daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul > Notícias da Região

Reply

Thread Tools
Old October 25th, 2010, 06:04 PM   #21
.Kr'st_fer.
Registered User

Likes (Received): 829

.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 1st, 2010, 12:09 AM   #22
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

GUARAPUAVA, 1810

Descoberta em 1770 pelos portugueses e fundada em 1810, o nome da cidade é de origem Tupi - Guara (lobo), Puava (bravo). O Município tem como data comemorativa de aniversário o dia de 9 de dezembro, devido ao início da colonização entre o Rio Coutinho e o Rio Jordão na freguesia de Nossa Senhora de Belém em 1819, com a demarcação da povoação e da igreja.

Este local foi escolhido para início da colonização porque naquela época se tinha uma predileção em aproveitar-se dos campos, com horizontes amplos, que através desta característica natural, oferecia facilidade de defesa contra os índios.

Até a segunda metade do século XIX o município de Guarapuava era a maior unidade administrativa do Paraná. Seu vasto território se estendia desde o Rio dos Patos, na divisa com o município de Imbituva, até os rios Iguaçu e Paraná, na fronteira do Brasil com as repúblicas da Argentina e do Paraguai.

Parte dessa rica história é mostrada no documentário "Guarapuava 1810", que foi lançado em 14 de junho em comemoração aos 200 anos de Guarapuava. Aqui a primeira parte do filme, o resto está disponível no youtube.

Last edited by P@ssageiro_Cwb; December 1st, 2010 at 12:14 AM.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2010, 02:11 PM   #23
marcovsk
Registered User

marcovsk's Avatar

Likes (Received): 434

Aniversário de 14 anos de Maringá:

image hosted on flickr
marcovsk no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2011, 11:57 PM   #24
Metchenko
Парана

Metchenko's Avatar

Likes (Received): 0

Gente, desculpa mas não vou publicar o artigo aqui pois ele é muito extenso,
Mas mostra um pouco da colonização centro-oeste do estado por imigrantes gaúchos,catarinas e norte-pioneiroos.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br...09050408293629

Mostra também a importância desses migrantes para a econômia local.

==Imigração Ucraniana em Campo Mourão==
-Resgate histórico

http://www.bemparana.com.br/index.ph...e-campo-mourao

http://www.rcub.com.br/index.php?pag...53&codmenu=101

==Imigração Alemã em Campo Mourão==
Tradições dos imigrantes

http://www.via6.com/topico/188196/ig...m-campo-mourao

Espero que tenham aprendido um pouco da história de minha cidade.
Metchenko no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2011, 11:59 PM   #25
Metchenko
Парана

Metchenko's Avatar

No final deste mês, farei um extenso thread de Campo Mourão, mostrando urbanismo, a cidade, mas as igrejas ucranianas,"alemãs" e católicas normais na cidade, além de disponibilizar documentos históricos dessas imigrações na cidade.
Old January 9th, 2011, 05:56 PM   #26
Mormul
Registered User

Mormul's Avatar

Likes (Received): 44

hohoho não vejo a hora de vc fazer esse thread hehehe
muito boa a iniciativa hehe vlw.
Mormul no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2011, 03:37 PM   #27
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Likes (Received): 306

Sobre a historia da colonização do Paraná o que sei foi um amontoado de equívocos, trouxeram gente que não tinha nada a ver com nosso estado, gente de toda a especie, aventureiros sem cultura que não respeitaram a flora nem a fauna muito rica, não é porque naquele tempo não havia preocupação ecológica, havia sim, pegue livros didaticos dos anos vinte. trinta e quarenta e verão até mesmo com as queimadas os livros didáticos alertavam, mas com machados serras e fogo abriram sem dó e nem piedade o nosso estado, e pior tem gente que admira este tipo de coisa, credo. no Paraná a raposa cuidou do galinheiro, uma pena a salvação é que nas regiões mais tradicionais, como no Paraná velho ainda tem muita coisa preservada graças a mentalidade preservacionista desse nosso povo mais legítimo.
Acir Francisco no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2011, 04:08 PM   #28
Metchenko
Парана

Metchenko's Avatar

A colonização do Norte Pioneiro(PR Velho) foi feita por paulistas em sua maioria, mas eu acho que eles não preservaram muito não, eles também desmataram para plantar por exemplo, café. Acho que o que você disse está correto, de abrir sem dó e botar fogo na araucárias...Mas concorda que se no PR houvesse apenas paranaenses puros(sem ascendencia de outros estados), o PR seria um estado com uma população bem pequena? Temos gaúchos, catarinenses e paulistas que ajudaram a formar nosso estado para ele ser do jeito que é hoje.
Old January 31st, 2011, 08:45 PM   #29
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

É claro que havia uma nescessidade de abrir o Paraná para colonização, mas não da forma radical como foi feita, atraindo todo o tipo de gente se fosse feito por critérios e com limitações de contigentes humanos, poderíamos ter um mini Canadá aqui nas terras sulamericanas, mas fazer o quê.
Old February 1st, 2011, 11:48 AM   #30
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Acir Francisco View Post
Sobre a historia da colonização do Paraná o que sei foi um amontoado de equívocos, trouxeram gente que não tinha nada a ver com nosso estado, gente de toda a especie, aventureiros sem cultura que não respeitaram a flora nem a fauna muito rica, não é porque naquele tempo não havia preocupação ecológica, havia sim, pegue livros didaticos dos anos vinte. trinta e quarenta e verão até mesmo com as queimadas os livros didáticos alertavam, mas com machados serras e fogo abriram sem dó e nem piedade o nosso estado, e pior tem gente que admira este tipo de coisa, credo. no Paraná a raposa cuidou do galinheiro, uma pena a salvação é que nas regiões mais tradicionais, como no Paraná velho ainda tem muita coisa preservada graças a mentalidade preservacionista desse nosso povo mais legítimo.
Olá Acir, não entendi duas coisas, que equívocos foram esses a que você se refere? Não é nenhuma acepção de raça, certo?

Outro ponto é que a Europa também passou pelo mesmo processo de exploração dos recursos naturais (principalmente a madeira) até seu esgotamento, é natural que os países em desenvolvimento tenham o mesmo direito de usar seus recursos para o desenvolvimento. É claro que não podemos ser radicais e destruir tudo, eu mesmo como bom cidadão faço a minha parte em cuidar do meio ambiente e defender a conservação e a exploração racional, mas o fato é que o PR não seria o que é hoje se a história fosse diferente...
Old February 1st, 2011, 03:59 PM   #31
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Os equívocos, foram os que citei,não houve critério, veio gente demais sem estudo ou qualificação,seria isto questão racial? Bem acho que não é o caso, Manoel Ribas foi muito irresponsável, abrindo aa fronteiras e vendendo terras a preço de banana. A europa cuida do seu meio ambiente desde o século XVI na Suécia explora a madeira derrubando arvores de 150 anos, que eles mesmo plantaram, a floresta da tijuca no Rio foi implantada por D. Pedro II, Tenho em minha casa livros didáticos dos ano 40 insentivando a cuidar do meio ambiente e a plantar arvores, o livro pertenceu ao um tio avô meu. O Paraná podia ser diferente mas não pobre.
Old February 1st, 2011, 06:06 PM   #32
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
Olá Acir, não entendi duas coisas, que equívocos foram esses a que você se refere? Não é nenhuma acepção de raça, certo?

Outro ponto é que a Europa também passou pelo mesmo processo de exploração dos recursos naturais (principalmente a madeira) até seu esgotamento, é natural que os países em desenvolvimento tenham o mesmo direito de usar seus recursos para o desenvolvimento. É claro que não podemos ser radicais e destruir tudo, eu mesmo como bom cidadão faço a minha parte em cuidar do meio ambiente e defender a conservação e a exploração racional, mas o fato é que o PR não seria o que é hoje se a história fosse diferente...
[2]

Quote:
Os equívocos, foram os que citei,não houve critério, veio gente demais sem estudo ou qualificação,seria isto questão racial? Bem acho que não é o caso, Manoel Ribas foi muito irresponsável, abrindo aa fronteiras e vendendo terras a preço de banana. A europa cuida do seu meio ambiente desde o século XVI na Suécia explora a madeira derrubando arvores de 150 anos, que eles mesmo plantaram, a floresta da tijuca no Rio foi implantada por D. Pedro II, Tenho em minha casa livros didáticos dos ano 40 insentivando a cuidar do meio ambiente e a plantar arvores, o livro pertenceu ao um tio avô meu. O Paraná podia ser diferente mas não pobre.
Bem...

Não concordo.

Primeiramente, só para esclarecer: não sou aquele tipo de cara que pintam como capitalista do mal e que quer cortar todas as árvores do mundo e destruir toda a natureza por simples prazer pessoal. Não, não sou esse tipo de pessoa. Tenho consciência ecológica, evito o desperdício, não jogo lixo no chão e sou contra a derrubada da Amazônia, bem como dos resquícios ainda intocados de Mata das Araucárias que ainda restam pelo Paraná.

Minha opinião: no caso do PR, dado a sua localização, seria impossível conceber desenvolvimento sem vasta exploração ambiental (leia-se: florestal). Como estamos justamente na área de transição entre os trópicos e a zona temperada, nosso clima nos permite cultivar uma variedade incontável de culturas agrícolas. Isso sem contar o nosso solo, naturalmente rico. O Norte do PR não seria nada não fosse a devastação ambiental com o objetivo de expandir as lavouras cafeeiras. O mesmo vale para as outras regiões do estado, que também sofreram fortes degradações ambientais as quais permitiram o desenvolvimento urbano, humano. Critico, aí sim, os desdobramentos da ocupação desordenada e suas interferências no meio ambiente, como é o triste caso dos rios em Curitiba. Mas são problemas bastante localizados.

E mais: Manoel Ribas vendeu as terras a preço de banana justamente porque aqui não tinha nada, era um vácuo de gente, civilização. Gente sem qualificação veio para cá, aumentar a pobreza? É claro que sim, mas nada extraordinário. O PR quase não sofreu migração de pessoal desqualificado para cá. Pelo contrário, foram paranaenses que saíram daqui e foram desbravar as atuais fronteiras agrícolas do país. E também é sempre bom destacar que há como lidar com a vinda de mão-de-obra desqualificada de fora. São Paulo está aí para nos provar isso. Com todos os seus problemas, milhões de pobres que saíram de todo o Brasil para ir para a RMSP, especialmente, o estado se mantém na ponta em termos de praticamente tudo no país: potência econômica incontrastável frente a todos os outros estados da federação, e indicadores sociais elevados.

E o Paraná não teria como ser um Canadá, mesmo que sua colonização tivesse sido organizada e blábláblá. Não teria como porque, estando no Brasil, está sujeito aos mesmos dramas de todo o país: inflação, governos corruptos, exclusividade estatal para certas regiões politicamente mais fortes, falta de investimento em educação, saúde, etc... Tudo isso são fatores determinantes para o desenvolvimento de um lugar. No entanto, há de se destacar que, sim, o Paraná está nitidamente à frente do Brasil em termos sociais. Nossa expectativa de vida atinge os 75 anos, nosso desemprego é praticamente nulo, nossa população é mais envelhecida... Há estados do Brasil que pouco sofreram com a devastação ambiental e muito menos com a chegada de milhares e milhares de desqualificados profissionalmente, e mesmo assim estão BEM piores que o Paraná em tudo.

Enfim, eu sou da seguinte opinião: prefiro muito mais morar numa poluidora Noruega do que numa intocável e paupérrima Papua Nova-Guiné.

ABNeto no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2011, 11:07 PM   #33
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Quote:
A europa cuida do seu meio ambiente desde o século XVI na Suécia explora a madeira derrubando arvores de 150 anos, que eles mesmo plantaram, a floresta da tijuca no Rio foi implantada por D. Pedro II, Tenho em minha casa livros didáticos dos ano 40 insentivando a cuidar do meio ambiente e a plantar arvores, o livro pertenceu ao um tio avô meu. O Paraná podia ser diferente mas não pobre.
Nada disso.

Desde o início, a revolução industrial européia foi devastadora para o meio ambiente, os recursos naturais foram explorados a exaustão e os europeus não tiveram absolutamente nenhuma preocupação com a ecologia. A poluição tornou-se um grande problema nas cidades industrializadas, havia falta de instalações sanitárias adequadas e as taxas de mortalidade eram altíssimas.

O avanço da agricultura em busca de aumento de produção para atender ao crescimento populacional impulsionou a devastação dos eco-sistemas e esse processo deixou como resultado apenas pequenas manchas de vegetação primitiva. Com exceção da floresta boreal ao norte da Europa e da vegetação das altas montanhas, inviáveis para a agricultura e ainda, de mais alguns pequenos trechos da floresta temperada na Alemanha, Hungria, Ucrânia e alguns outros países - poucas áreas de vegetação primitiva resistiram a expansão agrícola.

Os rios europeus eram esgotos. Só para se ter uma idéia, o rio Tâmisa demorou 150 anos para ser despoluido. Em 1950 o rio ainda estava biologicamente morto e só então começaram a trabalhar para recuperar o Tâmisa.

A Espanha de hoje tem 30% de seu território sob risco de desertificação. A ação do homem em atividades como a exploração intensiva dos recursos hídricos, o desmatamento indiscriminado, a agricultura intensiva, os incêndios e o crescimento acelerado da construção de imóveis são alguns dos responsáveis pelo processo.

Enfim, a Europa dos séculos XVIII e XIX não era exemplo. A Europa do iníco do século XX também não. Parece que os colonizadores europeus daqueles tempos, realmente não estudaram a cartilha do seu tio-avô.
Old February 1st, 2011, 11:08 PM   #34
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Falando em Manoel Ribas, ele depois de muito pressionado pela sociedade curitibana e a imprenssa da época, conseguiu convencer Getulio Vargas a serviço dos ingleses a desistir de trazer imigrantes curdos para o norte do Paraná, imagine o nosso Paraná com um Curdistão.......
Old February 1st, 2011, 11:21 PM   #35
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Eu acho engraçado quando se fala em meio ambiente logo se fala nas atuais preocupações ecológicas, como se isto fosse produto da atualidade, Aristóteles em seu livro Política, dá a dimensão como era importante para os gregos a floresta, neste livro Aristóteles põe em seu livro a necessidade dos guardas florestais e das areas de floresta para abastecer a industria naval, e as cidades alem da lenha, as reservas legais no Brasil data do inicio do século XX. tendo o códico florestal do tempo da revolução, não ter sido respeitado pelas ganaciosas colonizadoras.
Old February 2nd, 2011, 01:25 AM   #36
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

A colonização do PR é contemporânea, para todos os efeitos a Grécia antiga (e seus filosófos) estão fora do contexto ao qual você se referia lá no início. Mas isso tudo é off-topic, o thread só fica mais rico com o acréscimo de fotos e fatos da história do nosso estado.
Old February 2nd, 2011, 12:10 PM   #37
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Vou contar uma história que um velho senhor me contou quando eu era garoto, disse ele, que houve uma aposta entre dois agricultores, pasmem, para ver qual das caviúnas queimavam primeiro cada um pois fogo em uma caviuna que estavam nas propriedades de ambos, a caviúnas demoraram três meses para queimar, vejam a mentalidade e o desperdício. caviúna é uma arvore de madeira de lei da melhor resistencia,
Old February 5th, 2011, 12:17 AM   #38
Clovis Padoan Filho
Pato Branco - Brasil

Likes (Received): 82

Acir, concordo contigo, mas infelizmente, o conhecimento e o senso de certo e errado daquela época era outro...

Aqui no sudoeste sobraram poucas matas nativas de araucária, muito poucas, mas, sendo a região que mais concentra pequenas propriedades, familiares (ao menos é o que me falaram, agradeço se alguém puder completar a informação), do PR, há muitos capões de mato nos morros muito dobrados, próximo de águas etc.

Não o ideal, não em todas as propriedades, mas muito diferente do que acontece da BR 277 pra cima, quando muda MUITO a geografia e também o clima, sendo mais plaino, na maioria dos lugares, parece que largaram as máquinas e não sobrou muita coisa não...

Eeeeeenfim, minha intenção era de concordar com a tristeza da devastação quase completa que aconteceu no nosso estado, mas que na época, para quem realizou, era o correto de se fazer, e que pelo menos aqui na região, em alguns locais o pessoal preservou um tanto ainda.

Abraços

Mega Thread de Pato Branco - dez/10

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1276377
Clovis Padoan Filho no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2011, 08:52 PM   #39
Squibb
freiheit über alles

Squibb's Avatar

Likes (Received): 3378

Encontrei esta foto da década de 60, a construção da sede da FIEP, aquele prédio azul blocão, ali na Av. Candido de Abreu, próximo ao Shopping Müeller de Curitiba.

Hoje acho que funciona o IEL ali, não tenho certeza, pois a FIEP agora tem uma sede suntuosa ao lado da UFPR. Aliás a sede da FIEP parece Estados Unidos e não brasil kkk.

Squibb no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2011, 12:26 AM   #40
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Squibb, eu acho massa a idéia desse thread, encontrei umas fotos que são as 2 coisas, "fotos e fatos" . É sobre um acontecimento triste mas achei interessante porque não sabia que tinha acontecido:

Em novembro de 1959, nas esquinas da Rua Guaira e Xavier da Silva, um avião bimotor que fazia um vôo comercial entre Guarapuava e Curitiba perdeu o controle e bateu a asa num poste e caiu em seguida, chocando-se com a traseira de um ônibus que seguia de Guarapuava para Foz do Iguaçu. O acidente teve 9 óbitos e 4 feridos incluindo transeuntes que retornavam de uma missa na catedral, naquela manhã de domingo.

Last edited by P@ssageiro_Cwb; February 18th, 2011 at 12:40 AM.
Reply

Tags
curitiba, guarapuava, historia, londrina, paraná

Thread Tools

Posting Rules