daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old October 3rd, 2010, 08:15 PM   #101
Gautama
Registered User

Gautama's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by sipriano View Post
Aqui tem o bilhete BOM, um cartão para a catraca eletrônica, usado tanto na EMTU, quanto nas linhas municipais.
(...)
Eu já ouvi falar deste cartão, mas ele dá direito ao bilhete único? E dá acesso a todas as cidades da região metropolitana? Aqui em Campinas o que está sendo discutido é o bilhete único, com prazo de 2 horas, entre as linhas da EMTU e TODAS as linhas de ônibus municipais da região metropolitana. Não sei há quantas anda esta proposta e se realmente será efetuada, já que envolve diversos setores e interesses, inclusive o político. Mas é algo assim que todas as regiões metropolitanas necessitam e isso que desconheço haver em SP, pelo menos em sua totalidade.
Gautama no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 3rd, 2010, 08:33 PM   #102
sipriano
vândalo de ideologias

sipriano's Avatar

Likes (Received): 23

Pode ser usado em qualquer ônibus da região metropolitana que tiver a catraca eletrônica, todos da EMTU, tem e muitos municipais também. Não é um bilhete único, só pode ser usado em ônibus e você pagará a passagem integralmente independente de ter usado a poucos minutos ou não.

O link da EMTU que fala sobre o cartão.
http://www.emtu.sp.gov.br/bom/index.htm?m=1

-Berthold Auerbach
sipriano no está en línea   Reply With Quote
Old October 4th, 2010, 03:18 AM   #103
junior1986
Registered User

junior1986's Avatar

Likes (Received): 0

Não sei se a estudos para uma futura integração do Bom com o Metrô ou CPTM ou no mínimo uma integração com uma pequeno desconto. Moro em Guarulhos e trabalho em SP Centro e gasto 3,80 com o cartão Bom mais 2,65 Bilehte único no Metrô. Um absurdo ainda exisitir essa segregação com os municípios da Região Metropolitana em termos de transporte.
Old October 4th, 2010, 07:48 PM   #104
Ricbit
BANNED

Pra mim a RM SJC (Jacareí até Pinda) já é uma realidade, com seus 1 milhão e 300 mil habitantes
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old October 4th, 2010, 07:52 PM   #105
Ricbit
BANNED

Quote:
Originally Posted by Gautama View Post
Assunto polêmico, mas sem dúvida pertinente. A macrometropole é uma realidade há muitos anos, em especial no eixo Campinas-São Paulo, mas é nítido este processo também entre São Paulo-SJC e São Paulo-Santos. Mais do que a conurbação, acho que a principal característica de uma macrometrópole é a interligação social e economica entre elas. Afinal de contas, o que me importa se Campinas se conurbou com Jundiaí e Jundiaí com SP? Para ir a sampa eu não me utilizo desta conurbação! Vou pelas rodovias! Agora, uma interligação social e economica significa interligação de comunicações e transporte. Esta é a verdadeira integração! E isso está cada dia mais forte. Quem é de Campinas e Jundiaí conhece bem esta realidade. Todos os dias milhares de pessoas se dirigem a SP para trabalhar, estudar ou passear. Há inumeros ônibus fretados ligando as cidades e basta ir à rodoviaria do Tiete para perceber a forte interligação entre CPS - SP. Há onibus ligando estas duas cidades saindo a cada 10 minutos. Em horas críticas saem até de 5 em 5 minutos. É impressionante! Conheço muitaaaaaa gente que mora em Campinas e trabalha em São Paulo. E outras tantas que moram em Sampa e trabalham na região. E posso dizer que sou uma prova viva desta interligação, tanto social quanto economica. Pois moro em Campinas e estou sempre indo a RMSP visitar clientes bem como sempre recebo empresas de SP em Campinas. E socialmente, minha namorada é de Santo André. Todos os finais de semana estou em SP. Só espero que com essa oficialização da macrometrópole, que bem ou mal é uma realidade, se reflita em um maior planejamento urbano e uma melhora nos transportes e comunicação. Os pedágios são absurdos e faz-se necessário expandir o quanto antes a linha da CPTM até Campinas. Os interurbanos também são um horror, embora haja planos muito bons nos dias de hoje. Enfim, é necessário planejar muito!

Para finalizar, discordo de quem ache que as áreas serranas, florestais e de mananciais impedirão a conurbação. Sou totalmente contra isto, mas o que se vê por aí são cada vez mais áreas invadidas nestes locais. Basta olhar os morros de Cajamar e Franco da Rocha. Basta descer a Anchieta e você observará a cidade ir descendo a serra junto com a estrada.... Coisa triste de se ver!
Aqui em SJC ocorre o mesmo quanto ao fluxo SP - SJC e SJC - SP.
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old October 4th, 2010, 08:25 PM   #106
Gautama
Registered User

Gautama's Avatar

Quote:
Originally Posted by junior1986 View Post
Não sei se a estudos para uma futura integração do Bom com o Metrô ou CPTM ou no mínimo uma integração com uma pequeno desconto. Moro em Guarulhos e trabalho em SP Centro e gasto 3,80 com o cartão Bom mais 2,65 Bilehte único no Metrô. Um absurdo ainda exisitir essa segregação com os municípios da Região Metropolitana em termos de transporte.
Exatamente! É justamente aí que eu queria chegar! Acho um absurdo não existir bilhete único entre as empresas de onibus municipais e a EMTU na RMSP. É aí que nos perguntamos para que, afinal de contas, existe a "Região Metropolitana". Acho que é realmente apenas para os políticos terem mais recursos para desviar. Porque de planejamento e investimento integrado vejo muito, muitooo pouco.

Quote:
Originally Posted by Ricbit View Post
Aqui em SJC ocorre o mesmo quanto ao fluxo SP - SJC e SJC - SP.
Concordo! Conheço muita gente do Vale do Paraíba e Baixada Santista que trabalha em Sampa. E por isso que eu digo que conurbação é uma condição suficiente mas não necessária para definir uma área metropolitana. Embora não haja conurbação entre SJC e Santos com SP (se bem que nem CPS ainda possui uma conurbação muito exata) existe sim a formação de uma área metropolitana nestas regiões, com a integração social e economica.
Old October 5th, 2010, 02:03 AM   #107
Abu.EdL
Papagoiaba

Abu.EdL's Avatar

Likes (Received): 27

Fantástico! São todas megacidades!
Old October 5th, 2010, 08:44 PM   #108
rafa max
Brasilidade

rafa max's Avatar

Muito legal essa macrometrópole. Arrisca Campinas desmembrar de São Paulo e virar um estado independente, já que na cidade existe uma população maior do que muitos estados brasileiros, mas é zuação só seria interessante"
rafa max no está en línea   Reply With Quote
Old October 6th, 2010, 12:45 AM   #109
Gautama
Registered User

Gautama's Avatar

Quote:
Originally Posted by rafa max View Post
Muito legal essa macrometrópole. Arrisca Campinas desmembrar de São Paulo e virar um estado independente, já que na cidade existe uma população maior do que muitos estados brasileiros, mas é zuação só seria interessante"
Nem nos maiores desvaneios isto seria possível! O paulista tem um amor louco por sua terra e em Campinas não é diferente. Amo Campinas, mas amo meu Estado e com orgulho sempre digo: SOU PAULISTA!
Old October 6th, 2010, 12:48 AM   #110
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Nem nos maiores desvaneios isto seria possível! O paulista tem um amor louco por sua terra e em Campinas não é diferente. Amo Campinas, mas amo meu Estado e com orgulho sempre digo: SOU PAULISTA!
Comigo é o contrário - eu amo em primeiro lugar minha cidade e com orgulho digo: SOU CAMPINEIRO! O estado vem em segundo lugar. Eu amaria Campinas se ficasse em qualquer estado, até mesmo se fosse um exclave de outro estado em São Paulo!

Antes de paulista e brasileiro, eu sou campineiro.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old October 6th, 2010, 11:13 PM   #111
LFellipe
Registered User

LFellipe's Avatar

Likes (Received): 41

isso é que é gostar de Campinas hein
daqui alguns dias vou postar mais fotos da Megalópole
LFellipe no está en línea   Reply With Quote
Old October 6th, 2010, 11:20 PM   #112
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by LFellipe View Post
isso é que é gostar de Campinas hein
daqui alguns dias vou postar mais fotos da Megalópole
Sim, eu gosto muito da minha cidade natal.
Até demais, acho. Viajar para mim às vezes é muito ruim, pois fico com saudades de casa. Fico até fazendo visualizações para manter minha memória viva. Não que eu não goste de outros lugares, mas eles normalmente me encantam por apresentar coisas que não encontro aqui (frio, altitude, fiação aterrada, metrô, sinalização "Los Angeles", placas de rua completas, pouca poluição visual)...

E tenho que fazer um tópico da cidade, mas sou perfeccionista demais...
Old October 7th, 2010, 01:26 AM   #113
Gautama
Registered User

Gautama's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post
Até demais, acho. Viajar para mim às vezes é muito ruim, pois fico com saudades de casa. Fico até fazendo visualizações para manter minha memória viva. Não que eu não goste de outros lugares, mas eles normalmente me encantam por apresentar coisas que não encontro aqui (frio, altitude, fiação aterrada, metrô, sinalização "Los Angeles", placas de rua completas, pouca poluição visual)...

Eu te entendo, Fabius. A verdade é que Campinas encanta demais mesmo. E o amor que seus filhos têm por esta terra não é em todo lugar que se encontra. Eu viajo muito e embora veja muita coisa linda por aí continuo achando sempre as terras de Campinas as mais belas, as mais agradáveis, as mais desenvolvidas. Amo suas campinas cheias de prédios entre casas e árvores. Amo suas ruas de paralelepípedo do Cambuí. Amo seu céu de um azul intenso. Amo seu vento gelado de inverno. Amo suas montanhas (Souzas), amo suas estradas, amo seu clima.

Mas apesar do meu intenso amor por Campinas é ao meu Estado quem dedico os maiores respeito, orgulho e sentimento! Por esta terra lutaria e por esta terra morreria! E por isto sou antes paulista que campineiro.
Old October 7th, 2010, 01:33 AM   #114
sipriano
vândalo de ideologias

sipriano's Avatar

Likes (Received): 23

Paulista graças a Deus.

-Berthold Auerbach
sipriano no está en línea   Reply With Quote
Old October 7th, 2010, 11:18 PM   #115
Paulistinha
Registered Usher

Paulistinha's Avatar

Likes (Received): 26

Quote:

Faz tempo que não vejo um bom thread à altura de Campinas por aqui... estou muito ancioso para ver um!
Paulistinha no está en línea   Reply With Quote
Old October 7th, 2010, 11:26 PM   #116
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Paulistinha View Post
Faz tempo que não vejo um bom thread à altura de Campinas por aqui... estou muito ancioso para ver um!
Aqueles tópicos com coletâneas que mostram o melhor da cidade eu não sou muito bom em fazer...gosto mais do microcosmo, entrar no interior dos bairros...a minha dúvida é se eu faço o Jardim Chapadão, na Região Norte ou o Parque Prado, na Região Sul, ou as Mansões Santo Antônio, na Região Leste.

O Jardim Chapadão é um bairro mais antigo e tradicional, não muito verticalizado, arborização variável, tem como grande atração a Torre do Castelo e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

O Parque Prado é um bairro novo (não existia nada ali antes de 1994), majoritariamente verticalizado. Tem um condomínio fechado e bairros de casas ao lado.

As Mansões Santo Antônio são um bairro que não têm mansões, mas é altamente verticalizado. Já tinha prédios altos há 15 anos, mas atualmente é um grande canteiro de obras, dado o aumento do ritmo e da quantidade de construções. Mas ao mesmo tempo tem problemas sérios com urbanização (calçadas, por exemplo, podem ser ótimas como não existirem), trânsito (ruas de mão dupla, trânsito confuso e cada vez maior)...

Qual vocês acham melhor eu retratar?
Old October 8th, 2010, 01:07 AM   #117
Gautama
Registered User

Gautama's Avatar

Quote:
Aqueles tópicos com coletâneas que mostram o melhor da cidade eu não sou muito bom em fazer...gosto mais do microcosmo, entrar no interior dos bairros...a minha dúvida é se eu faço o Jardim Chapadão, na Região Norte ou o Parque Prado, na Região Sul, ou as Mansões Santo Antônio, na Região Leste.

O Jardim Chapadão é um bairro mais antigo e tradicional, não muito verticalizado, arborização variável, tem como grande atração a Torre do Castelo e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

O Parque Prado é um bairro novo (não existia nada ali antes de 1994), majoritariamente verticalizado. Tem um condomínio fechado e bairros de casas ao lado.

As Mansões Santo Antônio são um bairro que não têm mansões, mas é altamente verticalizado. Já tinha prédios altos há 15 anos, mas atualmente é um grande canteiro de obras, dado o aumento do ritmo e da quantidade de construções. Mas ao mesmo tempo tem problemas sérios com urbanização (calçadas, por exemplo, podem ser ótimas como não existirem), trânsito (ruas de mão dupla, trânsito confuso e cada vez maior)...

Qual vocês acham melhor eu retratar?
Estou tentando montar um também. Mas como vc sempre fez threads sobre os bairros de Campinas, estou pensando em montar um no estilo "o melhor da cidade". Mas realmente é complicado de fazer... Primeiro porque é necessário muito tempo para percorrer os melhores locais da cidade. E depois porque como vc eu sou muito perfeccionista e sempre acho que minhas fotos ficaram muito aquém da realidade. Já tirei algumas fotos da região da Rodovia Dom Pedro e hoje eu aproveitei um tempinho livre pra tirar algumas fotos da região da Norte-Sul. E no meio do caminho caiu um temporal sobre mim! Aí eu desisti e voltei pra casa!

Quanto a sua pergunta: eu sou a favor do Chapadão! Não é um daqueles bairros verticalizados que é do gosto do povo do SSC, no entanto acho o local bem agradável. O Parque Prado não é uma região que me agrade e o Mansões Santo Antonio tem um péssimo urbanismo. Assim, voto no Chapadão!!!
Old October 8th, 2010, 02:24 AM   #118
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
(...)

Quanto a sua pergunta: eu sou a favor do Chapadão! Não é um daqueles bairros verticalizados que é do gosto do povo do SSC, no entanto acho o local bem agradável. O Parque Prado não é uma região que me agrade e o Mansões Santo Antonio tem um péssimo urbanismo. Assim, voto no Chapadão!!!
Fazer o Chapadão não é má ideia, mas o bairro é grande demais e evidentemente não poderei cobri-lo todo (como ir lá à parte da baixada, onde fica a Pedreira). Eu cuidaria mais de mostrar o Castelo, o Bosque dos Italianos, a EsPCEx, a Avenida João Erbolato e suas transversais...

Com esse tempo chuvoso, não dá jogo.
Mas em outubro e novembro é possível ter dias de céu aberto. Terei que aproveitar algum deles.
Old October 9th, 2010, 05:50 PM   #119
Wey
Ex falso quodlibet

Wey's Avatar

Likes (Received): 269

Quote:
Mas apesar do meu intenso amor por Campinas é ao meu Estado quem dedico os maiores respeito, orgulho e sentimento! Por esta terra lutaria e por esta terra morreria! E por isto sou antes paulista que campineiro.
Não parecem sentimentos muito budistas =P
10 1=0
Wey no está en línea   Reply With Quote
Old October 9th, 2010, 11:26 PM   #120
lcartegni
Registered User

lcartegni's Avatar

Local e data de fundação das cidades da região metropolitana de São Paulo

Para quem se interessar, aqui tem assinalados os nucleos de fundação das cidades da região metropolitana, que deram origem a essa cidade de 20 milhões de habitantes!

http://www.gearthhacks.com/dlfile183...-Sao-Paulo.htm

Parabéns pelo thread!

PS: O 'M' corresponde a data em que se tornou município. A exceção foi santo Amaro.

Reply

Tags
abc paulista, densidade, macrometrópole, mancha urbana, megacidade, megalópole de são paulo

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules