daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old September 12th, 2010, 05:49 PM   #1
Tadu
Registered User
 
Tadu's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Posts: 64
Likes (Received): 1

Nova Iguaçu a dois passos do futuro

Nova Iguaçu está a dois passos do futuro. No que depender da Prefeitura, a cidade será a primeira da região a revolucionar o sistema de circulação viária e reestruturar a arquitetura urbana. Elaborado pelo engenheiro Fernando Mac Dowell, o projeto, lançado em audiência pública na Unig, na última quarta-feira, dia 08, inclui a implantação de um novo meio de transporte, a reativação do antigo aeroclube, e o aterramento de grande parte da rede elétrica da Via Light. A viabilidade orçamentária do pacote é quase imediata, dependendo quase integralmente da iniciativa privada. A princípio as intervenções serão realizadas no Centro e seguirão em direção à periferia.

O programa prevê ainda a construção de um espaço cultural, a implantação de um centro de compras com estacionamento sobre parte da malha ferroviária e a ampliação do Shopping a Céu Aberto. O passo inicial será a instalação de 4,5 km de plataformas suspensas com cerca de sete metros de altura e a construção de oito estações no Centro para possibilitar a circulação do aeromovel. "É um sistema fácil de fazer e de baixo custo. Queremos racionalizar o sistema de mobilidade para melhorar a vida da população", disse Mac Dowell.

A intenção é, com o passar do tempo, ampliar a abrangência da linha, estendendo-a em duas direções. Uma sairá do terminal da Coderte, no Centro, para o bairro de Cabuçu. A segunda deixará o Centro e seguirá para a área de Santa Rita, passando pelo antigo aeroclube. Este será substituído por um aeródromo, com infraestrutura e capacidade para receber a demanda de passageiros proveniente dos novos pólos de negócios que chegam à região. "Temos no entorno a chegada de diversos investimentos públicos, como o Porto de Itaguaí, o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica, o Arco Metropolitano, a Comperj e a CSA. O desenvolvimento chega de fato à Baixada e Nova Iguaçu é o primo rico. A cidade não pode mais ficar olhando para o dedo. Tem que se empenhar", reiterou o engenheiro.

Outras mudanças estruturais também serão implementadas. Na Via Light, o aterramento de cinco torres elétricas dará espaço ao projeto Esplanada Cultural, que trará para a cidade novos pontos de cultura, como biblioteca, teatro e centro de convenções. O Calçadão também passará por uma transformação urbanística com ampliação do Shopping a Céu Aberto em dois mil metros quadrados.

Ainda no Centro, sobre a estação ferroviária, está prevista a construção de um shopping e um estacionamento de 24 mil metros quadrados em parceria com a Supervia. No programa, também está incluída a instalação de banheiros públicos, que serão mantidos pela iniciativa privada em troca de publicidade.

O projeto foi elaborado de acordo com as necessidades levantadas pelas pesquisas realizadas com moradores do município. Para a prefeita Sheila Gama, apostar no desenvolvimento com planejamento é fundamental para promover a qualidade de vida. "Nova Iguaçu cresce a cada dia. Em cada esquina tem um novo empreendimento. Temos que pensar no futuro. Todo o projeto foi elaborado baseado em estudos, em pesquisas. É um sonho que com a nossa determinação, se tornará real ", concluiu.

http://www.novaiguacu.rj.gov.br/noticias_res.php?id=389
Tadu no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old September 12th, 2010, 06:00 PM   #2
YagoHoffman
!Não joga ideia para mim!
 
YagoHoffman's Avatar
 
Join Date: Mar 2010
Location: Rio de Janeiro BR
Posts: 1,718
Likes (Received): 871

Nossa se isso tudo se concretizar, Nova Iguaçu só vai se firmar ainda mais como a Capital da Baixada! Torçendo para que não fique só na promessa, Nova Iguaçu como a Baixada tem um grande potêncial.
__________________
''We Are United and We Are Unstoppable''
YagoHoffman no está en línea   Reply With Quote
Old September 12th, 2010, 06:46 PM   #3
lorrampaiva
Alcatéia e gramofone
 
lorrampaiva's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Nova Jerusalém (mais conhecida como "Geruza")
Posts: 3,517
Likes (Received): 1533

Fora do Shopping a Céu Aberto, o centro de NI é horroroso. Finalmente irão estender as intervenções em toda a região. Só não levo muita fé nesse aeromóvel, mas se implantarem, será algo absolutamente inédito e inovador.
__________________
Em terra de cego, quem tem um olho é rei? Não, é caolho. E não enxerga.
E quem enxerga não é rei. É mal-compreendido.

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old September 13th, 2010, 04:16 AM   #4
Patrick-RJ
A volta do malandro
 
Patrick-RJ's Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Rio
Posts: 8,619
Likes (Received): 35

Torço muito para que tudo isso saia do papel... a cidade precisa de uma geral mesmo!
__________________
RIO: CIDADE MARAVILHOSA E OLÍMPICA!
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2010, 03:52 AM   #5
ASMenezes
Registered User
 
ASMenezes's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: Nova Iguaçu
Posts: 344
Likes (Received): 149

Apresentação do projeto do Aeromóvel de Nova Iguaçu

No evento realizado na UNIG no dia 08 de setembro, com a presença da Prefeita de Nova Iguaçu Sheila Gama, foi apresentado o projeto para a construção do Aeromóvel, bem como foi apresentada uma proposta para a construção de um aeroporto e ampliação do shopping a céu aberto.

De acordo com o engenheiro urbanista Fernando McDowell, responsável pelo projeto do aeromóvel, bem como pela construção da Linha Amarela e do Metrô do Rio, Nova Iguaçu precisa acompanhar a modernização que está ocorrendo no Estado do Rio de Janeiro. Afirmou ainda que “Nova Iguaçu não pode ser eternamente quintal do Governo do Estado do Rio de Janeiro”.

O engenheiro explicou que a primeira fase do projeto prevê a implementação do Aeromóvel em oito estações no Centro de Nova Iguaçu, são elas: próximo ao Top Shopping; Rua Dom Walmor; Pólo Gastronômico – pela Via Light; Praça Santos Dumont; Shopping Iguaçu Square – com integração com os ônibus que saem da Rodoviária de Nova Iguaçu – ; Praça Tiradentes – que ligará o Aeromóvel a Supervia – e na Rua Capitão Chaves, próximo a Vila Olímpica.

Serão duas composições, cada uma com três vagões que suportam o transporte de até 272 passageiros (cada).

Na primeira etapa serão construídos 4.720 metros de trilhos e a estimativa é que sejam investidos R$ 35 mil por quilômetro construído. O projeto pretende levar ainda o Aeromóvel do Centro até o bairro Santa Rita e mais tarde até Cabuçu. De acordo com o engenheiro responsável, no período da noite, os trens serão utilizados para o transporte de cargas de pequena e média densidade.

Fernando McDowell alegou que Nova Iguaçu já está se inserindo no cenário moderno graças às obras do PAC, que geraram um crescimento de 13% para a cidade. Entretanto, ignorou a situação dos moradores do bairro Santa Rita, que foram afetados de forma negativa pelas obras do Arco Metropolitano, projeto que faz parte do PAC.

A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, manifestou-se alegando que todo o processo será realizado em consonância com o princípio da legalidade, não pulando qualquer etapa. Afirmou que Nova Iguaçu “é uma cidade futurista e não pode parar no tempo” e concordou que essa cidade não pode ficar sempre submetida ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeita Sheila Gama afirmou ainda que convidou todos os responsáveis pelas associações de moradores da cidade, entretanto, apenas a presidente do MAB – Federação das Associações de Bairro de Nova Iguaçu, Isabel Serra, esteve presente e afirmou que reunirá todas as associações e que tem certeza de que apoiarão o projeto.

fonte: http://comcausa.org.br/novo/noticias...movel-na-unig/


Eu estou com o pé atrás, mas se este projeto sair será uma revolução no tranporte da cidade!
ASMenezes no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2010, 06:39 PM   #6
Tadu
Registered User
 
Tadu's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Posts: 64
Likes (Received): 1

Espero que dê tudo certo!
Tadu no está en línea   Reply With Quote
Old September 19th, 2010, 01:51 AM   #7
Jeffdu
Registered User
 
Jeffdu's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Nova Iguaçu / Vila Isabel
Posts: 904
Likes (Received): 52

Adorei a notícia, mas vamos por parte.

É muito viável a reestruturação do aeroclube, estive no Aeroporto de JPA conversando com a maior autoridade do local, pois tinha começado a fazer um projeto na faculdade de criação de um terminal de passageiros para Nova Iguaçu, e precisava pesquisar o tema. Segundo ele o aeroporto de JPA está saturado e o de Nova Iguaçu poderia suprir essa demanda.

Já sobre o aeromóvel, achei a idéia fantástica, tb em trabalho da faculdade, neste caso meu TFG, fiz um projeto de reestruturação urbana no centro de Nova Iguaçu, no qual instalei um sistema de VLT, ampliei o Shopping à Céu Aberto e reestruturei toda a malha viária, fluxos e transporte.
Pô, ela podia ter me contratado pra fazer o projeto rsrs.

Agora sobre o aterramento de torres da Via Light e construção de equipamentos culturais e tal, n gosto muito da proposta de localização desses equipamentos. Adorei a idéia da criação de espaços culturais, esplanada, Teatro, coisas que a cidade ainda têm carência, mas o espaço onde hj estão as torres não é o melhor, temos tantos terrenos na Via Light ainda pooo. Nova Iguaçu é uma cidade com um centro inflado, vejo a via Light como uma área de respiro, tenho sempre muito prazer em sair da área comercial e passar pela via, com seu verde, seus espaços vazios, parques, que tb são muito importantes dentro de grandes cidades.

Já o Shopping no espaço aéreo da Superrvia é uma proposta que vive sendo feita, por isso não confio muito, é coisa antiga.

Bem, seria ótimo ver várias dessas transformações, espero que isso aconteça, porém não acredito muito. Nos resta esperar.
Jeffdu no está en línea   Reply With Quote
Old September 19th, 2010, 04:29 PM   #8
RioSampa
Registered User
 
RioSampa's Avatar
 
Join Date: Aug 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 1,416
Likes (Received): 319

E porque o Top Shopping está demorando tanto com sua expansão? Não iam ser construídas 3 torres?
RioSampa no está en línea   Reply With Quote
Old September 19th, 2010, 04:38 PM   #9
Jeffdu
Registered User
 
Jeffdu's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Nova Iguaçu / Vila Isabel
Posts: 904
Likes (Received): 52

Quote:
Originally Posted by RioSampa View Post
E porque o Top Shopping está demorando tanto com sua expansão? Não iam ser construídas 3 torres?
Será que vão construir?
O mesmo digo do Gran Vista, lançamento da Concal que ganhou prêmido de melhor edifício de grande porte, mas cadê? Nem no site de construtora tem mais.
Jeffdu no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2010, 02:07 AM   #10
Emanuel Paiva
Registered User
 
Emanuel Paiva's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 27,302
Likes (Received): 3418

Hum... que ótima notícia para Nova Iguaçu!!! Vejo com bons olhos o crescimento da BF, pois sempre foi "marginalizada". Parabéns a NI.
__________________
Meus trabalhos fotográficos
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2010, 02:23 PM   #11
ASMenezes
Registered User
 
ASMenezes's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: Nova Iguaçu
Posts: 344
Likes (Received): 149

Quote:
Originally Posted by Jeffdu View Post
Será que vão construir?
O mesmo digo do Gran Vista, lançamento da Concal que ganhou prêmido de melhor edifício de grande porte, mas cadê? Nem no site de construtora tem mais.
Jeffdu, acho que o Gran Vista não emplacou pois ele era mais distante do eixo de lançamentos (praça do Skate) e ficava numa região menos valorizada...sendo que os preços eram até maiores que os dos condomínios concorrentes. Também tem aquelas invasões atrás do terreno que a prefeitura não fez o menor esforço pra retirar.

Quanto ao Top Shopping não vejo motivos para que não haja a expansão. A cidade está crescendo muito e eles lutaram muitos anos para conseguir aquela rua que fica atrás do shopping. Mas também acho estranho esta demora no lançamento da expansão.
ASMenezes no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2010, 12:19 AM   #12
Tadu
Registered User
 
Tadu's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Posts: 64
Likes (Received): 1

Nova Iguaçu dá mais um passo em direção ao futuro

A prefeita Sheila Gama autorizou a abertura do processo de licitação para empresas interessadas em participar da concessão do aeromovel. O decreto, de número 8.795, oficializado no último dia 06, estabelece as responsabilidades das concessionárias, que vão construir e administrar o sistema por 25 anos. O projeto de implantação de um novo meio de transporte para ligar os principais pontos da cidade, foi lançado em setembro deste ano e prevê outras intervenções urbanísticas no Centro. A resolução também autoriza a construção do aeródromo, reativando as atividades do antigo Aeroclube.

Elaborado pelo engenheiro Fernando Mac Dowell, o aeromovel será apenas um dos eixos para a construção de uma nova ordem na estruturação urbana do Centro e arredores. Apesar da grandiosidade do projeto, a viabilidade orçamentária do pacote é quase imediata, dependendo quase integralmente da iniciativa privada. “Nova Iguaçu cresce a cada dia. Em cada esquina tem um novo empreendimento. Temos que pensar no futuro. Todo o projeto foi elaborado baseado em estudos, em pesquisas. É um sonho, que com a nossa determinação, se tornará real“, disse a prefeita.

De acordo com a portaria, a Prefeitura nomeará uma comissão especial para realizar a licitação do aeromovel. O grupo será formado por representantes das áreas de transporte, obras e administração pública e deverá analisar todas as propostas para autorizar a concessão. A ideia é que o processo seja feito de forma transparente e que a população participe dos procedimentos. Por isso, o processo licitatório também passará por uma audiência pública.

A princípio, uma linha sairá do terminal da Coderte, no Centro, para o bairro de Cabuçu. A segunda deixará o Centro e seguirá para a área de Santa Rita, passando pelo antigo aeroclube. O passo inicial será a instalação de 4,5 km de plataformas suspensas com cerca de sete metros de altura e a construção de oito estações no Centro para possibilitar a circulação do novo meio de transporte.
Entre as responsabilidades previstas, a empresa escolhida deverá garantir a qualidade no transporte de passageiros durante o dia, e viabilizar o carregamento de cargas à noite. “É um sistema fácil de fazer e de baixo custo. Queremos racionalizar o sistema de mobilidade para melhorar a vida da população”, concluiu Mac Dowell.

http://www.novaiguacu.rj.gov.br/noticias_res.php?id=515
Tadu no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2010, 12:41 PM   #13
Emanuel Paiva
Registered User
 
Emanuel Paiva's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 27,302
Likes (Received): 3418

Torço bastante que Nova Iguaçu e toda a BF se desenvolva cada vez mais com projetos arrojados e de bom gosto.
__________________
Meus trabalhos fotográficos
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old January 10th, 2011, 11:17 PM   #14
Alexandrecontato
Registered User
 
Join Date: Apr 2009
Location: Rio de Janeiro
Posts: 2
Likes (Received): 0

Quem será beneficiado?

Não moro em Nova Iguaçu, mas trabalho na região a muito tempo.

Hoje visitando o site da prefeitura de Nova Iguaçu, vi um link do powerpoint do Projeto do Aeromovel e baixei. http://www.novaiguacu.rj.gov.br/arqu...novaiguacu.zip

Os benificados:

Ligação da Rodoviária do Terminal Rodoviário com UFFRJ, Via Dutra e o CEFET. Vai ajudar os estudantes.

Precisa ter uma Estação na Via Dutra e outra no Hospital da Posse. Vai ajudar ajudar e muito.

Agora se a prefeitura Sheila Gama ou quem for eleito posteriomente, e quer mesmo ajudar na melhoria do transporte de alguns iguaçuanos, por que não faz um acordo com a Supervia, e faz uma estação de trem no Bairro da Luz, logo alí em frente ao Gregos e Troianos. Garanto que vai ajudar bastante, pois quem estuda no SENAI, SENAI, UNIG, UGB, PeC e mora longe não vai precisar pegar outra condução do centro ou de Morro Agudo. Vai ajudar quem mora no local e precisa trabalhar no Município do Rio de Janeiro.

Last edited by Alexandrecontato; January 21st, 2011 at 11:44 PM.
Alexandrecontato no está en línea   Reply With Quote
Old January 11th, 2011, 04:17 AM   #15
Pedrop.rio
Moderator
 
Pedrop.rio's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Rio de Janeiro
Posts: 3,499
Likes (Received): 1015



Esse link é o do jornal, o link do projeto:

http://www.novaiguacu.rj.gov.br/arqu...novaiguacu.zip
Pedrop.rio no está en línea   Reply With Quote
Old February 8th, 2011, 04:57 PM   #16
Abu.EdL
Eduardo Lima
 
Abu.EdL's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: São Gonçalo (RJ)
Posts: 3,901
Likes (Received): 458

Para a prefeita Sheila Gama, apostar no desenvolvimento com planejamento é fundamental para promover a qualidade de vida. "Nova Iguaçu cresce a cada dia. Em cada esquina tem um novo empreendimento. Temos que pensar no futuro. Todo o projeto foi elaborado baseado em estudos, em pesquisas. É um sonho que com a nossa determinação, se tornará real ", concluiu.

Pode até ser demagogia, mas é assim que um político deve pensar! Estou torcendo para que estes projetos saiam do papel em Nova Iguaçu. Será uma completa revolução na cidade.
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 08:50 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu