daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 30th, 2010, 01:50 AM   #1
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 536

Salvador - 96 fotos do Porto da Barra, a mais bela praia da cidade e dos seus 3 fortes

Olá, amigos!

Tinha aqui guardadas muitas fotos da região do Porto da Barra, em Salvador, então dediquei um tempo para selecioná-las e editá-las e no final acabaram sobrando 96 fotos. O thread pode ficar um pouco pesado, mas penso que vale a pena ver até o final. O foco foi mostrar em detalhes a praia, seus 3 fortes (São Diogo, Santa Maria e Santo Antônio da Barra) e um pouco do cotidiano dos locais e principalmente dos turistas.

Enfim, espero que aproveitem o passeio! Grande parte das fotos foram tiradas em dias excepcionais de sol do inverno soteropolitano.

1. Para iniciar o thread, algumas fotos do terraço de um hotel no Porto da Barra.

2. Olhando beeem rapidamente, e principalmente a noite, tem-se a impressão de que é uma pessoa debruçada apreciando a Baía de Todos os Santos. Essa impressão me fez ficar temeroso e ao mesmo tempo rir por algum tempo. Explico: Na noite que cheguei, decidi subir no terraço para ver a movimentação da rua. Ao chegar no último andar, que estava um pouco escuro, me deparo que o que parecia ser uma pessoa de costas e imóvel. Decidi me aproximar, mesmo um pouco temeroso, e quando estava prestes a dar boa noite a pessoa, olho direitinho e me dou conta de que era uma estátua. Passei alguns minutos rindo dessa cena.

3. A constante movimentação de navios na baía.

4. A Cruz de Malta do Porto da Barra indica o local de desembarque de Thomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil.

5. Praia de Porto da Barra.

6. A praia, por ficar numa enseada da Baía de Todos os Santos, é ideal para quem gosta de nadar.

7.

8. Penso que seria um antigo atracadouro assim como um quebra-mar, ligado do Forte de Santa Maria.

9. O mesmo lugar, só que num dia de fortes chuvas.

10. Vista lateral da Igreja de Santo Antônio da Barra.

11.

12.

13.

14. A Cruz e o Forte de São Diogo.

15. Num dia muito chuvoso e bem cedinho esse senhor fazia a barba em plena orla. Infelizmente não deu para flagrá-lo com o barbeador.

16.

17.

18. Ainda do terraço do hotel, a Avenida 7 de Setembro tarde da noite.

19. Instituto Mauá e ao fundo o Forte de São Diogo.

20. A partir de agora, fotos ao nível da rua ou tiradas a partir de outros locais. Para começar, fotos do Forte de São Diogo e do Porto da Barra tiradas em dois dias diferentes.

21.

22.

23. Em outro dia, o portão de acesso ao forte estava entreaberto, então pensei que estivesse aberto a visitação. Após entrar e tirar algumas fotos, avisaram que ele estava fechado para reforma, mas que como já tinha entrado, poderia continuar fotografando contanto que não entrasse na área de exposição do acervo do forte.

24.

25. Ao fundo o Forte de Santa Maria.

26.

27.

28.

29. Uma foto mais ampla da Praia do Porto da Barra, uma das mais bonitas da cidade.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36. Ainda no interior do forte, a entrada para a área de exposição do acervo que me comprometi a não acessar.

37.

38. Nas fotos não deu para ver, mas o forte estava cheio de militares. Um, sem saber que o acesso havia sido permitido, veio falar que o forte estava fechado e blá blá blá, mas quando eu disse da permissão anterior, ele foi embora. Cabeças podem ter rolado depois, mas quem mandou deixarem o portão aberto. =x

39. O calçamento da área externa do pequeno forte.

40.

41. Um dos mais curiosos "orelhões" que já conheci.

42. Vista da Cruz desde a guarita.

43.

44.

45.

46.

47.

48

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55. Bem interessante o barquinho!

56.

57.

58.

59.

60. Praça Amigos da Marinha.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68.

69.

70.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79.

80. Esse rapaz preparada alguma comida.

81. E esse senhor retocava o seu barco.

82. Ao fundo o monumental Forte de Santo Antônio da Barra.

83. E aqui o Hospital Espanhol.

84.

85.

86.

87. Agora fotos tiradas do Hospital Espanhol.

88.

89.

90.

91. Olhando para a esquerda, o forte e o Farol da Barra.

92. Olhando para a direita, a avenida Sete de Setembro e mais uma vez o Forte de Santa Maria.

93.

94.

95. Para terminar, mais duas noturnas. A primeira mostra o Morro do Cristo da Barra.

96. E fechando com chave de ouro, o forte e Farol da Barra.

Espero que tenham gostado!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <

Last edited by Tito; October 30th, 2010 at 02:53 AM.
Tito no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 30th, 2010, 02:09 AM   #2
dcardoso
Monster User

dcardoso's Avatar

Likes (Received): 76

Excelente thread, Tito.
Como sempre!
As fotos ficaram ótimas e essa região de Salvador caracteriza muito a cidade!
E o Porto da Barra, em dia de semana, tem sua areia tao branca quando comparada aos fins de semana que nem parece ser o Porto que a gente tanto costuma ver...rs
Parabéns.
dcardoso no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 02:23 AM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4926

O Porto da Barra é um lugar delicioso, os fortes são lindos e estão bem cuidados, isso é muito bom. Valeu por compartilhar, Tito.
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 02:36 AM   #4
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2518

Mais um belo thread Tito!
O Porto da Barra é sem sombra de dúvidas uma das melhores e mais bonitas praias de Salvador, além de banhar um bairro muito especial da cidade.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 02:45 AM   #5
Tony Weslley
BAhiA>NOrdEsTe>BrASil

Tony Weslley's Avatar

Likes (Received): 1

Parabéns Tito, algumas fotos parecem pinturas, feitas a mão com o mais puro dom da arte.
Old October 30th, 2010, 03:12 AM   #6
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 116

Lindo o lugar. Tem um ar bucólico, bem charmoso. E interessante é ver que o entorno continua bem tranquilo, sem sentir aparentemente a pressão da especulação imobiliária. Até as casinhas e prédios da orla são bem simples. Enfim, nem parece uma metrópole de 3,8 milhões de habitantes.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 03:37 AM   #7
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 3370

Mergulhar, ao cair da tarde, em aguas mornas e transparentes e tendo como bônus o por do sol não tem preço. O porto além de oferecer tudo isso fica espremido entre fortificações e tem um significado muito grande para a capital pois foi aí o ponto de desembarque do Tomé de Souza ilustrado na foto 44. Viver o porto da barra é tudo de bom.
Tito, já esgotei o meu repertório de adjetivos para qualificar os seus threads viu?
jguima está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 03:56 AM   #8
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 670

Lindíssima coletânea, de uma das mais belas praias urbanas do Brasil, verdadeira piscina de águas mornas e calmas, com uma moldura única. Muito feliz vc nos ângulos usados. Tb me passei na primeira foto. Parece um banhista enfarofado de areia!
Mais um presente pra SSA do mestre da fotografia!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 06:13 AM   #9
cesgbio
Salvador - Bahia - Brasil

cesgbio's Avatar

Likes (Received): 394

Muito boas as suas fotos!

A cruz da foto 14 é o marco zero da cidade!

Democracia no Bahêa!
Meus Treads: Salvador do Mar; Salvador do Ar; Saubara
cesgbio no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 07:12 AM   #10
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Nossa que lugar lindo!

Eu nunca consigo fotografar as pessoas naturalmente, elas sempre sabem que eu estou fotografando =/

As minhas favoritas são a 2,3,5,71,96
Old October 30th, 2010, 08:52 AM   #11
Leonardo López
Bora BahêêaA

Leonardo López's Avatar

Likes (Received): 367

lindas fotos titão, parabens pelo thread

essa região de Salvador é magica, só quem é daqui sabe a vibe do local

local onde todas as tribos se misturam em busca de um lugar ao sol
Old October 30th, 2010, 03:09 PM   #12
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3890

Adoro o Porto da Barra !

É um local lindíssimo ! ....

Além do mar verdíssimo, o local é bonito, interessante, completamente único , tem uma composição encantadora de natureza e predios históricos, como um costão bem à beira-mar, com coqueiros e uma igreja em cima, e um forte mais embaixo; tem o muro branco antigo no calçadão; o outro forte, tem um clube com marina logo adiante, por onde chegamos por cima de um lindo costão, vendo o mar lá embaixo...
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 04:12 PM   #13
rodrigorc
BBMP!

rodrigorc's Avatar

Likes (Received): 1064

Engraçado como Salvador tem várias faces. Antigo e moderno cada um no seu lugar. Você sai da região do iguatemi e vai pra um lugar desses, dá pra dizer que você mudou de cidade.
Old October 30th, 2010, 04:52 PM   #14
Romão
Dinheiro é maravilhoso!

Romão's Avatar

Likes (Received): 5873

Eu ADORO essa região, é de uma charme, cosmopolita, riqueza histórica... gostei de ver a praia com pouco movimento, das últimas vezes que passei por aí estava lotada... fim de tarde no forte apreciando a paisagem beliscando um acarajé não tem preço mesmo, excelente sir tito!
Old October 30th, 2010, 05:35 PM   #15
jai.saj
Da capital do RECÔNCAVO

jai.saj's Avatar

Likes (Received): 185

Show de imagens Tito, a Barra é linda.
Old October 30th, 2010, 08:33 PM   #16
Pirulitokun
Registered User

Likes (Received): 6

Lindíssima thread
Pirulitokun no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2010, 09:35 PM   #17
Tito

Tito's Avatar

Quote:
Originally Posted by dcardoso View Post
Excelente thread, Tito.
Como sempre!
As fotos ficaram ótimas e essa região de Salvador caracteriza muito a cidade!
E o Porto da Barra, em dia de semana, tem sua areia tao branca quando comparada aos fins de semana que nem parece ser o Porto que a gente tanto costuma ver...rs
Parabéns.
Nos finais de semana nem dá para ver a areia da praia em razão da quantidade de gente que se amontoa deixando o metro quadrado concorridíssimo.

Muito obrigado, Dcardoso! Que bom que gostou!

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
O Porto da Barra é um lugar delicioso, os fortes são lindos e estão bem cuidados, isso é muito bom. Valeu por compartilhar, Tito.
Só acho uma pena que o Forte de Santa Maria não seja aberto a visitação. Mas o bom é que apesar disso ele não está abondado e dentro dele há algum tipo de vida.

Obrigado a você por comentar, Santista!

Quote:
Originally Posted by Cerrado View Post
Mais um belo thread Tito!
O Porto da Barra é sem sombra de dúvidas uma das melhores e mais bonitas praias de Salvador, além de banhar um bairro muito especial da cidade.
Acho que a Barra é o bairro mais cosmopolita da cidade. Você vê gente de todo tipo e de todos os lugares.

Muito obrigado, Cerrado!

Quote:
Originally Posted by Tony Weslley View Post
Parabéns Tito, algumas fotos parecem pinturas, feitas a mão com o mais puro dom da arte.
Poxa, muito obrigado pelo comentário e pela visita, Tony!

Quote:
Originally Posted by Fernando_Brasil View Post
Lindo o lugar. Tem um ar bucólico, bem charmoso. E interessante é ver que o entorno continua bem tranquilo, sem sentir aparentemente a pressão da especulação imobiliária. Até as casinhas e prédios da orla são bem simples. Enfim, nem parece uma metrópole de 3,8 milhões de habitantes.
Sim, na Barra a especulação ainda não chegou com muita força, ao menos na orla. Alguns casarões e outras construções são tombadas, então isso dificulta um pouco o avanço do interesse das construtoras.

Não muito longe dali você nota algo interessante, construções modernas de altos edifícios, convivendo com casarões antigos. Na Vitória você vê isso lado a lado, por vezes no mesmo terreno.

Obrigado pelo comentário, Fernando!

Quote:
Originally Posted by jguima View Post

Mergulhar, ao cair da tarde, em aguas mornas e transparentes e tendo como bônus o por do sol não tem preço. O porto além de oferecer tudo isso fica espremido entre fortificações e tem um significado muito grande para a capital pois foi aí o ponto de desembarque do Tomé de Souza ilustrado na foto 44. Viver o porto da barra é tudo de bom.
Tito, já esgotei o meu repertório de adjetivos para qualificar os seus threads viu?
Eu só lamento ainda não ter podido apreciar o pôr-do-sol inteiramente visto da Barra, seja do Farol, do Morro do Cristo ou do Porto da Barra. Mas se tem algo que preciso ver na cidade, é isso.

Muito obrigado pelo comentário, Jguima!

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Lindíssima coletânea, de uma das mais belas praias urbanas do Brasil, verdadeira piscina de águas mornas e calmas, com uma moldura única. Muito feliz vc nos ângulos usados. Tb me passei na primeira foto. Parece um banhista enfarofado de areia!
Mais um presente pra SSA do mestre da fotografia!
Gostei do termo enfarofado de areia! Mas diga se não parece mesmo, e com uma latinha que parece ser de cerveja ao lado, então...

Fico contente que tenha gostado! Muito obrigado, Soteropolis!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Old October 30th, 2010, 09:47 PM   #18
Tito

Tito's Avatar

Quote:
Originally Posted by cesgbio View Post
Muito boas as suas fotos!

A cruz da foto 14 é o marco zero da cidade!
Exatamente, foi aonde chegou o fundador da cidade.

Muito obrigado, Cesgbio!

Quote:
Originally Posted by Harisson Souza View Post
Nossa que lugar lindo!

Eu nunca consigo fotografar as pessoas naturalmente, elas sempre sabem que eu estou fotografando =/

As minhas favoritas são a 2,3,5,71,96
Eu sempre consigo. A "técnica" que uso é ser discreto, não me aproximar muito. Mas quando estou próximo e quero fotografar sem deixar a pessoa desconcertada, consigo fazer porque normalmente já estava fotografando o entorno, então as pessoas acabam por se acostumar com minha presença e não percebem que em alguns desses cliques acabaram por serem fotografas.

Obrigado pelo comentário, Harisson!

Quote:
Originally Posted by Leonardo López View Post
lindas fotos titão, parabens pelo thread

essa região de Salvador é magica, só quem é daqui sabe a vibe do local

local onde todas as tribos se misturam em busca de um lugar ao sol
Literalmente se misturam em busca de um lugar ao sol nos finais de semana e na alta temporada.

Muito obrigado, Leo!

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Adoro o Porto da Barra !

É um local lindíssimo ! ....

Além do mar verdíssimo, o local é bonito, interessante, completamente único , tem uma composição encantadora de natureza e predios históricos, como um costão bem à beira-mar, com coqueiros e uma igreja em cima, e um forte mais embaixo; tem o muro branco antigo no calçadão; o outro forte, tem um clube com marina logo adiante, por onde chegamos por cima de um lindo costão, vendo o mar lá embaixo...
Eu passei por esse costão que você fala que vai até o Yatch Club. Só não deu para mostrar as fotos nesse thread, mas depois mostro em outro.

Obrigado pelo comentário, Portoimagem!

Quote:
Originally Posted by rodrigorc View Post
Engraçado como Salvador tem várias faces. Antigo e moderno cada um no seu lugar. Você sai da região do iguatemi e vai pra um lugar desses, dá pra dizer que você mudou de cidade.
E acho que assim que tem que ser. E se você sai da região da Tancredo Neves e vai para o Pelourinho, aí sim é que as diferenças são gritantes. Você vê outro tipo de construções, de calçamento, de pessoas e de costumes. Penso que Salvador encanta por conta dessa pluralidade!

Obrigado pelo comentário, Rodrigo!

Quote:
Originally Posted by Romão View Post
Eu ADORO essa região, é de uma charme, cosmopolita, riqueza histórica... gostei de ver a praia com pouco movimento, das últimas vezes que passei por aí estava lotada... fim de tarde no forte apreciando a paisagem beliscando um acarajé não tem preço mesmo, excelente sir tito!
Tem preço sim, só não lembro qual é, mas o Acarajé na Barra deve ser um dos mais caros.

Brincadeiras a parte, obrigado pelo comentário, Romão!

Quote:
Originally Posted by jai.saj View Post
Show de imagens Tito, a Barra é linda.
Muito obrigado, Jai!

Quote:
Originally Posted by Pirulitokun View Post
Lindíssima thread
Obrigado, Pirulitokun!

Old October 30th, 2010, 09:49 PM   #19
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 994

Quando penso em SSA, a primeira imagem que me vem eh esse lugar no carnaval, mais um thread com a marca Tito, vou nem elogiar que nem precisa. rsrs
Old October 31st, 2010, 06:39 PM   #20
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 472

São fotos de muita sensibilidade e beleza. A paisagem urbana(histórica e atual),a natureza e as pessoas, nativas e turistas, usufruindo de tudo isso. Parabéns pela obra de arte! essas vão para meu arquivo pessoal de favoritas!

Reply

Tags
bahia, brasil, brazil, farol da barra, salvador

Thread Tools

Posting Rules