daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old December 12th, 2010, 11:41 PM   #1
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1575

Presidente Epitácio/SP - Última cidade de SP via Raposo Tavares

Embora tenha outros três thread's de Presidente Epitácio aqui no SSC, vou mostrar minhas fotos da cidade, mais voltada para a área urbana.
Presidente Epitácio é a última cidade do estado de São Paulo pela rodovia Raposo Tavares, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
Com o privilégio de estar às margens do rio Paraná (ou "Paranazão"), a cidade possui 41.474 habitantes (IBGE/2011), sendo a 3ª maior da região administrativa de Presidente Prudente.

Todas as imagens sem créditos são de minha autoria.

Imagem de satélite

Bandeira

Breve histórico

A história de Presidente Epitácio teve origem na necessidade, no início do século XX, da construção de uma estrada de rodagem que ligasse o trecho compreendido entre o "sertão desconhecido" e desabitado desta parte do Estado de S. Paulo, com o sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul).
Em 1907, uma flotilha ancorou-se no Porto Tibiriçá, com a liderança do Capitão Francisco Witaker. Mais tarde, um patrimônio chamado Vila Tibiriçá surgiu naquelas proximidades.
O município foi criado pela Lei n.º 233, de 24 de dezembro de 1948 e instalado em 27 de março de 1949, com território desmembrado do Município de Presidente Venceslau.

Origem do nome

Homenagem ao ex-presidente Epitácio Pessoa.

Distâncias

Presidente Venceslau/SP: 35 km
Presidente Prudente/SP: 90 km
Nova Andradina/MS: 185 km
Assis/SP: 212 km
Dourados/MS: 373 km
Campo Grande/MS: 376 km
São Paulo/SP: 650 km

Vista aérea

Foto: Portal da Prefeitura Municipal http://www.presidenteepitacio.com.br...reas/index.htm

Igreja Matriz e praça

Avenida Presidente Vargas

Antiga estação ferroviária

O único prédio alto de Presidente Epitácio

Outros "predinhos"

Um tempo religioso com "estacionamento" para bicicletas (a cidade é plaina e muitas pessoas usam deste meio de transporte)

Uma rua com "corredor" de árvores

Rodoviária

Sub-terminal rodoviário na avenida Presidente Vargas

Aeroporto

Foto: http://www.pvnanet.com.br/noticias/n...melhorias.html

Para finalizar, vou pegar emprestadas três imagens do thread do forista Urbano Prudente

RIO PARANÁ

PRAIA DO PARQUE FIGUEIRAL

PONTE QUE LIGA AO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

VEJAM TAMBÉM

Rodo-thread - De Regente Feijó/SP à Presidente Epitácio/SP - Via Presidente Prudente pela Rod. Raposo Tavares

Caminhando pela orla do rio Paraná de Presidente Epitácio/SP

Bataguassu/MS - Cidade sul-matogrossense na divisa com São Paulo

Last edited by Lucas Souza RF; April 26th, 2012 at 10:45 PM.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 12th, 2010, 11:59 PM   #2
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 471

Simpatica cidade! e tem lugares lindos nos seus arredores.
Old December 13th, 2010, 12:04 AM   #3
LeoEspilacopa
Registered User

LeoEspilacopa's Avatar

Likes (Received): 0

Epitácio é uma bela cidade,tem uma linda orla,o parque figueiral nem se fala,com aquele grande palco

é muito fácil andar na cidade,quase tudo ta na Presidente Vargas

Parabéns pelo thread
LeoEspilacopa no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2010, 12:15 AM   #4
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1863

Gostei, bem simpatica a cidadezinha
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2010, 12:22 AM   #5
ducati cba
O Rei vem vindo...

ducati cba's Avatar

Likes (Received): 143

gostei, ja passei varias vezes por esta cidade, mas conheço ela mais por aqui do q pessoalmente.
a cidade está mto agradavel e organizada, fora o rio Paraná q é uma atração fenomenal.
Old December 13th, 2010, 12:34 AM   #6
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1103

Tive a oportunidade de conhecer Epitácio no último mês de setembro. Longe pra caramba! São 630km daqui...
Ver essas fotos me trouxe muitas lembranças; afinal, estive em quase todos eles...
Estacionamentos para bicicletas há muitos, eu mesmo tive a oportunidade de andar muito de bicicleta. Pode-se dizer que 80% do núcleo urbano de Presidente Epitácio é literalmente plano, provavelmente menos de dois metros de diferença. Somente nas barrancas do Rio Parana e quanto mais as paralelas da Av. Presidente Vargas se aproximam da Quadra 4 (ou mais ou menos isso), é que a partir dali começa a descida.

É bem interessante ver como a cidade tem um sistema característico de numeração. Considerando a Avenida Presidente Vargas e a estação, as ruas paralelas a essa avenida têm quadras numeradas em ordem crescente, separadas por um espaço (ou hífen) da metragem a partir do início da esquina. Eu sei que algumas cidades no interior de São Paulo usam esse esquema, mas exceto Bauru, eu não me lembro do nome de nenhuma.

Exemplo: Avenida Presidente Vargas, 19-51. Isto é, 19 quadras da estação e a 51 metros do início da esquina. É fácil assim porque a cidade é praticamente um tabuleiro, só uns 4 bairros fogem desse esquema de quadras de 90m x 90m.

As ruas perpendiculares à Av. Pres. Vargas também seguem esse esquema. Mas a numeração das quadras é diferente: de um lado, as quadras são ímpares (1, 3, 5, 7, 9, 11...) e do outro, são pares (2, 4, 6, 8, 10...).

É muito interessante ver a quantidade de casinhas de madeira...em todos os estados possíveis, desde as malcuidadas até as verdadeiras casinhas de boneca. A cidade não concentra sua riqueza em um só lugar: as melhores casas estão espalhadas em vários quadrantes. É bem verdade que há um condomínio fechado, mas ele está fora da malha urbana, à beira do Rio Paraná, na estrada da Orla. É curioso ver como a malha urbana da cidade não está voltada para o rio, ela parece estar voltada para o Caiuazinho, um curso d'água que fica minúsculo perto do Paranazão

O único senão da cidade é o calor...falam que em Campinas faz calor. Até faz mesmo, o paulistano deve achar. Mas o calor de Campinas nunca me deixou prostrado e mole como eu fiquei em Presidente Epitácio, num horário típico: entre 13:00 e 16:00. Não venta quase nada e nesse horário que citei, quase não se vê gente na rua.

Dados climáticos de Presidente Epitácio - Fonte: http://www.cpa.unicamp.br/outras-inf..._muni_466.html

Outro dia eu vi um mapa climático do estado e Epitácio estava justamente na região mais quente. A cidade é muito legal, oferece diversão e tudo mais, mas o clima para mim é um impeditivo.

Belo tópico!
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2010, 12:54 AM   #7
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Likes (Received): 118

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post

PONTE QUE LIGA AO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

[/FONT][/SIZE][/B]

Essa ponte é imensa!
Gostei da cidade!

Do Pólo Naval ao Cassino.Um voo inesquecivel na cidade do Rio Grande!

Escritório Green Hatch Foz do Iguaçu
Danieldd no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2010, 01:02 AM   #8
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4428

Presidente Epitácio é bem desenvolvida e com lindas paisagens naturais, muito legal. Belas fotos, Lucas, valeu por compartilhar.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2010, 05:33 AM   #9
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 581

Parabens pelo thread. Acho que é a cidade mais quente da nossa região né Lucas? Pelo menos é que todos dizem. Mas a mesma proporção que tem em calor tem em belezas naturais.

A orla da cidade, feita depois da formação do lago é linda. A cidade em si é bem agradável e tem um comércio muito bom, concentrado em uma grande avenida.
Outra atração é o Parque Figueiral, porém ele não fica próximo ao centro da cidade.

Quote:
Originally Posted by Fabius
É bem interessante ver como a cidade tem um sistema característico de numeração. Considerando a Avenida Presidente Vargas e a estação, as ruas paralelas a essa avenida têm quadras numeradas em ordem crescente, separadas por um espaço (ou hífen) da metragem a partir do início da esquina. Eu sei que algumas cidades no interior de São Paulo usam esse esquema, mas exceto Bauru, eu não me lembro do nome de nenhuma.

Exemplo: Avenida Presidente Vargas, 19-51. Isto é, 19 quadras da estação e a 51 metros do início da esquina. É fácil assim porque a cidade é praticamente um tabuleiro, só uns 4 bairros fogem desse esquema de quadras de 90m x 90m.

As ruas perpendiculares à Av. Pres. Vargas também seguem esse esquema. Mas a numeração das quadras é diferente: de um lado, as quadras são ímpares (1, 3, 5, 7, 9, 11...) e do outro, são pares (2, 4, 6, 8, 10...).
Não sabia disso (tbem eu só turistei na cidade). Muito interessante essa informação trazida pelo Fabius.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2010, 05:46 AM   #10
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

O Fabius, pelo visto, sentiu mesmo na pele o oeste paulista pelo calor "aumentado" em Pres.Epitácio, tudo isso pela umidade. Valew pelas informações extras da cidade!
Você mencionou no seu thread que teve que pegar o ônibus da Motta que passa em Pres.Bernardes, Stº.Anastácio e Pres.Venceslau. Isso por que você não fez um tour com o circular da Andorinha que, em certas linhas, passa em todas as cidades da rodovia Raposo Tavares.

Urbano Prudente, dizem mesmo que ela é a mais quente, mas outras que estão ás margens dos grandes rios (Paraná e Paranapanema) não devem ficar muita pra trás, como Panorama, Paulicéia e Rosana.

Vou deixar os link's dos thread's completos de Pres.Epitácio feito por vocês

Fabius
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1217963

Urbano Prudente
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1127653
Old December 13th, 2010, 03:53 PM   #11
LFellipe
Registered User

LFellipe's Avatar

Likes (Received): 162

Nossa, que lembranças, a ultima vez que fui pra Epitácio eu tinha uns 8 ou 7 anos, não lembrava mais de nada direito.
Suas fotos ficaram ótimas, Lucas!! Bela cidade, a ultima da Raposo.
LFellipe no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2010, 03:56 PM   #12
Paulo R. Bitencard
Registered User

Paulo R. Bitencard's Avatar

Likes (Received): 31

Bela cidade e muito bem traçada. Parabéns!
Paulo R. Bitencard no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2010, 04:50 PM   #13
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Parabens pelo thread. Acho que é a cidade mais quente da nossa região né Lucas? Pelo menos é que todos dizem. Mas a mesma proporção que tem em calor tem em belezas naturais.

A orla da cidade, feita depois da formação do lago é linda. A cidade em si é bem agradável e tem um comércio muito bom, concentrado em uma grande avenida.
A orla é muito bonita, embora as fotos dos barrancos não cheguem perto de dar a impressão de como são altos. Só indo mesmo para ver.

Quote:
Outra atração é o Parque Figueiral, porém ele não fica próximo ao centro da cidade.
Se não me falha a memória, são uns 6km. A estrada que liga a cidade ao Figueiral nem está em mau estado, mas está malsinalizada e o povo abusa na velocidade por ali.

Mas o Figueiral é ótimo, me parece ser um lugar bem interessante. Só não conheci melhor porque já era fim de tarde, anoitecendo. Por isso também não fotografei o lugar para o tópico (só fotos pessoais).

Quote:
O Fabius, pelo visto, sentiu mesmo na pele o oeste paulista pelo calor "aumentado" em Pres.Epitácio, tudo isso pela umidade. Valew pelas informações extras da cidade!
Ô...e isso foi entre agosto e setembro. Imagino como deve estar agora.

Quote:
Você mencionou no seu thread que teve que pegar o ônibus da Motta que passa em Pres.Bernardes, Stº.Anastácio e Pres.Venceslau. Isso por que você não fez um tour com o circular da Andorinha que, em certas linhas, passa em todas as cidades da rodovia Raposo Tavares.
Na verdade foi esta a sequência:
*Presidente Prudente (saída às 7:30)
*Álvares Machado (cidade apertadinha, o ônibus mal conseguia manobrar nas ruas)
*Presidente Bernardes
*Santo Anastácio
*Presidente Venceslau
*Presidente Epitácio (chegada às 9:50).

E pensar que ele não passou em Piquerobi, nem em Caiuá!
Tem uma cidade (não me lembro se Venceslau ou Bernardes) que tem uma rodoviária com pilastras tão estreitas, que se ele errar na hora de entrar nas baias, bate nelas...

Quote:
Urbano Prudente, dizem mesmo que ela é a mais quente, mas outras que estão ás margens dos grandes rios (Paraná e Paranapanema) não devem ficar muita pra trás, como Panorama, Paulicéia e Rosana.
Algo me diz que seja possível incluir Santa Fé do Sul nessa conta, inclusive por estar mais ao norte, sendo que sem altitude para compensar, o norte é sempre mais quente (no Brasil, claro).
Old December 13th, 2010, 04:59 PM   #14
Sr. Mauá
Estamos por aí....

Likes (Received): 33

É bom rever fotos do Porto Epitácio aqui novamente Lucas!!
Meus Parabéns

A Bandeira de Presidente Epitácio é essa:

Essa que você postou é de Euclides da Cunha Paulista

Old December 13th, 2010, 07:46 PM   #15
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Bem simpática a cidade!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old December 14th, 2010, 01:41 AM   #16
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Fabius, o calor me impediu de tirar mais fotos
A rodoviária que você fala é a de Presidente Venceslau, vão fazer uma nova na cidade.

Sr.Mauá, valew pela correção, já consertei!
Old December 14th, 2010, 01:55 AM   #17
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Fabius, o calor me impediu de tirar mais fotos
Eu imagino...
Hora boa é entre 7:00 e 9:30, no máximo 10:00 da manhã...
Depois fica muito tenso...e ainda mais que lá não venta (só na beira do rio e olhe lá).

Quote:
A rodoviária que você fala é a de Presidente Venceslau, vão fazer uma nova na cidade.
Ah, certo, aquela lá é muito pequena. Só não é pior que a de Atibaia, onde não se corre o risco de acertar as pilastras, mas de tirar uma fina ou até mesmo ralar nos outros veículos.

A de Santo Anastácio eu achei arrumadinha.
Old December 14th, 2010, 06:56 PM   #18
DEBAREMBAR
BIXUBES

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 95

Cidade muito interessante ! Valeu !
Old December 16th, 2010, 01:36 AM   #19
solfudido
Lucky Lucky

Likes (Received): 0

Parabéns pelos seus threads que desvendam nosso querido oeste paulista.
E presidente Epitácio me pareceu muito desenvolvida pra seu porte!
solfudido no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2010, 02:24 AM   #20
Tonho José
BANNED

Likes (Received): 1

O único prédio alto da cidade é um show.
Tonho José no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules