daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás



Reply

 
Thread Tools
Old November 11th, 2010, 07:04 AM   #1
ADCA
BANNED
 
Join Date: Sep 2009
Location: Mundo Novo
Posts: 301
Likes (Received): 0

Conhecendo a Cultura Sul-Matogrossense....

Mato Grosso do Sul: cultura e folclore

Mato Grosso do Sul, tendo seu território percorrido pelas correntes migratórias espanholas e portuguesas desde 1524 e, depois de oficializada a posse pela coroa portuguesa, sua situação geográfica de proximidade com as fronteiras do Paraguai e da Bolívia, oferece características histórico-culturais diferenciadas das demais regiões do país. Grande parte da superfície desse Estado é considerada a maior área inundável do continente americano - o Pantanal. Seus habitantes são pessoas simples e guardam em suas memórias, histórias que contam como se formou essa parte do continente, considerando que ali existia, há muitos anos, o mar de Xaraés. Encontram-se mitos como o Bicho Pé-de-garrafa, o Minhocão, o Mãozão, o Come-língua e outros, além de lendas como A tristeza do Tuiuiú, o João de Barro, o Guaraná, só para citar algumas.

A habitação folclórica mais comum é feita de paredes de palmeiras encontradas na região como o taquarussu e o bacuri, com cobertura de folhas de bacuri, carandá e sapé, equipada de forno de barro, fogão a lenha e jirau.
A culinária da região é saborosa, desde o arroz carreteiro até a chipa paraguaia, passando pelo sarrabulho, locro, churrasco com mandioca, farofa de banana da terra, carne seca ao sol frita, cozida ou assada, paçoca de carne seca, peixes como: pintado, dourado, pacu e outros, caldo de piranha (afrodisíaco), sopa paraguaia e saltenha boliviana.


Fonte:http://pratofundo.com/comida-regional-sopa-paraguaia/
As bebidas indispensáveis são o guaraná ralado (estimulante), o tereré (mate frio ou gelado servido na guampa e sorvido através de uma bomba), além dos licores de pequi, jenipapo, leite e outros. A natureza se encarrega de fornecer os frutos com os quais as quituteiras preparam as sobremesas: doces de caju, goiaba, bocaiúva, carambola, furrundum (feito com mamão verde ralado e rapadura) e tantos outros.

Fonte:http://laiannaortiz.blogspot.com/200...-sul-mato.html
O artesanato regional pode ser visto e adquirido na Casa do Artesão de Campo Grande, mantida pela Secretaria de Cultura do Estado, ou em lojas comerciais de diversos municípios, como: Corumbá, Bonito, Rio Verde, Coxim, Miranda, Aquidauana, Dourados, Três Lagoas, só para citar alguns. O artesanato é composto por objetos confeccionados em fibras naturais como: salsaparrilha, taboca, urubamba, aguapé; em madeira da região como o jacarandá de Mato Grosso, principalmente em Três Lagoas e outras madeiras usadas na escultura como é o caso dos famosos bugrinhos, feitos inicialmente por Conceição dos Bugres e, posteriormente por membros de sua família; em tecelagem: faixas (que substituem os cintos), redes (em menor quantidade, ou sob encomendas). Em argila o artesanato apresenta-se rico na representação da fauna pantaneira: figuras de inúmeros pássaros e todos os tipos de animais selvagens e domesticados. Uma das principais fontes produtoras desse artesanato é a Casa do Massa Barro, em Corumbá, porém nos demais municípios, artesãos independentes também produzem peças em argila, combinada com outros materiais como troncos de árvores, pedras e metal. Em Bonito encontram-se objetos confeccionados em pedra e mármore. Ao lado desse artesanato popular, da cultura folclórica, pode-se encontrar o artesanato da cultura indígena dos Cadiwéu, representado pela cerâmica em desenhos geometrizados coloridos, Terena, pela cerâmica de cor avermelhada, Caiwá pela arte plumária e outros.
image hosted on flickr

Fonte:http://www.flickr.com/photos/lucianojus/2699260059/
Das festas populares destacam-se as seguintes: São João de Corumbá, comemorada nesse município na noite de 23 de junho, à beira do rio Paraguai, para onde acorrem dezenas de andores do santo homenageado para ser banhado nas águas do rio. O Carnaval é festa animada em todos os municípios do Estado, recebendo destaque em Corumbá pelo desfile e premiação de fantasias nas diversas categorias.

Fonte:http://radiowebms.com.br/cultura/6040.html
Outras festas religiosas podem ser encontradas como: São Benedito - uma tradição da comunidade negra, formada por descendentes de Tia Eva, na cidade de Campo Grande; Nossa Senhora de Caacupé - uma tradição paraguaia, mantida pelos seus descendentes e realizada em 8 de dezembro em municípios que concentram essas populações como: Campo Grande, Porto Murtinho e Ponta Porã; a Festa do Peixe em Coxim, realizada próximo ao dia 11 de outubro, que marca a divisão do Estado, apresentando concursos de pesca, comida tradicional e outros.
Itaquipesca: Itaquiraí


Fonte:http://www.itaquirai.ms.gov.br/galeria.htm
Com menor divulgação, porém guardando as características do folclore, pois as festas ocorrem em âmbito familiar, mas abertas ao público interessado, destacam-se a Festa dos Santos Reis em Aparecida do Taboado e região (a festa é realizada em fazendas) e em Campo Grande nos bairros periféricos da cidade; a Festa do Divino, encontrada em Pontinha do Cocho, distrito de Camapuã, em Coxim e Miranda. Essas festas seguem o ciclo festivo do calendário religioso, sendo a primeira realizada no dia 6 de janeiro e a segunda, no dia de Pentecostes. Outras festas movimentam a vida dos habitantes sul-mato-grossenses: Bon-Odori - da colônia nipônica de Campo Grande, Santa Cruz em Miranda, além das festa dos Clubes de Laço e festa do Peão em diversos municípios do Estado.

As danças folclóricas encontradas em Mato Grosso do Sul foram incorporadas através da convivência com migrantes e imigrantes, principalmente vindos de: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, norte de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e, de forma muito acentuada, do Paraguai. As danças: Caranguejo, Engenho Novo, Engenho de Maromba, Revirão, Sarandi, representam a região do Bolsão (nordeste do Estado); Catira de Camapuã e Campo Grande; Chupim, Polca de Carão e a brincadeira do Toro Candil são comuns nos municípios de fronteira com o Paraguai e Polca, Rasqueado, Chamamé, Xote, Mazurca e Vaneirão são apreciadas em todo o Estado; o Cururu e o Siriri são danças que representam a região do Pantanal.

A indumentária que caracteriza o traje típico de Mato Grosso do Sul é composta, para os homens, por uma calça mais folgada (antes chamava-se colote e hoje é a calça comum, universal), camisa xadrez ou lisa, faixa de peão - listrada (em substituição ao cinto), botina, chapéu de palha ou lã, faca na bainha, ajustada sob a faixa (nas costas). Para as mulheres, o vestido rodado é de chita, com enfeites aplicados, decote discreto, porém pode ser um pouco mais ousado e mais colorido se representar o gosto das mulheres paraguaias.

Fonte:http://www.esteta.com.br/noticia-imp...?intNotID=9828

Vídeos:





Campo Grande
image hosted on flickr

Fonte:http://www.flickr.com/photos/gutembberg/4722306551/
Dourados

Fonte:http://travelblogimages.bloguez.com/...33448/Dourados
Corumbá

Fonte:http://www.hoteliernews.com.br/hotel...=39540&Midia=1
Três Lagoas:

Fonte:http://www.mochileiro.tur.br/tres-lagoas.htm
Ponta Porã

Fonte:http://www.hotelbarcelona.com.br/ind...=38&codmenu=65
Mundo Novo

Fonte:http://www.mundonovo.ms.gov.br/V2/in...ries&Itemid=37
Fonte texto: http://www.geomundo.com.br/mato-grosso-do-sul-50123.htm

Last edited by ADCA; November 11th, 2010 at 07:31 AM.
ADCA no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old November 11th, 2010, 05:09 PM   #2
Ricbit
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Location: Somewhere in the world
Posts: 2,278
Likes (Received): 2

Belas cidades. Lembram muito o norte do estado de São Paulo
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2010, 05:19 PM   #3
DEBAREMBAR
BIXUBES
 
DEBAREMBAR's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Jandaia do Sul - PR
Posts: 1,787
Likes (Received): 87

Em Estado muito atraente. A foto aérea de CG é linda !
__________________
"Costumo voltar atrás sim. Não tenho compromisso com o erro."
DEBAREMBAR no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2010, 05:23 PM   #4
zgaht
Registered User
 
zgaht's Avatar
 
Join Date: Aug 2010
Location: Carapina - ES
Posts: 1,291
Likes (Received): 22

Legal saber sobre a cultura de estados brasileiro. Isto demonstra a diversidade cultural de nosso país.
zgaht no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2010, 05:53 PM   #5
Santista10
Moderator
 
Santista10's Avatar
 
Join Date: Aug 2009
Location: Santos-SP
Posts: 19,038
Likes (Received): 4103

A cultura sulmatogrossense é riquíssima e Helena Meireles um de seus grandes ícones. Belíssimo thread, parabéns, ADCA.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2010, 09:39 PM   #6
itabirinha-MG
Itabirinha-MG
 
itabirinha-MG's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Itabirinha
Posts: 881
Likes (Received): 59

Adoro esse estado muito lindo com uma cultura rica.
itabirinha-MG no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2010, 04:53 AM   #7
ADCA
BANNED
 
Join Date: Sep 2009
Location: Mundo Novo
Posts: 301
Likes (Received): 0

Valeu Galera fico feliz que tenham gostado, logo com mais tempo vou postar mais sobre o MS.....
ADCA no está en línea   Reply With Quote
Old November 13th, 2010, 01:23 AM   #8
ADCA
BANNED
 
Join Date: Sep 2009
Location: Mundo Novo
Posts: 301
Likes (Received): 0





Last edited by ADCA; November 13th, 2010 at 01:57 AM.
ADCA no está en línea   Reply With Quote
Old November 13th, 2010, 01:36 AM   #9
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS
 
araujo.lcarlos's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 7,503
Likes (Received): 470

Legal, boa iniciativa!
__________________
"Pessima inimgo hominis est ignorantia"
araujo.lcarlos no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2010, 08:17 PM   #10
Pantaneiro do Sul
Registered User
 
Pantaneiro do Sul's Avatar
 
Join Date: Feb 2010
Location: São Paulo/SP
Posts: 706
Likes (Received): 6

Tenho muito orgulho do meu estado! Tudo bem que parte da minha familia veio da Itália e a outra parte veio do Rio Grande, mas todos somos daqui e amamos nossa terra!
Pantaneiro do Sul no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2010, 04:24 PM   #11
FaB!O [..SgO..]
Campo Grande é Feliz!!
 
FaB!O [..SgO..]'s Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: São Gabriel do Oeste/Campo Grande-MS
Posts: 8,072
Likes (Received): 906

Muito bom o trédi!!
Parabens..

Meu MS --> Meu Orgulho!
__________________
Alô Campo Grande, Mato Grosso do Sul.. Seu verde é mais verde.. Teu céu mais azul..
Alô Campo Grande não vou te esquecer.. Cidade Morena valeu a pena te conhecer!!!

_______________
FaB!O [..SgO..] no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2010, 05:01 PM   #12
MMichaelN
Registered User
 
MMichaelN's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: Campo Grande MS
Posts: 8,400
Likes (Received): 1389

Quote:
Originally Posted by FaB!O [..SgO..] View Post
Muito bom o trédi!!
Parabens..

Meu MS --> Meu Orgulho!
2+, adorei o trédi...
__________________
Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó pátria amada
Mato Grosso do Sul / Estado do desenvolvimento
Campo Grande / Cidade do progresso
MMichaelN no está en línea   Reply With Quote
Old November 28th, 2010, 02:31 PM   #13
Lucas Souza RF
Registered User
 
Lucas Souza RF's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Regente Feijó-SP
Posts: 7,414
Likes (Received): 1453

Parabéns pelo thread! É muito bom saber de culturas de estados que quase não ouvimos. O que mais me agrada na cultura do MS é a culinária da sopa paraguaia, hehe
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old November 28th, 2010, 03:09 PM   #14
igor_carlos
GASPARETOUR.COM
 
igor_carlos's Avatar
 
Join Date: Jul 2009
Location: Dublin( ) Cuiaba(X) Nagoya( )
Posts: 8,253
Likes (Received): 668

Belo thread! Todos estados deveriam ser bem representados assim aqui no SSC, mostrando sua cultura!
igor_carlos no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 02:00 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu