera.
- Siga até o final dela e saia na Anhanguera km 75, logo à frente ao pedágio.

Km andados a mais: 4,3

Last edited by ghml; September 11th, 2010 at 06:15 AM.
Old September 11th, 2010, 06:35 AM   #3
ghml
Registered User

Rodovia Anhanguera (SP-330) - Praça do km 26 - Norte e Sul

Sentido Norte
- Entre na saída do km 25, para Perus e Parque Anhanguera
- Siga a estrada sempre reto, atravesse o bairro de Perus passando pelas ruas "Silvio de Campos" e "Fiorelli Peccicacco"
- Faça a rotatória e continue reto para a "Av. Raimundo Pereira de Magalhães"
- Na próxima bifurcação, pegue o acesso para Caieiras/Francisco Morato, entrando na "Rodovia Tancredo Neves (SP-332)"
- Siga por essa rodovia, passando pelas entradas de Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato
- Ao cruzar com a rodovia "SP-354", indicando Cajamar, Campo Limpo Paulista, Jarinu, faça a conversão à esquerda para pegá-la sentido Cajamar/Anhanguer.
- Siga até o final. Você sairá no trevo do km 38 da Anhanguera, já a frente do pedágio.

Sentido Sul
- Entre na saída do km 38, para Campo Limpo Paulista, Jarinu
- Siga nesta rodovia (SP-354) até cruzar com a "Rodovia Tancredo Neves (SP-332)", com as indicações para Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras
- Vire à direita nesta rodovia e siga sempre reto, passando pelas entradas de Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras
- Ao final da rodovia, pega a bifurcação parra a direita, seguindo as placas Perus e Parque Anhanguera, caindo na Av. Raimundo Pereira de Magalhães
- Siga a estrada sempre reto, atravesse o bairro de Perus passando pelas ruas "Fiorelli Peccicacco" e "Silvio de Campos", nunca seguindo para "São Paulo"
- Passe pelo Parque Anhanguera e caia no acesso à rodovia Anhanguera, no trevo do km 26, já a frente do pedágio.

Kms andados a mais: 24,8

Old September 11th, 2010, 07:09 AM   #4
ghml
Registered User

Rodovia Castelo Branco (SP-280) - Praça do km 18 - Oeste

- Pegue a saída do km 15 para "Osasco (Centro)". Essa saída fica na faixa da esquerda da rodovia.
- Siga a "Av. Pres. Kennedy" até vir o Viaduto Tancredo de Almeida Neves (que passa sobre o rio Tietê)
- Pegue a alça para este viaduto, em direção ao centro de Osasco
- Passe por cima do rio, continue na avenida.
- Vire à direita na "Rua Hildebrando de Lima" e logo em seguida à direita novamente na "Rua São Maurício"
- Ande dois quarteirões e vire à esquerda no terceiro, na "Rua Comandante Sampaio".
- Ande novamente dois quarteirões e vire à direita no terceiro na "Rua Licínio Castro"
- Siga reto e cruze a "Av. dos Autonomistas", pegando a mesma para a esquerda.
- Siga sempre reto nesta avenida. Passe por baixo do Rodoanel e continue reto na rotatória até ela se transformar em "Estrada dos Romeiros (SP-312)"
- Após ver a estação Carapicuíba da CPTM à sua direita, vire à direita na "Rua da Consolação", sentido Tamboré.
- Passe por cima do Rio Tietê, por baixo da Rodovia Castelo Branco e pegue a alça da Rodovia sentido interior/Sorocaba/Alphaville.

Kms andados a mais: 4,1

Old September 11th, 2010, 07:45 AM   #5
o nomade
Arq Vinicius Metz

o nomade's Avatar

Likes (Received): 62

SP - PR

É um assunto que me interessa.

Eu moro em Franca - SP e viajo para o Rio Grande do Sul nas férias. Daqui até lá se vão uns R$ 100,00 em pedágios.
Entre Franca e o Paraná eu gosto de usar a SP-255. É uma rodovia de pista simples na maioria do trajeto, mas tem menos movimento do que o caminho tradicional pela Anhanguera e Régis Bittencourt. O trecho entre Ribeirão Preto e Curitiba- PR tem 5 pedágios na rota da imagem (8 passando por Ponta Grossa). Em comparação Anhaguera - Rodoanel - Régis tem 15 pedágios.
A distância percorrida é 30 km menor segundo Google Maps.

o nomade no está en línea   Reply With Quote
Old September 11th, 2010, 11:10 AM   #6
ghml
Registered User

Quote:
Originally Posted by o nomade View Post
É um assunto que me interessa.

Eu moro em Franca - SP e viajo para o Rio Grande do Sul nas férias. Daqui até lá se vão uns R$ 100,00 em pedágios.
Entre Franca e o Paraná eu gosto de usar a SP-255. É uma rodovia de pista simples na maioria do trajeto, mas tem menos movimento do que o caminho tradicional pela Anhanguera e Régis Bittencourt. O trecho entre Ribeirão Preto e Curitiba- PR tem 5 pedágios na rota da imagem (8 passando por Ponta Grossa). Em comparação Anhaguera - Rodoanel - Régis tem 15 pedágios.
A distância percorrida é 30 km menor segundo Google Maps.
Gostei da sugestão. Realmente é muito mais vantajosa! O tempo varia muito entre as duas opções?

Rodovia Castelo Branco (SP-280) - Praça do km 33 - Oeste

Esse caminho ainda não testei, mas vi pelo Google Maps. Existe uma estrada chamada "Estrada da Servidão"/"Estrada do Ingahi" que parece ser alternativa ao pedágio do km 33 da Castelo Branco. Alguém pode confirmar?

Old September 12th, 2010, 12:26 AM   #7
o nomade
Arq Vinicius Metz

o nomade's Avatar

Likes (Received): 62

Quote:
Originally Posted by ghml View Post
Gostei da sugestão. Realmente é muito mais vantajosa! O tempo varia muito entre as duas opções?
Todo o percurso leva mais ou menos 9 horas... Deve variar em no MÁX 1h.
o nomade no está en línea   Reply With Quote
Old September 12th, 2010, 02:28 AM   #8
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 497

é...

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old September 12th, 2010, 03:47 AM   #9
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Likes (Received): 776

Quote:
Originally Posted by ghml View Post

Rodovia Castelo Branco (SP-280) - Praça do km 33 - Oeste

Esse caminho ainda não testei, mas vi pelo Google Maps. Existe uma estrada chamada "Estrada da Servidão"/"Estrada do Ingahi" que parece ser alternativa ao pedágio do km 33 da Castelo Branco. Alguém pode confirmar?

Tava vendo essa rota de fuga pelo Google Earth, e pelo que me consta existe um bloqueio nessa estradinha. Também, a Viaoeste não seria idiota de deixar um desvio tão tosco desse ativo, e se este realmente existisse, muita gente usaria. Vi pelo GE, não sei se existe mesmo esse bloqueio.

Quanto aos desvios de pedágio, prefiro não utilizá-los, à não ser que a rodovia seja pedagiada porém em pista simples. Nada mais prazeroso e seguro que viajar numa pista dupla.

"Para ser grande, sê inteiro: nada/ Teu exagera ou exclui./ Sê todo em cada coisa. Põe quanto és/ No mínimo que fazes./ Assim em cada lago a lua toda/ Brilha, porque alta vive." Fernando Pessoa (Ricardo Reis)
vitinhooo no está en línea   Reply With Quote
Old September 12th, 2010, 04:57 AM   #10
CleitonSPecial
Mr. C

CleitonSPecial's Avatar

Likes (Received): 291

São Paulo - Sorocaba sem pedágio

Pegar a Raposo Tavares até a saída 50 em Vargem Grande Paulista, acesso para Ibiúna e Piedade através da SP 250 (Bunjiro Nakao). São aproximadamente 60km até Piedade, onde tem de pegar a SP 79 que levará a Votorantim e a Sorocaba. Percurso de 25km a mais, estradas sinuosas e pista simples. Também dá pra acessar a BR 116 em Juquiá, é só pegar a SP 79 em Piedade e seguir por 94km. Pista simples e trecho perigoso após Tapiraí, descida da serra que parece "infinita". Mas caminhões são proibidos em certos horários, então somente carros e motos trafegam por lá. Pra quem quiser evitar a Serra do Cafezal, pode ser bom.
CleitonSPecial está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 12th, 2010, 11:08 AM   #11
doctor_jack_spa
Taboão da Serra:em 2017?

doctor_jack_spa's Avatar

Likes (Received): 6

Quote:
Originally Posted by CleitonSPecial View Post
São Paulo - Sorocaba sem pedágio

Pegar a Raposo Tavares até a saída 50 em Vargem Grande Paulista, acesso para Ibiúna e Piedade através da SP 250 (Bunjiro Nakao). São aproximadamente 60km até Piedade, onde tem de pegar a SP 79 que levará a Votorantim e a Sorocaba. Percurso de 25km a mais, estradas sinuosas e pista simples. Também dá pra acessar a BR 116 em Juquiá, é só pegar a SP 79 em Piedade e seguir por 94km. Pista simples e trecho perigoso após Tapiraí, descida da serra que parece "infinita". Mas caminhões são proibidos em certos horários, então somente carros e motos trafegam por lá. Pra quem quiser evitar a Serra do Cafezal, pode ser bom.
Olha eu conheço esse trecho de Tapiraí, não sei o que é pior, se a Serra do Cafezal, ou esse aí...e ir para Sorocaba, só para não pagar pedágio, evitando a Castelo Branco, por este caminho não dá, a não ser para os amantes de estradas sinuosas, fora que dependendo do horário Raposo Tavares até Cotia é trânsito infinito, depois a "Giro Giro" curvas e mais curvas, a SP 79 então nem se fala...gasta mais combustível, é super perigoso, enquanto isso a sp-280 uma baita de uma estrada, a 120 km/h. Já quase levei uma de frente na Bunjiro Nakao, perto da Nissin, nunca mais...

Um pouquinho da sp 79, pega um caminhão pela frente, não passa ou então arrisca muitoooooooooooo

Last edited by doctor_jack_spa; September 12th, 2010 at 11:34 AM.
doctor_jack_spa no está en línea   Reply With Quote
Old September 12th, 2010, 01:57 PM   #12
ghml
Registered User

Lembrando que a SP-79 é também o principal caminho entre Campinas e Curitiba. Todos os ônibus rodoviários que saem do terminal de Campinas usam a SP-79 para chegar à cidade sulina. Não entendo o porquê de não utilizaram Bandeirantes+Rodoanel+Régis.
Old September 12th, 2010, 04:22 PM   #13
CleitonSPecial
Mr. C

CleitonSPecial's Avatar

Likes (Received): 291

Eu não sei porque ninguém faz alguma obra decente nessa estrada.
CleitonSPecial está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 12th, 2010, 07:48 PM   #14
Cesar Vieira
East Side, St. Paul

Cesar Vieira's Avatar

Likes (Received): 400

Ayrton Senna

Minha contribuição:
O caminho é meio complicado, mas é uma alternativa muito usada por quem mora para depois de Itaquaquecetuba.

Na Ayrton, saia no km 28 (o trevo da balança do Dersa) siga em frente na avenida sacramento, depois avenida da estação (uma continua a outra), vá até o cruzamento e entre a esquerda na Rua Bernardo Chaves cabral ( faz muito tempo que fiz este caminho e não lembro se é mão ou contra-mão agora), vá até o fim, vire a esquerda, depois 1ª a direita, entre no acesso do viaduro carlito maia, cruze a linha do trem, vá até o fim no cruzamento do hospital, entre a esquerda na Marechal tito (sentido Itaqua), siga em frente na Marechal Tito, Sp 66 até o trevo de Itaqua, pegue a estrada de santa Izabel, depois a avenida do parque, vá até o trevo, entre a esquerda, passe por baixo da estrada de santa izabel, siga em frente e entre a direita novamente na Ayrton. Pronto
São mais ou menos 13 km, se tempo não é problema, é uma boa alternativa

Pa a todos

Propostas/proposals:
Metrô do Vale/Metropolitano Grande Campinas/Lisboa2010
Regionais SP
Ônibus Americanos e Canadenses
Cesar Vieira no está en línea   Reply With Quote
Old September 13th, 2010, 01:39 AM   #15
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 466

Quote:
Originally Posted by vitinhooo View Post
Tava vendo essa rota de fuga pelo Google Earth, e pelo que me consta existe um bloqueio nessa estradinha. Também, a Viaoeste não seria idiota de deixar um desvio tão tosco desse ativo, e se este realmente existisse, muita gente usaria. Vi pelo GE, não sei se existe mesmo esse bloqueio.

Quanto aos desvios de pedágio, prefiro não utilizá-los, à não ser que a rodovia seja pedagiada porém em pista simples. Nada mais prazeroso e seguro que viajar numa pista dupla.

Aquele galpão à esquerda da imagem de satélite é o centro de distribuição do Carrefour, construído recentemente. A via que comça à esquerda, junto deste galpão, é fechada e só quem tem acesso são funcionários e caminhões que entram naquele galpão, mediante autorização. Essa rota alternativa de fuga não procede.

O caminho mais fácil é sair no km 31,5 e subir até Aldeia da Serra. De lá, tem uma estradinha de terra que leva até a altura de Cururuquara, já na saída da Castello Branco, pouco depois do pedágio. Só que essa estradinha não se encontra lá essas coisas e qeum não conhece bem a região se perde.

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old September 13th, 2010, 01:50 AM   #16
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Acho que esses desvios só valem a pena pra quem tem que passar todos os dias pelo pedágio, pesando no bolso todo mês, e mesmo assim tenho minhas dúvidas em relação ao combustível extra usado e o tempo gasto.

Pra uma viagem de férias acho preferível usar a estrada duplicada e pagar o pedágio, ainda que caro, a não ser, claro que a pessoa esteja sem pressa e a fim de conhecer novos lugares.

Eu conhecia uma da Dutra, em Arujá que um amigo meu usava, mas nem sei indicar, sei que passava nuns lugares bem ermos e saia na estrada de Sta isabel, depois no trevo de Arujá dava pra voltar pra Dutra
Old September 13th, 2010, 07:28 AM   #17
malegi
Registered User

malegi's Avatar

Likes (Received): 2623

A Dom Pedro I até o ano passado tinha o pedágio do km 55 que eu sempre passava por uma rota alternativa muito boa. Desde a concessionária assumir no final de 2009, demoliram esse pedágio e construíram dois novos que eu não sei burlar...
malegi no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2010, 02:53 AM   #18
Lanterna
Registered User

Lanterna's Avatar

Likes (Received): 2

Seguindo a Castelo e chegando em Boituva tem uma estradinha que é a entrada de um Motel, mas ao invés de entrar no estabelecimento é só pegar a estrada para o lado esquerdo, uma leve entradinha dentro da cidade e beleza... é só pegar o acesso da Castelo de novo sentido interior, logo depois do pedágio...

Follow me: www.twitter.com/CarlosGarcia
Lanterna no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2010, 11:19 PM   #19
Adrecal
Registered User

Likes (Received): 1050

Essa é boa para quem visita Caxias do Sul vindo de Porto Alegre!

No entrocamento da BR-116 com a RS-452, basta pegar uma estradinha que passa por uns sitios e sair no Posto de Gasolina mais a frente! Caminhões e carros de passeio passam a vontade. O Pedágio fica vazio!

Adrecal no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2010, 02:04 AM   #20
ghml
Registered User

Quote:
Originally Posted by Adrecal View Post
Essa é boa para quem visita Caxias do Sul vindo de Porto Alegre!

No entrocamento da BR-116 com a RS-452, basta pegar uma estradinha que passa por uns sitios e sair no Posto de Gasolina mais a frente! Caminhões e carros de passeio passam a vontade. O Pedágio fica vazio!
Caramba! O desvio é realmente muito vantajoso. Por que será que a concessionária não bloqueia o acesso?

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules