daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 1st, 2011, 02:06 AM   #41
Bettoni
Registered User

Bettoni's Avatar

Likes (Received): 7

Ótimas fotos!! A cidade me surpreendeu por seu skyline!!

http://homoarquitetus.blogspot.com/

Um olhar diferente sobre o que está acontecendo, o que é tendência e o que deixará lembranças no mundo da arquitetura.
Bettoni no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 1st, 2011, 01:00 PM   #42
Hecko
Registered User

Hecko's Avatar

Likes (Received): 22

Thread completo, Foz está de parabéns!
Hecko no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2011, 11:23 PM   #43
Guiga,
Guilherme

Guiga,'s Avatar

Likes (Received): 25

Imagens muito bonitas!
A cidade parece ser bem limpa e arborizada.
Old February 13th, 2011, 12:20 AM   #44
h.galvao
Registered User

h.galvao's Avatar

Likes (Received): 2

Nossa! Foz é muito massa.
Fiz a inscrição da UNILA, se passar eu vou morar nessa cidade maravilhosa.
h.galvao no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2011, 06:04 PM   #45
LFellipe
Registered User

LFellipe's Avatar

Likes (Received): 132

Que cidade verde! Muito linda, parabens pelo tredi
LFellipe no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2011, 11:55 PM   #46
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 1965

Quote:
Originally Posted by Aririto View Post
Bom, a cidade mudou muito diante o 'fim' do ciclo de compras no Paraguai (arrocho da Receita Federal com a nova aduana).

A moeda brasileira nunca esteve tão valorizada, pelo menos nos últimos 30 anos. Isso significa produtos do exterior baratos e atrai o descaminho.

Tem certeza que a nova aduana segura a bronca que vêm da Ponte da Amizade? Se sim, e considerando que lá em São Paulo a oferta de produtos desviados da tributação continua normal, por onde estão seguindo os negócios?

- Por alguma rodovia ao norte de Foz que escape da Aduana?
- Por Guaira ou outra divisa paraguaia mais ao norte?
- Os produtos chineses não aportariam mais no PY, e vêm direto pelos portos brasileiros. Mas isso não estaria causando uma crise econômica em Ciudad agora?

Gostaria de saber sobre essa situação.

(Explicando sobre a moeda, o câmbio hoje está mais forte que em 1995, quando o 1 dolar = 85 centavos de real. Resumidamente, porque 85 cent. de 1995, devido à inflação, hoje equivalem a mais de 2 reais. Como o dólar está à 1,70... a conclusão é simples.)
Old February 14th, 2011, 12:38 AM   #47
rodrigo.rod.digo
sul-mato-grossense

rodrigo.rod.digo's Avatar

Likes (Received): 549

Lindíssima cidade. Muito arborizada e com um belo urbanismo.
Old February 16th, 2011, 09:47 PM   #48
Aririto
E.M.

Aririto's Avatar

Likes (Received): 705

Quote:
Originally Posted by Naipesky View Post
A moeda brasileira nunca esteve tão valorizada, pelo menos nos últimos 30 anos. Isso significa produtos do exterior baratos e atrai o descaminho.

Tem certeza que a nova aduana segura a bronca que vêm da Ponte da Amizade? Se sim, e considerando que lá em São Paulo a oferta de produtos desviados da tributação continua normal, por onde estão seguindo os negócios?

- Por alguma rodovia ao norte de Foz que escape da Aduana?
- Por Guaira ou outra divisa paraguaia mais ao norte?
- Os produtos chineses não aportariam mais no PY, e vêm direto pelos portos brasileiros. Mas isso não estaria causando uma crise econômica em Ciudad agora?

Gostaria de saber sobre essa situação.

(Explicando sobre a moeda, o câmbio hoje está mais forte que em 1995, quando o 1 dolar = 85 centavos de real. Resumidamente, porque 85 cent. de 1995, devido à inflação, hoje equivalem a mais de 2 reais. Como o dólar está à 1,70... a conclusão é simples.)
Olha, claro que a aduana não consegue segurar tudo o que vem de lá, o contrabando ainda existe e muita gente ainda depende disso. Acontece que agora ele está mais disperso em outros lugares (como em Guaíra, que você citou) ao invés de ser praticamente apenas aqui, como era na década de 90.

A fiscalização nas rodovias também aumentou bastante, por parte da PRF e da Receita, que possuem dois postos importantes na BR-277, próximos de Foz, que sempre foram os grandes responsáveis pelas apreensões.

Tanto que logo depois do arrocho da Receita + desvalorização do real, lá no ínicio da década passada, o comércio de Ciudad del Este sofreu uma crise tremenda, muitas lojas fecharam e pensou-se que fosse o fim do paraíso das compras...

Mas aí o real valorizou-se de novo com o passar dos anos e o turismo na região cresceu bastante, o que fez com que as compras de turistas assumissem um papel importante na recuperação do comércio paraguaio, que antes dependia praticamente apenas dos sacoleiros.

Não sei se com os produtos chineses entrando diretamente no Brasil o PY esteja sofrendo uma crise, por ora acredito que não.

Quanto à Foz ter mudado, eu quis dizer pela questão de que as compras no PY, naquela época, definiam a cidade mais até do que seus belos atrativos turísticos. Já atualmente, não é a toa que nos últimos anos os números do turismo em Foz vem batendo recorde atrás de recorde.
Old February 17th, 2011, 01:08 AM   #49
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 1965

Obrigado, bem elucidativo!

Em suma, Foz não é mais aquela terra dos sacoleiros onde abertamente e sem discrição passavam ônibus fretados e lotados de muamba o tempo todo pela Ponte.

Ao mesmo tempo aumentou o turismo e turistas de verdade que fazem compras no PY mas sem ser para manter negócios de "contrabando". Pode ser isso, ao lado do descaminho às encobertas, que mantém Ciudad del Este acesa, mas com muito mais dividendos para Foz do que antigamente.
Old February 17th, 2011, 01:28 AM   #50
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Likes (Received): 64

Adoro a cidade!!!! Bem arborizada, urbanizada e organizada ...

Acho inclusive que o urbanismo é um dos melhores do Paraná ...

Vivi bons momentos em Foz !!
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2011, 01:37 AM   #51
Max_Paraná
Registered User

Max_Paraná's Avatar

Location: Londrina(PR)/ Bela Vista do Paraíso (PR)/ Rio de Janeiro (RJ)
Likes (Received): 1

eu queria fazer uma pergunta pra quem mora aí em foz: com a vinda da unila ja da pra perceber alguma mudança na dinamica da cidade, visto que a cidade ganha estudantes vindos de fora (ao mesmo tempo que retem alguns estudantes que se nao fosse a unila poderiam estar fazendo faculdade em outra cidade), professores e outros profissionais pra trabalhar na universidade...
alem de gerar empregos indiretos.

alguem conseguiria me responder isso?
Old February 17th, 2011, 03:20 AM   #52
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 6576

Pelas fotos, a cidade está muito bonita. Porém, eu estive aí em 1998 e não gostei muito não. Claro que ja faz pouco mais de 12 anos, e muita coisa muda, mas naquela época vários fatores me fizeram pensar assim: primeiro, fui numa época de muito calor, e fiz a besteira de atravessar aquela ponte para o Paraguai: do lado de lá, era a visão do inferno... Não sei como está hoje. Depois, vi muitos contrastes, algumas partes feias e pobres, coisa que tem aqui em BH também.

De qualquer forma, pelas fotos achei tudo muito bonito, muita arborização. As coisas podem mudar, e parece que a cidade melhorou. Também eu não fui a todas as partes, portanto estou comentando apenas uma impressão, que pode ser errônea.

Quanto às cataratas, deve ter sido a coisa mais linda que já vi, e compensou a viagem. Tenho vontade de voltar aí um dia.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2011, 08:18 PM   #53
Aririto
E.M.

Aririto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Naipesky View Post
Em suma, Foz não é mais aquela terra dos sacoleiros onde abertamente e sem discrição passavam ônibus fretados e lotados de muamba o tempo todo pela Ponte.

Ao mesmo tempo aumentou o turismo e turistas de verdade que fazem compras no PY mas sem ser para manter negócios de "contrabando". Pode ser isso, ao lado do descaminho às encobertas, que mantém Ciudad del Este acesa, mas com muito mais dividendos para Foz do que antigamente.
Exato! Antes os muitos sacoleiros ficavam 1 dia em hotéis baratos no entorno da ponte com a única pretensão de fazer compras no PY, hoje os turistas ficam entre 3 e 4 dias em hotéis superiores, visitam os atrativos turísticos e gastam seu dinheiro também no comércio de Foz.

Quote:
Originally Posted by Max_Paraná View Post
eu queria fazer uma pergunta pra quem mora aí em foz: com a vinda da unila ja da pra perceber alguma mudança na dinamica da cidade, visto que a cidade ganha estudantes vindos de fora (ao mesmo tempo que retem alguns estudantes que se nao fosse a unila poderiam estar fazendo faculdade em outra cidade), professores e outros profissionais pra trabalhar na universidade...
alem de gerar empregos indiretos.

alguem conseguiria me responder isso?
A Unila é muito nova ainda, são cerca de 300 alunos brasileiros e estrangeiros, sendo que esse ano parece que entram 600 (em apenas 6 meses eles dobraram o número de vagas!). Por enquanto, os alunos brasileiros de outras cidades + os estrangeiros moram em um alojamento próprio da universidade, e têm algumas despesas como alimentação, transporte e até xérox, pagas.

Acho que até agora o principal impacto foi a geração de empregos dentro da universidade (professores e funcionários). Esse ano, com o início da construção do campus, a construção civil será a bola da vez!

Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post
Pelas fotos, a cidade está muito bonita. Porém, eu estive aí em 1998 e não gostei muito não. Claro que ja faz pouco mais de 12 anos, e muita coisa muda, mas naquela época vários fatores me fizeram pensar assim: primeiro, fui numa época de muito calor, e fiz a besteira de atravessar aquela ponte para o Paraguai: do lado de lá, era a visão do inferno... Não sei como está hoje. Depois, vi muitos contrastes, algumas partes feias e pobres, coisa que tem aqui em BH também.

De qualquer forma, pelas fotos achei tudo muito bonito, muita arborização. As coisas podem mudar, e parece que a cidade melhorou. Também eu não fui a todas as partes, portanto estou comentando apenas uma impressão, que pode ser errônea.

Quanto às cataratas, deve ter sido a coisa mais linda que já vi, e compensou a viagem. Tenho vontade de voltar aí um dia.
Dá pra entender o porquê de você não ter gostado. A região do entorno da Ponte da Amizade sempre foi MUITO degradada, suja e feia. Até hoje ela é assim, mas melhorou um pouco (por causa da aduana).

Aconselho que você volte mesmo, a cidade mudou bastante desde 98 (constrates ainda existem, claro) e a rede turística melhorou muito.
Old February 18th, 2011, 02:21 AM   #54
rbma
Rodrigo

rbma's Avatar

Likes (Received): 1251

^

Verdade, o número de alunos ainda é pequeno para causar impacto na economia.

Um fato que achei complicado é a questão de o terreno estar situado no interior da Usina de Itaipu, ou seja, não será possível a criação de comércios ao entorno e a passagem de alunos e familiares pela segurança é obrigatória, o que torna o acesso à universidade um tanto complexo.

Em contrapartida, pensando nisso a UNILA está buscando um terreno na área central da cidade para desenvolver seus projetos a fim de se interligar à comunidade.

Acredito que com a construção do campus e a aquisição dessa área central, aliado ao aumento gradativo dos alunos (cujo objetivo é se chegar a 10mil), em no máximo dois anos a presença da UNILA vai ser mais que notável e vai mudar a dinâmica da cidade. Abraço.
rbma no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2011, 03:38 AM   #55
Max_Paraná
Registered User

Max_Paraná's Avatar

Location: Londrina(PR)/ Bela Vista do Paraíso (PR)/ Rio de Janeiro (RJ)
Likes (Received): 1

Valeu pelas respostas pessoal!

eu entrei no site da unila e me surpreendi com o numero de cursos que ja existem la (12 cursos ao todo). achei que tivesse bem menos cursos por enquanto. com esse tanto de cursos nao vai demorar muito mesmo pra cidade sentir mais intensamente os efeitos. sem contar que provavelmente eles abrirao mais cursos ainda. alem da cidade ter a possibilidade de ter mais profissionais de nivel superior atuando na cidade (mesmo que boa parte va embora depois que se formarem sempre terao alguns que continuarao em foz, como acontece nas demais cidades universitarias), fazendo um circulo virtuoso para a economia do municipio e ate mesmo da regiao, com a abertura e o crescimento de novas empresas.
Old February 18th, 2011, 10:01 PM   #56
Aririto
E.M.

Aririto's Avatar

Quote:
Originally Posted by rbma View Post
Um fato que achei complicado é a questão de o terreno estar situado no interior da Usina de Itaipu, ou seja, não será possível a criação de comércios ao entorno e a passagem de alunos e familiares pela segurança é obrigatória, o que torna o acesso à universidade um tanto complexo.

Em contrapartida, pensando nisso a UNILA está buscando um terreno na área central da cidade para desenvolver seus projetos a fim de se interligar à comunidade.
Pelo o que sei, assim que o campus ficar pronto, a barreira de Itaipu irá ser transferida para depois da entrada da universidade, integrando a Unila com a cidade. Além do que as futuras moradias estudantis ficarão quase todas na Vila C, que provavelmente deverá crescer no entorno do campus.

Quote:
Originally Posted by Max_Paraná View Post
Valeu pelas respostas pessoal!

eu entrei no site da unila e me surpreendi com o numero de cursos que ja existem la (12 cursos ao todo). achei que tivesse bem menos cursos por enquanto. com esse tanto de cursos nao vai demorar muito mesmo pra cidade sentir mais intensamente os efeitos. sem contar que provavelmente eles abrirao mais cursos ainda. alem da cidade ter a possibilidade de ter mais profissionais de nivel superior atuando na cidade (mesmo que boa parte va embora depois que se formarem sempre terao alguns que continuarao em foz, como acontece nas demais cidades universitarias), fazendo um circulo virtuoso para a economia do municipio e ate mesmo da regiao, com a abertura e o crescimento de novas empresas.
Exatamente, esse ciclo que você citou será muito benéfico para Foz!
Old February 19th, 2011, 02:17 AM   #57
rbma
Rodrigo

rbma's Avatar

Likes (Received): 1251

^ Poxa, que boa essa notícia. Aí sim vai ficar perfeito. A região norte e a cidade vão se consolidar como um grande pólo universitário. Abraço.
rbma no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2011, 02:18 PM   #58
R. Matos
Registered User

R. Matos's Avatar

Likes (Received): 2

Legal.

Primeira vez que vejo fotos da cidade mesmo. =D
R. Matos no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2011, 03:10 PM   #59
jedeao
Morando em C. Grande/MS

jedeao's Avatar

Likes (Received): 135

Foz é uma bonita cidade.
O que mais me surpreende por aí é a rede hoteleira que ela possui.

Valeu pelo thread!
jedeao no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2011, 04:19 PM   #60
IvoJP
Amável, charmoso e mortal

IvoJP's Avatar

Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Likes (Received): 569

Lindo thread!
A cidade é muito bonita e bem cuidada. A arborização também é muito boa.

Reply

Tags
brasil, foz do iguaçu, iguazu, paraná

Thread Tools

Posting Rules