daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 3rd, 2011, 10:32 PM   #1
Rondon
:D

Rondon's Avatar

Likes (Received): 1672

O centro histórico de Humaitá, Amazonas

Humaitá-AM

Humaitá é um município localizado no Estado do Amazonas, a aproximadamente 650 km de Manaus, capital do Estado, e a 200 km de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia.
Possui aproximadamente 45 mil habitantes, e se localiza no entroncamento das rodovias federais BR 319 e 230. Está a margem esquerda do Rio Madeira.

O thread enfoca um pouco do centro histórico da cidade, em visita realizada no dia 01/01/2011. Não tirei fotos do centro comercial propriamente dito (não deu tempo)

Esse município tem uma ligação histórica muito forte com Porto Velho, principalmente devido ao fato de Porto Velho ter se desmembrando dele no ano de 1914.

1. BR 319, entre Porto Velho e Humaitá (asfalto impecável)

2. Entrada de Humaitá: essa parte estava em obras, principalmente a rotatória da 319/230

3. Câmara Municipal de Humaitá

4. Rua que margeia o Rio Madeira

5. Paróquia

6. Rio Madeira

7. Rio Madeira: pra lá fica Porto Velho

8. E pra cá fica a foz, próximo a cidade de Itacoatiara-AM

9. Paróquia

10. Praça

11. Rio Madeira

12. Achei incrível isso... eu saí de Porto Velho, estava nublado lá, cheguei em Humaitá, o céu azul, e quando volto para Porto Velho, tudo nublado e a maior chuva...

13. Presépio

14. Colégio

15. Rua

16. Casas antigas

17. Salão da Paróquia

18. Rua

19. Salão da Paróquia

20. Construção histórica

21. Paróquia novamente

22. Rio

23. Patronato

24. Entrada

25. Colégio

26. Palácio das Mangabeiras (lembrei de João Pessoa)

27. Outra rua

28. Humaitá é uma cidade com relevo meio irregular, várias subidas e descidas

29. Antiga sede do DER-AM

30. Prédios

31. Azulejos portugueses?

32. Casa com azulejos portugueses

33. Lá no fundo, mais uma construção antiga

34. As ruas irregulares de Humaitá

35. Mercado

36. Porto (acho que estavam construindo uma orla, por isso a presença do maquinário)

37. Cais flutuante

38. Paróquia

39. Rumo a Porto Velho, e lá na frente uma chuva nos esperando
Rondon no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 3rd, 2011, 11:10 PM   #2
Fronteira Mao
Our home and native land

Fronteira Mao's Avatar

Likes (Received): 243

Minha mãe e a família dela são naturais do município de Humaitá, seringal descendo o madeira (anos de 1930/1940), sempre ouvi muitas histórias e lendas deste município.

Quando criança alguns tios contavam sobre enormes jacarés que comiam gente nos "lugares" do madeira, sobre onças, sobre o marechal Rondon que teria visitado o seringal do meu avô e até mesmo sobre um ser das matas tipo o curupira.

Humaitá sempre foi uma referência no sul do estado do AM, uma éspécie de capital do sul do estado, tenho muita vontade de conhecer.
PVH sempre teve fortes laços com Humaitá.

Lindas fotos Rondon, obrigado por compartilha-las !
Fronteira Mao no está en línea   Reply With Quote
Old January 3rd, 2011, 11:18 PM   #3
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2305

Parece ser uma cidade bem simpática, Humaitá. Eu estive lá uma vez, há "apenas" 22 anos atrás, tenho só uma vaga lembrança, uma praça, prédios antigos e ruas calmas, mais ou menos o que as fotos mostram, mas sem aqueles detalhes que a memória de um garoto de 10 anos não consegue registrar.

O patrimônio histórico de Humaitá está bem melhor preservado que o de PVH, até por ser uma cidade mais antiga e não ter passado pelos sucessivos "booms" que PVH passou, trazendo progresso, mas também a destruição da maior parte do nosso patrimônio histórico (que só recentemente passou a ser valorizado).

Aliás, o bacana de Humaitá, principalmente pra nós de PVH, é que vendo a cidade a gente tem noção de como era PVH lá pelos anos 60 (tirando o asfalto, que na época PVH não tinha, nem nas ruas e nem na estrada) e de como PVH seria até hoje se Getúlio Vargas não tivesse criado o Território do Guaporé (atual Estado de Rondônia) e JK não tivesse aberto a BR-29 (atual 364). É como se Humaitá fosse a irmã mais velha e mais comportada, que continuou morando com os pais, enquanto PVH é a irmã mais nova e rebelde, que fugiu de casa, sofreu pra kct, ganhou cicatrizes, mas também ganhou o mundo e conquistou seu lugar ao sol.
Old January 3rd, 2011, 11:54 PM   #4
gustavo.sces
Registered User

gustavo.sces's Avatar

Likes (Received): 182

Legal a cidade.
gustavo.sces está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 4th, 2011, 12:31 AM   #5
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 768

Adorei o thread. Uma bela e organizada cidade. Gostei bastante da paisagem proporcionada pelo rio Madeira. Parabéns pelo thread.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2011, 12:32 AM   #6
emerson_nb
► ♫ ♪

emerson_nb's Avatar

Likes (Received): 4478

Muito boa essas imagems. Nota-se a necessidade de uma restauração em algums dos predios antigos. Mas no Brasil, são poucas as cidades que mantêm os centros históricos preservados.
emerson_nb no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2011, 12:57 AM   #7
Manaós
"Mãe dos deuses"

Manaós's Avatar

Likes (Received): 325

Muito bom o thread!!!

Legal ver Humaitá aos olhos de um visitante!!!
Parabéns!
Old January 4th, 2011, 01:13 AM   #8
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 476

Bela cidade! belo trabalho, parabens Rondon!
Old January 4th, 2011, 01:31 AM   #9
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 450

Muito bom olhar de um forista de outro estado sobre uma cidade amazonense.
Geralmente, é o forista Grande Manaus quem nos traz fotos do interior do estado do Amazonas, mas desta vez tivemos um visitante que nos presenteou com ótimas fotos de uma cidade do sul amazonense. Valeu, Rondon.
Estive em Humaitá, mais de uma vez, nos anos 80. Eu ainda era criança na minha última passagem por aquela cidade. A BR-319 ainda era plenamente trafegável (de Manaus a Porto Velho) e eu, meus pais e meu irmão estávamos fazendo uma viagem de carro, de Manaus a Ariquemes (RO), onde um de meus tios morava. Pernoitamos em Humaitá (após viajarmos mais de 600 quilômetros desde a capital) e seguimos no dia seguinte até Ariquemes.
Aliás, em 2003 eu passei rapidamente por Humaitá, embora não tenha dado tempo de eu andar pela cidade, pois eu estava a caminho de uma pequena fazenda na área rural de Lábrea, também no sul do Amazonas.
Old January 4th, 2011, 01:53 AM   #10
Rondon

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fronteira Mao View Post
Minha mãe e a família dela são naturais do município de Humaitá, seringal descendo o madeira (anos de 1930/1940), sempre ouvi muitas histórias e lendas deste município.

Quando criança alguns tios contavam sobre enormes jacarés que comiam gente nos "lugares" do madeira, sobre onças, sobre o marechal Rondonque teria visitado o seringal do meu avô e até mesmo sobre um ser das matas tipo o curupira.

Humaitá sempre foi uma referência no sul do estado do AM, uma éspécie de capital do sul do estado, tenho muita vontade de conhecer.
PVH sempre teve fortes laços com Humaitá.

Lindas fotos Rondon, obrigado por compartilha-las !
Não duvido de terem encontrado o Marechal Rondon nesse tempo, já que ele explorou muito essa região.

Humaitá é uma cidade base no Sul do Amazonas, serve de referência para essa região, e agora está desenvolvendo o agronegócio, que está se tornando uma das molas de sua economia.

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Parece ser uma cidade bem simpática, Humaitá. Eu estive lá uma vez, há "apenas" 22 anos atrás, tenho só uma vaga lembrança, uma praça, prédios antigos e ruas calmas, mais ou menos o que as fotos mostram, mas sem aqueles detalhes que a memória de um garoto de 10 anos não consegue registrar.

O patrimônio histórico de Humaitá está bem melhor preservado que o de PVH, até por ser uma cidade mais antiga e não ter passado pelos sucessivos "booms" que PVH passou, trazendo progresso, mas também a destruição da maior parte do nosso patrimônio histórico (que só recentemente passou a ser valorizado).

Aliás, o bacana de Humaitá, principalmente pra nós de PVH, é que vendo a cidade a gente tem noção de como era PVH lá pelos anos 60 (tirando o asfalto, que na época PVH não tinha, nem nas ruas e nem na estrada) e de como PVH seria até hoje se Getúlio Vargas não tivesse criado o Território do Guaporé (atual Estado de Rondônia) e JK não tivesse aberto a BR-29 (atual 364). É como se Humaitá fosse a irmã mais velha e mais comportada, que continuou morando com os pais, enquanto PVH é a irmã mais nova e rebelde, que fugiu de casa, sofreu pra kct, ganhou cicatrizes, mas também ganhou o mundo e conquistou seu lugar ao sol.
Cara, deve ser essa praça mesmo que eu bati as fotos, só que antes ela era um pouco abandonada, hoje passou por um banho de loja e está bonitona

A diferença entre Porto Velho e Humaitá, que apesar da mesma origem (na verdade, Porto Velho ter praticamente nascido de Humaitá), a cidade virou capital de Estado, então passou por uma revolução em tudo no seu cotidiano

Quote:
Originally Posted by emerson_nb View Post
Muito boa essas imagems. Nota-se a necessidade de uma restauração em algums dos predios antigos. Mas no Brasil, são poucas as cidades que mantêm os centros históricos preservados.
Eu me surpreendi com a Câmara Municipal, prédio fantástico e preservado. Aquele prédio com azulejos portugueses (eu acho) também é de impressionar.
Old January 4th, 2011, 01:58 AM   #11
zgaht
Registered User

zgaht's Avatar

Likes (Received): 22

Ótima coletânea de fotos. Deu pra conhecer bem a cidade, acho muito legal quando aparecem fotos de cidades o qual eu ainda não tinha visto. A cidade parece interessante principalmente do ponto de vista cultural.
zgaht no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2011, 01:59 AM   #12
Rondon

Rondon's Avatar

Essa praça que aparece nas fotos em uma foto muito antiga, não sei o ano...

HumaitáWeb
Old January 4th, 2011, 02:03 AM   #13
Rondon

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by Manauense View Post
Muito bom olhar de um forista de outro estado sobre uma cidade amazonense.
Geralmente, é o forista Grande Manaus quem nos traz fotos do interior do estado do Amazonas, mas desta vez tivemos um visitante que nos presenteou com ótimas fotos de uma cidade do sul amazonense. Valeu, Rondon.
Estive em Humaitá, mais de uma vez, nos anos 80. Eu ainda era criança na minha última passagem por aquela cidade. A BR-319 ainda era plenamente trafegável (de Manaus a Porto Velho) e eu, meus pais e meu irmão estávamos fazendo uma viagem de carro, de Manaus a Ariquemes (RO), onde um de meus tios morava. Pernoitamos em Humaitá (após viajarmos mais de 600 quilômetros desde a capital) e seguimos no dia seguinte até Ariquemes.
Aliás, em 2003 eu passei rapidamente por Humaitá, embora não tenha dado tempo de eu andar pela cidade, pois eu estava a caminho de uma pequena fazenda na área rural de Lábrea, também no sul do Amazonas.
Então Humaitá está bem diferente do que você viu... as ruas estão mais limpas, o asfalto é novo, o comércio é mais forte, tem até plantio de arroz e soja nas proximidades!

Cheguei a ver a balsa indo para a 230 em direção a Apuí, e a 230 em direção a Lábrea. Por incrível que pareça, em menos de 1 mês, estive nas duas pontas da Transamazônica, em João Pessoa e em Humaitá (apesar da pontinha mesmo ser em Lábrea, mas é perto)

Quote:
Originally Posted by zgaht View Post
Ótima coletânea de fotos. Deu pra conhecer bem a cidade, acho muito legal quando aparecem fotos de cidades o qual eu ainda não tinha visto. A cidade parece interessante principalmente do ponto de vista cultural.
Ainda tem o Centro Comercial. Essa parte aí é só a histórica.
Old January 4th, 2011, 02:19 AM   #14
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Rondon, tu tiraste mais fotos da BR-319?
Tenho muita curiosidade em ver fotos recente da referida rodovia, após a recuperação do asfalto, no trecho compreendido entre Humaitá (AM) e Porto Velho (RO). Queria, também, ver fotos de algumas fazendinhas.
O atual Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, é ex-prefeito de Manaus e ferrenho defensor da reestruturação completa da BR-319. Ele já declarou, várias vezes, que não medirá esforços para que até o fim da gestão da Presidenta Dilma as obras da 319 entre Manaus e Humaitá estejam bem adiantadas ou, quem sabe, concluídas.
Ah, eu também já andei na BR-230 tanto no trecho urbano de João Pessoa como, também, nas proximidades de Lábrea (AM). Estive em Jampa em abril de 2009.
Old January 4th, 2011, 02:44 AM   #15
Rondon

Rondon's Avatar

A 319 está desse mesmo jeitinho das fotos em todo o trecho entre Porto Velho e Humaitá. Não tem nenhum buraco na pista.

Quanto as fazendas, tirei mais no trecho de Porto Velho e entrando um pouco em Canutama. Só tirei uma foto de uma delas em Humaitá mesmo, mas tem várias por lá...

Aqui, tem até um silo de armazenamento. Pelo aspecto da produção, parece ser arroz

Old January 4th, 2011, 03:15 AM   #16
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Que legal a foto, Rondon!
Durante o tempo em que acompanhei alguns projetos no interior do estado (2001 a 2003), soube de investimentos em agronegócio na região de Humaitá. Obtive a informação de que, segundo estudos da EMBRAPA/AM, há uma "manchão de terra" no sul do estado Amazonas, que engloba parte dos municípios de Humaitá/AM, Apuí/AM, Manicoré/AM, Lábrea/AM e Canutama/AM, que é propício à produção de grãos, inclusive de soja. Embora o solo do referido "manchão" necessite de correção, é considerado fértil e muito parecido com o do norte de Mato Grosso.
Uma das lembranças que tenho das minhas viagens entre Manaus e Ariquemes era a de algumas regiões de campos naturais na BR-319. Era meio surreal atravessar uma área de floresta densa (com muitos buritizais e cipós) e, do nada, deparar-se com planícies de campos naturais. Pareciam oásis na mata fechada! Se não me engano a área de campos localizava-se a mais ou menos a 50 quilômetros ao norte de Humaitá (sentido Humaitá-Manaus). Não se tratava de área desmatada, mas sim de vegetação campestre natural. Meu pai explicou que era uma área de tensão ecológica, ou seja, uma região onde existe mais de um bioma/ecossistema, sendo que a floresta ombrófila densa é a predominante e a área de cerrado e de campos é a área com menor presença. Como estou esta semana em Manaus, vou ver se encontro umas fotos (analógicas) da paisagem da 319. Sei que existe o registro em algum dos álbuns de minha família. Se eu encontrar as fotos, digitalizo e mostro aqui em teu thread, ok?!
Old January 4th, 2011, 03:29 AM   #17
Rondon

Rondon's Avatar

Vou ficar esperando. Eu fiquei procurando durante a viagem os Campos Naturais de Humaitá, vi umas formações que pareciam cerrado no trecho (aquelas árvores entortadas com uma vegetação mais rasteira...)
Old January 4th, 2011, 04:21 AM   #18
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4980

Humaitá parece ser uma cidade bem cuidada e tranquila, os prédios históricos estão bem preservados e a BR 319 está um tapete, muito bom. Ótimo thread, Rondon, valeu por compartilhar.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2011, 05:24 AM   #19
IvoJP
Amável, charmoso e mortal

IvoJP's Avatar

Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Likes (Received): 626

A cidade tem um patrimônio interessante. Bastante simpática, pelo que percebi, ela tem mais ligação com o "centro-oeste " (Porto Velho) que a capital do próprio Estado.
Acho que no KM 0 da BR 230, aqui na Paraíba, tem essa cidade no painel.
Ah, estou ligado no "Mangabeiras".
Old January 4th, 2011, 01:28 PM   #20
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Bem bonitinha a cidade!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules