daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 2nd, 2010, 06:30 AM   #81
Bettoni
Registered User

Bettoni's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by WallyP View Post
hahahaha nossa, quanto exagero.
Será que algum ambulante teve a paciência de ir até a península.
Na verdade, pela lei, ambulante deveria ser proibido em qualquer lugar fora de suas zonas específicas, até porque a grande maioria vende produto pirateado, logo, em qualquer lugar da icdade, se alguém quiser barrar, denunciar, ou afins, um ambulante, isso nao viola de forma alguma a liberdade de ir e vir de alguém.

Quanto ao morador de rua, então quer dizer que se um começar a dormir no portão da minha casa, eu sou obrigado a aceitar? Não posso expulsa-lo?
Obviamente isso afeta a qualidade de vida dos moradores. Não faz a diferença se é você que expulsa o mendigo da sua porta ou o cara que fica na entrada da península. Adota um, leva pra casa. kkkk Quanta hipocrisia.
Agora, que é aberta a todos é. Se o mendigo(que até chegar na península, isso se saber que o lugar existe), quiser reclamar, ele também tem todo o direito de ir na prefeitura oras.

Não entendo sua revolta, não gosta, tranquilo, tem gente que gosta desse tipo de urbanismo e estilo de vida (o que não é meu caso inclusive). Paciência, cidade cosmopolita é isso, tem pra todos os gostos.
Agora dizer que barrar um ambulante não viola a liberdade de ir e vir das pessoas, nem tenho o que comentar. Nem sou capaz de imaginar o que você entende por ir e vir, e nem quero. Então o mendigo também tem o direito de ir à prefeitura? E a hipocrisia é minha.....
Bettoni no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 2nd, 2010, 06:47 AM   #82
arxegalego31
Registered User

Bettoni fala bem claro, concordo em geral com tuas idéias e a tua argumentação!
arxegalego31 no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 08:25 AM   #83
Bettoni
Registered User

Bettoni's Avatar

Quote:
Originally Posted by arxegalego31 View Post
Bettoni fala bem claro, concordo em geral com tuas idéias e a tua argumentação!
Valeu pelo comentário.
Old December 2nd, 2010, 08:32 AM   #84
Febo
Malvinas Argentinas

Febo's Avatar

Likes (Received): 76

Uau, que luuuuxooo!! Mas eu pessoalmente, nao escolheria morar aí.

Me diz Osmar, e desculpe pela preguiça de nao ler tudo...vc tem algum cnhecido aí e por isso pôde entrar?

1) Capitalinas - Córdoba
2) Torres Jardín- Rosario
3) Torre San Martín - Tucumán
Febo no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 11:05 AM   #85
Elesbao
Elesbão

Elesbao's Avatar

Mesmo discordando dos rumos que a Barra tomou, inspirei-me desde sempre com sua dinâmica de investimentos, tão contrastante para quem viveu a especial decadência carioca dos anos 80 e 90.

E pensando como otimista, creio que mesmo eventuais "falhas" desse modelo urbanístico possam minorar com o tempo e a progressiva incorporação pela cidade e seus serviços.

Olhando as fotos agora cedo em minhas férias xangaienses, imaginei logo que fossem estátuas chinesas (leia-se "a granel"). E não é que agora de tarde passei por um leão muito parecido? Fotografei e postarei assim que puder.
Elesbao no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 12:52 PM   #86
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 2

Nobríssimo osmar!
Seu tread está perfeito, as usual!
vejo como o urbanismo e todo o paisagismo está impecavelmente bem feito e cuidado! como gostaria que nossas cidades todas tivessem um mínimo de cuidado ou pelo menos uns 50% de cuidado que esse bairro já possui.....certamente já estaria satisfeito!
dou destaque para os duplex postados...o metro quadrado varia muito ai? de quanto até quanto?
Dou destaque tbm para os aparelhos da musculação e da area aeróbica. São muito bons..gostei do novissimo aparelho de pilates....as piscinas...tudo...nossa...area interna de muito bom gosto e de muita qualidade....Pilates é caro, será que os moradores terão direito a usufruir sem pagar taxa extra por aquele serviço? quanto será o condominio por sinal?
Adorei os zooms nos varandões, já te falei que adoro essas fotos pois podemos ver os detalhes dos acabamentos....enfim..tudo muito bom, eu só retiraria as estátuas de mármore pq achei meio "over" nesse condominio...de repente umas obras de arte mais contemporâneas caberiam melhor ali e combinaria com o condomínio....mas é tudo questão de gosto!
Old December 2nd, 2010, 01:40 PM   #87
MAURELIOCOUTO
Registered User

MAURELIOCOUTO's Avatar

Likes (Received): 15

Quote:
Originally Posted by Bettoni View Post
Teoricamente, na cabeça das pessoas que acham que viver bem é viver cercado de grama, sim. No entanto, como você pode constatar nas fotos postadas pelo Osmar, não se ve ninguém em lugar nenhum, nem mesmo no clube, está sempre tudo vazio, como é bastante comum constatar nesses mega condomínios, seja na Barra ou em qualquer lugar. Usando a máxima de uma das figuras mais importantes do urbanismo, Jane Jacobs, criança tem que brincar é em lugares onde existam adultos por perto, pra vigiá-las e garantir que brinquem de forma realmente saudável. Não adianta achar que é só construir playground e pscinas e mais pscinas por todo lado, se quem vai tomar dos seus filhos é um funcionário pago pra isso. O fato é que as pessoas querem o bucolismo das brincadeiras de criança nas ruas, onde todo mundo conhecia todo mundo e sempre havia alguém por perto, um adulto, caso acontecesse algum acidente ou as brincadeiras se tornassem pesadas demais; onde as crianças de fato passavam por uma experiência amadurecedora ao brincar. No entanto querem isso dentro de condomínios e acham que pra isso basta ter onde brincar.
Creio que esse conceito de que as crianças devem brincar onde exista um adulto por perto para vigiá-las é correto e ninguém em sã consciência ousaria discordar disso.
No entanto, o ritmo de vida moderno e os compromissos profissionais dificultam que esse adulto seja, na maioria das vezes, um parente ou ao menos alguém que se vincule afetivamente à criança. Acaba sendo mesmo alguém pago para isso, quer seja a babá ou o funcionário do condomínio. E isso acontece com a babá de uniforme branco que leva o bebê da madame pra passear na praia, no caso da Zona Sul, ou com o funcionário do condomínio encarregado de olhar as crianças no playground (termo aliás, fora de uso, agora se diz espaço kids). Porém, mais uma vez, desvinculo essa ideia da questão dos condomínios e ouso fazer uma associação à classe social. Indago: onde mais se veem crianças brincando na rua, no subúrbio ou na Zona Sul? Se você visitar a área de lazer de um condomínio de classe média e a de um condomínio de luxo, tenho certeza de que a do primeiro, embora menor, estará tendo melhor aproveitamento.
Se as pessoas procuram os condomínios é porque ali encontram a qualidade de vida que buscam.
Talvez a visão de quem tenha sido criado em condomínio seja diferente da minha e talvez haja em algum nível essa questão da alienação, mas eu não consigo fazer essa associação tão direta, não acredito que o ambiente paisagístico possa moldar o ser humano dessa maneira quase determinista.
Já ouvi comentários preconceituosos tanto de pessoas da Barra como de pessoas da Zona Sul. Uma sugestão: entre na comunidade de Ipanema no orkut e veja os comentários daqueles que são contrários ao metrô e seus motivos. Por isso, vejo a escolha da moradia como uma opção de estilo de vida e não como algo capaz de determinar o caráter de alguém.
MAURELIOCOUTO no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 01:47 PM   #88
MAURELIOCOUTO
Registered User

MAURELIOCOUTO's Avatar

Quote:
Originally Posted by don_quito View Post
Nobríssimo osmar!
Seu tread está perfeito, as usual!
vejo como o urbanismo e todo o paisagismo está impecavelmente bem feito e cuidado! como gostaria que nossas cidades todas tivessem um mínimo de cuidado ou pelo menos uns 50% de cuidado que esse bairro já possui.....certamente já estaria satisfeito!
dou destaque para os duplex postados...o metro quadrado varia muito ai? de quanto até quanto?
Dou destaque tbm para os aparelhos da musculação e da area aeróbica. São muito bons..gostei do novissimo aparelho de pilates....as piscinas...tudo...nossa...area interna de muito bom gosto e de muita qualidade....Pilates é caro, será que os moradores terão direito a usufruir sem pagar taxa extra por aquele serviço? quanto será o condominio por sinal?
Adorei os zooms nos varandões, já te falei que adoro essas fotos pois podemos ver os detalhes dos acabamentos....enfim..tudo muito bom, eu só retiraria as estátuas de mármore pq achei meio "over" nesse condominio...de repente umas obras de arte mais contemporâneas caberiam melhor ali e combinaria com o condomínio....mas é tudo questão de gosto!
Eu postei alguns valores de apartamentos anunciados no último domingo no jornal O Globo, fazendo a comparação com o valor por metro quadrado.
Old December 2nd, 2010, 02:09 PM   #89
Romão
#CAFETINA ROUSSEFF

Romão's Avatar

Likes (Received): 237

Osmar nas fotos 93 e 94 é o Mandarim? em caso afirmativo esse seria o canal para mim! rsrsrs possui lofts maravilhosos
Old December 2nd, 2010, 02:23 PM   #90
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 740

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Obrigado pela visita Emanuel! E conte-me as novidades acerca da sua "poderosa". Qual máquina você adquiriu?
Osmar, nem tão poderosa assim, mas a outra era (Sony cybershot) de 4 megapix, e essa nova é uma Kodak de 10 .

Last edited by Emanuel Paiva; December 2nd, 2010 at 02:45 PM.
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 03:25 PM   #91
Bettoni
Registered User

Bettoni's Avatar

Quote:
Originally Posted by MAURELIOCOUTO View Post
Creio que esse conceito de que as crianças devem brincar onde exista um adulto por perto para vigiá-las é correto e ninguém em sã consciência ousaria discordar disso.
No entanto, o ritmo de vida moderno e os compromissos profissionais dificultam que esse adulto seja, na maioria das vezes, um parente ou ao menos alguém que se vincule afetivamente à criança. Acaba sendo mesmo alguém pago para isso, quer seja a babá ou o funcionário do condomínio. E isso acontece com a babá de uniforme branco que leva o bebê da madame pra passear na praia, no caso da Zona Sul, ou com o funcionário do condomínio encarregado de olhar as crianças no playground (termo aliás, fora de uso, agora se diz espaço kids). Porém, mais uma vez, desvinculo essa ideia da questão dos condomínios e ouso fazer uma associação à classe social. Indago: onde mais se veem crianças brincando na rua, no subúrbio ou na Zona Sul? Se você visitar a área de lazer de um condomínio de classe média e a de um condomínio de luxo, tenho certeza de que a do primeiro, embora menor, estará tendo melhor aproveitamento.
Se as pessoas procuram os condomínios é porque ali encontram a qualidade de vida que buscam.
Talvez a visão de quem tenha sido criado em condomínio seja diferente da minha e talvez haja em algum nível essa questão da alienação, mas eu não consigo fazer essa associação tão direta, não acredito que o ambiente paisagístico possa moldar o ser humano dessa maneira quase determinista.
Já ouvi comentários preconceituosos tanto de pessoas da Barra como de pessoas da Zona Sul. Uma sugestão: entre na comunidade de Ipanema no orkut e veja os comentários daqueles que são contrários ao metrô e seus motivos. Por isso, vejo a escolha da moradia como uma opção de estilo de vida e não como algo capaz de determinar o caráter de alguém.

De forma nenhuma eu pretendi afirmar que a moradia pode determinar o caráter das pessoas. Eu apenas quis lembrar que muita pessoas que escolhem ter um estilo de vida como o desses grandes condomínios com todas as opções de lazer posssíveis, escolhem apenas por uma questão de modismo, porque se mudam pra esses lugares, com o argumento de que seus filhos poderão brincar a vontade, e seus filhos e os próprios pais acabam por nunca utilizarem o que o condomínio oferece. Mas há uma razão pra isso, eu penso, e esta seria justamente o fato de que ter onde brincar é insuficiente, deve existir estímulo pra isso. E isso se dá num ambiente em que as próprias crianças se sintam seguras, e é muito mais seguro no caso permanecer dentro dos apartamentos do que o risco de se envolver numa briga com o coleguinha e não ter ninguém por perto pra separar, já que todas as pessoas estarão além dos mar de jardins e "espaços kids". As pessoas a que eu me refiro não são os próprios pais, mas os vizinhos e aquelas pessoas do bairro que você conheça apenas de vista, mas que cumprem um importante papel no aprendizado das crianças, já que são um alerta de que existem adultos por perto. Não me refiro também a zona sul como modelo, de forma nenhuma. Concordo quando você diz que esta questão está de certa forma relacionada a classe social. Mas é exatamente esse o ponto da discussão por que me pautei: não adianta achar que ir pra um condomínio com 1001 opções de lazer vai fazer com que as crianças passem pelas mesmas experiências lúdicas que uma criança de um condomínio mais pobre, ou dos bairros em que ainda se brinque nas ruas passam, porque isto não está relacionado simplesmente a existência de espaço físico, e como eu já disse a existência desse espaço físico em excesso pode até coibir o interesse das crianças em utilizá-lo.

Last edited by Bettoni; December 2nd, 2010 at 03:31 PM.
Old December 2nd, 2010, 03:37 PM   #92
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 25

Enriquecendo o thread do Osmar:

Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 04:50 PM   #93
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 430

Acho que aqui nesse fórum a valorização da estética superficial está realmente acima de qualquer padrão do que se define como qualidade de vida.

Concordo com o que foi dito: viver em meio a um gramado não é sinônimo de qualidade de vida. Viver acastelado, isolado do mundo, depender de carro para ir até a porta de casa (só até a porta de casa, já que esses prédios têm mais de 15 andares e são espalhados pelo terreno), que dirá até um comércio, viver longe do trabalho...

Os leões de mármore deveriam fazer parte do novo IDH.

Enfim, gostei do prédio da foto 93, é o mais bonito do condomínio até agora.
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 05:23 PM   #94
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 427

Quote:
Agora dizer que barrar um ambulante não viola a liberdade de ir e vir das pessoas, nem tenho o que comentar. Nem sou capaz de imaginar o que você entende por ir e vir, e nem quero. Então o mendigo também tem o direito de ir à prefeitura? E a hipocrisia é minha.....
Claro que tem. Se o mendigo se sentiu ofendido por eu expulsa-lo do meu portão de casa, que pela lei faz parte da prefeitura(assim como todas outras calçadas) ele tem o direito de reclamar. Mas quem quer mendigo na porta?! Eu não sou hipócrita meu caro. Tá mais que claro.

Estou admirado essa semana. Defensores da perimetral, pessoas contra a operação policial no alemão, defensores de ambulantes ilegais, defensores da copacabanização da península. Querem estagnar novamente o Rio. Província total.
Old December 2nd, 2010, 05:42 PM   #95
MAURELIOCOUTO
Registered User

MAURELIOCOUTO's Avatar

Quote:
De forma nenhuma eu pretendi afirmar que a moradia pode determinar o caráter das pessoas. Eu apenas quis lembrar que muita pessoas que escolhem ter um estilo de vida como o desses grandes condomínios com todas as opções de lazer posssíveis, escolhem apenas por uma questão de modismo, porque se mudam pra esses lugares, com o argumento de que seus filhos poderão brincar a vontade, e seus filhos e os próprios pais acabam por nunca utilizarem o que o condomínio oferece. Mas há uma razão pra isso, eu penso, e esta seria justamente o fato de que ter onde brincar é insuficiente, deve existir estímulo pra isso. E isso se dá num ambiente em que as próprias crianças se sintam seguras, e é muito mais seguro no caso permanecer dentro dos apartamentos do que o risco de se envolver numa briga com o coleguinha e não ter ninguém por perto pra separar, já que todas as pessoas estarão além dos mar de jardins e "espaços kids". As pessoas a que eu me refiro não são os próprios pais, mas os vizinhos e aquelas pessoas do bairro que você conheça apenas de vista, mas que cumprem um importante papel no aprendizado das crianças, já que são um alerta de que existem adultos por perto. Não me refiro também a zona sul como modelo, de forma nenhuma. Concordo quando você diz que esta questão está de certa forma relacionada a classe social. Mas é exatamente esse o ponto da discussão por que me pautei: não adianta achar que ir pra um condomínio com 1001 opções de lazer vai fazer com que as crianças passem pelas mesmas experiências lúdicas que uma criança de um condomínio mais pobre, ou dos bairros em que ainda se brinque nas ruas passam, porque isto não está relacionado simplesmente a existência de espaço físico, e como eu já disse a existência desse espaço físico em excesso pode até coibir o interesse das crianças em utilizá-lo.
Essa questão que você pôs da pouca utilização dos espaços de lazer no condomínio é exatamente o que eu vejo na prática. E parece que quanto mais elevado o padrão do empreendimento, mais vazias ficam as piscinas e outras áreas comuns. Mas nunca havia parado para refletir sobre o motivo disso. De maneira geral, sempre associei o fato à questão econômica, pois os mais abastados teriam outras opções de lazer além daquelas ali oferecidas.
Old December 2nd, 2010, 05:57 PM   #96
MAURELIOCOUTO
Registered User

MAURELIOCOUTO's Avatar

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Acho que aqui nesse fórum a valorização da estética superficial está realmente acima de qualquer padrão do que se define como qualidade de vida.

Concordo com o que foi dito: viver em meio a um gramado não é sinônimo de qualidade de vida. Viver acastelado, isolado do mundo, depender de carro para ir até a porta de casa (só até a porta de casa, já que esses prédios têm mais de 15 andares e são espalhados pelo terreno), que dirá até um comércio, viver longe do trabalho...

Os leões de mármore deveriam fazer parte do novo IDH.

Enfim, gostei do prédio da foto 93, é o mais bonito do condomínio até agora.

E será que existe um padrão universal do que se define como qualidade de vida? Não seria esse um conceito individual e subjetivo?

Onde haveria mais qualidade de vida: na Península ou em Copacabana? No Recreio ou em São Cristóvão?

Acho que se fizéssemos uma pesquisa com as indagações acima, as respostas estariam longe da unanimidade, que seja por um modelo urbano ou por outro.
Old December 2nd, 2010, 06:01 PM   #97
Luigi BH
Registered User

Luigi BH's Avatar

Likes (Received): 1

muito linda as fotos
Luigi BH no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 06:05 PM   #98
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 430

Quote:
Originally Posted by MAURELIOCOUTO View Post
E será que existe um padrão universal do que se define como qualidade de vida? Não seria esse um conceito individual e subjetivo?

Onde haveria mais qualidade de vida: na Península ou em Copacabana? No Recreio ou em São Cristóvão?

Acho que se fizéssemos uma pesquisa com as indagações acima, as respostas estariam longe da unanimidade, que seja por um modelo urbano ou por outro.
Mas é justamente o que eu estou questionando. Se toda a vida social, econômica, laboral, educacional do cidadão se restringisse ao condomínio, sim, excelente qualidade de vida. Mas e todas as outras variáveis?
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 06:26 PM   #99
MAURELIOCOUTO
Registered User

MAURELIOCOUTO's Avatar

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Mas é justamente o que eu estou questionando. Se toda a vida social, econômica, laboral, educacional do cidadão se restringisse ao condomínio, sim, excelente qualidade de vida. Mas e todas as outras variáveis?
Eu acho que a Península e o Cidade Jardim tentam seguir o modelo que já existe no Cidade Jardim de São Paulo, que não tem nenhuma relação com o da Cyrela aqui no Rio.
Lá existe um shopping de alto luxo e em cima dele torres residenciais e comerciais. Muitos empresários transferiram seus escritórios para lá. Eu vi uma entrevista de uma moradora dizendo que há mais de uma semana não saía dali, não pegava o carro.
É a concentração, num mesmo local, de moradia, trabalho e lazer.
O Cidade Jardim da Cyrela caminha para essa mesma direção, embora não possa ser comparado em termos de luxo e preço ao seu xará paulista. Já estão sendo construídos na Abelardo Bueno um shopping da mesma construtora (lazer), vários prédios comerciais (trabalho) e o Marista São José já aportou na região com um megacolégio (educação). A idéia é concentrar numa distância pequena toda a "vida" da pessoa.
Pra ser sincero, acho isso bem estranho e ao mesmo tempo tentador.
Não sei se me adaptaria. Mas que esse é um modelo em expansão pelo país não há como negar. Já existem os Alphavilles da vida. Em Salvador a Agre lançou o Greenville, um bairro planejado nos moldes do Cidade Jardim, com comércio, escola e lazer próprios.
Acho que esses condomínios autossuficientes são uma tendência para o futuro. Se serão bons ou não, se criarão pessoas alienadas ou não, realmente não sei responder. Mas pelo visto tem muita gente querendo aderir a esse modelo de vida. E, como tudo na vida, acho que esse modelo tem as suas vantagens e as suas desvantagens. Cabe a cada um pesar o que mais o agrada.
Old December 2nd, 2010, 07:46 PM   #100
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 587

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Osmar e seus threads sempre completíssimos. Muito bom conhecer com detalhes um lugar que para mim é inédito.

Em algum thread por aí li você comentar que andava desanimado de tirar fotos, ainda bem que isso passou ou ao menos não o fez parar totalmente!

Gosto muito dessas fotos que dão um zoom nas varandas, detalhes dos prédios. Fico até imaginando como deve ser morar e estar em cada um desses varandões.
Bruno,

Obrigado pela visita e pelo comentário. Meu desânimo foi passageiro e já passou. Como prova, de repente, posso até mesmo lançar um novo thread novo até o final do ano. Vamos ver.

Quem está sumido é você. Depois daquele thread sobre Lourdes e o interior do Minas Tênis Clube nunca mais admirei qualquer trabalho seu.

Continua dividindo seu tempo entre BH e Sampa?

Quote:
Originally Posted by Fernando_Brasil View Post
Eu conheci a Península ainda nos primórdios, no tempo em que o green ainda era amarelo e muitas dos atuais edíficios ainda estavam nas fundições. Bem legal assistir a evolução acelerada do condomínio. A despeito de algumas breguices, como os leões, o projeto paisagistíco é bom. E vale a máxima: trata-se de um modelo de organização urbana que não agrada a alguns. Mas para quem gosta, a Península é quase uma disneylândia.

E, sinceramente, por mais que eu ache a Zona Sul do Rio o suprassumo do requinte, se eu tivesse filhos, não hesitaria em escolher lugares como a Península para cria-los. É forçoso admitir, mas a tranquilidade que um condomínio oferece é incomparável. Sem contar a excelente aparelhagem de serviços oferecidos pelos condomínios.

E o Osmar sempre nos melhores lugares com as melhores fotos. rss
Valeu Fernando!
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules