daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 30th, 2010, 01:14 PM   #81
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Doug_ata View Post
Ótimo thread, e fotos lindas!!
Mas acharia triste se Campinas passasse a ser RM de SP. A cidade ia deixar de ser interior!!
Eu ia achar ótimo!
Se Campinas ainda se parecesse com interior, mas só tem as mazelas de cidade grande, porque só tem os defeitos do interior, as virtudes já foram perdidas há muito (mais de 30 anos). O interior de verdade eu conheci quando fui a Presidente Epitácio...

Mas a cidade ia merecer um tratamento mais justo do GESP!
E a CPTM deveria vir junto, pois ônibus não são a solução para o transporte coletivo no eixo principal da RMC (Campinas-Hortolândia-Sumaré-Monte Mor-Americana-Nova Odessa).

O que é chato é que a gente ia ser periferia de São Paulo...
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 30th, 2010, 02:48 PM   #82
cesar bertolino
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post
Eu ia achar ótimo!
Se Campinas ainda se parecesse com interior, mas só tem as mazelas de cidade grande, porque só tem os defeitos do interior, as virtudes já foram perdidas há muito (mais de 30 anos). O interior de verdade eu conheci quando fui a Presidente Epitácio...

E a CPTM deveria vir junto, pois ônibus não são a solução para o transporte coletivo no eixo principal da RMC (Campinas-Hortolândia-Sumaré-Monte Mor-Americana-Nova Odessa).

Mas a RMC não será integrada a RMSP porque existe uma Macrometrópole! Campinas já tem sua região metropolitana muito bem definida ,aliás tem muitas outras cidades que querem "vender a alma " para se integrar a esta RM .

A Macrometrópole é uma definição mundial para a interligação entre duas grandes regiões metropolitanas ,e não a unificação de uma só ! A RMC é gigante e muito diferente da RMSP ,acho que embora a conurbação entre SP e Campinas já exista ( só existe por causa do crescimento de Jundiaí ) não significa que as duas RMs tenham as mesmas características físicas ,culturais ....particularmente eu prefiro a RMC .
cesar bertolino no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2010, 02:56 PM   #83
Gautama
Registered User

Gautama's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by samuel_fortal View Post
Triste mesmo. Posso estar assumindo uma postura extremamente radical, mas acho que qualquer razão social deve ser suprimida quando for de encontro à preservação do meio ambiente. Devemos preservar as áreas verdes a qualquer custo.
Concordo plenamente! É dever do Estado zelar pelos recursos naturais e pela preservação do meio ambiente. Também é dever do Estado ser o agente coibidor destas invasões e o organizador social, já que ele possui o poder coercitivo. Sou muito Hobbesiano neste sentido! E acho que é a única maneira de ser organizar corretamente uma sociedade. Mas com a política populista e (principalmente!) anarquica que temos neste país acho dificil isto...

Quote:
(...)

Concordo contigo, Fabius! A RMC merece a CPTM e o quanto antes. Principalmente neste trecho por você citado. Ao invés de corredores de ônibus na Suleste deveriam é ter investido no transporte ferroviário. Ainda mais que já existe leito ferroviário nesta região. Assim diminuiria um pouco os congestionamentos que vemos todos os dias no corredor metropolitano. Acho que o transporte coletivo é um dos principais problemas da RMC e que deve ser tratado com prioridade. E posteriormente, após tratada esta questão, deveríamos pensar numa integração com a CPTM de SP para unir efetivamente as duas regiões.

Só não concordo com a afirmação de que Campinas seria a periferia de São Paulo. Campinas é muito rica, desenvolvida e tem vida propria. A dependencia de São Paulo sempre existiu e sempre existirá, mas sempre foi benéfica para nossa região. Acho a Região de Campinas a mais desenvolvida do Brasil e não creio que perderá esta riqueza, desenvolvimento e qualidade de vida pela confluência entre as duas regiões. Mas para isso será preciso muito trabalho e planejamento. O que não podemos é ficar parados.

(Ah, Fabius, não esqueci minha promessa de fazer um thread sobre Campinas, viu? Estou apenas esperando minha mãe voltar de viagem - pois ela levou a máquina - para começar a tirar algumas fotos de nossa querida Campinas.)
Gautama no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2010, 02:58 PM   #84
Gautama
Registered User

Gautama's Avatar

Quote:
Originally Posted by cesar bertolino View Post
Mas a RMC não será integrada a RMSP porque existe uma Macrometrópole! Campinas já tem sua região metropolitana muito bem definida ,aliás tem muitas outras cidades que querem "vender a alma " para se integrar a esta RM .

A Macrometrópole é uma definição mundial para a interligação entre duas grandes regiões metropolitanas ,e não a unificação de uma só ! A RMC é gigante e muito diferente da RMSP ,acho que embora a conurbação entre SP e Campinas já exista ( só existe por causa do crescimento de Jundiaí ) não significa que as duas RMs tenham as mesmas características físicas ,culturais ....particularmente eu prefiro a RMC .
Concordo em gênero, número e grau!
Old September 30th, 2010, 03:17 PM   #85
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Eu falei isso mais de graça mesmo.
Quanto às cidades, tenho certeza que sim.
Limeira, Amparo e Morungaba também querem fazer parte da festa. Se deixar, chega até Monte Sião!

Quote:
Não têm mesmo...

Quote:
Originally Posted by Gautama View Post
(...)
Concordo contigo, Fabius! A RMC merece a CPTM e o quanto antes. Principalmente neste trecho por você citado. Ao invés de corredores de ônibus na Suleste deveriam é ter investido no transporte ferroviário. Ainda mais que já existe leito ferroviário nesta região. Assim diminuiria um pouco os congestionamentos que vemos todos os dias no corredor metropolitano. Acho que o transporte coletivo é um dos principais problemas da RMC e que deve ser tratado com prioridade. E posteriormente, após tratada esta questão, deveríamos pensar numa integração com a CPTM de SP para unir efetivamente as duas regiões.
Seria muito bom ver a CPTM trabalhando na região...mas nem sei como poderia ser. Acho que sou mais capaz de apontar os defeitos que propor novas soluções. O duro é que se o VLT de Campinas tivesse sido feito atualmente, ele não iria fracassar. Hoje todo mundo pensa em integração...e todas as estações do sistema teriam ao lado no mínimo uma estação de transferência ou uma parada de ônibus para garantir isso...

Quote:
Só não concordo com a afirmação de que Campinas seria a periferia de São Paulo. Campinas é muito rica, desenvolvida e tem vida propria. A dependencia de São Paulo sempre existiu e sempre existirá, mas sempre foi benéfica para nossa região. Acho a Região de Campinas a mais desenvolvida do Brasil e não creio que perderá esta riqueza, desenvolvimento e qualidade de vida pela confluência entre as duas regiões. Mas para isso será preciso muito trabalho e planejamento. O que não podemos é ficar parados.
Eu falei isso mais como uma espetada em quem acha isso. E a ideia de macrometrópole para alguns implica o rebaixamento dos polos de importância regional. Por isso que o trabalho deve continuar para manter esta região na posição de proeminência que ocupa há muito...

Quote:
(Ah, Fabius, não esqueci minha promessa de fazer um thread sobre Campinas, viu? Estou apenas esperando minha mãe voltar de viagem - pois ela levou a máquina - para começar a tirar algumas fotos de nossa querida Campinas.)
Eu também estou pensando em fazer pelo menos uns dois tópicos, mas quando o tempo está bom falta ânimo e quando tem ânimo, o tempo está ruim...

Mas sem problemas...
Old September 30th, 2010, 03:48 PM   #86
cesar bertolino
BANNED

A lista de cidades que querem de forma "desesperada" se integrar a RMC é grande ,vou citar algumas :

jarinu .

Itupeva .

Amparo .

Morungaba .

Louveira .

Limeira ( meu maior espanto )

Eu sei que existem mais ,mas acho que tem prefeitos que não tem conhecimento nenhum de onde fica sua cidade ,imagine Jarinu que fica longe de Campinas entrar na RMC , é uma viagem absurda .
Old September 30th, 2010, 04:33 PM   #87
Fischer
Registered User

Fischer's Avatar

Likes (Received): 21

Não sei porque Limeira está querendo fazer parte da RMC, claro que esta cidade tem um forte ligação com Campinas, mas não chega a ser tão forte a ponto de se integrar a RMC.
Eu prefiro a criação da RA do eixo Piracicaba-Limeira, integrando cidades como Rio Claro e Araras e de muitas outras menores, são cidades que se encontram num raio de no máximo 30 Km partindo de Limeira. Seria uma região de mais de 1 milhão de habitantes.
Fischer no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2010, 05:03 PM   #88
cesar bertolino
BANNED

Quote:
Originally Posted by Fischer View Post

Não sei porque Limeira está querendo fazer parte da RMC, claro que esta cidade tem um forte ligação com Campinas, mas não chega a ser tão forte a ponto de se integrar a RMC.
Eu prefiro a criação da RA do eixo Piracicaba-Limeira, integrando cidades como Rio Claro e Araras e de muitas outras menores, são cidades que se encontram num raio de no máximo 30 Km partindo de Limeira. Seria uma região de mais de 1 milhão de habitantes.
Concordo com Você !!!!
Old September 30th, 2010, 05:38 PM   #89
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
A lista de cidades que querem de forma "desesperada" se integrar a RMC é grande ,vou citar algumas :

jarinu .

Itupeva .

Amparo .

Morungaba .

Louveira .

Eu sei que existem mais ,mas acho que tem prefeitos que não tem conhecimento nenhum de onde fica sua cidade ,imagine Jarinu que fica longe de Campinas entrar na RMC , é uma viagem absurda .
Jarinu, Itupeva e Morungaba pertencem inequivocamente à região de Jundiaí.
Itupeva (52km de CPS) mal tem ligação urbana com Campinas.
Jarinu (55km de CPS) quer fazer parte se aproveitando da anomalia da presença de Itatiba (38km de CPS) na RMC, assim como Morungaba. Só que Morungaba tem mais relação com Campinas que Jarinu.

Louveira (27km de CPS) é um caso bem confuso...um ex-distrito de Jundiaí (como também o era Vinhedo), mas que não conseguiu se unir à Região de Campinas, tal como aconteceu com Vinhedo (18km de CPS), fortemente ligada a Valinhos (11km de CPS). Mesmo tendo DDD 19, não vejo interações fortes com Vinhedo, muito menos com Valinhos e Campinas. Creio que as relações mais fortes de Louveira sejam com Jundiaí, o que tira a eventual legitimidade desse pleito.

Limeira (60km de CPS) já é outra região. Até existem ligações com Campinas, mas nada que justifique a inclusão da cidade na RMC sem um inchaço artificial. Talvez pleiteie a inclusão por causa da ligação com as cidades da parte oeste da RMC: Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Nova Odessa. Mesmo assim, Americana fica a 30km de Limeira.

É o mesmo caso de Amparo (60km de CPS), que é uma ótima cidade, mas já está bem adiante de Jaguariúna (29km de CPS), mas que pode se aproveitar da presença de Santo Antônio de Posse, que é, junto com Engenheiro Coelho, as cidades mais "rurais" e distantes da RMC. E se Amparo entrar, pode trazer junto Serra Negra (72km de CPS), Lindoia e até Águas de Lindoia, estendendo a RMC até 100km de Campinas.

Enfim, a Região Metropolitana de Campinas não pode virar uma farra.
A EMPLASA deveria dar condições semelhantes - ainda que mais simplificadadas - das RMs às RAs, de modo que os prefeitos de cidades próximas mas não tão ligadas às RMs possam um planejamento regional mais efetivo sem desejarem a pseudopanaceia de pertencer a uma Região Metropolitana.
Old September 30th, 2010, 05:47 PM   #90
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Que thread interessante, LFellipe! De fato, a RMSP oficial hoje é uma mera designação geográfica, pois as relações metropolitanas ultrapassaram suas fronteiras há muito tempo. Os novos investimentos industriais retratam bem esse fenômeno: quase não há nada de novo dentro da RM oficial, pois são totalmente capturados pelas regiões de Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.

Na minha opinião, uma RMSP hoje seria assim melhor definida: Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Bertioga, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarujá, Guarulhos, Ibiúna, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itupeva, Jandira, Jarinu, Jundiaí, Juquitiba, Louveira, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Nazaré Paulista, Osasco, Peruíbe, Pirapora do Bom Jesus, Praia Grande, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Roque, São Vicente, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista

São 62 municípios, que somam juntos 22.470.746 habitantes (IBGE 2009).

Já a Macrometropolitana seria composta pelas mesorregiões de Campinas, Litoral Sul Paulista, Macro Metropolitana Paulista, Piracicaba e Vale do Paraíba Paulista; e pelas microrregiões de Itapetininga e Tatuí. Juntas, somam 32.180.748 (IBGE 2009).
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 08:15 AM   #91
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Likes (Received): 101

Quote:
Eu ia achar ótimo!

No sentido geográfico, sim, Campinas é a perirferia da Macrometrópole Paulistana. E daí? Dá um banho em Sampa em praticamente tudo!
Old October 2nd, 2010, 12:13 PM   #92
HRLR
Registered User

Que ridículo esse tipo de comparação!

São cidades de dimensões muito diferentes.
HRLR no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 12:43 PM   #93
Karabuy
Non dvcor dvco

Karabuy's Avatar

Quote:

jarinu .

Itupeva .

Amparo .

Morungaba .

Louveira .

elias fausto ??
Karabuy no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 05:04 PM   #94
cesar bertolino
BANNED

Enquanto o governo estadual fica fazendo vista grossa para a criação da região metropolitana de Jundiaí ,vai ficar esta "bagunça " que esta aí ,a culpada é a EMPLASA ,que é o órgão responsável pela administração das RMs paulistas .

Jundiaí tem quase 400 mil habitantes , o seu PIB é gigante ,maior do que várias capitais brasileiras , ( 2007 , 14 bilhões ) oitava economida do estado de SP e uma das 23 maiores economias do Brasil ,sua região de polarização tem aproximadamente um milhão e duzentos mil habitantes ,sendo que 800 mil pessoas vivem conurbadas a Jundiaí . Esta mesma cidade tem um dos 10 maiores parques industriais do País , a região de governo tem um PIB superior a 25 bilhões de reais, com base IBGE 2007 , Jundiaí é uma cidade com vida própria ,hoje quase não depende de Campinas ou São Paulo (mesmo estando próximas as duas metrópoles ) .

O maior problema é que esta cidade e sua região ,esta "expremida " entre duas RMs , para quem interessa isto , quem ganha com isto ??

Para mim poderia se criara várias regioões metropolitanas no estado de SP:

RM de Jundiaí

RM de Sorocaba

RM de São José dos Campos

RM de Ribeirão Preto

RM de Bauru

RM de Piracicaba

Mas é claro que isto carece de ánalise e desenvolvimento de estudos metropolitanos ,como ligação enter cidades ,cultura ......

Destas que eu citei ,tenho certeza que no nível de conurbação e integração entre munícipios as mais próximas de uma realidade paupável é Sorocaba e Jundiaí ,pois estas duas cidades ,tem várias regiões conurbadas e interligadas , e as mesmas cidades ( tanto Sorocaba como Jundiaí ) teriam uma RM com mais de 1 milhão de habitantes .
Old October 2nd, 2010, 05:13 PM   #95
Hello_World
Go Brazil!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 649

Quote:

jarinu .

Itupeva .

Amparo .

Morungaba .

Louveira .

Eu sei que existem mais ,mas acho que tem prefeitos que não tem conhecimento nenhum de onde fica sua cidade [...]
Amparo está praticamente conurbada com Pedreira, e é muito próxima a Serra Negra e Monte Alegre do Sul, é cidade sede do Circuito das Águas, também não entendo o que quer fazer na RMC.

Limeira deveria brigar pela própria RA, nessa RA entrariam: Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Araras, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Amparo e outras cidades que não fazem parte da RMC.
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 02:01 AM   #96
Antonio_F
Registered User

Likes (Received): 211

Sinceramente.. este negócio de RM é mais status que proveito prático, desconheço quais benefícios trouxe para a região de Campinas por exemplo, ja que não existe um transporte público de massa integrado entre as cidades, como o que existe na RMSP, ainda que deixando bastante à desejar.

Sorocaba está em vias de se tornar mais uma RM brasileira, mas talvez por ignorância da metéria não consigo visualizar o que acrescentará de positivo à nossa microregião.

Só valerá a pena ser RM se isso se materializar em benefícios diretos para a população num curto espaço de tempo, não tendo que esperar 20, 30 anos para ver as coisas contecerem.
Antonio_F no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 02:12 AM   #97
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Antonio_F View Post
Sinceramente.. este negócio de RM é mais status que proveito prático, desconheço quais benefícios trouxe para a região de Campinas por exemplo, ja que não existe um transporte público de massa integrado entre as cidades, como o que existe na RMSP, ainda que deixando bastante à desejar.
A EMTU tem organizado bem o transporte aqui na região, apesar dessas obras eternas do Corredor Noroeste. Antes era tudo muito zoado, agora há mais disciplina, sem contar a construção do Terminal Metropolitano e das três estações de transferência na Lix da Cunha.

O Parlamento Metropolitano, ninguém sabe, ninguém viu.

Mas de fato não adianta criar uma região metropolitana se a mentalidade dos governantes não mudar para algo coletivo. Enquanto eles só pensarem no próprio umbigo, fazer parte de uma RM será algo que dá apenas status.
Old October 3rd, 2010, 03:13 AM   #98
Antonio_F
Registered User

Likes (Received): 211

Quote:
A EMTU tem organizado bem o transporte aqui na região, apesar dessas obras eternas do Corredor Noroeste. Antes era tudo muito zoado, agora há mais disciplina, sem contar a construção do Terminal Metropolitano e das três estações de transferência na Lix da Cunha.

Mas de fato não adianta criar uma região metropolitana se a mentalidade dos governantes não mudar para algo coletivo. Enquanto eles só pensarem no próprio umbigo, fazer parte de uma RM será algo que dá apenas status.
Fabius, pego como exemplo a Gde. SP e o Gde. Rio, onde há regiões beneficiadas e outras nem tanto dentro da RM; acho que fala mais alto o apandrinhamento, o alinhamento político c/ o governo do estado.. estas coisas que quase não existem em nosso país, não é verdade? Quem pode mais chora menos, já dizia minha saudosa, e chorosa tia Iracema.
Antonio_F no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 06:25 PM   #99
Gautama
Registered User

Gautama's Avatar

Quote:

Concordo com vc, Fabius. Ainda mais considerando que nem faz tanto tempo assim que a EMTU chegou a nossa região, acho que está fazendo um excelente trabalho, embora sem dúvida haja muitos pontos a melhorar. E vou além: acho que a EMTU na RMC é mais bem organizada e articulada que na maioria das regiões da RMSP! Tanto que já se fala, por aqui, no bilhete único entre a EMTU e as empresas de transporte municipais, coisa ainda inimaginada em SP. O que, sem dúvida, a RMSP é superior é na integração ferroviária, por conta da CPTM. Ainda assim, acho muito deficiente esta integração. Acho um absurdo São Bernardo do Campo, com quase 900 mil hab, não ser integrado pela linha de metro e trem da cidade. Os bernardenses têm que ir a SP com os péssimos, lotados e demorados Metropolitanos e trolebus. Um horror! Enfim, o pouco de melhor integração que SP tem ainda está muito longe de sua necessidade. E quanto a RMC o que falta, verdadeiramente, é a criação de uma malha ferroviária ligando suas cidades, através de trens (CPTM) ou de VLT.
Old October 3rd, 2010, 07:28 PM   #100
sipriano
vândalo de ideologias

sipriano's Avatar

Likes (Received): 23

Quote:
Originally Posted by Gautama View Post
Concordo com vc, Fabius. Ainda mais considerando que nem faz tanto tempo assim que a EMTU chegou a nossa região, acho que está fazendo um excelente trabalho, embora sem dúvida haja muitos pontos a melhorar. E vou além: acho que a EMTU na RMC é mais bem organizada e articulada que na maioria das regiões da RMSP! Tanto que já se fala, por aqui, no bilhete único entre a EMTU e as empresas de transporte municipais, coisa ainda inimaginada em SP. O que, sem dúvida, a RMSP é superior é na integração ferroviária, por conta da CPTM. Ainda assim, acho muito deficiente esta integração. Acho um absurdo São Bernardo do Campo, com quase 900 mil hab, não ser integrado pela linha de metro e trem da cidade. Os bernardenses têm que ir a SP com os péssimos, lotados e demorados Metropolitanos e trolebus. Um horror! Enfim, o pouco de melhor integração que SP tem ainda está muito longe de sua necessidade. E quanto a RMC o que falta, verdadeiramente, é a criação de uma malha ferroviária ligando suas cidades, através de trens (CPTM) ou de VLT.
Aqui tem o bilhete BOM, um cartão para a catraca eletrônica, usado tanto na EMTU, quanto nas linhas municipais.

Edit: uma imagem do cartão.

-Berthold Auerbach

Last edited by sipriano; October 3rd, 2010 at 07:38 PM.
sipriano no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
abc paulista, densidade, macrometrópole, mancha urbana, megacidade, megalópole de são paulo

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules