daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Aviação



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old March 10th, 2008, 06:36 PM   #1
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Aeroportos da Região Autónoma da Madeira


Last edited by NewTomorrow; March 12th, 2008 at 06:04 PM.
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old March 10th, 2008, 06:52 PM   #2
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

SATA abre linha regular Madeira-Canárias
Nova rota será realizada com aviões ATP e terá duas frequências semanais
Data: 10-03-2008



A SATA Air Açores vai realizar voos regulares entre as ilhas da Madeira e de Grã Canária, a partir do próximo dia 3 de Junho.

A notícia foi confirmada no fim-de-semana pela administração da SATA que passará a ser a única companhia regional a ligar três arquipélagos atlânticos. O lançamento desta nova linha permitirá responder aos passageiros dos Açores e do continente que pretendem chegar às Canárias, sem necessidade de escalarem o aeroporto de Madrid (e vice-versa). Através da SATA Internacional os viajantes poderão deslocar-se de Lisboa ou de Ponta Delgada para a Madeira e daqui para Las Palmas, em horários que permitem uma correspondência sem muita espera com o ATP da SATA Açores.

Para corresponder a um previsível aumento da procura, tanto nos Açores, como nas Canárias, a SATA anunciou que irá ter durante o período de Verão três voos semanais entre a Madeira e a ilha de São Miguel.

O avião que será utilizado na rota das Canárias é um turbo-hélice 'British Aerospace ATP' com lotação para 60 passageiros, o mesmo que está a fazer as ligações entre a Madeira e o Porto Santo. Os voos serão realizados aos sábados com partidas às 14h30, e às terças-feiras às 10h30. O tempo estimado de viagem é de 01h30. A SATA confirmou que esta operação tem carácter anual, podendo ser aumentado o número de voos semanais em épocas de maior procura.

A Binter Canárias, companhia aérea espanhola com sede na Comunidade Autónoma das Canárias, assegura desde há alguns anos ligações regulares, duas vezes por semana para a Madeira, com aviões ATR de 72 lugares . A TAP nos anos setenta teve voos regulares nesta rota, mas deixou-os no início da década de oitenta, tendo desactivado a delegação da companhia na cidade de Las Palmas. Na Semana Santa e no Verão costuma haver um movimento interessante de voos 'charter' entre a Madeira e as ilhas canarianas.

Desde há vários anos que a SATA realiza voos nesta rota, com aviões da frota comercial de médio curso. No ano passado, e pela primeira vez, entrou nessa rota o ATP estacionado nesta Região, tendo em Agosto passado, durante uma visita à ilha do Porto Santo, onde foi assinado o contrato de serviço público entre o Estado e a SATA Air Açores, o então presidente da companhia admitido que a linha regular para as Canárias era uma hipótese em estudo.

Também neste Verão a SATA Internacional vai abrir uma linha regular entre a Madeira e Madrid (Espanha).

Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2008, 06:56 PM   #3
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Companhia diz que volta aos directos com escala assim que as obras na Portela estejam concluídas
TAP espera compensar com promoções europeias



A TAP vai retomar as ligações entre a Madeira e capitais europeias, com escalas técnicas em Lisboa e Porto, assim que as condições operacionais do aeroporto da Portela o permitam, garantiu ontem administrador da companhia aérea.
Na semana passada, a TAP anunciou que a partir de Abril deixaria de efectuar as ligações entre a Madeira e Milão, Madrid, Barcelona, Paris, Amesterdão e Frankfurt, com escalas em Lisboa e Porto, devido às restrições operacionais do aeroporto de Lisboa.
"O nosso interesse é voltar assim que as condições operacionais do aeroporto de Lisboa o permitam", afirmou Luiz Mór, garantindo que "logo que as obras de ampliação do aeroporto [de Lisboa] estiverem concluídas" a TAP voltará a assegurar este serviço.
O administrador da TAP falava aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo entre a TAP e Associação de Turismo de Lisboa, destinado a aumentar em 5,3 por cento o número de dormidas de estrangeiros na região da capital portuguesa, até 2010.
Na ocasião, Luiz Mór explicou que a decisão de acabar com estes voos foi tomada devido às "restrições operacionais do aeroporto de Lisboa" que devem ser colmatadas com a conclusão do plano de expansão da Portela.
Com o sistema actual, o passageiro embarca na Madeira para uma qualquer capital europeia e faz escala em Lisboa sem nunca sair do avião.
A partir de Abril, o passageiro embarca na Madeira, segue para Lisboa mas passa a ter de mudar de avião no aeroporto da capital para prosseguir a sua viagem.
Uma alteração que vai exigir que o passageiro comece a pagar duas vezes taxas de transporte, quando apenas pagava esta taxa uma vez.
"Quando existe uma conexão, o aeroporto cobra uma segunda taxa", explicou o administrador da TAP, adiantando que este aumento de custos para os passageiros deverá ser compensado por promoções nos preços dos bilhetes para Europa.
Luiz Mór disse ainda que a TAP vai gradualmente tentar estabelecer voos directos entre o Funchal e capitais europeias, referindo que este ano terá início um voo directo entre a Madeira e Madrid.


Jornal da Madeira

Last edited by NewTomorrow; March 11th, 2008 at 04:01 PM.
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2008, 06:03 PM   #4
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Nas ligações da Madeira com destino final para cidades europeias
TAP assume taxa do Aeroporto de Lisboa




A TAP decidiu baixar as tarifas em igual montante às taxas aeroportuárias adicionais, em função da nova numeração de voos a partir da Madeira para os destinos Amsterdão, Barcelona, Madrid, Roma, Milão, Paris e Frankfurt, fazendo com que o cliente pague o mesmo preço final.
Esta foi a forma que a companhia entendeu por bem por em prática para compensar a obrigatoriedade de pagamento das referidas taxas nas escalas intermédias em Lisboa a partir do Verão Iata, que começa no próximo mês de Abril. Nessa altura, como já foi noticiado, a TAP irá descontinuar os designados voos “through flight”, entre a Madeira e diversos destinos europeus. Trata-se de voos com escala em Lisboa, mas com o mesmo número nos dois percursos com os quais se pretendia oferecer um trânsito mais cómodo aos passageiros.
Contudo, a companhia sublinha que vão manter-se exactamente as mesmas ligações, os mesmos horários e os mesmos preços, podendo o passageiro continuar a fazer o seu check-in e despachar a sua bagagem até ao destino final.
Segundo a TAP, esta medida resulta da constatação da impossibilidade operacional de concretizar os objectivos pretendidos, o que implicava que já não estivesse a ser possível oferecer na maioria das situações as condições de trânsito esperadas.
Desta forma, a TAP evidencia que os passageiros que viajam entre a Madeira e as referidas cidades continuarão a fazê-lo exactamente nos mesmos horários. Mas fica claro que poderão ter de mudar de avião em Lisboa, o que admite antes já ocorrer algumas vezes.
Perante esta situação, a TAP decidiu esclarecer que, ao contrário do que tem sido referido em alguns órgãos de comunicação social, a TAP não cancelou quaisquer voos directos entre a Madeira e cidades europeias. Antes pelo contrário, acentua que vai acrescentar um novo destino: Madrid.
Mais adianta que o seu objectivo final continuará a ser, sempre que possível e que as condições de mercado o justificarem, a oferta de voos directos, sem escala intermediária.

Reforço no Verão

Entretanto, com o aproximar do Verão IATA, a TAP consolida as suas apostas para os próximos meses, já anunciadas em Janeiro na BTL, em Janeiro, com o objectivo de melhorar o serviço.
Assim, a situação dos voos que servem a Madeira passará a ser a seguinte: Lisboa-Madeira, criação de uma nova frequência, de Julho a Setembro, a juntar às oito diárias habituais; Porto-Madeira, com a criação, no início do Verão IATA, de uma nova frequência, a terceira; Lisboa e Porto-Porto Santo, mantêm-se os habituais três voos directos semanais de Lisboa, que passarão a quatro nos meses de maior procura, período em que haverá igualmente uma ligação semanal entre o Porto e Porto Santo; Madeira-Caracas, mantém-se um voo directo semanal, passando a dois, e até a três, nos períodos de maior procura; Madeira-Londres, mantém-se um voo diário e, finalmente, Madeira-Madrid, nova ligação semanal a operar entre 5 de Julho e, para já, até 27 de Setembro.
Em jeito de remate, a TAP recorda ainda que mantém o seu acordo comercial com a SATA, que permite oferecer mais duas ligações diárias entre Lisboa e a Madeira e uma ligação semanal directa entre a Madeira e Paris


Jornal da Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2008, 06:05 PM   #5
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Cunha e Silva diz que a Região deve ter um regime de excepção no pagamento das taxas de emissão de CO2
“Vice” pede intervenção do Estado




O Vice-Presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, reuniu-se ontem no Palácio das Necessidades em Lisboa com Luís Amado, Ministro dos Negócios Estrangeiros, no âmbito dos encontros sectoriais com vista a resolver os assuntos pendentes.
Na referida reunião, foram tratadas «questões que não vêm na primeira página dos jornais mas são muito importantes para o futuro da Madeira e é dessas que eu ando a tratar», referiu o vice-presidente do Executivo madeirense. Relativamente à disponibilidade do Governo Central para solucionar as questões pendentes com a Região, João Cunha e Silva referiu que teve do ninistro «a maior das receptividades para nos ajudar a resolver, os casos que estão dependentes do Ministério dos Negócios Estrangeiros».
Visto os assuntos serem «questões que se estão passando no seio da União Europeia e que requerem naturalmente a ajuda» do referido ministério, Cunha e Silva teve de se reunir com Luís Amado, pois «o interlocutor junto da Comissão é o Estado Português e não a Região Autónoma da Madeira».
Várias questões pendentes foram discutidas com Luís Amado, entre essas é de destacar segundo João Cunha e Silva «a inclusão da aviação no regime do comércio de licenças de emissão de CO2».
Por outras palavras, sendo a Madeira uma região ultraperiférica, caso não seja excepcionada, pode vir a assistir a um aumento dos transportes aéreos, isto porque como o Estado Português negociou com a Comissão a «exclusão das Regiões Autónomas que tenham serviço público» e a Madeira solicitou a liberalização das linhas aéreas, «volta a estar de fora e isso é extremamente grave» e «torna discriminatória a situação da Região Autónoma da Madeira no seio da União Europeia».
A questão de uma taxa ecológica, que é pretensa do Governo Holandês aplicar a “todos os passageiros que partam de aeroportos Holandeses é motivo de preocupação também, porque a Madeira «seria taxada nos 45€», o que obviamente iria ter influência nos cerca de 30 mil passageiros que a Região recebe provenientes da Holanda, significando assim para Cunha e Silva «mais um grave atropelo à continuidade territorial» e «à coesão que tanto reclama a União Europeia».
Em cima da mesa, estiveram também questões como a «isenção de determinados produtos à Madeira de direitos aduaneiros», tal como acontece em Canárias o que teve «predisposição do Governo Português» em ajudar a «tentar convencer a Comissão para termos uma situação igual a Canárias» adiantou Cunha e Silva. A futura política marítima europeia e a especificidade da região, a questão da banana «por forma a que em acordos de parceria económica» esta seja excepcionada e a perrogação de uma medida que tem a ver com a «importação de produtos industriais para a Zona Franca até 2020», foram outras questões reivindicadas pelo Vice-Presidente.
Terminando, Cunha e Silva, quando interpolado sobre as divergências entre o Estado e a Região, este afirmou que «apesar de estar na porta do Palácio das Necessidades, eu não vim aqui tratar de assuntos de guerra e paz», por outro lado, «vim aqui tratar de assuntos de diplomacia fundamental para negociações que acontecem no seio da União Europeia e que requerem a ajuda do Estado Português».



Jornal da Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2008, 06:07 PM   #6
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6




TAP anuncia criação de ligação directa entre o Funchal e Madrid
Quarta, 12 de Março de 2008 13:54
A TAP Portugal anunciou que vai iniciar uma nova ligação semanal directa entre o Funchal e Madrid, a partir de 5 de Julho, e garante que mantém frequências e preços nas ligações da Madeira a outras capitais europeias.
Estes voos directos prolongar-se-ão, em princípio, até 27 de Setembro.
A TAP informa ainda que os voos Madeira para a Europa com escala em Lisboa mantêm as frequências, horários e preços para Amesterdão, Barcelona, Madrid, Roma, Milão, Paris e Frankfurt. Para o Verão IATA, a TAP reforça em um voo as ligações diárias entre Lisboa - Madeira (passam a ser nove entre Julho e Setembro); Porto - Madeira em mais um voo semanal (passam a ser três); Lisboa - Porto Santo passa a ter quatro frequências nos meses de maior procura (mantendo-se as três já existentes) e Porto - Porto Santo passa a ter uma ligação.
A companhia aérea portuguesa de bandeira mantém o voo directo semanal entre a Madeira e Caracas e admite o reforço para mais dois ou três ligações conforme a procura assim como o voo diário Funchal - Londres.
O comunicado diz ainda que a TAP mantém o seu acordo com a SATA que permite mais duas ligações diárias entre Funchal e Lisboa e uma semanal directa entre Funchal - Paris.





Jornal da Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2008, 06:29 PM   #7
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Madeira disposta a apoiar voo 'charter' de Moscovo
paulo faria diz que os apoios serão para promover o destino
Data: 13-03-2008


(A Região Autónoma participa na próxima semana na Feira Internacional de Turismo de Moscovo.)


A secretaria regional de Turismo e Transportes da Madeira está disponível para apoiar a realização de uma operação 'charter' de Moscovo para a Madeira, desde que os promotores reunam condições para habilitar-se a essa ajuda, que será sempre feita em regime de 'co-branding', disse ao DIÁRIO Paulo Faria, director regional de Turismo da Madeira.

O esclarecimento surge na sequência da notícia oriunda de Moscovo de que o operador russo 'Quinta Tour' poderá lançar para a nossa ilha uma operação 'charter' semanal no período de Verão utilizando um avião Boeing 737-700 da companhia espanhola Futura International Airways.

A notícia relança a disputa dos operadores russos pelo mercado português, muito polarizada pelo 'Quinta Tour' e pelo concorrente 'Alto Sol'. Polémicas à parte, Paulo Faria nem quer sequer abordá-las. Vêm de outro tempo. Por isso diz que a SRTT continua interessada em apoiar uma operação deste tipo desde que contribua para o crescimento do número de turistas russos na Madeira e que possa ajudar os cidadãos da Rússia a terem um melhor conhecimento sobre o destino Madeira.

Na próxima semana, o director regional de Turismo vai representar a Madeira na MITT-2008, a maior feira de turismo que se realiza na Rússia, que decorrerá de 19 a 22 na cidade de Moscovo. Está disposto a negociar, mas pretende garantias de que a verba será utilizada conforme sugerem as entidades governamentais madeirenses. O turista russo, como aliás todos os europeus de leste que viajam para ocidente, é um bom cliente, com excelente poder económico. Essa conclusão é imediata, se tivermos em conta que empreendem uma viagem de cerca de sete horas, para cá chegar. Em 2006 hospedaram-se nos hotéis da Região 32 mil russos, subindo a taxa de crescimento anual em 29%. No ano passado, até ao mês de Setembro, já tinham visitado o arquipélago 28.300 turistas oriundos da Rússia. Portanto a tendência é de subida. Se houver um voo 'charter' directo, é natural que esse número suba ainda mais, conforme indicações que nos chegam de Moscovo.

Irina Serganova, directora da 'Quinta Tour' confirmou à Lusa em Moscovo as conversações com a Futura Airways para organizar um voo 'charter' semanal para a Madeira, mas sublinha que isso só será possível se as autoridades turísticas portuguesas apoiarem financeiramente o projecto. Em sua opinião a subida do número de turistas russos para Portugal só está condicionada pelo transporte aéreo. A única companhia que voa para Lisboa, a Krasair, tem tarifas muito altas, mas mesmo assim, o número de turistas russos tem crescido.

Viagens caras

"A Krasair está a vender bilhetes a um preço muito alto. Os de grupo custam 550 euros por pessoa e os individuais chegam aos 660. Para a Madeira, é preciso pagar 820 euros. Com menos dinheiro, os russos podem passar férias no Sudeste Asiático" - disse Irina Serganova à Lusa. Além de vender bilhetes caros, a Krasair oferece um serviço longe do ideal. Os aviões Boeing são modernos e seguros, mas devido à falta de aparelhos, os atrasos são constantes e de muitas horas.


Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2008, 05:52 AM   #8
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Acho que nunca tiveram tantos aviões da Tap na Madeira

First Choise Rulessssssssssssssss

NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2008, 09:24 AM   #9
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Caso SATA não resolva
SIRAM admite colocar “táxi aéreo”





O grupo SIRAM admite pôr um avião na linha entre a Madeira e o Porto Santo, a partir do final deste ano, para assegurar o transporte dos seus clientes para o hotel Colombo’s Resort, caso a transportadora aérea SATA não disponibilize uma nova aeronave.
No âmbito da conferência sobre o desenvolvimento do Porto Santo, Sílvio Santo disse que o avião iria operar sob a forma de “táxi aéreo” e com os seus 10 lugares funcionaria em complemento ao helicóptero, que o grupo possui juntamente com o grupo Sousa.
A aeronave iria fazer as ligações intermédias às duas que hoje a SATA assegura, uma de manhã e a outra à tarde.
Contudo, ainda não é certo que isso venha a acontecer, uma vez que, segundo Sílvio Santos, a SATA «estará a resolver o problema».



Jornal da Madeira

Last edited by NewTomorrow; March 16th, 2008 at 09:41 AM.
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2008, 09:32 AM   #10
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Na Páscoa, a seguir a Genebra, Londres e Paris
Madeira é quarto destino mais procurado para easyJet



A Madeira é o quarto destino mais procurado pelos passageiros da easyJet para a Páscoa deste ano com cerca de 4.000 passageiros previstos, que tem a particularidade de serem duas rotas (Londres, Aeroporto de Stansted e Bristol) com menos de seis meses.
Segundo as vendas já registadas na companhia branca laranja, o destino que se destacou nesta época pascal foi Genebra com cerca de 10.050 passageiros esperados para o período de 14 a 23 de Março.
A seguir aparece Londres, com mais de 8.500 passageiros e em terceiro lugar figura Paris, a eterna cidade dos enamorados com cerca de 6.150 passageiros na mesma época.
Na Páscoa de 2007, a easyJet contava com 13 rotas em Portugal, das quais apenas 5 eram a partir do Aeroporto de Lisboa (agora 14) e 8 a partir do Aeroporto de Faro (agora 9).
Um ano depois, a easyJet orgulha-se de ter 23 rotas já em operações em território nacional e mais quatro novas rotas anunciadas para o mês de Março e de Abril, uma para cada aeroporto onde já opera: Lisboa, Faro, Porto e Madeira.
A Madeira terá a sua 3ª rota que iniciará operações a 31 de Março com o Aeroporto de Gatwick em Londres, uma das rotas herdadas da compra da GB Airways.



Jornal da Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2008, 09:38 AM   #11
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

'Charter' Madeira-Madrid no 1º de Maio
Data: 16-03-2008

Os madeirenses vão poder passar quatro dias de férias na cidade de Madrid no período do feriado do 1º de Maio e sequente fim-de-semana, por um preço considerado muito razoável.

A oportunidade surge através da agência de viagens Intervisa (ex-Viva Travel) que aproveitará as viagens de posicionamento de um voo fretado pelo operador espanhol Politours programado para a nossa ilha na mesma altura.

Gabriel Gonçalves, director da Intervisa na Madeira, disse-nos que não é a primeira vez que a agência promove este tipo de viagens, aproveitando as chamadas 'pernas vazias' dos voos de retorno, o que permite a criação de pacotes com preços mais acessíveis, dado que o transporte aéreo é também mais barato. Isso aconteceu, em anos anteriores para Londres, especialmente.

A viagem criada agora para a capital espanhola, realizar-se num avião Boeing 737-800 da Futura International Airways, com capacidade para 189 passageiros. A partida da Madeira será na quinta-feira, dia 1 de Maio, pelas 13h50, e o regresso no domingo, dia 4 de Maio, com saída de Madrid pelas 12h40. Os pacotes criados pela Intervisa/Madeira prevêem alojamento em duas unidades hoteleiras de quatro estrelas, o Vellada Madrid e o Abba Castilla Plaza, pelo preço de 350 euros por pessoa, incluindo viagem, três noites de alojamento com pequeno almoço, transferes do e para o Aeroporto de Madrid, e todas as taxas e sobretaxas do transporte aéreo.

Gabriel Gonçalves espera obter boa receptividade no mercado local a esta proposta da Intervisa/Madeira. O preço é considerado bom e a época em que se realiza também costuma ser de bom tempo para desfrutar o passeio na capital espanhola.

Politours programa Madeira

O operador espanhol Politours está a programar a Madeira este ano com algum sucesso, nomeadamente no Norte do País.

Para a presente época de Páscoa tem um voo programado de Santiago de Compostela, também com a Futura, que chegará à nossa ilha na próxima quarta-feira.

No feriado de Maio, além do voo de Madrid, também está programado um segundo 'charter' que terá origem em Saragoça, e um terceiro que virá de Santiago de Compostela, num voo da SATA Internacional, com capacidade para 161 passageiros. Este voo da Galiza chegará à Madeira no dia 30 de Abril prevê um programa de estada de quatro noites, com regresso no domingo à noite.

Embora não tenha operações charter previstas para o Verão, a Politours vai continuar a trabalhar para a Madeira, com clientes do Norte de Espanha, tendo contratado 60 lugares por semana em voos regulares da TAP com partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto.

Feriado nas canárias

O operador Mundovip Madeira vai colocar à venda dois voos 'charter' da Madeira para as ilhas Canárias também na 'ponte' do feriado do 1º de Maio.

Um dos voos será para Las Palmas de Grã Canária, num A320 da SATA Internacional, e um segundo para Tenerife, com a SATA Air Açores.

Luciano Jardim, director-geral do Mundovip, disse aos DIÁRIO que os programas que já estão no mercado apresentam pacotes desde os 250 euros, com alojamento e transfers.

Nesta Semana Santa o Mundovip vai levar às Canárias cerca de mil madeirenses em diversos voos, sendo a primeira vez que programa a ilha de Tenerife nesta ápoca.


Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2008, 09:40 AM   #12
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Filhos de madeirenses estreiam A330
Dois 'filhos da Madeira' escalam hoje o aeroporto com aparelho recente
Data: 16-03-2008



É a primeira vez que um voo da TAP escala o Aeroporto da Madeira com dois pilotos, filhos de madeirenses. O voo da companhia de bandeira nacional, que também estreia os mais recentes aviões A330-200, com capacidade para 230 passageiros, chega esta manhã de Lisboa.

Para o leitor que lê o DIÁRIO neste momento, o voo TP 131 terá chegado à Madeira (hora prevista para 11h55) e partirá para a capital da Venezuela, Caracas pouco antes das 13 horas. Na viagem de Lisboa, os passageiros puderam experimentar um momento histórico, com dois madeirenses a pilotar o Airbus.

Carlos Rodriguez (comandante) e Dany Jardim (co-piloto) são filhos de madeirenses e, juntos, realizam um feito que ficará - pelo menos para os dois - marcado na memória. Isto porque, sendo luso-venezuelanos, nunca tal situação tinha acontecido.

O comandante Carlos Rodriguez, que já escalou o Aeroporto da Madeira por outras ocasiões, destacou ao DIÁRIO o que sente por realizar esta viagem. "É um momento de muito orgulho para mim", salienta. "Para nós, ligarmos a terra dos nossos pais à nossa terra, é um momento que nunca iremos esquecer. Ter uma tripulação de dois luso-venezuelanos à frente do A330-200 é, obviamente, um orgulho".

Questionado se esta oportunidade surgiu por acaso, Carlos Rodriguez disse que, logo que soube da realização deste primeiro voo inaugural da TAP nestes aviões, pediu para que fosse escalado para o pilotar. "Achei por bem também levar os venezuelanos que viajassem neste voo", realça. "O voo sai para Caracas uma hora depois, às 12h55. A paragem é curta, mas dá para voltar a sentir o prazer de pilotar aviões deste porte".

Apesar de experiente (inclusive já tendo efectuado viagens de e para a Madeira), Carlos Rodriguez demonstra um lado emotivo nesta ocasião. "Deixei os A320 em Setembro de 2006, após seis anos, porque a minha mãe faleceu em Agosto. Voltei ao Funchal já sabendo da doença dela e não consegui aterrar mais cá. Agora, é um novo avião, já superei a mágoa. Por isso, é com grande orgulho que realizo um dos sonhos que tive na minha vida, aterrar na terra dos meus pais, a estrear um avião".

E revela um facto, certamante desconhecido por muitos: "Fui um dos pilotos que trouxe o Papa João Paulo II à Madeira, em 1991. Foi uma missão que também marcou a minha carreira de piloto de aviação".

A TAP introduziu na terça-feira passada, um dos dois A330-200 na rota da Venezuela, dos cinco comprados à Austrian Airlines. Até ao Verão a TAP receberá os restantes, saídos de fábrica, altura em que terá na sua frota 12 aviões do mesmo modelo. A TAP faz cinco voos por semana entre Portugal e a Venezuela, alguns com passagem pela Madeira. No Verão, os voos vão ser diários.

Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2008, 10:01 PM   #13
Viriatox
Geógrafo
 
Viriatox's Avatar
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 2,175
Likes (Received): 127

* First choice

Impressionante imagem!
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2008, 09:39 PM   #14
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Na linha de Caracas, com primeira viagem a realizar-se ontem
Tap introduz A330




Um banho com os jactos de água dos bombeiros do Aeroporto da Madeira assinalou a entrada na rota de Caracas dos Airbus 330-200 da Tap, que retira da linha e brevemente da companhia, os Airbus A310, que a vinham fazendo.
E ontem, na primeira viagem Lisboa-Madeira-Caracas, na Venezuela, deu-se a particularidade de ter aos comandos do avião dois luso-descendentes: o comandante Carlos Rodriguez e o co-piloto Dany Jardim.
Tendo deixado os comandos dos Airbus A320 em 2006, o cmt Carlos Rodriguez era um dos pitotos que trouxe o Papa João Paulo II na sua visita oficial à Madeira em 1991.
Em relação à viagem de ontem, o A330 trazia a bordo da capital 232 passageiros, dos quais 198 sairam na Madeira. 34 estavam em trânsito e embarcaram na região autónoma 155 novos passageiros, fazendo com que o avião seguisse viagem com 189 passageiros a bordo cerca das 13 horas.
Com a matrícula CS-TOF, o avião voa com o nome na fuselagem Infante Dom Henrique.
Registe-se que de manhã cedo, no sentido inverso, passou pela Madeira outro A330 da Tap, com o comandante, Carlos Negrão aos comandos. Trazia a bordo 166 passageiros. 77 sairam na Madeira 77. Juntaram-se aos 89 em trânsito 62 passageiros, fazendo com que o avião voasse para Lisboa com 151 passageiros.
Com a matrícula CS-TOE, o avião voa com o nome na fuselagem Pedro Alvares Cabral.


Jornal da Madeira

/////////////////////

A330-200 da TAP 'baptizado' na Madeira
Avião com tripulação luso-venezuelana aterrou com lotação completa
Data: 17-03-2008


(Carlos Rodriguez e Dany Jardim, dois filhos de madeirenses no 'cockpit' do A330-200 da TAP.)

A TAP começou a utilizar ontem no Aeroporto da Madeira os seus aviões da frota A330-200, o que marca uma nova etapa na história do transporte regular de passageiros para a nossa ilha.

O primeiro A330 com as cores da TAP aterrou na Madeira às 05h35, sob o comando de Carlos Negrão, com 166 passageiros provenientes de Caracas, dos quais 89 em trânsito, que seguiram viagem para Lisboa. Tinha a matrícula CS-TOE e está baptizado com o nome 'Pedro Álvares Cabral'. O segundo avião do mesmo tipo que aterrou no dia de ontem (CS-TOF 'Infante D. Henrique'), foi às 12h28, proveniente de Lisboa e em viagem para Caracas. Foi este que recebeu o tradicional banho de baptismo, cerimónia que foi celebrada com a ajuda dos bombeiros do Aeroporto. Fez uma aterragem impecável, entrando pelo lado de Santa Cruz, com um vento de cerca de seis nós de Leste. Tocou na pista frente ao quartel dos bombeiros e foi até final para voltar e se dirigir ao estacionamento, onde levou a 'chuveirada'.

O comandante Carlos Rodriguez disse ao DIÁRIO que a viagem e aterragem decorreram muito bem. Este tipo de avião, como aliás já foi provado por outras companhias, tem uma 'performance' muito boa neste aeroporto. Aterrou com 266 pessoas a bordo e com um peso de 179 toneladas, em escala para Caracas. Como noticiámos oportunamente, a operação técnica da aeronave foi confiada a um duo de pilotos nascidos na Venezuela, filhos de madeirenses.

Carlos Rodriguez nasceu em Caracas há 51 anos numa família também ligada à aviação. O pai era comissário de bordo da extinta companhia aérea Viasa. Estudou para piloto nos EUA, para onde foi em 1975, e começou a sua vida profissional na Viasa. Quando esta companhia foi extinta recebeu um convite da TAP, que aceitou imediatamente. Desde 1988 que voa nos aviões da companhia de bandeira portuguesa. Foi comandante de Airbus A320, a bordo dos quais aterrou inúmeras vezes na Madeira, como ontem noticiámos.

Dany Jardim tem 29 anos. Nasceu também em Caracas, filho de madeirenses que se dedicam ao comércio alimentar. Veio para Portugal e fez o curso de piloto-aviador na Aerocondor, em Lisboa. Desde os 21 anos que está na aviação comercial. Primeiro na Air Luxor, agora como co-piloto nas frotas de A330 e A340 da TAP, dedicado às viagens de longo curso.


Diario de Noticias Madeira

Last edited by NewTomorrow; March 17th, 2008 at 09:52 PM.
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2008, 09:39 PM   #15
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Operação charter semanal para o Porto Santo começa sexta-feira
terraMinha vai disponibilizar cinco mil lugares para a ilha



A terraMinha, do operador Sonhando, começa na próxima sexta-feira uma operação charter directa de Lisboa para e o Porto Santo.
Ao todo, serão feitas 29 ligações em cada sentido até três de Outubro, quando termina a operação desenvolvida com a Sata International. Feitas as contas para o Airbus A320, de 165 lugares, 12 dos quais em classe executiva, a operação charter da terraMinha, com programas de sete dias no Porto Santo, vai disponibilizar uma oferta de 4.785 lugares.
Os preços apresentados na brochura terraMinha, que incluem o voo, transferes e sete noites em alojamento hoteleiro, e seguros, diferem consoante a opção de alojamento e as épocas escolhidas e a unidade (Pestana Porto Santo, Hotel Porto Santo, Vila Baleira, Torre Praia Suite Hotel, Aparthotel Luamar, Hotel Praia Dourada, Residencial Areia Dourada e Hotel Quinta do Serrado e Apartamentos Paraíso Dourado.
A brochura da terraMinha para o Porto Santo apresenta ainda três programas opcionais: uma volta à ilha, um “safari” de em Land Rover e um passeio a pé.
A maioria do capital do operador Sonhando pertende à euroAtlantic, que pertence ao Grupo Pestana.


Jornal da Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2008, 09:53 PM   #16
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

TAP estuda Madeira-Frankfurt com escala técnica em Faro
Operadores e hoteleiros interessados na criação de pacotes repartidos
Data: 17-03-2008



A TAP está a estudar a abertura de uma nova linha regular entre os aeroportos da Madeira e de Frankfurt, na Alemanha, via Faro, no Algarve.

Segundo conseguimos saber a hipótese de abrir esta nova rota foi bem aceite junto dos operadores turísticos da Alemanha e dos principais grupos hoteleiros portugueses que têm unidades na Madeira e no Algarve. A ideia, informaram-nos, terá mesmo resultado de contactos entre o delegado da TAP na Alemanha, o madeirense Francisco Silva, e hoteleiros regionais. A eventual abertura desta linha poderá ser também uma maneira para a companhia aérea portuguesa recuperar, de forma positiva, os denominados 'through flights', viagens entre dois pontos com uma escala técnica. Recorde-se que a TAP confirmou na semana passada o cancelamento de ligações da Madeira para sete cidades europeias, devido a problemas já identificados nas escalas de Lisboa e do Porto, que, segundo a transportadora, não permitem a prestação de um serviço de qualidade aos seus clientes.

O mercado da Alemanha é muito importante para a região autónoma, pois as entradas de turistas alemães estão em terceiro lugar no 'ranking' regional, depois dos portugueses e dos britânicos. A criação deste voo poderá ser ainda importante no próximo Outono, época em que a TUI, que é o maior operador alemão para o arquipélago, deverá reduzir os seus voos 'charter' para a Madeira, o mesmo acontecendo em relação ao Algarve, por questões operacionais.

Duarte Correia, presidente da TUI Portugal, admitiu em declarações ao DIÁRIO que essa é uma decisão provável do operador, já que na última temporada, entre os meses de Setembro e Dezembro, vendeu muito mal. Os clientes alemães da TUI que pretenderem deslocar-se para a Madeira nesses meses poderiam ser canalizados pela nova linha da TAP.

Os voos com escala técnica em Faro são vistos também como uma boa alternativa aos que a TAP faz com escala em Lisboa e Porto, não só em relação aos turistas que visitam a Madeira, oriundos de cidades europeias, como também em relação ao tráfego doméstico, já que estaria a potenciar um novo destino de férias para madeirenses e algarvios, retomando os voos que já existiram, quer quando a TAP fazia o voo Madeira-Paris com escala no Algarve aos sábados, quer quando a Air Columbus esteve na linha. Isso acontecia há cerca de 15 anos, e com boas ocupações. Actualmente quem pretende viajar entre Faro e a Madeira (e vice-versa) terá, sempre, de fazê-lo via Lisboa, o que encarece sobremaneira um percurso que em voo directo demora cerca de uma hora.

Quanto aos principais grupos hoteleiros nacionais que têm unidades no Algarve e na Madeira, casos do Pestana, Porto Bay, Dom Pedro, Tivoli e Vila Galé, o lançamento de voos com escala em Faro seria uma boa oportunidade para criarem pacotes para Portugal com estadas repartidas, utilizando unidades do Sul de Portugal e da região autónoma.

Duarte Correia considera a ideia excelente e adianta que a TAP e as duas regiões turísticas portuguesas só terão a ganhar se essas viagens se concretizarem. Aponta Frankfurt, Bruxelas e Amesterdão como os aeroportos de onde a TAP poderia voar em direcção a Faro e à Madeira, já que, em sua opinião, os dois destinos portugueses sustentariam as rotas que, em princípio, não justificam um voo regular directo para a Madeira.

Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2008, 06:02 PM   #17
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Não confirma bilhetes “low-cost” para a Madeira mas…
TAP vai lançar promoções com a liberalização



A TAP deixou claro que a partir do momento em que tudo estiver clarificado na questão da liberalização plena da linha entre a Madeira e o continente irá agir em consonância com o mercado.
Sem abrir o jogo, uma fonte da companhia admitiu, contudo, que irão ser lançados bilhetes com preços promocionais assim como igualmente outros com preços mais caros.
Em relação à notícia avançada ontem pela RTP-Madeira que dava conta de uma oferta de 20 mil bilhetes com tarifas “low-cost” quando essa altura chegar, disse ser natural que se comecem a lançar hipóteses para o ar.
A mesma fonte disse que, quando tudo estiver definido, virá ao Funchal e conversará com os jornalistas no sentido de mostrar as linhas de rumo que serão seguidas pela TAP para um cenário que diz estar preparado há muito tempo.
Quanto à luz verde efectiva para a entrada em cena de outras companhias num espaço aéreo liberalizado, pese embora se fale que deva acontecer no final do Verão, há quem admita que seja já em Abril próximo.



Jornal da Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2008, 06:11 PM   #18
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

SATA terá aviões novos
As novas aeronaves poderão entrar na linha do porto santo em 2010
Data: 18-03-2008


(O Bombardier Dash Q400 poderá ser utilizado na linha Madeira-Porto Santo, a partir de 2010, se a SATA continuar.)

A companhia aérea SATA optou pelos aviões Bombardier Dash, fabricados no Canadá, para a renovação da suas frota regional que voa sob a bandeira da Air Açores.

A escolha foi confirmada ontem pelo presidente do Governo Regional, Carlos César, depois de uma reunião com a administração da transportadora que é actualmente presidida por António Menezes.

A decisão da SATA surpreendeu alguns sectores relacionados com a aviação comercial em Portugal, pois a outra hipótese era um aparelho europeu, o ATR, fabricado por uma consórcio italo-francês, integrado no grupo da EADS, dono da Airbus. Contudo desde o início do processo de renovação que a administração da SATA e o próprio Governo Regional, dono da empresa, fizeram saber que se a escolha dos ATR pudesse ir buscar alguns subsídios da União Europeia seria essa a decisão. Se não, os canadianos ganhariam. A nova frota será constituída por duas unidades do modelo Dash Q200, de 37 lugares, e quatro unidades do modelo Dash Q400, de 80 lugares, num investimento global de 111,6 milhões de dólares norte-americanos, cerca de 72 milhões de euros.

Carlos César esclareceu ontem na Graciosa que os aviões canadianos constituem a opção mais vantajosa para a Região, na medida em que oferecem soluções tecnológicas mais avançadas, têm mais potência, mais velocidade de ponta e maior capacidade de passageiros e de carga, face às outras alternativas existentes no mercado.

Das razões que fundamentam a escolha, destacou as seguintes vantagens dos aviões DASH: o modelo Q200 apresenta inegáveis vantagens para a operação no Corvo, Flores, Graciosa, e S. Jorge, permitindo à SATA melhorar substancialmente o serviço aos passageiros nas rotas que servem estas ilhas, introduzindo níveis de qualidade, rapidez e segurança muito superiores aos actuais, o que possibilitará, inclusive, adicionar maior número de frequências.


Diario de Noticias Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2008, 04:39 PM   #19
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Considerando que operação este ano decorreu melhor
TAP reconhece atrasos em alguns voos na Páscoa


A TAP reconhece que houve vários voos entre a Madeira e o Continente ao longo do denominada “Operação especial Páscoa” que registaram atrasos até 2 horas, nomeadamente no sábado, devido a uma avaria no sistema informático, mas considera que de uma maneira geral a operação deste ano decorreu “dentro da normalidade” e “melhor do que no ano passado”. Quanto à perda de bagagem o porta-voz da TAP diz que “está dentro do padrão normal”.


A TAP reforçou a sua operação para a Madeira durante o período da Páscoa, tendo programado entre a Madeira e o Continente um total de 26 voos extra, 15 dos quais foram voos à partida e para o Porto, o que se traduziu num aumento total de mais de 3.800 lugares.
Tal como em operações anteriores, a TAP registou atrasos nas partidas e chegadas de vários voos, o que, naturalmente causou descontentamento entre os passageiros desses voos.
Em declarações ao JM, António Monteiro, porta-voz da companhia aérea portuguesa, reconheceu terem-se registado atrasos em vários voos entre o Continente e a Madeira durante a operação especial na Páscoa, mas considera que de “um modo geral a operação este ano até decorreu melhor do que no ano passado”.
Em relação aos atrasos verificados em alguns voos, realçou que “acontecem sempre alguns problemas”, referindo “na manhã de sábado” a TAP “teve um problema no seu sistema informático, o que povocou alguns atrasos, embora tenha sido rapidamente resolvido”.
Neste âmbito, António Monteiro diz ser “impossível dizer que tudo vai correr a 100%”, referindo que a “as médias de pontualidade das companhias aéreas europeias estão na ordem dos 77%, o que até é bom”.
Quanto aos atrasos verificados, reconhece que os mesmos chegaram a ser de duas horas em alguns voos, mas salienta que “tudo foi rapidamente resolvido”.
No que se refere a queixas relativas a perda de bagagem, adianta que “houve uma nítida melhoria desde Setembro do ano passado, em que tivémos um período difícil, pelo que agora estamos num situação normal”.
Assim, o porta-voz da TAP diz que “o período de Páscoa constituiu um bom teste, uma vez que há um aumento do número de passageiros, e conseguimos atingir um padrão normal, bastante melhor que o ano passado”.


Jornal da Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2008, 04:40 PM   #20
NewTomorrow
BANNED
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 9,286
Likes (Received): 6

Nas viagens aéreas à partida da Holanda para destinos com mais de 2.500 quilómetros
Nova taxa pode prejudicar turismo da Madeira



A Holanda vai mesmo aplicar a nova taxa por causa do CO2 que cada passageiro contribui para a sua emissão nas viagens de avião. A Madeira vai “apanhar” por tabela, com o adicional de 45 euros nas viagens saídas dos aeroportos dos Países Baixos.


O Tribunal de Haia julgou quarta-feira a questão da nova taxa por causa do CO2 a cobrar nos aeroportos holandeses a partir de 1 de Julho próximo. A instituição entende que a medida não está contra os acordos internacionais e que, por isso, pode entrar em vigor.
Em termos concretos isto vai implicar que seja adicionada uma nova taxa nas saídas dos Países Baixos de 11.25€ , para distâncias dos aeroportos até 2.500 quilómetros e 45€, a partir dessa distância.
Deste modo, o destino Madeira, tal como outros, como Canárias, passa a ser penalizada com mais estes 45€.
Neste momento existem muitas críticas sobre a decisão holandesa de impôr a taxa sozinha, levando mesmo os aeroportros Schiphol, Maastricht, Ryanair, Corendon, Barin e ANVR a abrirem um processo contra esta lei
Uma das consequências que já se admite é que haja uma diminuição de 10 % de passageiros no aeroporto de Schiphol, já que algumas companhias estão a procurar desviar os seus aviões para os países limítrofes. Há quem aponte ainda que esta taxa poderá custar pelo menos 12.000 empregos, especialmente nos empregos menos qualificados.
O mercado holandês representa cerca de 2,6% dos turistas da Madeira. Entre Janeiro e Novembro de 2007, estiveram na região autónoma cerca de 28 mil turistas dos países baixos (+3,1% que em igual período do ano anterior), que se traduziram em cerca de 200 mil dormidas (+,7,9%).
Para os operadores madeirenses trata-se, por isso, de uma má notícia que poderá vir a beliscar o fluxo crescente de turistas que têm, assim, de adiccionar mais 45 euros à sua viagem.






Jornal da Madeira
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 07:14 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2015, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2015 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2015 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu