daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old January 24th, 2011, 08:55 PM   #61
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Likes (Received): 275

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post

Horrível esse "prédião"! Tenebroso!
Cidade densa... Com esse relevo acidentado, lembrou um pouco partes da cidade de Juiz de Fora-MG
hahah, o de Caxias ainda é mais feio que o nosso...

E quanto a Juíz de Fora, lembra sim! é impressionante a densidade da cidade mineira
Queria ver mais threads desta.. valew

hoje a noite vou postar umas fotos históricas, e algumas, retratos das minas de carvão, muito interessante..
Orleans - Brusque - Rio de Janeiro - Garopaba - Criciúma: 1 e 2
Rech no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 24th, 2011, 11:23 PM   #62
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 914

Apenas o prédio gigante é feio... A cidade e seus arredores são bem interessantes!
Old January 24th, 2011, 11:37 PM   #63
italodrifter
BANNED

Likes (Received): 1

Minha cidade preferida em Santa Catarina. E olha que moro aqui faz seis meses e daqui dois meses já to indo embora. Curti muito seu thread, Rech. Pena que o tempo nublado, mas mesmo assim adorei as das tuas fotos e os ângulos que eu ainda não tinha visto. Já conhecia Criciúma antes, claro, mas morar aqui me fez adorar mais ainda.

Fico muito feliz que a atual administração encheu a cidade de obras, já trocaram o asfalto em quase todas as ruas do centro. Aqui no meu bairro TODAS as ruas foram arrumadas, é incrível, queria essa agilidade lá no meu bairro em Floripa também.

Concordo que a cidade ainda se encontra em uma fase decadente, o que me parece é que muita indústrias foram pra cidades vizinhas em função do território minúsculo de Criciúma, é quase uma cidade dormitório. Aqui no meu prédio mesmo tem várias pessoas que trabalham fora.

Sobre o projeto da Via Rápida, fiquei decepcionado. Achava que o ínicio seria com varias obras de infra-estrutura ali perto do Terminal da Próspera, mas pelo projeto parece que vai começar em uma via simples de mão dupla.
italodrifter no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2011, 11:53 PM   #64
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Em 1913, tem início o ciclo do carvão, com a descoberta das primeiras jazidas do minério. Este fato foi o grande propulsor do desenvolvimento econômico do município, gerando empregos e atraindo investimentos, tendo seu auge entre as décadas de 1940 a 1970. Durante este período, Criciúma ficou conhecida como a “Capital Brasileira do Carvão”.

32 - Imagem RARA da Igreja como foi construída

33 - Mina a céu aberto

34 - Casas que abrigaram os trabalhadores das minas que vieram de outros cidades

35 - Criciúma, início do século XX

36 - De outro ângulo

37 - De baixo da mina de carvão mineral...

38 - Trilho de trem e, ao que parece, mulheres trabalhando..

39 - Ferrovia, e construção de silos para embarque do trem

40 - Igreja Matriz, hoje perdida entre tantos prédios...

41 - Trem de passageiros na antiga estação de trem...

42 - Vista aérea da praça central, hoje, atual calçadão..

43

44 - Bem bucólico...

45 - Ó o jeep...

46 - Procissão...talianarada religiosa..

47 - Construção do Parque Centenário, por Altair Guide, um dos melhores que passaram por aqui..

48 - Estádio Heriberto Hülse, em cima. Lúcio Cavaller ao lado esquerdo, abaixo o parque.

49 - Essa tá fora da ordem cronológica, centro de Cri..

50

51 - Crisul hotel em 1980, Rodoviária a frente e ao lado esquerdo dela, o Supermercado Angeloni, que foi ampliado recentemente e tem fotos na primeir a página..

52 - Praça do Congresso...

53 - Avenida Centenário, a sua ampliação foi uma obra do Altair Guide

54

55 - Centenário em desfile cívico

56 - Praça onde hoje é Terminal Urbano

57 - Ainda não existia o calçadão e esse prédio atrás foi abandonado por uns 30 anos até ano retrasado uma construtora concluir... gosto da sua arquitetura..

58

59

60

61 - Nova prefeitura no Parque Centenário

62

63

64

65 - Antiga tv Eldorado, que pertencia a família Freitas, donos de minas de carvão e outras empresas. Foi vendida para a RBS, com um mirante bem interessante. Diomício de Freitas, o pioneiro da família, nasceu em Orleans. Foi eleito deputado federal, foi senador(suplente) e tem o nome do Aeroporto de Criciúma.

66 - Calcação recém inaugurado, atualmente passa por reformas, está sendo reformado e a fiação aterrada

67

68

69 - Centenário linda

70

71 - Ampliação da Centenário e colocação de palmeiras

72 - Imagem RARA da enchente de 1974 que assolou o sul de Santa Catarina, Tubarão foi praticamente destruída, assim como Orleans, Lauro Müller e outras cidades... onde o Rio TUbarão passa. Não sabia que tinha atingido Criciúma, mas a imagem mostra que foi forte...

73 - Empresa cerâmica, uma das referências de TODO MUNDO...

74 - Presidente Figueiro em 1980, na comemoração do Centenário da cidade.

75 - Antiga prefeitura de Criciúma, belo edifício.

76 - Homenagem aos homens do carvão

77 - Metropol x Comerciário (Metropol foi 5x Campeão Catarinense na década de 60, e chegou em 5º lugar no Brasileiro de 1968, perdendo para o botafogo e este foi campeão nacional daquele ano em uma polêmica onde o time de Criciúma perdeu por W.O... Sacanagem da CBD.. e o Comerciário virou o glorioso Criciúma Esporte Clube, o time de uma região toda...

78 - Comemoração dos 100 anos de Criciúma no Estádio Heriberto Hülse

79 - Homenagem as Etnias, isso vem de muito antigamente, por isso estão construindo o parque já mostrado aqui e todos os anos tem-se a festa das Etnias, a maior festa de Criciúma, onde se tem alimentos típicos de todas as etinias, danças e muitas atrações..

80

Valew Galera
Tive que mostrar essas fotos histórias de Criciúma, acabei encontrando elas no site da prefeitura e achei muito interessante...
Old January 25th, 2011, 01:03 AM   #65
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Quote:
Originally Posted by italodrifter View Post
Minha cidade preferida em Santa Catarina. E olha que moro aqui faz seis meses e daqui dois meses já to indo embora. Curti muito seu thread, Rech. Pena que o tempo nublado, mas mesmo assim adorei as das tuas fotos e os ângulos que eu ainda não tinha visto. Já conhecia Criciúma antes, claro, mas morar aqui me fez adorar mais ainda.

Fico muito feliz que a atual administração encheu a cidade de obras, já trocaram o asfalto em quase todas as ruas do centro. Aqui no meu bairro TODAS as ruas foram arrumadas, é incrível, queria essa agilidade lá no meu bairro em Floripa também.

Concordo que a cidade ainda se encontra em uma fase decadente, o que me parece é que muita indústrias foram pra cidades vizinhas em função do território minúsculo de Criciúma, é quase uma cidade dormitório. Aqui no meu prédio mesmo tem várias pessoas que trabalham fora.

Sobre o projeto da Via Rápida, fiquei decepcionado. Achava que o ínicio seria com varias obras de infra-estrutura ali perto do Terminal da Próspera, mas pelo projeto parece que vai começar em uma via simples de mão dupla.
Mais já tá indo embora? Como isso!?
Fosse no jogo domingo? hehehehe

Sobre a via rápida, eu não entendi direito, diz que 1,4 KM vão ser pistas simples e 9,46 KM pista dupla, tendo, pelo que me lembre, 9 viadutos e tal.. ali na próspera vai iniciar com via simples? AFF.. já começou meio errado, pelo menos será deixado espaço para se fazer, futuramente, 4 vias, pelo que andei lendo, cada sentido.

Decadente? essa é uma palavra muito forte, creio que não, Criciúma está muito bem, obrigado, as empresas da cidade estão muito bem, tanto as cerâmicas da região, plásticos, confecções, alimentos e metal-mecânica, etc... Com a BR agora, vamos atrair muitas indústrias e outra: Esse ano começa a USITESC, com investimento de 1,6 Bilhão de reais.. em Siderópolis, investimentos de duas mineradoras de Criciúma, já saiu a liberação do Ibama, da Fatma, é só construir, parece que já mandaram fabricar os fornos na Bélgica, um dos melhores e mais limpos do mundo...

ó a maquete:

440 MW e gerar 4,7 mil empregos na região, consumindo 2,5 milhões de toneladas de carvão gerando energia para 2 milhões de habitantes...
Old January 25th, 2011, 01:08 AM   #66
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Um dos prédios que mais gosto em Criciúma

tudodecri.blogspot.com
Old January 25th, 2011, 01:10 AM   #67
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post

Apenas o prédio gigante é feio... A cidade e seus arredores são bem interessantes!
ehehheeheh
quem sabe, dando uma repaginada, colocando uns vidros, fique mais interessante aos olhos..... valew Uil
Old January 25th, 2011, 11:32 AM   #68
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Quote:
Originally Posted by igor_carlos View Post
as cidades catarinenses são bem densas
São sim! até a minha cidade com pouco mais de 20 mil hab tem um skyline considerável..

Quote:
Originally Posted by noize View Post
Que densidade de respeito! Adoro a inserção do Heriberto Hülse no tecido urbano da cidade.

Hoje vou sair com uma colega minha que é de Criciúma. Me desejem inspiração.
eu acho o Estádio uma pérola, tem gente que fala que tem que mudar, mas pra mim ali é perfeito. no coração da cidade!

e o encontro, hhahahahah, como foi? kkkkkkkkkkkkkkk

Quote:
Originally Posted by Pelegra View Post
Criciúma é umas das cidades, se não for a mais vertical do Brasil proporcionalmente. A quantidade de prédios saindo na cidade é absurda, basta olhar no site das construtoras como Criciúma, Fontana e Corbetta.
Acho que não é a mais densa proporcionalmente, mas fica entre as mais, com certeza. Particularmente, eu gosto disso...
Old January 25th, 2011, 01:01 PM   #69
David de andrade
Joinville-SC

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 513

Muito boas essas fotos antigas de Criciuma, massa mesmo.
Old January 25th, 2011, 01:24 PM   #70
Didgeridoo
Registered User

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
Sinceramente, foi o único prédio que me chamou a atenção! Gostei da plasticidade dele, um moderno tardio, mas com leves toques pós-modernos, sem ser tão ortodoxo como a arquitetura dos ícones do século XX.

Na verdade, estudiosos calcularam o PIB de Osório em 2,4 bilhões de dólares ainda em 2008, que, segundo o câmbio da época ultrapassava os 5 bilhões de reais. Apenas uma curiosidade. Eu estava sendo sarcástico, jamais a pequena Osório seria inferior a Criciúma, mas que seu novo PIB, derivado em boa parte do maior parque eólico da América Latina (segundo maior do mundo quando inaugurado), está provavelmente bem acima do PIB da cidade catarinense. O que não é muito, visto que é apenas um oásis...

Não vejo a hora de incluírem esses valores nos dados oficiais de PIB! *.*
Amigo, agora me diga uma coisa : O que interessa a nós sabermos disto, sendo que este tópico nem trata de Osório?. Daqui a pouco, isso aqui vai se tornar uma ridícula troca de "alfinetadas"...

Outra coisa : Pib per Capita é subjetivo demais!. Tem inúmeras cidades que possuem um PIB per Capita altíssimo e, entretanto, são vistas como pobres a níveis sócio-econômicos.

Até porque, tirar conclusões corretas sobre a distribuição de renda na cidade não é assim tão simples... Dividir PIB por população é só isso: Dividir PIB por população.

Last edited by Didgeridoo; January 25th, 2011 at 01:31 PM.
Didgeridoo no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2011, 02:07 PM   #71
italodrifter
BANNED

Likes (Received): 1

Uau, que belo achado essas fotos antigas, muito interessante! Acho que até mereciam um thread novo para dar mais visibilidade. Incrível essas fotos da década de 70/80 com vários prédios sendo construídos e a Avenida Centenário cortando a cidade de ponta a ponta.

Quote:
Originally Posted by Rech View Post
Mais já tá indo embora? Como isso!?
Fosse no jogo domingo? hehehehe
Pois é, estágio acaba agora em março, mas to guardando dinheiro já faz um tempo, vou aproveitar e viajar.
E olha que eu nem sabia que o Avaí iria jogar hahaha, tava em Floripa e depois de cinco horas de viagem por aquele BR horrível e engarrafada cheguei em Criciúma e vi aquela multidão indo pro estádio. Acho tão legal isso, todo mundo uniformizado andando pelas ruas da cidade.

Quote:
Decadente? essa é uma palavra muito forte, creio que não, Criciúma está muito bem, obrigado, as empresas da cidade estão muito bem, tanto as cerâmicas da região, plásticos, confecções, alimentos e metal-mecânica, etc... Com a BR agora, vamos atrair muitas indústrias e outra: Esse ano começa a USITESC, com investimento de 1,6 Bilhão de reais.. em Siderópolis, investimentos de duas mineradoras de Criciúma, já saiu a liberação do Ibama, da Fatma, é só construir, parece que já mandaram fabricar os fornos na Bélgica, um dos melhores e mais limpos do mundo...

ó a maquete:

440 MW e gerar 4,7 mil empregos na região, consumindo 2,5 milhões de toneladas de carvão gerando energia para 2 milhões de habitantes...
É, me expressei mal. O que quis dizer com decadente é que a cidade não acompanhou o ritmo de crescimento de outras cidades de SC, como disse o Barriga-Verde, a cidade cresceu pouco em termos econômicos e populacionais em relação ao nossos irmãos do norte e vale. Na relação das maiores economias do estado, Criciúma está ali no final do top 10. Mas pelo visto isto está mudando com todos esses investimentos (BR-101, porto de Imbituba...), e com certeza a cidade não está em crise econômica, senão não teriam inaugurado três hipermercados gigantes de uma só vez.

O que é surpreendente, mesmo com a economia desacelerada Criciúma consegue se manter com ótima qualidade de vida e com um padrão de vida alto até para os níveis catarinenses (ou o pessoal daqui é mais arrumadinho mesmo ).
italodrifter no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2011, 02:39 PM   #72
AcelomadoSC
Registered User

AcelomadoSC's Avatar

Likes (Received): 100

somos mais bonitos. HAHA. Brincadeira. Essas fotos antigas da cidade são muito legais, nunca tinha visto. Obrigado por compartilhar.
AcelomadoSC no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2011, 07:45 PM   #73
Ocatarina
In Ordnung

Likes (Received): 438

Linda Criciúma!!!
Olha, o que eu conheço de caras casados com meninas do Sul não está no gibi... acho q vcs exportam esposas.... haha
Ocatarina no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2011, 12:03 AM   #74
rsar
u.u

rsar's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Um dos prédios que mais gosto em Criciúma

tudodecri.blogspot.com
adorei esse prédio! muito interessante
não gostei foi do grandão que aparece sempre
mas no todo a cidade parece ótima
adoro cidades assim, de médio porte. Costumam ter menos problemas que as muito grandes, porém sem a paradeza das muito pequenas.
rsar no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2011, 02:15 AM   #75
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

HIAUHEIAUHEIUHAEUI
concordo que a região sul do estado tenha muita mulher linda...

Criciúma, Içara, Orleans, Tubarão....veshh hahahahah
quem conhece sabe... Esse estado é privilegiado demais..
Old January 26th, 2011, 04:36 AM   #76
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1518

Quote:
Originally Posted by Didgeridoo View Post
Amigo, agora me diga uma coisa : O que interessa a nós sabermos disto, sendo que este tópico nem trata de Osório?. Daqui a pouco, isso aqui vai se tornar uma ridícula troca de "alfinetadas"...

Outra coisa : Pib per Capita é subjetivo demais!. Tem inúmeras cidades que possuem um PIB per Capita altíssimo e, entretanto, são vistas como pobres a níveis sócio-econômicos.

Até porque, tirar conclusões corretas sobre a distribuição de renda na cidade não é assim tão simples... Dividir PIB por população é só isso: Dividir PIB por população.
Não seja dramático, todo mundo viu que eu estava sendo irônico quando citei Osório. Não me confunda com as crianças que fazem alfinetadas bairristas nesse forum. ;]
FlicK está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 01:14 AM   #77
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Quote:
Originally Posted by rsar View Post
adorei esse prédio! muito interessante
não gostei foi do grandão que aparece sempre
mas no todo a cidade parece ótima
adoro cidades assim, de médio porte. Costumam ter menos problemas que as muito grandes, porém sem a paradeza das muito pequenas.
Realmente, Criciúma é uma cidade que considero tranqüila, sempre to por lá de madrugada com a galera e nunca tive problema algum... A cidade tem uma qualidade de vida enorme, eu tenho vontade de morar lá logo...

AAh, sobre o prédio, ele é inteiro de uma família, um condomínio, nunca venderam um apto pra fora...
Old January 27th, 2011, 01:19 AM   #78
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Quote:
Originally Posted by Didgeridoo View Post

fica sussa, mesmo que ele tivesse sendo bairrista ao extremo, leva pelo lado bom, o cara é gente fina e NUNCAA que 'os óio' vai ser maior e melhor que Cri, é só ver a potência que nos somos, campeão da copa do Brasil, e eles? KKKK
Old January 27th, 2011, 01:29 AM   #79
rsar
u.u

rsar's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
AAh, sobre o prédio, ele é inteiro de uma família, um condomínio, nunca venderam um apto pra fora...
sério?? nossa que família unida
deve ser por isso que as plantas são tão bem cuidadas, estando tudo em família deve er mais fácil cobrar esse tipo de postura dos moradores (ou não) srsrs
vejo muitos prédios com canteiros mas poucos moradores realmente cuidam assim. Esse aí ficou com um visual bem bacana.
rsar no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 01:30 AM   #80
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Vendo um jornal on-line da cidade vi essa bela foto que mostra um pouco da Av Centenário, pena que não disponibilizam uma foto maior

Engeplus.com.br

Reply

Thread Tools

Posting Rules