daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old January 25th, 2011, 04:13 AM   #1
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 299

Porto Rico (PR) e Porto São José (PR), pérolas às margens do Rio Paraná.

Olá Pessoal!

Pelo que vi já tem um thread de Porto Rico do ano de 2009, do forista MBBV84, mas resolvi fazer este thread conjunto de Porto Rico e Porto São José, visto a crescente importância turística que estas duas localidades vem assumindo no extremo noroeste do Paraná.

As duas cidades possuem uma população muito pequena, mas por estarem às margens do Rio Paraná, possuem muitas casas de veraneio de gente de toda a região noroeste como Maringá, Paranavaí, Cianorte e outras.

Ambas a cada ano vem recebendo um número crescente de turistas que estão à procura de um bom local para pesca e para, é claro, desfrutar de suas praias fluviais.

Movidos por essa demanda, recentemente as duas localidades estão recebendo investimentos imobiliários consideráveis e 2010 foi marcado pelo lançamento de seus primeiros edifícios (já postei em Projetos, porém para melhor vizualização vou postar aqui também).

As duas localidades estão na região da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná), na microrregião de Paranavaí.

No Mapa abaixo estão à esquerda, às margens do rio Paraná. Porto São José é um distrito de São Pedro do Paraná e não aparece não mapa, mas está localizado dentro dos limites do município, um pouco mais acima de Porto rico.

www.amunpar.com.br

Bom, comecemos por Porto Rico:

PORTO RICO

O município é banhado pelo rio Rio Paraná no ultimo trecho “vivo” , ou seja, não represado o que o faz , um rio especial, com suas praias de águas doce, ilhas que são guardiãs de rica fauna e flora.

Suas lindas praias de água doce, diversas ilhas e reservas ecológicas com rica fauna e flora são apropriadas para o lazer náutico, pesca e ecoturismo.

Datas Comemorativas
Aniversário Município: 21 de abril
Padroeira: Nossa Senhora dos Navegantes: 15/08
Emancipação política: 05 de julho de 1963

Eventos
Aniverário do Município - Abril
Festa da Padroeira Nsa. Sra. dos Navegantes - Agosto
Festa de Pesca Livre - Setembro
População (IBGE 2010): 2.519 hab.

Distâncias
Da Capital: 615 km
Do Porto de Paranaguá: 706 km
De Paranavaí: 105 km
De Maringá: 180 km
De Cianorte: 153 km
De Umuarama: 145 km
De Loanda: 29 km

O município de Porto Rico, localizado no noroeste do Estado do Paraná, fazendo divisa com Mato Grosso do Sul, tendo a sua sede às margens do rio Paraná que passa pelo Município com uma extensão de 1500m de largura e 28 km de margens, fazendo de Porto Rico um pedaço do paraíso com suas ilhas e praias naturais.

Nos anos 50, Porto Rico transformava-se em Distrito Administrativo de Paranavaí, e posteriormente, por força da Lei nº 13, de 05 de agosto de 1956, passou a Distrito Administrativo do Município de Loanda.

Desmembrando-se do Município de Loanda é instalado o Município de Porto Rico, através da Lei nº 4738, de 05 de julho de 1963, consolidada a sua fundação em 21 de abril de 1964.

PORTO RICO possui uma boa infra-estrutura turística com bons hotéis, marinas, parque aquático-temático, casas de veraneio para aluguel, embarcações para passeios e um inigualável “pôr-do-sol”.
Belíssimos condomínios estão contribuindo para o desenvolvimento do município que já assume a condição de um emergente pólo turístico.

1- Vista aérea da cidade

Foto de Keuson

2 -

Foto de Keuson

3 -

Foto de Douglas A. Guilherme

4-

Foto de Keuson

5-

Foto de Amanda Cristina

6 -

Foto de augusto Janiscki Junior

7 - Foto do Alagado de Porto Rico

Foto de RicoX FM 98,9

Centro de Porto Rico

Foto de Volpato

8 - Sobrados à beira rio

Foto de Civente Cosenzo

9 -

Foto de Vilson Volpato

10 - Esportes Náuticos em Porto Rico

Foto de Walter Alvim Costa

11- Matriz Nossa Senhora dos Navegantes

Foto de Vicente A. Queiroz

12 - Praia Fluvial

Foto de Thiago Elias Chaouiche

13 - Banco de Areia

Foto de Rose Cury Burgel

14 - Praia Fluvial

www.turismoregional.com.br

15 - Praia Fluvial

16 - Praia Fluvial

Foto de Augusto Janiscki Junior

17 - Condomínio em Porto Rico

www.proec.eng.br

18 - Parque das águas

Foto de Elizangela Fernandes Claro

19 - Parque das Águas

www.parquedasaguaspr.com.br

20 - Pousada Porto do Sol

www.pousadaportodosol.com.br

21 - Pousada Porto do Sol

22 - Pousada Porto do Sol

23 - Rio Paraná

24 - Pôr do Sol em Porto rico

Foto de Luiz Eduardo

25 - Rio Paraná

26 - Rio Paraná

27 - Rio Paraná

Edifício Rio Paraná, lançado no fim do ano passado pela Construtora Transamércia de Maringá:

PORTO SÃO JOSÉ

População (2010)
Urbana: 1.486 hab.
Rural: 1.046 hab.
Total: 2.532 hab.
Os dados populacionais se referem ao município de São Pedro do Paraná, sendo que não encontrei informações apenas da população do distrito de Porto São José.

Distâncias
Da Capital: 605 km
Do Porto de Paranaguá: 696 km
De Paranavaí: 93 km
De Maringá: 163 km
De Cianorte: 191 km
De Umuarama: 157 km
De Loanda: 28 km

Distrito de Porto São José (Pertencente ao município de São Pedro do Paraná).

O Porto São José ficou muito conhecido por ser utilizado para travessia por meio de balsa local para Mato Grosso do Sul, bastante apreciado pelas belezas de suas ilhas e praias de água doce, freqüentado pelos amantes da pesca e pelos turistas de final de semana que constroem casas confortáveis para seu lazer, aos poucos transformando-se em um agradável balneário.

Tem como padroeiro São José e sua festa já promete tornar-se um evento onde os atrativos náuticos e a religiosidade farão a diferença.
O turista pode conhecer o rio e suas ilhas pois o município oferece passeios na Chalana Cristo Rei com roteiros diversos.

A parada na Praia Mineira, nos faz acreditar estar no litoral, com a vantagem que nossas praias são de água doce e calmas.

Possui várias ilhas: Catarina, Cruzeiro (Apicultura), Mineira (Praia – 20 hectares), Tacarã com 42 hectares,Paiquerê (03 hectares),Tostão (05 hectares – não habitada),Hambúrguer (Nome dado devido à presença de imigrantes), Humaitá (não habitada),Pingo (01 hectare – não habitada) e Tormenta (não habitada) e a Ilha da Barra – popularmente conhecida como Óleo Cru (1.340 hectares, sendo 900 aproveitáveis. No seu interior encontra-se um lago de 400 hectares, propício para procriação de alevinos. Berçário Ecológico (plantas, aves e répteis).

Passeio fluvial

Praia Fluvial em Porto São José

www.ferias.tur.br

www.ferias.tur.br

Rio Paraná ao fundo

Foto de Dorival Camargo

Rio Paraná ao fundo

Pôr do sol em Porto São José

Foto de Luiz Fernando Gaermani Santi

Lançamento do Edifício Ilha Grande em Porto São José pelas Construtora Recife e Engepec de Paranavaí:

Espero que tenham gostado pessoal!

Abraços a todos!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 25th, 2011, 04:25 AM   #2
Jean Carlos Boniatti
White Duck City

Jean Carlos Boniatti's Avatar

Likes (Received): 336

Valeu Shiroshima, curti demais o thread de Porto Rico, está melhor que o anterior sobre ela. O Rio Paraná nos proporciona belezas e cidadezinhas agradáveis às suas margens. POrto São José tb e já vai receber um prédiozinho maneiro! Parabéns!
Jean Carlos Boniatti no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2011, 04:58 AM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4522

Sensacionais, as duas são lindas e estão aproveitando muito bem os seus potenciais turísticos, essas vão longe. Ótimo thread, shiroshima, bem informativo.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2011, 12:39 PM   #4
Marcos Moraes
BANNED

Likes (Received): 0

Parabens pelo thread ficou muito bom sou natural de Loanda sempre fui ai nessas praias ,alias fim de ano agora estive Porto Rico este ano o rio tava lindo verdeeee ,o ano passado nao sei que aocnteçceu rio tava super alto chegando nas ruas jã .mas olha falta muita estrura no Porto Rico ,olha rio lindo unico peda~co do Brasil que rio Parana ainda corre sem represas para parar suas aguas ,e politicos nao acorda falta muita vontade por parte dos politicos da regiao .mas efim lugar ~e lindo .
Marcos Moraes no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2011, 01:57 PM   #5
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcos Moraes View Post
Parabens pelo thread ficou muito bom sou natural de Loanda sempre fui ai nessas praias ,alias fim de ano agora estive Porto Rico este ano o rio tava lindo verdeeee ,o ano passado nao sei que aocnteçceu rio tava super alto chegando nas ruas jã .mas olha falta muita estrura no Porto Rico ,olha rio lindo unico peda~co do Brasil que rio Parana ainda corre sem represas para parar suas aguas ,e politicos nao acorda falta muita vontade por parte dos politicos da regiao .mas efim lugar ~e lindo .
Pois é Marcos!
Realmente as duas localidades ainda carecem de uma estrutura mais adequada e de maiores investimentos por parte do governo (já que a iniciativa privada parece estar fazendo sua parte com os empreendimentos já construído e o que estão projetados)

Mas enfim, a beleza do Rio Paraná ainda compensa essa falta de estrutura!
Vale a pena visitar!
Old January 25th, 2011, 01:58 PM   #6
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcos Moraes View Post
Ah.....e vc viu que sua cidade natal, Loanda, também vai ganhar um edifício super bonito! Tá la na página de projetos!
Old January 25th, 2011, 06:21 PM   #7
O Cavaleiro
Moderator

O Cavaleiro's Avatar

Likes (Received): 1854

Eu não fazia ideia que os rios do sul do país davam praias fluviais tão lindas. ótima surpresa pra mim. Muito bonito a natureza na região.
E as cidades estão se dando bem, muito bom.
O Cavaleiro está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 25th, 2011, 07:28 PM   #8
P@ssageiro_Cwb
Registered User

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Valeu Shiro, obrigado por nos mostrar as simpáticas Porto Rico e Porto São José e compartilhar as informações sobre o desenvolvimento turístico da cidade.
Um abraço.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2011, 01:27 AM   #9
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1576

Porto Rico eu só conheci recentemente, e aqui no fórum. Me surpreendi na época, como me surpreendo até hoje, em ver o aproveitamento sadio da orla. Isso é ótimo! Tomara que a cidade consolide seu espaço no turismo paranaense.

Porto São José eu nunca ouvi falar (também, é distrito), nem da cidade de São Pedro do Paraná. E isso me impressionou. Outro local que deve encaminhar-se bem como pólo turístico.

Agora, me respondam, existe alguma cidade com perfil balneário na divisa com SP (Rio Paranapanema)?

Parabéns, Shiro!
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2011, 03:40 AM   #10
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Olá Pessoal!

No rio Paraná o município de Querência do Norte também recebe (em menor quantidade), turistas em busca do turismo fluvial.

Segue abaixo algumas informações:

Capital do Arroz Irrigado
Querência do Norte é conhecida como a Capital do Arroz Irrigado, destacando-se pela tecnologia aplicada e tem oportunidade de mostrar com orgulho esta sua marca durante a Festa do Arroz que a cada ano torna-se mais interessante e caminha para ser um dos produtos turísticos para o município.

Datas comemorativas
Aniversário da Cidade: 05 de Dezembro
Padroeiro São Pedro e São Paulo: 29 de junho
Emancipação política: 26 de novembro de 1954

Eventos
Torneio de Pesca ao Piauçu – Março
Festa do Encontro das Águas no Porto Felício – Abril
Festa do Arroz – Agosto
Festa Aquática Porto Natal - Novembro
População(IBGE 2010)
Número de habitantes : 11.639 hab.

Distâncias
da Capital : 644 km
do Porto de Paranaguá: 735 km

Old January 26th, 2011, 04:04 AM   #11
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Porto Rico eu só conheci recentemente, e aqui no fórum. Me surpreendi na época, como me surpreendo até hoje, em ver o aproveitamento sadio da orla. Isso é ótimo! Tomara que a cidade consolide seu espaço no turismo paranaense.

Porto São José eu nunca ouvi falar (também, é distrito), nem da cidade de São Pedro do Paraná. E isso me impressionou. Outro local que deve encaminhar-se bem como pólo turístico.

Agora, me respondam, existe alguma cidade com perfil balneário na divisa com SP (Rio Paranapanema)?

Parabéns, Shiro!
Olá Ice!

Pode ser apenas impressão minha, mas as margens do Rio Paranapanema são menos utilizadas turisticamente do que as margens do Rio Paraná.

Dentro da macrorregião turística Corredores das Águas, que engloba todo o noroeste paranaense (margens dos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Piquiri), o Paranapanema parece ser aproveitados em poucas cidades.

Terra Rica

Localizada em uma região bastante plana, conta com uma única montanha, os Três Morrinhos, com ótimas condições para a prática do vôo livre (para-glaiders e asa delta) sendo considerado um dos melhores locais do sul do Brasil para a prática desse esporte e fazendo Terra Rica ser conhecida como a Capital do Vôo Livre Paranaense.

Data Comemorativas
Aniversário do Município - 04 de dezembro
Padroeiro Santo Antonio - 13 de junho
Padroeira do Brasil - 12 de outubro
Imaculada Conceição - 08 de dezembro

População (2007)
Urbana: 11.394 hab.
Rural: 3.011 hab.
Total: 14.405 hab.

Distâncias
Da Capital: 561 km
Do Porto de Paranaguá: 652 km
De Paranavai: 65 km
De Maringá: 130 km

Praias fluviais da cidade:

Praia Municipal
A praia municipal localiza-se às margens do Rio Paranapanema (Lago de Rosana) a uma distância de 18 km da cidade de Terra Rica. O Rio possui uma largura de mais de 2.500 metros, com água doce cristalina. Na praia possui área de camping, quiosques, banheiros, lanchonete e área arborizada, além de oferecer oportunidade para uma boa pescaria, passeio de barcos, caiaque e jet-ski.
Passeios de barcos no lago de Rosana, são convidativos ao Turismo Náutico e Pesca esportiva.

Praia Padre Eduardo - Lago Coroa do Frade
As corredeiras e cachoeiras do Rio do Frade, a prainha do lago da Usina Padre Eduardo, dão opção de lazer para amantes da canoagem.

Praia Filipack São Vicente
Uma praia de água doce, às margens do Lago de Rosana oferece camping entre bosques.

O Morro Três Irmãos situa-se no município de Terra Rica, na região noroeste do Estado do Paraná, próximo à confluência dos Rios Paranapanema e Paraná.

Santo Antonio do Caiuá

Com localização privilegiada, banhado pelo rio Paranapanema tendo como cenário o Morro do Diabo, uma das maiores reservas de Mata Atlântica intacta do estado de São Paulo no município de Teodoro Sampaio, elevando de forma singular o potencial turístico ecológico da cidade.
Os outros rios locais correm em direção perpendicular ao Rio Paranapanema, sendo eles o Rio Caiuá, o Rio São Francisco, o Córrego São Miguel e o Rio Marabá.

Datas Comemorativas
Criação do Município - 25 de janeiro
Aniversário do Município - 25 de novembro
Padroeiro Santo Antônio de Pádua – 13 de junho
Co-Padroeiro Santa Luzia – 13 de dezembro

População (2007)
Urbana: 1.911 hab.
Rural: 781 hab.
Total: 2.692 hab.

Distâncias
da Capital: 541 km
do Porto de Paranaguá: 632 km
De Paranavaí: 49 km
De Maringá: 108 km

Lazer
Nas margens do rio Paranapanema você pode usufruir dos serviços turísticos: o Balneário “Chapelão do Ronaldo”, junto a foz do Rio São Francisco, com área de camping, lanchonete, restaurante rural e algumas unidades de hospedagem e o Mirante do Coité, locais ideais para lazer e pesca.

Jardim Olinda (Menor município do PR em população)

Mais procura pelos torneios de pesca.

População(2007)
Urbana: 1.030 hab.
Rural: 431 hab.
Total: 1.461 hab.

Distâncias
Da Capital: 552 km
Do Porto de Paranaguá: 643 km
De Paranavaí: 90 km
De Maringá: 129 km

Os três municípios acima fazem parte da Microrregião de Paranavaí.

Santo Inácio (Microrregião de Maringá)
Além do turismo fluvial a cidade abriga ruínas de reduções jesuíticas.

O município de Santo Inácio guarda a história da Redução Jesuíticas de Santo Inácio Mini, tendo sido tombado pelo estado e hoje já com preparativos para a construção de seu museu.
Desponta com um ótimo local de lazer com condomínios de 2ª residência e ótimas estruturas de marinas e trapiches, o condômino ainda dispõe de uma pista de motocros que atrai pilotos do Brasil inteiro quando acontece campeonato em Santo Inácio.

Datas Comemorativas
Aniversário do Município: 14 de Dezembro
Dia do Padroeiro Santo Inácio de Loyola: 31 de Julho

População (2007)
Urbana: 4.029 hab.
Rural: 847 hab.
Total: 4.876 hab.

Distâncias
Da Capital: 510 km
Do Porto de Paranaguá: 601 km
De Maringá: 106 km

Mas o município que mais me surpreendeu em termos de estrutura para os turistas foi a cidade de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, nas margens do Paranapanema (represa de Xavantes)
Me impressionei tanto com os atrativos da cidade que não vou postar as fotos aqui e sim fazer um novo thread!
Old January 26th, 2011, 04:40 AM   #12
Max_Paraná
Registered User

Max_Paraná's Avatar

Location: Londrina(PR)/ Bela Vista do Paraíso (PR)/ Rio de Janeiro (RJ)
Likes (Received): 1

na primeira vez que vi fotos de porto rico eu me surpreedi. sou outro paranaense que nao fazia ideia que elas existiam e fossem assim!
Old January 26th, 2011, 01:37 PM   #13
Marcos Moraes
BANNED

Belo trabalho shiroshima adorei as fotos tenho muitas fotos ai do porto rico .bom qto ao predio em Loanda vi agora em dezembro ta no 9 andar ta ficando bonito vai dar um belo destaque na cidade pois o outro de 10 andares fica uma quadra pra baixo .ah as fotos de Querencia ficaram otima sempre tive vontade ir nos portos do municipio de querencia tem muitas ilhas cheias de bancos de areia lindissimos. o rio parana ~e muito lindo e majestoso.
Marcos Moraes no está en línea   Reply With Quote
Old January 26th, 2011, 05:00 PM   #14
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1576

Obrigado pelas fotos das praias do Paranapanema, Shiro!
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 03:08 AM   #15
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 472

to surpreso! lugares bonitos e tão poucos divulgados.
Old January 27th, 2011, 03:18 AM   #16
jedeao
Morando em C. Grande/MS

jedeao's Avatar

Likes (Received): 225

Gostei de saber de Porto Rico.
E está bem próximo de nós aqui no Mato Grosso do Sul.
Já comecei a programar aqui um fim de semana nesse paraíso.

Gostei do Parque das Águas. Vi o site e, pelo que foi apresentado, as crianças vão gostar muito. E tem camping também... show de bola!!!!

Pelo que estou vendo, pelo mapa que vc apresentou no início do thread, devo ir via Porto Primavera (Rosana/SP), entrando no Paraná por Diamante do Norte.
Mas vou estudar outros trajetos.
Valeu pela dica e parabéns pelo thread.
Falow!!!!

Last edited by jedeao; January 27th, 2011 at 03:23 AM.
jedeao no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 03:39 AM   #17
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1866

Belas cidades, valeu Shiroshima
"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".
Ayn Rand
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 12:34 PM   #18
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Likes (Received): 3

Bacana as fotos. Cidadezinha agradável que deve ser bacana de passear. Valeu por compartilhar!
Old January 27th, 2011, 12:52 PM   #19
Metchenko
Парана

Metchenko's Avatar

Final de semana passado a RPC Tv fez uma reportagem a respeito de Porto Rico e citou algumas cidades que ficam a beira do rio PR, mas destacou que nessas cidades ainda falta estrutura e investimento para receber mais turistas. Mas eu vi umas imagens de Porto Rico na gazeta do Centro-oeste do PR e as praias estavam lotadas...Será que a cidade pára depois da temporada?
Boas, fotos ,valeu!

Ah, e alguns vídeos da cidade: http://www.rpctv.com.br/porto-rico/
Metchenko no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 03:32 PM   #20
Bruno Ctba
Registered User

Bruno Ctba's Avatar

Likes (Received): 100

Não havia visto ainda fotos das cidades, belíssima e agradável surpresa, valeu Shiroshima !!
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules