daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Projetos e Obras

Reply

Thread Tools
Old January 18th, 2011, 04:03 PM   #61
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 23

Quote:
Originally Posted by Caruaruense View Post

Pra falar a verdade, o dono da simpática loja Baratão e seus coleguinhas já perdem quando os moradores de Garanhuns vão gastar em shoppings de outras cidades como Caruaru, Recife ou Maceió. Um shopping em Garanhuns vem para agregar ainda mais serviços para a cidade, além do dinheiro circular na própria cidade e não para atrapalhar os negócios. Estou para conhecer qual cidade teve o comércio de rua prejudicado por conta de um shopping. Mas isso é uma discussão interminável daqueles que são contra ou a favor de shoppings. É bom que fique claro que a referida foto não corresponde à realidade do comércio de Garanhuns como um todo. Lugares feios existem em qualquer cidade e Garanhuns, mesmo sendo uma das mais bonitas cidades do interior do NE, não se dá ao luxo de ter 100% de sua área só de belezas.

Claro que o dono da simpática loja Baratão e seus coleguinhas já perdem quando os moradores de Garanhuns vão gastar em shoppings de outras cidades, afinal impera a cultura do shopping center. Se todos pensarem assim, todas as cidades vão querer um troço desses ao invés de tornarem suas ruas de comércio mais agradáveis ou no mínimo fazer shopping centers em contato com a vida da cidade.

Se não houvesse os tenebrosos shopping centers galpão maquiado, onde estariam todas as boas lojas que ficam dentro dos shoppings? Na rua oras...

Quantas ruas de comércio não perderam boas lojas que só se instalam em shopping centers?

Quantas ruas de comércio não perderam a pressão da iniciativa privada por melhorias urbanas, em calçamentos, mobiliário e aspecto justamente porque migraram para galpões maquiados?

Se os 51 shopping centers da cidade de São Paulo fossem ruas de comércio com o aspecto da rua Oscar Freire ou João Cachoeria, quanto a cidade toda não ganharia vida?

A rua Oscar Freire em São Paulo só ganhou melhorias urbanas por pressão dos proprietários das lojas e não por caridade pública.

A rua João Cachoeira no bairro do Itaim tbm.

Na região da rua 25 de Março, há um exemplo curioso do inverso. Um shopping popular foi construído em um prédio alí nas imediações. Com toda a infraestrutura de shopping galpão maquiado, com ar condicionado e outras coisa do gênero. A multidão que anda na RUA 25 de março quase nem dá bola pra ele. Prova de que se há vida em uma rua de comércio, por mais popular que seja, ela atrai pessoas, muito além do ar condicionado.

Este é o ponto, por quê ao invés de fazer um galpão maquiado, não se constrói no mínimo um open mall em comunicação com a cidade?

Entende a crítica? Enquanto o galpão maquiado gera empregos e renda para o bolso dos proprietários, a cidade perde a oportunidade de que as famílias de Garanhuns passeiem por agradáveis ruas de comércio, que após as compras, parem na praça para curtir um evento, que depois vão a igreja ou tomar um sorvete ao ar livre, enfim, o galpão maquiado trancafia todo mundo a tarde inteira lá dentro, comprando, indo ao cinema, os filhos jogando fliperama e etc.

Olhe bem para o projeto do shopping de garanhuns e veja se ele não poderia ter no mínimo esta proposta:

Entendeu a minha crítica ao modelo tosco de shopping center feito no Brasil? É um modelo bizarro...

Já se perguntou por quê a maioria repete o mesmo projetinho de galpão fechado com pouquíssima comunicação com o céu e áreas livres? É proposital...É para as pessoas perderem o contato com a realidade do tempo e espaço exterior e passarem horas alí dentro, ou vc acha que não sairia muito mais barato fazer um open mall sem a parafernalha do mega ar condicionado, ou aquelas clarabóias de vidro somente na praça de alimentação?

Enfim, os investidores locais querem repetir a fórmula porque além de funcionar para o bolso deles, a população de Garanhuns quer algo igual ao de outras cidades e aí se perpetua esta cultura tosca deste tipo de shopping bizarro.

Last edited by tchelllo; January 18th, 2011 at 04:26 PM.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 18th, 2011, 04:21 PM   #62
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 965

É como eu disse, torna-se uma discussão interminável entre os que são a favor ou contra, respeito sua opinião. Particularmente entre um shopping climatizado e um open maill, prefiro um shopping. E também não vejo nenhum empecilho da cidade ter um ótimo comércio de rua e um ótimo urbanismo, só porque tem um shopping. Também acho meio forçoso querer comparar o comércio de rua de grandes cidades e ricas com o comércio de cidades pequenas ou médias e pobres. As mudanças sempre irão acontecer aos poucos à medida que as cidades crescem.
Veja que Garanhuns tem um porte considerável, não possui nenhum shopping e mesmo assim não houve qualquer melhora significativa em seu comércio. Com esse novo shopping, garanto que pior não vai ficar. Independente de ser um galpão, shopping, caixa de sapatos, pombos, ou o que for, é mais um serviço que ainda agrada uma grande parcela da população e que ao meu ver contribui com a economia e desenvolvimento de uma cidade. O importante é se sentir bem onde mora, sem ter que copiar modelos ditos ideais.
Old January 18th, 2011, 04:41 PM   #63
tchelllo
BANNED

Quote:
Originally Posted by Caruaruense View Post
É como eu disse, torna-se uma discussão interminável entre os que são a favor ou contra, respeito sua opinião. Particularmente entre um shopping climatizado e um open maill, prefiro um shopping. E também não vejo nenhum empecilho da cidade ter um ótimo comércio de rua e um ótimo urbanismo, só porque tem um shopping. Também acho meio forçoso querer comparar o comércio de rua de grandes cidades e ricas com o comércio de cidades pequenas ou médias e pobres. As mudanças sempre irão acontecer aos poucos à medida que as cidades crescem.
Veja que Garanhuns tem um porte considerável, não possui nenhum shopping e mesmo assim não houve qualquer melhora significativa em seu comércio. Com esse novo shopping, garanto que pior não vai ficar. Independente de ser um galpão, shopping, caixa de sapatos, pombos, ou o que for, é mais um serviço que ainda agrada uma grande parcela da população e que ao meu ver contribui com a economia e desenvolvimento de uma cidade. O importante é se sentir bem onde mora, sem ter que copiar modelos ditos ideais.

Como assim forçoso? Ué, e as lojas que irão se instalar dentro do shopping garanhuns? Não teriam potencial de ocupar as ruas da cidade ou um espaço de comércio que faça parte da cidade e não apenas um galpão com piso de cerâmica, ar condicionado e quase nenhuma janela?

Enfim a discussão para mim e a mesma dos prédios de apartamentos feiosos de 40 andares que amontoam famílias inteiras com projetinhos de gosto duvidoso e tem gente que aplaude de pé em nome do skyline...

Se você acha que "isso" é desenvolvimento, enfim, não posso fazer nada.

Eu só acho que contraditoriamente ao que vc escreve no final, você só está aplaudindo este empreendimento justamente porque ele é uma cópia do que se repete por aí no Brasil.

E falando em arquitetura e urbanismo no Brasil, quase nada é pensado se não em prol dos investidores, construtoras e afins e muito pouco em relação ao ambiente urbano.

Se o tal shopping Garanhuns não irá detonar mais ainda o aspecto das ruas comerciais da cidade eu não sei, mas posso lhe garantir que se todas as lojas que estivessem alí dentro estivessem nas ruas da cidade e as famílias nas ruas frequentando estes locais, seria outra história não?
Old January 18th, 2011, 05:11 PM   #64
Lukas Baiano

Lukas Baiano's Avatar

Likes (Received): 212

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Essa é a grande hipocrisia reinante em alguns seres no SSC.

Você escreve a seguinte frase: Lindo mesmo!!! É bom falar que poucas cidades brasileiras do seu porte tem um empreendimento à altura deste!

Eu te respondo: Aqui em SP há várias cidades do mesmo porte ou até menores com empreendimentos deste tipo... e faço uma lista para exemplificar o raciocínio e eu é que sou arrogante?

Ah vá...

E por fim, é típico dos que que detém pobreza argumentativa apelar para o lado pessoal. Isso tá cheio por aqui. Ô gente vitimizada e manhosa...
Tem certeza que fui o primeiro a usar o termo "arrogante" nesse thread?

Quote:
Confesso que a lista foi mal elaborada, feita de madrugada no trabalho, com soninho e só pegando referência no google images,mas foi para responder justamente a arrogância do forista que escreveu que "isso" existe em poucas cidades do mesmo porte.
Você dá um tom completamente enviesado à discussão, distorce o meu comentário e ainda se acha no direito de me tratar como tal? Dá um tempo e não venha taxar os outros de "pobres de argumento" apenas por não achar relevante essa temática que você insiste em levantar a todo momento, pelo menos nesse thread!

Que cara mais presunçoso!!!

Last edited by Lukas Baiano; January 18th, 2011 at 09:13 PM.
Lukas Baiano no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2011, 05:46 PM   #65
Dan Silva
Registered User

Dan Silva's Avatar

Likes (Received): 2

Gosto demais de ir ao shopping, apesar de não ser nem um pouco consumista. E aqui em Mossoró o comércio de rua continua tão forte quanto antes da inauguração do shopping. Aliás, o Centro de Mossoró é um caos de tão movimentado que é. Acho que o West Shopping não afetou em nada o comércio de rua. É tanto que as Lojas Americanas e a Marisa abriram unidades justamente no Centro depois de estarem no shopping já algum tempo.
Dan Silva no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2011, 07:06 PM   #66
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 965

Quote:
Como assim forçoso? Ué, e as lojas que irão se instalar dentro do shopping garanhuns? Não teriam potencial de ocupar as ruas da cidade ou um espaço de comércio que faça parte da cidade e não apenas um galpão com piso de cerâmica, ar condicionado e quase nenhuma janela?

Enfim a discussão para mim e a mesma dos prédios de apartamentos feiosos de 40 andares que amontoam famílias inteiras com projetinhos de gosto duvidoso e tem gente que aplaude de pé em nome do skyline...

Se você acha que "isso" é desenvolvimento, enfim, não posso fazer nada.

Eu só acho que contraditoriamente ao que vc escreve no final, você só está aplaudindo este empreendimento justamente porque ele é uma cópia do que se repete por aí no Brasil.

E falando em arquitetura e urbanismo no Brasil, quase nada é pensado se não em prol dos investidores, construtoras e afins e muito pouco em relação ao ambiente urbano.

Se o tal shopping Garanhuns não irá detonar mais ainda o aspecto das ruas comerciais da cidade eu não sei, mas posso lhe garantir que se todas as lojas que estivessem alí dentro estivessem nas ruas da cidade e as famílias nas ruas frequentando estes locais, seria outra história não?
Não se trata de potencial, trata-se de realidades distintas. E sei que Garanhuns também dispõe de ruas agradáveis com lojas e magazines que poderiam, perfeitamente, estar inseridos em um shopping. Só não concordo com a equiparação de colocar modelos de comércios de rua idênticos para uma cidade como Belém, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Petrolina, Borá, etc. Umas chovem demais, outras fazem muito calor, outras têm um clima agradável, umas são maiores, outras menores, umas têm uma estrutura urbana melhor e por aí vai. Querer que toda uma população siga um padrão é que não acho correto. Oras, se eu estou em Garanhuns e não gosto de shopping, vou continuar comprando no Centro ou na feira, mas se eu prefiro os shoppings qual é o problema? Sou a favor de que uma cidade deve proporcionar opções para TODOS os gostos e que eu não precise recorrer a outra cidade para encontrar aquilo que quero e gosto. Também, sou a favor das ruas que você expôs nas fotos, mas que sejam adequadas ao clima, à cultura e ao tamanho da cidade e que, principalmente, a população tenha prazer em usufruir de forma nata, sem que seja uma imposição. Percebo que à medida que as cidades vão se desenvolvendo, esses espaços de compra e lazer das ruas vão sendo ampliados não só pelo Centro, mas para bairros que antes eram só residenciais. É tudo uma questão de tempo; mas não acredito que os shoppings tenham grande poder para impedir esse processo. Não existe nenhuma prova de que a falta de um shopping melhorará o comércio de rua. A culpa é, unicamente, dos governos municipais, estaduais e federais que não dotaram e não dotam as cidades de infraestrutura e segurança.

Não considero os shoppings uma cópia do que se repete por aí no Brasil, acho até que, atualmente, já virou uma convenção. Trata-se de um equipamento agradável para diversão, compras, busca de serviços, vagas de garagem, segurança, livre de intempéries, etc. E não estou falando daqueles empreendimentos que de shopping só tem o nome, estou falando de shoppings de verdade, que tenham perfil de shopping, independente do tamanho. Apesar de todas essas vantagens quero dizer que ainda frequento o Centro da minha cidade, mesmo tendo um shopping mais perto da minha residência que o próprio Centro, afinal todos sabemos que a comodidade de um shopping não é de graça.

Não vou mais tocar nesse assunto, pelo menos nesse thread e pra finalizar, o Brasil ainda é muito imaturo e grande demais pra se discutir alguns temas que dizem respeito à urbanização e ideais de vida. Enquanto tivermos grande parte da população na pobreza, ainda conviveremos com muito improviso, feiúra, gambiarra, descomprometimento e valorização do que é de fora. Tudo que discutirmos aqui não mudará em nada a opinião alheia, muito menos a realidade e ao meu ver será uma perda de tempo. Que cada um expresse, então, suas opiniões tendo em mente que não são verdades inabaláveis.
Old January 18th, 2011, 07:17 PM   #67
Raiff CG
Registered User

Likes (Received): 28

Uma dúvida: Este seria o shopping da Sacs Consult, a mesma que está construindo o Pátio Arapiraca, em Arapiraca (AL)?

É verdade que o diretor da Sacs teria anunciado, durante o lançamento deste shopping de Garanhuns, o lançamento de um shopping, em breve, em Campina Grande (PB)? Alguém confirma essa história, ou seria boato?

Fala-se de um novo shopping aqui em Campina, a ser construído em parceria com uma empresa local. A dúvida é se esse seria um shopping também da Sacs Consult ou se o projeto é de outra empresa, e que empresa seria esta.
Raiff CG no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2011, 07:19 PM   #68
Raiff CG
Registered User

Likes (Received): 28

Quote:
Claro que o dono da simpática loja Baratão e seus coleguinhas já perdem quando os moradores de Garanhuns vão gastar em shoppings de outras cidades, afinal impera a cultura do shopping center. Se todos pensarem assim, todas as cidades vão querer um troço desses ao invés de tornarem suas ruas de comércio mais agradáveis ou no mínimo fazer shopping centers em contato com a vida da cidade.

Se não houvesse os tenebrosos shopping centers galpão maquiado, onde estariam todas as boas lojas que ficam dentro dos shoppings? Na rua oras...

Quantas ruas de comércio não perderam boas lojas que só se instalam em shopping centers?

Quantas ruas de comércio não perderam a pressão da iniciativa privada por melhorias urbanas, em calçamentos, mobiliário e aspecto justamente porque migraram para galpões maquiados?

Se os 51 shopping centers da cidade de São Paulo fossem ruas de comércio com o aspecto da rua Oscar Freire ou João Cachoeria, quanto a cidade toda não ganharia vida?

A rua Oscar Freire em São Paulo só ganhou melhorias urbanas por pressão dos proprietários das lojas e não por caridade pública.

A rua João Cachoeira no bairro do Itaim tbm.

Na região da rua 25 de Março, há um exemplo curioso do inverso. Um shopping popular foi construído em um prédio alí nas imediações. Com toda a infraestrutura de shopping galpão maquiado, com ar condicionado e outras coisa do gênero. A multidão que anda na RUA 25 de março quase nem dá bola pra ele. Prova de que se há vida em uma rua de comércio, por mais popular que seja, ela atrai pessoas, muito além do ar condicionado.

Este é o ponto, por quê ao invés de fazer um galpão maquiado, não se constrói no mínimo um open mall em comunicação com a cidade?

Entende a crítica? Enquanto o galpão maquiado gera empregos e renda para o bolso dos proprietários, a cidade perde a oportunidade de que as famílias de Garanhuns passeiem por agradáveis ruas de comércio, que após as compras, parem na praça para curtir um evento, que depois vão a igreja ou tomar um sorvete ao ar livre, enfim, o galpão maquiado trancafia todo mundo a tarde inteira lá dentro, comprando, indo ao cinema, os filhos jogando fliperama e etc.

Olhe bem para o projeto do shopping de garanhuns e veja se ele não poderia ter no mínimo esta proposta:

Entendeu a minha crítica ao modelo tosco de shopping center feito no Brasil? É um modelo bizarro...

Já se perguntou por quê a maioria repete o mesmo projetinho de galpão fechado com pouquíssima comunicação com o céu e áreas livres? É proposital...É para as pessoas perderem o contato com a realidade do tempo e espaço exterior e passarem horas alí dentro, ou vc acha que não sairia muito mais barato fazer um open mall sem a parafernalha do mega ar condicionado, ou aquelas clarabóias de vidro somente na praça de alimentação?

Enfim, os investidores locais querem repetir a fórmula porque além de funcionar para o bolso deles, a população de Garanhuns quer algo igual ao de outras cidades e aí se perpetua esta cultura tosca deste tipo de shopping bizarro.

Na realidade este é um outro modelo de shopping, chamado Open Mall que, embora não seja comum no Brasil, já existe por aqui, assim como existe esse modelo de shopping fechado, comum no Brasil, no exterior.
Raiff CG no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2011, 08:10 PM   #69
luciobs
Registered User

Likes (Received): 40

Pessoal, entrando aí na conversa sobre shoppings centers. Eu sou totalmente a favor dos shoppings. Se o comércio de rua aqui de Anápolis-Go (335.032 habitantes) fechasse para existirem somente em shoppings eu acharia o máximo. Ando aqui pelas ruas do centro da cidade por exemplo. É uma barulheira terrível de automóveis. De loja em loja você encontra um bando de locutores horrendos gritando no seu ouvido. Uma baderna geral. Nos shoppings, o pessoal estaciona os carros no estacionamento e transitam livremente a pé pelos corredores visitando as lojas que lhe interessam, em ambiente climatizado, seguro, e sem essa poluição sonora e visual que vemos pelo centro da cidade. Eu quando faço compras, raríssimas são as vezes que passo pelas lojas da cidade, aliás, procuro até evitá-las. Vou sempre nos 2 shoppings da cidade, que apesar de não serem lá essas coisas, pelo menos não passo raiva. Afinal, quanto ao shopping, Garanhuns está de parabéns pois o projeto parece ser bem interessante. Abraços.

Last edited by luciobs; January 18th, 2011 at 08:20 PM.
luciobs no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2011, 08:51 PM   #70
Patativa do Agreste
Capital do Forró

Patativa do Agreste's Avatar

Likes (Received): 403

Quote:
Originally Posted by Raiff CG View Post
Uma dúvida: Este seria o shopping da Sacs Consult, a mesma que está construindo o Pátio Arapiraca, em Arapiraca (AL)?

É verdade que o diretor da Sacs teria anunciado, durante o lançamento deste shopping de Garanhuns, o lançamento de um shopping, em breve, em Campina Grande (PB)? Alguém confirma essa história, ou seria boato?

Fala-se de um novo shopping aqui em Campina, a ser construído em parceria com uma empresa local. A dúvida é se esse seria um shopping também da Sacs Consult ou se o projeto é de outra empresa, e que empresa seria esta.
é sim
o mesmo do Pátio Arapiraca

o resto não sei responder

´´...é por isso que Caruaru é A Capital do Forró...``
Patativa do Agreste no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2011, 09:03 PM   #71
Mangueboy
Cidade Lendária

Mangueboy's Avatar

Likes (Received): 174

Julgar o centro de Garanhuns por 1 foto, mesmo sem conhecer NADA da realidade da cidade está complicado, viu?! Garanhuns é disparada a queridinha do interior de Pernambuco por ser bonita, com um bom urbanismo, clima absurdamente agradável, cheia de jardins, etc. Não é um shopping que vai destruir o comércio de rua da cidade.
Pronto, agora já pode colocar fotos dos centros das cidades do interior de SP. Estamos todos muito "ansiosos" para comparar.

Fique claro que acho interessante a discussão sobre os prós e contras shoppings centers no Brasil. Em Garanhuns seria até bem interessante um open mall e tal. Sendo que se fosse só a discussão sobre esse aspecto, nao veria problema. Mas o que vejo é que o Tchello foi, ao meu ver, arrogante ao tentar postar imagens de shoppings no interior de SP. Só entrou na discussão de comercio de rua x shoppings porque ridicularizaram a sua lista. Por que nao comentou sobre o que nao gostou do projeto no primeiro post?
E o pior é vim com comentário do tipo: "pobres de argumento"
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos"
Joaquim Nabuco

Last edited by Mangueboy; January 18th, 2011 at 09:15 PM.
Mangueboy está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 18th, 2011, 09:38 PM   #72
Patativa do Agreste
Capital do Forró

Patativa do Agreste's Avatar

Likes (Received): 403

Quote:
Originally Posted by Mangueboy View Post
Mas o que vejo é que o Tchello foi, ao meu ver, arrogante ao tentar postar imagens de shoppings no interior de SP. Só entrou na discussão de comercio de rua x shoppings porque ridicularizaram a sua lista. Por que nao comentou sobre o que nao gostou do projeto no primeiro post?
resumiu bem o ocorrido

´´...é por isso que Caruaru é A Capital do Forró...``
Patativa do Agreste no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2011, 06:30 AM   #73
S.T.Y AP
Sadi

S.T.Y AP's Avatar

Likes (Received): 87

Pra interior é bom, mas para nível nacional é fraquissimo.
Old January 19th, 2011, 10:39 AM   #74
tchelllo
BANNED

Quote:
Originally Posted by Mangueboy View Post
Mas o que vejo é que o Tchello foi, ao meu ver, arrogante ao tentar postar imagens de shoppings no interior de SP. Só entrou na discussão de comercio de rua x shoppings porque ridicularizaram a sua lista. Por que nao comentou sobre o que nao gostou do projeto no primeiro post?
Primeiro, já estou cansado de comentar no SSC os motivos pelos quais não gosto deste tipo de projeto e quem acomapanha o fórum já me viu "N" vezes argumentando os porquês, que aliás são porquês bastante conhecidos de quem estuda arquitetura e urbanismo.

Eu acho uma bobagem e um achômetro tremendo da sua parte e de outros foristar acharem que fui arrogante postando shoppings de SP como se quizesse mostrar a grandeza do Estado, primeiro porque ODEIO shoppings centers neste estilo, seja aqui ou acolá e já cansei de mostrar isso em diversos posts.

Segundo porque o meu interesse maior é pela cidade de SP e não pelo Estado de S. Paulo.

Já me viu fazendo threads apaixonados sobre o interior do Estado? Eu mal visito ou comento threads do interior de S. Paulo. Essa é boa.

Eu não tenho esta paixão toda pelo Estado de S. Paulo como se fosse um time de futebol como alguns foristas nutrem pelos seus... Até tive uma dor no coração em mudar meu avatar para ajudar na campanha do Encontro Nacional em SP e na rebeldia alterei o GIF mantendo o meu original, então não me venham fazer estes tipos de associações que vocês gostam de fazer.

Usar o interior de SP na lista é pq já sabia que existem vários shoppings em pequenas cidades para ilustar o que quis dizer. E, helllowwww , eu vivo aqui! ahahaha

Last edited by tchelllo; January 19th, 2011 at 11:08 AM.
Old January 19th, 2011, 10:51 AM   #75
tchelllo
BANNED

Quote:
Originally Posted by Lukas Baiano View Post
Tem certeza que fui o primeiro a usar o termo "arrogante" nesse thread?

Você dá um tom completamente enviesado à discussão, distorce o meu comentário e ainda se acha no direito de me tratar como tal? Dá um tempo e não venha taxar os outros de "pobres de argumento" apenas por não achar relevante essa temática que você insiste em levantar a todo momento, pelo menos nesse thread!

Que cara mais presunçoso!!!
Desculpe querido, não vi um comentário seu relevante nesta discussão além de botar lenha na fogueira das vaidades. Comportamento bem típico de forista que não tem muito o que dizer em um tópico de PROJETOS de arquitetura.

Findo minha interação contigo. Se quiser encontrar coleguinha para ficar gastando caracteres, vá buscar outro pois você não é o tipo que me interessa para discutir esses assuntos.

Last edited by tchelllo; January 19th, 2011 at 10:58 AM.
Old January 19th, 2011, 12:59 PM   #76
Lucas_Wild
Registered User

Lucas_Wild's Avatar

Likes (Received): 173

Bem, pelo menos aqui no Recife, o comércio no centro, mesmo com a construção do Shopping Boa Vista no centro do centro do Recife(Avenida Conde da Boa Vista), não foi prejudicado em nada, até acho que o shopping ajudou o comércio de rua.
Lucas_Wild no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2011, 06:45 PM   #77
Sergiw
Ser paraense é atitude!

Sergiw's Avatar

Likes (Received): 4

a torre estragou! =/
Old January 19th, 2011, 07:31 PM   #78
silvinho_j
Registered User

silvinho_j's Avatar

Likes (Received): 76

Novos renders

silvinho_j no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2011, 08:55 PM   #79
Olindense
Registered User

Olindense's Avatar

Likes (Received): 24

Lindo! Pelo menos em beleza, não vai dever em nada para os das grandes capitais. Também é uma ótima notícia para a cidade.
Olindense no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2011, 10:07 PM   #80
FelixMadero
Libertarian

FelixMadero's Avatar

Likes (Received): 685

coisa horrenda!
FelixMadero no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules