daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old January 28th, 2011, 04:43 AM   #21
phverano
phverano

phverano's Avatar

Likes (Received): 2

Andrecal, eu estava me referindo,obviamente, a ônibus do tipo Rio x Campos dos Goytacazes... ou seja, intermunicipais de longa distância... porque também é obvio que sei que uma linha que faz rio x niterói ou rio x SG ou SG x Nit é intermunicipal, porque são municipios distintos...

o que eu acho um absurdo, por exemplo... é a existência da linha 100 de ônibus.... que sai do centro do rio e vai até o centro de nit.... isso é função das barcas, que deveriam ser alimentadas por ônibus municipais que passem pelos poucos locais, porém importantes, que essa linha passa, como a Rodoviaria Novo Rio...
phverano no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 28th, 2011, 06:56 AM   #22
Epilef
Registered User

Epilef's Avatar

Likes (Received): 23

E nessas horas que a gente vê o quanto a linha 3 passando por Niterói e ligando ao Rio é tão importante e ao mesmo tempo ignorada (na verdade é escarrada e pisada em cima).
Epilef no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 03:20 PM   #23
Adrecal
Registered User

Likes (Received): 699

Quote:
Originally Posted by Adrecal View Post
A concorrência de modais é salutar. E Pq será q esses passageiros preferem os ônibus?
Quote:
Originally Posted by phverano View Post

Andrecal, eu estava me referindo,obviamente, a ônibus do tipo Rio x Campos dos Goytacazes... ou seja, intermunicipais de longa distância... porque também é obvio que sei que uma linha que faz rio x niterói ou rio x SG ou SG x Nit é intermunicipal, porque são municipios distintos...

o que eu acho um absurdo, por exemplo... é a existência da linha 100 de ônibus.... que sai do centro do rio e vai até o centro de nit.... isso é função das barcas, que deveriam ser alimentadas por ônibus municipais que passem pelos poucos locais, porém importantes, que essa linha passa, como a Rodoviaria Novo Rio...
Sim, agora explicado, o não-urbano. Iria virar um baita monopólio e estimular o uso de carros não? Acredito que muitos pegam a Linha 100 durante o seu trajeto e desembarcam antes, como na Central. O Terminal da Pça. Xv e o mergulhão são a céu aberto e servem pra quem vai pra Zona Sul e o Centro apenas.

Sem esquecer que outra linhas Intermunicipais servem moradores que qrem chegar em outra parte do Rio ( norte da ponte) como Vila Isabel ( UERJ, TIjuca) ou Ilha ( Av.Brasil, Fundão e aeroporto). Mandar esses pro Centro do Rio não parece uma boa idéia.

Acredito na validade de uma boa concorrência, mas acho q o sistema tem que ser troncalizado também. Uma linha só do Terminal de Niteroi para um terminal no Rio ( Central por ex.) não é má idéia. Esse teria q ser seguro e confortável e de bom acesso.

Para tristesa da sua linha de pensamento (e parte da minha) o Detro no final de 2010 autorizou o funcionamento da nova linha 740, Charitas-Gnal. Osório (Ipanema). Essa linha dá a volta no mundo.
Sai da Zona Sul de Niteroi, passa por Icaraí-praia, Centro da Cidade, Ponte, Leopoldina, Vargas, Praia Flamengo, dentro de Botafogo, Copacabana, Jardim de Alá, e finalmente toda Visc. de Pirajá ate´a Praça, Ufá!

Tão forte quanto a Rio ônibus é a Setrerj.

Quote:
Originally Posted by Epilef View Post
E nessas horas que a gente vê o quanto a linha 3 passando por Niterói e ligando ao Rio é tão importante e ao mesmo tempo ignorada (na verdade é escarrada e pisada em cima).
Pois, eh! O Metrô sob a baia ( L3 lote 2) acabaria com boa parte desse problema. Essa L3 em monotrilho proposto agora só melhora parcialmente o sistema, mas não duvido q muitos de SG soltem na Jansen de Mello para pegar um ônibus ao invés de ir para o Terminal Arariboia e acessarem o Rio pelas Barcas.
Adrecal está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 03:54 PM   #24
Adrecal
Registered User

Continuando....

Dados das linhas de ônibus que cruzam a Ponte!

O pico é de 14.000 de demanda e diariamente são mais de 130.000 passageiros!

Old January 28th, 2011, 04:46 PM   #25
paulo lima
Luta para o Trem-Bala

paulo lima's Avatar

Likes (Received): 142

Nesses dias , estava olhando Niteroi pelo Google Earth, e logo percebi que Niteroi e uma baita Cidade grande mesmo. Acho que com certeza a Cidade deve ter problema de Transito,nos horarios de picos varias Avenidas se congestiona, Onibus Superlotados parecendo "Lata de Sardinha" e outros diversos problemas .

Umas Perguntas para quem é de Niteroi ou do Rio, e pq tenho duvidas:

-A Ponte Rio-Niteroi,fica congetionada todos os dias nos Horarios de Picos, topo o transito quase parando e as vezes nem anda??

-Ja que o Rio tem o Trem-Metropolitano, nenhum Prefeito de Niteroi ou Governador, nunca mostrou interesse de um dia expandir o Trem-Metropolitano ate Niteroi? Com a Implantaçao de um elevado por de baixo da Ponte Rio-Niteroi para passar o Trem, ou entao um dia fazer uma outra Ponte Rio-Niteroi so para passagem Ferroviaria para o Trem-Metropolitano?
Pq acredito que com a Implantaçao do Trem-Metropolitano entre o Rio a Niteroi, desafogaria um pouco o Transito da Ponte.

-E em Niteroi, existe Planos e Projetos para Implantaçao de Corredores de Onibus e tbn para implantar VLT ( eu pessoalmente prefiro VLT do que Corredor de Onibus)??

-Existe projetos para Construçao de Tuneis e Viadutos para melhorar mais o Transito, e tbn para desafogar o Transito imenso de algumas Avenidas??

-E se caso tiver Projetos para os Corredores de Onibus , existe projetos para construir mais Terminais de ônibus e Estaçoes de Transferências para embarque e desembarque de ônibus??

Obrigado quem tirar minhas Duvias e respondar pra mim . Obrigado

Last edited by paulo lima; January 28th, 2011 at 04:53 PM.
paulo lima no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 04:52 PM   #26
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Likes (Received): 92

Se vc visse como fica o trânsito no centro,próximos as barcas.....Horrivel!Na saída da ponte é a mesma coisa!

Muito bom o projeto!
Pasei em niterói a uns 5 meses e vi a obra da alameda,mto bom!
Torço pela mobilidade em niterói!!!
Muito boa a noticia que o túnel poderá sair mesmo!

Do Pólo Naval ao Cassino.Um voo inesquecivel na cidade do Rio Grande!

Escritório Green Hatch Foz do Iguaçu
Danieldd no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 05:55 PM   #27
phverano
phverano

phverano's Avatar

Quote:
Para tristesa da sua linha de pensamento (e parte da minha) o Detro no final de 2010 autorizou o funcionamento da nova linha 740, Charitas-Gnal. Osório (Ipanema). Essa linha dá a volta no mundo.
Sai da Zona Sul de Niteroi, passa por Icaraí-praia, Centro da Cidade, Ponte, Leopoldina, Vargas, Praia Flamengo, dentro de Botafogo, Copacabana, Jardim de Alá, e finalmente toda Visc. de Pirajá ate´a Praça, Ufá!

Melhor que aquela linha que vai só até o LEME!! que eu esqueci o nome...

antes essa linha de ônibus que o monopólio das mal-cuidadas e superlotadas vans, com seus banquinhos de plástico "extra"...
Old January 31st, 2011, 04:52 AM   #28
Ralph Yamaguti
Seriedade já

Ralph Yamaguti's Avatar

Likes (Received): 32

É o Charitas - Leme, o próprio 740D.

Hoje, essa linha já foi extinta e o que prevalece é o Charitas-Ipanema, que vai até o Shopping Leblon.
Ralph Yamaguti no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2011, 04:11 PM   #29
phverano
phverano

phverano's Avatar

Menos mal.... mas essa linha bem que poderia ir até o terminal rodoviário da PUC... de maneira que de lá saíssem duas linhas de ônibus pra Niterói, cada uma por um intinerário diferente... sei lá, uma ideia.... mas Ipanema já é bem melhor que o Leme, até mesmo por complementar as famigeradas vans....
Old January 31st, 2011, 10:11 PM   #30
Adrecal
Registered User

Quote:
Originally Posted by paulo lima View Post
Nesses dias , estava olhando Niteroi pelo Google Earth, e logo percebi que Niteroi e uma baita Cidade grande mesmo. Acho que com certeza a Cidade deve ter problema de Transito,nos horarios de picos varias Avenidas se congestiona, Onibus Superlotados parecendo "Lata de Sardinha" e outros diversos problemas .
No mapa espero que você tenha identificado Niterói corretamente. Ao norte dessa e cornubarda a ela fica São Gonçalo. Niterói tem 400.000 habitantes, é uma cidade média. São Gonçalo tem quase 1 milhão de habitantes Qse uma Campinas). Essas cidades são muitos ligadas a capital o que leva a acentuar os problemas de trânsito que vc citou Tb.

Quote:
Umas Perguntas para quem é de Niteroi ou do Rio, e pq tenho duvidas:

-A Ponte Rio-Niteroi,fica congetionada todos os dias nos Horarios de Picos, topo o transito quase parando e as vezes nem anda??
A Ponte fica bem ruim nos seus acessos ( entrada e saída) diariamente nos horários de pico e por ser uma avenida com trânsito rodoviário e urbano tem horários de fluxo muuuuiito intenso e misturado.
No Rio de Janeiro o trânsito se confunde nos acesso com o da Av. Brasil, principal via da cidade e que liga o Centro à Baixada Fluminense, Zona Norte e Oeste, e as principais rodovias que chegam ao Rio como BR-116 (Rio-São Paulo), BR- 040 ( Rio- BH- Brasília) e BR 101, que a própria Ponte faz parte. A Ponte é exatamente o marco entre a BR 101-Norte e BR 101-Sul.

Com qualquer acidente na via ou carros parados com problemas ( lembrando q ela tem mais de 10km) a velocidade média caia e o transito até pára sim apesar de suas 4 faixas por sentido. Um fato a se destacar é que existe um pedágio na saída de Niterói e obrigatoriamente todos os carros passam nele, isso normalmente causa engarrafamento. Agora imagina véspera de feriado com o acréscimo do fluxo para a Região Norte Fluminense e Região dos lagos, para diversas rodovias, que passam exclusivamente pela Ponte vindo da Capital.
Uma observação a ser feita é que existe restrição de caminhões entre 06:00 e 22:00 na Ponte.

Quote:

-Ja que o Rio tem o Trem-Metropolitano, nenhum Prefeito de Niteroi ou Governador, nunca mostrou interesse de um dia expandir o Trem-Metropolitano ate Niteroi? Com a Implantaçao de um elevado por de baixo da Ponte Rio-Niteroi para passar o Trem, ou entao um dia fazer uma outra Ponte Rio-Niteroi so para passagem Ferroviaria para o Trem-Metropolitano?
Pq acredito que com a Implantaçao do Trem-Metropolitano entre o Rio a Niteroi, desafogaria um pouco o Transito da Ponte.
Diversas soluções são pensadas e outras estão em curso que podem melhorar o trânsito da Ponte e seus acessos. As duas principais em curso são o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro que retiraria parte do fluxo rodoviário de passar na capital e na Ponte, além da ampliação da Avenida do Contorno em Niterói que faz a ligação como a AutoPista Fluminense ( Todas essas três são BR-101). O trecho do Contorno é bem estrangulado com duas faixas por sentido e uma das principais ligações São Gonçalo-Niterói e acesso a BR-101 Norte.

Todos as idéias que vc citou já foram pensadas. Parece que a Ponte não agüenta mais peso, como de um trem, e falam muito em túnel sob a baia, misto ( rodoviário e ferroviário) ou só do Metrô.

A Linha3 do Metrô já foi até licitada na década passada. Só que os valores e problemas na licitação levaram a suspensão das obras. Ela Ligaria quando completa o Lg. da Carioca no centro do Rio ate´ Itaboraí (cidade do Comperj). Falam agora ( dez/2010) em substituir essa linha por um Monotrilho no trecho de Niterói e SG para diminuir o valor, não existe expectativa atualmente de conclusão do túnel sob a baia.

Um Thread antigo sobre a linha:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=413143
Quote:
-E em Niteroi, existe Planos e Projetos para Implantaçao de Corredores de Onibus e tbn para implantar VLT ( eu pessoalmente prefiro VLT do que Corredor de Onibus)??

-Existe projetos para Construçao de Tuneis e Viadutos para melhorar mais o Transito, e tbn para desafogar o Transito imenso de algumas Avenidas??

-E se caso tiver Projetos para os Corredores de Onibus , existe projetos para construir mais Terminais de ônibus e Estaçoes de Transferências para embarque e desembarque de ônibus??

Obrigado quem tirar minhas Duvias e respondar pra mim . Obrigado
Ué, exatamente é pra isso que serve esse thread! Existe um plano de BRT elaborado por Jaime Lerner que se interligariamatravés de 5 terminais ao longo da cidade, corredores de ônibus de média capacidade. O projeto viário de Niterói tem como fundamento também separar o trânsito d acesso a Ponte e interno da cidade, para isso seriam aberto trincheiras de passagem em algumas avenidas. Existe a possibilidade (remota) de construção de um túnel ( charitas-cafunbá) ligando duas regiões importantes da cidade tb qeu promoveria o crescimento para o Leste.

Dá uma olhada nessa apresentação e nas citações da 1° página.
http://www.slideshare.net/felipepeix...nsporte-pblico

Last edited by Adrecal; January 31st, 2011 at 10:17 PM.
Old February 3rd, 2011, 09:26 PM   #31
paulo lima
Luta para o Trem-Bala

paulo lima's Avatar

Likes (Received): 142

Quote:
No mapa espero que você tenha identificado Niterói corretamente. Ao norte dessa e cornubarda a ela fica São Gonçalo. Niterói tem 400.000 habitantes, é uma cidade média. São Gonçalo tem quase 1 milhão de habitantes Qse uma Campinas). Essas cidades são muitos ligadas a capital o que leva a acentuar os problemas de trânsito que vc citou Tb.]
Ola Amigo Adrecal, blz,obrigado por me responder E descupa por eu demorar e responder de volta

Entao, pode ate ser mesmo que quando estava olhando Niteroi, derrepente dei um passo a mais no Google Earth e parei em Sao Gonsalo . E a mesma Coisa aki mesmo em Campinas,para quem nao Conheçe Campinas e quando olha pelo Goolge Earth tbn a pessoa confudi pensando que as Cidades de Sumare-SP, Hortolandia-SP e Valinhos-SP sao mesmos Territorios e ainda e a Cidade de Campinas,mais e pq sao Cidades da Regiao Metropolitana e sao muitos juntas as outras e confudi qualquer um mesmo que nao conhece a Cidade e vai olhar no Google achando que e tudo uma Cidade só .
E pelo que vi no Google , e realmente mesmo, como sao Cidades juntas umas das outras e ligada ao Rio, e tudo junto uma Regiao Metropolitana e com Certeza todo dia vai e volta de pessoas entre o Rio e Niteroi.
E Geralmente , as Cidades de Medio Porte que ficam ao lado da Grande Cidade e que sao dependentes da Grande Cidade. Geralmente sao conhecidas como "Cidade Dormitorio" , por as Pessoas trabalharem na Grande Cidade e morar e dormir na Cidade "Medio porte" vizinha. E Geralmete essas Cidades de Medios portes Vizinhas, nem sempre sao Turisticas , e sao mais só Urbanos mesmo , com so mais Bairros Residencias mesmo. Falo isso pq aki em Campinas e assim.
Agora como nao conheço bem Niteroi e Sao Gonçalo, so ja fui para o Rio quando era pequeno. Entao nao sei se Niteroi e Sao Gonçalo sao Cidades Turisticas ou sao Cidades só Urbanas (Cidade Dormitorios)?
Eu acho que Niteroi,seja Cidade Turistica sim, por causa da Mega e Maior Ponte da America Latina que tem 14 km so de extençao, e por causa de um Museu que fica a beira Mar projetado por Oscar Niemyer , e tbn por ter Belas Praias acredito.
Agora pela Cidade Sao Gonçalo,nao sei se a Cidade e Turistica ou é Cidade Dormitorio e Urbana tbn?

Aki esta a imagem pelo Google Earth que estava vendo. E realmente mesmo, as Cidades sao muitos juntas.

Quote:
A Ponte fica bem ruim nos seus acessos ( entrada e saída) diariamente nos horários de pico e por ser uma avenida com trânsito rodoviário e urbano tem horários de fluxo muuuuiito intenso e misturado.
No Rio de Janeiro o trânsito se confunde nos acesso com o da Av. Brasil, principal via da cidade e que liga o Centro à Baixada Fluminense, Zona Norte e Oeste, e as principais rodovias que chegam ao Rio como BR-116 (Rio-São Paulo), BR- 040 ( Rio- BH- Brasília) e BR 101, que a própria Ponte faz parte. A Ponte é exatamente o marco entre a BR 101-Norte e BR 101-Sul.
Nossa! ehh mesmo! Imagino essa Ponte nos Horarios de Picos. Pq essa Ponte, nao e so uma "simples" ligaçao entre duas Cidades, essa Ponte tbn faz ligaçao de 2 Entrocamentos Rodoviarias para conecçao ao Brasil todo . Como vc mesmo citou as BRs 040(Caminho para Juiz de Fora-MG, Ouro Preto-MG, BH e Brasilia) BR 116 Sul (Rod Dutra, para Sao Paulo e Curitiba) e Norte(Para Gov Valadares-MG, Feira de Santana-BA e ate Fortaleza) e BR 101 Sul (um Trecho Urbano do Rio conhecido como Av Brasil, e depois a BR segue em Direçao a Angra dos Reis-RJ, Parati-RJ, Ubatuba-SP e Santos-SP) e Norte (direçao para Campos Goyatavez-RJ, Vitoria-ES, Recife, Joao Pessoa e Natal) e RJ-106 (direçao as Prais Norte Fluminense).A Ponte deve mesmo ter muito e muito fluxo e Onibus, CAminhos que vem de todo lugar do Brasil e ao mesmo tempo misturando com o Transito local da Regiao Metropolitana, o Fluxo da Ponte dobra e triplica mesmo
E outra coisa que achei um verdadeiro absurdo mesmo, e um Pedagio que fica bem na saida e entrada da Ponte, afinal!! Akele Pedagio, serve para Só arrecadar pra enrriquer as Empresas Concessionarias e para atrapalhar mais o Transito?? ... Afinal! Ja que a Ponte e Administrada por uma Concessionario do Grupo "Bem Pobrezinho" CCR (me pacere que o Filho do Ex-Gov Mario Covas de SP e tbn foi o Deputado mais votado em SP , e o Dono do Grupo CCR, ou Entao e o Presidente o Diretor da Mega-Empresa de Pedagios) que tipos de Manutençao a Concessionaria faz na ponte sempre??

Quote:
Com qualquer acidente na via ou carros parados com problemas ( lembrando q ela tem mais de 10km) a velocidade média caia e o transito até pára sim apesar de suas 4 faixas por sentido. Um fato a se destacar é que existe um pedágio na saída de Niterói e obrigatoriamente todos os carros passam nele, isso normalmente causa engarrafamento. Agora imagina véspera de feriado com o acréscimo do fluxo para a Região Norte Fluminense e Região dos lagos, para diversas rodovias, que passam exclusivamente pela Ponte vindo da Capital.
Uma observação a ser feita é que existe restrição de caminhões entre 06:00 e 22:00 na Ponte.
Ixiii.... pois eee, akilo que falei , esse Pedagio pelo que vi no Goolge Earth, so serve mesmo para atrapalhar o Transito e para Enrriquecer mais a Empresa .
E o Cogestionamento piora nos Hoarios de Picos pq alem do Transito entre dus Localidades das Cidades da Regiao Metropolitana, e tbn mistura junto com o Transito de Onibus e Carros que vem de varios Lugares do Brasil por causa dos Entroncamentos Rodoviarios. Dai foi por causa disso que Infelzmente para os Caminhoneiros, e Felizmente para quem utiliza todos os dias a Ponte e para Moradores da Regiao, a Restriçao por horarios de Caminhos para Circular na Ponte acaba sendo rigorosa mesmo.
Acredito que enquanto nao ficar Pronto o Arco Rodoviario do Rio, a situaçao da Ponte continuara assim um caos.

Quote:
Diversas soluções são pensadas e outras estão em curso que podem melhorar o trânsito da Ponte e seus acessos. As duas principais em curso são o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro que retiraria parte do fluxo rodoviário de passar na capital e na Ponte, além da ampliação da Avenida do Contorno em Niterói que faz a ligação como a AutoPista Fluminense ( Todas essas três são BR-101). O trecho do Contorno é bem estrangulado com duas faixas por sentido e uma das principais ligações São Gonçalo-Niterói e acesso a BR-101 Norte.
Sim,acredito que com a Conclusao do Arco Rodoviario do Rio , obras feitos pelo emPACado (o PAC do Governo Federal), nao sei se as obras estao do Ritmo acelerado , se for pra acabar daki ha 10 anos, ou estao do ritmo devagar quase "empacando" para acabar em 2030??? ...
Eu falo isso , pq ja vi que muitas obras do PAC em Rodovias, como Cosntruçao e Duplicaçao,com a Promessa de 2 anos de Conclusao,na verdade as obras se arrastam por 4 anos, 6 anos e ate 10 .
Agora se ALELUIA, eles concluirem essa obra do Arco Rodoviario em menos de 5 anos, acredito que aliviara bastante o transito da Ponte Rio-Niteroi
E essa Ampliaçao que vc fala da Av do Contorno, seria o que? E a Duplicaçao da Via? Ou o Prolongamento da Via?
Pq pelo que eu saiba , a Auto-Pista Fluminense ha 3 anos promete Duplicar a BR 101 Norte,entre Rio Bonito-RJ ate Campos dos Goyatazes-RJ, mais ate agora nada e so promessa , e a Promessa seria que ate 2014 toda BR 101 Norte estaria Duplicada, mais como nem ha previsao para o inicio das obras e se nem mesmo se as obras iniciasse agora, mesmo assim sera que AINDA vai dar tempo de deixar pronto ate 2014??? ...sei la .

Quote:
Todos as idéias que vc citou já foram pensadas. Parece que a Ponte não agüenta mais peso, como de um trem, e falam muito em túnel sob a baia, misto ( rodoviário e ferroviário) ou só do Metrô.
Sim, como a Ponte ja esta com suas Estruturas erguidas ha quase 40 anos,acho que realmente mesmo a sua Estrutura ainda e forte, mais com a Tecnologia de Construçao antiga dos Anos 60, acredito que se inventarem de tentarem fazer mais um Elevado na ponte para passagens de mais Carros ou Trens, a Estrutura nao aguentaria mais nao.
Pode ate ser que um dia alguns Engenheiros e Tecnicos foram na Ponte para fazer levantamentos nas Estruturas para verificaçao,com as mesmas ideias que Eu pensei, so que ja viram pelos laudos que com a Estrutura Limitada, nao dar certo construir mais nada na Ponte.
E sobre o Tunel, eu nao sei se isso vai ser facil de sair do Papel ou nao , se um dia sair, acho que vai demorar uns anos ainda . Agora se fazerem um Tunel para o Trem Urbano entre Niteroi -Rio, talvez ajude a Melhorar o Transito da Ponte. Agora tanto faz se o Trem vai ser sobre uma Nova Ponte ou Tunel, mais o que Importa, e que as Cidades de Niteroi e Sao Gonçalo prescisa talvez Urgente (para Curto Prazo e nao deixarem para Longo Prazo) de uma Linha de Trem-Metropolitano ligando essas Cidades ao Rio de Janeiro.

Quote:
A Linha3 do Metrô já foi até licitada na década passada. Só que os valores e problemas na licitação levaram a suspensão das obras. Ela Ligaria quando completa o Lg. da Carioca no centro do Rio ate´ Itaboraí (cidade do Comperj). Falam agora ( dez/2010) em substituir essa linha por um Monotrilho no trecho de Niterói e SG para diminuir o valor, não existe expectativa atualmente de conclusão do túnel sob a baia.
Que pena..., quer dizer que entao tinha um Projeto e foi ate Licitado , de um Trem-Metropolitano entre Niteroi ao Rio? E o pq e o que foi de IRREGULARIDADE que o TCU achou na Licitaçao do Trem-Metropolitano que Ligaria Rio-Niteroi??? ...aee foi entao que o Projeto infelizmente apos Irregularidades, foi abandonado e Engavetado pelo Governo.
E pq apos irregularidade, o Gov nao seguiu mais a diante com o Projeto?

Eu acho , que um Monotrilho entre Rio a Niteroi , seria bem mais viavel por que o custo da implantaçao e mais barato e fica ate mais facil fazer uma Ponte para o Monotrilho sobre o Canal da Lagoa Rodrigo de Freitas, agora nao sei se o Monotrilho pode ser Extendido ate Sao Gonçalo ou nao.
Mais por mim (minha visao pessoal) o Trecho Ferroviario de Passageiro Metropolitano entre Niteroi a Sao Gonçalo, poderia ser feitos em VLTs sobre as Linhas Ferreas ou sobre Avenidas(como e feito na Europa) ou quem sabe extender o VLT ate a Cidade Itaborai-RJ . E se caso o VLT passar sobre a Cidade de Sao Gonçalo, pelo jeito tera que ter varias Estaçoes sobre alguns de seus Bairros, pq a Cidade e grande mesmo

Quote:
Nossa!! Ehh mesmo!!Isso era Plano de mais de 4 anos atras ja. Agora depois de quase 5 anos, o Projeto Avançou mesmo?? Ou ja foi parar na Gaveta? Se o Projeto foi Abandonado, dai e uma pena mesmo .
Nem sabia que tinha esse Topico do Trem Rio-Niteroi, obrigado mesmo por mostrar pra mim o Topico

Quote:
Ué, exatamente é pra isso que serve esse thread! Existe um plano de BRT elaborado por Jaime Lerner que se interligariamatravés de 5 terminais ao longo da cidade, corredores de ônibus de média capacidade. O projeto viário de Niterói tem como fundamento também separar o trânsito d acesso a Ponte e interno da cidade, para isso seriam aberto trincheiras de passagem em algumas avenidas. Existe a possibilidade (remota) de construção de um túnel ( charitas-cafunbá) ligando duas regiões importantes da cidade tb qeu promoveria o crescimento para o Leste.
Eu sei amigo, que esse Topico serve mesmo para todos nos discurtimos para melhorar o Transporte Publico de Niteroi.
Legal essa Planejamento de Jaime Lerner que faz o bom trabalho de Planejar Planos Diretores das Cidades de Medio a Grande Porte.
Essa Construçao do Tunel , e bem mais do que Viavel mesmo, pq ajuda bastante melhorar o Transito das Ruas e Avenidas das Grandes Cidades, as Pontes, Viadutos tbn ajuda a Melhorar o Transito e Cruzamentos com Semaforos, e as Vias Marginais de Rodovias e Vias Expressas tbn ajudam a aliviar o transito, as vezes nem e facil implantar pq falta Espaço e nesse caso tem que pagar indenizaçoes para Desapropriar.
Acho que com a Implantaçao de VLTs, ajudaria bastante o Transporte Publico de Niteroi, assim quem sabe ajudaria nos Transportes de Turistas e Moradores .
Tbn acho legal a Implantaçao de Corredores de Onibus , pq ajuda a melhorar o tranporte publico em Geral, as Empresas Economizam Combustiveis dos seus onibus e tem aumento da velocidade dos onibus sobre a faixa Exclusiva, e assim alivia o transito sem prescisar que os Onibus e Carros se dividem juntos a mesma Via.
Mais o Brasil nao pode so pensar so em ônibus só nao, o Brasil tem que agora nesta nova fase da Economia, pensar diferente e pensar igual Europeus, pensar agora nos VLTs como outra opçao melhor para o Tranporte Publico.

Quote:

Dá uma olhada nessa apresentação e nas citações da 1° página.
http://www.slideshare.net/felipepeix...nsporte-pblico
Legal , isso mostra um Bom Planejamento sobre o Transporte de Niteroi, isso e um Plano Diretor para mostrar soluçoes para melhorar o Transito e o Transporte Publico de Niteroi.

Last edited by paulo lima; February 3rd, 2011 at 09:35 PM.
paulo lima no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2011, 06:24 PM   #32
Ralph Yamaguti
Seriedade já

Ralph Yamaguti's Avatar

Projeto de trânsito para Niterói entra em nova fase

Por: Renato Onofre 20/02/2011

Edital para a construção do mergulhão na Avenida Marquês do Paraná, no Centro, deve sair nos próximos dias. Outras intervenções estão previstas ainda para o primeiro semestre de 2011

A Prefeitura de Niterói deve lançar nos próximos dias o edital para a construção do mergulhão na Avenida Marquês do Paraná. Segundo fontes ligadas ao prefeito Jorge Roberto Silveira (PDT), o projeto já está pronto faltando apenas a liberação da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte. A obra, juntamente com a construção do BRT (Bus Rapid Transit) ligando Centro-Charitas-Largo da Batalha, faz parte das intervenções do Projeto Lerner, anunciadas pelo prefeito na última terça-feira que devem começar ainda no primeiro semestre deste ano. O FLUMINENSE teve acesso com exclusividade aos projetos dos novos terminais.

“A implantação do mergulhão e do BRT vai mudar o sistema de trânsito na cidade. Lerner apontou que um dos principais problemas da cidade é o excesso de ônibus circulando no mesmo trajeto. Vamos diminuir drasticamente o fluxo de coletivos nas principais avenidas e ruas de Niterói”, afirma o presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Sérgio Marcolini, um dos responsáveis pela implementação do novo plano de tráfego.

Baseado no modelo de modernização do trânsito de Curitiba, o ex-prefeito da capital paranaense projetou para Niterói um sistema de transporte sustentado no funcionamento de linhas de ônibus de forma semelhante a um metrô de superfície. Segundo o projeto, serão cinco terminais na cidade – sendo dois principais: um no Largo da Batalha e outro no Terminal Rodoviário João Goulart, e três de integração no Caramujo, Charitas e na Região Oceânica.

“O sistema é o mesmo implantado em Curitiba. Estamos avaliando somente se haverá uma modificação na arquitetura do layout dos terminais”, explica Marcolini.

O projeto elaborado pela equipe técnica de Jaime Lerner, em 2009, apontou como principal problema da cidade a falta de opções para obras viárias. Para isso, o arquiteto propôs o alargamento da Avenida Marquês do Paraná e a criação de um mergulhão para diminuir o congestionamento na principal via de acesso à Ponte Rio-Niterói. A estimativa é que as novidades exigirão investimentos de R$ 205 milhões.

Terminais – Nos planos desenvolvidos pela equipe Lerner, 94 ônibus de modelos articulados ou padrão, farão a ligação entre os terminais. O passageiro não precisará pagar uma nova passagem ao desembarcar em uma das estações para pegar outro ônibus. Com isso, cerca de 300 veículos deixarão de circular na cidade. Outros trezentos coletivos farão a alimentação do corredor principal, procedentes dos bairros da cidade. Atualmente, o sistema opera com 600 ônibus, transportando diariamente 235 mil passageiros, capacidade que será ampliada com o novo modelo proposto.

“Não vai ter ônibus morto, circulando vazio. Vamos otimizar o espaço da rua que é caro em uma cidade com quase 300 mil veículos circulando todos os dias”, conclui Marcolini.

Ainda estão previstas no projeto do arquiteto Jaime Lerner alterhttp://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/mergulhao-do-centro-de-niteroi-vai-ser-licitado-0nativas de transporte marítimo, na travessia da Baía de Guanabara, ligando o Rio a Niterói e São Gonçalo. Além de modificações em ruas auxiliares às principais vias da cidade.

Projeto em análise prevê cinco terminais de ônibus na cidade, três de integração Arte: O Fluminense

Avenida Roberto Silveira, crucial por ser uma via de ligação com a ponte, terá BRT. Arte: O Fluminense

Sérgio Marcolini, presidente da Niterói Transporte e Trânsito

A projeção de como deve ficar Charitas assim que o projeto for implantado Arte: O Fluminense

Passageiros que aguardam o ônibus serão abrigados por um tubo Arte: O Fluminense

Fonte:

http://jornal.ofluminense.com.br/edi...ser-licitado-0

O comentário off topic:
Será que esses projetos saem mesmo?? Só acredito vendo olho no olho, ainda mais com o (des)prefeito Jorge Gargamel Silveira cocaineiro!!
Old February 21st, 2011, 08:39 PM   #33
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 1674

Finalmente uma notícia, essa semana mesmo estava pensando que fim tivera o projeto!

O modelo dos terminais integrados é interessante, mas eu tenho desconfianças pela desintegração com o resto do sistema metropolitano, que é feita por Bilhete Único e não por integração em terminais. É muito importante a integração entre ônibus de Niterói e São Gonçalo-Niterói; de Niterói e Niterói-Rio; e de São Gonçalo-Niteroi e Niterói-Rio.

O plano, ao menos superficialmente, parece que trata de um centro regional do interior sem articulação com cidades vizinhas...

A propósito, onde será o mergulhão da Marquês do Paraná??? Eu esperava que fosse à altura do Guanabara, mas falaram que seria naquela praça da Jansen de Mello..
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2011, 11:21 PM   #34
Adrecal
Registered User

O Mergulhão vai ficar na altura da Amaral Peixoto até a Jorge Soares na Marques de Paraná! Ele vai servir pra quem vem da Ponte como acesso a Icaraí com duas faixas. Diminuindo o trânsito em frente a Igreja Batista.

Gosto do Layout das estações tubo. Elas são um marco em Curitiba. Sei que Niteroi precisa de uma identidade visual diferente até e que Niterói é muito mais calor que ak (por acaso estou em Curitiba hoje), mas os envidraçados em tubo são práticos, permitem a entrada de luz solar, têm um ar super moderno mesmo nos dias atuais e com pequenas modificações cairiam bem na cidade.

Já para os terminais, não gosto de supertubos. Prefiro um esquema com mezaninos para a integração de linhas e futuramente com a L3. Se com o ônibus alimentador e BRT pagando uma passagem se puder usar o BU ( no total R$4,40). Não vejo problema com a integração intermunicipal, quem vem de Charitas ou da Jorge Roberto perderia, mas a cidade como um todo ganha muito com ônibus para outras cidades saindo só do Terminal no Centro. Executivos com AR não entram nessa conta.
Old February 21st, 2011, 11:33 PM   #35
Adrecal
Registered User

Esqueci de falar q nos Terminais poderiam colocas PSD´s como no Metrô e climatizar eles!
Old February 21st, 2011, 11:42 PM   #36
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 1674

Quote:

Já para os terminais, não gosto de supertubos. Prefiro um esquema com mezaninos para a integração de linhas e futuramente com a L3. Se com o ônibus alimentador e BRT pagando uma passagem se puder usar o BU ( no total R$4,40). Não vejo problema com a integração intermunicipal, quem vem de Charitas ou da Jorge Roberto perderia, mas a cidade como um todo ganha muito com ônibus para outras cidades saindo só do Terminal no Centro. Executivos com AR não entram nessa conta.
Pra mim todos os ônibus intermunicipais deveriam sair diretamente de terminal. Não suporto as voltas que os ônibus da 1001 dão.

Mas o Terminal João Goulart já está COMPLETAMENTE SATURADO. Aliás, aquilo é a visão do inferno. Quer ver MUITA gente MUITO feia? Mas MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO feia? Lá tem em grande disponibilidade.

Brincadeiras à parte, não há mais espaço no terminal. Linhas que deveriam parar na Rodoviária foram transferidas para lá, superlotando tudo. Assim, além de linhas para os demais municípios do Leste Fluminense e para o Rio de Janeiro, há linhas para Caxias, Maricá, Araruama, Nova Iguaçu...

E os ônibus vão parando em fila indiana na entrada do terminal, inclusive sobre calçadas. Os que não param, ficam num engarrafamento monstro para acessá-lo.

De qualquer forma, ônibus intermunicipal deveria ser totalmente expresso na cidade, sair do terminal e só começar a parar já no outro município.

Sobre ônibus executivos, espero que novamente não contem ar condicionado como item de luxo...

Espero que o BRT seja bem planejado, com veículos legais... não apenas uma faixa exclusiva com os mesmos ônibus em circulação hoje.

As linhas da Zona Sul -Centro(53, 57, 35, 42 e 47) não cobram preço diferenciado pelo ar condicionado (a passagem na cidade é R$2,30). Só as que vão para a Zona Norte cobram a mais (R$2,60 linhas 49, 61).

Enfim, desculpe ser tão prolixo, mas escrevi isso tudo mas na verdade o que importa é o que vem a seguir:

É extremamente importante que haja unificação de tarifa no Leste Fluminense através de um Bilhete Único. A passagem de ônibus entre Niterói e São Gonçalo é de R$2,50. R$4,40 é um preço muito caro para essa ligação. A passagem de Niterói já é cara para o tamanho da área do município. Deveria ser Bilhete Único 2,40 no Leste Fluminense, como é no município do Rio.

Infelizmente, isso seria uma questão jurídica e política super confusa para ser implementada...
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old February 22nd, 2011, 12:02 AM   #37
Ralph Yamaguti
Seriedade já

Ralph Yamaguti's Avatar

Aquele formato do Terminal João Goulart foi mal projetado, sim, além de ser imundo com vias esburacadas que nem um queijo suíço; mas o que me intriga é a tamanha falta de educação dos mijões que emporcalham os cantinhos do prédio. Ugh!! Só de pensar, já me arrepio de tanta aflição e nojão!!

Aí, fico me perguntando, cadê o choque de ordem para acabar com aquela pouca vergonha?
O simples ato de por o "pingolim" para fora e emporcalhar os pilarezinhos, os porcalhões de plantão não deveriam ser denunciados por ato obsceno?

Quem adentrar naquele Chiqueiral João Goulart, preparem-se para prender a respiração para algum usuário não morrer entoxicado pelo cheirinho de xixi!!

E quem avisa amigo é, né?
Old February 22nd, 2011, 12:07 AM   #38
Adrecal
Registered User

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Pra mim todos os ônibus intermunicipais deveriam sair diretamente de terminal. Não suporto as voltas que os ônibus da 1001 dão.

Mas o Terminal João Goulart já está COMPLETAMENTE SATURADO. Aliás, aquilo é a visão do inferno. Quer ver MUITA gente MUITO feia? Mas MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO feia? Lá tem em grande disponibilidade.

Brincadeiras à parte, não há mais espaço no terminal. Linhas que deveriam parar na Rodoviária foram transferidas para lá, superlotando tudo. Assim, além de linhas para os demais municípios do Leste Fluminense e para o Rio de Janeiro, há linhas para Caxias, Maricá, Araruama, Nova Iguaçu...

E os ônibus vão parando em fila indiana na entrada do terminal, inclusive sobre calçadas. Os que não param, ficam num engarrafamento monstro para acessá-lo.

De qualquer forma, ônibus intermunicipal deveria ser totalmente expresso na cidade, sair do terminal e só começar a parar já no outro município.

Parece que a idéia é essa! Sair direto do Terminal sem mais paradas na cidade, quando viável. Para os ônibus via Alameda isso fica difícil e nem dá pra ser radical. Eles param só em algumas estações.

Ri horrores! Imagino a quantidade e o 'nível'. Fico admirado com o número de ônibus ali sempre. O problema parece ser que as linhas ficam paradas por tempo demais lá e mesmo com grande espaço para crescer o terminal nada foi feito.

Quote:

Sobre ônibus executivos, espero que novamente não contem ar condicionado como item de luxo...
Pois é, infelizmente é considerado assim.

Quote:

Espero que o BRT seja bem planejado, com veículos legais... não apenas uma faixa exclusiva com os mesmos ônibus em circulação hoje.

As linhas da Zona Sul -Centro(53, 57, 35, 42 e 47) não cobram preço diferenciado pelo ar condicionado (a passagem na cidade é R$2,30). Só as que vão para a Zona Norte cobram a mais (R$2,60 linhas 49, 61).

Enfim, desculpe ser tão prolixo, mas escrevi isso tudo mas na verdade o que importa é o que vem a seguir:

É extremamente importante que haja unificação de tarifa no Leste Fluminense através de um Bilhete Único. A passagem de ônibus entre Niterói e São Gonçalo é de R$2,50. R$4,40 é um preço muito caro para essa ligação. A passagem de Niterói já é cara para o tamanho da área do município. Deveria ser Bilhete Único 2,40 no Leste Fluminense, como é no município do Rio.

Infelizmente, isso seria uma questão jurídica e política super confusa para ser implementada...
A passagem tá cara mesmo dentro do Leste Fluminense!
Old February 22nd, 2011, 12:11 AM   #39
Adrecal
Registered User

Quote:
Originally Posted by Ralph Yamaguti View Post
Aquele formato do Terminal João Goulart foi mal projetado, sim, além de ser imundo com vias esburacadas que nem um queijo suíço; mas o que me intriga é a tamanha falta de educação dos mijões que emporcalham os cantinhos do prédio. Ugh!! Só de pensar, já me arrepio de tanta aflição e nojão!!

Aí, fico me perguntando, cadê o choque de ordem para acabar com aquela pouca vergonha?
O simples ato de por o "pingolim" para fora e emporcalhar os pilarezinhos, os porcalhões de plantão não deveriam ser denunciados por ato obsceno?

Quem adentrar naquele Chiqueiral João Goulart, preparem-se para prender a respiração para algum usuário não morrer entoxicado pelo cheirinho de xixi!!

E quem avisa amigo é, né?
Como vc mesmo disse antes, Niterói tá sem prefeito e pior q já votei nesse cara!!!

Não combatem nem os descarados flanelhilas do S. de SF, imagina Choque de Ordem na cidade!!
Old February 22nd, 2011, 12:27 AM   #40
Ralph Yamaguti
Seriedade já

Ralph Yamaguti's Avatar

Pior que ninguém sai para as ruas para dar impeachment contra esse chincheiro ambulante e omisso porque a cidade carece de tudo, sobretudo a mobilidade urbana com direito ao calor insuportável e horroroso, além da insegurança: um total relento.

Eu pelo menos não votei nesse traste imprestável safadão fantasmagórico!!

Você soube da onda de assaltos no bairro do Ingá que vem ocorrendo ultimamente em plena luz do dia? Não tenho ideia se aqui em Niterói há alguma associação de moradores.

Vale lembrar que a prefeitura é inimicíssima dos comerciantes: conversei com um dono de uma delicatessen e me confirmou que a safadeza da desprefeitura dificulta até a corda do pescoço para se abrir um empreendimento com uma puta burrocracia.

Tadinha da Niterói, tão judiada e abandonadinha, fazer o quê, né? Cidade sorriso? Cidade tristeza!! Buááááá!

Reply

Tags
brt, niterói, plano, viário

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules