daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Projetos e Obras > Nossos Projetos

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old November 7th, 2010, 09:53 PM   #21
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Likes (Received): 0

Senhores, apresentei diretamente, via Twitter ao Sérgio Cabral o projeto.

http://www.twitter.com/celosantos
celosantos no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 7th, 2010, 11:54 PM   #22
geaquinto
neto de falcão pescador

geaquinto's Avatar

Likes (Received): 106

Obrigado pessoal pelos elogios.

E a gente ainda não acabou, gostaria que você fossem na planilha e me apontassem erros (vira e mexe eu acho um ou outro, pois sou humano)
A luta ainda pode ser grande, queria sugestões de como reclamar esses nossos diretos! Vamos fazer petições, abaixo-assinado, conversar com pessoas na rua, no metrô, colar cartazes.
Se alguém souber um jeito de fortalecer o nosso projeto pelo menos na internet, façam. Passe isso pra mamãe, papai, periquito!

Ainda pensei em duas linhas de 30 e poucos km cada, que podem ser de bonde ou de metrô. Aí estão:

Alto da Boa Vista - Pedra de Itaúna - passando pela Grande Méier e Jacarepaguá

- alto da boa vista
- usina
- muda
- uruguai (linha 1)
- andaraí
- vila isabel (linha 6)
- grajaú
- lins de vasconcelos
- méier (linha 6)
- cachambi
- engenho de dentro (linha 6)
- encantado
- quintino (linha 6)
- praça seca (linha 5)
- tanque (linha 5)
- taquara
- cidade de deus
- curicica
- autódromo
- rio centro
- pedra de itaúna (linha 4)

Itacoatiara - Alcântara - passando pela orla de Niterói e Rodovia Niterói - Manilha

- itacoatiara
- trevo
- itaipu
- camboinhas
- praça espanha
- piratininga
- cafubá
- charitas
- são francisco
- vital brasil
- santa rosa
- icaraí
- ingá (linha 3)
- arariboia (linha 3)
- jansen de melo (linha 3)
- são lourenço
- horto botânico
- fonseca
- caramujo
- baldeador
- santa bárbara
- novo méxico
- tribobó
- colubandê
- almerinda
- coelho
- alcântara

Conclusão:
A solução geral para o trânsito da área metropolitana do Rio de Janeiro é verba pra pouco mais de 200 km de malha metroviária/ferroviária. Isso dá US$20 bi, ou R$34 bi, curiosamente o mesmo valor do trem-bala Rio-SP-Campinas.

Last edited by geaquinto; November 8th, 2010 at 12:21 AM.
geaquinto no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2010, 04:19 AM   #23
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 368

Quote:
Originally Posted by celosantos View Post
Cara, você não é o Lula, mas é o "cara".

Como podemos agora levar este projeto a quem realmente interessa, aos governantes e a Concessionária?
Poh, apesar de achar o projeto um pouco longe da realidade da malha (infelizmente), ele é bem interessante. Acho que já seria um bom começo divulgar ele pelo twitter e no facebook. Eu tenho o perfil de alguns políticos influentes, como Cesar Maia(cruzes, mas ele ainda é bem influente), Luiz Paulo(dep. estadual), Marcelo Freixo,Chico Alencar e Sérgio Cabral (sim, ele tem perfil). Destes, os mais ativos são os deputados Luiz Paulo e Marcelo Freixo. Tenta mandar uma DM pra eles com a sua idéia, talvez eles respondam. Entra no orkut em algumas comunidades atuantes, como o Movimento Pró-Democracia e mostra o projeto lá também.
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2010, 04:28 AM   #24
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Quote:
Originally Posted by geaquinto View Post
Obrigado pessoal pelos elogios.

E a gente ainda não acabou, gostaria que você fossem na planilha e me apontassem erros (vira e mexe eu acho um ou outro, pois sou humano)
A luta ainda pode ser grande, queria sugestões de como reclamar esses nossos diretos! Vamos fazer petições, abaixo-assinado, conversar com pessoas na rua, no metrô, colar cartazes.
Se alguém souber um jeito de fortalecer o nosso projeto pelo menos na internet, façam. Passe isso pra mamãe, papai, periquito!

Ainda pensei em duas linhas de 30 e poucos km cada, que podem ser de bonde ou de metrô. Aí estão:

Alto da Boa Vista - Pedra de Itaúna - passando pela Grande Méier e Jacarepaguá

- alto da boa vista
- usina
- muda
- uruguai (linha 1)
- andaraí
- vila isabel (linha 6)
- grajaú
- lins de vasconcelos
- méier (linha 6)
- cachambi
- engenho de dentro (linha 6)
- encantado
- quintino (linha 6)
- praça seca (linha 5)
- tanque (linha 5)
- taquara
- cidade de deus
- curicica
- autódromo
- rio centro
- pedra de itaúna (linha 4)

Itacoatiara - Alcântara - passando pela orla de Niterói e Rodovia Niterói - Manilha

- itacoatiara
- trevo
- itaipu
- camboinhas
- praça espanha
- piratininga
- cafubá
- charitas
- são francisco
- vital brasil
- santa rosa
- icaraí
- ingá (linha 3)
- arariboia (linha 3)
- jansen de melo (linha 3)
- são lourenço
- horto botânico
- fonseca
- caramujo
- baldeador
- santa bárbara
- novo méxico
- tribobó
- colubandê
- almerinda
- coelho
- alcântara

Conclusão:
A solução geral para o trânsito da área metropolitana do Rio de Janeiro é verba pra pouco mais de 200 km de malha metroviária/ferroviária. Isso dá US$20 bi, ou R$34 bi, curiosamente o mesmo valor do trem-bala Rio-SP-Campinas.
Sim, acho absurdo, e até uma afronta, se falar em trem bala com nossas estradas de ferro degradadas e metrô pífio.

Quanto essa suas duas linha, eu faria ambas um pouco diferente... Levaria a Itacoatiara só ate a praça Araribóia, de lá, integraração com o Corredor Metropolitano alameda, q eu estenderia até Alcântara e colocaria um BrT.

A outra linha, passando pelo Meier, eu passaria ela pela Água Santa, aproveitaria um terreno da Light que tem lá (o mesmo terreno q vai virar parque em Madureira e tem a Via Light, ele começa na altura do pedágio da Linha Amarela), levaria a linha para Madureira e passaria ela pela Intendente Magalhães Até o Campo dos Afonsos, de lá iria pela rocha para Jacarepeguá... Eu, inclusive, acho inviável uma estação no Alto da Boa Vista, pela inclinação q seria necessária
Old November 8th, 2010, 04:57 AM   #25
geaquinto
neto de falcão pescador

geaquinto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodrjgw View Post
A outra linha, passando pelo Meier, eu passaria ela pela Água Santa, aproveitaria um terreno da Light que tem lá (o mesmo terreno q vai virar parque em Madureira e tem a Via Light, ele começa na altura do pedágio da Linha Amarela), levaria a linha para Madureira e passaria ela pela Intendente Magalhães Até o Campo dos Afonsos, de lá iria pela rocha para Jacarepeguá...
Saquei o que você quis fazer, é uma boa idéia!
Quer trocar o trecho
- encantado
- quintino
- praça seca
- tanque
- taquara

para

- encantado
- água santa
- quintino
- cascadura
- campinho
- vila valqueire
- jardim sulacap
- taquara

Gastaria uns km a mais, mas acho bem digno
Old November 8th, 2010, 05:11 AM   #26
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Quote:
Saquei o que você quis fazer, é uma boa idéia!
Quer trocar o trecho
- encantado
- quintino
- praça seca
- tanque
- taquara

para

- encantado
- água santa
- quintino
- cascadura
- campinho
- vila valqueire
- jardim sulacap
- taquara

Gastaria uns km a mais, mas acho bem digno
O maior atrativo desse trajeto é o fato da possibilidade de um grande trecho em superfície, além de desafogar o fluxo de passageiros da Intendente Magalhães, que em alguns horários, até aos Domingos tem congestionamento, além de ser a saída de Vila Valqueire e Sulacap para o centro, dois bairros com grande potencial de crescimento! XD

PS: Com estação na Água Santa não precisa de uma no Encantado (ao menos por enquanto, os bairros são pequenos)... Apesar de morar na mais pro lado da Água Santa, uma estação no Encantado, na altura da 2 de Fevereiro, próximo a Chave de Ouro, teria maior demanda.

Last edited by Rodrjgw; November 8th, 2010 at 05:32 AM.
Old November 8th, 2010, 05:54 AM   #27
geaquinto
neto de falcão pescador

geaquinto's Avatar

O maior problema que eu vi agora é a região de "Taquara"!
Esse bairro é bem grandinho, e nesse novo trecho sem a estação "Tanque" demandaria 2 estações no bairro.
As localizações que eu poderia sugerir são
- Estr. do Engenho Velho com Estr. da Soca com Estr. do Cafundá (Nome: Soca ou Engenho Velho ou Cafundá)
- Estrada dos Bandeirantes com R. André Rocha (Nome: Taquara ou André Rocha)

(PS: haha olhem como a Estrada dos Bandeirantes é congestionada no Google Maps)
Old November 8th, 2010, 06:17 AM   #28
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Quote:
O maior problema que eu vi agora é a região de "Taquara"!
Esse bairro é bem grandinho, e nesse novo trecho sem a estação "Tanque" demandaria 2 estações no bairro.
As localizações que eu poderia sugerir são
- Estr. do Engenho Velho com Estr. da Soca com Estr. do Cafundá (Nome: Soca ou Engenho Velho ou Cafundá)
- Estrada dos Bandeirantes com R. André Rocha (Nome: Taquara ou André Rocha)

(PS: haha olhem como a Estrada dos Bandeirantes é congestionada no Google Maps)
E por que não no Largo da Taquara? Passa pela estrada do Tindiba ou pela margem do Rio que tem nas proximidades (ou, até mesmo, por cima desse rio, ele ta precisando urgentemente de uma canalização e de um novo sistema pluvial nos arredores). A outra estação pode ser no mesmo ponto da estação do BrT TransOlímpica, na Estrada do Rio Grande com a Av. dos Mananciais
Old November 8th, 2010, 06:33 AM   #29
geaquinto
neto de falcão pescador

geaquinto's Avatar

No Largo da Taquara é ótimo!
Mas essa localização da outra estação é meio estranha, e desvia muito do caminho para a linha
Infelizmente uma integração com o BRT transolimpica ficaria dificil.
Old November 8th, 2010, 05:04 PM   #30
pedrotwb
Registered User

pedrotwb's Avatar

Belo Projeto de linhas de metrô... bem amplo, atingindo a maior parte da região metropolitana e com bastante pontos de integração, formando uma rede de transporte e não um linhão como nós temos hj.

será que esse sonho um dia vira realidade????

Parabéns
NOTA 10
pedrotwb no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2010, 05:17 PM   #31
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Quote:
Poh, apesar de achar o projeto um pouco longe da realidade da malha (infelizmente), ele é bem interessante. Acho que já seria um bom começo divulgar ele pelo twitter e no facebook. Eu tenho o perfil de alguns políticos influentes, como Cesar Maia(cruzes, mas ele ainda é bem influente), Luiz Paulo(dep. estadual), Marcelo Freixo,Chico Alencar e Sérgio Cabral (sim, ele tem perfil). Destes, os mais ativos são os deputados Luiz Paulo e Marcelo Freixo. Tenta mandar uma DM pra eles com a sua idéia, talvez eles respondam. Entra no orkut em algumas comunidades atuantes, como o Movimento Pró-Democracia e mostra o projeto lá também.
Cara, para o Sérgio Cabral ontem eu mandei VÁRIOS tuítes!

Old November 8th, 2010, 09:47 PM   #32
geaquinto
neto de falcão pescador

geaquinto's Avatar

Tenho outras ideias de como divulgar esse projeto.
1. Vamos nos organizar e reunirmos de verdade. Criar uma espécie de instituição virtual.
2. Divulgar não só para autoridades, mas tentar conseguir apoio de formadores de opinião cariocas ou que estejam bem ligados ao Rio, como talvez Jô Soares, Felipe Neto, ...

Ah, e tô começando a trabalhar nessa linha 8. A dúvida é a cor. Qual cor eu coloco pra a segunda linha de Niterói e qual pra a segunda linha de JPA? Anil e Preto são as melhores disponíveis.

Edit: Esqueci de comentar aqui que além de eu ser estudante de Engenharia Química, meu pai é engenheiro civil.
Vou mostrar o projeto pra ele e tentar pedir uma ajudinha pra pequenos detalhes de orçamento, como trechos subterrâneos e de superfície, curvas, elevações, etc...
Assim, o projeto ficará mais profissional e com uma pessoa de confiança. Poderemos mostrar com mais segurança para autoridades políticas, com menores chances de distorção.

Last edited by geaquinto; November 8th, 2010 at 10:01 PM.
Old November 9th, 2010, 02:12 AM   #33
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Quote:
Tenho outras ideias de como divulgar esse projeto.
1. Vamos nos organizar e reunirmos de verdade. Criar uma espécie de instituição virtual.
2. Divulgar não só para autoridades, mas tentar conseguir apoio de formadores de opinião cariocas ou que estejam bem ligados ao Rio, como talvez Jô Soares, Felipe Neto, ...

Ah, e tô começando a trabalhar nessa linha 8. A dúvida é a cor. Qual cor eu coloco pra a segunda linha de Niterói e qual pra a segunda linha de JPA? Anil e Preto são as melhores disponíveis.

Edit: Esqueci de comentar aqui que além de eu ser estudante de Engenharia Química, meu pai é engenheiro civil.
Vou mostrar o projeto pra ele e tentar pedir uma ajudinha pra pequenos detalhes de orçamento, como trechos subterrâneos e de superfície, curvas, elevações, etc...
Assim, o projeto ficará mais profissional e com uma pessoa de confiança. Poderemos mostrar com mais segurança para autoridades políticas, com menores chances de distorção.
Poh, pede ajuda pra ele no traçado e opções para diminuir os custos. Como comentei em um post mais acima, o traçado pode inviabilizar completamente a sua proposta!
Ah... ainda não entendi o trecho amarelo do seu projeto, o que sai de Riachuelo e vai para Manguinhos, olhei a localização das estações e não consegui imaginar um traçado viável nesse trecho... Pq vc não mantém o ramal Deodoro da SUperVia até a Central mesmo? A estação é imensa, e ficaria subutilizada nesse seu projeto =\
Old November 9th, 2010, 02:42 AM   #34
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Cara, achei um erro na sua linha 3. A estação Jansen Melo não é na Rodoviária de Niterói, é na antiga estação ferroviária General Dutra, nestas cordenadas: 22°52'58.37"S 43° 6'57.11"O

Foto do belo prédio:

Fonte da Foto: http://tgvbr.protrem.org/phpBB3/viewtopic.php?f=5&t=391
Old November 9th, 2010, 08:15 AM   #35
geaquinto
neto de falcão pescador

geaquinto's Avatar

Primeiro queria dizer que meu pai ficou animado com a minha ideia, e talvez ele irá me ajudar, mesmo morando no ES. Não se preocupem porque ele já morou aqui por MUITO tempo, e até conhece mais da Zona Sul do que eu.

Quote:
Cara, achei um erro na sua linha 3. A estação Jansen Melo não é na Rodoviária de Niterói, é na antiga estação ferroviária General Dutra, nestas cordenadas: 22°52'58.37"S 43° 6'57.11"O
Obrigado, gostaria que todos fizessem isso. Vou corrigir os valores e detalhes na planilha.

Quote:
Ah... ainda não entendi o trecho amarelo do seu projeto, o que sai de Riachuelo e vai para Manguinhos, olhei a localização das estações e não consegui imaginar um traçado viável nesse trecho... Pq vc não mantém o ramal Deodoro da SUperVia até a Central mesmo? A estação é imensa, e ficaria subutilizada nesse seu projeto =\
Bom deixa eu comentar a minha proposta quanto a essas partes que você comentou.

Minha ideia principal é integrar as linhas da Supervia com as linhas do metrô. Completamente.
Isso acarretaria a fusão completa das estações Central de metrô e trem, com ainda maior integração. E a fusão das estações Maracanã (metrô+trem) e Mangueira, criando o complexo Maracanã. Além de praticamente todas estações novas na linha verde, roxa e amarela.

Gostaria também de discutir o nome da estação S. Francisco Xavier, acho esse nome pouco coveniente, pois tem o mesmo nome que a estação de Trem. Acho que a estação de metrô deveria mudar para "Heitor Beltrão" ou a de trem mudar para "24 de Maio". Ou até ambas mudarem, evitando confusão com uma eventual integração total supervia-metrô.

Outra ideia é atingir melhor as áreas da Grande Tijuca e São Cristóvão com a linha amarela, fazendo assim um corredor Oeste-Leste.
A ideia acabou chegando ao seguinte nível:
  • Criar a linha de metrô a partir da estação Manguinhos, tornando-a subterrânea nessa altura: -22.886897,-43.247522
  • Estender a linha até o estádio de São Januário
  • Ir até ao complexo Maracanã (até pensei numa estação Quinta da Boa Vista)
  • Criar um andar subterrâneo no complexo Maracanã para viabilizar a linha 6 nessa estação
  • Continuar o trecho subterrâneo para fazer uma curva na Praça Sete na Vila Isabel, podendo haver uma estação intermediária na Praça Tobias Barreto
  • Estender o trecho subterrâneo por debaixo do Morro do Macaco e integrar com a estação Riachuelo, voltando a ser trecho de superfície.

O que eu estou sugerindo é algo diferente do clássico Subúrbio-Cidade, para isso já existe a Supervia, e mesmo assim, acho errado apenas linhas assim.
O meu projeto de metrô mostra bem esse meu pensamento, todas as linhas "suburbanas" (magenta, amarela, roxa e até a nova Usina-Recreio) tem integração marcante com a linhas ligadas diretamente às regiões centrais (laranja, verde, azul, vermelha)

A ideia é decentralizar o transporte mesmo. Isso deixaria o centro da cidade e as vias rodoviárias dos arredores menos congestionados.
Eu acho que o problema inicial do Rio é de transporte: pessoas de bem miseráveis não têm condição (como ninguém tem) de passar 5h viajando para trabalhar, então criam regiões pobres e favelas nas intermediações do trabalho. Como regiões assim nunca vão ser organizadas, viram fortalezas para meliantes, traficantes, etc. Enquanto não houver infraestrutura de verdade para transporte, não haverá solução final para segurança pública.
Mas isso é muito filosófico.
Old November 9th, 2010, 01:36 PM   #36
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Cara, você leva isso a sério. Gostei das propostas.

Old November 10th, 2010, 03:52 AM   #37
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Quote:
Primeiro queria dizer que meu pai ficou animado com a minha ideia, e talvez ele irá me ajudar, mesmo morando no ES. Não se preocupem porque ele já morou aqui por MUITO tempo, e até conhece mais da Zona Sul do que eu.

Obrigado, gostaria que todos fizessem isso. Vou corrigir os valores e detalhes na planilha.

Bom deixa eu comentar a minha proposta quanto a essas partes que você comentou.

Minha ideia principal é integrar as linhas da Supervia com as linhas do metrô. Completamente.
Isso acarretaria a fusão completa das estações Central de metrô e trem, com ainda maior integração. E a fusão das estações Maracanã (metrô+trem) e Mangueira, criando o complexo Maracanã. Além de praticamente todas estações novas na linha verde, roxa e amarela.

Gostaria também de discutir o nome da estação S. Francisco Xavier, acho esse nome pouco coveniente, pois tem o mesmo nome que a estação de Trem. Acho que a estação de metrô deveria mudar para "Heitor Beltrão" ou a de trem mudar para "24 de Maio". Ou até ambas mudarem, evitando confusão com uma eventual integração total supervia-metrô.

Outra ideia é atingir melhor as áreas da Grande Tijuca e São Cristóvão com a linha amarela, fazendo assim um corredor Oeste-Leste.
A ideia acabou chegando ao seguinte nível:
  • Criar a linha de metrô a partir da estação Manguinhos, tornando-a subterrânea nessa altura: -22.886897,-43.247522
  • Estender a linha até o estádio de São Januário
  • Ir até ao complexo Maracanã (até pensei numa estação Quinta da Boa Vista)
  • Criar um andar subterrâneo no complexo Maracanã para viabilizar a linha 6 nessa estação
  • Continuar o trecho subterrâneo para fazer uma curva na Praça Sete na Vila Isabel, podendo haver uma estação intermediária na Praça Tobias Barreto
  • Estender o trecho subterrâneo por debaixo do Morro do Macaco e integrar com a estação Riachuelo, voltando a ser trecho de superfície.

O que eu estou sugerindo é algo diferente do clássico Subúrbio-Cidade, para isso já existe a Supervia, e mesmo assim, acho errado apenas linhas assim.
O meu projeto de metrô mostra bem esse meu pensamento, todas as linhas "suburbanas" (magenta, amarela, roxa e até a nova Usina-Recreio) tem integração marcante com a linhas ligadas diretamente às regiões centrais (laranja, verde, azul, vermelha)

A ideia é decentralizar o transporte mesmo. Isso deixaria o centro da cidade e as vias rodoviárias dos arredores menos congestionados.
Eu acho que o problema inicial do Rio é de transporte: pessoas de bem miseráveis não têm condição (como ninguém tem) de passar 5h viajando para trabalhar, então criam regiões pobres e favelas nas intermediações do trabalho. Como regiões assim nunca vão ser organizadas, viram fortalezas para meliantes, traficantes, etc. Enquanto não houver infraestrutura de verdade para transporte, não haverá solução final para segurança pública.
Mas isso é muito filosófico.
Bem, uanto aos nomes...
Se alguma estação tem que mudar de nome, é a do Metrô, pois a de trem leva o nome do bairro. A estação de São Francisco Xavier do metrô, na Tijuca, fica próximo a sede da antiga freguesia do Engenho Velho ("Fregresia de São Francisco Xavier do Engenho Velho", sua sede era o Palecete Babilônia, do barão de Itacuruçá, herdado pelo Conde de Mesquita que o vendeu para para União instalar, ali, o Imperial Colégio Militar da Corte).

Concordo que muitos dos problemas do Rio de Janeiro são causados pelo transporte deficiente, principalmente áreas degradadas como Catumbi, Rio Comprido, Santa Teresa, Providência, Zona Portuária, Borel, Formiga, Manguinhos, Mangueira, Maré, Dona Marta, Morro Azul, entre outros, só existem pela falta de transporte eficiente dos "subúrbios" para o centro (apesar de a sua definição de subúrbio está errada, bairros suburbanos são aqueles que são cortados pela linha do trem, assim, no seu sistema, Tijuca, Vila Isabel, Barra e outros passariam a ser bairros de subúrbio, mas deixa isso pra lá). Mas seu projeto, principalmente o para as linahs da SuperVia tem um problema....
Vamos lá, imagine um condomínio com 100 moradores que trabalham nas proximidades do Castelo numa região afastada do Centro (por exemplo, Freguesia). Neste condomínio, imagine que há um ponto final de uma linha de ônibus cujo outro ponto final é na Praça XV e uma estação de uma linha de metrô transversal (ou seja, para se chegar a Central do Brasil é necessário uma baldeação numa linha de trem e lá uma outra baldeação para a Carioca ou o Castelo). Serão necessárias, no mínimo, duas baldeações no sistema de metrô custando, toda a viagem, R$2,80. A viagem de ônibus, que custa R$ 2,40 demora 1h e 40min e a no sistema de metrô demora 40min. O que as pessoas irão fazer? Ir pelo caminho com duas baldeações, pagar mais, porém, chegar mais rápido? Bem, eu não só faria isso, como faço atualmente (sempre uso ônibus e trem mesmo não tendo integração total e dificuldades na baldeação). Porém, pelos dados do PDTU de 2003, dessas 100 pessoas, quase 80 prefeririam a viagem mais barata, sem baldeações, porém mais demorada. E se estas 100 pessoas tivessem carro, 98 delas iriam com seu carro para o trabalho, mesmo que os gastos com gasolina e pedágio deixassem o percurso mais caro que o transporte público. É por isso que ônibus e trem/metrô não são sistemas complementares na cidade, mas concorrentes. Existem linhas absurdas, como o 391 (Padre Miguel - Tiradentes), q sai das próximidades da estação de trem de Padre Miguel e tem seu ponto final próximo a Central, ou linhas como a 254 (Madureira - Praça XV), q tem todo o seu trajeto paralelo a linha do trem e está sempre pra lá de lotado nos horários de pico. Este foi um erro estratégico gravíssimo do poder público que deveria ser radicalmente mudado para o seu plano dar certo. Acabar, e até proibir, linhas de ônibus com trajetos concorrentes as linhas de trem\metrô e linhas entre regiões (por exemplo, acabar com linahs q partem do Centro para a Zona Oeste ou Zona Norte, obrigando as pessoas a usarem o sistema metroviário em algum momento em sua viagem. Meio utópico isso, mas é assim em Londres, Munich, Moscow, Tóquio, Nova York...
Porém, mesmo assim, nada impediria destas pessoas neste condomínio hipotético a usarem seus carros. A solução seria a medida adotada por Londres, rodízio de carros e pedágio para se trafegar nas ruas do Centro (aqui estas restrições deveriam valer para a Zona Sul tb). E mais que isso, cobrar taxa elevadíssimas para estacionamento, IPTU proporcional ao numero de vagas de estacionamento de um prédio/condomínio e taxa/imposto extras para se manter vagas de estacionamento no Centro. Nós temos uma demanda reprimida imensa, eram mais de 9milhões de usuários do transporte público na RMRJ em 2003 (na região da grande Londres, são pouco mais de 6milhões). Eu gosto de comparar a RMRJ a grande Londres pq o tamanho delas é próximo (em população, ambas tem cerca de 12milhões de habitantes). Londres, só de metrÔ, TEM 11 LINHAS, 5 LINHAS DE TREM URBANO (com o mesmo padrão do metrô, só q em superfície), além de linhas de VLT com via segregado, VLT tipo bonde, ônibus com faixas exclusivas , barcas e trens regionais.

Pense um pouco nisso. Eu, nesse seu projeto, dividiria a linha 6 em duas e levaria as duas para a Central. Esse seu projeto está sobrecarregando a linha 2 (verde), com a demanda já saturante da atual linha 2 do metrô com a grande demanda da Baixada e, ainda, parte da demanda para o Centro das Linhas 5 e 6! Isso fará com que os trens circulem sempre na sua capacidade máxima, ou até mais que isso, e chegaria já lotado nas estações de transferência, causando um gargalo pior do que o que havia na estação Estácio antes da Linha 1A. Pense nisso, é uma modificação pequena (basicamente, vc deixaria os ramais Santa Cruz/Deodoro e a linha Gramacho da SuperVia do jeito que são hoje, porém, com padrão de metrô (novas estações, nova sinalização, intervalos regulares, tens climatizados e outros atrativos). Quanto as estações em Vila Isabel, esta poderia ser srvida pela nova linha que vc planeja passando pelo Meier e indo para Jacarepaguá, e São Januário poderia ser servido pela linha 3 (é só alterar um pouco o traçado, em vez de passar pela linha do trem cargueiro (antiga ligação do ramal Rio D'Ouro), faz via elevada ou subterrânea. Pra sua linha 3, esse trecho eu faria assim:

Estações:
  • Rodoviária - Estacionamento próximo ao terminal de ônibus interligado à Rodoviária Novo Rio;
  • Campo de São Cristovão - Estacionamento do Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, próximo à saída da Linha Vermelha;
  • São Januário/Vasco da Gama - Galpão industrial abandonado na esquina da R. Ricardo Machado com R. Bela;
  • Parque Alegria/Caju - Praça/Campo na comunidade Parque Alegria, no bairro do Caju;
  • Vila Pinheiro - Parque Linear (em construção) no cruzamento da Linha Amarela com a Linha Vermelha (Vila Pinheiro faz parte das comunidades/bairros da Maré);
  • Nova Holanda\Maré - Na Vila Olímpica da Maré (estação pode ser chamada de Maré também);
  • Cid. Univ. UFRJ - Na Estação de Integração do Fundão.

Me diz o que achou das mudanças propostas. XD
Old November 10th, 2010, 11:58 PM   #38
geaquinto
neto de falcão pescador

geaquinto's Avatar

Quote:
Pense um pouco nisso. Eu, nesse seu projeto, dividiria a linha 6 em duas e levaria as duas para a Central. Esse seu projeto está sobrecarregando a linha 2 (verde), com a demanda já saturante da atual linha 2 do metrô com a grande demanda da Baixada e, ainda, parte da demanda para o Centro das Linhas 5 e 6! Isso fará com que os trens circulem sempre na sua capacidade máxima, ou até mais que isso, e chegaria já lotado nas estações de transferência, causando um gargalo pior do que o que havia na estação Estácio antes da Linha 1A. Pense nisso, é uma modificação pequena (basicamente, vc deixaria os ramais Santa Cruz/Deodoro e a linha Gramacho da SuperVia do jeito que são hoje, porém, com padrão de metrô (novas estações, nova sinalização, intervalos regulares, tens climatizados e outros atrativos). Quanto as estações em Vila Isabel, esta poderia ser srvida pela nova linha que vc planeja passando pelo Meier e indo para Jacarepaguá, e São Januário poderia ser servido pela linha 3 (é só alterar um pouco o traçado, em vez de passar pela linha do trem cargueiro (antiga ligação do ramal Rio D'Ouro), faz via elevada ou subterrânea.
Concordo com você quanto ao trecho Santa Cruz-Maracanã.
A linha verde seria muito saturada, juntando a vazão da parte oeste da Baixada e toda Zona Norte com ainda mais a Zona Oeste. Realmente, admito que sempre temi isso.
Mas a parte Manguinhos-Gramacho poderia continuar de um jeito semelhante ao meu projeto inicial. Meu maior medo não é só lotar as linhas, mas também lotar um menor número de baldeações.
Esse lado é muito rico em tais baldeações e o melhor: a demanda da linha azul (diretamente ligada à região central) só partiria da Ilha do Governador, o resto seria mais contrária ao sentido partindo de Caxias, partindo de SG e Niterói.
Dessa forma, muito do trecho de trem da região portuária poderia ainda ser aproveitado para fazer a estação Caju, acho que isso viria a ser mais viável.
Claro que as estações "Parque Alegria" e "Maré" ainda seriam possíveis, e ainda uma segunda estação na ilha do Fundão. Até coloquei na planilha que algumas estações como "Maré" seriam possíveis. (Veja na aba "Total - Linhas" um comentário em "Bonsucesso".)

Então acho que poderíamos propor:

Linha "6A"
Santa Cruz - Maracanã - Centro

Linha "6B"
Vila Isabel - Gramacho

Linha 3
Guaxindiba - Ribeira

Novas estações discutidas:
Maré (linhas 3 e 7)
Parque Alegria (linha 3 e 6B)
São Francisco Xavier (linha 6A)

Mudanças para discutir
  • Cor para as novas linhas 6B, 8 (Usina-Recreio), 9 (Niterói). (eu sugiro respectivamente: preto, anil e marrom)
  • Nova numeração ou nomeação para as linhas
  • Novo nomeação da atual "São Francisco Xavier" (Heitor Beltrão, Engenho Velho...)
  • Resolução do trecho Maracanã-Centro para a linha 6A, acho que pode ficar melhor do que o que existe hoje

Last edited by geaquinto; November 11th, 2010 at 03:08 AM.
Old November 11th, 2010, 03:47 AM   #39
geaquinto
neto de falcão pescador

geaquinto's Avatar

Além disso, eu queria complementar uma coisinha sobre o que o Rodrgjw falou.
Acho que apesar de hoje haver um grande estigma quanto a baldeações e integrações, na verdade essas ideias vem para facilitar o sistema de transporte.
O povo em geral não gosta de usar esses artifícios por causa apenas do tempo de espera. Eu também ficou muito estressado por ter que pegar o 413A na Sáenz Peña (é o onibus de integração que menos dá as caras), mas tudo isso porque tem vezes que tenho que esperar 30min+. Isso resulta no tipo de pesquisas que o Rodrgjw mostrou.
Uma integração ou baldeação com tempo de espera curto ou nulo, além de tirar esse estigma, encurta o tempo da viagem e se for feito em sistemas de transporte alternativos como o metrô, melhoram o trânsito da cidade.
E pra isso não há tanto valor agregado quanto criação de novos trechos. Carros novos são muito mais baratos! Por isso que ainda não entrei tanto no assunto aqui.

Gostaria do comentário do Rodrgjw e do resto do pessoal para confirmar ou melhorar essa ideia: dividir a 6 em 6A e 6B do jeito que eu falei no ultimo post).
Mas eu queria também complementar o resto da minha linha 6B (nome ainda provisório), coloquei mais duas estações. Aí vai:

Trecho antigo: Manguinhos - São Januário - Maracanã - Vila Isabel
Trecho novo: Manguinhos - Parque Alegria - São Januário - Luís Gonzaga/Feira de São Cristóvão - Quinta da Boa Vista - Maracanã - Vila Isabel

E talvez uma "Torres Homem" ou "Tobias Barreto" ou "Vila Isabel" (mudando o nome da outra).
Old November 11th, 2010, 04:03 AM   #40
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Quote:
Além disso, eu queria complementar uma coisinha sobre o que o Rodrgjw falou.
Acho que apesar de hoje haver um grande estigma quanto a baldeações e integrações, na verdade essas ideias vem para facilitar o sistema de transporte.
O povo em geral não gosta de usar esses artifícios por causa apenas do tempo de espera. Eu também ficou muito estressado por ter que pegar o 413A na Sáenz Peña (é o onibus de integração que menos dá as caras), mas tudo isso porque tem vezes que tenho que esperar 30min+. Isso resulta no tipo de pesquisas que o Rodrgjw mostrou.
Uma integração ou baldeação com tempo de espera curto ou nulo, além de tirar esse estigma, encurta o tempo da viagem e se for feito em sistemas de transporte alternativos como o metrô, melhoram o trânsito da cidade.
E pra isso não há tanto valor agregado quanto criação de novos trechos. Carros novos são muito mais baratos! Por isso que ainda não entrei tanto no assunto aqui.

Gostaria do comentário do Rodrgjw e do resto do pessoal para confirmar ou melhorar essa ideia: dividir a 6 em 6A e 6B do jeito que eu falei no ultimo post).
Mas eu queria também complementar o resto da minha linha 6B (nome ainda provisório), coloquei mais duas estações. Aí vai:

Trecho antigo: Manguinhos - São Januário - Maracanã - Vila Isabel
Trecho novo: Manguinhos - Parque Alegria - São Januário - Luís Gonzaga/Feira de São Cristóvão - Quinta da Boa Vista - Maracanã - Vila Isabel

E talvez uma "Torres Homem" ou "Tobias Barreto" ou "Vila Isabel" (mudando o nome da outra).
Poh, se vc puder postar isso num desenho ajuda (pode ser um caminho simples no google earth) rs
Eu gostei da sua idéia, só não consegui visualizar diireito a linha 6B...

Ah, vc ignorou duas regiões hiper-importantes: Praça da Bandeira e Leopoldina! Muitas pessoas usam a estação da Pça. da Bandeira e um numero maior ainda de pessoas utilizam os pontos da Francisco Bicalho para se dirigir ao Centro (ainda mais quando o VLT do Porto estiver funcionando).

Last edited by Rodrjgw; November 11th, 2010 at 04:27 AM.

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules