daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old October 1st, 2010, 04:40 AM   #1
pulga
BANNED

Likes (Received): 0

a solução pro problema de pichação em nossas cidades?

vi essa reportagem e achei algo interessantíssimo

pulga no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 1st, 2010, 04:59 AM   #2
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 2225

A solução é a punição severa, coisa que não ocorre em nosso país, onde marginais são cheios de direitos e nenhum dever!

A tinta ajudaria nesse processo de preservação, mas nem por isso, os indolentes pichadores deveriam ficar impunes.

Vale lembrar também que muitos não se contentam apenas em pichar, mais em destruir o patrimônio público.

Tem que ter punição severa, só assim, vão de fato,tomarem vergonha na cara!

Um dedo cortado de cada mão já seria uma bela lição. Dificilmente outros iriam querer o mesmo destino!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 04:59 AM   #3
Karabuy
Non dvcor dvco

Karabuy's Avatar

Likes (Received): 1

tem que picha mesmo....
Karabuy no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 05:26 AM   #4
Marcio Staffa
Registered User

Marcio Staffa's Avatar

Likes (Received): 8168

Quote:
tem que picha mesmo....

A pichação é considerada vandalismo e crime ambiental.
Marcio Staffa no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 07:40 AM   #5
Lulamann
Registered User

Lulamann's Avatar

Likes (Received): 15

Pichar é como "cagar" (desculpe o termo) pela casa e viver junto com os excrementos...

Até um dia aparecer uma tinta que dissolva com as intempéries ou um tipo de pigmento que perca a cor em questão de minutos ou horas acho que temos que viver na "merda".
Lulamann no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 08:17 AM   #6
Skylex
BANNED

Likes (Received): 2575

A solução? Fazer esses marginais lamberem as pichações até o local ficar limpinho. E de preferência, levando uma surra de urtiga, enquanto lambem.

Outra solução, raspar com a unha, até desgastar os dedos. Seria uma excelente lição.

Desculpe, gente, mas fico indignado com essas coisas. Esses deliquentes, precisam ser severamente punidos, mesmo! Sem passar a mão na cabeça... Assim, eu queria ver nossas cidades não ficarem limpas.
Skylex no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 11:33 AM   #7
Suburbanist
on the road

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 6526

Não acho que trancar na cadeira quem apenas pixa, fazendo com que saia de lá um assaltanta, seja a solução. Não que eu concorde com pichação, muito menos que aceite argumentos do tipo "eles são socialmente excluídos e precisam de uma voz para se expressar e a pichação é a linguagem que eles usam para se inserir na cidade blah blah blah".
Old October 1st, 2010, 12:42 PM   #8
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1383

E isso tem solução?

Uma guerra de vândalos para mostrar quem faz ***** no lugar mais difícil...a adrenalina de jovens desocupados, morrendo de medo de serem pegos pela polícia, que invadem prédios para pichar (pelamor, pichação é com ch! Os pichadores são tão ignorantes que escrevem com x, nem sabem escrever direito o que fazem).

É claro que uma diminuta parte das pichações é daquilo que hoje se denomina "de protesto". É igualmente errado, mas não tem nada a ver com competição...
Fabius_ está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 03:25 PM   #9
marconipedro
Registered User

Likes (Received): 320

Punição e alternativas sociais. Essas coisas não são excludentes. Elas se completam.
marconipedro no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 04:04 PM   #10
Dom Drácula
Registered User

Dom Drácula's Avatar

Likes (Received): 4963

A solução é começar a punir de alguma forma, seja ela qual for, mas punir.
Dom Drácula no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 05:47 PM   #11
besantos
lost and found

besantos's Avatar

Likes (Received): 5103

PM: por favor, porrada nesses cretinos!
besantos no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2010, 05:54 PM   #12
HRLR
Registered User

A solução é cortar as mãos desses vagabundos.
HRLR no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 07:36 PM   #13
danieldantas
Registered User

danieldantas's Avatar

Likes (Received): 133

1 - não é solução pq isso não é um problema;

2 - se você estiver se referindo aos rabiscos indecifráveis o termo é pichação, se for ao grafite é outra coisa;

3 - expressar ideias ou revoltas por meio da escrita em lugares públicos é uma forma de expressão ou de arte muito antigo, possivelmente pré-histórica segundo alguns;

4 - trazer a garotada para o profissionalismo e para a arte de verdade é o melhor caminho e diria até a "solução" para a sua pergunta;

5 - Dê uma procurada em Gentileza, um "maluco" carioca e veja sua arte pelas ruas.
danieldantas no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 09:00 PM   #14
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 29

O eterno e polêmico assunto volta e meia sacode o SSC.

Eu tenho uma opinião já conhecida de muitos por aqui. Para mim pichação é expressão de jovens carentes de auto-estima, carentes de serem ouvidos.

A pichação é uma competição por status dentro de um grupo específico (dos pichadores) mas também serve como provocação a uma sociedade excludente.

O pichador não tem para si que a cidade é dele. Sente que não faz parte da realidade do que picha, mas tenta marcar território, deixando o seu recado.

É importante notar que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e curiosamente um dos mais pichados, e São Paulo, sua cidade mais rica e mais desigual, é a mais pichada, ao ponto da pichação ter tomado uma forma única e exclusiva, como atestam os estudiosos do assunto.

Portanto fica evidente que a pichação é a linguagem dos excluídos.

Acho a pichação feia e ela também me incomoda. É foi feita para incomodar.

Mas creio que a melhor resposta a pichação não deve ser observando estas pessoas somente sob o ponto de vista do crime, da contravenção, mas compreendo o universo que as envolve que é muito mais complexo do que a revolta de quem acha hediondo.

É muito fácil entupir cadeias com pessoas. Jogar milhares de jovens, que têm como único ato de desagravo pichar, juntamente com bandidos que atentam contra a vida, que trabalham com o crime organizado, tráfico de drogas, assalto a mão armada e afins, empurrando-os definitivamente para a marginalidade.

Enfim, é um problema muito complexo. Sufocar a ação de pichadores não fará estes jovens melhores e muito menos os colocará nos trilhos como muitos pensam.

Penso portanto, que ações educativas sejam muito mais produtivas do que ações punitivas.

E por fim gostaria de lançar uma questão paralela a este assunto.

Quem é dono da estética visual pública?

Se o dono do imóvel é o senhor absoluto da imagem que cria em seu terreno, então justifica que nossas cidades sejam todas feias com prédios horrendos, estragando a paisagem urbana.

Então se justificam as placas e outdoors medonhos que emporcalham as ruas, pois os donos dos imóveis são donos também do visual que escolhem para suas edificações.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 09:18 PM   #15
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 2225

Muita gente que faz pichação não é um excluído! E mesmo que fosse, isso não é justificativa pra sair destruindo um patrimônio público.

Isso é vandalismo, e precisa ser combatido severamente!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)

Last edited by Farol da Barra; October 2nd, 2010 at 09:25 PM.
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 09:22 PM   #16
O Natalense
agora torou dentro!

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 2950

...Pra mim, deveriam torturar até o capeta interceder pedindo clêmência
(arame incandescente na uretra é anestesia - acho que já disse isso)...

Falando sério agora. Não vejo solução plausível para o problema.

Só resta à sociedade achar ruim.
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 09:28 PM   #17
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

Likes (Received): 5

Nossa, pichação é horrível!

E o pior é que eu acho que é o que Curitiba mais deixa a desejar em termos de urbanismo (eu acho mais pichada até que São Paulo).

Eu acho que é algo difícil de combater. Mas talvez camapnhas publicitárias na televisão que mostrassem a beleza de nossas cidades, de modo positivo e tal, e que "negativassem" as pichações, poderiam atingir as famílias de classe média-baixa e baixa de nossas metrópoles.
ABNeto no está en línea   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 09:32 PM   #18
Astronauta
45TR0N4UT4

Astronauta's Avatar

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
O eterno e polêmico assunto volta e meia sacode o SSC.

Eu tenho uma opinião já conhecida de muitos por aqui. Para mim pichação é expressão de jovens carentes de auto-estima, carentes de serem ouvidos.

A pichação é uma competição por status dentro de um grupo específico (dos pichadores) mas também serve como provocação a uma sociedade excludente.

O pichador não tem para si que a cidade é dele. Sente que não faz parte da realidade do que picha, mas tenta marcar território, deixando o seu recado.

É importante notar que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e curiosamente um dos mais pichados, e São Paulo, sua cidade mais rica e mais desigual, é a mais pichada, ao ponto da pichação ter tomado uma forma única e exclusiva, como atestam os estudiosos do assunto.

Portanto fica evidente que a pichação é a linguagem dos excluídos.

Acho a pichação feia e ela também me incomoda. É foi feita para incomodar.

Mas creio que a melhor resposta a pichação não deve ser observando estas pessoas somente sob o ponto de vista do crime, da contravenção, mas compreendo o universo que as envolve que é muito mais complexo do que a revolta de quem acha hediondo.

É muito fácil entupir cadeias com pessoas. Jogar milhares de jovens, que têm como único ato de desagravo pichar, juntamente com bandidos que atentam contra a vida, que trabalham com o crime organizado, tráfico de drogas, assalto a mão armada e afins, empurrando-os definitivamente para a marginalidade.

Enfim, é um problema muito complexo. Sufocar a ação de pichadores não fará estes jovens melhores e muito menos os colocará nos trilhos como muitos pensam.

Penso portanto, que ações educativas sejam muito mais produtivas do que ações punitivas.

E por fim gostaria de lançar uma questão paralela a este assunto.

Quem é dono da estética visual pública?

Se o dono do imóvel é o senhor absoluto da imagem que cria em seu terreno, então justifica que nossas cidades sejam todas feias com prédios horrendos, estragando a paisagem urbana.

Então se justificam as placas e outdoors medonhos que emporcalham as ruas, pois os donos dos imóveis são donos também do visual que escolhem para suas edificações.
Porto Velho e Rio Branco são cidades ricas (não tanto quanto São Paulo, obviamente), possuem desigualdade também. Mas não há pichação. Pode procurar em fotos das cidades. Então os jovens marginalizados dali não gostam de se expressar?

A pichação se resume a competição entre bandidos com ato de vandalismo. SÓ. Esse papo de jovem oprimido que quer o direito de expressão parece enredo de novelinha teen. Não é só jovens de periferia, basta ver qualquer documentário que há homens (velho mesmo) e mulheres de toda classe social nessa "atividade". É a diversão, a aventura deles. Poderiam estar brincando de pintar em uma arena, mas por mera coincidência a cidade está ali no seu caminho.

É certo que é um crime diferente dos demais, e assim como os outros cabe uma análise do problema social: o que leva o indivíduo a roubar, matar, pichar? Entupir as cadeias não é solução para nenhum caso, mas isso é Brasil! Medidas sociais são importantes para prevenção, mas após o crime executado, a punição é necessária.

E o Governo (Prefeitura, órgãos de cuidado do patrimônio histórico) é responsável pela estética urbana: Se eu quiser, posso comprar um terreno no Pelourinho ou em Ouro Preto, mas não posso construir um prédio moderno ali. Existem códigos de conduta municipais que ditam as regras do urbanismo, mas também não dá para impedir a MRV de construir seus prédios quadrados no subúrbio só porque alguns foristas de um site desmaiam ao ver um.
Astronauta está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 2nd, 2010, 09:53 PM   #19
diMonteiro
Registered User

diMonteiro's Avatar

Likes (Received): 1

Gostaria de saber quantos pichadores - pichadores, não grafiteiros- os politicamente corretos conhecem para dizer que são 'excluidos, marginalizados, vitimas da sociedade capitalista que consome as esperanças juvenis...''

Eu, por ser jovem, conheço um grande numero de garotos que participam de grupos que saem a noite pichando muros, prédios, monumentos, etc.

- Um grupo, chamado de Drops, vão vários riquinhos que não receberam educação e saem metendo porrada nas boates. E, de quebra, picham a cidade toda.

- Outro, chamado Rapeize, são meninos pobres que saem dos bailes funks e picham o centro com palavrões.

E tem outros, muitos dos chamados 'bondes'.

Nenhum, repito, nenhum, acha que a sociedade poderia ser melhor, nenhum tenta ter voz pichando, nenhum usa a pichação como linguagem reprimida. Picham pelo prazer de fazer merda.

Prender, matar, cortar a mão... não defendo nada disso. É claro que a solução real para os grafiteiros é a melhoria concreta do nosso modelo educacional, com ensino integral e que forme em cada aluno o conceito de cidadania.

No entanto, isso não justifica ou legitima a ação destes vandalos. Estes, que estão por aí, e não tem mais jeito, merecem sérias punições, desde serviços comunitários á prisão caso somado a outros delitos.

Icaraí | Ingá | Boa Viagem | Gragoatá | Charitas | Parque da Cidade
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 12:15 AM   #20
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 29

Quote:
Originally Posted by Astronauta View Post
Porto Velho e Rio Branco são cidades ricas (não tanto quanto São Paulo, obviamente), possuem desigualdade também. Mas não há pichação. Pode procurar em fotos das cidades. Então os jovens marginalizados dali não gostam de se expressar?

A pichação se resume a competição entre bandidos com ato de vandalismo. SÓ. Esse papo de jovem oprimido que quer o direito de expressão parece enredo de novelinha teen. Não é só jovens de periferia, basta ver qualquer documentário que há homens (velho mesmo) e mulheres de toda classe social nessa "atividade". É a diversão, a aventura deles. Poderiam estar brincando de pintar em uma arena, mas por mera coincidência a cidade está ali no seu caminho.

É certo que é um crime diferente dos demais, e assim como os outros cabe uma análise do problema social: o que leva o indivíduo a roubar, matar, pichar? Entupir as cadeias não é solução para nenhum caso, mas isso é Brasil! Medidas sociais são importantes para prevenção, mas após o crime executado, a punição é necessária.

E o Governo (Prefeitura, órgãos de cuidado do patrimônio histórico) é responsável pela estética urbana: Se eu quiser, posso comprar um terreno no Pelourinho ou em Ouro Preto, mas não posso construir um prédio moderno ali. Existem códigos de conduta municipais que ditam as regras do urbanismo, mas também não dá para impedir a MRV de construir seus prédios quadrados no subúrbio só porque alguns foristas de um site desmaiam ao ver um.
Interessante seu ponto de vista. Queria fazer algumas ressalvas, mas como estou indo trabalhar, talvez lá complemente mais e vou deixar uma só sobre o o seu último parágrafo.

No Brasil basicamente não existem códigos de conduta municipais que ditam as regras do urbanismo. Quem dita as regras do urbanismo é a especulação imobiliária.

Alguns foristas do SSC desmaiam ao ver prédios da MRV entre outras aberrações, porque despertaram para o fato de que somos todos acostumados com o lixo visual oficial.

Como nascemos em um país onde fiação aérea oficial parece gato, com fios amontoados de qualquer jeito em postes horrorosos, achamos isso normal (a média da população), pois não conhecemos outro jeito.

O mesmo vale para a arquitetura. Vivemos em um país onde o interior dos imóveis (dos novos) é hipervalorizado e o exterior é um lixo, mas porquê? Porque aprendemos que a nossa volta é tudo assim, prédio blocão porco, prédio residencial porco de 30 andares bege. E assim se perpetua e se acostuma com a paisagem lascada das nossas cidades.

Ou seja, de forma geral toda a população brasileira está acostumada com o visual feio e porco das cidades, com a poluição visual feita pela especulação imobiliária com seus imóveis medíocres, sem harmonia construtiva com o entorno, sem preocupação com zoneamento, com prédios medonhos picotando bairros de casas térreas, e casas térreas e sobrados sendo desfigurados por falta apreço pelo valor arquitetônico e por aí vai.

O que isso tudo tem a ver com a pichação?

É perceber que o lado oficial de nossas cidades polui e agride o espaço visual público de uma forma parecida com a pichação, mas a maioria da população está cega quanto a isso.

Somente quando alguém viaja ao exterior ou recebe um banho de informação visual sobre outros países, seja pelo SSC e mais recetemente pelo tal SV é que percebe que nossas cidades são oficialmente feias. E permitimos isso.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules